PDA

Ver Versão Completa : Adaptar 4X4 A10, C10, A20, C20 E VERANEIO.



Julio Soares
26/02/2004, 16:02
:roll: Olá pessoal !!!

Venho aqui pedir ajuda aos amigos que entendem tudo de 4x,4 sobre a possibilidade de se colocar tração 4x4 na C20, aquela que parece a D20 só muda o motor.
Eu tenho uma que é linda bem conservada e não queria me desfazer dela, para ficar perfeita só falta a tal da tração 4x4.
Pergunta....? alguém conhece quem faça esse tipo de adaptação aqui em São Paulo.

:shock: Obs: um dia navegando no Mercado Livre eu vi uma a venda, D20 4x4, só que era cabine simples. Será que existe 4X4 original destes carros??????

Para provar que não estou ficando louco a foto do anúncio segue em anexo:

Obrigado!!!!!!! :D

ferraz
27/02/2004, 11:19
Bom dia mais atraz de um sonho.
Eu estou querendo fazer o mesmo que vc ,so que em uma bonanza, esta agora parada por motivos economicos, e ninguem aqui no foro sabe informar nada a respeito, eu na raça encontrei algumas informações a respeito.
Sairam A-20 que é o menmo carro que o seu porem a alcool, que são utilizados por impresas estatais como CESP.
Seu carro pode ser transformado e ha algumas possibilidades de como o fazer como ou sem reduzida, tração Toyota ou Emgesa , diferencial Dana 30 ou 44, feixe de mola ou molas espirais.
Julio ha alguns contatos
Auito peças Mendes tel: 3207 8729 falar com Sergio Filho ele tem as peças
Atila mocanico especializado ele tem uma igual a sua é gente boa Tel:2967867
Meliai Mecanica e Rstauração sua bonanza saio na 4x4 cia n 112, Tel 5072 3415e 9993 1270
Portugue 4x4 la eles fazem o trabalho e cobram + ou - R$ 6000,00 Tel : 6461 3636.
Ainda não pesquizei tudo porem isto é o que sei de momento, boa sorte e assim que possuir nova informação lhe transmitirei

Markito Amato
27/02/2004, 16:31
Salve, pessoal!

Até onde sei, a GM/Brasinca não fabricou uma versão 4x4 da Bonanza. Com isso, as que possivelmente estejam rodando por aí foram feitas pelos seus próprios donos. O que, sem dúvida, é um conjunto bastante interessante! :wink:

Já a série "20" (A, C e D), quando 4x4, conta com dois tipos de tração:
- Uma feita pela engesa - eixo rígido com feixes de mola na frente (excelente conjunto) e caixa de transferência sem redução; e
- Uma feita pela própria GM - suspensão independente na frente (muito ruim) e caixa de transferência ZF-QT (maravilhosa) com tração e redução sincronizadas. :D

Achar qualquer uma dessas não é tarefa fácil, afinal, pouquíssimas unidades foram produzidas. Entretanto, as que saíram com a tração "by engesa" são mais facilmente encontradas, pois foram originalmente vendidas para empresas estatais que, depois, as leiloaram.

Quanto a adaptar a 4x4 do zero, isso não é tarefa complicada, porém, exige atenção, conhecimento técnico e habilidade mecânica, principalmente no tocante às geometrias de direção e suspensão. Agora, se vocês quiserem pegar um conjunto dianteiro completo da Band, as coisas ficam bem mais fáceis. :wink:

Espero ter ajudado.

Abraços,

Julio Soares
03/03/2004, 15:53
:D Ferraz e Markito Amato; vocês são os caras OBRIGADÃO !!!

Me ajudaram a dar os primeiros passos, Valeu mesmo!
Agora vou correr para arrumar as peças e a pessoa para fazer o serviço e
logo entrarei em contato com novas dúvidas :?: sobre as adaptações 4x4.

Obrigado por poder contar com vocês. :wink:

Abraços !!!

Julio Soares :D

ferraz
31/03/2004, 11:58
8) Andei perguntando aqui ali e descobri que sepode fazer esta transformação utilizandoopa eixos , caixa de transferência do toyota bandeirantes, porem como o eixo é mais estreto será necessário a utilização de rodas com off-set deslocado para fora a mangel as fabrica assim, com esta possibilidade pode se instalar freio a disco na frente e na traseira sem grandes modificações, alem do feixe de molas que pode ser da toyota um dos melhores preduzidos até hoje podendo ainda intalar um kit fess ,a deixando como uma caninhonete mais moderna, o canbio pode ser utyilizado o da D-20 como uma frange para ligar este ao t-case.

O_WILLIAN
20/05/2004, 08:53
Olá amigos,

Sou novo no fórum e tenho muitas dúvidas em relação aos 4x4.
Estou estudando o assunto pois pretendo, ainda este ano, comprar ou montar um. A grana é curta então, adaptações são bem vindas.

Qual o tipo de adaptação é feito nas camionetas da linha chevrolet para que tenham tração 4x4? Li no fórum que algumas tem tração engesa. Que tração é essa? Quais as modificações feitas no carro?

Grato pela atenção de todos.

ferraz
20/05/2004, 10:28
Bom dia
Esta tração engesa foi desenvolvida para a instalação nestas caminhonetes em meados dos amos 80, na verdade é um KIT, composto de feixe de molas, seus suportes, reforço de chassis a traves de uma chapa de aço de 1\4 poledadas que é fixada ao chassis por parafuzos atravez de 30 furos, os suportes da tração e eixo dianteiro que é bras eixo.
Este qkit é raro aqui em Sampa por ai não sei dizer de uma olhada em desmanches de sobras militares, sei que em Goias, estas viaturas foram usadas.
Ma revista 4x4e cia 130 saiu uma materia a respetito .
Estou tentando montar uma A-20 para mim usar no dia a dia porem como agrana anda curta estou procurando uma boa oferta e juntando o mair numero de informação a respeito.

O_WILLIAN
20/05/2004, 10:38
Olá Ferraz,

Obrigado pela dica.
Pelo jeito não é tarefa muito simples transformar uma chevrolet num 4x4.
Continuarei pesquisando, se tiver novidades faço contato.
Qual o seu e-mail?

ferraz
21/05/2004, 09:47
Bom dia
Meu o e-mail é carlaoferrraz@yahoo.com.br.
Quanto ao trabalho não é tam complexo assim, há agrande vantagem caso queira pode reira-ló no fururo, há um pessoal aqui que faz o rally dos sertões nas equipes de apoio com uma D-20 cabine dupla com o motor Q20B, sem problema algum.
Porem pode se melhoras o desenpenho e seu conforto sem grande capital ontem no Ibirapuera aqui em Sampa, o grande ponto de encomtro fora de estrada, um amigo diz que um cara comprou uma A-20 traçada com kit engesa e gaz, pelo valor de 12 mil rais, sabado eu vou dar uma olhada nela.

Edward Wasinski
21/05/2004, 19:09
:) Boa noite senhores... sou novo aqui... achei interessante o assunto, talvez possa ajudar... eu tenho uma caixa de transferência ENGESA para caminhonetes GM - quero R$ 600,00 e tenho uma D20 4X4 com motor MAXION Turbo 4ST, pneus BF 33", quebra mato, farois de milha, ar, dir.hid., ano 86 com cabina da 94, teto, rancho na traseira, cor azul. R$ 24.000,00 - tel. 9196-2745
Abraço a todos..

Fernando Figueiredo
29/05/2004, 17:40
As picapes Gm da séria ACD 10/20 receberam o sistema de tração Engesa sob encomenda. Não é tão complicado, pois como já foi mencionado, a adaptação era relativamente simples.
O maior problema é encontrar todos os suportes.
Elas não tinham reduzida, só caixa de tranferência e com a 1ª marcha mais forte.
A GM tentou colocar no mercado +/- 600 unidades de ACD20 4x4 sistema original de fábrica. Fracasso total. O conjunto era importado, com durabilidade reduzida, manutenção inexistente, para não dizer cara. è diferente da Engesa, pois a suspensão com bandejas e reduzida.
Já dirigi uma dessas. É mais confortável, mas.....
Tenho uma D20 à venda. Qualquer coisa é só ligar.
D20 4x4 dupla 4 portas.
Motor Maxion S4T Plus 150 cv
Câmbio ZF com a 5ª drive
Caixa de transferência e reduzida do Engesa.
Completa - ar, dir, vidros, travas, couro, bloqueador via satélite, capota marítima, cd, protetor de caçamba, rodas, quebra mato, engate, painel e frente da 96 (instrumentos quadrados) etc
Fernando Figueiredo
11-3721-5664 9665-6262

Fernando Figueiredo
29/05/2004, 17:45
Esqueci de mencionar o preço.
R$28.000,00
Até mais

Edintruder
31/01/2005, 20:54
Velho, foram produzidas D-20 4x4, porém pelo elevado custo da época não foram vendidas muitas, porém as que rodam por aí apresentam problemas na suspenção dianteiras, cujo sempre foi o câncer nas caminhonetes da GM desde as D-10, C-10, D-20, C-20, A-20, bonanzas, veraneios..., o melhor a ser feito é procurar por peças originais em desmanches ou procurar peças em desmanches de veículos pesados e militares. Existem vários espalhados por aí, só tem que procurar. Mas é como foi dito antes, a adaptação de peças vindas de outros modelos de veículos requerem conhecimento e muitos toques finais, a segunda melhor opção seria engesa e toyota band, mas a que eu sugiro mesmo é trocar a D-20 por uma F-1000 4x4 original que dá menos encomodação e já está regulamentado para rodar pelo detran. Mas se não quiseres gastar tanto para trocar de caminhonete, coloca pneus 33" ergue a suspenção e coloca um guincho que passas por onde muito 4x4 não passa!
Falow! :D

Rodrigo Luvison
01/02/2005, 11:13
Olá pessoal

Só para fazer um adendo...

O sistema de tração 4x4 original não é possível de ser adaptado numa A/C/D 20 4x2, pois o chassis é diferente.

Se conseguir encontrar um kit da ENGESA, este sim é adaptavel nas 4x2 e sem dúvida é um ótimo conjunto. São os mesmos das C-14 militar "cachorro loco".

Mas é muito dificil de se encontrar um kit desses completo, principalmente com os reforços do chassis, sem eles é inviável a adaptação.

Abraços

Jonas Carlos
03/04/2005, 17:34
Convidaria os partícipes do site a dividirem informações sobre um possível sistema de acionamento de tração, compatível com o Chevrolet D-20 4x4 perkins, o qual não seria preciso descer do veículo para girar os botões na ponta dos cubos dianteiros de 4x2 para 4x4.
Já possuo algumas informações sobre o sistema original de fábrica no qual é necessário o acionamento manual nos cubos para depois engate das trações 4x4 e 4x4 reduzida nas caixas de marcha.
Outro sistema que testemunhei foi a adapatação de um eixo dianteiro que proporciona apenas a tração 4x4 através do acionamento da ponta dos cubos para só então utilizar um engate manual, no painel.
Por favor ajudem-me !

Edintruder
03/04/2005, 19:33
Velho,
Bem vindo,
Dá uma pesquisado sobre isso no ícone PESQUISA no topo da página pois tem muita coisa a respeito que já foi bem comentado sobre isso. Mas te adiantando, o sistema de roda livre manual tem vantagens sobre o automático. É só deixar sempre conectado o 4x4 no eixo dianteiro que quando precisares é só engatar transferência e pronto, porém o consumo sobe um pouco fora o desgaste inútil no conjunto dianteiro. O sistema automático deixa muita gente na mão.
Um exemplo disso é a Ranger até 2000 era automático por vácuo, a partir de 2001 passou a não ter mais roda livre dianteira.

Rodrigo Luvison
04/04/2005, 00:36
Olá Jonas


Indico o forum picapes gm, na qual o pessoal já tratou bastante a respeito da D20 4x4.

www.picapesgm.com.br

Só uma coisa, aconselho vc não comprar uma D20 4x4 original (suspenção de bandejas). O sistema de tração é muito frágil, além da dificuldade de encontrar as peças, elas são bem caras tb.

Agora se for uma D20 com o kit 4x4 Engesa é outra história!

Abraços

Fernando Figueiredo
04/04/2005, 15:43
Jonas,
Já tive os dois sistemas, original GM D20 e Engesa A20 e D20. Posso garantir que o Engesa é infinitamente melhor, mais robusto e mais barato de manter (se bem que fiquei apenas alguns dias com o original, mas sei que tem manutenção cara e difícil de achar).
Roda livre manual enche o saco... mas não te dar dor de cabeça nem surpresas desagradáveis.
Vale o que o Rodrigo escreveu, visite o site www.picapesgm.com.br
Até mais
Fernando Figueiredo

Muidoido
04/07/2005, 15:52
Olá galera, sou novo por aqui mas já vou chegar perguntando !!

