Conectar

Ver Versão Completa : QUEBRA-MATO PARA O CJ-5



marcelino
25/02/2004, 07:57
Senhores,

Gostaria de suas opiniões e se possível ajuda pois estou pretendendo instalar um QM no meu CJ5 ano 1970 e, após algumas pesquisas na Internet verifiquei que:

Modelo KEKO: excelente disign, não parece muito robusto e o preço :o
Modelo MACERAL: design fraco e robustez ??

Notem que estou pensando também na instalação futura de um guincho eletrico e farois auxiliares (milha e neblina).

Alguem conhece outro fabricante?
No livro Técnica 4x4 Guia de condução, do Sr. Gaiotto (recomendo muito bom) o CJ das fotos possui um QM que parece robusto e bonito alguem conhece o fabricante?
Alguem conhece um profissional que possa produzir um sob encomenda? Qual o custo?


Um abraço e obrigado pela ajuda.

Dennis Figueiredo
25/02/2004, 14:10
Cara, não conheço o Quebra mato da Keko, mas os estribos sim, são bem fraquinhos, acho que os QM não devem fugir disso não.

Dennis Figueiredo
25/02/2004, 14:21
Outra coisa... eu costumo rebocar meu jeep quando dou tiros mais longos até chegar na trilha, então uso cambão, acho que a galera daí de cima conhece por outro nome, town bar parece.... sei lá :oops: , pra mim então é dispensável o uso de Quebra mato!

marcelino
26/02/2004, 07:01
Realmente os estribos são fraquinhos. A opção de somente utilizar o cambão ou tow bar, como queiram, me parece viável. Qual a marca que voce utiliza? Está satisfeito com ela? Aproveito e pergunto qual o carro que voce utiliza para puxar o seu jeep? Voce viu o forum onde um colega nosso teve problemas com o procedimento?

Dennis Figueiredo
26/02/2004, 09:17
Realmente os estribos são fraquinhos. A opção de somente utilizar o cambão ou tow bar, como queiram, me parece viável. Qual a marca que voce utiliza? Está satisfeito com ela? Aproveito e pergunto qual o carro que voce utiliza para puxar o seu jeep? Voce viu o forum onde um colega nosso teve problemas com o procedimento?


Marcelino


Meu tow bar não tem marca, foi meu mecânico que fez, ele usou umas barras em "U" com parede bem grossa, comprei apenas a cabecinha, onde engata a bola. Ficou muito robusto e saio barato. Eu ultilizo uma Blazer pra rebocar o Jeep, mais pesada que o CJ, mas mesmo assim dirijo com muita cautela, principalmente em decidas de morro com estrada de arião. Era sobre isso que o topico do colega se referia???

[]´s

Marcos ET
26/02/2004, 09:37
PessoALL, só pra matar curiosidade:

*Tow-Bar é a estrutura que aparece na foto
*Cambão é aquela barra de ferro que já vimos o pessoal usar pra rebocar alguém prendendo ela com corrente no eixo do jeep e que nao dispensa alguém no volante e controlando os freios....

nao é isso?

[]' curiosos.

Dennis Figueiredo
26/02/2004, 09:54
PessoALL, só pra matar curiosidade:

*Tow-Bar é a estrutura que aparece na foto
*Cambão é aquela barra de ferro que já vimos o pessoal usar pra rebocar alguém prendendo ela com corrente no eixo do jeep e que nao dispensa alguém no volante e controlando os freios....

nao é isso?

[]' curiosos.


Não sei cara :? ... aqui na minha cidade é tudo cambão :D :D :D
se falar wm tow bar ninguem vai saber oque é.

Dennis Figueiredo
26/02/2004, 09:57
Cadê o sumido do Giovane pra solucionar nossas dúvidas??? :x
Será que ele morreu? :shock:

26/02/2004, 10:03
Por aqui, cambão = towbar. Eu tenho um no meu Samurai removivel, que o Rodrigo da RC4x4 fez para mim e colocou o suporte no parachoque de ferro que comprei dele. Ficou bacana, e nao fica aquele trambolho na frente do guincho, pois só uso quando vou puxá-lo.

