Ver Versão Completa : Câmbio chevette X AP no Samurai
Adaptei um AP com câmbio de chevette no meu samuca.
Estou tendo problema com vazamentos e com rolamento do câmbio.
Gostaria da ajuda dos companheiros que já colocaram o AP com o cambio de chevette.
Qual calço de motor usou?
Qual calço de câmbio usou?
O cardã no meu me parece muito curto, e acho que está atrapalhando o câmbio, quebrando rolamento e dando vazamento na muringa trazeira. por causa da vibração que não é absorvida pela cruzeta.
A caixa seca do câmbio ficou muito baixa, próxima do cardã do diferencial dianteiro e a bola do diferencial.
No mais o bichinho tá ficando porreta com o novo câmbio e motor AP 1.6 FLEX
Ajudaí turma...
Desde já agradeço a ajuda dos colegas...
fala Ricardo ...
Eu tenho no meu Samuka cambio de chevette X motor AP...
Realmente o jipe muda muito com essa configuração...porém o desgaste do conjunto todo é bem mais rápido ..portanto cuidado com o pé !
Eu tô tendo problema de embreagem ..pelo jeito a adaptação que foi feita no meu jipe não ficou muito certa ..pois a embreagem dura muito pouco e não tem como vedar .. aí o barro e a 'agua acabam com tudo !
mas enfim ..vou ver se descubro o que foi feito no meu e te passo!
[ ]'s
lorenzo santangelo
31/08/2006, 11:01
amigo...quando fiz o meu com cx de chevete pedi uns conselhos como vc..
o juninho me deu uma força...
se vc quizer o tel do cara q fez minhas adaptaçoes te mando ja...
047 33324044..
renato..
eles trabalham so com adaptaçoes..
e p te falar a real nao conheco alguem como esse cara...
ele q fazia meu jipe de cross....
meu samuka ficou o bixxo...agora q tive q dar uma olhada nos eixos ...e adivinha como estava..
tudo zero.
muito bom ne...
mas mesmo como o juninho disse ...agua e lama...
puta mistura perigosa...
vc nao consegue vedar direito....
e outra...
no meu jipe a bola do diferencial nao ficou perto do motor nao...
e meu "cardazinho" nao trepida nao....
como me disseram q aconteceria...
mas isso com certeza foi do capricho do meu amigo....
se precisar de alguma coisa da um tok...pq ja to fera no samuka..
abraçao
Fala Enzo !!!
Correu da raia na Fenajeep hein .. KKKKK :)
Zuera .. num pude levar o Samuka pra gente rala lá no Indoor ! Tu foi pra lá ?
è bem isso que vc falo ... AP X Cambio Chevy é o bicho !
Durabilidade, praticidade e economia !
[ ]'s ...
Obrigado colega.
Vou ligar pro mecânico.
Estou colocando o câmbio pela terceira vez. E ainda não fiz trilha alguma (8 meses sem)
Já troquei retentor, uma bucha de bronzina que vai na trzeira do câmbio (moringa) e nada. Logo estoura o retentor e desce muito óleo. Semana passada quebrou um rolamento do câmbio. O mecânico disse que pode ser o cardã. Disse que por ser muito pequeno, a cruzeta não absorve todo o movimento, e força o câmbio, estourando retentor e outras coisitas más...
Qual calço vc usa no motor e no câmbio?
O cardanzinho usa cruzeta de que? Samuca, chevette ou opala?
Tive até de cortar um pedaço da caixa seca do câmbio pra não pegar no dif e no cardã dianteiro.
O seu samuca é levantado quantos centímetros?
Desde já agradeço.
Obrigado a todos pelas as dicas.
O bichinho tá beleza agora!
O problema estava no câmbio mesmo.
Abraço
Rômulo Tanure Campos
24/09/2006, 16:12
Queiroz
Não entendi uma coisa:
Os problemas que voce teve, foram em função do próprio cambio utilizado, ou foram da adaptação?
andre veiga
24/09/2006, 17:26
Oi pessoal
Como é feita a adaptação? Tem que ser com a ct do samurai até 95 não?
O cardã é trocado em qq situação?
Não tenho um samurai e sim um vitara mas o samuca está em meus planos e o que estou olhando tá como o motor beeem ruim...mas é um 97...
[]
Joao Baeta
24/09/2006, 21:11
:arrow:Qual é a diferença da caixade cambio original e o Chevette?
Nenhum né?
Abssssssssssss
lorenzo santangelo
24/09/2006, 21:34
acho q vale mais guardar a original e botar a do chevete....pois se quebrar vc acha ate padaria...
ja a do samuka...
vixxe..
e o preço ne...:pensativo:
ô Joao... tem muita diferenca entre cambio de chevette e samurai sim... eles sao apenas semelhantes, mas furacao, tamanho, relacoes etc.. sao completamente diferentes..
T+
andre veiga
25/09/2006, 20:56
Acho que me enrolei lá atras...
Minha dúvida era qto a facilidade de adaptar a tcase do samuca 97 na cx do chevette. Pensei uma coisa escrevi outra...
Ou + direto... qual a tcase + facil de se adaptar numa cx de chevette? hilux, samurai >95 <95... alguma oputra? Existe a possibilidade de compra de 1 samurai 97 sem mecanica pois o motor da ruim e o cara vende sem ele e as cxs.
