Ver Versão Completa : Adaptações nos freios >> Camper e Engesa
rodrigo camper
26/08/2006, 07:14
Este tópico será voltado somente para adaptações nos freios de Engesa e Camper.
A exatamente 3 semanas atrás comecei a pesquisar opções para melhorias no freio da minha Camper que usava originais Kombi na Dianteira e SBD com pinças de Kadett na Traseira.
Navegando no Fórum li um tópico que mencionava que as pinças de S-10 eram exatamente iguais as de Toyota, erroneamente comprei as pinças sem antes ter certeza da indicação do colega que não lembro o nome, pesquisando mais afundo nos tópicos li alguns depoimentos que as pinças de S-10 usavam disco mais largos e que as pastilhas de freio teriam que ser trocadas com + ou - meia vida o que se confirmou assim que examinei as pinças com mais atenção.
Devolvendo as pinças de S-10 a loja, e comecei a procurar as legitimas Toy e descobri que não eram mais fabricadas, EUREKA ai que eu percebi o motivo dos Engeseros estarem comprando as pinças de S-10 e não as de Toy, já que os discos usados nessa adaptação são os de Toy,Então meti o pé na Jaca fui direto na SBD e comprei o KIT que potencializarão o sistema que vinha com as extintas pinças Toy e vendia as pinças pela bagatela de 450 laskas cada, achei bem caro mais a SBD afirmou que só ela tinhas as pinças no mercado, e que eu não iria encontrar as mesma em lugar nenhum.Paguei a vista e levei para casa, ai começou a SAGA.
1}Ai então desmontei o sistema original da Camper, e analisando o kit comprado notei que discos Toy são inseridos pela frente do cubo e não por traz como no sistema original, até ai sem problemas.
2} Ao instalar a flange SBD percebi um erro de projeto no suporte SBD, as pinças encostavam no suporte de pinça original Engesa, tive então que esmirilhar uma parte do suporte e outra da pinça que paguei 450 laskas cada.
CONTINUA...
Eduardo Valaretto
26/08/2006, 11:08
Rodrigo, acho que tem algo errado na sua adaptação, mas não tenho certeza (acho até que vc já descobriu). O sangrador da pinça está para baixo, será que vc não inverteu a posição das pinças?
Eduardo Valaretto.
rodrigo camper
26/08/2006, 13:52
Eu vinha tentando fazer dar pedal sangrando as pinças do avesso,palmas para você,infelízmente só descobri isso após 2 dias e 1 litro de fluido de freio, meu mêca teimava que o cilindro-mestre era pequeno, ai eu fui na base da tentativa a ponto de comprar cilindro-mestre e ir testando par ver qual dava certo e não dava, (hora pois), foi quando resolvi ligar para um amigo do J.C Comando Oeste, pegando a dica crúcial para a solução do problema, mudamos a posição das pinças e pronto o pedal subiu, eo que e melhor com o cilindro-mestre da Kombi.
Mais antes eu gostaria de dizer para os amigos do fórum, que não se precipitem ao iniciar um projeto como este, pesquisem bastante antes de comprar os iténs para não se arrenpender quando fizer a contabilidade dos gastos.Tem muita gente boa neste fórum... E se póssivel faça v/c mesmo.
Agora estou fabricando os Kits para a traseira, usando as pinças do Gol 1.8 e aproveitando os discos da SBD.
rodrigo camper
26/08/2006, 16:14
Este flange tem 1/2 polegada, mais doque o suficiénte para segurar a pinça eo rolamento de roda, Já que a peça original foi subistituida.
rodrigo camper
02/09/2006, 09:37
Eis o kit + o suporte
betofc19
09/09/2006, 16:22
Caro Colega , Da Para Montar Um Flutuante Na Trazeira Do Engesa Com Esse Seu Kit.. Grato
rodrigo camper
09/09/2006, 19:08
Beto, esse kit e projeto da Super Brek Disck,ele e para a dianteira, no caso do Flutuante deve-se usar o sistema original da Dianteira.
Meu caro o melhor kit pra a dianteira é disco Toyota com as pinças Toyota também e quanto as adapitções com pinças de S10/Blazer e disco F-1000, saberia dizer algo a respeito e qual o melhor servo freio?
Qual o melhor SERVO FREIO (HIDROVACUO). para instalar em uma Camper, seria o conjunto Hidrovácuo e cilindro mestre , hidrvacuo da F-1000 com seu cilindro mestre ou o conjunto completo da S10 / BLAZER, ou qual outro conjunto?
Ralado/SP
25/11/2008, 18:25
ferraz,
Seguinte, antes de torrar a grana com várias mudanças, troque somente a "Cuica" que tem na sua camper por uma de S10... tem um amigo com o sistema original, apenas acrescido da tal cuica e valvula para o sistema traseiro. Segundo o proprietário, qq outra mudança é bobagem. Olha que o cara tem uma camper com S4T e pneus 35.
Eu tenho disco e pinças Toy e cuica de D20... assim que der colocarei S10. Adesvantagem é que não posso mais usar rodas 15 de liga.
PQ a cuíca de S10 é melhor??? DUPLA membrana...
Abraçones
Ralado
Boa tarde muito obrigado pela ajuda.
Então para instalar na Camper, o mais indicado então seria cilindro mestre , hidrvacuo conjunto completo da BLAZER , muito bom pois encontrei um deste recondicionado por R$ 150,00, muito mais em conta que o da Toyota Bandeirantes e a da F-1000, por favor qual seria a valvula para o sistema traseiro ?
Seu amigo manteve o freio dianteiro a disco Kombi e o traseiro a lona?
Meu amigo muito obrigado pela dica me ajudou muito.
Um grande abraço.
guilhermeabreu
25/11/2008, 19:15
AMIGO FERRAZ
A válvula para ser utilizada na saída do cilindro mestre no conduíte que vai para a traseira é o da marca ATE de 0 ( zero ) bar .
ferraz,
Seguinte, antes de torrar a grana com várias mudanças, troque somente a "Cuica" que tem na sua camper por uma de S10... tem um amigo com o sistema original, apenas acrescido da tal cuica e valvula para o sistema traseiro. Segundo o proprietário, qq outra mudança é bobagem. Olha que o cara tem uma camper com S4T e pneus 35.
Eu tenho disco e pinças Toy e cuica de D20... assim que der colocarei S10. Adesvantagem é que não posso mais usar rodas 15 de liga.
PQ a cuíca de S10 é melhor??? DUPLA membrana...
Abraçones
Ralado
Graande Ralado, meu "vizinho" de endereço, tudo certo contigo ?! :concordo:
Pode-se manter o cilindro-mestre original de kombosa e colocar o hidro da S10/Blazer, para minimzar a força no pedal ? E cabe na Camper 93 ? O do Gol na minha 4x4 já parece estar no limite do que cabe na carroceria ... :roll:
Rodrigo Ielpo Bastos
25/11/2008, 20:58
Pessoal,
A minha camper tmb não freia nada dei uma olhada nos desmanches por aqui e achei um hidrovacuo da ranger parece bem forte e ja veio com bomba por um precinho camarada so como o flavio disse o do gol ja parece apertado ali devemos mexer no suporte para joga-lo para frente ou sera que cabe?
Pessoal,
A minha camper tmb não freia nada dei uma olhada nos desmanches por aqui e achei um hidrovacuo da ranger parece bem forte e ja veio com bomba por um precinho camarada so como o flavio disse o do gol ja parece apertado ali devemos mexer no suporte para joga-lo para frente ou sera que cabe?
Eu nunca cheguei a ver um desses hidros da S10/Ranger/Blazer ao vivo. Pelas mensagens que já li, me parece que todos são membrana dupla. Mas justamente por isso são mais compridos e na Camper podem pegar na coluna do amortecedor. No meu caso não teria esse problema, pois estou com lift na carroceria. Minha dúvida maior é no diâmetro mesmo, se caberia ali ...
Eu já estou com os freios modificados; pinças S10 + discos D20. Ficou muito bom, nem se compara com os originais. Mas o pedal está um pouco duro de acionar (em função do volume das pinças, creio eu). Não impede de usar, mas acho que dá para melhorar. Então pensei em trocar o hidro, para fazer menos força. Mas não sei se cabe e também se precisaria trocar o cilindro-mestre. O Ralado comentou que não precisaria, daí minha pergunta a ele.
Ralado/SP
26/11/2008, 17:22
Phandur, quando vc aparece aqui em Sampa??? vc é o vizinho mais difícil de ver - rsrsrsrs
All,
então, o grande "x" de usar a cuíca de S10 é o fato de ser membrana dupla, assim como o Phandur disse, quando a dureza do pedal, creio que não seja pesado, pois tem muito mais área e desloca menos, logo temos que pisar menos.
Sei que pra colocar a referida peça tem que desbastar/cortar um ponto do paralama e mudar um pouco o esquema de fixação da peça, pra caber no apoio que temos no carro. Maiores detalhes somente com o Ricardo do clube da camper. Em geral se MURPHnão visitar a empreitada, ele faz o serviço rápido, de um dia pro outro. Se for agendado e tiver com tudo em mãos, acho que rola de deixar de manhã e retirar o carro à noite.
Maiores detalhes, só entrando em contato com ele, eu sou um mero observador e Palpiteiro - escuto muito, entendo um pouco e ajudo dentro do possível -.
Abraçones
Ralado
Beleza vizinho, valeu pelas dicas. Pelo que você disse, tem que retrabalhar a fibra mesmo.
Quase certo que estarei em Sampa na semana entre Natal e Ano Novo, entre os dias 28 a 30/31. Depois vou a Taubaté passar o ano e retorno para Sampa, fico mais 1 ou 2 dias e depois rumo a MG ...8) Tudo de Camper, claro .. ;-) Quem sabe não dá certo um encontro na bat-caverna de novo ?! Sempre que tenho ido a Sampa, dou um pulinho até lá para colocar o papo em dia ... :-D
Ralado/SP
26/11/2008, 17:40
Phandur,
então nos veremos logo, pois sempre passo lá na Bat-caverna.
Abraçones
Ralado
Quem fez a instalação para este seu amigo, seria necessário cortar o paralama para caber a cuica da Blazer?
Algeum aqui saberia as medias da cuica da Blazer junto com seu suporte?
Um amigo me emprestou uma 4x4&cia de sua coleção, Nº 167, onde na coluna jeep do leitor há uma Camper com freio nas 4 rodas , onde na frente o sistema do caminhão F-4000, se for este mesmo como foi feita a instalação e como ficou o resultado?
Pelo que vi nas fotos o dervo freio é o original salvo engano meu.
Será?
Eduardo Valaretto
27/11/2008, 01:18
Ferraz, não tenho certeza absoluta, mas as pinças do f-4000 são as mesmas da Toyota Bandeirantes e se for mesmo o cilindro orginal não tem como movimentar essas pinças (o pedal da fim de curso antes de começar a frear) experiência própria. Terá de utilizar no mínimo um servo de 1 polegada ou 24 mm.
Abraços.
