PDA

Ver Versão Completa : Apertando a WG da Ranger 3.0



edubelem
29/08/2006, 19:38
Apertei 2 voltas na WG, e o resultado foi muito bom, teve um cessível ganho de potencia inclusive em baixas rotações,
Fiz o teste na estrada e com excedentes retomadas de 5ª, quase não havendo necessidade de reduzidas.

Porem mesmo com 2 voltas o aumento de pressão, não foi significativo, em 2200 a 2400 Rpm, a 130Km/h, era entre 0,800 a 0.820 e após ficou em 0.850 a 0.870, porem depois de 2500, a diferença se acentuou, 1.110 para 1.230, e os picos Max de pressão passaram de 1.500 + ou – p/ 1.610 +ou-, não sei se eu fiz da maneira correta pois eu apenas afrouxei a contra porca e dei duas voltas completas na haste.

O mais importante a luz de injeção não acendeu, em nem causou erro na ECU.

Eu arrisco em afirmar que ela esta agora com uns 10% a mais de força pois de 100 Km/h – 120Km/h gastou 10 seg. e ates levava 15 seg, provavelmente esta com uns 170 a 180Cv.

O consumo parece esta melhor, provavelmente pela falta de necessidade de reduções.

Eu acho que não haverá problemas em apertar mais, porem para min já está de bom tamanho.

Edintruder
29/08/2006, 20:58
Edu,
Não aperta mais que isso pois foi postado pelo Rasch que ocorre um excesso de volume de ar nos coletores, causando muita turbulência e redução da velocidade do ar dentro dos coletores, ocasionando ainda um aumento de temperatura no coletor de escapamento. Com 2 voltas já temos a resposta mais rápida da turbina sem aumentar muito esse volume de ar, (cerca de 10%). Em relação ao consumo não altera nada.

abreu
29/08/2006, 20:59
Pow, mto bom o topico Edu...

Então, eu não entendo muito de WG, mas ela aumenta apenas a pressão da turbina ou tambem o combustivel?

Você não acha que a Ranger já tem pressão d+ e que aumentar ainda é exageiro?

Eu tenho visto Ranger 3.0 chegar a quase 200Cv abrindo apenas a bomba, sem alterar a pressão original.

Mas fala ai, o que está achando? O carro ficou mais esperto nas acelerações mesmo? Está fumaçando mais?

Abraços.

Homero
29/08/2006, 21:26
Eu acho que não haverá problemas em apertar mais, porem para min já está de bom tamanho.

Ta nada, agente se acostuma e acaba querendo mais.è bem provavel que até uns 1.8 de pressão não vai acender nada.

Edintruder,

Ve se não assusta o Edubelem , pois voce pelo que vi acabou de passar de 1/2 volta no oleo para 1,5 , isso sim é safadeza.A minha andava com 1 volta .Voce está no nivel domar e fumaceia ... pouco , se subir a serra em um lugar de 800 m por exemplo o turbo demora mais para entrar e ai voce vai ver o que é fumaçar...

Na 3.0 com o aumento da pressão a injeção percebeu que entrou mais ar e liberou mais combustível , não tem como fumaçar pois só libera mais oleo porque tem mais ar.

edubelem
29/08/2006, 21:31
Pow, mto bom o topico Edu...

Então, eu não entendo muito de WG, mas ela aumenta apenas a pressão da turbina ou tambem o combustivel?

Você não acha que a Ranger já tem pressão d+ e que aumentar ainda é exageiro?

Eu tenho visto Ranger 3.0 chegar a quase 200Cv abrindo apenas a bomba, sem alterar a pressão original.

Mas fala ai, o que está achando? O carro ficou mais esperto nas acelerações mesmo? Está fumaçando mais?

Abraços.


Aumenta progressivamente, antes disparava c/ + - 2300Rpm agora c/ 1800 já esta respondendo, chega a 170Km/ rapidinho, se não fosse o limitador passaria direto tranquilamente.

Se colocar um TGV eu acho que ficaria "o bicho".

A WG é apenas uma válvula que a partir de uma certa pressão, começa a inibir o seu aumento exagerado, apertando a WG vc retarda a inibição permitindo que a pressão aumente, como a bomba é eletrônica ela compensa o excesso de oxigênio c/ aumento de comb.

edubelem
29/08/2006, 21:36
Ta nada, agente se acostuma e acaba querendo mais.è bem provavel que até uns 1.8 de pressão não vai acender nada.

Edintruder,

Ve se não assusta o Edubelem , pois voce pelo que vi acabou de passar de 1/2 volta no oleo para 1,5 , isso sim é safadeza.A minha andava com 1 volta .Voce está no nivel domar e fumaceia ... pouco , se subir a serra em um lugar de 800 m por exemplo o turbo demora mais para entrar e ai voce vai ver o que é fumaçar...

Na 3.0 com o aumento da pressão a injeção percebeu que entrou mais ar e liberou mais combustível , não tem como fumaçar pois só libera mais oleo porque tem mais ar.


Inclusive eu acho que está fumaçando menos.

Agora deicha eu me acostumar que mais tarde eu aumento de novo he he he

Quando eu comprei o carro eu achava um absurdo aumetar ainda mais a potencia, é lingua não tem osso mesmo.

Homero
29/08/2006, 21:54
Esse motor da Ranger é muito mais facil de alterar que o da Hilux que é cheio de controles etc.

O que melhora em baixa é devido ao fato de o WG fechar um orificio de deixa desviar o s gases de escape da turbina.Normalmente o WG posiciona um pedaço de ferro sobre o orificio sem fazer força , então mesmo sem pressão acaba escapando um pouco de gas o que atrasa a entrada da turbina.Quando voce aperta o WG este passa a fazer uma força sobre essa peça de ferro , o que diminui ou quase elimina totalmente o vazamento e então todo o gas de escape será usado para acelerar a turbina fazendo com que ela entre antes.O aumento de pressão que voce viu com 0,8 é porque diminuiu o s vazamentos , só no final (1.5/1.6) é que a valvula estará abrindo de fato para fazer sua função que é limitar a pressão máxima.

murilloaquino
29/08/2006, 22:42
Será q seria pedir muito pra alquem tirar fotos e me ``ENSINAR´´ a mexer na wg?
poderia fazer o teste aqui em casa mesmo...
abraços

elmestizo
29/08/2006, 22:50
qual o tamanho dessa turbina? parte quente e fria?

edubelem
30/08/2006, 08:33
A luz de injeção não acendeu porem ficou registrado pois, na opção de auto teste em que aparece ntdc agora oscila de detc para 9351, meu carro já não esta mais na garantia, estou por conta própria, vou desligar a bateria p/ 1/2 hora e ver se volta ao normal OK.