[]s
Alexandre X
25/09/2006, 22:00
Oi Fabiano
Acho que me enrolei lá atras...
Minha dúvida era qto a facilidade de adaptar a tcase do samuca 97 na cx do chevette. Pensei uma coisa escrevi outra...
Ou + direto... qual a tcase + facil de se adaptar numa cx de chevette? hilux, samurai >95 <95... alguma oputra? Existe a possibilidade de compra de 1 samurai 97 sem mecanica pois o motor da ruim e o cara vende sem ele e as cxs.
[]s
O legal das tcases de Samurais é que são divorciadas do cambio, isso facilita adaptações, se fosse Hilux, Vitara e Jeep Wiliams seria bem diferente.
lorenzo santangelo
25/09/2006, 22:59
estou no meu segundo samuka...
meu primeiro era caixa original com ap... e esse agora coloquei a do chevete...
conclusao...
incomparavel..
a do chevete fica com uma relaçao muito loca p trilha...
vc anda na simpels direto....sobrando motor...
fica o bixxo...
é caro de adaptaçoes...mas depois...
abraço..:palmas:
Andre... p/ adaptar o cambio de chevette em Tcase de samurai ( nao importa o ano) é relativamente facil, basta alterar o tamanho do carda que liga as duas... desde que BEM feito nao dará problemas, mas se ficar desbalanceado.... ou se os suportes adaptados que seguram a cx de chevette nao forem bem feitos e alinhados.... problemas a vista...
kra.. se o tal samurai que vc está de olho tiver num preco bao, com o motor fundido, pega logo, taca um AP1.6MI + o meu KIT p/ cambio original e poe na trilha....
Lorenzo...
ok... vc diz que usando seu cambio de chevette na trilha anda em 4x4H direto é isso?? mas vem ká... em deslocamentos por asfalto, seu samurai a 100Km/h tá com quantos RPM no motor??
cambio com relacao curta é bom?? é otimo p/ trilhas, mas em asfalto, esquece velocidade... a menos que vc goste de andar com motor a 5.000rpm...hehehh
quer reducao na TRILHA e boa velocidade de CRUZEIRO em asfalto?? nada como um XCRAWLER na Tcase....
T+
lorenzo santangelo
26/09/2006, 11:35
meu samuka é 5 marchas...
na trilha é bom e no asfalto da 140...
precisa mais q isso?
acho q nao ne...:discordo:
eu nao perguntei qual a velocidade maxima que vc faz no asfalto... eu perguntei a 100km/h e de 5 marcha, a quantos RPM esta seu motor ??
T+
Rômulo Tanure Campos
01/10/2006, 19:35
Lorenzo
Como ficou a adaptação do suporte do cambio Chevette na estrutura do Samuca? Foi complicado? V. poderia me mandar umas fotos?
Grato
ABS
Trem Mineiro na Bahia
lorenzo santangelo
02/10/2006, 00:04
vou tirar uma foto do suporte e da alavanca da marcha....
abraço
Joao Baeta
02/10/2006, 01:26
:arrow:Cambio do Chevette na 5 marcha eh "economia" ou anda pouco mais na 4 marcha?
Abssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss sssss
ericteles54
02/10/2006, 08:10
Essa adaptação do cambio do chevete também da pra fazer no Sidekick?
Eric...
nao dá... alias, é até possivel sim, mas certamente inviavel, pois seria preciso muito mais trabalho e pecas do que adaptaco em samurai
T+
lorenzo santangelo
02/10/2006, 09:23
vou te dizer a verdade...
quando adaptei a cx de chevette no meu eu mandei colocar uma de 4 marchas....
eles compraram sem querer uma de 5...e foi essa mesam...pois eu estava aguniado ja com a demora...
e nao me arrependo...
ficou muito boa...
ando com ele 4x4 sem reduzida na trilha e sobra motor..
o carrinho ficou muito show...
abraço
Fala galera
no meu caso não foi adaptado em samurai mas sim em um willys
Motor Ap 1.6 injetado Turbo e cambio de chevete 5 marchas
Resultdo :
Carro maravilhoso quando reduzido, como falaram acima, sobra motor, mas quando não esta reduzido, sobra cambio e falta torque, demora pra encher, quando vou viajar com o jeep é raro colocar 5a. marcha, cai muito a rotação.
Uma alternativa que me passaram, mudar a relação de diferencial de 9x44 para 8x43, vou tentar, será minha proxima mudança.
Agora acho que vai ficar pior ainda, estou colocando pneus 38 no brinquedo.
Espero que ajude alguma coisa meu relato
um abraço
motor AP 1.6 em willys???
antes do turbo entrar ( ou seja, fase aspirada) ele deve ficar uma merda!! xoxo demais, já que um willys é muito pesado...
mudando a relacao vc melhora, porem vai ter incomodo p/ viajar, pois vai ficar com giro muito alto..
na minha opniao teria duas solucoes:
1- coloca uma turbina menor p/ a pressao entrar mais cedo, tipo nos 2mil rpm ( a desvantagem é que assim o consumo vai nas alturas)
2- troca de motor pelo 2.0 ( essa seria a melhor alternativa)
PS: se for mesmo colocar pneu 38" é melhor pensar tb num kit de reducao p/ tcase heheh
T+
então, ja esta com turbina pequena, kkk16, uma otima turbina, enche bem rapido em baixa rotação, acho que o problema não é a turbina e sim a relação mesmo.
me indicaram o cambio do chevete junior, mas onde se encontra uma raridade dessas ?
quanto a peso, meu jeep é pesado sim, mas esta com carroceria de fibra que já muda bastante.
consumo, bem falado, 4,5 na estrada e 3,0 aqui dentro, rsrsrsrsrrsrsrs
vou mudar o nome dele para alcoolatra, rsrsrsrsrs
a quantos RPM comeca a pressurizar com 1/2 carga de acelerador?