Ralado/SP
27/11/2008, 11:28
Ferraz,
quando falei de colocar a cuica e servo de S10, foi exatamente para evitar esse troca-troca e reduzir custo, afinal basta trocar essas duas peças e estará tudo resolvido. Sem falar que vc continua com peças de reposição de preço baixo.
Quanto ao trabalho à ser feito no paralama, não é nada demais. Um simples picote ou desbaste de +ou- 4x4cm só pra lateral da cuíca se acomodar bem. Quanto ao serviço que permite o casamento da cuíca com abase que tem no carro, não sei dar detalhes. Como vc é de Sampa, marca um dia e passa lá na oficina do Farias ( do clube da camper ) ou liga e troca informações com ele.
Abraçones
Ralado
Marcus Chiattoni
18/02/2009, 01:44
Oi pessoal!
Gostaria de colaborar com minha experiência quanto aos freios do Engesa.
Primeiro descobri que os cubos de roda e freios originais são imcompatíveis com eixo dianteiro DANA44.
Após 4 meses de oficina e longa espera pelas peças encomendadas, além de muita pesquisa na internet, acabei trocando quase todo sistema de freios do meu, pois quando freava a direção quase saía das minhas mãos. Achava que eram os discos empenados, pois já comprei assim, então resolvi desmontar e a minha surpresa...
Os cubos eram de rural refurados para seis parafusos e com soldas na parte posterior para refôrço-uma gambiarra raramente vista;
Os discos igualmente de rural, refurados e as pinças de kombi
Na traseira havia discos de F-1000 com pinças de Kadett, suporte das pinças de 4mm, completamente tortos, as pinças tinham sido esmerilhadas para entrar no disco e mesmo assim ainda pegavam no disco, inutilizando o mesmo. Não sei como freava!! Ainda por cima de tudo, os parafusos e porcas de roda eram de bitolas diferentes na dianteira e traseira-Ufa!
Pois bem! Coloquei os cubos originais na dianteira com rolamentos Timkem, deu certinho com eixo DANA 44, os discos maciços com as mesmas dimensões do disco da rural, com furação exata e suportes de pinça da SBD e pinças de Kombi novinhas;
Na traseira, utilizei pinças novas do Corsa=Kadett, fixadas com suportes novos de 12 mm aparafusados na ponta do eixo, junto com a fixação dos rolamentos, redutor de pressão de 30 bar e com os discos maciços originais que seriam para dianteira mas não pude usar devido pouca altura do chapéu do disco e que caiu como uma luva na traseira, além de trocar os dois semi-eixos traseiros com rolamentos e tudo.
Resultado: agora freio com suavidade e eficiência e como sou exigente e perfeccionista considerei bom o resultado mas não fiquei completamente satisfeito pois quando freio forte a uma velocidade razoável as rodas traseiras tendem a travarem.
guilhermeabreu
18/02/2009, 19:59
CARO MARCOS CHIATONI
Infelizmente eu já passei por todas estas fases , o seu freio esta muito melhor do que os originais , mas não chegou ainda no ideal , por alguns motivos que vou explicar , acho que humildemente falando JÁ ME CONSIDERO CATEDRÁTICO EM FREIOS DE ENGESA .
No seu caso vc esta satisfeito com o freio .
1º - Mas com as pinças da KOMBI na dianteira , para meu uso que sou pé pesado , não para no extremo , ou melhor : qdo vc estiver com 3 pessoas e mais algumas tralhas a 100 ou 110 km/h e precisar de parar rápido , ELE NÃO PARA ,por falta de área de atrito , pinças pequenas demais para o esforço nescessário = pouca segurança ; solução : pinças de S-10 ou BAND , com disco de D-20 para as pinças da S-10 e disco de BAND para as pinças de BAND , o meu esta com disco e pinças de BAND na diateira .
2º na traseira , o seu conjunto é muito bom e eficiente , MAS estas pinças que vc esta usando , são pequenas demais apesar de frear muito bem , O DEFEITO PARA MIM : elas desgastam muito rápido , gastam a cada 3.000 km se não fizer trilha , se fizer trilha , é um jogo de pastilha para cada trilha .
Solução , aproveitando o disco que vc colocou na traseira que é o original dianteiro do ENGESA , seria colocar uma pinça maior , como a do opala , santana , ou outro do mesmo tamanho destas , mas com ísto vc acaba com o freio de mão , mas as pinças irão durar mais tempo
Recapitulando , este freio traseiro seu é excelente , só tem este defeito de acabar as pinças rápido demais , se optar por deixar estas mesmas , FICA DE OLHO NAS PASTILHAS , pq se vc não ficar atento , acabará as pastilhas e os discos vão pro saco tb , JÁ ESTOU ESCALDADO DISTO , já aconteceu comigo 2 vezes e tive que trocar as pastilhas e os discos .
ENCHEU MEU SACO , hoje tenho tb na traseira discos e pinças da BAND na traseira , acabou o negócio de acabar pastilhas de 3.000 em 3.000 km .
3º - Só que com este conjunto meu e esta acontecendo com o seu , que é o problema de ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO qdo vc freia mais forte .
No seu caso como já disse , se vc optar em ficar do jeito que esta , o seu problema de ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO solução neste caso seu : é só colocar a VÁLVULA EQUALIZADORA ORIGINAL DO ENGESA QUE É DE ZERO BAR NA SAÍDA DO CILINDRO MESTRE NO CANINHO QUE VAI PARA A TRASEIRA , o meu era assim e arrastava as 4 rodas juntas .
No meu caso este problema esta solucionado com 3 válvulas equallizadoras em série ; A ORIGINAL + UMA IMPORTADA DA MARCA SUMMIT , E MAIS UMA LÁ EMBAIXO ANTES DA BIFURCAÇÃO DO CANINHO PARA ASS DUAS RODAS TRASEIRAS .
O meu freio se bobear , FAÇO MEU ENGESA CAPOTAR DE FRENTE .
PARA MIM , AGORA CHEGUEI AO IDEAL DE FREIO PARA O MEU ENGESA .
Qquer dúvida é só gritar .
SEM FALAR QUE COLOQUEI TODO O CONJUNTO DE HIDROVÁCUO ( cilindro mestre e cuíca ) da BAND tb .
Desculpe por ter respondido aqui , pois aqui o assunto freio é da CAMPER , e este conjunto , como todos já sabem , não cabe nas CAMPERs por falta de espaço , apesar de não ter uma CAMPER por perto , este hidrovácuo da BAND mais nova tem um diamentro bem pequeno , acredito que tenha o mesmo diametro do original que é do GOL , de uma olhada nisto , DICA PROS CAMPERIROS .
ABRAÇÃO
Marcus Chiattoni
19/02/2009, 15:51
Desculpem usar o tópico e muito obrigado pelas dicas, aliás fui correndo olhar as pastilhas trazeiras pois já rodei mais de 4.000 Km e p/ minha surpresa as pastilhas ainda estão novas. Coloquei uma válvula equalizadora de 30 bar p/ trazeira e as rodas arrastam quando freio muito forte, senão a freada é suave. Realmente não testei com o jipe carregado mas vou exitar muito antes de mexer nos freios novamente, é encrenca certa.Fico pensando que para usar discos ventilados com essas pinças, é necessário esmerilhar as pinças e diminuir a espessura das pastilhas para entrar no disco e usando discos maciços elas couberam certinho. Os meu pneus são BF 33 mud.
Pergunta: Os discos da Band cabem certinho na dianteira com eixo Dana 44 e a furação é a mesma?
guilhermeabreu
20/02/2009, 09:26
CARO MARCUS
Qdo citei em colocar disco ventilado da BAND na traseira , não é para colocar as pinças suas e sim para colocar pinças da BAND , e NO CASO DE VC USAR O DISCO MACIÇO COMO O SEU , SERIA PARA TROCAR POR PINÇAS MAIORES COMO AS DO OPALA , SANTANA , não seria para usar suas pinças no disco ventilado da BAND não pois elas realmente não cabem .
Mas se vc utilizar seu ENGESA de levinho , freando pouco , as suas pastilhas traseiras irão durar mais , mas NO MEU CASO em que ando forte e faço trilhas , estas pastilhas duraram muito pouco , POR ÍSTO QUE EU TROQUEI . E no seu caso , se vc optar em deixar como esta , SUGIRO A VC QUE TODAS AS VEZES QUE FIZER TRILHAS COM LAMA AO CHEGAR EM CASA , CONFERIR O ESTADO DAS PASTILHAS , pq comigo , por duas vezes que fiz trilhas e andei em lama , acabaram as pastilhas novas nestas duas vezes , e na primeira vez , cheguei a acabar com o disco pq NUNCA IRIA PENSAR QUE A PASTILHA TIVESSE ACABADO POIS ESTAVAM ZERO ANTES DA TRILHA .
Os discos da BAND ventilado que eu coloquei na frente coube certinho na dianteira do meu ENGESA com o eixo DANA 30 original do ENGESA , só tive que fazer uma placa de aço de 12 mm de espessura para fazer a fixação das pinças originais da BAND , não soldei nada , tudo parafusado, tenho fotos desta placa aqui no forum , este conjunto da BAND EU RECOMENDO PARA A DIANTERIA DO ENGESA é acabar definitivamente com a deficiencia do freio do ENGESA , só tem um detalhe , que é : caso vc use rodas de liga leve aro 15" terá que desbastar um pouco as pinças por cima para elas não roçarem na roda , caso vc use rodas de aço 15" não terá problema , ou rodas de liga leve de 16" .
Qquer dúvida é só gritar .
ABRAÇÃO
Marcus Chiattoni
24/02/2009, 01:14
Obrigado! Creio que minhas dúvidas quanto ao freio acabaram. Vou pensar no assunto novamente caso resolva mexer nos freios.
Abraço
Rodrigo Ielpo Bastos
08/04/2009, 22:28
Galera to tentando melhorar os freios da camper, depois de ler muitas ideias pensei na cnfiguração abaixo:
Pinça da S10
Disco ventilado da D20
bomba de freio da band
hidrovacuo do gol (por falta de espaço)
ate agora com exeção do hidrovacuo é tudo novo e o freio continua ruim, ele ta meio borrachudo pedal baixo a trazeira ainda é original
alguem ja passou por esse problema, pode me dar uma ajuda?
guilhermeabreu
09/04/2009, 00:51
RODRIGO
No seu caso que esta com pinças de S-10 , disco da D-20 e BOMBA DE VÁCUO DA BAND , esta CORRETÍSSIMO , o problema não esta aí .
Este HIDROVÁCUO DO GOL é que esta ERRADO , dê uma olhada no hidrovácuo da BAND mais nova , tem um diametro bem pequeno , acho que é do tamanho do HIDROVÁCUO DO GOL , se for do mesmo tamanho , sugiro a vc trocar o do GOL pelo da BAND .
Com ísto a sua frente estará 100% CORRETA , sem problema de ESTAR SUBDIMENCIONADO .
Se persitir o problema , troca o sistema traseiro , FAÇA IGUAL AO DIANTEIRO , só vai ter o problema da traseira arrastar primeiro como o meu ESTAVA e que foi solucionado como já falei com vc , VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE .
Ou então usar o disco dianteiro original da CAMPER com a pinça do OPALA OU SANTANA , mas neste caso como no acima , FICARÁ SEM FEIO DE MÃO , mas o freio ficará 100% show .
Vc ainda vai andar no meu ENGESA , e é com muito ORGULHO QUE DIGO QUE O FREIO DO MEU ENGESA NÃO PERDE PARA NENHUM 4X4 NOVO DE HOJE , " É COM CERTEZA MELHOR DO QUE QQUER UM " , lógico que comparando com os 4x4 NOVOS que não tem ABS .
Na minha opinião tirando o motor MWM 2.8 que tenho , O FREIO DO MEU ENGESA É SEM SOMBRAS DE DÚVIDA A MELHOR COISA QUE TEM NELE , OU SEJA É O PONTO ALTO DELE .
Só andando nele para ver e sentir o que é um freio ESPETACULAR , deixando a minha modéstia de lado LÓGICO .
ABRAÇÃO
Ralado/SP
14/04/2009, 17:57
só pra colocar mais lenha nessa fogueira de informações, vou apenas relatar um FATO.
depois de ver e ouvir várias adaptações e preparações no sistema de freio das campers, um amigo decidiu partir para a substituição da cuica e ciindro mestre originais pelo Kit da S10... parecia algo complicado de fazer, mas bastou uma desbastada na caixa de paralama e mexer na fixação da atual cuica para encaixar no suporte original e HEURÉCA!!!
O carro em questão é uma Camper, 2 portas, Maxion S4t, penus 33 pol. MUD, erguida e +/- 5cm e com o freio original.
Posso garantir que o cara não tem o pé leve, usa o carro TODOS os dias e viaja pra Minas sempre, segundo o próprio "não precisa mexer em mais nada..."
Abraçones
Ralado
PS: e olha que eu já ouvi e vi muitas adaptações de freio em camper e engesa.
RogérioNunes
14/04/2009, 20:06
Marcus será que esse serviço foi feito na mesma oficina que fez estes das fotos??
Pelo seu relato parece que sim...
Oi pessoal!
Gostaria de colaborar com minha experiência quanto aos freios do Engesa.
Primeiro descobri que os cubos de roda e freios originais são imcompatíveis com eixo dianteiro DANA44.
Após 4 meses de oficina e longa espera pelas peças encomendadas, além de muita pesquisa na internet, acabei trocando quase todo sistema de freios do meu, pois quando freava a direção quase saía das minhas mãos. Achava que eram os discos empenados, pois já comprei assim, então resolvi desmontar e a minha surpresa...
Os cubos eram de rural refurados para seis parafusos e com soldas na parte posterior para refôrço-uma gambiarra raramente vista;
Os discos igualmente de rural, refurados e as pinças de kombi
Na traseira havia discos de F-1000 com pinças de Kadett, suporte das pinças de 4mm, completamente tortos, as pinças tinham sido esmerilhadas para entrar no disco e mesmo assim ainda pegavam no disco, inutilizando o mesmo. Não sei como freava!! Ainda por cima de tudo, os parafusos e porcas de roda eram de bitolas diferentes na dianteira e traseira-Ufa!
Pois bem! Coloquei os cubos originais na dianteira com rolamentos Timkem, deu certinho com eixo DANA 44, os discos maciços com as mesmas dimensões do disco da rural, com furação exata e suportes de pinça da SBD e pinças de Kombi novinhas;
Na traseira, utilizei pinças novas do Corsa=Kadett, fixadas com suportes novos de 12 mm aparafusados na ponta do eixo, junto com a fixação dos rolamentos, redutor de pressão de 30 bar e com os discos maciços originais que seriam para dianteira mas não pude usar devido pouca altura do chapéu do disco e que caiu como uma luva na traseira, além de trocar os dois semi-eixos traseiros com rolamentos e tudo.
Resultado: agora freio com suavidade e eficiência e como sou exigente e perfeccionista considerei bom o resultado mas não fiquei completamente satisfeito pois quando freio forte a uma velocidade razoável as rodas traseiras tendem a travarem.
Guilherme, bom dia!
Você poderia me ajudar com as dúvidas abaixo?
Se eu adaptar os discos da D20 com pinça da S10 na dianteira da Camper haverá a necessidade de fazer algum suporte ou algum desbaste para encaixar esta pinça no suporte original que já existe nela?
Na sua opinião qual é a configuração ideal de freio para Camper na dianteira e na traseira?
Qual é o hidrovacuo e cilindro mestre mais indicado?
Abraços,
Rub
Guilherme, bom dia!
Você poderia me ajudar com as dúvidas abaixo?
Se eu adaptar os discos da D20 com pinça da S10 na dianteira da Camper haverá a necessidade de fazer algum suporte ou algum desbaste para encaixar esta pinça no suporte original que já existe nela?
Na sua opinião qual é a configuração ideal de freio para Camper na dianteira e na traseira?
Qual é o hidrovacuo e cilindro mestre mais indicado?
Abraços,
Rub
Rub,
Assim como o Ralado acho que vc deveria começar e melhoria dos freios com a instalação do hidrovávuo da Blazer/S10, pois já uma bela diferença.
Eu já usei hidrovávuo de F1000 e D20, mas nenhum se compara com o da Blazer (que é o meu atual).
No meu caso além do hidrovácuo estou com freios de Band na dianteira (completo) e Disco da SBD com as pinças da Kombi (pinças originalmente da dianteira) no eixo traseiro. Nessa configuração o freio fico excelente :concordo:, mas independente de qualquer coisa avalio que o hidrovácuo é a prioridade.
[]s palpiteiros
Rub!
No meu álbum de fotos (assinatura), tem o passo-a-passo do disco da D20 com pinça da S10.
Baita trabalho!
abraços.
Kim.
Marcos,
Qual cilindro mestre que você está utilizando?
Para adapatar as pinças da Band deverá ser feito algum suporte/soldas ou limar as pinças para a adaptação? Ou é simplesmente tira uma e instala a outra?
A Camper está com o aro 15 será que a nova pinça não irá pegar na roda?
Abs,
Rub
guilhermeabreu
08/05/2009, 13:13
AMIGO RUB
Colocando o disco da D-20 com pinças da S-10 , ficará ótimo , e REALMENTE TEM QUE FAZER A ADAPTAÇÃO DO SUPORTE DA PINÇA , como o KIM fez , no tópico dele tem todo passso a passo deste procedimento .
O poder de frenagem deste conjunto comparando ao conjunto da BAND é o mesmo , pois a pinça da BAND é do mesmo tamanho da S-10 , SÓ QUE A DA S-10 TEM A BOCA DO DISCO MAIS LARGA pois o disco da D-20 é mais largo e de diametro menor .
Como no meu caso e do GNECCHI temos discos e pinças da BAND , neste caso foi preciso somente FAZER UMA PLACA DE AÇO DE +- 12mm COM 4 FURAÇÕES , DUAS FURAÇÕES PARA FIXAR ELA NO MUNHÃO NO LOCAL ORIGINAL E 2 FURAÇÕES PARA FIXAR AS PINÇAS DA BAND , neste nosso caso só tem um incoveniente , que é de usar rodas de liga aro 15" , no meu caso eu tive que desbastar um pouco as pinças por cima com uma esmerilhadeira e fica um espaço de apenas 2mm da roda , mas fiz ísto qdo tive uma BAND e agora no ENGESA , não tive nenhum problema .
É por ísto que recomendo mais o disco da D-20 compinças da S-10 pq o disco da D-20 tem diametro menor e sobra mais espaço entre a pinça e a roda de liga sem precisar de desbastar as pinças .
ÍSTO TUDO NA DIANTEIRA
AGORA PRA TRASEIRA
Eu recomendo o que eu fiz :
Coloquei disco e pinças da BAND tb , só que no meu caso , como eu coloquei a T-CASE da BAND posso colocar o freio de mão no cardã .
E no seu caso , se vc não tiver T-CASE da BAND vai ficar sem freio de mão .
No caso do GNECCHI ficou muito bom tb com o disco original dianteiro na traseira e pinças do KADETT , eu tb JÁ TIVE COM ESTE CONJUNTO , FREIA MUITO BEM , MAS RETIREI POR SÓ UM MOTIVO : NO MEU CASO AS PASTILHAS DE FREIO DO KADETT SÓ AGUENTARAM UMA TRILHA , SÓ POR ÍSTO , achei muita coicidencia , daí coloquei pastilhas novas e andei durante 3 meses sem problema eu ficando de olho , QDO FIZ OUTRA TRILHA , QDO CHEGUEI EM CASA AS PASTILHAS TINHAM ACABADO .
Daí desistí das pinças do KADETT , pensei em colocar pinças maiores como as dos OPALAS que tem dois pistões e baratinho no ferro velho , mas ficaria sem freio de mão tb , mas como tenho a T-CASE da BAND , resolví colocar o conjunto novo da BAND TB na traseira e não tenho NENHUM ARREPÉNDIMENTO E RECOMENDO , só fiquei comoutro problema que já foi resolvido que era arrastar as rodas traseiras primeiro do que as da frente , PROBLEMA RESOLVIDO COM A COLOCAÇÃO DE VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE , TENHO 3 NO MEU ENGESA , e hoje é só roçar o pé no pedal de freio co m peso de 100gr que o BICHÃO abaixa a frente travando as 4 rodas juntos .
ESTE É O ESQUEMA DE MELHOR EFICIENCIA QUE VÍ ATÉ HOJE E RECOMENDO , sem falar que é tudo original BAND sem gambiarra para reposição de peças caso seja nescessário um dia
O HIDROVÁCUO tb coloquei da BAND assim como o cilindro mestre , mas o GNECCHI deu o relato dele que o HIDROVÁCUO da BLASER foi o que ele achou que TEVE A MELHOR EFICIENCIA , tb neste caso é uma boa opção .
FAZENDO ÍSTO RUB , NUNCA MAIS VC TERÁ PROBLEMA DE " INEFICUIENCIA DE FREIO " EM SUA CAMPER .
BOA SORTE NA EMPREITADA
ABRAÇÃO , qquer dúvida estamos aí .
Kim,
Eu vi o passo a passo para adapatar a pinça da S10. Relamente concordo com você é um baita trabalho.
Será que da Band não é mais fácil para instalar? Se o da Band for mais fácil o conbjunto abaixo ficaria bom para a Camper:
- Cilindro mestre e Hidrovácuo da Blazer/S10
- Discos e pinças da Toyota Bandeirantes
- Para não travar as rodas traseiras instalar a valvula Sumit
Abs,
Rubens
Guilherme,
Obrigado pela explicação (aula).
