Conectar

Ver Versão Completa : Trinca no Chassi. Qual melhor forma de reparar ?

valmor
24/08/2006, 16:18
Notei uma pequena trinca lateral no chassi do CJ5.

Considerando que o CJ5 esta fora da capital , qual melhor forma de reparar esta trinca ?

Obs. conheço um mecanico que trabalha c/ MIG. Mas acredito nunca ter reparado um chassi de jeep.... dai a necessidade de orienta-lo .....

[]´s

Duda Lopes
24/08/2006, 17:19
Notei uma pequena trinca lateral no chassi do CJ5.

Considerando que o CJ5 esta fora da capital , qual melhor forma de reparar esta trinca ?

Obs. conheço um mecanico que trabalha c/ MIG. Mas acredito nunca ter reparado um chassi de jeep.... dai a necessidade de orienta-lo .....

[]´s

Valmor,

Por acaso vc já pesquisou aqui no Fórum sobre esse assunto:?:
Pergunto pois sei que tem bastante coisa por aqui, eu mesmo quando fiz a reforma do meu Jeep me deparei com esse problema.

[]´s.

valmor
24/08/2006, 18:06
tudo bem Duda ?

Pesquisei mas não achei muita coisa .......

[]´s

Eduardo_Coton
24/08/2006, 19:21
Valmor,

Estou reformando meu CJ e quando tirei a carroceria de cima do chassis achei 8 (isso mesmo, oito) trincas, em diferentes partes, tanto nas travessas quanto nas longarinas.

Pelo que o caldeireiro/mecânico/funileiro fez, acho que agora não vou ter mais problemas.

Basicamente ele escareou bem as trincas, fez um furo em cada ponta delas (pra evitar que elas continuem 'correndo'), encheu com solda novamente e ainda fez um 'bacalhau' com chapa onde as trincas permitiam.

Aproveitando que o chassis tava 'pelado', acabei 'fechando' o perfil das longarinas, como pode ser visto nas fotos abaixo. Mas tem um pulo do gato aqui: o perfil da longarina é assim "[", nesse caso comprei um perfil assim "]", mais baixo para que entre na longarina. Depois disso é só soldar. Aqui tem mais um pulo do gato: Não se pode correr a solda direto entre esses dois perfis pois parece que todo o conjunto ficaria muito rígido e por isso mais sujeito a quebras. A solda deve ser feita quase que ponteada apenas (um "ponto" de uns 5 cm a cada espaço de 10 ou 15 cm).

Esse esquema foi estudado um pouco mas ainda não foi testado (ainda não terminei a reforma), mas acho aparentemente o chassis ficou bem robusto e não deverá dar mais trabalho.

[]'s

leopoldo
24/08/2006, 22:31
acho que tinha sido o ELMER que havia aberto um tópico sobre trincas em chassis e discutimos longamente os casos.

pesquise em: reforço de/no/em chassis, bacalhau, solda de/no/em chassis

Elmer_Jeep
25/08/2006, 01:00
acho que tinha sido o ELMER que havia aberto um tópico sobre trincas em chassis e discutimos longamente os casos.

pesquise em: reforço de/no/em chassis, bacalhau, solda de/no/em chassis

Isso ae Mr. Leo, pesquisei e não encontrei o referido tópico, creio que ainda não foi transferido para o novo fórum...:putz:

valmor
25/08/2006, 10:19
Isso ae Mr. Leo, pesquisei e não encontrei o referido tópico, creio que ainda não foi transferido para o novo fórum...:putz:

caso encontrem o topico detalhado sobre o assunto , por favor enviem o link !

Eu não encontrei muito a respeito .........

[]´s

Duda Lopes
25/08/2006, 12:29
tudo bem Duda ?

Pesquisei mas não achei muita coisa .......

[]´s

Valmor,

Me desculpe, esqueci que ainda estão fazendo algumas manutenções no Fórum:parede: :parede: .

Mas eu me lembro que tinha alguns tópicos muito bons sobre esse assunto.

[]´s,

Duda Lopes
25/08/2006, 12:40
Valmor,

Estou reformando meu CJ e quando tirei a carroceria de cima do chassis achei 8 (isso mesmo, oito) trincas, em diferentes partes, tanto nas travessas quanto nas longarinas.
Pois é, aconteceu a mesma coisa comigo, só não me lembro a quantidade de trincas.