T+
cacanakagi
23/01/2009, 12:41
Andre... p/ adaptar o cambio de chevette em Tcase de samurai ( nao importa o ano) é relativamente facil, basta alterar o tamanho do carda que liga as duas... desde que BEM feito nao dará problemas, mas se ficar desbalanceado.... ou se os suportes adaptados que seguram a cx de chevette nao forem bem feitos e alinhados.... problemas a vista...
kra.. se o tal samurai que vc está de olho tiver num preco bao, com o motor fundido, pega logo, taca um AP1.6MI + o meu KIT p/ cambio original e poe na trilha....
Fabil, me tira uma dúvida... a flange q vc faz mantém aquela inclinação do motor ap que dizem ser essencial para a lubrificação correta do conjunto???
não dei direito a quanto, mas acredito que perto de 2000 giros já esta enchendo, essa turnina é pequena, muito rapida
acredito que um conjunto como o meu ficaria muito bom no Samurai por ser mais leve
Estou de olho nesse conjunto para o meu samurai, por isso estou atento à eventuais problemas que vão surgindo durante a adaptação para ja ficar "vacinado"...
Então quem tem instalado, o que mais lhe deu dor de cabeça?
Desde já agradeço pessoal....
Fala Heranh
Então cara, a montagem foi super simples, todas as flanges foram compradas na Deeptec, vem completas, não tive que soldar nada, comprar nada.
No meu caso, não sei se isso pode acontecer com vc porque nao conheco a relação do diferencial do Samurai, mas tive que trocar a minha, eu usava 44x9 tive que trocar e consegui encontrar depois de muito tempo 53x9 (f85 do exercito).
Mesmo assim ainda acho que esta um pouco longa, agora estou a procura de um cambio de chevete junior, que é bem mais reduzido que do 1.6, com o carro reduzido, não tenho problema, anda muito forte, mas no 4x2 em estradas é dificil usar 5a. marcha.
Qualquer duvida estou a disposição.
E quando eu pensar em vender meu conjunto, já que estou com planos de vortec/Cambio automatico e Reduzida Hilux eu te aviso, rsrsrsrs
mas com pneu 38" nem mesmo a relacao 5.88 que vc tá usando NAO resolve..hehe sem falar que essa relacao é fraca p/ esses pneus.. os dentes da coroa e do pinhao sao muito pequenos e frageis..
no seu caso o ideial seria usar duas Tcases ou alguma tcase que reduza a relacao tb em high ( como as de samurai e niva por exemplo)
o cambio de chevette junior é cerca de 16% mais reduzido que os de chevette 1.6 somente nas 1, 2 e 3 marchas.. a 4 e 5 a relacao é quase a mesma ( se nao for a mesma se nao me engano) o que garante um bom escalonamento entre a 3 e 4 marcha do chevette junior e o diferencial mais reduzido em relacao ao chevette 1.6.. portando mesmo se vc usar a rarissima caixa de chevette junior no seu willys com pneus 38" vai continuar sem usar 5 marcha
T+
Ok Marcio, mas acho que no jeep tudo é mais fácil de adaptar... hehe
Quanto as peças também irei comprar tudo organizado... quero que o carro fique realmente bom...
Dúvidas quanto à embreagem, radiador, mangueiras, sensores... blá blá... resistência, principalmente da tcase...
abraços
a tcase original do samurai nao é muito tolerante a abusos nao... principalmente se os suportes e coxin nao estiverem reforcados, parafusos sempre apertadinhos etc..
já vi algumas tcase ao vivo e em cores quebrar carcaça em trilhas.. tanto em samurais com motorzao quando com motores originais..
T+
Fabil, bom dia.
então meu, sou meio leigo no assunto, mas tento fazer alguma coisa, me fala uma coisa, o que vc quer dizer sobre usar duas t-case ?
Obrigado
Alexandre X
02/03/2009, 08:35
Ligar 2 tcase em serie.
Pra essa mecanica ai, um conjunto dual vitara + hilux ia ficar o bixo.
Legal meu, é uma coisa de se pensar, vc pode me passar detalhes sobre essa adaptação ? Mas acho que um conjunto assim ficaria muito comprido no meu jeep, o que vc acha ? grato
Natanael Junior
02/03/2009, 14:59
Repetindo a pergunda feita pelo Cacá Nakagi, alguns posts atrás:
"Fabil, me tira uma dúvida... a flange q vc faz mantém aquela inclinação do motor ap que dizem ser essencial para a lubrificação correta do conjunto???"
Abraço, pensando no futuro do samucaco...
