PDA

Ver Versão Completa : Como Posso tranformar em 4x4



m0r473n53
25/08/2006, 23:35
Tenho um overland 1960, tracão somente na traseira, ele só possui a alavanca de câmbio, a reduzida dele tem uma tampa no lugar onde eu acredito q fiquem encaixadas as alavancas da tração e reduzida, minha dúvida é a seguinte, caso eu consiga somente a parte das alavancas, seria possivel colocá-la na minha reduzida? ou teria que fazer alguma modficação?... :pensativo:
Sera q eu vou gastar d+ pra transformar a viatura em 4x4?
Abraços...

Ricardo

cristiano
26/08/2006, 08:56
Ricardo

Eu já transformei um Willys 1962 em 4x4, então posso falar um pouco a respeito. Mas antes

Tem diferencial dianteiro?

Tem a caixa de redução ?

A bola do diferencial traseiro é mais para a direita ?

bacana00
26/08/2006, 19:00
Tora umas fotos do qie está lá pra gente ver se era original assim ou algum jeca tirou a tração pra economizar combustível...

cristiano
26/08/2006, 19:09
No meu caso foi um "jeca" que havia tirado a tração do jeep.

m0r473n53
26/08/2006, 19:33
Blz, vou providenciar as fotos... tem o diferencial dianteiro sim...

Sergio Rocha
26/08/2006, 19:55
Blz, vou providenciar as fotos... tem o diferencial dianteiro sim...

Já é um bom sinal.

[] '

m0r473n53
27/08/2006, 23:32
Ainda não consegui tirar as fotos

m0r473n53
27/08/2006, 23:36
axo q me precipitei... fui conferir o eixo dianteiro hj, e... num tem nada dentro da bola dele, resumindo, axo q eu vou gastar neh? outra coisa o diferencial traseiro, a bola, olhando da trazeira fica + pra direita... isso ajuda em algo?

Abraços T+

Ricardo

cristiano
28/08/2006, 08:14
Ricardo

Parece que o diferencial traseiro é esse mesmo, agora vai morrer no semi-eixo, coroa, pinhão e etc do diferencial dianteiro.

Você viu se tem reduzida? ou o cardã sai direto do cambio?

Me parece que você irá gastar menos do que eu gastei no meu.

m0r473n53
03/09/2006, 21:55
Demorei + consegui fotos... :mrgreen:
61031

61033

61034

61035

Rodrigo Cesarini
03/09/2006, 23:03
Ricardo

Parece que o diferencial traseiro é esse mesmo, agora vai morrer no semi-eixo, coroa, pinhão e etc do diferencial dianteiro.

Você viu se tem reduzida? ou o cardã sai direto do cambio?


Reduzida tem, agora é só arrumar uma relação igual a do eixo trazeiro pra colocar no dianteiro.

Marcelo
03/09/2006, 23:03
Ricardo,

Acho que não está tão difícil quanto imaginou.
Pelas fotos você tem a caixa de redução, provavelmente alguém só arrancou as alavancas, coisa fácil de resolver.

No eixo dianteiro precisa ver se tem os semi-eixos e se tá faltando só a coroa&pinhão. Se tiver vai ter que gastar só com o C&P, cardan e rolamento do pinhão.

Me dói o coração só de ver aquela 3ª foto, como o diferencial tampado.

[s] doídos,

m0r473n53
03/09/2006, 23:22
Ricardo,

Acho que não está tão difícil quanto imaginou.
Pelas fotos você tem a caixa de redução, provavelmente alguém só arrancou as alavancas, coisa fácil de resolver.

No eixo dianteiro precisa ver se tem os semi-eixos e se tá faltando só a coroa&pinhão. Se tiver vai ter que gastar só com o C&P, cardan e rolamento do pinhão.

Me dói o coração só de ver aquela 3ª foto, como o diferencial tampado.

