PDA

Ver Versão Completa : Que Peça é Essa?



pedrodoniva
28/08/2006, 17:48
Olá pessual,observando debaixo de meu capô,exatamente embaixo do estepe,tem uma peça preta,cilindrica,de onde sai e entram algumas mangueiras e fios,sei lá...E Não consigui identificá-la,ninguem soube me dizer,e tmb nao achei nada na internet...Segue uma foto de um niva que achei na internet com essa peça.
Alguem sabe que peça é essa e/ou para quê serve????????
Obrigado

pedrodoniva
28/08/2006, 17:50
Ah!esqueci de mencionar que a peça que quero identificar nessa foto é a do lado direito (cilindro vertical)...mas se alguem souber pra que serve esse cilindro horizontal no meio da foto tmb fico agradecido!
valew

Hervé Roberto
28/08/2006, 19:21
Pedro, se bem me lembro esse é o canister, no meu foi retirado pois estava desconectado e não fazia falta, existem relatos aqui no fórum de canisters já fu... que só serviam para jogar sujeira no motor.

ferchina
28/08/2006, 19:31
Pedrinho, c não me engano ela chama Canister e uma espécie de filtro, nela entram mangueiras de respiro do tanque e do carburador e retorna os gases ao carbura, ela já me deu mta dor d cabeça, pois ela e recheada com uma espécie de carvão granulado e para o carvão não entrar nas mangueiras tem uma espuma, no meu caso a espuma c estragou e estava indo pedaços do carvão para o carburador e com isso fazendo o Niva falhar e as vezes nem andava, até eu descobrir o q era, já tinha trocado o carbura original e levado o NIva umas 10X ao mecânico, acabei descobrindo lendo vários foruns, dai tirei todo o carvão e troquei de mecanico...rs
flw

Hervé Roberto
28/08/2006, 19:40
Isso aí Fernando,
eu não conseguia me lembrar por que isso dá tanto problema, mas lembrava dos problemas relatados.

pedrodoniva
28/08/2006, 19:42
CÂÂÂÂÂNISTER!!!!Taí...já tinha ouvido falar nessa peça sim,mas nao tinha nem pista do que seria...putz...quer dizer então que se eu tirar ele talvez o meu Niva melhore?Tipo,consumo,sei lá?!?!
Brigadão aí pelas explicações Hervé e ferchina!!!Mas e o negocio preto horizontal?Seria a bombinha de encher pneu?
Valew

emtsuhako
28/08/2006, 20:47
Pedro, é o caníster mesmo! Dificilmente algum Niva tem ele funcionando... a maioria tá sem o carvão, pois este soltava partículas que ia direto pro bura provocando falhas no funcionamento do mesmo... eu pretendo comprar um novo, só não sei onde achar um... :(

A outra peça que vc menciona é a bomba de encher pneus... são poucos os Nivas que tem uma dessas inteira...

Hervé Roberto
28/08/2006, 21:42
Bomba de encher pneu???? essa eu não conhecia, era opcional? acessório? funcionava bem?

Cavalcante
28/08/2006, 23:01
Bom, a peça na horizontal é mesmo a bomba de encher hérnia, digo, pneu. Solte os elásticos e ela vai pular em sua mão. Era original de fábrica, e se você reparar bem tem um alojamento com encaixe perfeito. Aliás, tão perfeito que vc não reparou que ela sai de lá:parede: :parede: :parede:
O cânister, ou canister pros mais íntimos, é uma espécie de condensador a carvão ativado, quase que um destilador. O vapor de combustível entra nele, se condensa e é reaproveitado pelo carburador. Acontece que com o tempo (pelo que percebi, 10 anos, ou seja, a idade de mínima de qualquer Niva) o carvão se degrada, e o pó começa a ser sugado pelo carburador. Soluções para o problema: ou importa um (vc vai ver um "Made in USA" no canister, aliás um prenúncio da Perestroika...) ou capa essa porcaria logo de uma vez e aproveita o espaço pra por algo que preste!:mrgreen: