PDA

Ver Versão Completa : embreagem dura

André Pereira
26/08/2006, 00:05
Pessoal,

Acabo de pegar um engesa fase II, nele estando instalado um motor Maxxion S4 com a caixa original. O acionamento da embreagem, porém, exige emprego de muita força. Pergunto: É assim mesmo? A embreagem do engesa é hidráulica? Pode-se resolver o problema com instalação de uma embreagem hidráulica? Qual?
Obrigado

André Pereira

Eduardo Valaretto
26/08/2006, 11:13
Provavelmente está com problemas de cabo de embreagem.
A embreagem de um engesa é macia como de um carro pequeno, já que o braço de acionamento do pedal é enorme (o mesmo não ocorre nas campers).
Não acho que seja necessário instalar embreagem hidráulica uma vez que a única melhora será evitar o atrito do cabo (muito pequeno) e as desvantagens serão várias (manutenção, custo, etc...).
Aqui no fórum várias pessoas adaptam a embreagem hidráulica, mas creio que é mais por gosto do que por utilidade.

Eduardo Valaretto.

fpandur
26/08/2006, 14:07
Eduardo, nos Engesa a pedaleira é D20 e nas Camper, a do Opala, estou certo ?

Será que daria p/ instalar a pedaleira da D20 nas Camper ? As 2 coisas que mais estão me incomodando atualmente na Camper são os freios ruins e a dureza da embreagem. Até pensei em instalar uma embreagem hidráulica, mas se o sistema da D20 couber, talvez seja menos complicação. :pensativo: E quanto ao freio, estou estudando as possibilidades, como estamos discutindo no outro tópico. :wink:

Eduardo Valaretto
26/08/2006, 20:53
Está certo, da camper de opala, dos engesa os pedais (e não o suporte) são da D-20.
Tem gente no clube da camper (Eriksom) que adaptou a pedaleira da D-20, e esse também é um dos meus projetos. Acontece que não vi a camper do Eriksom, mas comprei uma pedaleira de D-20 e acho que se ela for instalada ficará impossível dar manutenção no limpador de parabrisa.
Na verdade estou tentando adaptar essa pedaleira, mas tive de diminuir os pedais, daí não sei se ficará bom, a vantagem é que poderei utilizar o cabo de embreagem da D-20, muito mais robusto que o opala, mas quanto ao freio não tenho esperanças de colocar o servo da D-20 pois acho o espaço muito reduzido (a do Eriksom utiliza este hidrovácuo).
Esta semana tiro umas fotos do meu projeto de pedaleira modificada.
O problema é que no momento não estou podendo parar a camper, pois a patroa está fazendo uso intenso dela e eu fiquei com o engesa para o dia-a-dia. Talvez compre um mile para ela deixar a camper em paz.

Eduardo Valaretto.

fpandur
29/08/2006, 08:41
Está certo, da camper de opala, dos engesa os pedais (e não o suporte) são da D-20. O suporte continua sendo do Opala, mudando então os pedais p/ o da D-20, é isto ? :pensativo:

Estou querendo fazer um upgrade nos freios e de repente aproveitar e colocar embreagem hidráulica. Mas se puder ficar com o sistema a cabo, acho que seria mais simples. Se bem que não sei qual seria mais difícil: instalar esse sistema de pedais da D-20 ou a embreagem hidráulica ... :rolleyes:

Uma coisa que pensei: ao invés de aumentar a alavanca no pedal, e se aumentar a haste onde o cabo se encaixa, lá embaixo perto da embreagem ? Teríamos um efeito alavanca maior também e não precisa mexer em nada na parte de cima. Será que funcionaria ? :pensativo:

Meu problema é o mesmo que o seu: a Camper é meu carro do dia-a-dia e não posso deixar ela parada por muito tempo, ainda mais que sou eu que faço tudo nela.

Se puder postar fotos aqui sobre seu projeto da pedaleira, seria ótimo :concordo:

Abraços

Eduardo Valaretto
29/08/2006, 11:21
Não Flávio. Nos F1 não lembro mais, mas nos F2/F3 o suporte dos pedais é engesa mesmo (bastante simples).
Não sou muito fã da embreagem hidráulica, já que o sistema de cabo funciona muito bem no engesa. Os problemas da camper são basicamente a fragilidade de cabo e o pequeno espaço para adaptar outra pedaleira.
Se aumentar o braço de acionamento terá redução proporcional do curso da embreagem e aí não sei se fica bom, já que na camper acho o curso já bastante reduzido, mas a adaptação seria muito fácil e não custa tentar.
Até o fim da semana posto fotos da pedaleira.