Aproveitando que o chassis tava 'pelado', acabei 'fechando' o perfil das longarinas, como pode ser visto nas fotos abaixo. Mas tem um pulo do gato aqui: o perfil da longarina é assim "[", nesse caso comprei um perfil assim "]", mais baixo para que entre na longarina.
Esse esquema foi estudado um pouco mas ainda não foi testado (ainda não terminei a reforma), mas acho aparentemente o chassis ficou bem robusto e não deverá dar mais trabalho.[]'s
O meu caso foi parecido, só que mandei fazer uma chapa assim "[" só que de menor tamanho, de modo que ela entra-se no chassi e depois esse perfil "[" foi fechado "[l" com outra chapa.

[]´s,

valmor
25/08/2006, 21:29
Minha duvida é :

Devo somente "Aprofundar" a trinca c/ esmerilhadeira e soldar c/ MIG ou alem disso fazer um "curativo" c/ chapa de aço soldada sobre a trinca ou ainda soldar uma barra chata sob o chassi onde ocorre a trinca ???????? :pensativo: :pensativo: :pensativo: :pensativo:

[]´s c/ MUUUITAS duvidas ......:???: :???: :???: :???:

leopoldo
25/08/2006, 21:46
Achei algo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7448

.

Elmer_Jeep
26/08/2006, 01:02
Achou tudo.

tirei a noite pra reler o tópico, nota 10!!

valmor
30/09/2006, 15:59
Vejam as fotos das trincas :

As trincas são na parte inferior da longarina ( aba de baixo da viga )do chassi ,
Trincas na longarina da parte DIANTEIRA...
a longarina já foi "fechada" por tras pelo antigo dono , então o reparo tem que ser somente pela frente , onde se ve as trincas ....
não posso parar o jeep , agora , pra desmontar TUDO suspender a carroceria e soldar o chassi. O serviço vai ter que ser feito , da melhor maneira possivel , SEM DESMONTAR A CARROCERIA.
Qual a melhor forma de ser feito este reparo , de acordo c/ as fotos ?
é aconselhavel soldar um "reforço" c/ ferro chato na aba inferior da longarina pra reforça-la ?
Tenho um mecanico que trabalha c/ solda MIG. Como devo orienta-lo pra executar o serviço ?Obrigado !!!!:concordo:

[]´s

Paulo Eduardo
30/09/2006, 17:04
Fala Valmor,

o teu jeep ta desmontado? pq se estiver, talvez seja uma oportunidade de já fazer os reforços, ou com a cinta inteira, ou pelo menos nos pontos que o Leopoldo nos mostrou no outro tópico (link aí pra cima).
agora, se é só pra arrumar a trinca já existente, escariar um pouco, sobre ela, nos dois lados, eu disse um pouco, não vai tirar todo o material que tem ali. e correr os cordões de MIG em ambos os lados, deixando esfriar entre um e outro e no final sem meter água ou qualquer outra coisa, aí remova o exesso depois com uma lixadeira. Ja vai resolver, eu achei interessante a alternativa de fazer um pequeno furo no final da trinca, para que ela não corra.
No meu chassi fiz algo parecido, quando consertei trincas antes de reforçar, por baixo e por cima com cinta de 3mm. Eu uso em casa uma TIG pequena, e fiz o passe de raiz nas trincas sem adicionar material, só derretendo as bordas da própria trinca, pra depois passar novamente com adição de material, ficou muito bom e não deu mais problema.
e essa pessoa aí que tem a MIG, pra fazer o trabalho pra você deve saber como regular o aparelho e fazer uma boa solda com certeza. não é um bixo de 7 cabeças...

[]´s

valmor
30/09/2006, 17:12
Tudo bem Paulo ???

Meu jeep NAO esta desmontado .... nem vai estar nos proximos meses ...( eu espero !!! )
Como falei , a parte interna da longarina foi fechada , logo não da pra soldar por dentro .... SOMENTE por fora...

Vc acha aconselhavel um reforço c/ um pedaço de ferro chato ou SOMENTE A SOLDA MIG aguenta ????

