PDA

Ver Versão Completa : Mexida Básica Ranger 2.8 TGV



emerson_dickel
30/08/2006, 12:03
Boa Tarde pessoal

Estou escrevendo esse tópico para compartilhar uma experiencia. (Não sexual :) para deixar claro

Tenho uma Ranger 2.8 TGV com aproximadamente 200 Mil KM, e eu deveria trocar os bicos dela, pois tava gastando um pouco demais 8,5 KM/L e perdendo um pouco de rendimento.

Fiz de tudo filtros/limpeza de bicos/regulagens de vávulas, mas o problema é mesmo os bicos.

Dai para tentar compensar essa "perda de potencia" falei com meu bombista e ele deu meia volta na bomba injetora, mas não senti tanto ganho, um pouco realmente melhorou, dai falei com um amigo meu mecanico, ele falou que não adianta dar mais combustivel (bomba) se não der mais pressão (turbina) dai foi colocada uma esfera (bolinha de metal mesmo) para obtruir a passagem de ar que vai para a válvula de alivio, essa esfera foi posta dentro da mangueirinha que fica proximo a Turbina Quente/Fria tenho fotos que mais tarde vou postar, e tenho um video (muito grande 6 MB) que demonstra como ficou o barulho e fumaça do escape, para quem quiser mande seu email que mando por email.

Agora não preciso ficar reduzindo tanto (pois moro numa região sinuosa sul do pais) e a média por incrivel que pareça foi para 9,2 KM/L

Sei que é "perigoso" pois assim a valvula não consegue trabalhar corretamente limitando a pressão do turbo, mas como ela não tem WG para apertar essa acho que eh a saida.

Não sei em que pressão a turbina esta tralhando agora, mas o Jean Carlo de Ponta Grossa - PR, companheiro aqui do forum vai por a esfera na dele pois ele tem manometro e vai reportar aqui no tópico.

Agora ela tah andando mais em arrancada, subidas e até Velocidade final, antes dava 170 KM/H no plano, agora tah passando de 180 KM/H no plano não cheguei a conseguir esticar completamente mas acho que deva chegar nos 185/190 KM/H pois cheguei em 180 KM/H e ia um pouco mais.

No mais qualquer coisa que eu puder ajudar estamos ai, lembrando que tudo que vc extrai mais potencia/pressão no caso motor e turbina, vai desgastar mais rapidamente.

Vou postar fotos da esfera e da mangueirinha, eh uma mangueirinha preta e por dentro ela eh de outra cor, tipo um vermelho, eh uma mangueira bem fininha, e o fato de colocar a esfera eh para poder tirar em poucos minutos caso não queira mais deixar ela lá, e no caso da bomba (dar meia volta) já tem tópicos que explicam mas pessoalmente não fui eu quem fez, foi meu bombista, ou seja não saberia explicar, mas para isso tem pessoas mais experientes no forum que poderiam colaborar, tipo walter, edintruder, homero, entre tantos outros.

Um grande abraço a todos

Homero
30/08/2006, 14:19
Tira essa esfera já da sua turbina que é bobagem.O que está resolvendo é a apertada de 1/2 volta no débito.
Essa esfera faz com que a valvula não limite a pressão então tua turbina vai a rotações muito mais alta e como ja está bem usada vai acabar logo(para felicidade do mecanico), alem do mais ao colocar mais pressão(sem aumentar proporcionalmente o debito) voce aumenta as perdas mecanicas e piora o desempenho .Eu andava na Ranger 2.5 com 1 volta no debito e a pressão era a original, tinha dado 1/2 volta no WG para entrar um pouco mais rapido , não para aumentar a pressão.