Alexandre X
02/03/2009, 15:37
Atualmente estou sendo atormentado por duendes da Eaton tipo compressor volumetrico.
Repetindo a pergunda feita pelo Cacá Nakagi, alguns posts atrás:
"Fabil, me tira uma dúvida... a flange q vc faz mantém aquela inclinação do motor ap que dizem ser essencial para a lubrificação correta do conjunto???"
Abraço, pensando no futuro do samucaco...
sim... mantem a inclinacao original do AP..
mas pelo uso que vc vai dar no seu samurai, eu iria na dobradinha AP>chevette...
T+
Alguém tem fotos desse conjunto instalado? Seria de grande valia...
abraços
Alexandre X
02/03/2009, 22:06
Da Dual Tcase Vitara x Hilux? Do compressor volumetrico num motor de S10? Do motor AP com cambio de chevette?
Alexandre X
02/03/2009, 22:33
Dual Tcase Vitara - Hilux
Relacoes:
H-H = 1:1
L-H = 1.8:1
H-L = 2.28:1
L-L = 4.1:1
Alexandre X
02/03/2009, 22:37
Motor de S10 com Blower
Alexandre X
02/03/2009, 22:40
Fotos com adaptações usando partes de chevette, vou deixar o Fabil postar, pq podem trazer azar :mrgreen:
Ronaldo B.
02/03/2009, 23:05
X,
O câmbio e a T-case originais do Samurai aguentam um AP 1.8 injetado ???
Sabe de algum rodando por aí ???
[]´s
GuTo_Cerulli
03/03/2009, 00:01
Ronaldo,
O único que conheço (ou conhecia) que rodava com uma configuração assim, era o do Marques.
Rodava com AP1.8 do Golf+câmbio original+calmini 4.16 o resto original com lock-right na traseira e ARB na dianteira, com pneus 33".
[]'s
Alexandre X
03/03/2009, 07:37
Cara usando o equipamento com inteligencia aguenta. O Bill que nao e la um exemplo de inteligengencia usava uma dual de vitara e samurai com motor V6 2.5.
Ai a tcase era judiada 3 vezes, uma potencia e torque animal do motor, um animal no volante e quase o dobro de torque no eixo de entrada quando o tcase do vitara tava em Low.
cacanakagi
03/03/2009, 09:13
Cara usando o equipamento com inteligencia aguenta. O Bill que nao e la um exemplo de inteligengencia usava uma dual de vitara e samurai com motor V6 2.5.
Ai a tcase era judiada 3 vezes, uma potencia e torque animal do motor, um animal no volante e quase o dobro de torque no eixo de entrada quando o tcase do vitara tava em Low.
É por isso q gosto deste fórum... O carinho e a atenção com que tratamos os amigos aqui é o q anima a gente no 4x4......... rsrsrsrsrsrsrsrsrs....
Não sei do que está falando, sou famoso por cuidar muito bem do meu jipe......
Só que para 04 das 06 provas do 2007, o Spider não era mais meu, já tinha o vendido pro Ralado. Aí já viu.....................:mrgreen:
Abraços cuidadosos,
Bill
Alexandre X,
As fotos do conjunto são relativos ao tema do tópico, hehe... mas ja vale a intenção.
valeu!
Endossando o amigo acima, o conjunto original (tcase/eixos) aguenta o 1.8 ( injetado original)? Haja vista que o meu uso é mais leve em relação a pneus grandes e bloqueios? Mas não alivio no pé!
abraço
Ronaldo B.
04/03/2009, 00:23
Endossando o amigo acima, o conjunto original (tcase/eixos) aguenta o 1.8 ( injetado original)? Haja vista que o meu uso é mais leve em relação a pneus grandes e bloqueios? Mas não alivio no pé!
abraço
Henanh,
Se vc puder me passar mais informações sobre a adaptação do 1.8 no samurai eu te agradeço, pode ser por MP prá não desviar o assunto do tópico.
Valeu :concordo:
[]´s
Ronaldo, estou exatamente atrás disso... hehe. Prentendo colocar um injetado 1.8 e a caixa de chevette!
abraços
Ronaldo B.
04/03/2009, 13:36
Ok... pelo seu post eu entendi que vc já tinha colocado.
Também estou levantando informações, mas no meu caso o interesse é em usar o 1.8 injetado com o cambio e T-case originais do samurai. Aí fica a questão da adaptação do motor com o câmbio original além de toda a parte eletrônica que precisa ser ligada.
Mas beleza, vamos conversando conforme as informações forem surgindo.
Abraços
Ronaldo B. e Henanh
Tenho em meu jeep um ap 1.6 totalflex um amigo meu instalou, deixa eu falar uma coisa para vc´s, quando forem comprar o motor, tomar bastante cuidado quando aos agregados do motor, o que falo sobre agregaods ? todos os sensores, de marcha lenta, de rotação, etc, etc, que nesse motor são varios. Eu por não ter tomado esse cuidado e comprei um motor faltando alguns sensores, acabei gastando um pouco a mais que não estava no orçamento, outra coisa, meu motor somente funcionou com chave code, por se tratar de um motor flex, então quando for comprar o motor, sei que é mais dificil, mas tenta ver com a pessoa se não tem a chave code e também a antena.
Isso é uma dica, já que tomei na cabeça em não saber desses detalhes.
boa sorte.