Walter L. L. Casitta
30/08/2006, 08:44
A luz de injeção não acendeu porem ficou registrado pois, na opção de auto teste em que aparece ntdc agora oscila de detc para 9351, meu carro já não esta mais na garantia, estou por conta própria, vou desligar a bateria p/ 1/2 hora e ver se volta ao normal.
De onde que vocês tiraram essa de que desligar a bateria zera a memória. Hoje em dia tudo nesse mundo usa memória flash que não esquecem nada nunca, a menos que seja dado um comando pra isso.

Homero
30/08/2006, 11:13
Os parametros adaptativos se existir serão apagados , algumas possíves "sugeiras" na memória de trabalho(RAM) também , agora os codigos de erro devem continuar armazenados.
Mas de qualquer forma não deverá fazer nenhum mal desligar e ligar a bateria

emerson_dickel
30/08/2006, 11:36
Mas será que se der algum problema turbina/motor voltar turbina no original e se fazer de bobo na agencia será que a garantia não cobre ?

Tem algum lacre para romper ao se fazer isso ??? Ela chegou "compesar a ausencia de TGV" tipo melhorou mesmo ????

edubelem
30/08/2006, 12:04
É não apagou mais não custa nada tentar,

O código é 9359 e não 9351 como havia dito antes,

Ontem quando cheguei da estrada e fiz todos os testes possíveis, verifiquei e não tinha erro algum porem hoje chegando ao escritório sem exceder em nada, acusou o erro, por isto estou achando que é a manutenção pois passou de ontem 19985 p/ hoje 20020Km. Pode ser um aviso de revisão, o C3 da patroa tem isto (é um controle eletrônico de rev).

è estranho marcar algum erro se a luz de inj. não acende.

Emerson,

Tem selo sim, porem, tomei cuidado p/ danifica-lo o mínimo possível. Mais existe o jeitinho brasileiro de resolver as coisas e me resolvo lá c/ o mecânico o Homero sabe muito bem o que é isso, nada como uma boa amizade c/ o chefe da oficina.

Não fica igual a TGV porem melhora um pouco, quem tem ranger 3.0 sabe, eu já posso engatar a 4ª a 50 km e desenvolver normalmente, e fazer ultrapassagens simples de 5ª a 90 km sem haver necessidade alguma de reduzir p/ 4ª. A melhora significativa realmente é a partir de 2500 RPM.

emerson_dickel
30/08/2006, 12:32
Eu uso uma Ranger 2.8 com TGV (que era a caminhonete do meu pai), no entanto ele tava acostumado com esse 2.8, e agora comprarmos uma 3.0 e ele tah com a nova e eu com a velha, mas ele vive se queixando que "a 2.8 tem mais pique" nas palavras dele, o que ele se refere eh não precisar forçar tanto a embreagem na hora de arrancar, e aquela pisada que vc dá e ela imediatamente responde.

Obviamente tem alguns fatores que a 3.0 tem desvantagem para que isso aconteça (essa arrancada imediata)

* Acelerador Eletrônico (todos caros que conheci com esse dispositivo, tem um certo lag na hora de arrancar.

* Motor 16v, que eh melhor em altas velocidades

* Turbina sem TGV (se bem que depois que ela enche a turbina eh um avião melhor que muito carro 2.0)

* Relação de marchas muito longa (Para priorizar economia)

Talvez eu esteja esquecendo de algo, mas acho que eh mais ou menos isso.

E o pior, meu pai anda 90 % do percuso na cidade, ir para a empresa, ir almoçar, ou seja vive fazendo marchas e se queixando :), agora na estrada se vc manter ela acima de 120 KM/H eh um avião, anda super bem, e economica.

E meu uso da 2.8 eh muita estrada pego regime rodoviario em 90 % do meu trajeto, ou seja o ideal seria ele ficar com a 2.8 e eu com a 3.0.

No entanto tem outro problema para que isso se realize apesar de ele até ter me proposteado nisso, não vou deixar uma caminhonete agora com 5000 km rodados e alguns meses de uso na estrada do jeito que eu uso, usando para trabalho, deixando pernoitar no tempo, postos de combustivel etc, e não vou deixar uma caminhonete velha na mão do meu pai eu ficando com a nova, afinal eu posso ter muitas caminhonetes novas durante a minha vida, se Deus me ajudar, já ele já trabalhou muito e merece esse "luxo".

E eu queria fazer algo que não saisse da garantia para que ele ficasse 100%satisfeito com a viatura :), e a unica coisa que ele se queixa eh isso, agora depois que abri bomba e turbina, ele andou com a minha e ficou mais decepcionado com a dele :) e é a unica queixa dele

Homero
30/08/2006, 12:51
É não apagou mais não custa nada tentar,

è estranho marcar algum erro se a luz de inj. não acende.



M.

Realmente não grava erro se não acendeu a luz.

Na Hilux uma das vezes que acendeu , a pickup ficou sem força (algum modo de proteção) Desliguei e liguei novamente e voltou a funcionar e a luz apagou , retirei a gambiarra e voltei na concessionária para ver o que tinha acontecido e de fato tinha o episódio gravado e 3 relatórios de medidas completos imediatamente antes de acender a luz onde constava tudo que havia feito:km depois da ultima apagada de codigos ,posição do acelerador, pressão da turbina ,pressão do combustível temperaturas diversas , inclusive do óleo do AT , situação dos bicos (na Hilux eles infomam a vazão no momento) , tudo , acho que só não tinha a "quantidade de sangue no alcool do motorista...".
Eu estava aumentando a pressão do rail e devo ter chegado ao limite e deve ter aberto uma valvula de alivio do rail (retorna para o tanque) e o erro acusado foi :vazamento grande de combustível.Serviu para saber qual o limite...


