PDA

Ver Versão Completa : Ranchos colocados e...



João Pedro
29/08/2006, 18:25
Instalei dois Ranchos série 9000 na minha S10, códigos RS90123.
Realmente são muito bons. Da para brincar nas regulagens e pensar que estou em outras picape, pois ela apresenta um comportamento mais firme (sem exageros, afinal é uma S10). Balança muito menos - coloquei na posição 03 - mantndo o carro mais ereto e confiável.
O problema foi o surgimento de um barulho na dianteira que, ao ser verificado, constatei ser uma folga nas buchas do anéis de fixação dos amortecedores.
Ocorre que as hastes (originais do carro), que passam por estes anéis, são de diâmetro menor que a circunferência do orifício interno das buchas.
Aí, fica uma indagação a qual reparto com os colegas e peço-lhes opinião:
Apenas o barulho, quando em pisos muito irregulares, não incomoda. Mas, existiria algum efeito colateral, grave, que possa danificar a bucha, e conseqüentemente a haste, ou será só o barulho metálico a ocorrer?
Pensei em trocar às buchas pelas originais dos antigos amortecedores. Que acham?
Quem já instalou os Ranchos teve o mesmo problema?
Grato pelas opiniões.

Bianor
29/08/2006, 18:32
Negativo voce tem que resolver este problema substiruindo os parafusos, fazendo bucha de teflon ou arruelas para as laterais.
Os meus tambem usava na posição 3.
Sds

offroad
30/08/2006, 01:06
as buchas sao erradas. ou eh desgaste mesmo. as buchas originais comparadas ao rancho devem ter diamentro diferente.
tente achar as buchas corretas ou troque o parafuso.

João Pedro
30/08/2006, 18:09
as buchas sao erradas. ou eh desgaste mesmo. as buchas originais comparadas ao rancho devem ter diamentro diferente.
tente achar as buchas corretas ou troque o parafuso.

Infelizmente eu ñ tenho às mãos uma maq. digital (quase fiz um desenho e fiz escanear para mostrar), mas acho que me faço entender.
A bucha de que falo é aquela interna no anel superior de fixação do amortecedor. Ela é trespassada por uma espécie de parafuso.
bem, o que ocorre: A bucha tem o orifício maior do que o diâmetro desta haste/parafuso, logo, ela fica com folga e provocando movimentos laterais e verticais, estes últimos de pouca monta.
Porém, os movimentos laterais fazem barulho. Mas, ñ é o barulho que me incomoda, sim a possibilidade deste movimento corroer a bucha ou corroer e fadigar precocemente a tal haste.
Bianor parece que já instalou os Ranchos, isto é freqüênte? Vocês trocaram às buchas ou às hastes?

Bianor
30/08/2006, 18:49
Nos que instalei na S10 2001 não tive estes problemas não, mas já mandei fazer no torneiro buchas de teflon ou nylon para amortecedores e não tive problemas, acho que é o caminho, pois para usar um parafuso maior vai ter que alargar o buraco do suporte !

Edintruder
30/08/2006, 21:51
João, já desses a resposta lá em cima. Pega as buchas dos amortecedores originais e se não estiverem ressequidas, achatada e rachadas, coloca elas no lugar que dá no mesmo.

offroad
30/08/2006, 22:29
vai em alguma casa de amortecedor por ai. provavelmente vai achar algo q sirva.