PDA

Ver Versão Completa : Qual silencioso usado no Fase II Alcool?



CAVESO
29/08/2006, 21:54
Pessoal,

De qual veículo é o silencioso do fase II?

O meu é 1989 à alcool.

procurei aqui no fórum, mas não encontrei nada, alguém sabe me infomrar sobre?

Kim
29/08/2006, 22:22
Caro carlos augusto veggi!

O riginalmente o Engesa uso silencioso do Opala/Caravam, sei pois o meu veio com o sistema original e, assim pude constatar pois tenho loja do ramo.

Atualmente uso a seguinte configuração:

Cano 2"; malha para não vibrar; "JK" no meio e, um TURBO SENNA na ponta, lembrando que uso um 6cc.

Olhe as fotos.

Abraços.

Kim.

CAVESO
29/08/2006, 22:37
Kim,

Me explica melhor:

A sequência do seu é essa: saída do coletor, malha, silencioso do opala, e saída tipo snorkel, é isso?

No meu, não vou usar snorkel, então, qual silencioso do opala eu uso (o opala tem 2 - do meio e traseiro - não é?

A manta eu uso de que carro?

Sem snorkel, coloco a saída atrás do pneu traseiro?

Kim
30/08/2006, 09:51
Caro carlos augusto veggi!

A seqüencia é a seguinte:

Saída do motor;
Curva;
Malha do Tempra;
Cano de 2";
Silêncioso tipo "JK";
Curvas para o lado direito e,
Ponteira cromada com boca para baixo, substituida por abafador modelo "turbo senna" como snokel.

No seu caso, se usar o motor
4cc, a peça é a nº. 2253 (cod. Vanzin) nº.52267890 (cod GM) ou
6cc, a peça é a nº. 2260 (cod Vanzin) nº. 7324867 (cod GM).
Chama-se Silêncioso intermediário.

Visualizando:
Saída do motor;
Faz uma curva para traz e em seguida uma curva para a direita, passando para o lado externo do chassis, então uma curva para traz. Nesse ponto ficará mais ou menos embaixo das pedaleiras (linha imaginária dentro do veículo)
Então coloca-se o silêncioso, sendo que na saída uma curva para a esquerda, alinhando com o pneu apntando para fora do veículo.

Isso que descrevi é no riginal.

Se observar a foto, construí um suporte onde havia o silêncioso original do 4cc, como troquei o motor e, começou a esquentar, coloquei um de maior vazão.

Quando ver os dois sil. verá que são iguis por fora, o que muda são os diâmetros internos dos canos, onde o 6cc tem maior capacidade de vazão dos gases.

Recomendo a malha, pois o veículo fica "suave", sem vibrações.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Abraços...

Kim.

CAVESO
30/08/2006, 11:24
Kim,

No caso você recomenda colocar o intermediário do 4 ou 6 cil?

No meu caso que não vou usar snorkel, só o intermediário dá conta de não deixar ficar barulhento, ou devo colocar outro abafador na saída?

Obrigado pelas valiosas dicas!

Kim
30/08/2006, 11:58
Caro carlos augusto veggi!

Coloque o compatível com o motor de seu veículo, não precisa super dimensionar, no meu caso ficou sub dimensionado.

Quanto a quantidade, somente o sil. intermediário dá conta, não precisa de mais nada e, coloquei o snokel para ficar mais chick.

Coloque após o câmbio, pois quanto mais atraz, menos ressonância, portanto mais silêncioso.

Obs.: Não deixe de usar cano de 2" para não "enforcar o motor.

Abraços.

Kim.

CAVESO
30/08/2006, 12:50
Certo!

Já que estou te empurrinhando mesmo (rs), se der, poste umas fotos de como ficou seu snorkel.

Valeu pela ajuda cara!

Kim
30/08/2006, 13:35
Caro carlos augusto veggi!

O escapamento que é modelo snorkel!

O snorkel de admissão está em projeto, inclusive já comprei os canos de escapamento da F-1000, que são 2" 1/2, com bastante curva para recortar e soldar.