Quanto a Garantia , geralmente fica a critério do chefe da oficina , se for muito caro , certamente um inspetor da fábrica será envolvido ,normalmente prevalece o parecer da oficina , mas existe um risco muito pequeno.

De qualquer maneira pelo codigo do consumidor mesmo que voce não faça as revisões em concessionários e tiver problema com garantia , via Justiça o consumidor costuma ganhar . Se voce contar com a boa vontade do chefe da oficina voce não vai precisar discutir.

Homero
30/08/2006, 13:21
Emerson

O meio que se usa para aumentar a potencia dos diesel CR "no mundo" é o aumento de pressão de combustível .Existe para vender pela internet (no exterior) uma infinidade de "Chips" que não são chips mas um circuito eletronico ligados entre o sensor de pressão e a ECU .Existe variações mas basicamente é a mesma coisa.Como possuem conectores é so desisntalar que volta ao normal e se levado a concessionária não tem como perceber o que foi usado "pois para a ECU a pressão é a que ela determinou "e portanto não ha erro para ser gravado.Na realidade a pressão está maior o que resulta em maior alimentação.
Mesmo sendo drive by wire a Hilux era rápida nas respostas por conta do TGV e coletor vareável, porem, com o "chip" ela ficou mais rapida ainda nas respostas.

Eu acho a falta do TGV na Ranger uma sacanagem , mas veja meu post de ontem e acho importante apertar um pouco o WG ,1 volta por exemplo , nem tanto para aumentar a potencia , mas para fazer a turbina entrar mais cedo.Se voce mora em lugar alto a demora para entrar a turbina é maior.Talves só isso ja melhore a vida do teu pai.

Se colocar um"chip" vai melhorar , se colocar um chip mais uma apertadinha no WG vai ficar muiiito bom.

Dependendo de como é fixada a WG da para colocar umas arruelas entre a capsula e o corpo da turbina no parafuso de fixação de modo a puxar a haste , tendo o mesmo efeito.

Stephan
30/08/2006, 13:22
Tá...mas como faz a tal regulagem !? :mrgreen:

Homero
30/08/2006, 14:01
Alguem tem como postar uma foto da turbina da Ranger mostrando o WG e a fixação?

Homero
30/08/2006, 14:56
Não sei se corresponde a realidade mas tirei esse desenho do manual de peças do motor.
Se for assim ai está 2 maneiras possíveis de apertar a WG

abrir o anexo

edubelem
30/08/2006, 15:53
Eu uso uma Ranger 2.8 com TGV (que era a caminhonete do meu pai), no entanto ele tava acostumado com esse 2.8, e agora comprarmos uma 3.0 e ele tah com a nova e eu com a velha, mas ele vive se queixando que "a 2.8 tem mais pique" nas palavras dele, o que ele se refere eh não precisar forçar tanto a embreagem na hora de arrancar, e aquela pisada que vc dá e ela imediatamente responde.

Obviamente tem alguns fatores que a 3.0 tem desvantagem para que isso aconteça (essa arrancada imediata)

* Acelerador Eletrônico (todos caros que conheci com esse dispositivo, tem um certo lag na hora de arrancar.

* Motor 16v, que eh melhor em altas velocidades

* Turbina sem TGV (se bem que depois que ela enche a turbina eh um avião melhor que muito carro 2.0)

* Relação de marchas muito longa (Para priorizar economia)

Talvez eu esteja esquecendo de algo, mas acho que eh mais ou menos isso.

E o pior, meu pai anda 90 % do percuso na cidade, ir para a empresa, ir almoçar, ou seja vive fazendo marchas e se queixando :), agora na estrada se vc manter ela acima de 120 KM/H eh um avião, anda super bem, e economica.

E meu uso da 2.8 eh muita estrada pego regime rodoviario em 90 % do meu trajeto, ou seja o ideal seria ele ficar com a 2.8 e eu com a 3.0.

No entanto tem outro problema para que isso se realize apesar de ele até ter me proposteado nisso, não vou deixar uma caminhonete agora com 5000 km rodados e alguns meses de uso na estrada do jeito que eu uso, usando para trabalho, deixando pernoitar no tempo, postos de combustivel etc, e não vou deixar uma caminhonete velha na mão do meu pai eu ficando com a nova, afinal eu posso ter muitas caminhonetes novas durante a minha vida, se Deus me ajudar, já ele já trabalhou muito e merece esse "luxo".

E eu queria fazer algo que não saisse da garantia para que ele ficasse 100%satisfeito com a viatura :), e a unica coisa que ele se queixa eh isso, agora depois que abri bomba e turbina, ele andou com a minha e ficou mais decepcionado com a dele :) e é a unica queixa dele

Emerson,
tenho a imprecão que este motor deve funcionar bem com uma tgv, sem necessidade de auterações em sua comf. Pois todas as fotos de divulgação deste motor, inclusive da Ford, vem com tgv. Pra mim eu acho que colocaram este motor com WG para poder ter novidades futuras. Assim já seria suficiente!

emerson_dickel
30/08/2006, 16:07
Emerson,
tenho a imprecão que este motor deve funcionar bem com uma tgv, sem necessidade de auterações em sua comf. Pois todas as fotos de divulgação deste motor, inclusive da Ford, vem com tgv. Pra mim eu acho que colocaram este motor com WG para poder ter novidades futuras. Assim já seria suficiente!


Foi uma economia bem porca da Ford, no entanto trocar a turbina já uma coisa que eh complicada "custos", mas certamente irria ficar melhor.

edubelem
30/08/2006, 20:06
Foi uma economia bem porca da Ford, no entanto trocar a turbina já uma coisa que eh complicada "custos", mas certamente irria ficar melhor.

