PDA

Ver Versão Completa : A Perereca fumou!! E agora?! :-)

fr0g
26/02/2004, 13:01
E aí, galera?!
Seguinte... Antes de sair do posto com a Perereca (meu jipe willys - cj6! ;-))eu revisei a agua e acrescentei um l de oleo pq tava baixo (oleo 20-50). Depois disso, em 12kms rodados a uns 70kms/hora no asfalto acabou a agua do radiador e o motor superaqueceu, quando tirei a tampa do radiador chegou a subir vapor, tava fervendo mesmo!
Anteriormente a este evento nada interessante, eu estava tendo que colocar agua de uns 80 em 80 kms rodados, o que tambem acho que nao é normal (certo?)
Dei uma olhada com calma e aparentemente nao ta vazando agua em nenhum lugar e o radiador nao ta furado...
Agora tenho 2 duvidas...
1) O que aconteceu com o motor? Pode ter queimado a junta? Tem que trocar os aneis? Tive que voltar pra casa com ele e rodei uns 300 kms sem problemas, só que por um tempo tive que ficar colocando agua de 30 em 30 kms (dava pra ver a colmeia quando tirava a tampa do radiador), depois estabilizou e agora ta na mesma situação de ficar colocando agua de 80 em 80 kms... Não entrou agua no oleo.
2) Onde pode estar indo essa água toda? Alguem ja teve algum problema semelhante?

abraços
Geovani

Polvora
26/02/2004, 13:39
Geovani,

Lave a perereca de vez em quanto, é bom... (rsrsrsrsrsrsrsrsr)

Brincadeira cara, acho que o seu problema é a tampa do radiador, já tive esse problema e resolvi com a troca.

[]s tbém na perereca

leopoldo
26/02/2004, 16:09
Pode ter queimado a junta?

Quando queima junta, ou sai água pelo escapameno, ou mistura água no óleo, ou o motor perde potência como se fossem só 2 cilindros, ou pressuriza o radiador até explodir ma mangueira.

Não parece que queimou.

Tem que trocar os aneis?

Só se você fizer um teste de compressão e detectar um ou mais cilindros abaixo do nível mínimo de compressão.

Tive que voltar pra casa com ele e rodei uns 300 kms sem problemas, só que por um tempo tive que ficar colocando agua de 30 em 30 kms (dava pra ver a colmeia quando tirava a tampa do radiador), depois estabilizou e agora ta na mesma situação de ficar colocando agua de 80 em 80 kms... Não entrou agua no oleo.

Seu jeep teve um caso de pane intermitente. Isso requer revisão do sistema para detectar o que esta causando isso, antes que o problema se manifeste a toda hora.

Onde pode estar indo essa água toda? Alguem ja teve algum problema semelhante?

Pólvora ja cantou uma possibilidade.

Agora tem mais:

Tem válvula termostática? inspecione.

Você usa aditivo na água? se não, deveria.

Veja a mangueira inferior do radiador para ver se ela não está esganada.
Tente apertar com a mão e veja se ela está com a mola interna que evita o esmagamento.

Inspecione todos os selos de água do bloco e do cabeçote e inclusive em alguns motores tem um em cima da caixa seca.

Thiago Rodeghel
26/02/2004, 18:26
Fala frOg :D

Já tive um problema parecido, só era somente a água :) , q baixava assim tbm :? ... Foi em 2001, e se não me engano foi o cabeçote, q estava desnivelado, tive de dar um passe e trocar a junta :)

Coisa simples, em 1 dia tava resolvido :) . Já com relação a água, fiz a limpeza do radiador no sistema, e coloquei Radiex, sabe quanto tempo vai fazer q naum mexo nisso, acho q vai fazer 1 ano 8) Sem mexer no radiador, só verifico todo mês pelo menos abro a tampa :roll: :P .

[s]

Marcos ET
26/02/2004, 23:29
Falae fr0g, blz?

Cara, sei nao, mas vou contar oq aconteceu kumigo em maio de 2003:

Já tinha um tempo que botava sempre água no radiador do meu jeep, uma vez tinha tido problemas com a tampa do radiador, que nao pressurizava o circuito e a água fervia queném panela de pressão MAS desta vez nao havia vapor saindo pelo alívio da tampa (já observou se no seu jeep sai o vapor??) e a quantidade de água que "desaparecia" aumentou... o jeep começou a aquecer (igual ao seu relato) e um belo dia descobri a surpresa, o óleo do motor parecia iogurte (de coco!)... como meu motor era o Continental 4cil (Go Devil) e o respiro do motor tava desligado, pensei que fosse umidade atmosférica e troquei o óleo... claro que nao funcionou...

saí para uma trilha (fatal) e percebi a real dimensão da coisa... uma vez o bloco superaqueceu e acabou trincando e a água do radiador minava direto para o carter eliminando a capacidade de lubrificação, que ocasionou desgaste nos mancais, que fundiu o virabrequim, que estragou a bomba de óleo que fez o jeep parar de vez...

sem querer ser alarmista, acho que vc deve olhar o óleo do seu motor, pois se for uma junta queimada, ou mesmo uma trinca (tomara que nao), a água desaparece do radiador e vai pro carter, aih o resto vc viu... bananosa geral!, mesmo medindo tax de compressão dos cilindros (que neste caso vai estar normal) vc nao encontra o problema, só olhando o motor.... e pior, se o motor estiver desligado a um tempo, o óleo fica sobre a água e quando vc puxa a vareta, ve somente o óleo... a água mesmo só aparece quando vc resolve tirar o parafuso do cárter para escoar o óleo, antes mesmo de terminar de tirar o parafuso a água já vem como se tivesse aberto uma torneira e TCHAN! apareceu a água desparecida...

dá uma olhada nisso, antes que tenha q trocar o motor.... :cry:

fr0g
27/02/2004, 13:09
aee, galera do bem! :)
Valeu pelos esclarecimentos... Vou num mecânico dos bons pra revisar a bagaça, mas estou aliviado porque pelo visto por enquanto nao tive grandes prejuizos, agora é só dar um trato na Perereca! :shock:

[]s

Sergio Rocha
27/02/2004, 19:08
aee, galera do bem! :)
Valeu pelos esclarecimentos... Vou num mecânico dos bons pra revisar a bagaça, mas estou aliviado porque pelo visto por enquanto nao tive grandes prejuizos, agora é só dar um trato na Perereca! :shock:

[]s

Se estiver passando agua para o carter o nivel do oleo na vareta vai subir muito, é uma maneira fácil de saber.
Veja se não sai agua pela cano de descarga.
Veja se não vaza pela tampa do radiador,selos do motor, mangueiras e etc.
Com certeza evaporando não está.