Estou comprando uma D-20 4X2 cabinada, e gostaria de saber se é possível e se for, como fazer pra transformar ela em 4X4...

cristiano
04/07/2005, 17:06
Tinha um kit da Engesa para colocar nas D20, não sei se vende ainda... inclusive tenho um colega com uma D20 CD 4x4 que está com esse kit....

toyotafoz
05/07/2005, 21:22
Tem um kit desse para venda no www.mercadolivre.com

LeonanFL
07/07/2005, 15:27
Boa tarde amigos........

Entao Muidoido, ter jeito tem, mas eh dificil
Um kit desse da engesa eh mosca branca dos olhos azuis, e eh o unico "plug-and-play" nas D20, e mesmo assim requer algumas adaptaçoes na frente da camionete
Se vc quer saber mais sobre D20, vai em www.picapesgm.com.br, pode ter certeza que vc vai aprender muita coisa lá......

Pequeno jr
07/07/2005, 22:49
Tinha um kit da Engesa para colocar nas D20, não sei se vende ainda... inclusive tenho um colega com uma D20 CD 4x4 que está com esse kit....

Aquela branca do Jeep Club ??

Por falar no Jeep Club, a partir d Quinta q vem volto aos encontros la no Terraço Shopping.

cristiano
08/07/2005, 08:05
Pequeno jr, Exato...

GH
12/07/2005, 11:18
Amigos,
Não vejo dificuldade alguma para transformar uma picape GM em 4x4.
Basta trocar o eixo dianteiro por um de Rural ou de Troller moderno (6 furos, ano 2003 em diante) ou até mesmo de Toyota Bandeirante.
Depois, instalar suspensão de feixes, pode ser os traseiros de S-10 ou de Bonanza ou até mesmo a suspensão do Troller moderno, que seria show, pois usa molas helicoidais.
Eu até pensei em comprar uma picape só para fazer isso, pois já tenho o câmbio (Clark c/transferencia Toyota) e a suspensão do Troller, só falta o eixo.

Mas se alguém se interessar, vendo tudo isso aí :wink:

Walter L. L. Casitta
12/07/2005, 11:46
Eu também não. Da pra fazer com o pé nascosta... :roll:

christian govastki
19/07/2005, 13:33
Andei lendo a respeito na adaptação do 4x4 nas D20 em notei o seguinte:
1- Bitola do eixo dianteiro. Não seria mais interessante que fosse usado o eixo dianteiro da F1000 4x4? Já que as duas tem porte semelhante, mesma capacidade de carga. Então dá para se assumir que a bitola dianteira deve ser bem parecida.
2- Molas - A recomendação era para que fosse usadas as molas do F-350 antigo (anterior a 1972) a dúvida é? é possível achar esta mola em boas condições a um custo razoável ou existe uma outra alternativa(afinal estamos tratando do eixo direcional que envolve diretamente a segurança do veículo? Ainda a respeito não haveria uma forma de manter as molas helicoidais como na F1000? (PS- Não entendo muito de picapes GM, embora já tenha tido uma veraneio 78)

Fernando Figueiredo
21/07/2005, 01:20
Christian,
Eu coloquei esta informação, sobre o feixe de molas do F350. Passei por esse problema, o antigo dono tinha colocado o feixe do F600, 5 cm maior. Paguei 240,00 nas molas mestras e segundas lâminas. Foi encomendar e no dia seguinte instalar. Não dá para manter as molas helicoidais. Quer conforto, procure outro carro. Pois o sistem ficará bruto!

christian govastki
21/07/2005, 10:33
Na bem da verdade, o "carro" que quero comprar é uma Veraneio M, já localizei o carro, era da PCDF, o carro foi reformado parcialmente (descaracterizado, pintura geral, retirada do "chiqueirinho" e feita tapeçaria), mas ainda tem coisas a serem feitas, entre elas tem que dar uma geral na suspensão dianteira, com isto ao invés de gastar na recuperação da suspensão atual (troca de buchas, pivôs, balanças e etc) eu já passaria para 4x4.

Este "carro" ainda rodaria a alcool/gasolina e futuramente passaria ela para diesel.

Voltando a questão do eixo, consultei o manual da F1000/94 4x4 e constatei o seguinte: Eixo Dana 44 - Bitola 1,61m o que fica bem perto do 1,64 da D20, esta pequena diferença poderia ser compensada com espaçadores ou rodas de Off-set mais adequados (solução que perfiro, já que a veranoca está com rodas aro 16), pois acho que um eixo engesa seja mosca branca e pegar um de f75 e alargar vai dar muito trabalho...

Ps: A relação do diferencial dianteiro é 3,07x1

Outra coisa, para os que já tiveram D20, o risco de assalto é muito grande ou é exagerado pelas seguradoras? Estava pensando em colocar um rastreador e fazer seguro apenas contra terceiros...

Luizinho
21/07/2005, 15:18
O eixo da F-1000 não serve porque e articulado. A suspenssão dela (F-1000) e independente, normalmente para adptação de 4x4 na D-20 usa-se eixo rigido. A quem diga que seja possivel adaptar o sistema 4x4 original GM, mas nunca vi e pelo que sei e fragil.

Eu particularmente não entendo o numero de pessoas querendo adaptar D-20, sendo muito mais facil, seguro, confortavel, robusto e com melhor valor de revenda uma F-1000 4x4 original.

Abraço a Todos.

Walter L. L. Casitta
21/07/2005, 15:44
Das pessoas que demonstram interesse em transformar uma D20 4x2 em 4x4, apenas 0,00000000000000000000001% conseguem de teimosos.

christian govastki
21/07/2005, 16:16
O problema é que a Ford do Brasil não tem um carro do porte da Veraneio... a um preço acessível a assalariados. Gostaria muito de poder comprar uma Excursion, mas para mim não dá :lol: .

Luizinho, obrigado pela dica, arrumei um manual do proprietário da F1000 mas não há maiores informações sobre o sistema 4x4 embora ensine a usar a tração no gelo :o . O máximo que daria para fazer com uma F1000 era achar uma extendida e colocar a tração original.

Adaptações na carroceria, na minha opinião, tem resultados piores que na mecânica. Não conheço uma camionete cabinada que o resultado seja próximo de bom, a que chega mais perto são as falecidas XK da Souza Ramos.

Luizinho
21/07/2005, 17:02
Walter,
Tenho certeza disso mas nem como especulação vejo vantagem.

Christian,
Concordo que adaptações de carroceria são pessimas mas no caso da adaptação de 4x4 na D-20 a perda no comportamento dinamico do carro e Muito grande. F-1000 estendida com 4x4 original Ford colocado, ja vi uma (de longe), mas ai não vejo problema pois fica igual ao original que e bem resolvido.
Antes de se aventurar numa empreitada dessas, faça as contas direitinho e veja se não e melhor perder alguma coisa em charme e espaço e comprar uma picape media CD 4x4 pronta.
Os manuais da Ford são pessimos mas tente conseguir o catalogo de peças Ford e Gm e divirta-se com as combinações.
Em tempo, tambem gostaria que a Ford tivesse mais opções a um preço compravel para pobres mortais.

Abraço, sonhando com uma Excursion, Expedition, etc.....

Maurício Vitara
21/07/2005, 17:07
olha só o kit completo a venda

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=30231947

christian govastki
22/07/2005, 11:04
Caro Luizinho, concordo que uma solução "original de fábrica" ou "pacote fechado" é melhor, embora aparentemente saia mais caro mas a longo prazo, com certeza, terei menos dores de cabeça e não entraria no ciclo vicioso da adaptação na adaptação.

Você falou que a perda da dinâmica da D20 4x4 é muito grande, em que aspecto? Esta perda n`~ao seria a elevação da suspensão? Ou deve-se as molas serem elipticas ou ao eixo ser rígido, a combinação dos dois ou a impossibilidade de que seja feito um alinhamento nos parâmetros corretos? Talvez o uso de amortecedores mais adequados (rancho p.ex.) não compensaria esta deficiência.

O problema que vejo nas camionetes médias CD é que os pobres passageiros do banco de trás sempre se lascam em viagens mais longas, talvez as excessões sejam a ranger (embora seu banco seja quase vertical) e a hilux nova, pois as outras, L200, Frontier(brincadeira chamar aquilo de espaço traseiro), Hilux antiga e a própria S10, mais parecem cabines extra-estendida do que dupla. Eu, que não me considero grande (h=175, 85kg) não consegui entrar (com conforto) nem no banco dianteiro da L200 Sport, imagina no banco de trás...

Viajei quase 3000km numa L200 normal no banco de trás, só coube pois o eng. que viajava junto devia ter 1,5m de altura e o banco dele ficava todo avançado, senão era joelho nas costas o tempo todo...

Fiz um trecho da transamazônica numa Band CD...resumindo tinha que ir de lado no banco de trás, além do acesso ser péssimo (além de rídiculo por ser apenas do lado do passageiro)

Para quem acostumou com o espaço da veraneio antiga é uma dureza ter que encarar estas camionetes...

Ontem dei uma pesquisada, a Hilux nova está R$100k, por mais 8k dá para pegar um F250CD...aquilo que é espaço, pena que não tem tração...

Thales Pimenta
22/07/2005, 20:58
Você vai perder em conforto, pois as molas semi-elípticas são bem mais duras e em estabilidade por causa do aumento na altura da suspensão. Meu sonho seria um dessas, mas tem quer ter gosto e paciência...

[]'s

Luizinho
23/07/2005, 10:12
Christian,
Em relação a perda dinâmica que me referi, e um somatorio de fatores:
-Elevação da altura
-Eixo rigido
-Feixes de mola
Não vejo dificuldade de alinhamento se bem instalado o grande problema, que na minha concepção e o grande responsavel pela perda do conjunto, e a utilização de feixes curtos e com muitas molas.
Se voce observar, a tendencia atual para uso de feixes são os mais longos possiveis e com menos molas (vide os caminhões modernos por exemplo), agora temos que considerar que o Kit Engesa foi feito em outra epoca e de la pra ca as coisas evoluiram muito.
Obviamente e possivel melhorar o kit ou instalar algo parecido com o sistema do Engesa 4, mas eu pergunto, vale a pena perder esse tempo?
Voce com certeza deve saber todas as consequencias que uma adaptação pode trazer, sera que voce vai ter saco para isso?
Sei de todas as caracteristicas negativas das pick-ups medias mas elas existem, ja estão prontas e ate funcionam.
Veja, não quero causar polêmica ou contrariar voce ou outros colegas, mesmo porque adoraria ter tempo e dinheiro para fazer veiculos diferentes (ideias nâo faltam, te garanto), mas a realidade e um pouco mais dura.

Abraço, continua sonhando com a Excursion mas graças a Deus andando de Ranger.

Edintruder
24/07/2005, 21:27
Dá uma olhada nesse Link http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=30231947

Luiz Antonio
10/08/2005, 13:02
Muidoido, aqui todas as dicas passo a passo, que foram postadas pelo amigo Ulysses, na transformação de sua Bonanza.

http://www.pickupsgm.com.br/dicas/dica_4x4instalacao01.htm


[]'s esperando ter ajudado

Pequeno jr
12/08/2005, 15:27
Na bem da verdade, o "carro" que quero comprar é uma Veraneio M, já localizei o carro, era da PCDF, o carro foi reformado parcialmente (descaracterizado, pintura geral, retirada do "chiqueirinho" e feita tapeçaria), mas ainda tem coisas a serem feitas, entre elas tem que dar uma geral na suspensão dianteira, com isto ao invés de gastar na recuperação da suspensão atual (troca de buchas, pivôs, balanças e etc) eu já passaria para 4x4.

Este "carro" ainda rodaria a alcool/gasolina e futuramente passaria ela para diesel.

Voltando a questão do eixo, consultei o manual da F1000/94 4x4 e constatei o seguinte: Eixo Dana 44 - Bitola 1,61m o que fica bem perto do 1,64 da D20, esta pequena diferença poderia ser compensada com espaçadores ou rodas de Off-set mais adequados (solução que perfiro, já que a veranoca está com rodas aro 16), pois acho que um eixo engesa seja mosca branca e pegar um de f75 e alargar vai dar muito trabalho...

Ps: A relação do diferencial dianteiro é 3,07x1

Outra coisa, para os que já tiveram D20, o risco de assalto é muito grande ou é exagerado pelas seguradoras? Estava pensando em colocar um rastreador e fazer seguro apenas contra terceiros...

christian,

Se vc souber andar em BSB direito, vou t indicar uma pessoa q reformava e transformava 4 em cada 10 veraneios no centro-oeste. Ele com certeza poderar t indicar.