Deve ter sido jogada de marketeiro, pois com este motor ela já é a mais forte da categoria,(torque) e a mesma cavalagem da hilux, e mesmo assim já foi um aumeto de quase 25% na potência.

se isto for verdade, estes marketeiros so ganhão pros da dodge:parede:

edubelem
05/09/2006, 15:08
Acabei de retirar o carro da rev. de 20.000, não acusou nem um erro na ECU, por tanto o sistema assimilou muito bem o aperto.

murilloaquino
05/09/2006, 16:59
Acabei de dar uma olhada la na turbina da Ranger.Edu, tem q primeiro retirar a capsula e depois reduzir a porca da haste, ou simplesmente reduzir a porca da haste sem retirar as duas porquinhas q seguram aquela capsula?
to precisando de ajuda...heheheh
abraços

edubelem
05/09/2006, 19:01
Murillo eu acho que a maneira mais prática é vc colocar uma arruela, como o homero esplicou, entre a capsula e o suporte da capsula, assim vc não vai ronper nem um lacre, porem vc vai ter que fazer muita força p/ afastar a capsula.

A outra maneira, foi a que eu fiz, afrochar a contra porca e apertar a haste.

Homero
05/09/2006, 19:22
Se for possivel , serrando as arruelas conforme o desenho anexo , aí é só desapertar a porca ,acomodar a arruela e reapertar .
Talvez precise um pouco de força.
Para quem tem a indicação de pressão no computador , pode avaliar se precisa colocar mais, só lembrando de fazer aos pares (uma em cada porca) para que a cápsula fique alinhada.

murilloaquino
05/09/2006, 23:45
Se for possivel , serrando as arruelas conforme o desenho anexo , aí é só desapertar a porca ,acomodar a arruela e reapertar .
Talvez precise um pouco de força.
Para quem tem a indicação de pressão no computador , pode avaliar se precisa colocar mais, só lembrando de fazer aos pares (uma em cada porca) para que a cápsula fique alinhada.

o ruim das arruelas e que na dá pra ter uma base d quantas voltas...se bemq pode medir a largura da arruela e fazer aproximadamente o numero d voltas...
vo tentar aqui e posto depois pra ver como q ficou

edubelem
06/09/2006, 08:50
o ruim das arruelas e que na dá pra ter uma base d quantas voltas...se bemq pode medir a largura da arruela e fazer aproximadamente o numero d voltas...
vo tentar aqui e posto depois pra ver como q ficou

Murillo, agora vc é maior de idade:palmas: , já tirou a carteira?

Vc pode colocar a arruela ao lado da aste e verificar o nº de voltas que representa.

abreu
06/09/2006, 10:20
Murillo, agora vc é maior de idade:palmas: , já tirou a carteira?

Vc pode colocar a arruela ao lado da aste e verificar o nº de voltas que representa.

Show! Quando foi o aniverásário Murillo? Parabéns ae cara!

Então, meu caminhãozinho deve sair hoje :), quero testar esse aperto na WG!
Mas ainda não entendi como posso faze-lo... Heheheeee...

Acho que vou pegar o teu telefone Edu, kkkkk, ai quando eu estiver fazendo eu te ligo e tu fica olhando no teu carro e me explicando! Kkkkkk!

Abraços.

murilloaquino
06/09/2006, 12:38
Fala galeraaa...
meu niver e no domingo, mais vale os parabens adiantadoo..
minha prova ja ta marcada pra 15 diass...to doidim pra dirigir com carteira né...

Meu pai viajou no carro e provavelmente ele volta hj mesmo...
vo dar uma olhada numa loja d arruelas aqui pra comprar...
vo tentarr...

Abreu, se vc ajustar antes q eu, posta ai pra saber tá?
abraçoss...

abreu
08/09/2006, 23:23
Pessoal, eu fiz, mas não notei diferença alguma!!!
Pq será!?

Eu sou meio lerdo para notar essas coisas, mas por mais lerdo que seja não deu para notar nada de diferente.

Folguei a porca e dei duas voltas na haste de ferro no sentido de apertar. Depois apertei a porca de volta.

Assim que sai tive a impressão de uma leve melhora, mas depois achei que não.

O que exatamente a WG faz?
Edu, qual a função que vc usa para ver a pressão exata da turbina? É pelo teste do painel da Ranger? Nas barrinhas do computador de bordo eu não notei nenhuma diferença.

Abraços.

abreu
09/09/2006, 19:39
Então, acabo de testar mais "intensamente":
Tem uma boa reta aqui perto de casa, então marquei 2 pontos (no caso de 2 placas) e fiz os testes. Sempre de 3ª a 40Km/h pisando na primeira placa e vendo a velocidade que ela passava pela 2ª. Um amigo do lado fez a leitura.

Resultados:
Original: Passou na 2ª placa a 100Km/h na segunda placa.
1 Volta no sentido de apertar: Passou aos mesmo 100Km/h.
2 Voltas no sentido de apertar: Passou na 2ª placa aos mesmo 100Km/h, só que com o ponteiro levemente mais baixo (puxando para 99k/h).
2 Voltas no sentido de folgar: Passou na 2ª placa acima de 100Km/h, uns 105Km/h mais ou menos.

Impressões:
Quando apertei 2 voltas em relação ao original fiquei com impressão do carro estar mais fraco. Em baixa a mesma coisa, mas ficando fraco após 3mil RPM.
Quando folquei 2 voltas em relação ao original fiquei com impressão do carro estar mais forte. Melhorou meio pentelhésimo em baixa e 1 pentelhésimo em alta.

Como eu disse, eu sou meio lerdo para notar essas coisas.
Mas meu veredicto final é que não vale a pena mexer na tal WG.

Abraços.

murilloaquino
09/09/2006, 20:25
OO galera, vamo xegar em um concensso ai pra ver se eu mecho na minha ou nao.Como nao tenho experiencia pratica, vo esperar a galera ´´decidir´´ pra eu mexer na minha ou naoo...

abrass

abreu
09/09/2006, 20:38
É até bom o Edu postar ai pq eu posso ter feito alguma coisa errada...
Tipo, pelo que ele falou a diferença dá para sentir bem, mas eu não senti...

Será que fiz algo errado?
O que exatamente faz a WG?

Abraços.

murilloaquino
09/09/2006, 20:48
A eg é uma valvula q tem o objetivo de manter a pressao maxima da turbina.Fica na parte quente da turbina e desvia os gases de escape, gerando uma passagem mais facil q pela turbina, quando aberta.Por exemplo.Se a da ranger ta configurada pra 1.5 kg, quando xegar nessa pressao, a valvula abre e cria uma segunda passagem , oq faz com a pressao nao passe dos 1.5.Quando se aperta, atrasa a abertura da valvula e faz com q aumente a pressao maxima.Se aumentar d mais, vai estrangular a turbina em altas rotaçoes(by rasch motoren).Quando se aperta um pouquinho, a maioria das wg vem com uam folquinha, e esse folga atrasa um pouco a entrada da turbina.Apertando, fecha essa folga e faz a turbina entrar mais cedo, e como disse o edu, aumenta um pouco a pressao dela tambem.Tudo dentro dos limites aceitaveis...

Ta aí, acho q na teoria estou certo.Se estiver errado, me corrijam por favor...
Na pratica, a palavra esta com vcs...hehehe

abraços

Walter L. L. Casitta
09/09/2006, 22:58
Olha pessoal,
Em vez de ficar aí perdendo tempo tentando aumentar a potência desse motor, porque você não se concentram em trocar a relação de marchas da Ranger que é uma bosta ou quem sabe instalar uma logo um TGV? Velocidade final alta numa picape não serve pra nada. Acelerar e retomar sim é muito melhor.

abreu
10/09/2006, 01:42
Olha pessoal,
Em vez de ficar aí perdendo tempo tentando aumentar a potência desse motor, porque você não se concentram em trocar a relação de marchas da Ranger que é uma bosta ou quem sabe instalar uma logo um TGV? Velocidade final alta numa picape não serve pra nada. Acelerar e retomar sim é muito melhor.
Walter, apertar a WG seria uma forma de ganhar potencia gastando nada.

Todas as Ranger 3.0 (salvo as que perderam) ainda tem garantia de parte mecanica e elétrica (que é de 3 anos), acho que ninguem aqui quer perde-la para trocar uma turbina ou diferencial.

Trocar turbina por uma TGV sai por no minimo R$5000, e vai levar o motor a uns 180Cv mantendo a pressão de 1.5bar.
Com mentade desse valor você instala um Unichip, que leva a Ranger 3.0 para quase 200Cv com a pressão da turbina original.

Eu não acho a relação dela um lixo. O motor é muito forte e casa muito bem com a relação mais longa. Não vejo NENHUMA necessidade de troca-la.
Se o motor fosse fraco ai sim ela seria um problema, mas não é.

Quanto a velocidade final, isto ela já tem até d+. Se não tivesse o limitador, ela teria força para andar a 200Km/h tranquilo.

Ninguem aqui tá querendo ganhar corridas, mas sim, uma solução barata e sem perder a garantia de melhorar ainda mais o desempenho da Ranger 3.0 que já é fantástico.

Ps1. Faça um test-drive na Ranger 3.0... Vai ver que a relação é perfeita e que não precisa de TGV.

Abraços.

Walter L. L. Casitta
10/09/2006, 11:39
Abreu,

Se você ler com cuidado os tópicos anteriores, vai ver que mexer na WG é perda de tempo e se a Ranger fosse tão perfeita assim vocês não estariam preocupados com esse assunto.

Além do mais, garantia de 3 anos acaba sendo bancada por você mesmo sendo obrigado a cumprir as revisões programadas nas concessionárias.

abreu
10/09/2006, 13:15
Abreu,

Se você ler com cuidado os tópicos anteriores, vai ver que mexer na WG é perda de tempo e se a Ranger fosse tão perfeita assim vocês não estariam preocupados com esse assunto.

Além do mais, garantia de 3 anos acaba sendo bancada por você mesmo sendo obrigado a cumprir as revisões programadas nas concessionárias.

Então, realmente eu achei perda de tempo. Não notei melhora significativa.

A Ranger 3.0 é excelente Walter.
De longe é a pick-up média com melhor desempenho. Quem chega mais proximo é a nova Hilux, mas só proximo mesmo.
É um "caminhãozinho" que faz de 0 a 100Km/h em 9,8s, melhor que muitos carros 1.6, 1.8 e 2.0 do mercado.

Quem tem qualquer outra Pick-up do mercado (que não seja a nova Hilux, pois ela já tem desempenho proximo ao da Ranger) fica de bobeira quando anda na Ranger 3.0...
Andar a 120Km/h com RPM em 2000, sem ouvi nenhum barulho nem vibração do motor, só o barulho do vento, até então não existia em nenhuma outra pick-up.
Andar a 180Km/h com RPM em 3200 sem barulho nem vibração de motor então, ninguem nem sonhava com isso.

O problema é que muita gente sempre acha o que melhorar.
Eu sou daquele que se comprar um carro de 300Cv, eu vou querer um veneno para leva-lo a uns 350... Não importa, por mais forte que o carro seja, eu sempre quero fazer algo do meu jeito (isso é mau de quem gosta de carro!).

Abraços.

ArthurC
10/09/2006, 16:24
De longe é a pick-up média com melhor desempenho. Quem chega mais proximo é a nova Hilux, mas só proximo mesmo.

Discordo. Pra mim a Hilux anda mais.

Walter L. L. Casitta
10/09/2006, 18:40
Pois é, acho que não da pra negar que a Hilux ou pelo menos que a Hilux AT é a melhor picape da categoria. Pode não ser a de melhor custo benefício, mas é a melhor.

Pequeno jr
10/09/2006, 19:09
Discordo. Pra mim a Hilux anda mais.

Arthur, tdo bacana?? como anda a negona??

Cara sobre o q vc discordou do abreu, eu discordo d vc. Ja vi Ranger 3.0 e Hilux nova 3.0 acelerando tanto Arrancando qto d final e normalmente as rangers andam na frente e não foi so uma vez esse teste. D retomada num trecho q fazemos aq em BSB a hilux some na frente d ranger.