Ronaldo B.
04/03/2009, 17:19
Valeu Marcio, esse tipo de dica é importante, as vezes na hora da compra pode acabar esquecendo algum detalhe e depois e só dor de cabeça prá fazer o motor funcionar.
Abraços,
Ok Marcio, eu to ligado nesses sensores... quero comprar o mais completo possível...
Ronaldo, só vou parar meu carro depois que levantar bem a grana ( sou estudante, e nem por isso pago meia, hehe) e saber bem o que vou enfrentar... "tamo colado"
abraços
cacanakagi
05/03/2009, 09:11
Ok Marcio, eu to ligado nesses sensores... quero comprar o mais completo possível...
Ronaldo, só vou parar meu carro depois que levantar bem a grana ( sou estudante, e nem por isso pago meia, hehe) e saber bem o que vou enfrentar... "tamo colado"
abraços
Um detalhe que vou lembrar apesar de muitos conhecerem em relação ao câmbio de chevette e motor AP é a inclinação do motor.
- O motor ap tem uma inclinação que é inprescindível para sua correta lubrificação. Caso contrário você correrá o risco de má lubrificação, aquecimento precoce, fundir motor entre outras consequências da má lubrificação do motor... Então pesquisem muito antes da instalação e dê muita atenção à este tipo de detalhe... O AP é bom? Sim, é um ótimo motor e existem inúmeras peças e úpgrades pra ele, porém se vc começar errado, vai ter só dor de cabeça. Eu colocaria um motor de Vitara 1.6 pois já encaixa direto no câmbio do Samurai.
ops... de onde vc tirou que o motor do vitara encaixa direto no cambio do samurai???
T+
Exatamente, o meu esta instalado com a inclinação correta, no mesmo grau que é instalado nos veiculos que usam esse motor, nunca tive problema nenhum com o jeep.
algum interessado em ap/chevette já fez alguma pesquisa quanto a valor desse motor ?
gostaria de saber o valor.
quanto esta sendo vendido :
- ap 1.6 flex injetado com todos os componetes eletronicos |(modulo, chicote, chave code)
- cambio de chevette 5 marchas
- flanges deeptec (reduzida e caixa seca)
estou falando isso porque apareceu uma oportunidade de trocar meu motor e colocar algo mais forte, um vortec com cambio automatico.
então queria saber de valores
valew
Alexandre X
05/03/2009, 09:43
E so fazer uma pequena orelha em aco para fixar o 3o parafuso, orelha.
ops... de onde vc tirou que o motor do vitara encaixa direto no cambio do samurai???
T+
orelhinha PEQUENA essa hein??? heheheh
http://www.petroworks.com/drivetrain-accessories.php
seu ÔREIA SECA..heheheh
T+
Alexandre X
05/03/2009, 10:08
Orelha, nao precisa dessa tranqueira toda nao. Pergunte ao seu guru norteamericano que ele te da a dica da orelha para adaptar o motor 1.6 no cambio do Samurai, ele fez pelo menos 2 desses.
algum interessado em ap/chevette já fez alguma pesquisa quanto a valor desse motor ?
gostaria de saber o valor.
quanto esta sendo vendido :
- ap 1.6 flex injetado com todos os componetes eletronicos |(modulo, chicote, chave code)
- cambio de chevette 5 marchas
- flanges deeptec (reduzida e caixa seca)
estou falando isso porque apareceu uma oportunidade de trocar meu motor e colocar algo mais forte, um vortec com cambio automatico.
então queria saber de valores
valew
Marcio, não tenho muito idéia do preço não, então a priori, me coloco na lista de "preferência" da flange caixa seca, e dependendo do cambio de chevette...
abraço
precos daqui de BH:
Motor AP 1.6 MI completo ( chicote, centralina, transponder, agregados, etc..) R$2.500,00 ~3.000,00 ( o flex constuma ser mais caro)
cambio de chevette 5m : R$400~500,00
Flange AP> Chevas : R$350,00
enfim, botar um AP no samurai , bem feito, pode preparar ae uns 5~6 mil...
T+
Vc esqueceu do kit da redução
no meu foi colocada da deeptec 750,00
eu acredito que um preço justo no meu conjunto seria :
Motor Ap 1.6 Flex 2006 completo (modulo/chicote/code/sensores) : R$ 3500,00
cambio de chevette com flange para ap e kit p/redução willis : R$ 1500,00
Kit Turbo (turbina kkk, Coletor, Pressurização, 2 Bombas eletricas) : R$ 2000,00
total r$ 7000,00
o que acham ?
somente estou fazendo um estudo.
valew
cacanakagi
06/03/2009, 15:22
T+
Não serve??? Me disseram uma vez q servia, que a furação era compatível... Só se entendi errado e me disseram q era pra por motor e câmbio do Vitara no Samurai... Mas pelo q me lembro, era isso.........
Pessoal, precisa fazer alguma mudança com relação ao eixo piloto? Andei ouvindo que tem que cortar um pouco para não pegar na cambota... minha flange tem por volta de uma polegada... como não vi nenhum comentário a respeito... aproveitar que a caixa está revisando...
abraço
Salve galera!!
Estou atrás de um samurai e encontrei um 97 AP 1.8 e cambio do chevete.
