Ver Versão Completa : Orientação sobre DH Jimny
Pessoal,
Meu veículo apresenta uma batida (parecendo uma folga na coluna de direção) quando passo em terrenos irregulares e até mesmo com velocidade acima de 75km. Esta folga é sentida no volante através de pequena pancada (como se estivesse algo solto na coluna). Mandei verificar na Suzucar e não foi constatado nenhum problema mecânico. Observei que a junção (peça que liga a coluna a cx. direção) apresenta folga nas cruzetas (sendo a que está com mais folga é a que se conecta com a coluna). Quero sanar este inconveniente e gostaria da opnião de vcs a respeito inclusive os que possuem Jimny.
Penso que adaptar esta junção (fazer uma peça de metal com duas cruzetas nas extremidades) chequei a do Ford Ka e este se adapta. Minha dúvida é se trocando tal peça resolveria o problema e se esta adaptação não comprometeria o restante do conjunto devido ao peso etc... ou teria que partir para o original.
No mais aguardo retorno,
Se necessário coloco posteriormente uma foto na junção.
Abraços
TMorais
Joao Baeta
28/08/2006, 12:51
Pessoal,
Meu veículo apresenta uma batida (parecendo uma folga na coluna de direção) quando passo em terrenos irregulares e até mesmo com velocidade acima de 75km. Esta folga é sentida no volante através de pequena pancada (como se estivesse algo solto na coluna). Mandei verificar na Suzucar e não foi constatado nenhum problema mecânico. Observei que a junção (peça que liga a coluna a cx. direção) apresenta folga nas cruzetas (sendo a que está com mais folga é a que se conecta com a coluna). Quero sanar este inconveniente e gostaria da opnião de vcs a respeito inclusive os que possuem Jimny.
Penso que adaptar esta junção (fazer uma peça de metal com duas cruzetas nas extremidades) chequei a do Ford Ka e este se adapta. Minha dúvida é se trocando tal peça resolveria o problema e se esta adaptação não comprometeria o restante do conjunto devido ao peso etc... ou teria que partir para o original.
No mais aguardo retorno,
Se necessário coloco posteriormente uma foto na junção.
Abraços
TMorais
:arrow:TMorais,
Estranho... O meu Jimny tem o DH original e nunca aconteceu comigo....
O problema aconteceu há pouco tempo?
Absssssssssssssssss
João
A folga a qual comentei foi na junção (peça que se conecta na coluna da direção a caixa de direção.), esta apresentou pequena folga nas cruzetas e gerava uma batida ou pequena pancada sentida somente no volante. Isso aconteceu a pouco tempo e estava tentando resolver sem ter que comprar uma nova. Algumas pessoas disseram para não trocar pois era pouca coisa e o custo de uma nova não era viável; pensei em adaptar uma como comentei mas fiquei sem um parâmetro sobre a adaptação e se isso poderia ocorrer problemas no conjunto todo.
Hoje estive em uma oficina que trabalha com Suzuki e tiramos a peça para avaliá-la. O mecânico relatou que até poderia adaptar uma outra do vitara que ele mesmo tinha lá, mas como a folga era pouca (e o incoveniente era muito) acabou reapertando, numa prença própria, a tal cruzeta da junção. O resultado foi que o inconveniente acabou sendo solucionado na mesma peça original. Estou ainda em teste para ver se ficou tudo ok.
Não sei se esta folga é comum no Jimny (relataram que muitas vezes ocorre), porém duvidei. Novidades informo.
Caso saiba de algo mais deixe o seu registro.
Abraços
Tarciso
msantoro
04/09/2006, 16:48
TMorais,
Ao meu ver (isso é uma opinião pessoal, veja bem), se a folga fosse na cruzeta do eixo, o risco seria menor, contudo, uma folga na coluna de direção te oferece mais risco. Ao resolver a folga usando uma prensa - o que aconteceu foi um ligeiro empeno na peça, resolvendo aparentemente o problema, todavia, comprometeu os roletes (tipo um rolamento) que ficam por dentro da 'pequena' cruzeta, podendo acelerar o desgaste dos mesmos e emperrar o conjunto subitamente. Recomendo cuidado com esse tema, principalmente se tratando do sistema de direção. Eu, particularmente, partiria para a peça original nova. Neste caso é pagar o preço de nossa segurança.
Um abraço de seu conterrãneo. Sou Baiano morando 'fora' ....
Valeu amigo,
Por enquanto não percebi mais nenhuma alteração. Caso ocorra irei avaliar outra nova.
Abraços
Marcelo,
Esqueci de citar que a folga foi somente na cruzeta e não na coluna de direção.
Abraços amigo,
Caso possua informações sobre Jimny colocamos um tópico e suas informações podem ser importantes aqui no Forum.
Abraços
TMorais
Tmoraes
Também tive problema nessa peça no meu samuca... é tipo uma cruzeta no meio da barra de direção, né??? Estava com folga. Como não achei nova, e para adaptar também seria complicado, levei num torneiro que embuchou a mesma e ficou 100%!!
O mesmo recomendou colocar coifa em volta da peça e encher com graxa para não entrar sujeira e dar maior durabilidade (principalmente quem faz muita trilha)
Abraços
msantoro
08/09/2006, 10:13
Ok TMorais! estamos aí.
Acho que o grupo dos prop. de Jimnys está se 'concentrando' mais agora no fórum. Bola pra frente! Breve terei novidades para todos (espero que sejam úteis).
abraço a todos.
Joao Baeta
10/09/2006, 22:52
:arrow: Estou disposto a qualquer dúvida sobre o Jimny!
Absssssssss