Agora q a Hilux SRV AT é a melhor do mercado com certeza ela é, mas concordo com o Walter q a Hilux nova(todas 3.0) com certeza não é o melhor custo benefício do mercado de pick-up médias do momento.

IGORFROTA
10/09/2006, 19:15
Andar a 120Km/h com RPM em 2000, sem ouvi nenhum barulho nem vibração do motor, só o barulho do vento, até então não existia em nenhuma outra pick-up.

Massa demais !!! Sem dúvida isso faz toda diferença qnd se fala em carro Diesel.


Andar a 180Km/h com RPM em 3200 sem barulho nem vibração de motor então, ninguem nem sonhava com isso.


So tem que torcer para não passar sequer um lagartixa na estrada, senão, já era...Acho loucura....

Tive a oportunidade de dirigir a nova Ranger e tb a nova Hilux AT, tanto na estrada como no off-road...

Sinceramente, acho que a Ranger, apesar de ser uma senhor carro, está anos luz da Hilux.
A resposta da Hilux é impressionante e parece não ter limites. O torque é fantástico e no off-road impresiona pela facilidade de conduzi-la em qq terreno.
A Ranger realmente é bastante silenciosa para um carro diesel, mas a Hilux não deixa nada a desejar para um veículo gasolina. Se não estiver avisado o cara pensa que é gasolina. Barulho 0.

abreu
10/09/2006, 19:22
Discordo. Pra mim a Hilux anda mais.
Não. Testado e comprovado.
Ranger anda na frente. Tanto de arrancada quanto de retomada.
Testei não só com uma, mas com 3.
Uma delas é do meu cunhado e brincamos muito. A Ranger dá um pulo enorme na frente do carro dele (que é AT) e vai abrindo lentamente.

Mas certeza que a Hilux é mais carro. O motor da Hilux já é de uma familia mais, digamos assim, evoluida que o da Ranger.
Em conforto, apesar de a Ranger ser excelente, ainda deve bastante a Hilux.
Mas isso se reflete no preço tambem:
Ranger XLT 3.0 2007 -> R$86.990,00
Hilux SRV 3.0 2006 -> R$105.400,00

Ps. A 120Km/h a Ranger é mais silenciosa que a Hilux. Não só que a Hilux, mas a Ranger se enquadrou na categoria "C" de ruido interno, ganhando até de Golf e Focus a 120Km/h.

Abraços.

abreu
11/09/2006, 00:21
Só mais 1 Ps.! Prometo, este é o ultimo!
A Ranger tambem vence a Hilux em estabilidade. Eu acho a frente da Hilux muito mole e isso tem causado alguns problemas de capotamento. Na epoca que eu estava procurando uma pick-up, o vendedor me falou que ia ter recall da suspensão dianteira, mas me parece que não teve nada até agora.

Resumindo, ambas tem seus ponto fracos e fortes.
Eu avalio assim:
Hilux:
Fortes - Conforto, ruido interno, acabamento, altura livre do solo e angulo de entrada.
Fracos - Estabilidade e preço.

Ranger:
Fortes - Robustes, desempenho, estabilidade, ruido interno baixo (pior do que o da Hilux, mas ainda assim é bom), acabamento (meio desatualizado, mas bem feito) e preço.
Fracos - Angulo de entrada e altura livre do solo.

Diferente de muitos, não acho a Hilux bonita. A trazeira acho horrivel.
Nem a Ranger, mas ainda gosto mais da Ranger do que da Hilux.
Em beleza para mim está em 1º lugar a L200 Sport, pena que a mecanica não faz jus a beleza.

Kkkkk, fugimos completamente do topico neh!?

Abraços.

edubelem
11/09/2006, 10:28
Fala Arthur, quando agente vai comer um daqueles camarões de mosqueiro que tu vendes?
he he he


Abreu a pressão é vista na posição 't', do auto teste que vc postou, e a diferença de pressão só é significativa acima dos 2500 RPM, só em alta, por tanto em quinta na estrada a 130 ou 140 ela responde bem melhor p/ fazer uma ultrapassagem e as reduções em 4ª a 100 são melhores , e eu notei também que o motor não flutua c/ tanta facilidade, por exemplo de 3ª ele vai mais fácil a 115 km, reafirmando a melhora é só em alta, pois a WG começa a atuar em 2500 RPM e abre completamente em 3200 RPM, Ruído que vc ouve a cima de 3000,

Em baixas rotações a melhora que senti, foi explicado pelo Homero, pois a válvula de alívio estivesse mais vedada com o aperto.

Por tanto como postei, eu fiz o teste na estrada e la a melhora, nas situações em que eu citei, foram satisfatórias, com respostas que eu não estava acostumado a receber.

E como disse também anteriormente, este motor deve aceitar bem uma TGV sem nem um problema em relação ao monitoramento eletrônico.

IGORFROTA
05/12/2006, 10:22
Pessoal, vou reabriri esse tópico por interesse próprio.

Sei que o assunto já foi bem discutido em vários tópicos, mas como não encontrei as descrições completas vou perguntar aqui.

Alguém pode descrever detalhadamente, passo a passo, como eu faço para aumentar o débito da bomba e abrir a wast gate ?

Na minha está td original. Qual a indicação inicial que vocês recomendam para eu já sentir a diferença no pé sem aumentar muito o consumo e a fumaceira ?

Walter, Edin, Pequeno.....ajuda aí.....

Vlw

Walter L. L. Casitta
05/12/2006, 11:22
Pessoal, vou reabriri esse tópico por interesse próprio.

Sei que o assunto já foi bem discutido em vários tópicos, mas como não encontrei as descrições completas vou perguntar aqui.

Alguém pode descrever detalhadamente, passo a passo, como eu faço para aumentar o débito da bomba e abrir a wast gate ?

Na minha está td original. Qual a indicação inicial que vocês recomendam para eu já sentir a diferença no pé sem aumentar muito o consumo e a fumaceira ?

Walter, Edin, Pequeno.....ajuda aí.....


Se for mexer mesmo na WG, não dê mais que um volta na porca.
Eu preferi não mexer com a bomba. Não me cinto bem vendo aquela fumaceira preta saindo da minha Ranger...