Você conhece o caminho q vai para a Fercal ? Proximo a Sobradinho ?? .. No caminho para a fercal .. no sentido plano fercal ... 1km apos a fábrica de gelo, do seu lado direito, logo depois dos quebra-molas fica essa oficina q estou t falando. La tem diversas Veraneios

ximenez
12/08/2005, 23:11
Gustavo Heck, Quanto quer por tudo?

ximenez
12/08/2005, 23:13
Desculpe mensagem errada.

Engels Kbça
13/08/2005, 00:52
F-1000 estendida com 4x4 original Ford

Luizinho, não existe F-1000 estendida 4x4 original. Se existisse eu teriam uma. Se conhesse alguém que tenha foi adaptada.

Um abraço.

Engels Kbça
13/08/2005, 00:57
:idea: Muidoido.
Aqui na Bahia, na região Itacaré, tem algumas D20 4x4, que transportam passageiros até Barra Grande. Se conhece alguém na área peça informações.

Um abraço

Luizinho
13/08/2005, 09:44
Engels,

Com certeza foi adaptada.

Abraço.

Edintruder
13/08/2005, 23:39
Citação:

F-1000 estendida com 4x4 original Ford


Luizinho, não existe F-1000 estendida 4x4 original. Se existisse eu teriam uma. Se conhesse alguém que tenha foi adaptada.

Aqui na minha cidade tem uma F-1000 cabine extendida 4x4, branca muito inteira. É caixa grande com 4x4 na palanca. Se não tem original, foi adaptada então.

Engels Kbça
14/08/2005, 07:24
:pensativo: Edintruder :pensativo:
Sempre fui fão das F 1000, meu pai teve algumas, e quando procurava um 4x4 pra comprar a opção numero UM era justamente a F 1000 4x4, com cabine estendida. Estive nas concessionárias Ford lá me informaram que não foi vendida com essa configuração. Depois consultei minha coleção de 4 RODAS e procurei, naquelas paginas de mercado de automoveis, de automóveis novos e também não encontrei. Pesquisei bastante pra afirmar isso. Seria meu carro ideal. :pensativo: Já pensei até em comprar uma F1000 4x4 e trocar a cabine, mas é difícil encontrar a cabine estendida.
Um abração

ULYSSES
21/08/2005, 22:48
Prezado Engels,

eu tb tive uma F-1000 4x4 e simplesmente adorava... qdo precisei de + espaço na cabine, cheguei a considerar a possibilidade de "traçar" uma 4x2 estendida. Desisti por 2 motivos: 1) o espaço no "banco traseiro" é infame, pior que as médias duplas; 2) o chassi é diferente das 4x4 na parte dianteira. Acabei comprando uma Blazer e pronto...

Para vc trocar a cabine de uma 4x4 tb seria complicado, pois o entre-eixos da estendida é maior (ela usa a caçamba normal). Mas a minha vontade de ter uma full-size 4x4 não passou, daí qdo apareceu uma Bonanza no jeito...

Comprei a dita e comecei a pesquisar sobre a transformação. A idéia de colocar o sistema orignal GM foi descartada pela fragilidade do eixo e suspensão dianteiros e tb porque o chassi é diferente.

Procurei então um kit Engesa e depois foi só levar tudo no meca. Acompanhei tudo e virei "expert" no assunto, hehehe... Infelizmente, hoje a menina está à venda, mas estou fazendo tudo para conseguir o $$ que preciso e aí não precisarei me desfazer dela.

O resultado ficou muito legal, igual àquelas blazers americanas tipo Ford Bronco: altona, largona, impõe respeito em qquer lugar. O custo de tudo não foi alto, muuuito menor que trocá-la por uma Blazer 4x4 diesel, por exemplo (que seria o veículo pronto de fábrica mais próximo do que eu tenho hoje).

Uma alternativa, claro, seria ter uma Camper daquelas levantadonas, mas com a Bonanza eu ainda olho elas "de cima" .. :twisted: :twisted:

Abraço!

Engels Kbça
22/08/2005, 22:23
:wink: Caro Ulysses.
Outra opção seria comprar uma F1000 4x4 cabine simples e mandar alongar a cabine, na Tropical, no Paraná. mas fica um pouco caro a transformação. Numa viagem que fiz a Curitiba ví algumas já transformadas por lá.
Mais uma coisa....quanto ta pedindo na sua Bonanza :?: ? Manteve o motor Maxion??

Um abraço

ULYSSES
22/08/2005, 23:55
Engels,

na época (98/99) eu cheguei a pesquisar e encontrei a Tropical. Eu vi uma transformada por eles e o serviço impressionou: parecia de fábrica, até os detalhes de acabamento seguiam o padrão da Ford. Só tinha um probleminha.... a transformação ficava em +- 70% do valor da F-1000 :cry: :cry:

Foi por isso que desisti, a minha intenção era fazer uma "Bonanza" com ela, toda fechada. Ia ficar show, mas era inviável. E se não me engano, eles tinham algumas restrições, tipo a pick-up não poder ter mais que 3 anos de uso e tal.

Na Bonanza eu estou pedindo 37 mil, sujeito a propostas desde que não muito indecentes :mrgreen: Se vc for lá nos Classificados do Fórum tem uma foto dela. Sim, ela está com o S4T, 108 mil rodados, :concordo:

Abraço!

Neubert
02/09/2005, 11:18
O eixo da F-1000 não serve porque e articulado. A suspenssão dela (F-1000) e independente, normalmente para adptação de 4x4 na D-20 usa-se eixo rigido.


Só pra constar, não sei bem o ano, mas sei que a f1000 4x4 de 93 até 95(acho) saia com eicho rígido! mas mesmo assim ainda tem um porém, o fato de ela ser 5 furos, enquanto a gm usa 6!!!

Luizinho
02/09/2005, 12:03
F-1000 nunca usou eixo rigido na dianteira.

Abraço.

zemirto
07/09/2005, 17:50
Amigo, tenho um Kit desses da Engesa que foi tirado de uma D-20 87, se interessar, só falta os freios e o miolo do diferencial, tenho a caixa de tração, o eixo dianteiro com os semi-eixos e os fechos de molas, te faço tudo por 2.500,00, tenho também uma caixa de transferência grande da Engesa(com tração, reduzida e tomada de força), essa te faço R$ 1.500,00. Obrigado e até mais, Zé Mirto

André Pereira
16/11/2005, 16:17
Prezados Companheiros,

Alguém tem conhecimento sobre se é possível transformar uma D 20 4 x2 em 4 x4 sem perda da suspensão dianteira independente? Nesse caso, qual deveria ser a suspensão adaptada na frente? Seriam necessárias outras modificações? Quais?

Walter L. L. Casitta
16/11/2005, 16:43
André, Pra isso você teria que conseguir novas ou num desmanche as peças da D20 4x4 que foi produzido entre o ano 98 e 90 e que tinha suspensão independente e barra de torção no lugar das molas helicoidais.
Infelizmente encontrar essas peças é quase impossível. A única D20 4x4 original que vi foi a muito tempo atrás e estava numa oficina sendo convertida pra 4x2.

Fernando Figueiredo
16/11/2005, 23:54
O chassi da 4x4 original GM é diferente da 4x2. Não há como transformar uma 4x2 em 4x4 com o sistema da GM (bandeijas e barras de torção). O que dá para fazer é colocar o "kit Engesa" com eixo rígido e feixe de molas.
Já tive os dois tipos.

Dennis Figueiredo
17/11/2005, 09:34
O chassi da 4x4 original GM é diferente da 4x2. Não há como transformar uma 4x2 em 4x4 com o sistema da GM (bandeijas e barras de torção). O que dá para fazer é colocar o "kit Engesa" com eixo rígido e feixe de molas.
Já tive os dois tipos.


tem fotos?

SJKCaio
17/11/2005, 10:07
No site de picapes GM teve um caso desses de conversão, mas sinceramente o custo é alto para um resultado duvidoso.
Pelo valor investido vc tem opções 4X4 originais de fábrica e com curso de suspensão de verdade.

Fernando Figueiredo
17/11/2005, 12:04
Denis, não tenho foto da original.
Caio, no site do picapesgm.com.br, quem fez a transformação foi o próprio Ulysses. Ví o serviço e ficou muito bom. Não concordo com "resultado duvidoso". O que vale é a qualidade do serviço.
Em termos de valores, vale lembrar que uma D20, Bonanza ou Veraneio 4x4 são patamares acima de Hilux, L200, S10 etc.
já tive D20 4x4 (original e engesa), A20 4x4 e Bonanza 4x2. Em termos de conforto e espaço não tem comparação com a Hilux SW4 que tenho. O único problema é o seguro, ninguém faz.
Dá uma olhada no curso da suspensão da D20. Olha que ela tinha caído num senhor buraco (culpa destes zequinhas mal intencionados). Veja que a roda traseira não saiu do chão.

Dennis Figueiredo
17/11/2005, 13:34
até que ta legal, fiquei meio interessado porque to a fimd de comprar um 4x4 com coforto para trilhas e passeios leves, pra pesadas eu tenho o meu Cjtão :mrgreen: , esse final de semana eu estava voltando de floripa e vi na BR uma D-20 tipo blazer, é bonanza né?

Ela tinha eixo rígiodos, estava bem alta e com pneus 33", achei bem legal.

17/11/2005, 14:52
Apesar de muitos dizerem o contrario, ja vi a montagem de dois kits originais GM , numa C20 4x2 e numa Siverado para transforma-las em 4x4. E garanto que é mais facil que a colocação do conjunto de eixo rigido/feixe de mola.

Ate mais

Dennis Figueiredo
17/11/2005, 15:04
E oque vem no Kit?

Luiz Antonio
17/11/2005, 15:27
Dennis Figueiredo,


Tinha uma a venda aqui mesmo no forum, dá uma olhada no link

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=11778&highlight=bonanza


[]'s

17/11/2005, 15:29
Dennis

Os kits que eu vi serem instalados, acompanham, o eixo dianteiro completo as duas barras de torção e o suporte traseiro das barras de torção.

Inclusive , ha um tempo atras eu tinha um kit deste para venda(faltavam algumas coisinha), mas vendi para um amigo que tem uma D20 4x4 e comprou para ter reposição de peças.

17/11/2005, 15:35
Denis

Junto dos kits ia tbem a caixa de transferencia, da ZF traçada e reduzida(mas esta eu nao tinha para venda), e a saida do cardã dianteiro é para o lado esquerdo(contrario da willys).

Veja a foto deste link:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=11510

Dennis Figueiredo
17/11/2005, 15:56
Pô..... legalzona......eu nunca tinha visto...... aqui esse bicho não existe.

SJKCaio
17/11/2005, 16:29
Não concordo com "resultado duvidoso". O que vale é a qualidade do serviço.



O duvidoso não se refere a qualidade e sim a funcionalidade da adaptação, a viatura é um trambolho para uma trilha.

Para não atolar em grama molhada e andar em estrada de terra em dia de chuva funciona, mas o custo para isso é alto.

SJKCaio
17/11/2005, 17:00
Fernando,

Em termos de espaço interno é covardia comparar com Mits, Toys e outras do mercado. Espaço tem de sobra........

Agora feixe de molas nunca vai ser igual a molas helicoidais na susp. traseira, isso faz diferença em termos de conforto.


Mesmo com a foto do diferencial no chão ainda não tô convencido que tenha um curso bom de suspensão :x :x :x

Fernando Figueiredo
17/11/2005, 18:32
Caio,
Ainda vou achar e escanear uma foto da minha A20 com o curso da suspensão totalmente aberto. Acho que vou te convencer.

André Pereira
26/11/2005, 18:02
Prezados Companheiros,

Na realidade, a orientação que de que preciso é sobre como adaptar a tração 4x4 na D-20 mantendo a suspensão independente (ou substituindo a suspensão independente existente por outra, também independente, ou tão confortável e confiável como a original). É que, tendo comprado um kit de tração 4x4 da engesa (com suspensão dependente), acabei por vendê-lo (antes de instalá-lo) depois de experimentar uma D. 20 em que se achava instalado e não gostar do resultado.

Grato,

André

Pequeno jr
31/03/2007, 22:06
Willian,

Não sei se vc ja tem a pessoa q vai instalar o seu Kit, se ela vai ser aqui mesmo d BSB ou de fora, mas acho q valeria a pena vc pelo menos orçar o preço da adaptação com a Território 4x4.

