Ver Versão Completa : Vedar ou não Ventoinha elétrica?
Alexandre Vaz Ferreira
26/08/2006, 22:26
Povo
Sei que este assunto já foi batido aqui, mas não encontrei:parede:
Na última trilha entupiu os 2 motores das ventoinhas elétricas com barro:shock: , resultado....terminou a brincadeira antes da hora :evil: (ainda bem que estava no final)
Depois de lavar o Jeep, retirei os motores (uso a ventoinha dupla do Mondeu) e saía barro de dentro, lavei com detergente e água na pistola de ar e depois de secar ficou funcionando. pensei então em vedar tudo,mas não lembro das conclusões do tópico que levantava este assunto:oops: .
Até ensaiei uma vedação. olhem as fotos
[]s
leopoldo
27/08/2006, 10:55
Porque será que os engenheiros projetaram aqueles míseros furinhos que estão lá atrapalhando a nossa vida ?
Só tem 2 possíveis causas:
- economia de material ou ..... refrigeração.
com certeza não seria para alguém enfiar o dedo lá !
Bom, economia de peso nessa peça até poderia ser, se fosse uma peça de avião ... mas como não é .... deve ser por causa de refrigeração.
mas .... refrigeração numa ventoínha ? é possível.
Alguém pode ter mensurado o calor do radiador em cima desse componente e descobriu é possível que na temperatura de funcionamento, com tudo junto, a temperatura interna dos componentes chega perto do limite de derreter tudo lá dentro e então:
- E que tal um furinhos para permitir que o ar que refrigera o radiador também refrigere o "miolo" do motor elétrico ?
É ... ar quente também refrigera !
Então vc tem 3 alternativas:
- liga para o fabricante do motor e pergunte o que ele acha. (solução inteligente)
- feche os furos e pague para ver. (solução cabeça de bagre)
- faça um tampão rotativo, como alguns ralos de box de banheiro ... que permita vc fechar os furos quando vai entrar na lama e abrir quando sai. (solução de quem VAI resolver o impasse)
Não falei que será fácil !
Alexandre Vaz Ferreira
27/08/2006, 11:19
Valeu Leopoldo
Das 3 alternativas:
1 - nem penso em ligar para o fabricante porque acho que já sabemos a resposta :roll:
3 - fazer um tampão giratório não é possivel porque a face que tem os maiores furos é a interna, aquela que vai encaixada na hélice, então teria que desmontar tudo para girá-lo...mais fácil vedar com Silver tape:parede:
2 - Deixei está por último porque acho que está sendo a única alternativa....melhor pagar pra ver doque fazer trilha escolhendo lugarzinho menos fundo e com pouco barro :lol: :-P
Será que só eu estou tendo este problema :pensativo: , alguém mais já entupiu as ventoinha ou experimentou vedá-las:?:
[]s cabeçudos
leopoldo
27/08/2006, 14:24
um tampão giratório não é possivel porque a face que tem os maiores furos é a interna
Não disse que seria fácil mas, é possível fazê-lo sim !
Pense !
Será que só eu estou tendo este problema :pensativo: , alguém mais já entupiu as ventoinha ou experimentou vedá-las:?:
Optei pela solução "cabeça de bagre"...:mrgreen:
Paguei pra ver e não gastei nada...:p
Tive esse problema na 1ª trilha que fiz com uma ventoinha elétrica.
Não pensei nem 2 vezes: tasquei fita isolante e silicone.
Como tenho uma chave para ligar a ventoinha, além do termostato, faço ainda a "insensatez" de andar com ela ligada direto, nos dias quentes. Nunca queimei!
Está vedada com fita dos 2 lados e silicone nas junções. Ah sim, fizemos o mesmo no T-Rex...:concordo:
[]'s
leopoldo
27/08/2006, 17:02
Observem que eu coloquei:
- "Poderá" haver problema, caso o ensaio de qualificação do componente (O FABRICANTE FAZ ISSO)tenha demonstrado que num dia tipicamente muito quente os componentes do motor elétrico poderão sofrer degadação e perda de performance ou desintegração (não é com laser ou phaser).