Jean Carlo
30/08/2006, 15:36
Olá Emerson

Que bom que você colocou o experimento para ser debatido aqui no forum, com certeza haverão críticas e opiniões.
Como eu te falei , vou trocar uma idéia com o meu mecânico, e qualquer novidade vou postar.
Apesar de não discordar da idéia do Homero, compre um manômetro de 2 kg e instale na tua, para poder saber até quanto vai a pressão da turbina.
:pensativo::pensativo::pensativo:

Até

Jean

emerson_dickel
30/08/2006, 15:55
Concordo Contigo Homero em partes :)
Pois antes eu tava com meia volta no débito da bomba, e não tava andando tanto e inclusive fiz a mesma média 8,5 KM/L com a bomba aberta meia volta.

Ou seja com a esfera ela ficou mais economica e esta andando mais.


Quanto a durabilidade sei que diminui, mas será que eh muito ????

Quanto a manometro não tenho intenção de instalar, pois não vou gastar dinheiro com ela a mais, pois em alguns meses estarei trocando ela.

Um grande abraço a todos

Homero
30/08/2006, 16:14
A pressão original da 2.8 é 1.2kg , para voce ter uma ideia a Hilux não passa de 1kg.
Sem maiores informações e testes não sei justificar o ocorrido .Quanto a durabilidade vai depender de como anda pois a 120 mantendo deve estar com 0,5 kg (hilux,Ranger 2.5) com ou sem esfera pois normalmente a capsula pneumática (que é semelhante a do WG) começa a atuar perto da pressão limite(1.2).Se acelerar forte aí a pressão sobe e não saberia dizer quanto.

Uma vez minha Ranger piorou o consumo e descobri que a junta do coletor de escape havia queimado e escapava gases o que fazia a pressão cair e fumaçar.Troquei a junta e ficou bom novamente.
Não é possivel que o mec tenha arrumado mais coisas?
Como era e é agora a fumaça ?

Walter L. L. Casitta
30/08/2006, 16:28
Pelo que entendi, a esfera simplesmente retarda o atuador do TGV. Ela não chega a bloquear e sim restringe a passagem do ar. Pode ser que a pressão durante a aceleração ultrapasse os 1.15Kgf, mas só pro alguns instantes.
Se funcionar assim mesmo o mecânico mandou bem.
Infelizmente isso não dá pra fazer na minha Ranger devido a posição do atuador. A esfera não ficaria no local desejado.

emerson_dickel
30/08/2006, 17:04
A pressão original da 2.8 é 1.2kg , para voce ter uma ideia a Hilux não passa de 1kg.
Sem maiores informações e testes não sei justificar o ocorrido .Quanto a durabilidade vai depender de como anda pois a 120 mantendo deve estar com 0,5 kg (hilux,Ranger 2.5) com ou sem esfera pois normalmente a capsula pneumática (que é semelhante a do WG) começa a atuar perto da pressão limite(1.2).Se acelerar forte aí a pressão sobe e não saberia dizer quanto.

Uma vez minha Ranger piorou o consumo e descobri que a junta do coletor de escape havia queimado e escapava gases o que fazia a pressão cair e fumaçar.Troquei a junta e ficou bom novamente.
Não é possivel que o mec tenha arrumado mais coisas?
Como era e é agora a fumaça ?

Quanto a junta, eu troquei ela a uns 50 mil km atraz, mas dá sinais de vazamento novamente, mas eh minima coisa (fuligem perto da entrada do primeiro cilindro)


Quanto a mexida vamos a cronologia dos fatos.

1 - Notei que ela tava gastando demais, e andando menos, em subidas que subia tranquilamente em quinta marcha começei a ter que puxar quarta pois não tinha mais a mesma força de antes.

Por conta propria, troquei Filtro Ar, e Combustivel, mesmo não estando na hora de trocar, pois eh algo "automatico" dar a culpa para filtros.