Obrigado e

[]´s

Paulo Eduardo
30/09/2006, 17:16
Ops.... sou um burro mesmo,
agora é que me toquei que o jeep está montado e com o perfil fechado nas longarinas, kkk
eu faria assim, faria um pequeno furo lá no local onde acaba a trinca, passaria um disco de lixa pra dar uma escariada em todo o comprimento e metia um cordão de MIG bem passado ali, depois retirava o exesso de marerial, principalmente da parte de baixo, onde colocaria uma pequena cinta de 3mm, com cordões intercalados deixando esfriar naturalmente.

acho que o Leopoldo pode dizer se essa de furar pra impedir a continuidade da trinca tem fundamento...

[]´s

valmor
15/10/2006, 17:57
Ok , Paulo , obrigado.

O serviço sera meio urgente pois a trinca está aumentando ......

Vou fazer como vc me falou com uma pequena cinta da expessura da chapa da longarina ( 3/16 " ) na lateral EXTERNA da longarina ja que a mesma é fechada .

Gde []

leopoldo
15/10/2006, 18:11
O furo no caminho da trinca é chamado "furo de parada".

ele impedeque a trinca rasgue o material como se fosse uma folha de papel, mas isso é um procedimento de emergência só para fazê-la parar de correr.

Acontece que o reparo deve ser feito o mais breve possível pois a menor espessura de material (da logarina) está sob um esforço maior pela perda de material de "apoio".

O processo de caldeamento - juntar as laterais e depois, em cima, um cordão de solda funciona, mas é difícil de fazer sem fcar esburacando o meio da junção. Isso com a TIG é blz .

Se ele só dispuzer da eletrica, é cavar as laterais da trinca, fazer o chafro, preencher de solda onde é a trinca e depois colocar um reforço por baixo (bacalhau).

Muito cuidado de macaquear o jeep e deixar o mais alinhado possível para não "entortar" a longarina na soldagem e instalação do reforço.

E escovar bem as laterias onde vai-se soldar.

valmor
15/10/2006, 20:34
Obrigado Leopoldo.

Na oficina , eles dispoe de solda MIG.
Vou colocar um reforço ( bacalhau ) mas do lado externo :parede: pois a longarina esta "fechada" e não posso desmontar o chassi agora.:cry:

[]´s

Paulo Eduardo
15/10/2006, 23:52
Fala Valmor,

o reforço é do lado externo mesmo, por baixo da longarina. Agora é só meter ficha ;)

[]´s

valmor
16/10/2006, 20:17
Ok , Paulo.
Obrigado

pcervieri
16/10/2006, 22:08
E ai galera do malllll,

Me deeem uma dica ai, meu jeep ta desmontado e tem reforco no chassi na parte de cime, soldei uma chapa chata da traseira ate a frente, somente ponteada com solda mig. + ou - 10 cm de espacamento entre uma solda e outra.
Estou pensando em fazer esse reforco tambem na parte de baixo do chassi, o que voces acham? Sera que valeria a pena ou nao adianta nada?

Um abraco
Paulo

LLeeoo
17/10/2006, 10:34
Dica de engenheiro eheheh

Eu acho que não vale a pena fechar o perfil da longarina, simplesmente porque os elementos da longarina não sofrem grandes esforços de torção mas sim de flexão. Vale mais a pena reforçar as travessas para garantir que o conjunto inteiro não torça. Mais eficiente e leve...

Valmor,

Pelo que o caldeireiro/mecânico/funileiro fez, acho que agora não vou ter mais problemas.

Basicamente ele escareou bem as trincas, fez um furo em cada ponta delas (pra evitar que elas continuem 'correndo'), encheu com solda novamente e ainda fez um 'bacalhau' com chapa onde as trincas permitiam.

Aproveitando que o chassis tava 'pelado', acabei 'fechando' o perfil das longarinas, como pode ser visto nas fotos abaixo. Mas tem um pulo do gato aqui: o perfil da longarina é assim "[", nesse caso comprei um perfil assim "]", mais baixo para que entre na longarina. Depois disso é só soldar. Aqui tem mais um pulo do gato: Não se pode correr a solda direto entre esses dois perfis pois parece que todo o conjunto ficaria muito rígido e por isso mais sujeito a quebras. A solda deve ser feita quase que ponteada apenas (um "ponto" de uns 5 cm a cada espaço de 10 ou 15 cm).

Esse esquema foi estudado um pouco mas ainda não foi testado (ainda não terminei a reforma), mas acho aparentemente o chassis ficou bem robusto e não deverá dar mais trabalho.

[]'s

Paulo Eduardo
17/10/2006, 13:01
Fala Xará...