Por isso não faz mal conversar com a engenharia de produto da VALEO ou WAPSA - agora (BOSCH), qual a temperatura ambiente comprometedora dos componentes.
Na minha ínfima e humildíssima opinião, não custa muito ligar para o fabricante e fazer uma mísera pergunta, pois um motor desses queimado é no mínimo prejuízo e na certa, dor de cabeça.
Lembrem-se:
Certos furos são feitos para ficarem fechados e outros, abertos, outros, com dispositivos abre-fecha.
Por isso não faz mal conversar com a engenharia de produto da VALEO ou WAPSA - agora (BOSCH), qual a temperatura ambiente comprometedora dos componentes.
Na minha ínfima e humildíssima opinião, não custa muito ligar para o fabricante e fazer uma mísera pergunta, pois um motor desses queimado é no mínimo prejuízo e na certa, dor de cabeça.
:-D Grande Leopoldo!!!
Vou bater o pé de novo...:mrgreen:
Tudo bem, mas vc já viu alguma ventoinha elétrica projetada para evitar a entrada de lama? Temos que dar nosso jeito com o que temos...
É lógico que o motor não foi feito para submergir num mar de lama.
Eles vão dizer que o motor "poderá" queimar e que não tem garantia nenhuma.
Alguém liga pra isso? Se liga, está no esporte errado...
Off Road tem seus custos e seus riscos.
Lembrem-se:
Certos furos são feitos para ficarem fechados e outros, abertos, outros, com dispositivos abre-fecha.
Boa! :lol:
Leopoldo, se seguirmos o manual, jamais deveríamos atravessar um atoleiro. Se queimar uma ventoinha, não vamos despencar das alturas com 150 passageiros...:mrgreen:
[]'s
Sergio Antunes
27/08/2006, 18:23
Oi, Pessoal.
Vou dar o meu palpite que pode ser bem infeliz, mas não custa tentar.
Uma outra coisa que não seria tão fácil, mas que poderia dissipar o calor do motor.
Fazer uma capa que envolva cada motor, e nela uma serpentina com conexões para que a água do radiador possa passar por ela e refrigerar a carcaça e esta estando fria seria mais fácil de dissipar o calor interno gerado principalmente pelo estator e pelo rotor.
Se foi uma idéia muito esdrúxula... Desculpem hehhe.
Abraços.
Sergio Antunes.
leopoldo
27/08/2006, 18:51
vc já viu alguma ventoinha elétrica projetada para evitar a entrada de lama?
1- Não necessáriamente. Mas a minha é blindada, assim, nunca me preocupei com ela.
2- Agora entendo o porque originalmente o jeep (BR) não tem ventoínha elétrica.
3- Se vc's todos estão preocupados com a mísera ventoínha, por que não ficam também com o alternador?
É muito mais caro, crítico e exposto ?
Isso é que é dar um tiro no pé a ventínha funciona mas o altenrador pifa !
1- Não necessáriamente. Mas a minha é blindada, assim, nunca me preocupei com ela.
De que carro é?
3- Se vc's todos estão preocupados com a mísera ventoínha, por que não ficam também com o alternador?
É muito mais caro, crítico e exposto ?
Isso é que é dar um tiro no pé a ventínha funciona mas o altenrador pifa !
Pifa não...:discordo:
Nunca fiz nada nele, para vedar. E também não teve problemas com a lama.
Porquê não aconteceu eu não sei. Nunca parei pra pensar nisso...:pensativo:
[]'s
leopoldo
27/08/2006, 19:53
O alternador tem 2 rolamentos:
Um de esfera que se for o certo, é blindado, perto da polia e uma bucha de agulhas, na face oposta, uma bucha não muito "vedada".
No meio do caminho, 2 lindas escovas e uma pista de cobre.
escovas + lama = pista e escovas destruídas.