Em tempo, puxo o meu Samurai com uma Ranger Cab. Dupla que é o dobro do peso do mesmo, mas tem um colega de Jeep Clube aqui que puxa o CJ dele com uma Saveiro! E pelo que eu sei, ele nunca teve problemas, apesar de não ser recomendado. Imagina como deve sair de lado nas curvas :-)

[]s

Dennis Figueiredo
26/02/2004, 10:31
...tem um colega de Jeep Clube aqui que puxa o CJ dele com uma Saveiro! E pelo que eu sei, ele nunca teve problemas, apesar de não ser recomendado. Imagina como deve sair de lado nas curvas :-)

[]s


O homi é loco.......


Vo conta uma historinha.. Uma vez eu estava rebocando meu jeep na estrada de arião, tranquilinho eu a minha mulher. Na minha frente ia um gol, eu estava em uma velocidade maior que a dele, cerca de 60km/h, o gol deu sinal pra direita e foi encostado no canto da estrada pra mim ultrapassa-lo, quando derrepende ele vira a esquerda numa guinada para entrar em um rua perpendicular cortando a minha frente, tive quer puxar para direito para deviar e depois puxar rápidamente para esquerda para não sair da estrada, nesse manobra meio brusca a Blazer saiu um pouco de traseira, não seria nada de grave se não tivesse um CJ atráz :shock: , fizemos um "L" eu fomos arrantando de lando por um longo trajeto, e puta que pariu aqueles dois trambolhos pareciam não parar nunca. Paramos apenas a uns 30 metros depois dentro de um valo com a Blazer quase tombada e o CJ atravessado na estrada, o cara do gol fugiu, e eu tive que chamar um caminhão guincho pra tirar o carro da gróta. Daí eu digo... se com uma blazer que é bem mais pesada quem um CJ ja aconteceu todo esse estrago imaginem com uma saveiro :shock:

[]´s cautelosos

xande4wd
26/02/2004, 10:52
OLA AMIGOS,
O DESIGN DE UM PARACHOQUE OU DO CONJUNTO DE QUEBRA MATO E IMPORTATE POR TER DE FICAR BONITO AOS OLHOS DO PROPRIETARIO E DAS PESSOAS EM GERAL, MAS MAIS IMPORTANTE E A SEGURANÇA.

RESISTENCIA, DURABILIDADE, PRATICIDADE E EH CLARO UM POUQUINHO DE CAPRICHO NA HORA DA FABRICAÇAO SAO ESSENCIAIS NA HORA DE FAZER SUA PEÇA....

TUDO DE BOM E BOA SORTE NA FABRICAÇAO!!!

PS.:QUANTO A QUEM FABRICA, VC PODE IR EM UM CERRALHEIRO E FAZER COM ELE, JUNTO E BEM INSTRUIDO NAO TERA ERRO.

marcelino
26/02/2004, 12:32
Senhores,

Concordo plenamente que SEGURANÇA é fundamental. Minha dúvida em relação ao modelo de carro próprio para puxar o MUD DOG se faz necessários pois, caso opte por colocar o tow bar ao invez do QM fatalmente me sentirei tentado a puxa-lo, como os carros que possuo não são pesados e obtive informações que atestam os problemas relatados pelos colegas fico imaginando que realmente tenha que optar pelo QM. Notem que tenho algumas restrições em mandar fazer um QM rem relação às medidas necessárias para a instalação futura de um GUINCHO eletrico ou mecanico (não me decidi). Obrigado por suas informações e se alguém puder indicar um BOM profissional para construir um QM robusto e se possível bonito, agradeço. Um forte abraço a todos.

Scacca
26/02/2004, 12:55
Acho que o quebra mato e o cambão são coisas muito diferentes, se vc pretende proteger ele em trilhas é melhor colocar um QM e se pretende puxar ele com outro carro coloque um Cambão, se vc quer as duas coisas então coloque os dois.