O Site deles é o : http://www.territorio4x4.com.br/sistema.html

[]'s e boa sorte.

iNsAnE
15/08/2009, 21:33
Já que 4x4 é complicado, pelo menos daria pra por um eixo trazeiro com bloqueio?
Nao aqueles autoblocantes de fabrica, um daqueles que se aciona quando precisa e seja 100%?
Eu tava olhando no site da dana e sairam alguns dana 44 traseiros nessas camionetes, alem dos braseixos.

E aí, que acham voces?

adams
15/08/2009, 21:54
Zanzando pela internet encontrei uma f350 americana 88 modelo semelhante as f1000 93 97.
Detalhe:
Dupla, 4x4, v8 navistar internacional, dupla e caçamba longa....
Estou ate hoje procurando o cara mas não consegui encontrar...
Preta interior vermelho...
Acionamento do 4x4 manual...

Muidoido
22/03/2010, 15:52
Interessante como esse assunto rendeu... Eu acabei indo pelo caminho mais fácil, comprei uma F-75 4x4. :D Mas fiquei com água na boca pela veraneio à álcool. :(

GiovanniP
23/03/2010, 14:41
Caros colegas, meu irmão fez uma adaptação na d20 dele com um kit engesa original, tivemos um pouco de trabalho, mas posso afirmar que ficou muito animal e funciona perfeitamente.
Usamos a CT da BAND.
Não sou muito expert em mecânica, mas posso bucar mais informações técnicas se for ajudar....

RogérioNunes
25/03/2010, 19:26
Sem dúvida a "coceira" que dá fazer um carro diferente não tem limites. Brevemente vou traçar uma D20 cabine dupla duas portas que foi totalmente restaurada, porém, vou fazer também com suspensão 3 links tipo engesa/troler. Por enquanto estou na fase de pesquisa quanto ao eixo que vou utilizar, a transferência será da toyota bandeirantes com reduzida.

marcelinoDF
02/07/2010, 13:55
Puxa, pessoal,
vcs não têm idéia como essas opiniões nos ajudam (como eu, iniciantes e/ou aspirantes a uma 4x4)... Estava cogitando comprar uma C-20 para tentar instalar um kit 4x4. Desisti.

O melhor é parar de elucubrar e partir para um 4x4 de fábrica mesmo!
Valeu!
Grato a todos que contribuíram neste tópico!

eduardojunq
03/07/2010, 09:17
Tenho uma C-10 4x2 e um eixo dianteiro com molas espirais .... nao tive coragem ate hj de comecar a empreitada....

Edintruder
03/07/2010, 16:18
Fica boa sim, e até compensa o investimento, porém fica muito melhor se usar o kit Engesa com eixo dianteiro rígido e feixes de molas. Tem o kit para molas espirais, mas eu não levo fé na longevidade ou intervalo entre manutenções...

Marcos_mfcm
07/03/2012, 01:34
Quero colocar tração 4x4 na D20.
Alguém tem a receita:
1-qual eixo dianteiro devo usar?
2-qual a caixa de transferência?
3-é possível colocar reduzida ou a primeira marcha curta da D20 torna isso dispensável?
4-é possível usar uma suspensão independente, ou um eixo rígido com molas helicoidais, ao invés de molas elípticas?

Zuriel
07/03/2012, 09:27
Bom dia amigo...

Você pode colocar o que quiser desde que tenha muitos pilas.

Algumas A-20 e D-20 saíram com o 4x4 instalado pela extinta engesa. Fazer um sistema desse pode sair muito caro haja vista a dificuldade no garimpo de peças.
Tens a opção de procurar um eixo rígido de troller, mais fácil de encontrar, lembrando que talvez seja necessário instalar o par para as relações casarem. Mais fácil ainda seria achar eixos willys Dana 44 da rural ou F-75, que sã o suficientemente largos, porém estes necessitariam de reforço.

Quanto à tração, podes optar por uma T-case divorciada do câmbio, muito fácil de instalar, ou ainda achar um conjunto câmbio+T-case das Toyota bandeirante modernas (caras e robustas).

Enfim, o leque de opções é farto. O importante é achar um mecânico de confiança e uma boa fonte de procura de peças.

Boa sorte.

;)

Marcos_mfcm
07/03/2012, 13:57
O mecânico eu tenho, eu me falou do eixo da Engesa, mas gostaria de um número maior de opiniões. Dinheiro nunca sobra, então é prciso fazer com planejamento. Qual o preço de uma t-case da Toyota? E o preço do Dana 44? Que tipo de reforços eles necessitam?

Pedro Eduardo Patussi
07/03/2012, 15:08
Marcos
minha opinião... o custo não compensa....
Caso queira de qlq maneira uma D20 4x4... tem uma A20 amarela aqui em Presidente prudente a venda... com pneus 33" e 4x4
o Edintruder pensou uma vez em transformar uma Silverado em 4x4...tem o post dele no forum do picapesgm...da uma olhada la... ou uma conversada com ele pra ele te dizer oq iria fazer...pois o msm esquema serve perfeitamente na D20...

RogérioNunes
07/03/2012, 19:42
Receita tem algumas...

respondendo:
1- Pode encontrar um que a engesa usou originalmente nas D20 4x4,bem raro, ou D44 da F75 com os cubos e sistema freios da toyota bandeirantes.
2- Pode ser engesa com ou sem reduzida, opção mais em conta na faixa de 1000 a 2500 ou cambio completo da toyota bandeirantes com reduzida na faixa de 5.000.
3- Dependendo da configuração de motor,cambio,pneu e qual utilização que dará a viatura, pode ser sem reduzida se for com cambio 240v ou 240FS que tem primeira muito reduzida.
4-É possível usar eixo rígido com mola espiral mas o custo é bem alto.

Seja lá qual for a configuração que escolher,escolha um bom profissional que esteja acostumado com esse tipo de serviço.

Boa sorte!

dudu83
07/03/2012, 20:29
um sujeito aqui da minha cidade montou uma com sprint 6 canecos cambio de f250 ct de ranger e suspensao igual de engesa com barrase de torçao e molas helicoidais ficou um espetaculo..
]
na minha opiniao o mais viavel seria usar a sua caixa uma ct de engesa sem reduçao e um par de eixos de troler modernos a suspensao serioa com feixes de mola...

GiovanniP
08/03/2012, 12:31
Quero colocar tração 4x4 na D20.
Alguém tem a receita:
1-qual eixo dianteiro devo usar?
2-qual a caixa de transferência?
3-é possível colocar reduzida ou a primeira marcha curta da D20 torna isso dispensável?
4-é possível usar uma suspensão independente, ou um eixo rígido com molas helicoidais, ao invés de molas elípticas?

Caro Marcos,
MEu irmão colocou tração 4x4 na D20 dele. É uma 88, motor perkins e câmbio clark.
O melhor jeito para o euxi seria o da Engesa mesmo, tente achar dos mais novos com o freio a disco já, ele necessita de menos adaptação.
Foi feito um reforço no chassi para sustentar a tração dianteira, removida as bandeijas e adaptado feixe de molas na dianteira. O carro fica mais alto e mais duro, perde em estabilidade mas dá para viajar a 110 km/ de boa (perkinho não passa muito disso.
A CT que foi usada foi uma da Band sem reduzida para podermos manter nosso câmbio. Ela fica independente da CT e quando não está acionada deixa o conjunto parado.
Bem, ele usa o carro para viajens longas e expedições e deu muitas alegrias. A CT desativada não aumentou em nada com relação a consumo ou ruidos e quando ativada a tração funcionou muito bem, o perkinho tem muita força em baixa rotação e a D20 altona em com pneus AT não fazia feio na lama.
O grande problema se deu devido em uma expedição no interior do MT quebrou a base de sustentação da CT e ela caiu, quebrando as flanges que mandavam a tração do motor/ cÂmbio e na hora de arrumar (em cocalinho MT) fizeram uma adaptação do eixo entalhado rígida com o Câmbio e CT e deí em diante a flânge do eixo entalhado passou a não aguentar muito tempo.
Resolvemos desmontar tudo e refazer a adaptação câmbio CT. Compramos uma CT original engesa que encontramos no ML e vamos instalá-la ( está desmontado agora).
Bem, trabalho dá e corre-se o risco de sofrer com estes problemas crônicos de adaptação mas que ficou filé, ficou.
Não sou expert em mecânica mas qualquer dúvida dê um grito.
Abraço
Giovanni

GiovanniP
08/03/2012, 12:40
Quero colocar tração 4x4 na D20.
Alguém tem a receita:
1-qual eixo dianteiro devo usar?
2-qual a caixa de transferência?
3-é possível colocar reduzida ou a primeira marcha curta da D20 torna isso dispensável?
4-é possível usar uma suspensão independente, ou um eixo rígido com molas helicoidais, ao invés de molas elípticas?

Quanto as outras perguntas:
3. A primeira da D20 é curta e supre a reduzida na maioria dos casos mas fica um pouco limitado com relação a marcha ré que não fica tão reduzida e pode fazer falta, se for usar na areia (não uso) pode fazer mais falta as outras marchas reduzida. Nos indicaram colocar o conjunto câmbio CT das Toytoas 3.0 116 cavalos, dissram que casa muito bem com o perkinho, descartamos pelo preço. A CT das Frontiers antigas também foi cogitada, dizem muito bem dela e dependendo do seu câmbio não necessita de muita adaptação. Optamos por essa da Band pois manteríamos nosso câmbio Clrak original que é bem parrudo e se desse muita dor de cabeça fica mais fácil de voltar ao original.
4. com relação a suspensão independente as A20 e C20 com 4x4 de fábrica com kit engesa vinham com esse sistema, existem uma cruzetas com cardanzinhos em cada roda dianteira mantendo as bandeijas originais e diziam que estragam muito fácil por isso esse projeto foi deixado de lado. O eixo engesa é muito parrudo e com feixe de molas apesar de ficar mais duro e mais alto é mais simples e duradouro. Optamos por ele.
O mecânico que fez a adaptação na nossa disse que fez em outras e não teve mais problemas.
Qualquer coisa estamos a disposição

RogérioNunes
08/03/2012, 18:22
A CT que foi usada foi uma da Band sem reduzida para podermos manter nosso câmbio. Ela fica independente da CT e quando não está acionada deixa o conjunto parado.

GiovanniP, esplica melhor isso aí que ficou confuso. Instalaram uma caixa de tração da bandeirantes sem reduzida?
POderia ter instalado a CT da bandeirantes com reduzida direto no seu cambio 240V, tem kit no mercado pra isso.

O grande problema se deu devido em uma expedição no interior do MT quebrou a base de sustentação da CT e ela caiu, quebrando as flanges que mandavam a tração do motor/ cÂmbio e na hora de arrumar (em cocalinho MT) fizeram uma adaptação do eixo entalhado rígida com o Câmbio e CT e deí em diante a flânge do eixo entalhado passou a não aguentar muito tempo

Pelo visto foi feito uma bela gambiarra pra ter quebrado assim e cair a caixa de tração. Se bem feito, não quebraria.
Qual caixa de tração engesa vão instalar agora?

abraço

RogérioNunes
08/03/2012, 18:57
4. com relação a suspensão independente as A20 e C20 com 4x4 de fábrica com kit engesa vinham com esse sistema,

Pelo que lí até hoje esse sistema de suspensão independente com barra de torção que saiu em algumas D20 eram originalmente GM e não engesa. De fato o sistema apresentava fragilidade em alguns ítens e foi descontinuado.

Já traçei duas D20 sendo uma com eixo engesa e caixa de tração tb engesa divorciada, sem reduzida e outra com eixo da F75 modificado pra receber cubos, sistema de freio, mancal de munhão e caixa de tração com reduzida da Bandeirantes.
Ainda tem a opção das caixas de tração engesa com reduzida e divorciada.

Marcos_mfcm
08/03/2012, 20:58
Caro Marcos,
MEu irmão colocou tração 4x4 na D20 dele. É uma 88, motor perkins e câmbio clark.
O melhor jeito para o euxi seria o da Engesa mesmo, tente achar dos mais novos com o freio a disco já, ele necessita de menos adaptação.
Abraço
Giovanni

Quanto ele gastou em peças e mão de obra?

GiovanniP
09/03/2012, 11:35
4. com relação a suspensão independente as A20 e C20 com 4x4 de fábrica com kit engesa vinham com esse sistema,

Pelo que lí até hoje esse sistema de suspensão independente com barra de torção que saiu em algumas D20 eram originalmente GM e não engesa. De fato o sistema apresentava fragilidade em alguns ítens e foi descontinuado.

.

Isso eu não sei ao certo, achei que fossem engesa mas nada oficial.

GiovanniP
09/03/2012, 11:37
Quanto ele gastou em peças e mão de obra?