O alternador está 100% do tempo acionado, ao contrário da ventoínha, que só liga se a cebola ou a chave em paralelo for ligada.
A ventoínha está protegida (relativamente) pelo radiador, ou pelo corpo da hélice, pois alguns motores são embutidos.
O corpo do alternador é muito mais "esburacado" que o da ventoínha.
O custo de uma ventoínha? uns 100?
o custo de um alternador? uns 300?
portanto não há como não se preocupar com o alternador ou:
- estão olhando demais para a formiga e esquecendo de ver o elefante.
Ah ! minha(s) ventoínha(s) é(são) do OPALA 6 num suporte duplo do TEMPRA
Alexandre Vaz Ferreira
27/08/2006, 20:45
Pessoal
Tá rendendo o tópico heim:palmas:
Bueno...vedei tudo com fita Silver tape e silicone mesmo, vamos ver o que vai dar :lol:
Quanto ao alternador eu uso o original do motor (4.1 mpfi da Silverado), parece bem vedado. Quando estava procurando pensei em fazer como o mestre Lassis e usar o do vectra, mas quando botei a mão nele e vi aquele monte de janela desisti 8-)
[]s aumentando o cardume :lol:
Alexandre Vaz Ferreira
27/08/2006, 20:49
O custo de uma ventoínha? uns 100?
o custo de um alternador? uns 300?
portanto não há como não se preocupar com o alternador ou:
- estão olhando demais para a formiga e esquecendo de ver o elefante.
Mas se a ventoinha entupir e o azarado não perceber se foi o motor :shock: , se o alternador entupir dá até pra tentar terminar a trilha e resolver depois :mrgreen: .
[]s só preocupados em terminar a trilha :mrgreen:
leopoldo
27/08/2006, 21:32
se o alternador entupir dá até pra tentar terminar a trilha e resolver depois
Negativo !
Se o alternador entupir e em seguida travar, a correia do alternador + bomba d'água + polia do motor patina e em seguida arrebenta.
sem ventoínha vc termina a trilha colocando água o tempo todo, ou parando de 10 em 10 min.
sem correia : danou !
Mas isso é algo que eu estava esquecendo:
Os alternadores AC-Delco são mais vedados que os Bosh.
À propósito Alexandre:
vc usou silicone base acética(corrosivo) ou Permatex ultra-cooper/ou black/ou silver ????
Alexandre Vaz Ferreira
27/08/2006, 21:45
À propósito Alexandre:
vc usou silicone base acética(corrosivo) ou Permatex ultra-cooper/ou black/ou silver ????
Leopoldo
Usei do comum mesmo, de alta temperatura.
Há alguns dias tentei encontrar silicone sem base acética aqui....resultado....ninguém aqui conhecia :parede: ...e ainda ficavam dizendo que o comum não oxida nada não....que silicone sem cheiro de vinagre não existe não, queriam me vender cola de junta para diesel.....por fim desisti :putz: .
[]s
André-4WD
27/08/2006, 21:53
Salve:
Deixa dar minha contribuição... eu sou mais um cabeça de bagre!!!
Vedei os furos ( a ventoinha é do Geração III) com silicone comum mesmo. Mas confesso que o acetico usei sem pensar...
Até agora tá indo bem.. mas faz pouco tempo que entrou em operação.
a ventoinha é auxiliar, liga em chave separada e mantive a original do motor GM 6cc..
Qto ao alternador, uso o do tempra, 90A se me lembro bem, e acabei botando um borrachão por baixo na parte do motor, para evitar a subida de lama..
Andre
leopoldo
27/08/2006, 22:12
Alexandre,
existem silicones alta temperatura com e sem base acética.
!
Alexandre Vaz Ferreira
27/08/2006, 22:16
Alexandre,
existem silicones alta temperatura com e sem base acética.
!
Eu sei home...aprendi isso contigo mesmo aqui no fórum :concordo: :palmas:
Mas aqui ninguém conhece :parede: :parede:
[]s
leopoldo
27/08/2006, 22:38
...Usei do comum mesmo, de alta temperatura ...
continuo esperando saber qual o tipo !
