Ver Versão Completa : eixos para engesa
André Pereira
26/08/2006, 00:12
Pessoal,
Peguei um engesa fase II. Nele instalei um motor Maxxion S 4T. Meu mecânico sugeriu colocar eixo traseiro dana 70 ou dana 44, pois eu colocaria nele pneus 33. Minhas dúvidas são: Devo mesmo trocar os eixos (que são os originais)? Dianteiro e traseiro? Por quais? É verdade que a colocação do bloqueio ensimec no dana 44 traseiro o transforma em flutuante? Caso seja feita a troca, o que se deve fazer para que o freio melhore?
Obrigado,
André
André,
Sou seu conterrâneo (moro em Muriaé e você?) e tenho um fase II também que está em fase de montagem (desmontei todo e estou refazendo tudo, com capota de fibra e tudo mais).
Onde você comprou seu maxion S4? Quanto foi?
André Pereira, no traseiro você já tem um Dana 44, não seria o dianteiro que o mecânico sugeriu a troca ? :pensativo: O dianteiro é Dana30 e é esse que alguns fazem a troca pelo Dana44 da Rural ou Troller.
Se você pesquisar no Forum, vai ver que tem muitos usando o Dana30 dianteiro original, mas tem que saber usar. Não pode ficar "voando" com o carro ou coisas do tipo. O Dana44 aguenta um pouco mais de desaforo, mas também não é inquebrável ;)
Quanto ao bloqueio Ensimec, nada a ver com eixo fluturante, são duas coisas completamente diferentes e uma não depende da outra.
André Pereira
26/08/2006, 22:16
Flávio,
Embora pareça óbvio, preciso indagar: Você está me dizendo que o eixo traseiro original do engesa é o Dana 44 (pergunto por ter, certa feita, pago a um mecânico para trocar o traseiro original por um Dana 44)?
Obrigado
André
André Pereira, não sou especialista em Engesa, o pouco que sei é do conhecimento adquirido quando pesquisando assuntos sobre a Camper. Mas eu nunca ouvi falar de um Engesa com Dana 30 no eixo traseiro. Seria utilizar o eixo do Opala .... Nas Camper temos modelos com Dana 44 e Dana 46 (a minha é Dana46, Diesel Maxion S4T). Não sei se saíram no Engesa Dana 46, acho que não, mas tenho convicção que algo menor que Dana 44 em Engesa não existe.
Claro, isso considerando eixo traseiro, o dianteiro como disse o original é Dana 30 :wink:
Tem certeza que quando pagou, o cara instalou um Dana 44 e não um 46 na traseira ? A bola do 46 é um pouco maior e os rolamentos de roda são cônicos, ao invés dos blindados esféricos do Dana 44. O 46 é um pouco mais seguro em termos do eixo pular fora do que o Dana44.
Todos os Engesas sairam de fábrica com dana 44 na traseira.
Se o seu estava original, o cara deve ter tirado o eixo, pintado e colocado no lugar de volta....kkkkkkkkkkkkk
André, fala aí onde comprou seu Maxion aqui em minas...
André Pereira
27/08/2006, 18:30
Caros Augusto,
não tenho como lhe dizer qual foi o preço do motor, pois ele estava instalado em uma D20, também de minha propriedade, de onde o retirei para colocar no engesa.
André Pereira
André. troca de mecânico. :mrgreen:
Dana 30 e 44 aguentam pneu 33, como o Pandur disse. Só precisa tomar mais cuidado com manutenção, lubrificação, etc. Nenhum drama.
Já pneus 35" exigem um estudo maior.
Dana 70 é muito grande. O que seu mecânico disse sobre o eixo traseiro para concluir que não era D44?
Ah! Freio, bloqueio, eixo-flutuante, já tem muita coisa aqui, basta pesquisar.
José Augusto
27/08/2006, 20:25
André. troca de mecânico. :mrgreen:
Dana 30 e 44 aguentam pneu 33, como o Pandur disse. Só precisa tomar mais cuidado com manutenção, lubrificação, etc. Nenhum drama.
Já pneus 35" exigem um estudo maior.
Dana 70 é muito grande. O que seu mecânico disse sobre o eixo traseiro para concluir que não era D44?
Ah! Freio, bloqueio, eixo-flutuante, já tem muita coisa aqui, basta pesquisar.
Concordo com o que o Flavio e o Nero postaram e só acrescento que é aconselhável transformar o eixo traseiro em flutuante já para calçar os sapatinhos 33".
haundrich
27/08/2006, 22:35
É isso aeh
Engesa originalmente sai Dana 44 na traseira e Dana 30 na dianteira.
Aproveito para perguntar o seguinte: Os semi-eixos traseiro e dianteiro do engesa, são usados em quais carros?
E onde posso comprar conjunto completo doss eixos originais engesa?
José Augusto
28/08/2006, 17:41
haundrich, não tenho certeza mas acho que o traseiro é da C20 ou é exclusivo engesa como o diânteiro, a rota4x4 deve ter ou aceita encomendas, mas se vc vai torcar os semi-eixos é aconselhável fazer o traseiro flutuante com o kit da ensimec, o diânteiro é problema, mas acho que a ensimec tb deve ter uma solução melhor.
Só acrescento que é aconselhável transformar o eixo traseiro em flutuante já para calçar os sapatinhos 33".