Se é só pra estética eu colocaria um quebra mato, acho muito mais bonito e robusto, embora ache a frente do jeep bonita de qq jeito.

Agora se seu carro é mais leve que o jeep e vc tem consciencia disso vc sabe que não é pra abusar. Anda devagar, matenha distancia, não deixe pra freiar em cima e se possivel faça uma adaptação no freio de ambos os veículos para que possa freiar o veículo da frente e o de traz ao mesmo tempo. Pense o Carro da frente é o Cavalo de uma carreta e o de traz é a Carreta, se vc freiar só o cavalo a carreta passa por cima de vc. No caso do jeep ele entra embaixo do seu carro.

[]'s cautelosos

TRARBACH
26/02/2004, 13:42
Gostaria de saber sobre como rebocar um jeep até o local de trilha:
O que utilizo?towbar?cambão?Como funcionam?O jeep vai curvando sozinho ou existem towbar ligadas na direção?
E a legislação quanto a esse tipo de procedimento?
Tenho um caravam 4cc álcool que reboca uma lancha de 800Kg + reboque de 350Kg sem problemas desde que não correndo feito louco.
Com relação ao veículo que irei utilizar ,ainda não está definido,contudo minha maior preocupação são as LEIS quanto a isso e os detalhes de funcionamento do Cambão ou towbar.
Gasta-se muito pneu devido as curvas forçadas ou o JEEP as faz sem problema?
Enfim agradeço aos colegas, e segue a foto do grande branco.

Dennis Figueiredo
26/02/2004, 14:42
Gostaria de saber sobre como rebocar um jeep até o local de trilha:
O que utilizo?towbar?cambão?Como funcionam?O jeep vai curvando sozinho ou existem towbar ligadas na direção?
E a legislação quanto a esse tipo de procedimento?
Tenho um caravam 4cc álcool que reboca uma lancha de 800Kg + reboque de 350Kg sem problemas desde que não correndo feito louco.
Com relação ao veículo que irei utilizar ,ainda não está definido,contudo minha maior preocupação são as LEIS quanto a isso e os detalhes de funcionamento do Cambão ou towbar.
Gasta-se muito pneu devido as curvas forçadas ou o JEEP as faz sem problema?
Enfim agradeço aos colegas, e segue a foto do grande branco.


Grande TRARBACH
isso ja foi discutido em outro tópico... clique no link para ver http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=639&highlight=tow+bar :wink:

Hélio
26/02/2004, 14:44
Gostaria de saber sobre como rebocar um jeep até o local de trilha:
O que utilizo?towbar?cambão?Como funcionam?O jeep vai curvando sozinho ou existem towbar ligadas na direção?
E a legislação quanto a esse tipo de procedimento?
Tenho um caravam 4cc álcool que reboca uma lancha de 800Kg + reboque de 350Kg sem problemas desde que não correndo feito louco.
Com relação ao veículo que irei utilizar ,ainda não está definido,contudo minha maior preocupação são as LEIS quanto a isso e os detalhes de funcionamento do Cambão ou towbar.
Gasta-se muito pneu devido as curvas forçadas ou o JEEP as faz sem problema?
Enfim agradeço aos colegas, e segue a foto do grande branco.

Fala Trarbach!!!! :D

Bem eu tenho o TOWBAR no CJ5, e ele pode ser rebocado sem problemas por outro veículo, deste que feitas as observações de segurança já citadas.

Com o TOWBAR bar o Jeep vira sozinho, acompannhando o veículo da frente. O Jeep não pede ter trava de volante como em veículos normais.

Não sou especialista no assunto, mas creio que um certo esforço exista, pois o TOWBAR é fixado no parachoque, e o veículos da frente força o Jeep para a esquerda ou direta até que as rodas acompanhem o movimento.

Quanto a legislação, eu também tenho dúvidas, pois quaquer veículo rebocado deve ter os sinais luminosos funcionando (freios, setas), mas o que se vê por ai, não é bem isso.