Então resumindo, para a dianteira da Camper o melhor conjunto seria:
- Disco D20 com pinça da S10
- Hidrovacuo e cilindro mestre da Blazer
Abs,
Rub
guilhermeabreu
08/05/2009, 13:27
AMIGO RUB
Me intromentendo na resposta do KIM , o conjunto da BAND fica mais fácil de instalar sim , mas tem aquele incoveniente que disse acima de : TER QUE ESMERILHAR AS PINÇAS POR CIMA , MESMO ASSIM IRÁ FICAR BEM PRÓXIMO DA RODA , assim esta no meu e não tive problema , a TAL PLACA DE AÇO ( ferro ) para a adaptação foi feita aqui mesmo tem fotos dela no meu FROTA 4X4 , mas acho que a SBD tem ela pronta pra vender , mas pode ser feita numa oficina tb , não é difícil de ser feita não .
Uma das válvulas minha é a SUMMIT e só ela não resolveu no meu caso que tenho disco e pinças da BAND na traseira tb , mas no seu caso com lonas na traseira ou pinças de KADETT , só a SUMMIT resolve , como já tem relato aqui a este respeito .
Ísto RUB , afirmativo o que vc falou acima , estamos no ar ao mesmo tempo . o RODRIGO IELPO BASTOS colocou este conjunto na CAMPER dele ha 15 dias atras ( disco da D-20 e pinças da S-10 ) , esta muito satisfeito . não me lembro de qual cilindro mestre e hidrovácuo que ele pôs , acho que esta o original ainda do gol .
ABRAÇÃO , não vai a IBITIPOCA ?
AGORA PRA TRASEIRA
Eu recomendo o que eu fiz :
No caso do GNECCHI ficou muito bom tb com o disco original dianteiro na traseira e pinças do KADETT , eu tb JÁ TIVE COM ESTE CONJUNTO , FREIA MUITO BEM , MAS RETIREI POR SÓ UM MOTIVO : NO MEU CASO AS PASTILHAS DE FREIO DO KADETT SÓ AGUENTARAM UMA TRILHA , SÓ POR ÍSTO , achei muita coicidencia , daí coloquei pastilhas novas e andei durante 3 meses sem problema eu ficando de olho , QDO FIZ OUTRA TRILHA , QDO CHEGUEI EM CASA AS PASTILHAS TINHAM ACABADO .
Daí desistí das pinças do KADETT , pensei em colocar pinças maiores como as dos OPALAS que tem dois pistões e baratinho no ferro velho , mas ficaria sem freio de mão tb , mas como tenho a T-CASE da BAND , resolví colocar o conjunto novo da BAND TB na traseira e não tenho NENHUM ARREPÉNDIMENTO E RECOMENDO , só fiquei comoutro problema que já foi resolvido que era arrastar as rodas traseiras primeiro do que as da frente , PROBLEMA RESOLVIDO COM A COLOCAÇÃO DE VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE , TENHO 3 NO MEU ENGESA , e hoje é só roçar o pé no pedal de freio co m peso de 100gr que o BICHÃO abaixa a frente travando as 4 rodas juntos .
ESTE É O ESQUEMA DE MELHOR EFICIENCIA QUE VÍ ATÉ HOJE E RECOMENDO , sem falar que é tudo original BAND sem gambiarra para reposição de peças caso seja nescessário um dia
O HIDROVÁCUO tb coloquei da BAND assim como o cilindro mestre , mas o GNECCHI deu o relato dele que o HIDROVÁCUO da BLASER foi o que ele achou que TEVE A MELHOR EFICIENCIA , tb neste caso é uma boa opção .
FAZENDO ÍSTO RUB , NUNCA MAIS VC TERÁ PROBLEMA DE " INEFICUIENCIA DE FREIO " EM SUA CAMPER .
BOA SORTE NA EMPREITADA
ABRAÇÃO , qquer dúvida estamos aí .
Karaio... que aula !!!
Só um detalhe.. no freio traseiro uso disco confeccionado pela SBD (sólido) em cojunto com as piças da Kombi. Uso cubo de Band na traseira por causa do kit T-Rex Bone da Ensimec (flutuantes).
Não tenho problema de desgaste prematuro com as pastilhas da Kombi, tanto que até já troquei as dianteiras da Band e não precisei trocar as traseiras. Em compensação não tenho freio de mão !!! :mrgreen: ... compenso essa deficiência com o "parking" do câmbio automático.
[]s
Senhores,
Estou adaptando o freio da Toyota Band na dianteira do meu Engesa e na verdade não é tão fácil não. Em primeiro lugar, existem duas possibilidades de montagem do disco: por fora do cubo, como na Band ou por dentro como no Engesa. Montar por fora, só se estiverem usando rodas aro 16 e é necessário fazer um adaptador, que não é muito complicado, mas não é uma simples chapa e não é necessário esmirilhar(desbastar) nada.
Montar por dentro (olha lá o que vão pensar.....) que é o caso do meu Engesa pois uso rodas aro 15, exige um retrabalho nas pinças(dica do mestre Roger), pois elas interferem com a fixação nos munhões, a fabricação de uma chapa bastante simples (citada pelo Dr Guilherme) que irá fixada entre a pinça e o munhão(vide foto) e algum retrabalho no cubo/disco para permitir a montagem. Desta forma o disco fica por traz do cubo, fixado pelos prisioneiros de roda, que devem ser mais compridos (existem 2 tipos acho que da D20, um curto e um mais longo) e a pinça fica fixada atraves da chapa no munhão e, dependendo do tipo de roda e do offset, ainda pode ser necessário desbastar a superfície da pinça como citado pelo Dr. Guilherme.
Quanto ao freio traseiro, eu estou montando o original dianteiro do Engesa, aproveitando que estou colocando o kit flutuante. O disco foi montado também na parte de traz do cubo do kit (cubo dianteiro de Band) e eu vou usar as pinças originais de Kombi fixadas por um suporte soldado direto no tubo do eixo. Esta parte ainda não está pronta, mas os discos já estão montados no cubo e os cubos no eixo. Falta só fazer o suporte das pinças. Quanto ao freio de mão, como tenho mecânica Toyota, vou usar o freio de cardam, só que a disco.
Amigo Guilherme,
Mais uma vez obrigado pela aula. Com estas discas e com a ajuda dos nossos amigos só irá reclamar de freio da Camper quem não ler este tópico.
Obrigado pelo convite, vou tentar ir em Ibitipoca, qualquer novidade eu te aviso!
Abraços,
Rubens
Olá Marcos Gnecchi,
Obrigado pela explicação do freio de mão!
Gostaria de instalar freio a disco traseiro na Camper mas não queria ficar sem o freio de mão.
Abs,
Rubens
Rodrigo Ielpo Bastos
08/05/2009, 22:59
Rub eu coloquei o conjunto pinça de S10 e disco da D20 fiz um trabalho grande no munhao tipo o que o kim fez mas acho que vale a pena, o freio ficou 83,4% bom rsrsr aipensei jake ja tenho hidrovacuo da S10 completo por que não coloca-lo entao ela esta no estaleiro colocando hidrovacuo e o tal do jake to mexendo resolvi por embreagem hidraulica tmb, no inicio achei que seria muito complicado depois vi que dava pra fazer e encaramos.
Faço tudo na minha empresa, contando com um torneiro proximo que me socorre em caso de serviço de torno mas vai dando certo vou fazer uma fotos da adptação e poso aqui.
Rodrigo,
Obrigado pela infomração!
O hidrovacuo da S10 é o do motor a diesel ou a gasolina? Eles são iguais?
Qual é o conjunto da embreagem hidraulica que você está utilizando?
Você poderia tirar as fotos com detalhes da instalação da embreagem hidraulica? Como você vai fazer a fixcação da haste de acionamento do cilindro da embreagem com a pedaleira.
Quero fazer esta modificação rapidamente porque o pedal da embreagem sempre foi pesado ao ser acionado, mesmo trocando o conjunto de embreagem + cabo de embreagem ela continua com o acionamento muito ruim e a única saida que eu vejo será na instalação da embreagem hidraulica.
Eu já vi Camper com a embreagem hidraulica super macia. Dá para acionar com a mão sem fazer força.
Abs,
Rubens
guilhermeabreu
09/05/2009, 00:07
GNECCHI
Desculpe minha falha , o freio traseiro seu é com pinças de KOMBI e não de KADETT como citei , citei que eu coloquei a de KADETT , que deu problema de acabar rápido , NO SEU CASO COM PINÇAS DE KOMBI que são maiores do que as do KADETT realmente vc não deve ter tido problemas com desgaste rápido é uma boa opção tb . Este disco traseiro que vc usou , poderia ter usado o original do ENGESA que usa pinças de KOMBI tb , não precisaria de comprar este disco da SBD e sim usar o seu próprio do ENGESA , eu fiz assim , MAS COM PINÇAS DE KADETT , O QUE OCORREU DESGASTE PREMATURO , por ísto que resolví abusar no tamanho daspinças traseiras colocando as originais dianteiras da BAND
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
09/05/2009, 00:59
Senhores,
Estou adaptando o freio da Toyota Band na dianteira do meu Engesa e na verdade não é tão fácil não. Em primeiro lugar, existem duas possibilidades de montagem do disco: por fora do cubo, como na Band ou por dentro como no Engesa. Montar por fora, só se estiverem usando rodas aro 16 e é necessário fazer um adaptador, que não é muito complicado, mas não é uma simples chapa e não é necessário esmirilhar(desbastar) nada.
Montar por dentro (olha lá o que vão pensar.....) que é o caso do meu Engesa pois uso rodas aro 15, exige um retrabalho nas pinças(dica do mestre Roger), pois elas interferem com a fixação nos munhões, a fabricação de uma chapa bastante simples (citada pelo Dr Guilherme) que irá fixada entre a pinça e o munhão(vide foto) e algum retrabalho no cubo/disco para permitir a montagem. Desta forma o disco fica por traz do cubo, fixado pelos prisioneiros de roda, que devem ser mais compridos (existem 2 tipos acho que da D20, um curto e um mais longo) e a pinça fica fixada atraves da chapa no munhão e, dependendo do tipo de roda e do offset, ainda pode ser necessário desbastar a superfície da pinça como citado pelo Dr. Guilherme.
Quanto ao freio traseiro, eu estou montando o original dianteiro do Engesa, aproveitando que estou colocando o kit flutuante. O disco foi montado também na parte de traz do cubo do kit (cubo dianteiro de Band) e eu vou usar as pinças originais de Kombi fixadas por um suporte soldado direto no tubo do eixo. Esta parte ainda não está pronta, mas os discos já estão montados no cubo e os cubos no eixo. Falta só fazer o suporte das pinças. Quanto ao freio de mão, como tenho mecânica Toyota, vou usar o freio de cardam, só que a disco.
A LEONI
A placa que citei é muito semelhante a esta sua , só que eu só coloquei ela e esmarilhei as pinças por fora e mais nada , foi muito simples , o disco da BAND tenho quase certeza que ficou por tras do cubo , não consegui achar as fotos da minha montagem , mas foi muito simples .
Não fiz retrabalho nem nas pinças nem no cubo e nem no disco e uso rodas de liga aro 15" .
No caso do freio traseiro havia feito como vc esta fazendo , só que usei pinças de KADETT que acabavam muito rápido , e no seu caso como o do GNECCHI usando pinças de KOMBI que são maiores , NÃO VÃO TER O EXCESSO DE DESGASTE DAS PASTILHAS como tive com as pinças do KADETT que as pastilhas acabavam a cada 3.000 km rodados ou a cada trilha feita . Por ísto arregacei e coloquei discos e pinças da BAND tb na traseira .