Eduardo Valaretto.

fpandur
29/08/2006, 15:25
Nossa, o suporte dos Engesa é proprietário então ? :shock:

Eu também não gostaria de colocar embreagem hidráulica, mas não consigo ver outra solução, já que colocar a pedaleira da D-20 me parece que o trabalho será arduo p/ encaixá-la (você já está tendo que cortar os pedais p/ caber ...). Tá certo que a emb. hidráulica também não será simples, mas ao que vejo, resume-se em montar/fabricar os links de acionamento de maneira adequada.

Na minha Camper já percebi o que ocorre: ao instalar um cabo novo, fica uma maravilha, pedal muito leve. Ocorre que por conta do hidrovácuo, o cabo fica na parede corta-fogo em uma posição não favorável. Daí com o uso ele começa a gastar a parte de metal que recobre a ponta e o acionamento vai ficando pesado, uma vez que o cabo está "comendo" este metal e abrindo um canal nele.

Como pretendo trocar todo o sistema de freio, já pensei em aproveitar e instalar a embreagem hidráulica. Mas se eu conseguisse uma (boa) opção de continuar com o cabo, com certeza eu preferia. :wink:

rub
17/04/2008, 09:59
Visitando o site, encontrei exatamente a discussão dos problemas que eu estou enfrentando.

Assim que você tiver tempo e disponibilidade, você poderia informar como que você fez para sanar o problema da embreagem?

Mais uma vez obrigado!

Eduardo Velo
18/04/2008, 21:17
Relutei muito em colocar emb. hid. mas não tive alternativa ...
Trocava o cabo , mas não conseguia achar uma capa que desse certo , fui usando a mesma capa até descobrir que o fase 3 diesel tem capa de embreagem exclusiva ... coloquei capas maiores , tentei adaptar varias capas com tubos e todas abriam , duravam pouco tempo e o cabo passava batido pelo batente ...
Coloquei o sist. hidr. da Besta , por ser uma van popular ... funciona muito bem , ainda não sei como vai ficar qdo tiver q trocar emissor e receptor , faz só 1,5 ano que instalei ...

Andre , como faz pouco tempo qu vc ta com essa vtr , o melhor é vc tirar esse cabo e ver se ele ta livre e depois ver se a alavanca do garfo ta pesada ... tira a tampa da capa seca e veja se não tem nada anormal na embreagem ...

abs ...

Kim
18/04/2008, 21:32
Opa galera!

Como o Rub escreveu, la vai o linck: Freio da Camper... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39721)

Lá fiz um relato detalhado de como melhorei e muito a embreagem do meu engesa FI.

Abraços.

Kim.
ps.: Acho que neste espaço é o ideal para responder ou opinar sobre o que escrevi no outro tópico.

guilhermeabreu
19/04/2008, 02:53

No meu ENGESA coloquei EMBREAGEM HIDRÁULICA e FREIOS A DISCO DA BAND ha 2 anos , ZERO DE MANUTENÇÃO ATÉ AGORA , TUDO FUNCIONADO NA MAIS PERFEITA ORDEM , acho que este conjunto da BAND ( EMBREGEM HIDRÁULICA E FREIO A DISCO COM CUÍCA DO HIDROVÁCUO DA BAND QUE É DE PEQUENO DIAMETRO ) DEVEM CABER NA CAMPER . Melhor dizendo , SE USAR OS DISCOS DA D-20 COM PINÇAS DA S-10 , FICARÁ MELHOR AINDA , POIS O DISCO DA D-20 TEM DIAMETRO MENOR DO QUE OS DA BAND , COM ÍSTO AS PINÇAS FICARÃO MAIS DISTANTES DAS RODAS , E O PODER DE FRENAGEM É PRATICAMENTE O MESMO .

VALE A PENA CONFERIR AS MEDIDAS PARA VER SE CABE , se der para colocar , É SUPER BEM DIMENSIONADA para a CAMPER . Pois tenho este conjunto no meu ENGESA como já falei e até agora não tive nenhum gasto com manutenção ainda .