IGORFROTA
05/12/2006, 12:05
Se for mexer mesmo na WG, não dê mais que um volta na porca.
Eu preferi não mexer com a bomba. Não me cinto bem vendo aquela fumaceira preta saindo da minha Ranger...

A sua está com 1 volta ?
O que percebeu nela com essa modificação ?
Ganhos em baixa ? Muita perda em alta ?
Lembro que antes vc tinha umas voltinas a mais....o que mudou após retroceder?

Minha intenção inicial (antes dos bicos e TGV) é melhorar o meu torque para andar em areia e subir em dunas. Em viagens costumo andar à 110 km/h, mas tb não quero perder rendimento nessa faixa. Para o dia a dia ela está boa, talvez só precisasse melhor as respostas das retomadas em baixa qnd está abaixo dos 2000rpm.

Ainda aguardo os demais amigos...
Vlw

edubelem
05/12/2006, 15:02
Mechendo na WG só existe melhora em alta, pois a WG limita a pres do turbo, digamos que 2500 rpm a Wg entra em ação e limita a ação do turbo mantendo, digamos 1,2, se vc aperta a WG ha um retardamento e, com 2600 rpm ela limita em 1,3, por tanto o ganho é apenas em alta. P/ ganhar em baixa, somente com tgv ou uma turbina c/ um passo maior.

IGORFROTA
05/12/2006, 21:50
Mechendo na WG só existe melhora em alta, pois a WG limita a pres do turbo, digamos que 2500 rpm a Wg entra em ação e limita a ação do turbo mantendo, digamos 1,2, se vc aperta a WG ha um retardamento e, com 2600 rpm ela limita em 1,3, por tanto o ganho é apenas em alta. P/ ganhar em baixa, somente com tgv ou uma turbina c/ um passo maior.

Nao foi isso que eu li por aqui em outro topico.
Se nao me engano, o comentãrio era que com a Wg apertada, o carro ganhava em baixa, a turbina passava a entrar antes e em altas o rendimento caia consideravelmente.

rac
05/12/2006, 23:22
nao vejo porque mais pressao amarra a alta. Ela so amarra se a parte quente for pequena para a quantidade de gases que aumentou. Outra possibilidade e falta de combustivel.
Pressao mais alta pode e diminuir muito a vida da turbina pois eleva a sua rotacao.

Walter L. L. Casitta
05/12/2006, 23:38
Eu estou com uma volta querendo voltar pra 0 e cheguei a dar 7 voltas eu acho (tenho que ler o tópico lá atrás pra lembrar). A partir da primeira volta melhora em baixa, durante as acelerações e a pressão do turbo passa dos 1,15Kgf/m para 1,2Kgf/m. Com 7 voltas a pressão chega aos 1,5Kgf/m em rotações próximas a 3000RPM ou mais.

Em baixa rotação com 1 volta dá pra perceber um melhora na aceleração sendo que de 1 a 5 voltas em baixa não faz diferença alguma.
O problema é com as altas rotações (acima de 2000RPM) que piora tanto quanto o número de voltas na porca de ajuste.

Pra aumentar a potencia do motor é obvio que um das formas é aumentando a quantidade de ar que entra e é também muito importante facilitar a saída dos gases e ai entra o trabalho da WG que acumula estas duas funções. Em baixas rotações ela ajuda o compressor a empurrar mais ar pra dentro do motor e em alta ela ajuda o motor a se livrar dos gases mais facilmente.

Todo mundo pensa que a WG esta ali pra limitar a pressão do compressor. Na verdade está sim, mas essa não é a principal função dela. Para que o compressor (parte fria) gere toda essa pressão, a turbina (parte quente) tira a energia no escape obstruindo parte da passagem dos gases pra fora do motor. Com o motor já cheio e a pressão do compressor chega ao desejado, a WG abre uma passagem adicional no escapamento para que os gases que saem do motor fluam mais livremente e dessa forma o motor consegue gerar mais potência ainda e é assim também que ela limita a pressão do compressor.

Então, qual seria a melhor opção? Deixar com está confiando no ajuste de fábrica, ou melhorar as acelerações e detrimento do desempenho em rotações mais altas?

ArthurC
05/12/2006, 23:50
Alo pessoal, isso aqui tá quase virando a "Comunidade Ranger"!

Fala Abreu, blz? Então, a minha é a 2.8 (que eu acho que já anda legal), mas a do velho é uma 3.0, e temos ainda na família uma Hilux SRV 3.0 AT do pai do velho (velhao hehe). Já andei nas 3, a na minha mão a Hilux andou mais.. faltou só aquele barulho do diesel! Tem q ter! hehe

Fala Pequeno, a Negona tá pedindo um up-grade, to pensando em comprar aquele lift kit da brinKEKO! Vamos ver..

Fala Edu, os camarões de mosqueiro estão bem! hehe Só agora no período do defeso que o bicho pega!

Igor, o Walter é craque! Pega umas dicas também com o Edintruder. Ele postou aqui em algum lugar o passo-a-passo desse processo!

[]s rangeros!

rac
06/12/2006, 00:29
ninguem nunca mecheu nas configuracoes da turbina da ranger? acho que tem muita coisa pra melhorar ainda.

Homero
06/12/2006, 00:52
A WG é uma valvula que abre um "ladrão" para os gases de escape de maneira que eles não passam mais totalmente pela turbina quando a pressão alcançada na admissão consegue atraves do diafragma(capsula) empurrar a haste.O desejavel é que essa valvula fique perfeitamente fechada até que a pressão de trabalho fosse alcançada.Acontece que essa vávula consta de uma peça de ferro plano que atraves de alavancas fica posicionada sobre um furo da carcaça quente impedindo que os gases passem pelo furo(portanto todo o gas passa pela turbina).Quando a pressão de admissão consegue empurrar a haste da cápsula ,essa haste movimenta a alavanca que afasta a peça de ferro do furo e então parte dos gases fluem direto para o escape sem passar pela turbina mantendo a pressão de admissão dentro do desejado.
Como o ambiente é muito hostil não da para colocar uma "borrachinha" para melhorar a vedação dessa válvula ,de fato tem um vazamento de gas sempre por essa válvula.Apertando um pouco(1 volta) o WG a "força " que a peça de ferro fará sobre o furo será maior melhorando a vedação e aí em baixa rotações pelo fato de se ter menos perda pela válvula a turbina entra mais cedo melhorando o torque.
Sempre que se aumenta a pressão a potencia sobe DESDE QUE SE AUMENTE PROPORCIONALMENTE O COMBUSTÍVEL.Na minha Ranger 99 , não adiantava aumentar a pressão pois a bomba acima de 1 bar não aumentava o combustível , então se apertasse mais a WG ela aumentaria a pressão , mas como não aumentava o combustível esse aumento de pressão roubava potencia do motor (do escape) para socar mais ar dentro do motor que sem a contrapartida de combustível só aumentava a perda.