[]'s tbm com duvidas

Giovani
26/02/2004, 23:12
Cadê o sumido do Giovane pra solucionar nossas dúvidas???
Será que ele morreu?

:D Salve Dennis!!!

:D Ainda tô vivo... Sumido é verdade... Mais uns dias e voltarei a participar "normalmente"... :lol:
:D Bão, a galera já falou tudo, ou quase tudo. Naquele outro tópico também já se falou muito. Cambão é como conhecemos essa peça triangular, mas na Argentina, por exemplo, cambão é uma barra de ferro com 2 argolas nas pontas, "equipamento obrigatório", para rodar por lá... :roll: Mas se vc falar em Towbar, todo mundo vai saber que é o triangular. :wink: Falando em legislação, só é permitido o reboque com Towbar ou cambão (a barra única, sendo preciso alguém para guiar), em casos de emergência. A simples prática, corriqueira entre os jipeiros, de se levar o jeep rebocado, é proibida por lei! Aí claro vai depender da boa vontade do policial e/ou da capacidade do jipeiro de enrolar o cara... :lol:
:D E o veículo rebocador deve pesar algo em torno de 2 vezes o peso do rebocado. Logo, carro de passeio NENHUM poderá rebocar um Jeep. Não que não tenha força, mas não terá segurança nenhuma e ainda poderá ser multado... :wink:
[]'s

Marcos ET
26/02/2004, 23:50
Salve Giovani, saudações ALL

Realmente, andar com jeep no Tow bar, sendo rebocado por carro de passeio nao dá... uma vez saimos para levar um CJ5 até a oficina e numa das curvas (ainda bem que tava dvagar) ao pisar no freio o CJ simplesmente empurrou a traseira do carro para o lado, obigando o motorista a acelerar o carro pra nao dar o tal "L"... o susto foi grande... uns dois dias de prisão de ventre pro dono do jeep (que era o dono do carro - GOL - tbem) hehehe

Giovani, vc tem a melhor medida do tubo pra fazer o tow bar? (pra mim, cambão é a barra de ferro com duas argolas nas pontas...) sei que é de aço 1020, mas queria saber o diâmetro e espessura da parede...

[]'s rebocados

monge
27/02/2004, 02:04
Fala Gente... :D

Bom eu sempre levo a gaiola no towbar, e sempre arrasto ela com o jeep. :D

Ela é levinha, mas já fez força o suficiente para eu dar o L com o jeep e ela uma vez... :shock:

Passado o "cagaço" fiquei mais cauteloso. :D

Tenho um amigo que arrasta o jeep dele pra todo lado num furgãozinho fiorino... já disse pra ele que é loucura.. mas ele continua arrastando. :shock:

O mais interessante é que ele coloca um manequim (destes de loja) sentado no jeep quando arrasta ele... só pra ver a reação das pessoas mais leigas... :D

[]'s cautelosos ao arrastar no towbar

Eugênio

Dennis Figueiredo
27/02/2004, 07:48
Cadê o sumido do Giovane pra solucionar nossas dúvidas???
Será que ele morreu?

:D Salve Dennis!!!

:[]'s

:D :D É bom te ver por aqui denovo Professor Giovani 8)

TRARBACH
27/02/2004, 09:29
Colega Giovanni
Obrigado pela resposta,porém eu pessoalmente passei por um CARDUME de JEEPs que estavam à caminho de uma trilha,em uma rodovia federal,bem em frente ao posto de fiscalização,e muitos estavam sendo puxados,só que por camionetes,realmente não tinha carro pequeno puxando.
Devo consultar um colega da PRF ainda hoje e postar por aqui o que dizem eles sobre isso.
Na verdade descartando o carro pequeno e incluindo barra de sinalização na trazeira do JEEP ligada ao carro que puxa e um sistema de freio inercial,enfim como manda o figurino ou pelo menos como se comenta no Forum,gostaria de saber se é terminantemente proibido rebocar o JEEP pelo towbar,com ou sem camionete,com ou sem sianlização eletrica e freio inercial,ou se sobre o reboque trucado pode.
Vou tentar verificar com os PRFs e postar por aqui,pois sobre os reboques comuns sei que existe muita legislação e especificações na NET.
Muito obrigado à todos
Janilson Trarbach

Giovani
27/02/2004, 20:43
Giovani, vc tem a melhor medida do tubo pra fazer o tow bar? (pra mim, cambão é a barra de ferro com duas argolas nas pontas...) sei que é de aço 1020, mas queria saber o diâmetro e espessura da parede...