Hoje esqueço que tenho freio no ENGESA , pois num simples toque no pedal de freio ele PARA com vontade .
ABRAÇÃO
Guilherme,
Os discos da Band e pinças (dianteira) tem ano/modelo?
Você saberia me dizer quais são os códigos destas peças ou como eu devo procurar nos auto peças?
Abraços,
Rubens
GNECCHI
Desculpe minha falha , o freio traseiro seu é com pinças de KOMBI e não de KADETT como citei , citei que eu coloquei a de KADETT , que deu problema de acabar rápido , NO SEU CASO COM PINÇAS DE KOMBI que são maiores do que as do KADETT realmente vc não deve ter tido problemas com desgaste rápido é uma boa opção tb . Este disco traseiro que vc usou , poderia ter usado o original do ENGESA que usa pinças de KOMBI tb , não precisaria de comprar este disco da SBD e sim usar o seu próprio do ENGESA , eu fiz assim , MAS COM PINÇAS DE KADETT , O QUE OCORREU DESGASTE PREMATURO , por ísto que resolví abusar no tamanho daspinças traseiras colocando as originais dianteiras da BAND
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
09/05/2009, 09:43
RUB
Os discos e pinças , são das BANDs não tem ano e códico pq qdo saiu as BANDs com freio a disco , só saiu com disco ventilado e as pinças para ele , logo : qquer disco e pinça de BAND é de um modelo só, não tem o risco de comprar errado .
OBS : Lembrando aqui , saiu umas BANDS antigas com disco sólido , MAS HOJE VC NÃO ACHA MAIS PARA COMPRAR , logo vc comprando disco VENTILADO para BAND terá que comprar as pinças para o disco ventilado e pronto .
ABRAÇÃO
guilhermeabreu
09/05/2009, 11:00
A LEONI e RUB
É uma merda qdo a gente fala de um assunto ( freio ) no tópico : MOTOR MWM 2.8 sprint + FLUTUANTE + PÉ DE ANJO = PROBLEMA , daí vc quer ver o que foi falado de FREIO e não lembra onde esta , hoje fuçando aqui , pois sabia que tinha fotos do meu freio dianteiro em algum lugar e acabei achando , REATIVEI o tópico , agora dê uma olhada lá na pág 4 e 5 , vão ver as fotos de como ficou e a foto em close da PLACA que tem no meu , muito parecida com a do A LEONI , e observe como ficou parecendo que não tem adaptação .
QQuer dúvida estou aqui .
LEONI , agora ví como vc tb tem acompanhado este meu desenrolar do freio desde o ano passado , mas agora que vc irá colocar correto ? Acho que vc TB esqueceu destes detalhes DO FREIO DIANTEIRO neste tópico de : MOTOR MWM 2.8 sprint + FLUTUANTE + PÉ DE ANJO = PROBLEMA .
ABRAÇÃO A TODOS
Rodrigo Ielpo Bastos
09/05/2009, 12:19
Pessoal to com uma ideia que pode ser uma M bem grande mas pode dar certo, conversando com um meca amigo sobre problema de freio trazeiro + freio de mao + freio a disco. a ideia dele foi a seguinte: colocar disco solido da dianteira com a pinça da kombi e adicionar uma pinça de fusca ou brasilia como sistema idempendente ligada a uma bomba de fusca conectada em uma alavanca de freio de mão.
O que voces acham é muita gambiarra? ou pode dar certo!!!
Foi so uma ideia, sem pedradas eih!!!!
Rodrigo Bastos
Grande Rodrigo!
A idéia é boa sim, não é gambirra não. (do meu ponto de vista, pois muitas gambirras se tornaram projetos excelentes)
Vou te adiantar uma única questão, que é em relação às pinças.
Houve uma discussão aqui no fórum, sobre a perda de pressão do sistema de freio quando por longo tempo acionado.
O tópico, se não me engano, tratava do freio de mão hidráulico que já se compra pronto, com registros.
Ele atua no cilindro de roda, o que é diferente do sistema da pinça, e não é um circuito independente, é ligado ao cilindro mestre.
Da forma que elaborou, creio que terá uma grande chance de funcionamento, tanto que e eu, que não era fã do freio a disco na traseira, justamente por causa do freio de mão, estou mudando meu conceito a partir deste momento.
Com esse sistema, ainda teremos a segurança de um freio de mão eficiente e seguro no caso de necessidade.
Lembrando que poderá fazer circuitos independentes!:concordo:
Abraços, com freios de mão auto reguláveis, sem cabo para enroscar e seguros!
Kim.
Guilherme, muito obrigado pela informação sobre a informação dos discos e pinças da Band.
Agora não temo errar!
Abraços,
Rubens
RUB
Os discos e pinças , são das BANDs não tem ano e códico pq qdo saiu as BANDs com freio a disco , só saiu com disco ventilado e as pinças para ele , logo : qquer disco e pinça de BAND é de um modelo só, não tem o risco de comprar errado .
OBS : Lembrando aqui , saiu umas BANDS antigas com disco sólido , MAS HOJE VC NÃO ACHA MAIS PARA COMPRAR , logo vc comprando disco VENTILADO para BAND terá que comprar as pinças para o disco ventilado e pronto .
ABRAÇÃO
Guilherme,
Realmente a instalação da pinça da Band com os disco dela fica muito fácil com a utilização do suporte da pinça.
Obrigado por reativar o tópico onde tive a oportunidade de ver como foi instalado.
O link deste tópico é o:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42259&highlight=ANJO&page=4
Abs,
Rubens
A LEONI e RUB
É uma merda qdo a gente fala de um assunto ( freio ) no tópico : MOTOR MWM 2.8 sprint + FLUTUANTE + PÉ DE ANJO = PROBLEMA , daí vc quer ver o que foi falado de FREIO e não lembra onde esta , hoje fuçando aqui , pois sabia que tinha fotos do meu freio dianteiro em algum lugar e acabei achando , REATIVEI o tópico , agora dê uma olhada lá na pág 4 e 5 , vão ver as fotos de como ficou e a foto em close da PLACA que tem no meu , muito parecida com a do A LEONI , e observe como ficou parecendo que não tem adaptação .
QQuer dúvida estou aqui .
LEONI , agora ví como vc tb tem acompanhado este meu desenrolar do freio desde o ano passado , mas agora que vc irá colocar correto ? Acho que vc TB esqueceu destes detalhes DO FREIO DIANTEIRO neste tópico de : MOTOR MWM 2.8 sprint + FLUTUANTE + PÉ DE ANJO = PROBLEMA .
ABRAÇÃO A TODOS
Grande Dr. Guilherme,
Não, eu não esqueci daquele tópico. É que na época, eu acabei trocando umas mensagens em PVT com o Roger e, falha minha, acabei não colocando no tópico para que todos tomassem ciência....sorry.
Quanto ao retrabalho na pinça, lamento informá-lo, mas as suas foram retrabalhadas, informação do Roger. Eu tentei de tudo quanto é forma montar sem esse retrabalho, mas não tem como, ou o disco bate no munhão, ou a pinça é que bate, ou os dois batem.... Alguns colegas cortaram os olhais do munhão e soldaram em outra posição para não retrabalhar a pinça e fabricar a chapa, mas eu (digo "eu")não gosto de solda neste tipo de peça.
Uma outra coisa que eu fiz, e que não tinha citado ainda, é que para não retrabalhar a parte de fora da pinça que raspa na roda, eu reduzi o diâmetro do disco de freio em +-3mm, fixando desta forma as pinças mais para dentro. Não montei todo o conjunto ainda para testar, pois mudei de emprego e estou viajando muito, não sobrando muito tempo para terminar o Engesa, que infelizmente está a 40km de onde eu moro, mas parece que a gambitécnica vai dar certo.....
Já quanto a idéia do Rub de colocar um freio hidráulico como freio de mão mas com uma pinça separada, pode ser que funcione, mas existe a questão da redução da pressão com o tempo..... Não sei, ainda acho que tem que ser mecânico para se ter mais segurança.
[]'s e boas frenagens.
Caro A Leoni!
Quando fiz a adaptaçao em meu engesa, fui fazer uma pesquisa sobre o material do munhão, pois teria que fazer/refaze os suportes de pinça.
Fui em vários torneiros mecanico da cidade.
Todos foram unânimes em afirmar que o munhão aceita solda por ser "aço doce" e não ferro fundido.
Bem, então, foi feito uma solda em um ponto, somente para eu acredita, ficou bom!
Então, foi cortado e soldado.
Abraços.
Kim.
Rodrigo Ielpo Bastos
09/05/2009, 23:34
so pra confirmar o meu foi soldado pelo intrutor de solda do senai espirito santo, é o cara em solda aqui no estado. e ele disse pode ficar tranquilo é mais facil quebrar os 6 estojos que esse tipo de solda trincar ou não dar liga necessaria
Rodrigo Bastos
guilhermeabreu
10/05/2009, 00:24
Grande Dr. Guilherme,
Não, eu não esqueci daquele tópico. É que na época, eu acabei trocando umas mensagens em PVT com o Roger e, falha minha, acabei não colocando no tópico para que todos tomassem ciência....sorry.
Quanto ao retrabalho na pinça, lamento informá-lo, mas as suas foram retrabalhadas, informação do Roger. Eu tentei de tudo quanto é forma montar sem esse retrabalho, mas não tem como, ou o disco bate no munhão, ou a pinça é que bate, ou os dois batem.... Alguns colegas cortaram os olhais do munhão e soldaram em outra posição para não retrabalhar a pinça e fabricar a chapa, mas eu (digo "eu")não gosto de solda neste tipo de peça.
Uma outra coisa que eu fiz, e que não tinha citado ainda, é que para não retrabalhar a parte de fora da pinça que raspa na roda, eu reduzi o diâmetro do disco de freio em +-3mm, fixando desta forma as pinças mais para dentro. Não montei todo o conjunto ainda para testar, pois mudei de emprego e estou viajando muito, não sobrando muito tempo para terminar o Engesa, que infelizmente está a 40km de onde eu moro, mas parece que a gambitécnica vai dar certo.....
Já quanto a idéia do Rub de colocar um freio hidráulico como freio de mão mas com uma pinça separada, pode ser que funcione, mas existe a questão da redução da pressão com o tempo..... Não sei, ainda acho que tem que ser mecânico para se ter mais segurança.
[]'s e boas frenagens.
A LEONI
Qdo o ROGER citou que fez um retrabalho na pinça , quiz dizer , ESMERILHAR POR FORA OU POR CIMA para que não roçasse na roda , agora qdo vc diz que a pinça bate no munhão ou o disco é que bate no munhão , não é real esta sua informação MNO MEU CASO pq eu vi colocar o meu deste jeito e SÓ TIVE QUE ESMRILHAR A PINÇA POR FORA PARA NÃO ROÇAR NA RODA , E NÃO BATE MAIS NADA EM LUGAR NENHUM , TEM AS FOTOS DE COMO ESTA AQUI ONDE REATIVEI O TÓPICO DO MOTOR MWM .