Segue fotos do escapamento tipo snorkel

CAVESO
30/08/2006, 17:10
Era o snorkel da descarga mesmo que eu me referia...

O snorkel da adminssão eu comprei daquele de fibra (tipo troller) que é vendida pelo Igor da Rota.

valeu pelas fotos!

Kim
30/08/2006, 22:12
Caro carlos augusto veggi!

Espero que tenha gostado, as ultimas fotos do escape foram tirado do cel., então a qualidade não é legal.

Se precisar, é só teclar!!:mrgreen:

Abraços...

Kim.

CAVESO
30/08/2006, 23:00
Kim,

As fotos ficaram boas e deu pra ter uma idéia legal de como fazer com o meu.

Vou seguir sua receita!

Aproveitando, já que seu motor é cromado, tenho uma polia da bomba d'agua cromada (polia simples), novinha (não rodou depois de cromada).
Vendo baratinho! rs

Valeu mesmo pelas dicas!

Kim
30/08/2006, 23:05
Caro carlos augusto veggi!

A polia do meu veículo já é cromada, como tampa de válvulas, tampa de tuchos de válvula e, mufla do carburador em aço inox, obrigado!

Abraços...

Kim.

CAVESO
30/08/2006, 23:17
Qual carburador é o seu?
Estou precisando de uma mufla para H34, mas nunca vi de inox.
tem foto?

Kim
31/08/2006, 08:06
Caro carlos augusto veggi!

Ontem sai para tirar as fotos, um frio desgraçado e, quando voltei, o computadpor não funfou mais. Tentei, tentei ....e....nada:putz:

Bem, agora segue as fotos do carbura, é um E3.

No 4cc, havia um H 34 SEIE, muito bom, que quando finalmente deixei redondo, troquei de motor (rolo tipo toma "cá dá lá") sem custos.

A mufla veio junto, pois mandei a original no motor.

Abraços...

Kim.


Segue as fotos:

CAVESO
31/08/2006, 21:06
[QUOTE=Kim]Caro carlos augusto veggi!

Ontem sai para tirar as fotos, um frio desgraçado e, quando voltei, o computadpor não funfou mais. Tentei, tentei ....e....nada:putz:

Kim,

Valeu pelas fotos! Bacana seu propulsor! Desculpa pelo frio que te fiz passar! rs

Vou te pentelhar (ainda mais, rs):
parace que seu desborbulhador está abaixo da linha do carburador? É isso mesmo?

Kim
31/08/2006, 21:56
Caro carlos augusto veggi!

A bomba de combustível trabalha com pressão positiva, certo?

Então não tem porque o desborbulhador estar nivelado, acima ou abaixo da linha do carburador; Tem que somente estar lá para funcionar. capicci:D

Tem alguma coisa aqui no Forum sobre isso, mais havendo a ligação correta, com a mangueira de alimentação no centro, saida para alimentação do carbura e o retorno.

Se notar, tem uma válvula "anti-retorno" na linha do retorno, para que se formar pressão no tanque, esta não tem influência no desborbulhador.

Quer mais fotos!!

Kim.

Ps.: Gostou da mufla?

Kim
31/08/2006, 22:00
Ei, notou algo de diferente atraz do carbura????

CAVESO
31/08/2006, 22:02
Caro carlos augusto veggi!

A bomba de combustível trabalha com pressão positiva, certo?

Então não tem porque o desborbulhador estar nivelado, acima ou abaixo da linha do carburador; Tem que somente estar lá para funcionar. capicci:D

Tem alguma coisa aqui no Forum sobre isso, mais havendo a ligação correta, com a mangueira de alimentação no centro, saida para alimentação do carbura e o retorno.

Se notar, tem uma válvula "anti-retorno" na linha do retorno, para que se formar pressão no tanque, esta não tem influência no desborbulhador.

Quer mais fotos!!

Kim.

Ps.: Gostou da mufla?


Gostei da mufla sim! Pena que não dá no h34 seie! rs

Li aqui no fórum que o desborbulhador deve ficar acima do carburador, para evitar que o motor morra por falta de combustível ao ficar inclinado.