Sei na faixa de 5k. A vantagem é que se consegue vender as peças originais de sua D20 e o gasto maior fica por conta das adaptações.
Esta troca da CT que estamos fazendo agora. A CT que iremos comprar ficará por 1,8K e já vendemos a nossa por 1,4K...

GiovanniP
09/03/2012, 11:46
Já traçei duas D20 sendo uma com eixo engesa e caixa de tração tb engesa divorciada, sem reduzida e outra com eixo da F75 modificado pra receber cubos, sistema de freio, mancal de munhão e caixa de tração com reduzida da Bandeirantes.
Ainda tem a opção das caixas de tração engesa com reduzida e divorciada.

Roger, as D20s que você traçou eram que ano? eram com câmbio clark?
Quanto tempo faz, elas estão sendo usdas em viagens longas também ou apenas para expedições? Deram algum problema na tração após a adaptação. Outra coisa o euxo engesa utilizado era com freios e lona ou disco?
Você tem o nome do modelo dessa CT engesa que você usou?
Abraço,
Giovanni

Marcos_mfcm
10/03/2012, 11:40
Teste da A20 4x4 original de fábrica, aquela com suspensão dianteira independente que não deu certo porque quebrava as cruzetas dianteiras:
Quatro Rodas Coleção Digital - Digital Pages (http://quatrorodas.abril.com.br/acervodigital/home.aspx?edicao=354&pg=112)

Marcos_mfcm
10/03/2012, 11:48
Teste da "blazer" C10 da Sulam e da C10 com tração 4x4 da Engesa. Em pdf.

4x4 e Pickup n.02-PDF.pdf - 4shared.com - document sharing - download (http://www.4shared.com/office/MAlzTWw5/4x4_e_Pickup_n02-PDF.html)

Loras
10/03/2012, 16:54
Tem D20 4x4 pronta a venda no Mercado Livre.

De repente encurta o caminho...

D20 4x4 Original De Fabrica (ñ É F1000 Ranger S10 Silverado) - Ano 1990 - 999999999 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-226459396-d20-4x4-original-de-fabrica-n-e-f1000-ranger-s10-silverado-_JM)

Uma C20:

C20 Custom 4x4 6 Cilindros Poaparts - Ano 1989 - 165204 km - no MercadoLivre (http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-224312011-c20-custom-4x4-6-cilindros-poaparts-_JM)

E no Rolo4x4:

D-20 4x4 turbo diesel | Rolo 4x4 - Classificados de veículos off road para compra e venda de peças e acessórios (http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=36493&cat=1&item=30&titulo=D-20%204x4%20turbo%20diesel%20)

Abs.

Marcos_mfcm
10/03/2012, 23:57
O problema é o preço. A primeira é uma D20 cabine dupla 1990 por R$40 mil. Por este preço tem picape do mesmo ano e cabine dupla por R$25 mil. A segunda além de ser a gasolina tem "alguns podrinhos". Tradução: está um bagaço. E a terceira é a que está com o preço mais realista. Ou seja, em geral o cara gasta R$5 mil e quer vender por R$10 mil ou R$15 mil a mais e dificilmente alguém compra.

SERGIO AUGUSTO
11/03/2012, 07:03
Fala Marcos:
Ao que parece está decidido a "traçar" a D20. Então de uma olhada no link Kit Tração 4x4 D20,d10,silverado,bonanza,etc. - R$ 4.500,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226415014-kit-traco-4x4-d20d10silveradobonanzaetc-_JM) , se é que não já viu.
Penso que deve evitar o sistema com suspensão independente(com bandejas), pois o eixo rígido é mais resistente. No kit do link, eu tentaria trocar a CT ENGESA por uma de BAND com redução, e trocaria o cambio por um ZF 5S420(o da F250). Ou melhor ainda, se tiver com di$$$posição,rs, se encontrar um eixo dianteiro, cambio e ct da F250, num desmanche, ai, pode fazer um negócio bem legal. Entra em contato com Afonso da TT4, em baurú. Se tá mesmo definido a fazer o serviço, o Afonso é uma fonte que não deve deixar de consultar, além de conhecer a fundo do assunto, tem experiencia e know how.
Abraço.
Sérgio.

Zuriel
11/03/2012, 08:26
Fala Marcos:
Ao que parece está decidido a "traçar" a D20. Então de uma olhada no link Kit Tração 4x4 D20,d10,silverado,bonanza,etc. - R$ 4.500,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226415014-kit-traco-4x4-d20d10silveradobonanzaetc-_JM) , se é que não já viu.
.

Esta T-case é estranha, não?
Pelo que ja andei pesquisando, existem 3 tipos de t-case, duas pequenas sem reduzida e uma bem grande, quadrada, com reduzida, e dita "inquebrável".
Mas esta "quadradinha" aí é novidade.
Algum engeseiro especialisado se arrisca?

Marcos_mfcm
11/03/2012, 15:21
Fala Marcos:
Ao que parece está decidido a "traçar" a D20. Então de uma olhada no link Kit Tração 4x4 D20,d10,silverado,bonanza,etc. - R$ 4.500,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226415014-kit-traco-4x4-d20d10silveradobonanzaetc-_JM) , se é que não já viu.
Penso que deve evitar o sistema com suspensão independente(com bandejas), pois o eixo rígido é mais resistente. No kit do link, eu tentaria trocar a CT ENGESA por uma de BAND com redução, e trocaria o cambio por um ZF 5S420(o da F250). Ou melhor ainda, se tiver com di$$$posição,rs, se encontrar um eixo dianteiro, cambio e ct da F250, num desmanche, ai, pode fazer um negócio bem legal. Entra em contato com Afonso da TT4, em baurú. Se tá mesmo definido a fazer o serviço, o Afonso é uma fonte que não deve deixar de consultar, além de conhecer a fundo do assunto, tem experiencia e know how.
Abraço.
Sérgio.

Obrigado pelas dicas, não tinha visto o kit no ML.
Qual a vantagem da troca da CT da Engesa pela da Band? É só a redução?

Marcos_mfcm
11/03/2012, 15:23
Estas duas pequenas são montadas na vertical ("em pé") e a grande é montada na horizontal ("deitada")? Vi uma destas grandes em um chassi de uma picape Chevrolet no Exército. Era enorme.

Loras
11/03/2012, 16:12
Sobre o custo ML.

As coisas andam um tanto "superestimadas" no Mercado Livre, em termos de valor.

Certamente negociando aquela D20 branca traçada por 25k sai um bom negócio.

Veja, não conheço a camionete, tampouco o dono.

Mas se juntar:

4,5k kit Engesa + 2k revisão / instalação (rolamentos, retentores, cardãs, barras de direção, amortecedores, etc).

Já chega em 1/4 do valor. Se acrescentar mais 5k pelo motor Q20B... meia camionete.

De repente vale a pena comprar pronto. A não ser que faça questão de tracionar uma D20 que já tem na garagem...

Abraço.

SERGIO AUGUSTO
11/03/2012, 16:19
Obrigado pelas dicas, não tinha visto o kit no ML.
Qual a vantagem da troca da CT da Engesa pela da Band? É só a redução?
Fala Marcos:
Em princípio a redução, e também penso que manutenção, peças, reparos, a da Band seja mais fácil de lidar/encontrar material.
Abraço
Sérgio.

SERGIO AUGUSTO
11/03/2012, 20:57
Marcos:
Da uma olhada nos links PICAPES GM (http://www.picapesgm.com.br/dicas/dica_4x4instalacao01.htm) PICAPES GM (http://www.picapesgm.com.br/dicas/dica_4x4instalacao02.htm)
Abraço.
Sérgio

RogérioNunes
12/03/2012, 21:14
Opa!

1-As d20 eram 86 e
89 ambas com clark 240V.
2- Tem 4 anos que fiz esses serviços. Uma delas,a 86, tá rodando aqui por perto e a outra é cabine dupla e é usada constantemente para viajens longas e pelo que sei não tiveram nenhum problema com a adaptação somente manutenção de rotina e ambas foram montadas com freio a disco.
A caixa de tração de uma delas é essa da foto.



Roger, as D20s que você traçou eram que ano? eram com câmbio clark?
Quanto tempo faz, elas estão sendo usdas em viagens longas também ou apenas para expedições? Deram algum problema na tração após a adaptação. Outra coisa o euxo engesa utilizado era com freios e lona ou disco?
Você tem o nome do modelo dessa CT engesa que você usou?
Abraço,
Giovanni

RogérioNunes
12/03/2012, 21:52
A outra D20 foi montada com a tração toyota bandeirante com reduzida no cambio clark 240V.

carlos-godoy
13/03/2012, 17:37
Uma idéia passou pela minha cabeça: a suspensão dianteira passa a ser por feixe de molas, o que torna a picape muito dura. Para melhorar isso, seria possível deixar só uma lâmina do feixe para segurar o eixo e colocar molas helicoidais como no Engesa?

RogérioNunes
13/03/2012, 19:52
Não seria possível.Uma única mola não seguraria a torção do eixo qdo este estivesse tracionando em alguns casos quebra até a mola.
Um feixo de mola bem trabalhado e com amotecedor adequado fica bem macio o problema é achar o resultado dessa equação.



QUOTE=carlos-godoy;1648046]Uma idéia passou pela minha cabeça: a suspensão dianteira passa a ser por feixe de molas, o que torna a picape muito dura. Para melhoraca r isso, seria possível deixar só uma lâmina do feixe para segurar o eixo e colocar molas helicoidais como no Engesa?[/QUOTE]

Rppel
18/03/2012, 09:39
Se tiver dúvidas ou quiser comprar, experimente GM - Chevrolet - D20 Custom 3.9D - 95/95 - R$ 32.000,00 - SHOPCAR (http://www.shopcar.com.br/view.htm?id=324485&cp=)

diego4x4
03/04/2012, 14:03
4. com relação a suspensão independente as A20 e C20 com 4x4 de fábrica com kit engesa vinham com esse sistema,

Pelo que lí até hoje esse sistema de suspensão independente com barra de torção que saiu em algumas D20 eram originalmente GM e não engesa. De fato o sistema apresentava fragilidade em alguns ítens e foi descontinuado.

Já traçei duas D20 sendo uma com eixo engesa e caixa de tração tb engesa divorciada, sem reduzida e outra com eixo da F75 modificado pra receber cubos, sistema de freio, mancal de munhão e caixa de tração com reduzida da Bandeirantes.
Ainda tem a opção das caixas de tração engesa com reduzida e divorciada.

Roger tb estou adaptando 4x4 em uma blazer que comprei recentemente abri até um tópico para ter uma melhor ideia de qual caixa usar, ai me opinaram a colocar essa transmissão divorciado do engesa, mas percebi que algumas delas não possui reduzida, mas eu necessito de redução, então qual caixa de tração do engesa que é com redução do Fase1 ou 2. E conhece alguém que tenha? Abraço

RogérioNunes
03/04/2012, 19:25
Roger tb estou adaptando 4x4 em uma blazer que comprei recentemente abri até um tópico para ter uma melhor ideia de qual caixa usar, ai me opinaram a colocar essa transmissão divorciado do engesa, mas percebi que algumas delas não possui reduzida, mas eu necessito de redução, então qual caixa de tração do engesa que é com redução do Fase1 ou 2. E conhece alguém que tenha? Abraço

Diego, tanto a caixa de tração do jeep engesa F1 ou F2 não tem reduzida.A que tem reduzida são as que sairam nos engesa pick-up E34 e nos caminhões. A última foto da sequencia é um cambio 240V com tração engesa do F1.
Qual motor e cambio vai usar na blazer?

339699339698339700

diego4x4
04/04/2012, 00:19
Diego, tanto a caixa de tração do jeep engesa F1 ou F2 não tem reduzida.A que tem reduzida são as que sairam nos engesa pick-up E34 e nos caminhões. A última foto da sequencia é um cambio 240V com tração engesa do F1.
Qual motor e cambio vai usar na blazer?

339699339698339700

uhmm agora entendi então, eu vou utilizar o motor e caixa original que esta montado nela, ela esta rodando normalmente só vou monstrificar ela um pouco hehehe. O motor é o Vortec v6 4.3 e a caixa dizem que é a caixa mazda manual onde a rabeta que é necessário tirar para acoplar uma t-case não sai, e para tentar fazer algo mais simples possível queria colocar uma reduzida divorciada, um amigo meu aqui me deu a ideia de fazer isso com uma t-case de band. adaptar ela para que fique divorciada da caixa e eu achei bem simples, e boa a ideia.

Tenho tb a opção de pegar um cambio de c10 mas seriam muitas adaptações, e para mim quanto mais original estiver melhor é.