Você leu o tópico que está no link lá atrás? Ali o Leopoldo dá as dicas de onde o chassi do jeep costuma quebrar, tanto em cima como em baixo.
Assim você pode ter uma idéia do que fazer. Eu reforcei tudo, em cima e em baixo com cinta de 3mm, acho que não quebra nunca mais. E como disse o colega, reforçei tb as travessas, principalmente a primeira, em baixo do radiador, que costuma quebrar com frequencia nas junções.

[]´s reforçados

pcervieri
17/10/2006, 21:40
Fala Xará...

Você leu o tópico que está no link lá atrás? Ali o Leopoldo dá as dicas de onde o chassi do jeep costuma quebrar, tanto em cima como em baixo.
Assim você pode ter uma idéia do que fazer. Eu reforcei tudo, em cima e em baixo com cinta de 3mm, acho que não quebra nunca mais. E como disse o colega, reforçei tb as travessas, principalmente a primeira, em baixo do radiador, que costuma quebrar com frequencia nas junções.

[]´s reforçados
Valeu entao Paulo,

Vou aproveitar que o jeep ta desmontado e reforca logo a parte de baixo e as travessas.

1 []

Xico
26/11/2009, 23:11
Olá Amigos...

Tenho um Willys ano 59, motor falcon 3.6, com caixa original 3 marchas. Estou bastante contente com Ele, até o momento nunca me deixou em uma trilha. A única coisa que está me incomodando no momento são as trincas no chassis. Há um mês atrás, tive que fazer um bacalhau em uma trinca próxima ao jumelo dianteiro direito. Esta náo é a primeira solda que faço. Eu estou um pouco frustrado com o chassis de meu jeep, a ponto de estar pensando em encontrar outro com o chassis mais zerado(sem trincas e soldas). Gostaria da opinião dos colegas se vale a pena eu me desfazer de meu jeep e TENTAR encontrar outro com o chassis sem trincas ou soldas... Ou a opção da reforma do chassis de meu jeep também seria uma boa idéia?

Ronaldo B.
27/11/2009, 00:20
Xico,

Depende do quanto de trincas e como estão os reparos, normalmente é possível recuperar o chassi e fazer um reforço, desde que bem feito, não tem porque trocar o jipe.

[]´s

Jacimar
27/11/2009, 07:26
Bom dia ! minha 'exposa' tem um 59 com motor BF com vários remendos, foi comprado assim . . . nunca tivemos problema :concordo: acho que depende de quem fez e como fez :pensativo: boa sorte !

Curupira
27/11/2009, 08:26
Sinceramente,meus dois CJs tiveram trincas no chassis,até eu colocar os reforços neles,a apertir daí nunca mais apareceu,se vc está contente com ele apenas reforce,dependendo do outro jeep que vc pegue pode não estar tão bom qto o seu,aí a dor de cabeça será maior....

fabioband4x4
27/11/2009, 11:23
Olá Amigos...

Tenho um Willys ano 59, motor falcon 3.6, com caixa original 3 marchas. Estou bastante contente com Ele, até o momento nunca me deixou em uma trilha. A única coisa que está me incomodando no momento são as trincas no chassis. Há um mês atrás, tive que fazer um bacalhau em uma trinca próxima ao jumelo dianteiro direito. Esta náo é a primeira solda que faço. Eu estou um pouco frustrado com o chassis de meu jeep, a ponto de estar pensando em encontrar outro com o chassis mais zerado(sem trincas e soldas). Gostaria da opinião dos colegas se vale a pena eu me desfazer de meu jeep e TENTAR encontrar outro com o chassis sem trincas ou soldas... Ou a opção da reforma do chassis de meu jeep também seria uma boa idéia?

Difícil é conseguir um chassi que não tenha uma trinca ou uma solda ...
seria uma raridade encontrar algum 100%.:pensativo:

Quando tinha um jeep o chassi tinha soldas + nunca tive problemas com elas.

:concordo:

homerohermida
27/11/2009, 20:11
Xico,
todos os Jeeps Cj que já vi, tinham soldas no chassis. Se a solda está quebrando no mesmo lugar, provavelmente é problema de qualidade do serviço da solda e/ou do bacalhau ou de alguma adaptação (por exemplo: motor pesado demais ou novos estresses não previstos causados por adaptações, etc...) Se está quebrando em novos lugares, pode-se considerar a hipótese do chassis estar "condenado" ou pela idade, ou "excesso" de uso ao longo dos anos. Passei por isso em 1994 e depois da milionésima rachadura, joguei o chassis no lixo, digo, no ferro-velho! Caso a sua conclusão seja esta última, eu compraria o chassis dos modelos mais novos da Ford, pois são muito mais fortes e reforçados que os antigos das décadas de 50, 60 e início de 70. O meu por exemplo, ano 78, tem reforços originais próximos dos jumelos, próximo da caixa de direção, tem um reforço enorme de aproximadamente 2 metros nas duas longarinas e outros mais que não me lembro. Mas mesmo assim, com isto tudo em 2005 apareceu uma rachadura no furo previsto para a passagem do eixo cardan do guincho mecânico! Na travessa dianteira, em baixo do radiador! Inacreditável, não? Fiz um bacalhau em forma de "U" posicionei e soldei. E como é esperado, ali, nunca mais deu problema. Abraços e boa decisão!

anderson_wzorek
27/11/2009, 22:02
Cara,
não existe motivo para se desfazer do jeep,analisa bem o estado do chassi dele,se estiver muito ruim desmonta o jeep e recupera td o chassi.
O meu jeep esta td torto e trincado,desmontei td ele e ja estou no processo e recuperação dele,vai ficar novo outra vez.
Eu particularmente achoq ue vc deve recuperar ele,faça um trabalho bem feito e tenha o jeep por muitos anos ainda.
Qualquer duvida na reforma trocamos umas ideias,

abração
Anderson

leopoldo
28/11/2009, 12:53
chassis de jeep só não trinca se ele ficar parado !

Robertux
30/11/2009, 10:22
Os caminhões têm seus chassis constantemente mexidos, alguns são encurtados para colocar basculante, outros são aumentados para colocar 3º eixo (truck) ou para fazer um basculante retornar ao tamanho normal, ou para cagas especiais que demandam carrocerias mais longas, etc. Esses trabalhos são feitos por empresas especializadas em chassis, com solda mig ou tig. Esses caminhões carregam cargas emormes e eu nunca ví um com chassi quebrado, portanto a emenda fica boa com certeza. Qualquer cidade de porte médio tem uma oficina dessas. Procure por uma, restaure seu chassi, procure aqui no forum tópicos falando sobre reforço de chassi, veja onde deve ser feito, faça e fique frio. Evite fazer remendo com solda eletrica comum pois a probabilidade de voltar a quebrar´no mesmo lugar é grande.

Jacimar
30/11/2009, 11:21
. . . Esses caminhões carregam cargas emormes e eu nunca ví um com chassi quebrado, portanto a emenda fica boa com certeza . . .

O amigo tem razão, claro ! entretanto, apesar de carregar muito peso, só o fazem no asfalto ao contrário dos Jeeps, sem falar que as longarinas dos caminhões são maiores e mais espessas, acredito que em uso no asfalto até mesmo um Jeep não teria problema de trincas no chassi. E o contrário como fica ? um carro monobloco fazendo trilha, tem problemas ? :pensativo:

Robertux
21/12/2009, 19:59
O amigo tem razão, claro ! entretanto, apesar de carregar muito peso, só o fazem no asfalto ao contrário dos Jeeps, sem falar que as longarinas dos caminhões são maiores e mais espessas, acredito que em uso no asfalto até mesmo um Jeep não teria problema de trincas no chassi. E o contrário como fica ? um carro monobloco fazendo trilha, tem problemas ? :pensativo:
Aqui em Piracicaba caminhão sai do canavial com quase o dobro da carga licenciada, por caminhos que depois utilizamos como trilhas de tão ruins que ficam. Os chassis daqueles coitados torcem mais do que corintiano na final do brasileiro (quando o Coríntians consegue chegar lá) e não quebram, apesar de serem todos emendados. Eu acho que fica bom sim. Quanto aos monoblocos eu não sei, um dia fomos rebocar um Niva aqui e saiu a frente inteira (talvez estivesse podre).

Denis Takashi
21/12/2009, 20:47
Aqui em Piracicaba caminhão sai do canavial com quase o dobro da carga licenciada, .

Roberto ,

Já ouviu falar de coeficiente de segurança ?? Todo projeto mecanico é "superdiemensionado" para resistir a esfoços n vezes mais do que o fabricante recomenda... ou você acha que os fabricantes não prevem que alguém vai ter a brilhante idéia de botar um truck, carregar um toco com 10 ton e etc.. Essas coisas comprometem primeiro outros componentes como transmissão, freios e etc... afinal isso se troca com relativa facilidade, agora um chassis...