Depois Fiz limpeza de bicos, e regulagem de válvulas, sendo que os bicos foram testados e apesar de não estarem "mijando" estavam com a pressão em 185 Bar, sendo que a original era de 200 Bar (bicos novos) então o bombista disse que os bicos estavam bons, no entanto com um certo desgaste pela kilometragem e o aconselhavel seria trocar, junto com a limpeza de bicos e regulagem de valvulas ele abriu meia volta a bomba, a meu pedido, para ver se andava um pouco mais nas subidas.

Fiz média 8,5 KM/L ou seja fiz o serviço pois não estava andando e a média que sempre fazia 10 KM/L e agora tinha abaixado, mas como fiz 8,5 KM/L dei a culpa que foi por que foi aberto a bomba, levei no bombista e mandei voltar a bomba, com a bomba um pouco aberta tinha melhorado um pouco tava fumaceando um pouco, dai com a bomba fechada fiz média e fez 8,6 KM/L "sempre no mesmo trajeto de uns 500 KM, dai inclusive fui até Ponta Grossa e conheci o colega Jean, e tomamos um whisky juntos :)

Dai fiquei bravo mandei de volta a ranger, e ele disse que soh melhoraria se trocasse os bicos, como era algo que eu não queria fazer, mandei ele abrir a bomba novamente meia volta, e aumentar a pressão da turbina, pois aquilo que um mecanico amigo meu me disse que tinha que dar mais pressão.

Dai ele abriu meia volta novamente, e colocou a esfera, dai ficou andando muito mais do que antes, (soh meia volta na bomba) e fez média 9,2 KM/L

Acho que eh isso, e tah fumaceando a mesma coisa que tava antes soh com meia volta aberta

Homero
30/08/2006, 18:13
Walter
Mecanico quando coloca esfera normalmente é para tapar e ademais pelo relato ela agora chega a 180 quando antes era 170 e nessas velocidades a pressão deve estar alta.

emerson

Se o bico não estava mijando e a pressão 185 contra 200 ele está bom , outra coisa seria saber as diferenças entre os bicos , mas se estiverem entre 185 e 200 estaria bom.

Se ainda há vazamento no coletor de escape acho que vale a pena voce tentar resolver bem resolvido pois a minha também era pequeno o vazamento mas tinha manometro no turbo e percebia que demorava para encher e o consumo piorava.

Digo isso pois se estava fazendo 10 e agora 9,2 e pela medida dos bicos não creio que eles são os maiores culpados , mesmo porque aumentando a pressão do turbo não necessáriamente melhora os bicos e vazamento no escape pelo que passei (ficava uma marquinha preta) comprometia o consumo.

Tenta ir em outro mecanico pois esse já deve estar cheio de voce .Ele deve estar te achando mão de vaca porque não quer trocar os bicos e não vai ter boa vontade em fazer qualquer outra coisa bem feito.

Quanto a esfera eu ainda acho que deve tirar a menos que seja o que o Walter falou , mas é dificil de acreditar .

emerson_dickel
30/08/2006, 19:42
Quanto a esfera eu ainda acho que deve tirar a menos que seja o que o Walter falou , mas é dificil de acreditar .


Bom a esfera tapa se não tudo, quase toda a vazão de ar, quanto a pressão, não sei ao certo, mas ando sempre em 120/140 KM/H soh dei aquela esticada para ver como tinha ficado o engenho :)

A Pressão da turbina é proporcional aos RPM do motor né, pois sempre ando em 3000 RPM (troca de marchas e andando normal) pois em 3000 RPM ela anda a exatos 140 KM/H (painel) em quinta marcha.

edubelem
30/08/2006, 20:16
Concordo Contigo Homero em partes :)
Pois antes eu tava com meia volta no débito da bomba, e não tava andando tanto e inclusive fiz a mesma média 8,5 KM/L com a bomba aberta meia volta.

Ou seja com a esfera ela ficou mais economica e esta andando mais.


Quanto a durabilidade sei que diminui, mas será que eh muito ????

Quanto a manometro não tenho intenção de instalar, pois não vou gastar dinheiro com ela a mais, pois em alguns meses estarei trocando ela.