RogérioNunes
04/04/2012, 00:44
Opa, a primeira caixa na sequencia das fotos é a que tem reduzida.
Adaptar uma tcase da band divorciada não é tão simples assim. Terá que fabricar um eixo entalhado para a engrenagem intermediária,travessa,suportes, cardãs...é um trampo que rende uma boa mão de obra.Além disso, terá que desenvolver um mecanismo para acionar a tração e reduzida.


Diego, tanto a caixa de tração do jeep engesa F1 ou F2 tem reduzida.A que tem reduzida são as que sairam nos engesa pick-up E34 e nos caminhões. A última foto á sequencia é um cambio 240V com tração engesa do F1.
Qual motor e cambio vai usar na blazer?

339699339698339700

Glauco mendes
04/04/2012, 22:38
Caixa de transferencia e redução do Jeep Engesa divorciada do câmbio.........

Abs...339859339860

RogérioNunes
05/04/2012, 00:12
Glauco, tem certeza que essa caixa é engesa? De qual viatura?
Dos jeeps sei que não é, pelo menos dos modelos f1,f2,f3,E34.

Glauco mendes
06/04/2012, 16:27
Glauco, tem certeza que essa caixa é engesa? De qual viatura?
Dos jeeps sei que não é, pelo menos dos modelos f1,f2,f3,E34.

Blz Roger minha certeza é que estava instalada num Engesa F2, agora se é original é uma boa pergunta...

Abs.....

RogérioNunes
08/04/2012, 09:04
340102340102
Blz Roger minha certeza é que estava instalada num Engesa F2, agora se é original é uma boa pergunta...

Abs.....

Com certeza não é original do F2,pelo pouco que conheço de engesa nenhum jipe saiu com caixa de tração divorciada. O F2 e o F3 tem a mesma caixa de tração acoplada ao cambio como o da foto abaixo.

GOV.MEINES
22/04/2012, 03:16
Boa noite amgos tenho uma C20 89 CD 4 portas com tração original GM (QT engenharia) cambio 240v,caixa de redução ZF com saida para esquerda, bandeijas , barras de torção tudo original. Defeitos da suspenção 1:não tem pivos,terminais,nada de articulação da barra de direção por ter bitola maior que as C,A,D 20 normais 2:barras de torção não tem como encomtrar(as duas que tenho mandei fazer em empresa especializada em barras e bloqueios.Tenho a caminhonete a lomgo tempo otima, mas a falta de peças fez eu optar por trocar a suspenção por eixo rigido de troller com feixe de molas.Optei por eixo de troller por ter diferencial do lado esquerdo que é compativel com a saida da caixa.O comjunto caixa de tração e redução ZF(é uma das melhores)+ cambio 240v,par perfeito.A dificuldade esta em achar o eixo de troller acima de 2002 por ser 6 furos,e dana 44 igual o eixo GM,outra opção é retrabalhar o eixo de rural canela groça,com inverção de bola de diferencial e freios a disco para 6 furos,feixe de molas de toyota moderna por ser mais macia DIZEM.Alguma duvida que eu possa ajudar estou disponivel.ABRAÇOS GRATO

GOV.MEINES
22/04/2012, 03:38
Bom dia a onde se le (saida para esquerda) é saida para direita lado do motorista.grato.

Solon
27/08/2012, 11:58
Prezados amigos, sou novo neste forum e estou precisando de uma ajuda. Sou proprietário de uma Chevrolet A20 cabine dupla 4x4 ano/modelo 89/90, pouco rodada. A suspensão é aquela com barras de torsão e para minha infelicidade uma das barras quebrou. Para completar, um dos pivos também esta com folga. Como sei que é praticamente impossível achar estas peças em concessionárias chevrolet, pergunto:

1º Existe alguém ou alguma empresa que fabrica a barra de torsão?
2º Tem como como substituir o pivo por o de outra pickup nacional?
3º Ou seria mais fácil substituir a suspensão dianteira?
4º Me disserm que tem uma firma no Sul do Brasil que fabrica uma suspensão dianteira com mola helicoidal para este modelo da GM, é verdade?

Por favor, preciso de uma luz. Agradeço desde já aos amigos que puderam ajudar.

RoadRunner
27/08/2012, 21:33
Olá,

O PauloRS do forum picapesgm tem uma D20 com essa susp e a usa normalmente, entre em contato com ele, certamente podera te ajudar.

[s]

Solon
27/08/2012, 21:40
Amigo RoadRunner,

Valeu a dica.

Obrigado!

RONALDO DE SOUSA CARVALHO
14/10/2013, 02:45
amigo qd vc transformou sua bonanza em 4x4, ela ficou amarrada para andar na estrada? tipo ainda dava uns 130 km por hora ? o acionamento era feito na roda ou por dentro do veiculo? tinha reduzida? deu muitos problemas a adaptação ndepois?

uvantuil
14/10/2013, 08:22
Já viu as F1000 da policia cabine dupla (acho que ja vi pcsp e outros estados) vi algumas anunciadas ja sendo 4x4, onde teria que ver motor e demais itens, bem como pintura... mas ja teria um sistema 4x4 nativo... pode ser uma opção...

uvantuil
14/10/2013, 08:45
Zanzando pela internet encontrei uma f350 americana 88 modelo semelhante as f1000 93 97.
Detalhe:
Dupla, 4x4, v8 navistar internacional, dupla e caçamba longa....
Estou ate hoje procurando o cara mas não consegui encontrar...
Preta interior vermelho...
Acionamento do 4x4 manual...

Também já vi essa não lembro onde mas você comentando. lembro da imagem...

overtraining
18/04/2014, 20:18
A quem possa interessar, comprei a "criança" das imagens a uns 5 anos, e nunca tive condições para fazer o que eu queria, pois a falta de tempo, e de local apropriado me ferrou..., felizmente consegui um espaço e agora é mãos a obra.
Adoro graxa, tenho algum conhecimento de mecânica (trabalho com carros elétricos), e pretendo deixar a minha criança em condições de uso diário, e devidamente atualizada...
Agradeço antecipadamente as dicas que os companheiros de fórum possam me transmitir.
As alterações que já fiz:
- Instalei um motor de Silverado (Gasolina).
- Substitui o tanque antigo (aço) por um tanque de plástico (Bepo).
- Tenho guardado o cambio de 5 marchas do Jipe Engesa, pois o original dela é de 4 marchas.

Pretendo agora substituir os feixes de molas dianteiros que são bastante ultrapassados pelos
da Toy Band.
E assim todo final de semana dou uma adiantada e tomar umas cervas :brinde:
Postei também algumas imagens da menina.

Grato
Otto

Troller-a-vista
18/04/2014, 20:46
CD original? ate onde eu saiba as CD comecaram em 88, mas posso estar errado...

Kim
18/04/2014, 21:01
Cara, seu projeto é um tesão, parabéns!
A única coisa que vai pecar, é o cambio...
O cambio que tem, a 4ª marcha é 1:1, o cambio engesa a 5ª marcha é 1:1.
Está trocando seis por meia duzia...

overtraining
18/04/2014, 21:57
Kim, primeiramente agradeço o interesse.
A ideia no caso do cambio não é a 5º marcha é o escalonamento das primeiras marchas (redução).
O que Vc acha?

sallespickup
19/04/2014, 09:46
primeiramente bela camionete;

Troller, 85 é a primeira dupla 4 portas original

seguindo, o filtro de ar coloca o da C20 mesmo, é só deixar depois do fluxo de ar tudo como esta, os feixes de molas, não sei bem se vai dar, pois como os da Band são mais longos, teria de ter mais chassi na frente pra ancora-los, senão tira o eixo de posição e bate na lata , isso é se couber na lata, pode ficar muito pra traz, ja vi uma que o rapaz deixou apenas a mola mestra e fez uma mola espiral que parecia ser da F1000 em cima do eixo, mais isto vai ter de medir certinho
outra coisa se sua caixa de transferencia não tiver reduzida, o cambio 240v vai fazer o papel dela, e ai vale muito a pena, e uma pergunta a sua transferencia é divorciada ou junta como no engesa??? pois a maioria dos kits pra linha GM são divorciadas(separadas do cambio e ligadas por cardan), se a sua for assim e seu cambio 5 for do engesa mesmo, ai tera um probleminha, pois no engesa a transferencia é junto, e faltarão peças nesta montagem, e nem tenta usar do 4 marchas que nada da certo

overtraining
19/04/2014, 10:31
Grato pelo elogio, mas pelos catálogos que vi o feixe dianteiro da band tem 1120 mm olhal/olhal medi o feixe da minha no lugar
e deu 1150 mm olhal/olhal, desta forma acredito que o único praticamente "trabalho" se resume em "alargar" os apoios/conexões.459777459778459779459780

overtraining
19/04/2014, 10:35
Original, ela era de Furnas esta adaptação era feita pela Engesa, que fazia isso a mais tempo há A10, C10 etc feitas, não sei
quando começou, a Engesa vendia Kits.

Sonhador
19/04/2014, 19:56
Parabens seu projeto , sonho de consumo !!

acho que tem uma c20 no forum acredito que com mecanica semelhante a sua ...se mal me engano e tcutchuca o nome que o proprietario deu a ela e deve ser o nome do post.

overtraining
19/04/2014, 23:20
Parabens seu projeto , sonho de consumo !!

acho que tem uma c20 no forum acredito que com mecanica semelhante a sua ...se mal me engano e tcutchuca o nome que o proprietario deu a ela e deve ser o nome do post.

Sonho de consumo, sonho de adolescente.
Grato pela dica!

sallespickup
20/04/2014, 00:49
é caixa divorciada mesmo, então com cambio 240V que tem a primeira bem curta fica como se tivesse reduzida, e o cambio é do engesa ou D20(tem a parte trazeira ou era acoplado)

overtraining
20/04/2014, 07:34
é caixa divorciada mesmo, então com cambio 240V que tem a primeira bem curta fica como se tivesse reduzida, e o cambio é do engesa ou D20(tem a parte trazeira ou era acoplado)

Exatamente!

sallespickup
20/04/2014, 10:29
viu a trazeira do cambio que vc conseguiu? tem a flange do cardam e o suporte do coxim ou é aberto??

overtraining
20/04/2014, 19:37
viu a trazeira do cambio que vc conseguiu? tem a flange do cardam e o suporte do coxim ou é aberto??

Tem a Flange do cardam

Sonhador
20/04/2014, 20:20
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/82504-a20-4x4-tchutchuca-preparacao-3.html

como havia comentado a tchutchuca e o tamanho da criança

sallespickup
20/04/2014, 21:28
então ta facinho, pra colocar o cambio, só mede a cruzeta pra ver se é igual em sendo é tirar um e colocar o outro

Sonhador, a tcutcuca eu conheço pessoalmente, é enorme!!!

overtraining
21/04/2014, 18:31
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/82504-a20-4x4-tchutchuca-preparacao-3.html

como havia comentado a tchutchuca e o tamanho da criança

Eu vi, realmente ficou bem grande.

overtraining
21/04/2014, 18:33
então ta facinho, pra colocar o cambio, só mede a cruzeta pra ver se é igual em sendo é tirar um e colocar o outro

Sonhador, a tcutcuca eu conheço pessoalmente, é enorme!!!

Não existe impossível em mecânica, existe inviável, no caso do cambio, dá pra colocar de qualquer forma, uma torneada, uma frezada, e vai...

sallespickup
21/04/2014, 18:51
só falei da cruzeta pra ficar mais rapido na hora da troca, mesmo porque é só trocar a flange do cardam e colocar a cruzeta que casa com o cambio simples

overtraining
21/04/2014, 18:59
Eis a substituição do tanque de combustível.45998545998645998745998845998945999045 9991

- Definitivamente não gostei do dreno...
- A boia usei a velha estava enferrujada, mas dei uma limpada e bicromatizei novamente, pois depois de ver a qualidade das novas...
- As cintas e fiz de inox grau alimentício (baixo índice de carbono), cortei e vinquei ficou perfeito.
- A borracha para diferenciar usei "lençol maravilha" que tem boa resistência mecânica (costumam usar para revestir cabine de jato de areia).

De resto semana que vem vou tirar um dos feixes originais colocar lado a lado com um feixe da Toyota e...

Abraço!

lucciano amaral
21/04/2014, 21:03
vou acompanhar o topico, bela viatura....

overtraining
22/04/2014, 06:21
vou acompanhar o topico, bela viatura....

Bem vindo!

lucciano amaral
22/04/2014, 08:08
Bem vindo!