Me desculpe por minha insistencia , EU NÃO DISSE QUE NÃO RETRABALHEI AS MINHAS PINÇAS , " CITEI QUE ESMERILHEI POR FORA , E ÍSTO PRA VC É RETRABALHO , OU SEJA ESTAMOS FALANDO A MESMA COISA " ou melhor ESMERILHAR A PINÇA = RETRABALHAR A PINÇA .
Este procedimento foi feito em minha BAND qdo tive e usei durante 4 anos e agora no ENGESA , como falei tb que o único incoveniente é de ter que esmerilhar = retrabalhar as pinças , E MESMO ASSIM ELAS FICAM MUITO PRÓXIMO DA RODA , mas eu usei deste jeito durandte 4 anos na BAND e estou usando agora no ENGESA ha 4 anos e NÃO TIVE NENHUM PROBLEMA ATÉ AGORA POR CAUSA DAS PINÇAS ESTAREM BEM PRÓXIMA DA RODA .
Qquer dúvida estou aqui , mas não entendo do pq as suas ficaram batendo ou o disco ou as pinças no munhão ,TALVEZ SEJA POR CAUSA DE VC TER DIMINUÍDO O DIAMETRO DO DISCO , sei lá , mas no meu caso nada bateu em nada , vide as fotos do meu em uso .
ABRAÇÃO
Caro Dr. Guilherme,
Realmente posso ter entendido errado a informação do Roger, mas no MEU caso e pelo que me parece do KIM e do Rodrigo, que cortaram os munhões para reposicionar os suportes das pinças, não existe a menor possibilidade de montar as pinças sem o retrabalho. Sei também de algumas Campers que tiveram os munhões retrabalhados da mesma forma. Que milagre você fez no seu Engesa???? Dei uma boa olhada nas fotos que foram tiradas do seu Coração Valente, so que não dá pra ver como foi feita a montagem, pois a chapa cobre tudo..... Mistério.... Seria realmente ótimo poder colocar tudo no lugar e fazer a chapa, mas não teve a menor chance, e olha que eu fiquei brincando de "lego" durante quase um mês, porque se no seu deu montagem porque no meu não dava???? Bem, agora tá feito, e eu só vou poder terminar a montagem daqui a uns 15 dias, pois estou num fundão de Minas Gerais, brigando com a Internet, que aqui deve ser por sinal de fumaça......
Kim e Rodrigo, eu cheguei a avaliar a opção de cortar e soldar os olhais para reposicionar as pinças, pois sabia de qual material é feito o munhão e que ele aceita solda, só que achei o trabalho um pouco maior. Talvez se fosse fazer isso hoje partiria para a solda, apesar de não ser muito fácil achar um profissional realmente bom na "arte". A propósito, vc abriu os furos roscados da pinça para usar os parafusos originais da pinça da Kombi????
[]'s a todos, ainda curioso e querendo descobrir o que deu errado..................
Sobral - ENGESA
04/06/2009, 14:50
Olá pessoal,
Apesar de não estar com problemas nos freios do meu engesa, ultimamente leio as importantes experiências dos colegas do forum e agora estou começando a achar que "preciso" melhorar o sistema original do meu, rsrs.
Pelo que eu entendi a configuração que agradou à maioria é a da Bandeirantes.
Daí eu consegui numa concessionária Toyota duas listas de peças de partes do sistema de freio da Band (anexas).
Aproveitei e pedi uma simulação de orçamento, só de algumas peças novas, que é a seguinte (na data atual):
* HIDROVÁCUO (Nº 44610-98003) .............................. R$ 808,24;
* CILINDRO MESTRE (Nº 47200-98006) ....................... R$ 682,69;
* PINÇA DE FREIO (Nº 47710-98001 e 47720-98001) .... R$ 423,73 cada;
* DISCO VENTILADO (Nº 43512-98003) ....................... R$ 254,25 cada;
* SISTEMA DE FREIO PERFEITO (se é que isso existe) .... "não tem preço".
OBS: mesmo assim tá caro pra burro!!! ahahaha
Abração!
Ralado/SP
04/06/2009, 16:45
CARAKAS.....
eu não gastei isso... e olha que eu tenho band na 4 rodas, além do cilindro e cuica. Seguinte, liga para o Duda ou Marcio da Planet e veja quanto sai pra enviar pra sua casa as peças. Outra coisa a considerar é que existem 3 modelos de cuica, pode usar a 2 versão que é mais em conta ou por esse preço que te passaram vc pode colocar de S10 que é uma IGNORÂNCIA.
O telefone deles é 3687-8683
Abraçones
Ralado
É isso aí... coloca o hidrovácuo completo da Blazer/S10 que vai ficar perfeiro e vai gastar bem menos que esse da Band.
Tb to com freio da Band.. pinças e disco ventilado e lembro que gastei uma puta grana na época tb.
Mas vai de hidrovácuo da Blazer que é excelente.
[]s
Sobral - ENGESA
04/06/2009, 22:59
CARAKAS.....
eu não gastei isso... e olha que eu tenho band na 4 rodas, além do cilindro e cuica. Seguinte, liga para o Duda ou Marcio da Planet e veja quanto sai pra enviar pra sua casa as peças. Outra coisa a considerar é que existem 3 modelos de cuica, pode usar a 2 versão que é mais em conta ou por esse preço que te passaram vc pode colocar de S10 que é uma IGNORÂNCIA.
O telefone deles é 3687-8683
Abraçones
Ralado
Opa, foi bom ter esse retorno! Outras pessoas nesse tópico tbm relataram o sucesso com o da S-10...
Só pra confirmar, o prefixo desse telefone é 011?
É isso aí... coloca o hidrovácuo completo da Blazer/S10 que vai ficar perfeiro e vai gastar bem menos que esse da Band.
Tb to com freio da Band.. pinças e disco ventilado e lembro que gastei uma puta grana na época tb.
Mas vai de hidrovácuo da Blazer que é excelente.
[]s
É só trocar o hidrovácuo por um de Blazer/S-10 ??? Não precisa substituir mais nada do sistema original, é isso?
Obrigado!
guilhermeabreu
05/06/2009, 20:13
SOBRAL-ENGESA
Caro SOBRAL , vc pode colocar uma coisa de cada vez , e cada vez que vc colocar uma coisa melhor no seu sistema de freio , irá melhorar ele tanto qto as coisas a mais que colocar .
Se vc olhar o tópico de FREIOS PARA ENGESA vai ver meu relato e os preços que comprei todas estas peças , na CONCESSIONÁRIA vc pagara rios de dinheiro , eu comprei tudo no paralelo de 1ª linha e ficou tudo pela 4ª parte do valor que vc anunciou .
Aqui em CAMPOS-RJ tem a TOYOMAR que tem o telefone lá no início do tópico , que tem preços muito baratos , por exemplo o disco ventilado custa R$160,00 o par , e por aí vai , dá uma olhada lá .
Para o freio ficar 100% seguro , eficaz , duradouro , baixíssima manutenção , é colocar disco ventilado da BAND ou da D20 nas 4 rodas como o meu e de outros mais daqui do forum , assim como o HIDROVÁCUO DA BAND OU S-10/BLASER , cilindro mestre da BAND , pinças da BAND ou S-10 , válvulas equalizadoras para equilibrar a frenagem dianteira com a traseira , o meu tem 3 VÁLVULAS EQUALIZADORAS EM SÉRIE = FREIO 100% ÓTIMOS .
OBS: Os meus relatos estão neste tópico mesmo .
ABRAÇÃO
Ralado/SP
08/06/2009, 17:37
OOOPS!,
Sobral, esqueci que aquitem gente de todos os cantos desse Brasil-zão. O telefone que passei é de São Paulo - prefixo 11. Cota lá com eles... meu carro é 99% com peças de lá.
Abraçones
Ralado
PS: se for realizar a instalação do hidorvacuo de Band, é Plug-in-play... já o de S10 é preciso fazer uma adaptação, porém não é muito complicado.
Gaylera,
Como meu motor está parado, vou mexer no flutuante e freios.
Premissas:
-Meu engesa usará câmbio auto e não precisarei de freios de mão.
-Usarei hidrobooster da F250 no lugar do hidrovácuo.
Estou pensando em usar discos e pinças de Toy band ou D20/ S10 nos dois eixos.
Dúvidas:
1-Esses discos com pinças cabem em rodas 15?
2-Usando mesmos discos e pinças nos dois eixos não haverá prolema de travar a traseira?
3-Qual melhor custo-benefício (levando em consideração eficiência na frenagem): o kit da Band ou discos de D20 com pinças de S10?
Com a palvras os especialistas em freios...
Gaylera,
Premissas:
Dúvidas:
2-Usando mesmos discos e pinças nos dois eixos não haverá prolema de travar a traseira?
3-Qual melhor custo-benefício (levando em consideração eficiência na frenagem): o kit da Band ou discos de D20 com pinças de S10?
1 - sim, qualquer off-set.
2 - não sei, mais na pior das hipóteses, uma equalizadora servirá!
3 - fico te devendo uma resposta satisfatória.
guilhermeabreu
20/06/2010, 01:15
Gaylera,
Premissas:
Dúvidas:
GRANDE CAVESO
Acho , não : tenho certeza que vc acumula muitos conhecimentos em seus neurônios e acaba dando TILT , já conversamos diversas vezes a este respeito e vc esqueceu de tudo ou misturou tudo na cabeça , mas vamos lá :
1- O KIT DA BAND que eu coloquei no meu , cabe rodas de liga aro 15 , SÓ QUE TEM QUE ESMERILHAR AS COSTAS DAS PINÇAS E MESMO ASSIM FICA MUITO PRÓXIMO A PINÇA DA RODA , fiz ísto qdo tive BAND e agora no meu ENGESA , " MAS FICA MUITO PRÓXIMO AS PINÇAS DAS RODAS , O CERTO SERIA USAR RODAS ARO 16 .
2- SEMPRE QUE VC UTILIZAR DISCOS E PINÇAS IGUAIS NOS DOIS EIXOS , VC TERÁ COM CERTEZA O ARRASTE DAS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO AO FREAR , SOLUÇÃO : COLOCAR VÁLVULA OU VÁLVULAS EQUALIZADORA ATÉ CHEGAR A UM CONSENSO BOM , no meu tenho 2 válvulas na saída do cilindro mestre e uma VÁLVULA PROPORCIONADORA lá em baixo no eixo traseiro . O meu freio é um espetáculo , vc já andou nele e viu como é , NÃO SE LEMBRA ????????? Qdo estive aí vc andou no meu CORAÇÃO VALENTE e já estava com o freio da BAND nas 4 rodas .