Como ainda não tenho experiência nenhuma em desborbulhadores, não sei atá que ponto é verdade ou não!

Kim
31/08/2006, 22:15
A construção da mufla é simples.
No caso do H 34, pega-se um cano de inox, a parede não necessita ser grossa, ovala para que "vista" as duas bocas, então recorta uma chapa para soldar na parte superior, onde haverá quatro furos, que serão as agulhas de fixação (compra a barra roscavel em lojas de ferragens).

Quanto a altura, use como base de medida um cano de 2"1/2, que é o diâmetro da mangueira.

Quanto ao desb. não precisa ter experiência, basta seguir a lógica, penso eu:lol:

Uma coisa foi unanime, quanto a redução no consumo de comb.. No meu caso, aumentou 1Km por litro.
Abraços...

Kim.

CAVESO
31/08/2006, 22:51
Ei, notou algo de diferente atraz do carbura????

Atrás do carbura? no suspiro do motor? O que é aquilo???

Kim
31/08/2006, 23:12
Até algum tempo atraz, trabalhava com trator (tratorista) e, notei que a linha nova da FORD, tinha uma peça que separava o óleo do ar, retornando o mesmo para o carter.

Copiei as dimensões e confeccionei uma, usei durante um bom tempo em uma D20 conquest que tinhamos.

Quando vendemos, retirei a peça e guardei, outro dia fuçando numas coisa achei-à, também descobri que o nome é barreira anti-chama, maioria dos carros modernos tem.

Basicamente é um canoi de 2"1/2 com 15 cm de comprimento, as pontas tampadas, com canos 3/8 soldaos nessas tampas.

Como visto, na foto a manguira esta na parte superior, então a saida esta na parte inferior, e no lado oposta de entrada há um caninho de fluido de freio que é ligado ao carburador.

Dentro contém palha de aço, conforme passa o fluxo de ar, o óleo fixa na palha, escrre para o fundo e então o carburador o mistra com o combustível e o queima.

Funfa legal.:mrgreen:

Kim.

CAVESO
31/08/2006, 23:35
Trabalhei uns 10 anos em manutenção de tratores. rs
Por aqui, muitos Masseys e poucos fords...

Kim
01/09/2006, 09:58
Tinhamos uma fazenda de gado e, com o falecimento de mau pai, houve a partilha, os tratores foram vendidos, ficando apenas com um Ford 4600 (três cilindors - motor genesis).

Era tratorista da propriedade, pois sempre gostei de maquinários.

Quem sofre com isso é o Engesa, pois não o deixo quieto, todo dia invento algo para poder soltar e apertar uns parafusos. (tenho anti-ferrugem correndo nas veias)

Talvez hoje confecciono um suporte para o estepe no parachoque trazeiro, com "vigas" "U", no projeto ficou chique, veremos depois de pronto, pagarei para ver.:roll:

Não deixei de notar sua assinatura, vc tem 2 Engesas:?:

Abraços...

Kim.

CAVESO
01/09/2006, 13:06
Tenho 1 só! Quem me dera poder ter 2...
Fase II é o modelo, aquele mais comprido que o fase I. sabe qual é?

Kim
01/09/2006, 15:53
Carlos!

Sei sim, tanto que num futuro...:roll:
pretendo colocar a carroceria do FII no meu.

A Cinfel, aqui do Paraná produz as mesmas e, como gosto de passear com a família, prezo por um espaço inetrno maior.

Este empresa produz peças para os engesa, como também o Envesa - http://www.envesa.com/

O meu é um FI ano 1987, com algumas modificações como já visto.

Abraaços...

Kim.

Kim
24/04/2007, 21:19
Caros amigos!

Tem um companheiro precisando de uma ajuda, então fiz um remember...

Abraços.

Kim.

Kim
25/04/2007, 12:21
Caros amigos!

Caso precisarem de alguma coisa sobre escapamento, segue endereço para consulta:
http://www.vanzin.com.br/index.htm
http://www.mastra.com.br/
http://www.sicap.com.br/entrada.htm

Boa leitura e pesquisa.

Abraços.

Kim.