Alexandre Vaz Ferreira
27/08/2006, 22:46
continuo esperando saber qual o tipo !
acho então que não fui claro......:pensativo:
COM base acética
[]s
leopoldo
27/08/2006, 23:03
então não esuqeça de verificar ... quando der na telha .... se o ácido acético não está dissolvendo os enrolamentos !
Alexandre Vaz Ferreira
27/08/2006, 23:35
então não esuqeça de verificar ... quando der na telha .... se o ácido acético não está dissolvendo os enrolamentos !
Leopoldo
obrigado pelas orientações e preocupação:concordo:
Eu vedei primeiro com Silver Tape e após com silicone, acho que este não penetrou no motor :putz: .
[]s
Vinicius_4x4
28/08/2006, 09:08
Meus centavos de contribuição!!
Fiz o mesmo esquema de vedação na ventoinha que o Giovani fez - aliás foi com base nos testes em campo dele que decidi optar por esta medida.
Aqui em Novo Hamburgo também tentei achar o maldito silicone não acétido, e os cara já tavam tentando me vender os com base acético com sendo o correto - tinha que ficar lendo atrás para verificar. A explicação de um amigo meu que é dono de uma casa de tintas para a não existência dete produto é a seguinte: este silicone é vendido no mínimo 6 unidades para a loja, a saída dele é muuito pequena e o produto acabava vencendo antes de sair da loja. Por isto não encontrei nada aqui - no caso eu utilizei aquela cola da Threebond 1104 (acho que este é o número), ela é branca e custa mais ou menos 11 reais o tubo.
OBS.: este silicone me foi informado que era vendido para se colocar em aquários, então fui eu lá numa loja de animais procurar o maldito. Eis que o cara disse que tem, quando olho atrás tava lá escrito - "Produto com base acética" ... huahuahuah, mas tudo certo!
[]´s
portanto não há como não se preocupar com o alternador ou:
- estão olhando demais para a formiga e esquecendo de ver o elefante.
Já dizia um sábio provérbio jipeiro: "Na prática a teoria é outra.":mrgreen:
O alternador não dá problema com a mesma facilidade da ventoinha.:discordo:
Talvez por ser mais aberto e estar sempre em movimento.
Uma única vez tive problema no alternador, causado pela lama. Aliás, desmontei antes que desse o problema, pois afoguei o jeep numa piscina de lama... O jeep ficou uns 20 minutos parado dentro, mergulhado até o capô.:rolleyes:
Ah ! minha(s) ventoínha(s) é(são) do OPALA 6 num suporte duplo do TEMPRA
Usei uma dessas e tinha abertura na frente, por trás da hélice. Atrás é fechada mesmo. Aliás, acho que o motor é o mesmo das ventoinhas do Vectra, Ômega, S-10...
[]'s
Alexandre Vaz Ferreira
28/08/2006, 11:44
Vinicius
Ainda bem que não foi só eu que penou atrás do tal silicone e ouviu um monte de besteira:lol: :lol:
[]s
Alexandre Vaz Ferreira
28/08/2006, 11:46
acho que o motor é o mesmo das ventoinhas do Vectra, Ômega, S-10...
Aí vai uma foto da ventoinha do vectra pra ilustrar o tópico:concordo:
O alternador tem 2 rolamentos:
Um de esfera que se for o certo, é blindado, perto da polia e uma bucha de agulhas, na face oposta, uma bucha não muito "vedada".
No meio do caminho, 2 lindas escovas e uma pista de cobre.
escovas + lama = pista e escovas destruídas.
O alternador está 100% do tempo acionado, ao contrário da ventoínha, que só liga se a cebola ou a chave em paralelo for ligada.
A ventoínha está protegida (relativamente) pelo radiador, ou pelo corpo da hélice, pois alguns motores são embutidos.