Um grande abraço a todos

Emerson,

Antes de vc mecher na bomba, ela estava fumaçando????

Pois pode ser problema da turbina e não de bico.

A valvula da tgv não tem regulagem?

emerson_dickel
30/08/2006, 21:38
Emerson,

Antes de vc mecher na bomba, ela estava fumaçando????

Pois pode ser problema da turbina e não de bico.

A valvula da tgv não tem regulagem?


Não tava fumaceando, antes de mexer, parecia até carro a gasolina :)

Edintruder
30/08/2006, 21:43
Emerson,
coloca um manômetro de pressão do turbo de 2kg e nota se aumentou além de 1,2. Se continua nessa pressão deixa como está, porém se está passando tira a esfera, pois retira rendimento em rpms mais elevadas (medido em dinamômetro pelo Rasch Motoren).
A fumaça é proporcional ao quanto se aumenta a vazão de diesel sem adicionar pressão. A minha está escancarada e andando muito, mas ao virar uma esquina em terceira marcha só se enxerga preto nos espelhos. Com o aumento de rpm a fumaça diminui até desaparecer quando entra a turbina. Quando trocares os bicos tenta colocar um que dê maior vazão, pois a potência aumenta sem fumacear tanto.

emerson_dickel
30/08/2006, 22:21
Mas quanto tah fazendo por litro a sua Edintruder ??? será que abrindo mais meia volta melhora muito no caso da minha ???? Um grande abraço

dalmolin
31/08/2006, 07:07
edintruder eu perdi esse papo da rash, como seria , uma pressão max ideal seria 1,2 kg :?:

cbridi
31/08/2006, 10:05
edintruder eu perdi esse papo da rash, como seria , uma pressão max ideal seria 1,2 kg :?:

O papo tá nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14745

[]'s

emerson_dickel
31/08/2006, 19:49
Emerson,
coloca um manômetro de pressão do turbo de 2kg e nota se aumentou além de 1,2. Se continua .


O Jean aqui do Forum ficou de fazer esse teste, colocar a esfera na dele e ver, pois ele tem manometro, possivelmente em alguns meses vou trocar ela numa Ranger 3.0, motivo pelo qual não quero gastar com o manometro, quero soh dar um upzinho basico nela para até andar até vender ela.

Como a 3.0 já tem manometro, atravez de grafico de barras, não quero gastar no manometro e depois deixar ele parado.

O perfeito para mim seria se a Ford lançasse um modelo com TGV, dai compraria uma nova para o meu pai, ele ia ficar louco de faceiro e eu ia pegar uma caminhonete com poucos KM rodados.

A propósito, alguem que tem Ranger 3.0, poderia me dizer quanto gastou na primeira revisão (10 Mil KM) acho que eles só trocam óleo e filtro né, e o resto MO etc não eh cobrado.

O filtro de óleo tah 4 vezes mais caro do que o da 2.8 ??? pelo menos isso na agencia da minha cidade, custa R$ 80,00 e pago R$ 20,00 do filtro da 2.8

Edintruder
31/08/2006, 21:49
Mas quanto tah fazendo por litro a sua Edintruder ??? será que abrindo mais meia volta melhora muito no caso da minha ???? Um grande abraço

A minha continua fazendo os mesmos 10km/l. Na cidade não alterou o consumo nem com os 33". Só alterou na estrada pois a perda de torque é mais sensível em 5a marcha, e com a bomba aberta consome o diesel estra para compensar os 14% extras dos pneus. Entre 110 e 130 km/h está em torno de 8,5~9km/l.

edubelem
01/09/2006, 09:38
A propósito, alguem que tem Ranger 3.0, poderia me dizer quanto gastou na primeira revisão (10 Mil KM) acho que eles só trocam óleo e filtro né, e o resto MO etc não eh cobrado.



R$ 220,00, 9 lts óleo e filtro.