OBrigado amigo, abraços

reslima
22/04/2014, 15:20
Parabens pela viatura! Tenho uma A10 1986 com uma configuração bem parecida com a tua, a Antonieta. Tirei o 4.1 álcool original e também instalei um MPFI de silverado. Pretendia colocar 4x4, mas por enquanto, por outras prioridades, o projeto está parado.
Curti muito o tanque plástico que instalou, se puder informar onde comprou, eu agradeço!
Abraço e mais uma vez, parabéns pelo carro!
Renato S. Lima

overtraining
22/04/2014, 18:11
Parabens pela viatura! Tenho uma A10 1986 com uma configuração bem parecida com a tua, a Antonieta. Tirei o 4.1 álcool original e também instalei um MPFI de silverado. Pretendia colocar 4x4, mas por enquanto, por outras prioridades, o projeto está parado.
Curti muito o tanque plástico que instalou, se puder informar onde comprou, eu agradeço!
Abraço e mais uma vez, parabéns pelo carro!
Renato S. Lima

Comprei nesta loja, na época era o melhor valor paguei R$ 270,00 (Julho/2013)

Paraná Comércio de Peças para Veículos Ltda - Peças e Acessórios para Caminhões
Av Ragueb Chohfi, 1641, Jd Três Marias, São Paulo - SP, 8375000
TEL.: (11) 2919-3703 / 2919-5183

Mas compensa procurar na internet e existem outras marcas tem uns com 100 Litros.
Abçs

sallespickup
22/04/2014, 21:44
overtraining, e relisma, cuidado com esse tanque ai da bepo, ja vi dois de colegas que ele trincou e começo a vazar, no fundo e um deles é bem ai nesse dreno, que na verdade a bepo o fez pra colocar o dreno de ferro do mercedes, pra escoar a agua, prefiro o tanque de chapa

overtraining
23/04/2014, 05:20
overtraining, e relisma, cuidado com esse tanque ai da bepo, ja vi dois de colegas que ele trincou e começo a vazar, no fundo e um deles é bem ai nesse dreno, que na verdade a bepo o fez pra colocar o dreno de ferro do mercedes, pra escoar a agua, prefiro o tanque de chapa
Valeu pela dica, vou acompanhar, pois agora está feito, mas a instalação eu fiz a uns 5 meses e ele passou por todo
aquele calorão do efeito estufa, se der vazamento aviso todo mundo.
P.S. Se vazar compro inox e faço um...

sallespickup
23/04/2014, 08:36
desconfio que seja as estradas de terra, pois as duas em questão fazem trilha, uma é dupla 4x4 como a sua, e a outra uma simples 4x2, que assim como eu gostamos de ir em rampas de voo e lugares assim, então agente passa por bastante estrada de chão

overtraining
23/04/2014, 16:26
desconfio que seja as estradas de terra, pois as duas em questão fazem trilha, uma é dupla 4x4 como a sua, e a outra uma simples 4x2, que assim como eu gostamos de ir em rampas de voo e lugares assim, então agente passa por bastante estrada de chão

Mas simplesmente trincou, ou sofreu alguma ação mecânica? eu curto o Sul de Minas e sempre enfiei meu velocípede em
tudo que é barroca, amassar rodas e arrancar escapamento era normal, por isso comprei a A 20 4 X 4 e gosto de fazer trilhas longas a pé, 8, 10 horas de pézão... a grandona é pra levar longe da civilização.

sallespickup
24/04/2014, 07:21
trincado mesmo, não tinha a minima marca de batida, parece que o peso do combustivel pulando dentro do tanque o fez trincar

overtraining
24/04/2014, 22:02
trincado mesmo, não tinha a minima marca de batida, parece que o peso do combustivel pulando dentro do tanque o fez trincar

legal, Vc tinha que botar minhoca na minha cabeça...
Sei que existem outras marcas de tanque de plástico sem este "bujão" mas não pensei duas vezes quando vi o valor deste
tanque da Bepo.:pensativo:

sallespickup
26/04/2014, 07:13
pras nossas camionetes, só esse bepo e o original das D20 de 93 em diante que levam 126 L, mais como disse eu deixaria o de chapa, (novo é claro)

gutotf
01/05/2014, 20:27
aproveitando este topico para para tirar uma duvida se ouve uma melhoria significante na troca do motor injetado, eu tambem tenho uma cd 4x4 engesa motor alcool que nao passa dos 110kh parado 5 anos e agora pretendo reformar

AndrePhMCR
01/05/2014, 22:52
Salve, Overtraining! Acompanhando o tópico! Estou pra comprar uma vintona dupla e acho que vou seguir suas modificações!
Está de parabéns pelo projeto!

Fabio Diniz
03/05/2014, 08:39
Opa, seguindo estas modificações.

Parabéns pela pickup.

Abraços

sallespickup
04/05/2014, 20:05
GutoTf, motor injetado não faz milagre o seu carro não passo dos 110, por causa de diferencial, tem de ver que relação ta la, e veja se a caixa de transferencia tem reduzida, pois as vezes ela ta na reduzida

ferraz
06/05/2014, 10:01
Bom dia.
Quanto ao eixo, alguém poderia dizer mais a respeito dos eixos bras eixo, eles são resistentes para usar pneus 33", alguém já os transformou em dana 44, como fazem com os eixo do jeep engesa?

A caixa de trção sem reduzida supre as necessidades de uma C20 em passeios e trilhas leves?

sallespickup
06/05/2014, 12:00
dos eixos os colegas que tenho todos usam 33 e nunca quebrou, ja a transferencia se tiver com cambio 240v(primeira pra traz) não tera problemas, pois a primeira dele faz o papel de reduzida muito bem

gutotf
06/05/2014, 22:59
valeu pela dica do diferencial salles ,ela nao tem reduzida somente 4marchas transformado pela engesa

sallespickup
07/05/2014, 09:52
então coloca um cambio 240V 5 marchas da D20 que não tem aperto em lugar nenhum pois tem a primeira trator

tonatto
19/01/2015, 16:50
Pessoal aproveitando o post,tenho uma veraneio 4.1 92, Caixa 5 marchas,estou pensando em colocar 4x4,porém pelo que ando lendo ao longo do tempo,acho que não é viável,então vos lhe pergunto,muda muito se eu colocar um bloqueio kaiser ou similar atrás?E um guincho na frente,pneus o que me indicam ,uso 50% no asfalto,porém sempre vou a lugares com morros e aqueles aclives lisos...por que somando por baixo,um kit para ela 4x4 5.500 só o kit fora instalação ,revisar todas as peças etc..pode colocar aí mais uns 3 mil...

tonatto
19/01/2015, 16:51
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-609208695-engesa-pecas-kit-traco-total-4x4-picapes-gm-acd-1020-_JM

overtraining
30/08/2015, 19:42
Após um longo período no cavalete, sem postar nada, volto a trabalhar no meu brinquedo, estou trabalhando sozinho, parte a parte, retirei o eixo traseiro, já desmontei e deu para notar que foi maltratada por fora e por dentro também, pretendo substituir
todos componentes de desgaste, meu problema é que não sei quais as folgas mínimas ou máximas do diferencial, há algum manual onde eu possa consultar? estou postando uma foto da plaqueta do diferencial se alguém puder ajudar fico grato!510645510646

sallespickup
31/08/2015, 23:56
folga da coroa e pinhão, se tiver relogio comparador é de 0.20 a 0.35, mais se estiver mais não tente regular pois começa a roncar, ai ou deixa assim ou troca a coroa e pinhão, eu particularmente não uso relogio a anos, é no tec tec, ja acostumei ...rsrrsrs, se precisar de algo de peça dele tenho bastante coisa..

overtraining
01/09/2015, 05:35
Um dos calços (ferro fundido) que fica entre a caixa satélite e a carcaça (ajuste) está quebrado, o eixo satélite apresenta desgaste onde trabalha uma engrenagem satélite, e também que os semieixos estão encostando no eixo satélite.
O que você diz??
E fico grato pelo retorno.

sallespickup
03/09/2015, 09:56
calso quebrado deve ter sido o Mexanico que mexeu por ultimo, mais é a regulagem do diferencial, passa o dedo nos dentes e ve se não estão como faca, se sim ja era a coroa e pinhão, ja o pino da satelite, se ele não tiver folga dele em relação ao alojamento da caixa satelite, é só colocar um pino novo, e as pontas gastam em cima dele mesmo, ah veja se a satelite que roda no pino não gastou ou marcou por dentro

overtraining
03/09/2015, 20:25
510984510985510986510987510988

Verifiquei que as engrenagens (coroa e Pinhão) estão com canto bem vivo, mas não diria afiados, os rolamentos estão feios
o óleo estava com muita limalha, as engrenagens da caixa satélite apresentam "caries"causadas por oxidação e o eixo da caixa satélite está com degrau, quanto as engrenagens orbitais (se o nome estiver errado corrija), acho mais fácil verificar a folga em um eixo novo.

sallespickup
04/09/2015, 20:10
falta um teste muito importante, pega o pino, que vc chama de eixo das satelites, e ve se entra justinho na caixa satelite, pois pelo que vc fala Eu diria que vc vai aproveitar somente a caixa satelite, isso se o furo dela não estiver folgado, prepara o bolso, eu tenho 2 casais de coroa e pinhão um semi novo e um novo, conjuto de pino trava e satelites e planetarias compra novo, não tem jeito, ah uma pergunta de onde é os pedaços de engrenagens, pois não vi na foto....

overtraining
04/09/2015, 20:15
Dá uma olhada nas ultimas imagens que postei escrevi "dentes de engrenagem sobrando" tá bem grande...
Já fui procurar um cara que conhece bem, coroa e pinhão estão em bom estado, o eixo do planetária até daria para usar, mas
as engrenagens da caixa satélite estão Fu... isso eu já imaginava...

overtraining
04/09/2015, 20:21
Hoje me lembrei que eu tenho um equipamento "rebocador industrial" que era protótipo de uma empresa e não deu certo, ele usa o diferencial de S10 que não rodou nem 5KM, já desmontei o cara e descobri que o sistema de freio da S10 serve certinho no diferencial Braseixos da A20, já estou trocando tudo, e vai sobrar o diferencial S10 tudo novinho, vou ver se consigo trocar com alguém... :dance:

vinicius bage
21/07/2016, 21:07
Opa blz pessoal preciso de ajuda tenho uma d 10 trablho com ela atendimento rural tratores maquinas, ja ando com o cabo no fucinho não pode ver barro qual a melhor adapitação a fazer tração enjesa é mosca branca não se acha vamos adapitar outra, motor motor maxion s4t caixa de quinta para baixo ok obrigado pessoal.

Sonhador
21/07/2016, 22:05
ai no sul tem uma empresa que vende veiculos e peças militares ..... quem sabe não acha algo que possa te ajudar inclusive peças engesa

:: STEINDORFF VIATURAS :: Tanques - Jeep's - Caminhões - Pickups (http://www.steindorffviaturas.com.br/site/index.php)

Sergio c
22/07/2016, 10:27
Já vi D20 com tração adaptada para 4x4, mas não lembro que eixos foram usados.

vinicius bage
22/07/2016, 13:17
valeu pessoal vou seguir pesquisando vou tentar colocar uma tração moderna para ter peças faceis de encontrar.

vinicius bage
23/07/2016, 19:31
Opa tranquilo adquiri uma engesa vou montar na minha d10 falta cardam dianteiro e outras coisas estao estragadas vamos ver qual a relaçao dos diferencias da engesa nao quero trocar o meu.

xibiu!!!
23/07/2016, 19:55
Essa camionete D10 - cabine dupla e 4x4, vai ficar show...!:concordo:

533040

vinicius bage
24/07/2016, 20:02
valeu aceito qualquer dica passei o dia desmanchando a engesa vou pintar, vou colocar a d10 encima.

Maximus Augustus Meira
26/09/2016, 10:26
Bom Dia rapaziada. Preciso de uma orientação dos colegas mais experientes. Tenho uma d20 muito rara e nova. ela é gabinada, motor maxion pluz turbo, cx e diferencial clark , original. Quero traça-la com um kit resistente para trilhas pesadas. vou reforçar o chassis e tenho opção de colocar a tração completa com os diferenciais da f250, no motor 6cc da silverado diesel.

RogérioNunes
26/09/2016, 20:11
Seja bem vindo ao Fórum Maximus!
Que orientação você precisa?

Daviet
15/08/2017, 22:22
Qual seria o modelo desse eixo? Para referência na hora de buscar caixa satélite. E falando nisso, conseguiu encontrar a caixa satélite blocante para esse eixo? Saberia informar o modelo da caixa?