Na Ranger 3.0 a quantidade de combustível é determinada pelo ar que entra no motor.Para isso ela tem um sensor MAF de fluxo de ar que basicamente atua até baixas pressões e um sensou(MAP) que mede a pressão absoluta do coletor de admissão que juntamente com o sensor de temperatura do ar determina a quantidade de ar admitido nas pressões mais altas.Então nesse motor dentro de um certo limite que eu creio ser da ordem de uns 15% , se voce aumentar a pressão do turbo apertando mais que 1 volta , o maior fluxo de ar e pressão serão sentidos pelos sensores e mais combustível será injetado aumentando dessa maneira a potencia , se não fosse assim ela não aumentaria a a potencia somente com a colocação do TGV conform relatado em outros tópicos

IGORFROTA
06/12/2006, 11:54
vOU FAZER UNS TESTES, MAS CREIO QUE A MINHA OPÇÃO VAI SER 1 VOLTA NA wG E 1/2 NA BOMBA.

VOU ATACAR PRIMEIRO A BOMBA E VER COMO FICA, DEPOIS APERTO A WG E VEJO SE MELHORA, CASO CONTRÁRIO EU VOLTO E DEIXO SO A BOMBA.

DEPOIS POSTO AQUI AS IMPRESSOES

dalmolin
07/12/2006, 10:57
Alguem ae sabe a temperatura que do ar com 1,15 kg e com 1,5 kg :?:


Posso estar errado , mas por exemplo se com 1,15 o ar chega a 50ºc aos cil e com 1,5 chega a 80º . A quantidade de O2 não vai ser a mesma :?:

PY5KJ
10/12/2006, 09:51
concordo com o homero. No entanto isto será significativo apenas para a versão xlt quetem sensor de pressão da turbina. Os parâmetros da cpu citados pelo homero com o aumento da pressão do turbo serão rapidamente reconhecidos e a central tentará manter o comportamento do motor sem alterar significativamente a potência do motor, que aliás, não creio q ocorra. O que pode acontecer é uma antecipação da entrega da mesma para o carro. Isto já resolve. Para aumento da potência neste veículo somente alterando os parâmetros da central. è ela que dosa a qtde de " alimento" para o motor.
Irei aumentar na minha 1 volta para ver o que acontece.
boa sorte

Homero
10/12/2006, 11:01
Py5kj

Todo motor CR tem sensor de pressão de turbo que na realidade é o sensor MAP que mede a pressão absoluta do coletor.A XLT e XLS são identicas quanto ao motor , somente que na XLT existe a indicação da pressão no painel.
Acho 1 volta pouco , tente 2.

PY5KJ
11/12/2006, 08:48
realmente homero, o sensoriamento é o mesmo. Pensei que o gerenciamento pudesse ser diferente. Apertei 1,5 volta e deu para sentir a diferença por volta de 1800 rpm. Vou apertar + 0,5 volta seguindo sua sugestão.
t+

foscaches
27/07/2010, 19:49
li todas as dicas, mas ainda existem duvidas minha ranger é 2007 3.0 com 1,5 de turbo, bom isso indica no computador de bordo...comprei um manometro da shutt de 2 de turbo penso em coloca-lo e após regular minha wg, só que vi muitos comentários sobre a instalação do manometro, e gostaria de saber se realmente qual é o lugar melhor para colocar a mangueira da pressão, e as voltas necessárias no wg....
obs: minha ranger é 3.0...abraços e se for por fotos melhor aindaaaa

foscaches
29/07/2010, 13:41
li todas as dicas, mas ainda existem duvidas minha ranger é 2007 3.0 com 1,5 de turbo, bom isso indica no computador de bordo...comprei um manometro da shutt de 2 de turbo penso em coloca-lo e após regular minha wg, só que vi muitos comentários sobre a instalação do manometro, e gostaria de saber se realmente qual é o lugar melhor para colocar a mangueira da pressão, e as voltas necessárias no wg....
Obs: Minha ranger é 3.0...abraços e se for por fotos melhor aindaaaa
preciso de ajudaaaaaaaaaaa

Raposo
29/07/2010, 17:34
preciso de ajudaaaaaaaaaaa
Tua Ranger não tem indicação da pressão da turbina no painel? Então para que o manômetro? Eu coloquei na Natasha porque ela é 2001: uma conexão antes da entrada da BI. Mas a tua não tem BI.
Abraços.

alansouza
29/07/2010, 21:58
Tua Ranger não tem indicação da pressão da turbina no painel? Então para que o manômetro? Eu coloquei na Natasha porque ela é 2001: uma conexão antes da entrada da BI. Mas a tua não tem BI.
Abraços.
Fala Foscaches.... o Raposo ta certo, mas se vc realmente quer colocar mais um manometro e so cortar a mangueira da wg e colocar um "T"

foscaches
30/07/2010, 12:17
Fala Foscaches.... o Raposo ta certo, mas se vc realmente quer colocar mais um manometro e so cortar a mangueira da wg e colocar um "T"


então, a minha possui o contador do turbo digital que é de 1.5 k, e como to pensando em apertar a WG pra dar um pouquinho a mais do turbo comprei o manometro de 2 k, pra regular,=...poxa e eu num queria cortar a mangueira e colocar o T pra evitar remendos, tentei achar outro lugar mas realmente num tem...vo te que colocar o T mesmo....grato pela dica