P/ comprar nova, espera o mod 2007, é bem provável que venha c/ mais potência ou TGV

emerson_dickel
01/09/2006, 10:13
R$ 220,00, 9 lts óleo e filtro.

P/ comprar nova, espera o mod 2007, é bem provável que venha c/ mais potência ou TGV

A modelo 2007 já esta sendo vendida a mais de um mes no caso a 2006/2007, mas não acredito que a ford lance a 2007/2007 com TGV ou alteração, o mais provavel se isso acontecer, seja a 2007/2008.

Lembrando que nas concessionarias demora mais para chegar as modelos novos, no entanto em SP vc pode achar a 2006/2007 faz um tempão já.

Inclusive no site da ford já tão vendendo a 2007, e olha os dados da motorização

Power Stroke 3.0L - Diesel

Potência máxima: 163 cv @ 3.800 rpm

Torque máximo: 38,7 kgfm @ 1.600 - 2.200 rpm

edubelem
01/09/2006, 12:03
A modelo 2007 já esta sendo vendida a mais de um mes no caso a 2006/2007, mas não acredito que a ford lance a 2007/2007 com TGV ou alteração, o mais provavel se isso acontecer, seja a 2007/2008.

Lembrando que nas concessionarias demora mais para chegar as modelos novos, no entanto em SP vc pode achar a 2006/2007 faz um tempão já.

Inclusive no site da ford já tão vendendo a 2007, e olha os dados da motorização

Power Stroke 3.0L - Diesel

Potência máxima: 163 cv @ 3.800 rpm

Torque máximo: 38,7 kgfm @ 1.600 - 2.200 rpm


Ué a Ford não lançou 2005/2005 Fase II, subistituindo o motor inteiro de 2.8 p/ 3.0, tenho um amigo que tem uma 05/05 PS 2.8, comprou 15 dias antes do lançamento do 3.0, vc nem imagina a felicidade que o coitado ficou!:putz: :parede: , ele só não chamou a Ford e junto o vendedor de bonito.

emerson_dickel
01/09/2006, 13:51
Ué a Ford não lançou 2005/2005 Fase II, subistituindo o motor inteiro de 2.8 p/ 3.0, tenho um amigo que tem uma 05/05 PS 2.8, comprou 15 dias antes do lançamento do 3.0, vc nem imagina a felicidade que o coitado ficou!:putz: :parede: , ele só não chamou a Ford e junto o vendedor de bonito.


Minha opinião pessoal, foi de que o lançamento do motor 3.0 atrazou muito, por isso que ocorreu isso, de produzirem ambas motorizações no mesmo ano, mas nem sempre eles agem logicamente né, ou seja cabeça de juiz, e marqueteiros das marcas de automóveis, nunca vai se entender :)

Brincadeiras a parte, acho até possivel, mas improvavél, a não ser que a ranger caia ainda mais nas vendas a ponto de eles ter que fazer isso como recurso para vender mais. O que pode acontecer né, pois foi o motivo que fez a ranger reduzir os preços (a uns 2 meses atraz a ranger 0KM abaixou uns R$ 3000,00 nas agencias).

José Augusto
01/09/2006, 14:20
Emerson, pelo relato acho que sua turbina já não está pressurizando como antes, quanto a não querer gastar na compra de um manometro, um cronomac tá por volta de R$ 80,00 ou seja com R$ 100,00, vc fica sabendo como está a pressão e depois for vender vc pode retirar o manometro e instalar no outro "sem problemas".

emerson_dickel
01/09/2006, 15:09
Emerson, pelo relato acho que sua turbina já não está pressurizando como antes, quanto a não querer gastar na compra de um manometro, um cronomac tá por volta de R$ 80,00 ou seja com R$ 100,00, vc fica sabendo como está a pressão e depois for vender vc pode retirar o manometro e instalar no outro "sem problemas".