Após um longo período no cavalete, sem postar nada, volto a trabalhar no meu brinquedo, estou trabalhando sozinho, parte a parte, retirei o eixo traseiro, já desmontei e deu para notar que foi maltratada por fora e por dentro também, pretendo substituir
todos componentes de desgaste, meu problema é que não sei quais as folgas mínimas ou máximas do diferencial, há algum manual onde eu possa consultar? estou postando uma foto da plaqueta do diferencial se alguém puder ajudar fico grato!510645510646

reslima
16/08/2017, 08:26
Esse eixo é o braseixos 405... Na hora de buscar pela caixa de satélite, leve em conta também a relação, pois existem caixas diferentes, dependendo de qual coroa e pinhão utiliza...


Qual seria o modelo desse eixo? Para referência na hora de buscar caixa satélite. E falando nisso, conseguiu encontrar a caixa satélite blocante para esse eixo? Saberia informar o modelo da caixa?

Domingos Fabri
21/11/2018, 21:10
Boa noite pessoal, sempre observo e acompanho os comentários aqui do pessoal, sou novo aqui e tenho uma dúvida e preciso de ajuda
Eu tenho uma D10 muito linda, ano 82, Perkins, 4 marchas Clark, e queria saber se há possibilidade de colocar traçao na dianteira, pois utilizamos ela em terreno difícil e as vezes passamos apertado, em sítios, fazendas , carregando peso .
Se é possível oque preciso?, qual o custo em mecânica e peças? Por gentileza pessoal , valeu

sallespickup
22/11/2018, 14:21
é só procurar pelo kit engesa, pra gm mesmo, vai gastar uns 10 mil colocado, fica mais dura, porem resolve, qualquer coisa da um toque que tinha um colega que tinha um

Domingos Fabri
22/11/2018, 15:40
Entendi, então eu não tenho que trocar o diferencial traseiro? Desculpa a falta de conhecimento minha.
Se o seu amigo ainda tiver o kit, eu tenho interesse, obrigado por enquanto irmão

sallespickup
25/11/2018, 11:06
zap 11 96448 6454

Domingos Fabri
27/11/2018, 11:55
Obrigado, vou ligar pra ele

Leopoldo Sá
20/01/2019, 19:59
Pessoal, tenho uma D-20 1991 motor Q20b. Quero colocar tração 4x4 nela. Alguém tem alguma idéia e/ou as peças que são necessárias?

Sergio c
20/01/2019, 21:55
https://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/102951-colocando-4x4-na-d20.html


https://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/10025-transformar-d-20-4x2-em-4x4.html (https://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/102951-colocando-4x4-na-d20.htmlhttps://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/10025-transformar-d-20-4x2-em-4x4.html)

Nesses tópicos tem umas ideias já.

Leopoldo Sá
20/01/2019, 22:41
Olá Sérgio. Obrigado! Alguém tem ou sabe onde tem as peças?

sallespickup
20/01/2019, 23:38
aqui em sp tem um colega com uma tração completa, ele fala em 10 mil

Sergio c
21/01/2019, 08:45
São meio escassas essas peças, mas tem que garimpar na net.
Olá Sérgio. Obrigado! Alguém tem ou sabe onde tem as peças?

thyagovieira
21/01/2019, 09:53
Pessoal, tenho uma D-20 1991 motor Q20b. Quero colocar tração 4x4 nela. Alguém tem alguma idéia e/ou as peças que são necessárias?

Sei que sua ideia é continuar com a D20, porém, pensando no gasto para execução do serviço será que não compensa vendê-la e comprar uma caminhonete 4x4 de fábrica? S-10, Ranger, Hilux, L200 ou uma F-1000

Maycon Arruda
26/01/2019, 01:56
e ai amigo primeiramente , bom dia boa tarde ou noite ... já que vc mora perto de mim poderia me responder uma coisa estou atras de um carro ( CAMIONETE ) para puxar meu barco pois gosto de pescar estou em duvida da ranger 2,8 , hilux sr5 que ta com o 4x4 danificado mas o preço ta acessível , hilux sw4 das antigas ou l200 das quadradinhas . qual vc me recomenda a q tenha melhor desempenho e custo x beneficio

caso saiba de algum veiculo 4x4 vendendo na região poderia me avisar

sallespickup
27/01/2019, 15:44
e ai amigo primeiramente , bom dia boa tarde ou noite ... já que vc mora perto de mim poderia me responder uma coisa estou atras de um carro ( CAMIONETE ) para puxar meu barco pois gosto de pescar estou em duvida da ranger 2,8 , hilux sr5 que ta com o 4x4 danificado mas o preço ta acessível , hilux sw4 das antigas ou l200 das quadradinhas . qual vc me recomenda a q tenha melhor desempenho e custo x beneficio

caso saiba de algum veiculo 4x4 vendendo na região poderia me avisar

a nivel tração SW4 e l200 das antigas são as mais robustas

Maycon Arruda
28/01/2019, 22:43
Qual vc me recomenda pra uso moderado na beira do riu so pra subir subidas com barco muito obrigado pela atenção e aguardo resposta

feliperods
17/06/2019, 13:28
Tenho uma caixa engesa do jipe que tanto o cardã dianteiro e traseiro saem do lado do passageiro, acredito que seja do F1 correto?
Consigo alterar a configuração dela para o cardã traseiro sair no centro? Acredito que o F2 seja assim, certo?

Walter da Camper
17/06/2019, 14:50
A caixa do Engesa F2 (mesma da Camper) tem a saída pelo centro.
Nunca ouvi falar nessa adaptação e, se pensar bem, ela não é viável porque a caixa do Fase1 tem engrenagem com os dentes retos e faz um rônco incômodo em certas velocidades, enquanto a do F2 é silenciosa por ter dentes helicoidais. Por isso é mais negócio trocar a caixa.
Por outro lado, se o ronco não for problema, pode usar essa caixa com saída lateral e deixar o cardan trabalhando enviesado, desde que a distância entre eixos não seja muito curta a ponto de ficar com ângulo lateral superior a uns 10°
Há várias Camper usando tcase de Band em que o cardan trabalha descentralizado, sem nenhum problema.


Tenho uma caixa engesa do jipe que tanto o cardã dianteiro e traseiro saem do lado do passageiro, acredito que seja do F1 correto?
Consigo alterar a configuração dela para o cardã traseiro sair no centro? Acredito que o F2 seja assim, certo?

TonyReis
05/03/2020, 18:08
Saudações a todos
Gostaria de obter informações de pessoas que realmente conhece essa raridade.
Estou em negócio com o proprietário de uma...Mais tenho medo da tração 4x4.
Essa C-20 é pra ser usada em fazenda na região do Pará...ela terá que enfrentar 50 km de chão.
Não tem atoleiro, mais tem muita subida e descida.
O carro não será utilizado tds os dias, mas quando precisar ir até a cidade pra fazer compra,médico entre outros .
E em caso de uma eventual emergência
Por isso preciso confiar na tração 4x4.
Desde já obrigado Tony

sallespickup
08/03/2020, 15:54
Saudações a todos
Gostaria de obter informações de pessoas que realmente conhece essa raridade.
Estou em negócio com o proprietário de uma...Mais tenho medo da tração 4x4.
Essa C-20 é pra ser usada em fazenda na região do Pará...ela terá que enfrentar 50 km de chão.
Não tem atoleiro, mais tem muita subida e descida.
O carro não será utilizado tds os dias,mais quando precisar ir até a Cidade pra fazer compra,médico entre outros .
E em caso de uma eventual emergência
Por isso preciso confiar na tração 4x4.
Desde já obrigado Tony

se for kit engesa com feixes de molas e diferencial rigido pode pegar sem medo, a parte mais fragil é a caixa de transferencia, no caso de ser sem reduzida, se for com reduzida é um monstro de forte, se for sem, ainda assim aguenta bastante desaforo, agora se a dianteira for com bandejas e barra de torção, ai podera ter problemas, não só pela robustez, mais principalmente por peças de reposição

Marciano Ricardo Volkmer
12/04/2020, 21:14
Olá pessoal sou novo no fórum
C alguém poder me ajudar estou tracionando minha d20 encontrei o eixo original 4x4 alguém tem receita de caixa reduzida moderna que de para adaptar a caixa dela e das modernas com 5 loka

Sergio c
13/04/2020, 13:51
Reduzida boa e forte seria a da Toyota Bandeirante, mas é cara e difícil de achar.
Olá pessoal sou novo no fórum
C alguém poder me ajudar estou tracionando minha d20 encontrei o eixo original 4x4 alguém tem receita de caixa reduzida moderna que de para adaptar a caixa dela e das modernas com 5 loka

sallespickup
14/04/2020, 00:28
Olá pessoal sou novo no fórum
C alguém poder me ajudar estou tracionando minha d20 encontrei o eixo original 4x4 alguém tem receita de caixa reduzida moderna que de para adaptar a caixa dela e das modernas com 5 loka

use a caixa de transferencia Divorciada da C10 engesa, pois como ela é separada do cambio, sendo cambio cardam e transferencia, ai tanto faz o cambio que estiver na frente, outra coisa tem caixa com reduzida e sem, ai é ver a que se encaixa no seu projeto

riavla_amaral
29/10/2020, 20:53
Boa noite amigos, possuo uma Chevrolet D10 1976 de grande valor sentimental por ter sido do meu avô. Desde criança me questiono sobre qual seria a melhor forma de restaurá-la. Bom, o fato é que o motor Perkins diesel de 4 cilindros tração traseira não me satisfaz. O plano é rever todo o sistema de tração: adptá-la uma tração 4x4 & turbinar o motor e trocar o câmbio ou até mesmo trocar o conjunto motor/transmissão(quem sabe um 4100?).
O meu impasse diz respeito quanto a melhor forma de montar esse 4x4. Até onde sei nenhuma versão delas saiu 4x4 de fábrica. Também sei que o sistema 4x4 da D20 era muito ruim e quase não vendeu.
Alguém tem experiência no assunto? -(também aceito palpiteiros)- Fico em dúvida se a mecânica 4x4 das S10 de primeiras gerações fucionariam ou se seria mais fácil utilizar o sistema de uma outra marca como das Ford F1000 ou até mesmo de uma Toyota.



Desde já agradeço, Amaral

sallespickup
02/11/2020, 20:35
Boa noite amigos, possuo uma Chevrolet D10 1976 de grande valor sentimental por ter sido do meu avô. Desde criança me questiono sobre qual seria a melhor forma de restaurá-la. Bom, o fato é que o motor Perkins diesel de 4 cilindros tração traseira não me satisfaz. O plano é rever todo o sistema de tração: adptá-la uma tração 4x4 & turbinar o motor e trocar o câmbio ou até mesmo trocar o conjunto motor/transmissão(quem sabe um 4100?).
O meu impasse diz respeito quanto a melhor forma de montar esse 4x4. Até onde sei nenhuma versão delas saiu 4x4 de fábrica. Também sei que o sistema 4x4 da D20 era muito ruim e quase não vendeu.
Alguém tem experiência no assunto? -(também aceito palpiteiros)- Fico em dúvida se a mecânica 4x4 das S10 de primeiras gerações fucionariam ou se seria mais fácil utilizar o sistema de uma outra marca como das Ford F1000 ou até mesmo de uma Toyota.



Desde já agradeço, Amaral

tudo vai depender de quanto vc quer adaptar, se quer solução mais pronta, kit engesa é o mais facil e resistente, se quer adaptar, eixos do troler com suspenção e tudo seria uma otima pedida, na verdade é o meu projeto, que um dia realizarei, pois com o meu pé pesado, o kit engesa fica pesimo em velocidade ja o troller vai muito bem, mais tem outras adaptações, só que o bolso ai doi, que seriam dodge ram e F250, ai um belo conjunto ou mesmo só suspenção, porem haja bolso

Marciano Ricardo Volkmer
10/12/2020, 21:24
Boa noite pessoal,estou instalando 4x4 na minha d20 e vou de eixo original GM com algumas melhorias, pelo que vimos vai dar certinho tem até uma dobra no cárter para não pegar o eixo.Minha dúvida é em questão de reduzida,caixa dela é a zf s5-420 pelo que tenho investigado e a mesma da f250 e que serviria a reduzida dela mas teria que trocar o eixo piloto da caixa por um eixo piloto da f250 4x4 outras caixas que servem são troller ranger mas precisaria fazer uma flange ,para não usar flange teria que usar a tampa da reduzida da f250 4x4 , muita teoria c realmente serve não sei c alguém souber por gentileza prende um grito

sallespickup
11/12/2020, 22:42
caixa divorciada, da engesa, a pequena sem reduzida nem barulho faz,, agora se o trabalho for pesado, tem de ser a com reduzida, porem faz barulho