Conectar

Ver Versão Completa : Ventuinha do Vitara

Jefferson Soares
24/08/2006, 21:41
Gostaria de saber,para quem tem o Vitara, se a ventuinha do Vitara ( o meu e o Canvas 3 portas ano 97) se funciona direto sem armar ou aciona quando aquece? Outra duvida e em relacao ao radiador se pode ser substituido por outro como do chevette ou do opala. Alguem tem ideia? ja teve problema semelhante? obrigado.

bcantunes
25/08/2006, 08:04
Também tenho um Vitara 3P 97/98 e a coisa funciona mais ou menos assim:
Existe um acoplamento viscoso entre a ventoinha e a polia de acionamento dela. Com o motor desligado, você pode girar a ventoinha que a polia e a correia ficarão parados. Isto é, ambos estão "desconectados".
Quando você liga o motor, a ventoinha gira, arrastada pelo "atrito" do acoplamento viscoso. Quanto mais o carro esquenta, maior o atrito e mais a ventoinha irá girar. Se houver algo que trave a ventoinha subitamente (sei lá, um galho que entrou no cofre do motor enquanto você atravessa um rio) não há problema, já que não há ligação mecânica entre a ventoinha e o eixo/polia/correia e então o acoplamento viscoso "patina".
Se você for corajoso, dá para "travar" a ventoinha com as mãos, mesmo se ela estiver girando... mas como dizem na TV - não tente isso em casa! (risos!)

luiztacco
25/08/2006, 10:03
Jefferson Soares
Aqui no forum tem um pessoal que subistituiu o radiador pelo do chevette parece que não tem que adaptar muita coisa não.
Acho que quem fez isso foi o gasoso
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9992&page=10

acho que tem um outro tópico que ele explica melhor como fez