O corpo do alternador é muito mais "esburacado" que o da ventoínha.
Se o alternador entupir e em seguida travar, a correia do alternador + bomba d'água + polia do motor patina e em seguida arrebenta.
sem ventoínha vc termina a trilha colocando água o tempo todo, ou parando de 10 em 10 min.
sem correia : danou !
Vamos analisar a situação mais profundamente...:mrgreen:
Concordo com tudo que que vc escreveu.:concordo:
MAS... O que acontece com um alternador e com uma ventoinha numa trilha?
Me corrija se eu estiver errado.:concordo:
Eles funcionam de maneiras opostas: um funciona por ação mecânica e gera energia. O outro precisa de energia para funcionar.
VENTOINHA:
DESLIGADA: caso entre água limpa, não vai acontecer nada, pois a água escorre e não deixa nenhum detrito. Pode oxidar algumas peças com o passar do tempo e dependendo da freqüência que isso ocorrer. Se for ligada logo após a passagem pela água, ainda poderá causar um curto.
Caso entre lama, ficará entupida, com muitos detritos. Quando ligar, certamente não irá girar, ou vai girar devagar, podendo queimar.
LIGADA: caso entre água limpa, poderá entrar em curto, queimando um fusível ou até mesmo a própria. (Já queimei um fusível da ventoinha assim.)
Caso entre lama, além do mesmo risco de queima por curto, os detritos poderão trancar o induzido, mas isso é relativo, pois em movimento dificilmente isso ocorre. É mais provável o curto e o não funcionamento posterior à uma parada. Em ambos os casos (água limpa e lama), a hélice irá frear o motor, pois terá que empurrar água ou lama, como um motor de popa.
Só isso já é o suficiente para causar uma sobrecarga e queimá-la. Aí que entra a chave para desligá-la.:concordo:
ALTERNADOR:
SEMPRE LIGADO: é acionado por ação mecânica, através da polia, ligada por uma correia à polia do virabrequim. Desnecessário dizer que a força que o faz girar é muitas vezes superior à força do motor elétrico da ventoinha.
Como bem disse o Mestre Leopoldo, o alternador tem um rolamento blindado e uma bucha de agulhas.
Dessa forma, girando à sei lá quantos RPM's, tocado pela polia do virabrequim, mesmo entrando água ou lama em seu interior ele não irá parar de girar. Não nesse momento. Poderá queimar algum componente, como um diodo ou causar um curto. Deixará de funcionar (gerar energia), mas não pára de girar.
O rolamento por ser blindado, já impede que um detrito entre em seu interior. Água talvez, mas grãos de areia já é mais difícil, pelo próprio movimento em que se encontra. Além do fato do alternador ser mais esburacado, entra fácil, sai fácil. O que pode ocorrer, é o engripamento dos rolamentos, depois de uma parada mais demorada. Às vezes nem no mesmo dia. Isso é facilmente percebido no momento da partida, que fica mais pesada. Se ele trancar de vez, vc escutará o barulho na correia.
Portanto, só discordo numa coisa: o alternador não irá travar de repente, depois de um mergulho, com o motor em pleno funcionamento. Ele irá dar sinais de problema antes disso ocorrer. Deixa de carregar a bateria, ronco dos rolamentos, partida pesada, barulho na correia... Quem levar adiante nessa situação, aí sim poderá provocar uma quebra.
Nesses anos todos, que eu tenho jeep, lembro de ter mexido quando muito, umas 3 ou 4 vezes no alternador. Fazendo manutenção, troca de rolamentos, escovas, diodos... Em 3 motores, tive apenas 2 alternadores diferentes. Jamais eles travaram. E mesmo entre meus amigos jipeiros, que já tiveram problemas, em nenhum caso o alternador travou.
Concluindo... Numa trilha, geralmente de 1 dia, por pior que seja, é muito improvável um alternador travar.
Já para uma ventoinha, basta 1 mergulho!:concordo:
[]'s
leopoldo
28/08/2006, 23:25
Isso está evoluindo muito mesmo. Está bem detalhado.