Fui dar uma voltinha básica e quando voce solta a embreagem ele sai trepidando!! O que pode ser isso?? embreagem?? alguma adaptação mal feita??
felipe haach
11/07/2009, 19:09
o problema e muito simples e so alinhar o carda entre as caixas,quais quer duvida entre em contato
cacanakagi
15/07/2009, 13:02
É quando for mudar vou na configuração que o pessoal recomendou mesmo...
Motor 2.4 de s10, cambio e tcase de Hilux... só os eixos que deixam dúvidas... Band/D44 ou f250 Vou perder o carro de rua.........
diogo ludovico
15/07/2009, 14:07
Eu iria de Eixos de band, para o samurai já iam ficar muito para fora, os da F250 só com pneus acima de 37" com roda de ofset positivo senão ficaria um vão entre o pneu e a linha da carroceria:mrgreen:, o carro ia ficar mais largo que comprido hehehehhee
Os da band ficariam na largura ideal:concordo:
cacanakagi
16/07/2009, 10:25
Eu iria de Eixos de band, para o samurai já iam ficar muito para fora, os da F250 só com pneus acima de 37" com roda de ofset positivo senão ficaria um vão entre o pneu e a linha da carroceria:mrgreen:, o carro ia ficar mais largo que comprido hehehehhee
É, mas se fosse fazer isso com os de 250, ia jogar quase 80cm pra frente e 80cm pra trás e 4 link... E ia pra Trial..... hehehehehehe Quem sabe um dia q eu estiver com a $$$$ pega...
cacanakagi
16/07/2009, 17:05
Fala Diogo... Consegui um par de eixos de Band ano 90... Já é o modelo mais novo com flutuante atrás... Acho q vou entregar meus eixos e mandar mais uma grana.... Aí vou ver com o Léo o 4 link........
diogo ludovico
17/07/2009, 20:50
Opa, ai sim, show de bola!! Os da F250 ficariam animal, mas voce teria que ter uma carretinha para leva-lo por ai pois ficaria inviave rodar com ele na rua, mesmo em desocamentos para as trilhas
cacanakagi
18/07/2009, 10:26
Opa, ai sim, show de bola!! Os da F250 ficariam animal, mas voce teria que ter uma carretinha para leva-lo por ai pois ficaria inviave rodar com ele na rua, mesmo em desocamentos para as trilhas
É... mas acho q vou de eixo de Pick-Up Band mesmo... Vamos ver...
lg_gustavo
18/07/2009, 12:11
All,
Voltando ao assunto Câmbio e Motor, a galera têm usado o que? O câmbio do 1.6 ou do 1.0 ?
A diferença é só nas relações ou há diferenças estruturais...de resistência?
[ ]s
cacanakagi
19/07/2009, 10:43
All,
Voltando ao assunto Câmbio e Motor, a galera têm usado o que? O câmbio do 1.6 ou do 1.0 ?
A diferença é só nas relações ou há diferenças estruturais...de resistência?
[ ]s
Ó 1.0 é praticamente o mesmo cambio, só um pouco mais reduzido... Aqui no fórum tem as relações exatas de cada um... É só dar uma procurada...
lg_gustavo
19/07/2009, 10:48
Mas e em relação a resistência?
[ ]s
cacanakagi
19/07/2009, 14:22
Mas e em relação a resistência?
[ ]s
Por ser o mesmo câmbio, um é tão resistente quanto o outro, mudando apenas engrenagens... O problema é achar cambio de chevete junior... É mosca branca de olho azul...
lg_gustavo
20/07/2009, 09:54
Sei não... normalmente diferenças nos dentes de engrenagens resultam em diferenças de resistência das mesmas...:pensativo: Vou pesquisar mais...
Mesmo assim, eu prefiro o do 1.6 para mim. Hoje estou com o câmbio original do Samuca e já tenho uma relação final em 1ª reduzida de 1:81,7 e já acho muito reduzido para meu uso. Com o CL2205D (Chevette 1.6) a relação final iria para 1:83,8 e com CL2205F (Junior) essa relação saltaria para 1:95,7. Só para ter uma idéia, o original do Samurai é 1:30,9 :shock:
[ ]s
cacanakagi
20/07/2009, 10:30
Sei não... normalmente diferenças nos dentes de engrenagens resultam em diferenças de resistência das mesmas...:pensativo: Vou pesquisar mais...
Mesmo assim, eu prefiro o do 1.6 para mim. Hoje estou com o câmbio original do Samuca e já tenho uma relação final em 1ª reduzida de 1:81,7 e já acho muito reduzido para meu uso. Com o CL2205D (Chevette 1.6) a relação final iria para 1:83,8 e com CL2205F (Junior) essa relação saltaria para 1:95,7. Só para ter uma idéia, o original do Samurai é 1:30,9 :shock:
[ ]s
Pois é Gustavo, essas relações deixam a gente meio doido em relação ao que fazer... Eu to comprando eixos de Band pra por no Samuka e o mais reduzido que existe aqui é o 4,11 ou 37:9 que fica bem parecido com o Samurai Helicoidal(4,09)... Porém, pretendo colocar pneus 33" ressolados que chegariam perto dos 35", aí a relação não vai aguentar, vou ter que por Tcase mais forte que a 2.65 que tenho(pensei na de Hilux do Marcel), o que entra numa outra história longa e complicada... To achando melhor montar uma Gaiola 4x4... Já vou ter q comprar eixo, tcase, cambio e motor mesmo......... Hehehehehehe
diogo ludovico
20/07/2009, 13:28
Cacá, a relação do diferencial do samurai helicoidal é 3,909.