Esses chassis não quebram porque são novos .... é só olhar qualquer 1113 velho que vc vai ver um chassis "cintado" igual do Jeep , mas porque ??? Pelo mesmo motivo do jeep : Fadiga ... Ou vc acha que um chassis que rodou por mais de 30 anos em inumeras condições não sofreu nenhum dano microscópico que seja ???

Me lembro do mestre Leopoldo falando algo certo : O jeep é um caixote ... e um caixote não gosta de ser torcido ... ou seja, o chassis tem de ter uma mobilidade, mas não ser quase articulado como alguns querem que seja, afinal a suspensão está fixada lá para que ???

Outra coisa : o Franco ( que é um cara que manja bem mais de materiais do que eu ) disse algo que confirmei posteriormente : o aço do chassis dos antigos CJ 3 é diferente dos CJ5... Por ser mais "maleável", acredito que não sofra tanto com as pancadas que o chassi leva.

abraços

rubensx
21/12/2009, 21:37
apesar de tudo o caixote do jeep é um pouco (pouco) maleável devido as travessas e a esrutura...

É por isso que quando nego pega o chassis do jeep e mete cinta em todo lado e depois coloca tudo travado e uma suspensão não condizente com um chassis travado (feiche de molas) fala que seu chassis trincou todo na trilha...

Simples... o feiche de molas precisa que o chassis trabalhe um pouco (não muito claro) mas precisa, e é por isso que há rebites nas travessas e porque certas travessas são de material mais mole. Se fosse uma suspensão 4-link com molas helicoidais um chassis tubular é melhor que o original pois quem realmente torce é o 4-link etc...

Problema da maioria é sempre o mesmo, modificações sem critério e sem conhecimento tanto do material quanto do projeto...

Talvez o que o Denis tenha dito (do franco) ue o cj3 é mais "mole" é por isso que vemos a maioria desalinhado e com o "X" comprometido...

Trincas resolvem, apenas precisa ter a solda certa o reforço certo e ser feito com criterio, os dois lados, em ângulo e o cordão de "costura" bem feito... se todos esses fatores estiverem em ordem provavlemente (e eu digo provavel pois pode haver micro fissuras) seu chassis não trincará no mesmo lugar novamente...

Chassis é a alma do jeep, o carro pode ser um agregado de sucata na lataria, tendo um chassis em ordem com suportes bons de molas, molas decentes e mecanica funcional dificilmente terá quebras bestas...

Dê mais atenção ao chassis (conjunto chassis, direção molas e freios) do carro do que ao resto que vc estará bem

junior braga
21/12/2009, 23:53
rubensx,

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:....

estou precisando pensar com carinho no caso do chassis do meu jeep, as vezes tenho dado prioridade a outros agregados e vou deixando o chassis, mas depois deste conceito...vou me programar e cuidar logo dessa alma.

sds,
:concordo::concordo:

Marcio samuca
22/12/2009, 11:55
nem todos os chassis de caminhoes que são alongados o serviço fica bom, olha o que aconteceu com este ai...
http://www.youtube.com/watch?v=3uy9ZN7FdNY

Yuri Rodrigues
28/12/2009, 13:14
chassis de jeep só não trinca se ele ficar parado !

Prezado Leopoldo

Por favor, comprei recentemente outro CJ5 1.957 , ele esta com as rodas/pneus da F 1000 , porem a suspensão esta original , o fato das rodas/pneus serem bem mais pesados que os originais , podera comprometer a estrutura e chassi do Jeep , mesmo não fazendo trilhas pesadas ?

Abraços

Yuri

rubensx
28/12/2009, 15:35
nem todos os chassis de caminhoes que são alongados o serviço fica bom, olha o que aconteceu com este ai...
http://www.youtube.com/watch?v=3uy9ZN7FdNY

isso tem nome

1- chassis mau feito
2- falta de manutenção
3- falta d epintura em cima da solda
4- peso em excesso concentrado em um ponto só

resultado CAGADAAAAA

rubensx
28/12/2009, 15:38
Prezado Leopoldo

Por favor, comprei recentemente outro CJ5 1.957 , ele esta com as rodas/pneus da F 1000 , porem a suspensão esta original , o fato das rodas/pneus serem bem mais pesados que os originais , podera comprometer a estrutura e chassi do Jeep , mesmo não fazendo trilhas pesadas ?