Mas se tudo correr bem vou comprar uma Ranger 3.0, e ela já tem manometro digital, aquele por barras, ou seja irria ficar parado o manometro.

E aprendi a não gastar com essas coisas da pior maneira possivel, pois de maneira impensada comprei muitas coisas no passado, e gastei muito nos carros que tive e depois acabei vendendo e não tirando o investimento, e tive que tirar os acessorios e estocando lá em casa :)


Sei que o manometro seria algo essencial e não seria algo superfulo, no entanto prefiro deixar assim mais alguns meses.

Quanto a quem abriu mais a bomba tipo o edintruder que abriu uma volta e meia, tem risco de desgate prematuro acentuado em bomba ou motor ???

Quantos cv's estivamos e quanto de torque ficaria uma caminhonete com essa alteração (uma volta e meia) ?????

E não tem perigo de "lavar o cilindro" e misturar diesel ao oleo do motor fazendo o oleo perder eficacia e fundindo o motor por falta de lubrificacão ???

Um grande abraço

Walter L. L. Casitta
01/09/2006, 15:38
Mas se tudo correr bem vou comprar uma Ranger 3.0, e ela já tem manometro digital, aquele por barras, ou seja irria ficar parado o manometro.

E aprendi a não gastar com essas coisas da pior maneira possivel, pois de maneira impensada comprei muitas coisas no passado, e gastei muito nos carros que tive e depois acabei vendendo e não tirando o investimento, e tive que tirar os acessorios e estocando lá em casa :)


Sei que o manometro seria algo essencial e não seria algo superfulo, no entanto prefiro deixar assim mais alguns meses.

Quanto a quem abriu mais a bomba tipo o edintruder que abriu uma volta e meia, tem risco de desgate prematuro acentuado em bomba ou motor ???

Quantos cv's estivamos e quanto de torque ficaria uma caminhonete com essa alteração (uma volta e meia) ?????

E não tem perigo de "lavar o cilindro" e misturar diesel ao oleo do motor fazendo o oleo perder eficacia e fundindo o motor por falta de lubrificacão ???

Teoricamente é mais ou menos o que acontece em motores com a bomba aberta. O diesel que não é queimado na câmara acaba contaminado o óleo lubrificante, e isso acabam prejudicando o motor inteiro....

edubelem
01/09/2006, 15:47
Mas se tudo correr bem vou comprar uma Ranger 3.0, e ela já tem manometro digital, aquele por barras, ou seja irria ficar parado o manometro.

E aprendi a não gastar com essas coisas da pior maneira possivel, pois de maneira impensada comprei muitas coisas no passado, e gastei muito nos carros que tive e depois acabei vendendo e não tirando o investimento, e tive que tirar os acessorios e estocando lá em casa :)



Não presisa comprar um de painel basta vc comprar um de compressor de ar de 60Lbs (20,00), uma mangueira pequena e um adapitador p/ conectar ao bujão do coletor, na 2.5 tinha, isso não sai por mais de 30,00 ou no max 50,00, e vc tem uma ferramenta de teste confiável, por sinal isto o seu mecânico deveria ter.

José Augusto
01/09/2006, 19:24
Concordo com edubelem, um mecânico deveria ter.

emerson_dickel
01/09/2006, 20:26
Concordo com edubelem, um mecânico deveria ter.

Vou falar com o bombista para ele ver, ele deve ter, acontece que ele fez a alteração em 5 minutos (Bomba/Esfera) e logo sai :)

dalmolin
01/09/2006, 20:46
em que bombista vc foi dickel:?: cobrou caro :?:

emerson_dickel
01/09/2006, 21:06
em que bombista vc foi dickel:?: cobrou caro :?:


Fui na Codipa de Palmas - PR, ele fez limpeza de bicos e regulagem de valvulas, ele me cobrou R$ 50,00 pelo serviço, e o negocio da bomba etc ele nem me cobrou nada.