Quanto ao uso de outra caixa de cambio, voce tem 2 alternativas:
1° comprar um kit calmini 5.14 ou 6.15 para a caixa do samurai feixe, que te atenderia com pneus 33/5 pra cima...
2° colocar cambio + Ct de hilux + outro motor mais forte pois só o samurai e niva possuem caixa de tração reduzida mesmo em 4x2 (o samurai é 1:1,32 em 4x2 e 1:2,4 +- em 4x4L). Qualquer caixa 1:1 que colocar (hilux, willys, mit, etc) acarretará um alongamento do conjunto em 32%.:parede:
Mesmo o kit 4.7 do marcel só funciona na reduzida, em 4x2 continua sendo 1:1, a menos que se faça uma dual t-case....:pensativo: mas fazer isso caber em um samurai :shock::putz:.
Dica de quem já passou por isso, já troque tudo, motor (qualquer 2.0 de preferencia o 2.4 GM) + cambio e CT de hilux + eixos de band, ai sim voce vai ficar com um conjunto que tocará os 33" ou 35" sem problema nenhum.
cacanakagi
21/07/2009, 11:16
Cacá, a relação do diferencial do samurai helicoidal é 3,909.
Quanto ao uso de outra caixa de cambio, voce tem 2 alternativas:
1° comprar um kit calmini 5.14 ou 6.15 para a caixa do samurai feixe, que te atenderia com pneus 33/5 pra cima...
2° colocar cambio + Ct de hilux + outro motor mais forte pois só o samurai e niva possuem caixa de tração reduzida mesmo em 4x2 (o samurai é 1:1,32 em 4x2 e 1:2,4 +- em 4x4L). Qualquer caixa 1:1 que colocar (hilux, willys, mit, etc) acarretará um alongamento do conjunto em 32%.:parede:
Mesmo o kit 4.7 do marcel só funciona na reduzida, em 4x2 continua sendo 1:1, a menos que se faça uma dual t-case....:pensativo: mas fazer isso caber em um samurai :shock::putz:.
Dica de quem já passou por isso, já troque tudo, motor (qualquer 2.0 de preferencia o 2.4 GM) + cambio e CT de hilux + eixos de band, ai sim voce vai ficar com um conjunto que tocará os 33" ou 35" sem problema nenhum.
É Diogão... é no q to pensando... Hj vou saber dos eixos de Band... Pena que o diferencial seja bem grande mas acho que não vai interferir muito não com pneus 33... To estudando o 4 link na traseira e 2 link na dianteira como o do Ramiro.... Vou comprando as peças e quando estiver com tudo, parto pra montagem...
Ricardo_Boiadeiro
10/12/2013, 11:39
Galera comprei um samurai com este conjunto, motor ap 1.8 e cambio do chevette...
TERCEIRA VEZ QUE VOU TROCAR O CAMBIO E QUARTA VEZ QUE VOU TROCAR A EMBREAGEM EM MENOS DE UM ANO!!!
O que pode estar errado nesta adaptação?? Lendo o tópico suspeito de:
Alinhamento entre o conjunto? O motor esta com coxim da f1000.
A t-case e o diferencial são originais, será que o motor esta mandando muita rotação e o diferencial não transmite em velocidade na pista??? Pois sempre quebrou na pista a 100 km/h
Percebi que o diferencial traseiro esta torto, lado direito 7 cm entre o parachoque e o pneu e do lado esquerdo 4 cm, isso pode ter acontecido depois que troquei o feixe de mola do lado direito e ficou com a antiga do lado esquerdo. Isto pode ter influenciado???
Ou o cambio é fraco para o conjunto???
o cambio de chevette aguenta muito desaforo, ele é superdimensionado para o seu conjunto. provavelmente tem algo errado na adaptaçao/montagem. flange desalinhada e outros problemas
sobre o eixo traseiro torto, qual o ano do seu samurai?
o cambio de chevette aguenta muito desaforo, ele é superdimensionado para o seu conjunto. provavelmente tem algo errado na adaptaçao/montagem. flange desalinhada e outros problemas
Existe vários modelos de cambio de chevette... inicialmente o indicado para o jeep era do CHEVETTE JUNIOR 1.0 5 MARCHAS modelo CL2205F, este sim aguenta o tranco, o restante era descartável.
Edwint... participo tambem do mundo das arrancadas e é comum ver chevette 5m ( sem ser o Junior) com motor VW AP ou GM C20XE ambos mexidos e passando dos 300cv e o cambio original 5m dos chevette 1.6 ( bem mais longo que o do Junior) suportando o desaforo numa boa...
o do Chevette junior pode até ser mais resistente ( alias, sera que alguem tem as especificaçoes tecnicas sobre quanto torque cada modelo suporta?) mas está ficando raro de encontrar.
voltando ao foco, p/ um jipinho leve como o Samurai como motor AP2.0 aspirado original, pode colocar o cambio de qualquer ano/modelo de chevette que aguenta sem problema nenhum.