Bem lembrado... melhor não arriscar.:razz:
André Pereira
28/08/2006, 21:01
Pessoal,
Obrigado pelas informações. Diante delas, fui até meu mecânico, que me esclareceu que na realidade o que havia trocado (no engesa que tinha anteriormente) era apenas o eixo dianteiro.
Como no atual os eixos são originais (Dana 30 na dianteira, e 44 na traseira, portanto), peço que me orientem sobre as modificações sugeridas (transformar os eixos -ou só o traseiro?- em flutuante): quais são os componentes necessários? Qual o custo? Onde comprá-los?
Além disso, gostaria de saber qual seria a melhor configuração para freios eficientes (tendo em vista que, se for o caso, trocarei os eixos).
Obrigado,
André
PS. Que me dizem da sugestão de instalar um eixo de troller na dianteira? O que ganharia (e o que perderia, além de $)?
Aproveitando o tópico: Meu engesa está com eixo traseiro original, rolamentos em ótimo estado e luvas originais (nunca foram sacadas).
É arriscado soltar o semi-eixo, mesmo estando tudo em ótimo estado?
Lembrando que vou usar pneus 33".
Valeu!
Em nome da SEGURANÇA... é melhor sem dúvida um flutuante.
SE os semi-flutuantes e demais componentes são novos e com o anel-trava instalado direito, sem calor nem pingo de solda. Dá pra usar 33" sim.
Depende do dinheiro, da configuração (motor, relação de diferencial) e do uso do carro. Se é pra viajar eu diria até pra usar 31", daí mantêm-se o carro mais baixo, não força eixos, mas daí vocês diriam que não fica bonito. :mrgreen:
E pra trilha o Engesa com eixos originais vai muito bem obrigado. Que tipo de trilha? Pesadona? Média? Basta saber usar...
Vai da grana. :twisted:
O Edu Velo tem um Fase 3 (tópico Jabiraca no Frota4x4 do Fórum), usa pra viagem, baixo, Q20, freios originais e pneu 31" misto. Quando faz trilha onde falta o pneu vai no guincho e não força o carro. Viatura dimensionada para o uso. :concordo: Sem gastar horrores antes de conhecer o carro e adquirir experiência.
André, o dianteiro já é flutuante... eu sugiro você montar o carro sem inventar muita moda, trocar isso e aquilo, manter no básico bem montandinho, conheça o carro e aprenda mais pra gastar menos... quem tá gostando disso é o seu mecânico. hehehe
André Pereira
30/08/2006, 11:24
Pessoal,
alguém pode me dar umas informações?
Que peças preciso adquirir para teransformar o eixo traseiro em flutuante?
Onde posso comprá-las? Alguém tem idéia do preço aproximado?
Que posso fazer (tendo em vista que trocarei o eixo dianteiro por outro) para melhorar o freio(refiro-me a toda modificação necessária, e não só nos eixos)?
Que ganharia caso substituísse os eixos dianteiros pelos de troller e não dana 44?
Obrigado,
André
André,
Em qual cidade você mora em Minas?
Sou de Muriaé, temos poucos engesas em nosso grande estado
haundrich
30/08/2006, 12:21
haundrich, não tenho certeza mas acho que o traseiro é da C20 ou é exclusivo engesa como o diânteiro, a rota4x4 deve ter ou aceita encomendas, mas se vc vai torcar os semi-eixos é aconselhável fazer o traseiro flutuante com o kit da ensimec, o diânteiro é problema, mas acho que a ensimec tb deve ter uma solução melhor.
Acredito que não possa ser original da C20, porque o eixo de C20 é mais largo , então, os semi-eixos deverão ser mais compridos que os semi-eixos do engesa.
E no dianteiro deverá ficar mais curto ainda né? Não é Toy...
Que peças preciso adquirir para teransformar o eixo traseiro em flutuante?
A ensimec fabrica um kit bão. Mas caroçando você acha em outras lojas também.
Onde posso comprá-las? Alguém tem idéia do preço aproximado?
http://www.ensimec.com/pontadeeixo.html
Que posso fazer (tendo em vista que trocarei o eixo dianteiro por outro) para melhorar o freio(refiro-me a toda modificação necessária, e não só nos eixos)?
Que ganharia caso substituísse os eixos dianteiros pelos de troller e não dana 44?
O pouco que sei, ficaria mais robusto.
André você ainda não disse pra mim o que pretende fazer com a viatura. Seu eixo Dana 30 tá empenado? Que diabos pretende fazer com o Engesa? Fora pagar a viagem do seu mecânico pro Nordeste? :mrgreen:
Dana 30 não é de vidro não. :-D
André Pereira
01/09/2006, 22:31
Prezado Nero,
o propósito é empregar o engesa em expedições, que compreenderiam trechos em asfalto e estradas de terra, basicamente. Por isso quero um jipe mais longo, com bons freios, mas que, numa ou outra trilha, não me deixe em dificuldades.
E então, que devo fazer, em sua opinião?
Obrigado
E então, que devo fazer, em sua opinião?
Para esse uso na minha opinião você não deve fazer nada. :mrgreen: O original dá e sobra. Eu não mexeria. :-? No começo... depois, conhecendo o carro, um flutuante na traseira, uma pinça de Toy na dianteira... Mas sempre sabendo o porquê dessas mudanças e não esse "ataque" de oficina, mudando tudo de uma vez.
Pneus 31" e calços de carroceria do tamanho original pra manter o bruto baixo.
Leia esse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2222
epenteado10
19/10/2021, 10:23
Alguém poderia me confirmar quais são os eixos originais do Engesa 1989?
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