Edintruder
01/09/2006, 22:12
Teoricamente é mais ou menos o que acontece em motores com a bomba aberta. O diesel que não é queimado na câmara acaba contaminado o óleo lubrificante, e isso acabam prejudicando o motor inteiro....
Sim, isso ocorre. Para minimizar esse efeito, evita sempre de pisar fundo no acelerador com o motor a menos de 1500 rpm, pois é onde o motor nunca queima todo o diesel injetado.
Outro cuidado é com as trocas de óleo, onde devem ser sempre no máximo em 5000km (no manual manda 8000). Se usar em condições severas onde se exija muito do motor, é bom trocar com 3000 km pois o óleo perderá as propriedades lubrificantes muito mais rápido que com a bomba regulada. Eu procuro pisar fundo quando embalado dentro da faixa de torque, onde quase não aparece fumaça, então sigo trocando com 5000km. Na próxima troca de óleo vou comparar o óleo usado com o que tirei da última troca. (Guardo 1 litro para lubrificar a corrente da minha moto).

emerson_dickel
04/09/2006, 22:37
Espero que esse final de semana o Jean tenha conseguido testar (colocar a esfera na dele) para ver a quantos BAR fica.

Hoje começou a roncar os rolamentos do alternador, R$ 90,00 na brincadeira só para o pessoal ter ideia a hora que for chegando a hora.

Leonel Lousa
04/09/2006, 23:15
Uma vez troquei a do compressor do ar condicionado, comprei em uma casa de rolamentos por +- R$ 80.

Leonel Lousa
04/09/2006, 23:16
Uma vez troquei o rolamento do compressor do ar condicionado da Ranger, foi +- esse preço.

Alexandre Murakami
05/09/2006, 19:28
fala Emerson!!

Eu tenho uma ranger cd xlt 2.8 2003 mas eu acho que ela meio lerda em retomadas em 5º marcha e em velocidade de cruzeiro pra manter a velocidade em subidas preciso acelerar muito. Queria saber como a sua se comporta nessas condicoes pq coloquei um manometro do turbo pra ver a pressao so sistema e esta tudo normal. falows abracos!!

emerson_dickel
05/09/2006, 21:42
fala Emerson!!

Eu tenho uma ranger cd xlt 2.8 2003 mas eu acho que ela meio lerda em retomadas em 5º marcha e em velocidade de cruzeiro pra manter a velocidade em subidas preciso acelerar muito. Queria saber como a sua se comporta nessas condicoes pq coloquei um manometro do turbo pra ver a pressao so sistema e esta tudo normal. falows abracos!!


Assim eu ando pelo paraná, e santa catarina, quando as condições me permitem, tempo sem chuva, pista limpa, sem muito movimento, coisas do tipo ando a uma base de 140 KM/H sendo em subidas ou descidas, obviamente as subidas que me refiro são os "lançantes" ou seja tem uma reta da tem uma subida, dai tem uma descida, dai subida, coisas do tipo, não é serra tá, soh as ondulações normais da estrada, mas que as vezes são meio acentuadas.

Então se não tiver curva que tenho que reduzir velocidade, ando a uma média de 140 KM/H as vezes dá pra chegar em 160-180 KM/H, sendo que nas descidas ando com meio pé no acelerador, nas subidas pé no talo :) e nas retas pouco mais do que metade.

Ela anda relativamente bem, e tem uma retomada boa para um carro de 2 toneladas, obviamente que um up no motor ia bem né, mas a minha já tah passando os 200 mil km e não pode-se exigir muito agora, pois se fosse um motor com menos km, o idela seria trocar os bicos, a turbina por uma maior e fazer um coletor, dai sim ia ficar o bixo :) mas dai iam pro saco uns R$ 3000,00 com a brincadeira e talvez até mais.

Se quiser me adiciona no msn que a gente convesa e compara algo para vc ter uma ideia do que estou falando