:D Salve ET!!!

:D Varia bastante... Mas algo como 2" de diâmetro, com uns 4 ou 5mm de parede é mais que suficiente. Porém vai depender de quem faz e como será feito, pois as soldas devem ser bem feitas e deve possuir uma barra na horizontal (vendo o Towbar virado pra cima), de forma a fechar o triângulo, garantindo a estrutura. :wink:
:D Já fiz um "L" com o Azulão puxando outro Jeep... O Towbar era da Keko, e simplesmente se deformou todo. Não quebrou nem mesmo nas soldas, só entortou. A parede desse deve ter uns 2,5 a 3mm apenas. :wink:
[]'s

Dennis Figueiredo
29/02/2004, 16:53
A robustes desses "apetrechos" da keko são de péssima qualidade.

EduardoLang
01/03/2004, 19:02
Galera,

A empresa MTP, fabrica tudos de qualquer espécie, para as mais variadas funções, desde tubos para aguentar pressão interna até tubos para cardãns. Isso significa dizer que nem sempre a espessura do material significa bom resultado. Taí a nossa famosa engenharia mecânica pra dizer isso ! ! ! !

Trabalho em uma montadora que se utiliza de materias dessa empresa e em uma consulta que fiz à eles, sobre a confecção de um tubo para meu cardãn o engenheiro da empresa me disse o seguinte:


Não é porque vc irá utilizar um motor mais poternte em seu jeep (vou usar o 6cc da C20) que vc precisará de um cardãn com uma parede de espessura maior. Aqui na empresa trabalhamos a composição do material e seu respectivo trefilamento e eu te garanto que um tubo com a mesma espessura do seu cardãn original com a mesma espessura de parede irá aguentar muito mais do que o original ! ! ! Quando ele começou a falar, não acreditei muito, mas com o passar das explicações, me dei por convencido.

Isso, nos faz refletir que existem materiais e materiais, basta sabermos para que eles servem ! ! !

Mais um exemplo disso:

Estou confeccionando um guincho mecânico em casa e para fazer o acoplamento do carretel ao redutor, confeccionarei uma bucha. Para tanto, fui em um dos fornecedores da empresa em que trabalho e pedi um tarugo de aço para tal função. O engenheiro me disse que para tal função (aguentar torção) teria que ser um aço especial que se por ventura ele sofresse pancadas fortes e secas continuamente ele não aguentaria. Então temos mais um caso de materiais específicos para funções específicas.

Nem sempre aquele cano grosso, de parede grossa e pesado é o mais forte ! ! ! ! Se fosse assim de que espessura teriam que ser os cardans das carretas que carregam até 27 toneladas (na balança) mas que se vc colocar 35 ton. ela arrasta do mesmo jeito ! ! !


Vamos pensar bem ! ! ! ! Não estou querendo criticar ninguém por aqui, mas somente alertar ! ! ! !


Forte abraço a todos.


sds

Marcos ET
03/03/2004, 10:34
Valeu pela dica Giovani, é que aki no meu planeta ( :!: :?: ) o pessoal nao conhece muito o dito cujo, já vi de tudo, menos um towbar decente.... até que sao bons de solda, mas os tubos e dobras sao "hóvíverls"

tow querendo fazer só aquele triângulo com um prolongamento pequeno e um reforço transversal ( o genérico mesmo ), mas como nao sei qual o tubo mais indicado.... (agora sei)

valeu pela dica professor! hehe