[s] doídos,

Valeu... vou verificar o eixo dianteiro, vou ver c tiro umas fotos dele também... na reduzida tem uma tampa aonde eu acredito q vá encaixado o cardan, mas axo q tenho q colocar as alavancas pra poder fixar o cardan né?...
Estou começando agora, desculpa c for uma pergunta idiota, mas o q seria C&P?
ah vc teve dor de ver o diferencial tampado... imagina eu q to andando com a viatura desse jeito?....

Bruno Machado
04/09/2006, 00:47
m0r473n53,

Aconselho a antes de "desmontar tudo e mandar fazer", leve num meca de confiança, ou chame um amigo que entenda um pouco de mecânica, prá ter uma idéia aproximada do prejuízo. Alguém que conhece de mecânica de jeep vai poder (olhando no local) ter uma idéia mais próxima, só tirando essas "tampas" porqueiras que estão na sua viatura.

Vc disse:
... na reduzida tem uma tampa aonde eu acredito q vá encaixado o cardan, mas axo q tenho q colocar as alavancas pra poder fixar o cardan né?...

Não é bem assim: as alavancas irão acionar as engrenagens que estão (será?) dentro da caixa de redução e transferência (CT). Como está sem as alavancas (duas, uma aciona o 4x4, a outra aciona a redução) e tem uma tampa na saída para o diferencial dianteiro, essa sua CT deve estar toda gambiarrada por dentro. De cara, vc terá que comprar a tampa da CT com os garfos de acionamento e (no mínimo) a flange para fixar o cardã - tá tampado né? Se não estou enganado, a ponta do eixo deveria estar prá fora. Mas não tenho certeza disso... Se estiver certo, mais um eixo...


Vc disse:
Estou começando agora, desculpa c for uma pergunta idiota, mas o q seria C&P? ...

C&P é coroa e pinhão. Mas creio que deve precisar mais que isso. Provavelmente deve ser necessário a coroa, pinhão, semi-eixos, rolamentos, retentores e mais alguns etcs.

Mas não se desespere: não jogue o jeep no lixo, não bote fogo nele, nem enfie num mexânico qquer, na pior das hipóteses é comprar uma CT e um eixo dianteiro revisados (não é tão caro assim), com um pouquinho de sorte fica mais barato. Pelo menos não precisa de mão-de-obra especializada, é só parafusar nos lugares certos!
No fórum tem uma seção de peças à venda (eu não tô vendendo peça nenhuma :stop: ), pesquisa lá.

Ah, e antes que me esqueça, idiota não é a pessoa que desconhece alguma coisa, mas aquela que acha que sabe tudo, falou? Nenhuma pergunta (de quem quer aprender) é idota. :discordo:

Espero ter ajudado!:concordo:
[ ]'s

m0r473n53
04/09/2006, 01:16
blz valeu pelas informações... vou ver c consigo descobrir algo +... pois por aqui não tem oficina especializada... + já estou começando a aprender... hehe... abraços...

Ricardo

cristiano
04/09/2006, 07:18
Parece que não está tão difícil quanto eu imaginava...

O que mais me preocupa numa hora dessas é o que o ex-dono fez para essa mecânica funcionar, porque o que se faz normalmente nesses casos é isolar o conjunto, tirando o cardã por exemplo.... mas tirar varetas e fechar a bola do diferencial é porque tem coisa aí.

A boa notícia é que ele está andando, o que também foi meu caso quando comprei o meu, agora o conselho que eu te dou é o seguinte, escolha uma oficina grande que não se importe em deixar o jeep parado por um tempo.

Ou

Se entender um pouco de mecânica e morar numa casa você pode ir desmontando e ir levando as peças aos poucos para uma oficina. Que para começar seria caixa de redução e diferencial dianteiro. (ideal)

José Augusto
04/09/2006, 07:57
m0r473n53, vendo as fotos "o cara" realmente "limpou" a tração diânteira, ele não precisava fazer o que fez, normalmente, tira-se apenas o cardãn, outras vezes retiram os semi-eixos tb, mas mexer na tcase ... se teve todo esse trabalho, acredito que vc encontrará outras surpresas.

O diferêncial diânteiro, que só resta a carcaça, é bom verifcar com cuidado ver se mesmo essa carcaça não foi perfurada/alterada/inutilizada.