Abraços

Yuri

O chassis não será forçado por causa de rodas e pneus de f1000 de modo algum, verifique se não tem remendos mau feitos e vai tranquilo, haja visto que tme gente que usa pneus 33 polegadas e rodas com offset bem negativo com todo oc arro original...

vai tranuqilo, preocupe-se em mudar algo somente se estiver em má conservação, com fadiga ou se vai colcoar pneus enormes de 33 pra cima

abraços

leopoldo
28/12/2009, 18:37
Yuri,

A resposta do Rubens é bem vinda e vc pode se guiar por ela.
Entretanto tenha em mente que embora os pneus/rodas maiores nesse porte não constituam um risco relevante, por outro lado, freios, semi-eixos e sistema de direção podem ser mais exigidos e então, além dos remendos, cuide para que a manutenção esteja em dia, ou fraturas de semi-eixos, shimmy, e terminais detonados podem surgir do nada.

RBM
28/12/2009, 18:54
Aproveitando o topico, estou pensando em colocar suspensão da Toyo no Jeep CJ-5, li que tem que alongar o chassis na frente e atras, é isso mesmo? e fica seguro?

rubensx
28/12/2009, 23:11
Yuri,

A resposta do Rubens é bem vinda e vc pode se guiar por ela.
Entretanto tenha em mente que embora os pneus/rodas maiores nesse porte não constituam um risco relevante, por outro lado, freios, semi-eixos e sistema de direção podem ser mais exigidos e então, além dos remendos, cuide para que a manutenção esteja em dia, ou fraturas de semi-eixos, shimmy, e terminais detonados podem surgir do nada.

putz mestre leopoldo lembrou bem...

freios se possivel a disco dianteiro e caixa de direção mais confiável é bem vinda

aliás feliz 2010 e cehio de saude e realizações pra todos ;-)

rubensx
28/12/2009, 23:13
Aproveitando o topico, estou pensando em colocar suspensão da Toyo no Jeep CJ-5, li que tem que alongar o chassis na frente e atras, é isso mesmo? e fica seguro?

amigo RBM

dá uam pesquisada no forum ou pelo google escrevendo assim "molas de toyota no CJ forum 4x4" que vc vai ter uma explicação mais extensa

Precisar nÀo rpecisa, dá rpa fazer sem tem como fazer esticando e tem varios jeitos... e kits prontos www.molasff.com.br ou nas lojas garra4x4 etc...

Yuri Rodrigues
29/12/2009, 09:37
O chassis não será forçado por causa de rodas e pneus de f1000 de modo algum, verifique se não tem remendos mau feitos e vai tranquilo, haja visto que tme gente que usa pneus 33 polegadas e rodas com offset bem negativo com todo oc arro original...

vai tranuqilo, preocupe-se em mudar algo somente se estiver em má conservação, com fadiga ou se vai colcoar pneus enormes de 33 pra cima

abraços

Prezado Rubens

Muito Obrigado pelas informações !
Fico mais tranquilo , apesar de já estar pensando em trocar as rodas/pneus , gaiola , parachoque dianteiro ...para deixar a viatura o mais original possível ( é meu gosto ) , mas agora não vai ser possível pois hoje que estarei recebendo o Jeep , e tem um caminho ainda pela frente , transferencia , detalhes ( suporte dos bancos, capota )...

Obrigado Novamente !

Abraços

Yuri

Yuri Rodrigues
29/12/2009, 09:52
Prezado Leopoldo

Obrigado pelas informações !
O Jeep já esta com freio a disco e caixa de direção do Opala ou Maverick , porem como quero deixar o mais original possivel , logo vou negociar as rodas/pneus, gaiola , parachoque dianteiro , por itens originais, a questão é ter (e) tentar esperar, pois comprei o Jeep no ultimo Sábado !

Abraços e Um Super 2.010

Yuri

Yuri Rodrigues
29/12/2009, 09:53
putz mestre leopoldo lembrou bem...

freios se possivel a disco dianteiro e caixa de direção mais confiável é bem vinda

aliás feliz 2010 e cehio de saude e realizações pra todos ;-)

Prezado Rubens

Obrigado novamente , pela atenção !