Está parecendo um "risk assessment" de componente aeronáutico. hehehe.
Só faltou uma pequena depuração de uma possibilidade na análise, e bem específica:
Como o camarada detonou o motor da ventoínha, aparentemente temos como uma outra condição a possibilidade do motor estar mergulhado na lama ate meio altura do radiador.
Porque digo isso?
Porque quando se está no fora de estrada, está razoávelmente devagar, provável ainda estar em 1º marcha ou reduzido. Nesta condição, sem ar de impacto a ventoínha está acionada ou acionando pois o motor está esquentando depressa.
A vetoínha funcionado, tende a jogar a lama radialmente (para fora), o que por sí só impede que entre muita lama pois esta vem da frente para trás.
O motor deve ser semi-embutido no corpo da hélice, portanto deve colher pouca lama mesmo, nas condições transientes, ou seja, lama sobe e desce,
Como entrou lama então?
Estava devagar demais ou parado para entrar água + lama e mesmo assim, a cota deveria estar em até a metade do radiador.
Bom, nessa altura de água + lama, o alternador também está dentro da lama.
Concordo com tudo que vc falou, mas temos alguns agravantes em potencial:
As pistas dos contatos do rotor estarão sendo lixadas pela água + lama.
Ao entrar agua + lama, poderá haver o efeito semelhante ao que acontece no OHC e ao resfriar a carcaça, água contaminada ser sugada para dentro dos rolamentos.
É por isso que eu disse que se o motor da ventoínha engripou ou detonou da maneira como ele falou, eu não dispensaria menores cuidados com o alternador. O desgranhento é caro.
Se o motor do jeep for um OHC, há ainda outras prioridades como verificar o óleo do motor.
Ainda assim, no caso do alternador, me preocuparia menos com um AC-delco, mas muito com um Bosch.
O engripamento do rotor realmente é difícil pois a velocidade de rotação impede um travamento repentino por contaminação, tem muita inércia e concordo que se isso ocorrer, deverá ser mais provável de ocorrer se o motor parar, a menos que os rolamentos estejam moídos e para isso acontecer, o rolamento deverá estar cantando há muito tempo ... e antes disso a luzinha vermelha maledeta acenderá.
!
Estamos perto de um consenso...:mrgreen:
Só faltou uma pequena depuração de uma possibilidade na análise, e bem específica:
Como o camarada detonou o motor da ventoínha, aparentemente temos como uma outra condição a possibilidade do motor estar mergulhado na lama ate meio altura do radiador.
Bom, se está mergulhado e parado, como já aconteceu comigo, fod& muita coisa... Ventoinha e alternador são só um detalhe...:putz:
Mas o que geralmente acontece, é uma passagem rápida por um rio ou alagado, sendo esses últimos os piores, pois em água parada a lama toma conta.
Nessa passagem, a água bate no radiador e chega à hélice da ventoinha, ou ao seu motor, se estiver desligada. Porém, uma onda é formada à frente do jeep, com uma depressão logo atrás. Jipeiro experiente leva o jeep junto com a onda, deixando o motor nessa depressão. Então, pode acontecer de pegar água na ventoinha e não no alternador.
O mesmo ocorre na entrada de rios, onde é preciso descer um barranco para entrar na água. O bico mergulha, molhando a ventoinha, mas o alternador às vezes mal pega uns respingos.
Porque quando se está no fora de estrada, está razoávelmente devagar, provável ainda estar em 1º marcha ou reduzido. Nesta condição, sem ar de impacto a ventoínha está acionada ou acionando pois o motor está esquentando depressa.
A vetoínha funcionado, tende a jogar a lama radialmente (para fora), o que por sí só impede que entre muita lama pois esta vem da frente para trás.
O motor deve ser semi-embutido no corpo da hélice, portanto deve colher pouca lama mesmo, nas condições transientes, ou seja, lama sobe e desce,
Como entrou lama então?