3- Levando em consideração A EFICIENCIA , E CUSTO/BENEFÍCIO os dois conjuntos de freio são iguais , tanto o KIT COMPLETO DA BAND , qto com discos da D-20 com pinças da S-10 , só que para adaptar o conjunto do disco da D-20 com pinças da S-10 , vc terá mais trabalho na adaptação , MAS EM COMPENSAÇÃO PODERÁ USAR RODAS DE LIGA DE ARO 15" . E terá que usar válvulas equalizadoras em série para EQUALIZAR A FREADA do emso jeito com o KIT DA BAND , o RALADO , FEZ UM REALTO QUE ELE COLOCOU O KIT DA BAND NAS 4 RODAS E NÃO UTILIZOU NEHUMA VÁLVULA EQUALIZADORA E ESTA FUNCIONANDO BEM SEM ARRASTAR AS RODAS TRASEIRAS PRIMEIRO , no meu caso tive qua colocar 3 em série para resolver este problema , e estou ha 2 anos com este conjunto da BAND e não fiz nenhuma manutenção ainda nem troquei pastilhas .
Lá em LAVRAS NOVAS , conversei bastante com o FRANZLANA , ele tem um F-III , e irá colocar o KIT BAND nas 4 rodas tb , fiz até o desenho da placa de aço para fixar as pinças dianteiras , nada de solda em lugar algum , APESAR DE COMO O KIM FEZ COM SOLDAS E USOU O DISCO DA D-20 E PINÇAS DA S-10 , TAMBEM É GARANTIDO , DESDE QUE SEJA BEM FEITO , e no seu caso com certeza será bem feito caso opte pelo sistema do disco da D-20 E PINÇAS DA S-10 .
Como já falei e repito , no meu caso no eixo traseiro comprei a FLANGE DE ADAPTAÇÃO DO FLUTUANTE E OS SEMIEIXOS EXTRIADOS COM A TAMPA EXTRIADA NA ROTA 4X4 FABRICADO PELA ENFER , e comprei o restante das coisas aqui na TOYOMAR com o Marquinhos , logo tb não fiz solda em nada , usei tudo da BAND sem adaptações somente parafusado todas as peças .
Espero ter ajudado a tirar suas dúvidas .
ABRAÇÃO , e vamos ver se o Brazil passa pela Costa do Marfim daqui a pouco .
Dr. Guilherme,
Li tanta coisa nos tópicos de freios de engesa, que acabei me esquecendo da configuração de seus freios.
É um tal de pinça de Band pra lá, pinça de kombi pra cá..rsss
Acaba dando Tilt mesmo..rss
Outra dúvida: há um kit para passar o freio traseiro da Band para disco, que tem uma flange com suporte de pinças.
Se eu comprar essa flange ela substitui a flange que vem nos semi-eixos flutuantes da Enfer ou não?
Abs e valeu por refrescar minha memória!
Gaylera,
Premissas:
Dúvidas:
Carlos
Não sou especialista em freios mais vai meu pitaço:
As pastilhas dianteiras têm que ser maiores que as traseiras porque no momento da frenagem temos um deslocamento maior de peso para as rodas dianteiras. Um motociclista sabe como funciona um freio numa duas rodas, primeiro tem que acionar com a mão o dianteiro para depois suavemente apertar o traseiro com o pedal, se não sincronizar direito e apertar o pedal mais que a mão a moto sai de traseira e com certeza o motoqueiro neste caso ficará bem RALADO. Em viaturas de entre eixos curtas e pesadas isto se agrava, a traseira fica muito leve na frenagem e é mais difícil encontrar o ponto de equilíbrio. Exemplo, nas Defender´s as pastilhas traseiras são menores que as dianteiras e nas noventinhas existe uma válvula equalizadora para o circuito traseiro, as 110s não tem a válvula.
Hugo4x4
Defender 110 04
Jeep CJ5 73
rodrigo camper
20/06/2010, 10:54
GRANDE CAVESO
Acho , não : tenho certeza que vc acumula muitos conhecimentos em seus neurônios e acaba dando TILT , já conversamos diversas vezes a este respeito e vc esqueceu de tudo ou misturou tudo na cabeça , mas vamos lá :
.
KKKKKKKK.
Estou acompanhado com muito interesse este tópico.:pipoca:
Hugo,
Concordo plenamente que o freio dianteiro deva ser mais eficiente que o traseiro.
Eu posso até usar o conjunto "original" dianteiro do engesa (discos sólidos e pinças de Kombi), mas o problema é achar tais peças aqui na minha cidade e quando se encontra o preço é bem salgado.
Daí pensei em padronizar os freios para facilitar na manutenção e na aquisição de peças....
Mas usando o mesmo conjunto, terei sim que equalizar o sistema com uma válvula....
Abs e obrigado!
KKKKKKKK.
Fala Rodrigão!
Já comprou suas peças para flutuante e freio traseiro?
Vamos comprar no atacadão?
Abs
guilhermeabreu
20/06/2010, 14:26
KKKKKKKK.
CARO NETINHO
Vc esta rindo da minha fala ????????????????????????
O CAVESO é assim mesmo , agora ele quer comprar a FLANGE para adaptar o disco BAND na traseira , e depois que ele comprar antes de ele usar nesta configuração , irá comprar o KIT FLUTUANTE e assim vai adaptando coisas até o dia que ele estiver com 90 anos , E NUNCA USANDO O YELLOW SUBMARINE .
AMIGO CAVESO , depois de tudo que falei e conversamos em LN , vc ainda quer gastar GRANA com um KIT de freio a disco ??????? Com pouco mais vc coloca o KIT FLUTANTE cara , RACIOCINA , vc vai jogar grana fora , fica bom o que vc quer fazer , MAS VC JÁ VAI COLOCAR PNEUS 35" E QUER INSITIR PRA VER SE OS SEMIEIXOS E ROLAMENTOS VÃO AGUENTAR ? Vc já viu meu relato e viu em IBITIPOCA os meus rolamentos irem pro saco , o ROGERIO trocou os rolamentos na 4ªf e no sábado subindo pro areal quebrou de novo , rodei só 500km , e vc quer entrar numa desta , não entendo .
ABRAÇÃO e vamos ver se o Brazil ganha esta , com este nome do nosso país escrito desta forma , não vamos ganhar nada .
Dr. Guilherme,
Você não entendeu o que vou fazer: colocar flutuante com freio a disco (da band) na traseira e trocar o freio dianteiro pelo da Band também.
Tentando explicar melhor:
Vem uma flange no kit de flutuante da enfer (com suporte das pinças feito para pinças de kadet) e vem uma outra flange no kit de freio da band com suporte para pinças de Band (kit para passar o freio traseiro da Band de tambor para disco).
A dúvida é: essa flange do kit de freio a disco da Band é a mesma flange do kit flutuante (só mudando os suportes de pinças) ou são peças totalmente diferentes?
Abs confusos
guilhermeabreu
20/06/2010, 23:32
Dr. Guilherme,
Você não entendeu o que vou fazer: colocar flutuante com freio a disco (da band) na traseira e trocar o freio dianteiro pelo da Band também.
Tentando explicar melhor:
Vem uma flange no kit de flutuante da enfer (com suporte das pinças feito para pinças de kadet) e vem uma outra flange no kit de freio da band com suporte para pinças de Band (kit para passar o freio traseiro da Band de tambor para disco).
A dúvida é: essa flange do kit de freio a disco da Band é a mesma flange do kit flutuante (só mudando os suportes de pinças) ou são peças totalmente diferentes?
Abs confusos
AMIGO CAVESO
Não me leve a mal , sou mesmo de ficar te zuando .
Só escreví o que escreví pq vc escreveu ísto :
Outra dúvida: há um kit para passar o freio traseiro da Band para disco, que tem uma flange com suporte de pinças.
Se eu comprar essa flange ela substitui a flange que vem nos semi-eixos flutuantes da Enfer ou não?
O KIT DE COLOCAR FREIO A DISCO NA TRASEIRA DA BAND , NÃO É O MESMO QUE A ENFER FABRICA PARA O KIT FLUTUANTE , pois neste , existe as medidas corretas para colocar o SEMIEIXO extriado com a tampa extriada que eles fabricam .
ABRAÇÃO
Agora sim entendi!!!!
Só fiquei na dúvida pelo fato do kit flutuante ser baseado nas peças da Bans, daí imaginei que a flange poderia ser a mesma.
Terei que comprar a flange da Enfer e adaptar as pinças da Band nela.
Pode zuar a vontade, pois, como dizem por aqui: "você é meu e boi não lambe!"
abs e obrigado por mais uma informação, amigão!
guilhermeabreu
21/06/2010, 19:36
Agora sim entendi!!!!
Só fiquei na dúvida pelo fato do kit flutuante ser baseado nas peças da Bans, daí imaginei que a flange poderia ser a mesma.
Terei que comprar a flange da Enfer e adaptar as pinças da Band nela.
Pode zuar a vontade, pois, como dizem por aqui: "você é meu e boi não lambe!"
abs e obrigado por mais uma informação, amigão!
CAVESO
E para ísto vc tem que cortar as orelhas que vem na FLANGE DA ENFER ( pq são para fixar as pinças do KADETT ) e colocar a flange esquerda do lado DIREITO e a flange direita no lado ESQUERDO , e tem que colocar as pinças na frente das rodas e não atras como é habitual , no mais é tranquilo .
ABRAÇÃO
Pessoal,
Li que a macrotorque está fabricando um kit flutuante para engesa que usa discos ventilados de f1000 (refurados para 6 furos) com pinças de s10.
Qual a vantagem dessa configuração em relação ao conjunto da band?
O tamanho dos discos ventilados da band e da f1000 são os mesmos?
Abs
rodrigo camper
06/07/2010, 17:51
Caro Cavesgão.
Ao meu ponto de vista usar peças modificadas não traz grandes vantagens, pois ao troca-las vc sempre terá que antés passar em um torneiro!!
Voltei agora do torneiro e descobri que o disco de D-20 não cabe no cubo de Toyota que comprei.
Não sei explicar porque mais se eu usar o disco de D-20 por traz do cubo, ele vai esbarrar no flange.
Veja na foto que não a espaço, estou achando estranho pois as porcas da manga passam do cudo, não chegam a encostar no semi-eixo, mais passa bem perto!!
Acho que o cara me vendeu o cubo errado!!! de ano 93 em diante.
Da uma luz ai Vovozão!!
guilhermeabreu
07/07/2010, 20:24
Caro Cavesgão.
Ao meu ponto de vista usar peças modificadas não traz grandes vantagens, pois ao troca-las vc sempre terá que antés passar em um torneiro!!
Voltei agora do torneiro e descobri que o disco de D-20 não cabe no cubo de Toyota que comprei.
Não sei explicar porque mais se eu usar o disco de D-20 por traz do cubo, ele vai esbarrar no flange.
Veja na foto que não a espaço, estou achando estranho pois as porcas da manga passam do cudo, não chegam a encostar no semi-eixo, mais passa bem perto!!
Acho que o cara me vendeu o cubo errado!!! de ano 93 em diante.
Da uma luz ai Vovozão!!