Feliz 2.010

Abraços

Yuri

Will4x4
31/12/2009, 00:06
boa noite pessoal estou para fechar negocio de um jeep 61 e olhando o chassis do mesmo tem uma solda a aproximadamente um palmo do numero do chassi que fica perto da roda dianteira esquerda e o meu medo é que o pessoal do detran complique na hora da vistoria.
alguem sabe informar alguma coisa a respeito sobre isso ou se ja foi debatido em outro topico
agradeço a ajuda

Jacimar
31/12/2009, 07:44
boa noite pessoal estou para fechar negocio de um jeep 61 e olhando o chassis do mesmo tem uma solda a aproximadamente um palmo do numero do chassi que fica perto da roda dianteira esquerda e o meu medo é que o pessoal do detran complique na hora da vistoria.
alguem sabe informar alguma coisa a respeito sobre isso ou se ja foi debatido em outro topico
agradeço a ajuda

Bom dia prezado ! é estranho, mas normalmente o número do chassi fica do lado direito, levando em conta o motorista dentro do carro, será que realmente esse é o número do chassi ? :pensativo:

Will4x4
31/12/2009, 16:16
:pensativo:
Bom dia prezado ! é estranho, mas normalmente o número do chassi fica do lado direito, levando em conta o motorista dentro do carro, será que realmente esse é o número do chassi ? :pensativo:boa pergunta
mas do que pode ser essa numeraçao entao??

rafaelsouza
31/12/2009, 17:22
Neste ano não tinha numero nenhum no chassis, era o numero do motor.

pode ser que seja remarcado oficialmente, dai o numero tem que terminar com REM

se não tiver o REM e for o mesmo numero que tem no documento então foi remarcado EXtraoficialmente:mrgreen:

Will4x4
31/12/2009, 18:27
Neste ano não tinha numero nenhum no chassis, era o numero do motor.

pode ser que seja remarcado oficialmente, dai o numero tem que terminar com REM

se não tiver o REM e for o mesmo numero que tem no documento então foi remarcado EXtraoficialmente:mrgreen:

:pensativo:
pode ser

o jeep esta com motor ap 2.0 alcool tudo no documento e segundo o dono o numero misterioso é o numero do chassi até ai tudo beleza.
o que me preocupa é se a solda do chassi vai complicar a minha vida na hora da vistoria.
alguem ja teve algum problema na vistoria devido a solda no chassi o que é comum :parede: em jeep devido ao tempo de vida, trilhas,.... ???

Jacimar
04/01/2010, 07:19
:pensativo:boa pergunta
mas do que pode ser essa numeraçao entao??

O que o rafaelsouza disse sobre o REM combina com o que eu sabia . . . você chegou a olhar no lado direito para ver se tem algum número ? porque do lado esquerdo, só se no iníco das remarcações eram lá, hoje em dia é do lado direito, o número do CJ58 da minha exposa estava encoberto por tinta e barro, dê uma confirmada :concordo:

Will4x4
04/01/2010, 16:49
vou ter que confirmar...
obrigado pelas dicas pessoal e quem tiver mais alguma por favor é de grande valia.

Will4x4
05/01/2010, 17:41
beleza so a titulo de informaçao falei com o pessoal do detran rs hoje e eles me falaram que dependendo do ano do jeep o numero do chassi fica do lado direito e um ?????codigo???? do esquerdo e vice versa.
a respeito da solda me falaram que para nao dar encomodo a respeito das soldas do chassi (acharam que foi emendado outro chassi) o bom é tirar fotos do chassi trincado antes e depois de soldar pois entao eles arquivam as fotos no historico do veiculo, assim evita-se problemas futuros.
talvez a informaçao ajude os colegas do forum que fazem a reforma de seus chassis pra nao entrarem em alguma fria mais tarde por causa de documentaçao.

Jacimar
06/01/2010, 07:00
. . . o bom é tirar fotos do chassi trincado antes e depois de soldar pois entao eles arquivam as fotos no historico do veiculo, assim evita-se problemas futuros.
talvez a informaçao ajude os colegas do forum que fazem a reforma de seus chassis pra nao entrarem em alguma fria mais tarde por causa de documentaçao.

Bom dia ! com certeza é uma dica de extrema importância . . . parabéns :palmas:

Murillus
18/08/2013, 13:42
vou acompanhando o tópico sonhando com meu próximo jipe