Estava devagar demais ou parado para entrar água + lama e mesmo assim, a cota deveria estar em até a metade do radiador.
Tem outra possibilidade... Alguma vez vc fez esse teste com o capô aberto?
Voa lama e água pra todo lado! É uma chuva!
Com o capô fechado, ela só pode voltar para baixo, cobrindo absolutamente tudo que estiver no cofre do motor. Entra lama onde vc nem imagina...:rolleyes:
Bom, nessa altura de água + lama, o alternador também está dentro da lama.
Concordo com tudo que vc falou, mas temos alguns agravantes em potencial:
As pistas dos contatos do rotor estarão sendo lixadas pela água + lama.
Ao entrar agua + lama, poderá haver o efeito semelhante ao que acontece no OHC e ao resfriar a carcaça, água contaminada ser sugada para dentro dos rolamentos.
É por isso que eu disse que se o motor da ventoínha engripou ou detonou da maneira como ele falou, eu não dispensaria menores cuidados com o alternador. O desgranhento é caro.
Sim, pode entrar água contaminada nos rolamentos. Mas sendo estes blindados, os detritos serão uma poeira. Com os rolamentos girando, nenhum detrito dessa natureza fará ele engripar. No caso da ventoinha, a baixa rotação pelo contato da hélice com água poderá causar o maior dano.
No caso do alternador, essa água chega ser despresível, pois vai evaporar tão logo termine o contato do alternador com a água. Claro que o rolamento já estará comprometido, mas daí à vir engripar, vai longe.
O alternador é caro, mas dura muito mais do que 3 ventoinhas nessas condições.
Se o motor do jeep for um OHC, há ainda outras prioridades como verificar o óleo do motor.
Entre outras tantas coisas... Mas isso é assunto para outro tópico.:concordo:
Ainda assim, no caso do alternador, me preocuparia menos com um AC-delco, mas muito com um Bosch.
Pq? Pela blindagem?
O engripamento do rotor realmente é difícil pois a velocidade de rotação impede um travamento repentino por contaminação, tem muita inércia e concordo que se isso ocorrer, deverá ser mais provável de ocorrer se o motor parar, a menos que os rolamentos estejam moídos e para isso acontecer, o rolamento deverá estar cantando há muito tempo ... e antes disso a luzinha vermelha maledeta acenderá.
Bem isso! :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:
[]'s
leopoldo
29/08/2006, 07:22
Giovani:
Não é a blindagem dos rolamentos ...é a carcaça mesmo:
Pegue um AC-delco de um motor GM e compare com a carcaça de um Bosch desses novos que fornecem mais de 90 A e verá a diferença.
Alexandre Vaz Ferreira
29/08/2006, 12:16
Eita tópico bom....parece aqueles das antiga:palmas:
aí vai 2 fotos do Alternador original Delco da silverado:concordo:
[]s
Alexandre Vaz Ferreira
29/08/2006, 12:22
Outra foto que mostra um alternador do Vectra, emprestada do mestre Gustavo:concordo:
[]s
Não é a blindagem dos rolamentos ...é a carcaça mesmo:
Pegue um AC-delco de um motor GM e compare com a carcaça de um Bosch desses novos que fornecem mais de 90 A e verá a diferença.
Eu me referia à carcaça mesmo... no sentido de ser mais fechada...:concordo:
Beleza! Com as fotos do Alexandre fica nítida a diferença.
O meu alternador é como esse AC Delco, mas se não me engano a marca é Wapsa.:pensativo:
"Roubei" de um caminhão MB, que meu pai tinha...:mrgreen:
Quem tiver um alternador Bosch poderia relatar suas experiências aqui...:concordo:
[]'s
Eita tópico bom....parece aqueles das antiga:palmas:
aí vai 2 fotos do Alternador original Delco da silverado:concordo:
[]s
cara... vc nem imagina o quanto eu procurei por fotos desta p... de alternador... :concordo: agora sei qual comprar...
[]´s agradecidos
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