CALMA AÊ MEU NETINHO
No meu caso qué é um pouco diferente do seu , pois usei todo o conjunto da BAND , o suporte da pinça foi FIXADO entre a flange e a manga de eixo e o disco ficou na frente do cubo , TENHO QUASE CERTEZA QUE FOI NESTA SEQUENCIA , mas o correto seria ver de novo para relembrar , dar uma olhada nas fotos que tem aqui , ou falar com o ROGERIO para ver se ele se lembra da sequencia da montagem .
MAS UMA COISA EU TENHO CERTEZA , POIS O KIM JÁ RELATOU AQUI E EU TB VÍ QDO COMPREI INICIALMENTE O DISCO DA D-20 , o miolo do disco da D-20 não entra no cubo da BAND tem que usinar , ou seja abrir um pouco a furação central e os 6 furos dos estojos tb não batem com o sfuro do cubo , tem que dar uma esmelhada neles ou melhor retificar os furos para ficarem na mesma posição da furação do cubo da BAND .
Como eu já falei aqui que este conjunto do disco da D-20 com pinças da S-10 fica excelente , igual ao conjunto da BAND , SÓ QUE DÁ MAIS UM POUCO DE TRABALHO , que este de reabrir o furo central do disco e retificar os furos do estojo do disco , MAS TERÁ A GRANDE VANTAGEM EM RELAÇÃO AO CONJUNTO DA BAND QUE É POR TER O DIAMETRO DO DISCO MENOR ( o disco da D-20 tem o diametro um pouco menor do que o disco da BAND ) NÃO TERÁ PROBLEMA DE USAR RODA DE LIGA ARO 15" .
Mas na colocação deste conjunto da D-20/S-10 dará um pouco mais de trabalho , MAS FICA BOM MEU NETINHO .
Vamos ver se o ROGERIO se manifesta a este respeito , apesar dele ter colocado o conjunto da BAND no meu , mas só para ter a certeza da sequencia da montagem , mas acho que tem fotos desta sequencia aqui neste tópico mesmo .
Qualquer coisa é só falar .
FAZENDO CORREÇÃO DO QUE FALEI :
No meu caso a sequencia de montagem foi : A FLANGE de adaptação do FLUTUANTE fixado no tudo do diferencial + na frente foi fixado A MANGA DE EIXO + na frente o SUPORTE DA PINÇA + na frente o CUBO DIANTEIRO DA BAND + na frente de tudo o DISCO DA BAND .
ENTÃO FICOU : FLANGE DO FLUTUANTE + MANGA DE EIXO + SUPORTE DA PINÇA + CUBO DIANTEIRO DA BAND + DISCO DA BAND .
Tem estas fotos aqui no tópico aberto pelo ROGERIO NUNES com o nome : FLUTUANTE + DISCO DA BAND
ABRAÇÃO
rodrigo camper
09/07/2010, 11:19
Vovozão vc tá ficando GaGa!!!
Vi as fotos, e gostatei que vc tá usando disco e pinças de Toy, e não pinças de S-10 com disco de D-20!!!
guilhermeabreu
09/07/2010, 18:55
Vovozão vc tá ficando GaGa!!!
Vi as fotos, e gostatei que vc tá usando disco e pinças de Toy, e não pinças de S-10 com disco de D-20!!!
CALMA AÊ MEU NETINHO
Olha aí o que vc fala , vc não esta prestando a atenção qdo lê as coisas , qdo comecei a escrever a resposta anterior , ESTA LÁ :No meu caso que é um pouco diferente do seu , pois usei todo o conjunto da BAND .
Presta a atenção qod lê as coisas , ESTOU VÉIO MAS NÃO ESTOU GAGA AINDA NÃO .
Brincadeira meu amigo , mas no seu caso como a pinça vai ficar mais próxima do centro do eixo , não sei como vc irá solucionar este problema , só olhando de perto mesmo .
ACHO que a solução seria em vc confeccionar e soldar o suporte da pinça no tubo do diferencial , se vc já viu ísto e não teve espaço , aí começa a complicar o caso .
Qualquer notícia coloca pra gente aqui .
ABRAÇÃO
Rodrigo,
Você comprou mangas e cubos com o Igor da rota?
Caso nagativo, foi necessário usinar algo nas duas peças?
abs
rodrigo camper
11/07/2010, 15:26
CALMA AÊ MEU NETINHO
não sei como vc irá solucionar este problema , só olhando de perto mesmo .
ACHO que a solução seria em vc confeccionar e soldar o suporte da pinça no tubo do diferencial , se vc já viu ísto e não teve espaço , aí começa a complicar o caso .
Qualquer notícia coloca pra gente aqui .
ABRAÇÃO
T/b não sei vovozão.
Mas de uma coisa eu tenho certeza, se o cubo for Toyota e melhor usar o disco de Toyota e não de D-20.
caveso.
O kit veio direto da Enfer junto com as mangas, o cubo compreio na Toybel em BH.
O KIT da enfer vem com as orelhas para fixar as pinças de Kadet, que particularmente acho uma bosta.
O disco tb vem no kit Enfer!!
guilhermeabreu
11/07/2010, 15:48
T/b não sei vovozão.
Mas de uma coisa eu tenho certeza, se o cubo for Toyota e melhor usar o disco de Toyota e não de D-20.
caveso.
O kit veio direto da Enfer junto com as mangas, o cubo compreio na Toybel em BH.
O KIT da enfer vem com as orelhas para fixar as pinças de Kadet, que particularmente acho uma bosta.
O disco tb vem no kit Enfer!!
NETINHO
Estou sem saco para procurar , mas me responde aí , o KIT do flutuante que vc comprou da ENFER foi só a FLANGE E OS SEMIEIXOS COM A TAMPA ? ou os discos e cubos tb .
rodrigo camper
14/07/2010, 09:30
NETINHO
Estou sem saco para procurar , mas me responde aí , o KIT do flutuante que vc comprou da ENFER foi só a FLANGE E OS SEMIEIXOS COM A TAMPA ? ou os discos e cubos tb .
Vovozão.
Veio os semi-eixo com as tampas, o flange, a manga e os discos.
O cubo a Enfer não fabrica.
Falou!!!
O disco que vc usará é o de band, Rodrigo?
É o disco ventilado?
Pinças de Band tb?
Abs
rodrigo camper
14/07/2010, 13:54
Cavesgão.
Eu vou acabar usando o que vem no Kit com as pinças do Gol GTS que já usava antés do flutuante!!!
guilhermeabreu
14/07/2010, 17:53
Vovozão.
Veio os semi-eixo com as tampas, o flange, a manga e os discos.
O cubo a Enfer não fabrica.
Falou!!!
ENTÃO MEU NETINHO
Agora clareou e complicou ao mesmo tempo .
Pois como veio a manga de eixo ,esta manga de eixo é para o cubo da BAND não ? E os discos , estes discos são maciços e são para as pinças do GOLF , e para que vc comprou as pinças da S-10 ? Pois as pinças da S-10 só servem no disco da D-20 .
VC NÃO DEVERIA COMRAR O KIT COM OS DISCOS , PQ AS MANGAS QUE VEIO É PARA OS CUBOS DA BAND , E O DISCO DA D-20 , VC TERIA QUE FAZER AQUELAS ADAPTAÇÕES QUE CITEI E O KIM TB , OU SEJA ABRIR UM POUCO O FURO CENTRAL E ABRIR UM POUCO OS FUROS DOS ESTOJOS E PRONTO .
rodrigo camper
15/07/2010, 10:11
Pois e Vovozão.
Deu merda mesmo!!!
Vou colocar as pinças d S-10 na gaveta!!
Mas não tem problema!!
abraço
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Olá Meninos, li o tópico inteiro e percebi o grande conhecimento que trazem para nós, só que as explicações ficam mais aclareadas mais faceis de entender com fotos que ilustram melhor, as mudanças que vcs vão fazendo nos Engesas. Portanto imagino que se vcs puderem mostrar pra gente como é que ficam as mudanças do ORIGINAL para o ADAPTADO é mais fácil de entender. E também os custos para se fazer as trocas de peças, eu particularmente não tenho problemas de freio no meu Engesa, pois como já relataram aqui no Tópico muitos fazem Trilha, que não é o meu caso. Mas se é para melhorar porque não mudar ??? Mas sabendo o quanto se vai ga$tar, e principalmente se há necessidade de GA$$TAR. E como eu percebo todos nós não nadamos em dinheiro, e qualquer mudança que temos que fazer, precisamos da ajuda de quem já gastou, e gastou BEM e teve bons resultados e preços acessíveis para nossos bolsos.
1- CURIOSIDADE/MANUTENÇÃO
2- CUSTO/BENEFICIO
3- MUDANÇA/RESULTADO
Valeu,
Eng_Pablo
27/01/2023, 11:36
ola,
sou novo aqui no forum, ja le bastante sobre o tema, mas nao tenho certeza se a seção esta correta,
vamos la, temos uma D20 89, que era usada aqui na nossa empresa para fazer entrega, temos ela desde de 2008, ja deu muito sustento para nos, esse ano resolvemos reforma ela, e fazer alguns upgrades, entre eles, colocar tração 4x4, com muitas pesquisa, liga para um, liga para outro acabei achando um diferencial que estava instalado em uma C10, com caixa de transferência, feixo de molas, supores, mas mesmo assim falta algumas peças miolo do diferencial (ja consegui localizar a caixa satélite compatível) , semi eixos, ( esse ainda na fazer de procura) rodas livres, ( me falaram que são as mesma da f75) ,
mas a minha duvida maior e sobre os freios, o sistema que veio no meu kit e a tambor, gostaria de mudar para freio a disco, existe algum kit no mercado? ou alguma dica de como fazer?
grato
foto do eixo
580142
Sobral - ENGESA
04/04/2024, 20:02
Colega, conseguiu descobrir algum kit de freio no mercado?
Abraço!
ola,
sou novo aqui no forum, ja le bastante sobre o tema, mas nao tenho certeza se a seção esta correta,
vamos la, temos uma D20 89, que era usada aqui na nossa empresa para fazer entrega, temos ela desde de 2008, ja deu muito sustento para nos, esse ano resolvemos reforma ela, e fazer alguns upgrades, entre eles, colocar tração 4x4, com muitas pesquisa, liga para um, liga para outro acabei achando um diferencial que estava instalado em uma C10, com caixa de transferência, feixo de molas, supores, mas mesmo assim falta algumas peças miolo do diferencial (ja consegui localizar a caixa satélite compatível) , semi eixos, ( esse ainda na fazer de procura) rodas livres, ( me falaram que são as mesma da f75) ,
mas a minha duvida maior e sobre os freios, o sistema que veio no meu kit e a tambor, gostaria de mudar para freio a disco, existe algum kit no mercado? ou alguma dica de como fazer?
grato
foto do eixo
580142
Eng_Pablo
05/04/2024, 09:18
ola, ainda não montei,
mas achei algumas informações, se não me engano eu falei com o pessoal da kasu, eles usam as pinças do Palio, e tem os suportes para as pinças, porem ainda estou meio com receio, não sei se esse freio consegue segurar o carro, vc tem foto do seu eixo, que talvez posso te passar outras forma de colocar o freio a disco
Colega, conseguiu descobrir algum kit de freio no mercado?
Abraço!