Ricardo_Boiadeiro
13/12/2013, 10:44
Ele é 91 Fabil...
se a suspensao for original pode ser que tenha mola quebrada, ou mola trocada por outra de tamanho diferente p/ justificar essa diferença de um lado p/ o outro
se for SPOA pode ser suportes soldados tortos, confere ai.
Bone Stern
13/12/2013, 15:26
venho de trilhas de gaiola 4x2 , depois passei para 4x4 troller que abandonei ha alguns meses. bom, a coceria das trilhas voltou e estava pensando em mudar minha gaiola que é ar tork 1.6 com reduzida da kombi para um motor ap 2.0.
desisti pelo caminho e decidi novas aventuras a bordo de um vitara. mas tenho receio do motor. me acostumei com o motor do troller 3.0 chipado 200 cv e me parece e ja li relatos que o motor original do samurai e um pouco frouxo. alguns entusiastas afirmam que o motor e o ideal para o carro, e etc e tal...
nao planejo algo tao bruto como o troller , mas no meu entendimento um motor forte e essencial.
voce fez uma afirmaçao sobre o motor 2.0 ap, acredito que seja o do santana , e cambio do chevette.
me diz:
voce conhece vitaras com essa configuraçao?
quebram muito?
e dificil de se realizar ou tem que ser muito especializado?
obrigado pela atençao.
tenho um pe nao muito cuidadoso mas nada exagerado e a minha intençao e fazer trilhas medias e ao mesmo tempo me deslocar em estardas para acesso rural ou trechos curtos,100km,em rodovias
Edwint... participo tambem do mundo das arrancadas e é comum ver chevette 5m ( sem ser o Junior) com motor VW AP ou GM C20XE ambos mexidos e passando dos 300cv e o cambio original 5m dos chevette 1.6 ( bem mais longo que o do Junior) suportando o desaforo numa boa...
o do Chevette junior pode até ser mais resistente ( alias, sera que alguem tem as especificaçoes tecnicas sobre quanto torque cada modelo suporta?) mas está ficando raro de encontrar.
voltando ao foco, p/ um jipinho leve como o Samurai como motor AP2.0 aspirado original, pode colocar o cambio de qualquer ano/modelo de chevette que aguenta sem problema nenhum.
sim Bone...
é ´possivel colocar motor AP em vitara sim, com cambio manual original. se o seu vitara for automatico nao é impossivel, mas dá mais trabalho.
um AP2.0 no vitara fica otimo!
Bone Stern
13/12/2013, 16:34
ainda nao comprei
estou a procura
em goias nao tem muitos ou nao achei a mina.
me parece legal esse carro
mas acredito que devo trocar o motor e cambio assim que comprar pois um pouco de potencia e torque aumentam a segurança ativa do veiculo pois nao quero ficar andando pelo acostamento dando passagem pra carretas caregadas de soja me mandando para beira da estrada... nao tenho nenhum pudor de ser ultrapassado por uno mille mas andar dando passagem para caminhoes e muito perigoso
Pedro Bachir
13/12/2013, 19:28
Peguei aqui no fórum a muuuitos anos atrás...
Ricardo_Boiadeiro
14/12/2013, 14:54
se a suspensao for original pode ser que tenha mola quebrada, ou mola trocada por outra de tamanho diferente p/ justificar essa diferença de um lado p/ o outro
se for SPOA pode ser suportes soldados tortos, confere ai.
Pode ser isto então Fabil, troquei o um monejo só...
Da alguma coisa ficar andando deste jeito????
DuduOliveira
15/12/2013, 09:38
Tenho um samurai 97 com AP e câmbio original, ficou legal sim, muito melhor que o 1.3
Agora temos que ver as quebras daqui pra frente né.
Existe uma flange certa pra adaptar câmbio de chevette? se começar quebrar já coloco de chevette também.
Leo Branco
18/08/2018, 13:49
Boa tarde, Quebrei a cabeça com motor ap no samurai devido ao torque desses motores só aparecerem em elevadas rotações, fazendo com que a quebra de componentes sejam mais frequentes. Resolvi então partir para a linha 2 GM, motor torcudo e mais moderno(1.8 8v flex powertraim). A dúvida agora é saber se o cambio 5 marchas do chevette aguentaria o troque de um motor desse turbinado? Alguem já utilizou esse conjunto? Alguém pode dar informação sobre a capa seca e a alavanca de marcha que a AdapBrasil comercializa? Eles prometem um acoplamento perfeito entre câmbio e motor e trocas de marcha mais precisas. O carro que comprei é um samurai 95 todo original. Já fiz freios(disco com pinças maiores nas 4 rodas) e suspensão completa de 2", faltando finalizar com a adaptação do motor e câmbio.
storto10
11/05/2022, 09:01
Olá pessoal. Nunca tive um Samurai, estou interessado em um com motor AP 2.0, cambio de chevett 5 marchas com embreagem de cerâmica, diferencial e reduzida de willys (bloqueados com solda), calçado em pneus 33. Moro no interior do MT e não irei utilizar pra trilhas, apenas uso do dia-a-dia (gosto do estilo), ando de vez em quando na BR, qual seria a velocidade final deste conjunto? Ele é durável? Quais os problemas frequentes que irei enfrentar? Obrigado.