Ver Versão Completa : Diferenças entre os motores 3000
Vinicius Bucco Rossot
24/02/2004, 22:33
Esta é para os especialistas em willys 3000!
Qual a diferença entre os motores 3000 do maverick e do Itamaraty, vi certa vez numa revista um motor com dois carburadores simples no próprio cabeçote, e dizia ser 3000 140cv.
Tenho um motor desses que estava no meu jeep, agora está encostado precisando de uma retífica, mas meu mecânico disse quando o coloquei que era 3000 140cv, porém o coletor de admissão é separado do cabeçote e o carburador é duplo. O coletor de escape é 6x2.
Falow galera!!!
leopoldo
25/02/2004, 07:42
No Maverick:
O coletor de escape é 6x1,
A bomba de óleo inclui o filtro de óleo,
A tampa de coberta das engrenagens não tem o retorno de lubrificação- (mangueirinha)
O distribuidor é bosch,
O coletor de admissão é integral ao cabeçote,
Tem um sistema de ventilação do carter,
Tem apenas 1 carburador,
Tem uma mangueira d'agua externa saindo por cima do distribuidor para a refrigeração do 6º e do 1º cilindro com retorno direto à bomba d'água.
O carter e o pescador de óleo estão invertidos em relação ao jeep.
No Itamarty eu lembro dos 2 carburadores e do escape 6x2, só não lembrava do detalhe que o coletor de admissão está parafusado no cabeçote.
Tem foto do motor????
Essa versão de motor é o sonho de muito jipeiro.
No Itamarty eu lembro dos 2 carburadores e do escape 6x2, só não lembrava do detalhe que o coletor de admissão está parafusado no cabeçote.
Tem foto do motor????
Essa versão de motor é o sonho de muito jipeiro.
:D Grande Leopoldo!
:D Vc acaba de descrever o motor do meu Azulão... :D
:D Até onde sei, (e vi) no Itamaraty existiu um cabeçote com coletor para 2 carburadores, mas numa única peça. Exitiu também um cabeçote com coletor parafusado, mas para um único carburador duplo. Aí vão as fotos, que alguém me enviou à um tempo atrás... :wink:
[]'s
leopoldo
25/02/2004, 22:19
Grande Giovani,
Voce acertou na mega sem saber. Pelo que lí era do motor 3.0 mesmo.
Pena que não devem existir muitos desses cabeçotes por aí.
Um cabeçote destes abre uma série de possibilidades.
Mas pensando bem, pode ser que seja possível cortar um original de jeep, bujonar as saidas d'água, instalar os prisioneiros e quem sabe adaptar um coletor.......muito trampo. Só pra quem é aventureiro mesmo.
O anterior era esse aqui em baixo:
Vinicius Bucco Rossot
25/02/2004, 23:35
Meu motor possui o cabeçote que está na primeira foto que o Giovani enviou. O coletor de admissão é separado do cabeçote e tem aquecimento através de uma mangueira que vem direto da parte de cima da bomba d'agua. O carburador hoje é um dfv446, adaptado ali.
O carburador original dava falta de gasolina quando o jeep inclinava nas trilhas. Me disseram que este motor era usado nas antigas F100 (modelo antigo da F1000) tanto é que possui uma data de 1984 gravada nele.
marcelo nunes
26/02/2004, 00:49
Em 1984 a F100 usava o Georgia OHC... A Ford não usou o 3000 na F100
Fala Gente.... :D
Uia... o meu é assim também. :D
Um cabeçote destes abre uma série de possibilidades.
Leopoldo, qual a série de possibilidades? :twisted:
Fala pra gente æ... hehehehehe :D :D :D
[]'s imaginando possibilidades....
Eugênio
leopoldo
26/02/2004, 05:34
Monge,
Com o coletor em separado:
você poderia fazer o coletor em aço inox e.....
colocar dupla, tripla carburação......
é mais fácil de colocar um turbo.....
eliminar o coletor e colocar aqueles carburadores que vão direto no cabeçote.....
ou simplesmente colocar um kit Holley de injeção com corpo duplo.
Adaptações que não são possíveis no BF original.
EduardoLang
27/02/2004, 12:00
Grande Leopoldo,
Gostaria de tirar uma dúvida.
No meu jeep, eu tinha inicialmente um motor 2,6 (acho que era o BF 161) agora tenho o 3.000 do maveco. Acho bem legal e pra mim a nível de torque já está bom pra o que eu faço. Vc falou em mensagem anterior, que o motor do maveco tem uma magueirinha de água na lateral do lado do distribuidor que serve para o resfriamento do sexto cilindro e do primeiro, se eu não me engano, e que essa mangueirinha vai diretamente até a bomba de água. Acontece que no meu motor essa mangueirinha está liganda somente entre os dois cilindros e não vai até a bomba de água. Quando desmontei o jeep, ou melhor quando coloquei este motor no jeep, percebi que ele apresentava um certo aquecimento. Daí instalei uma ventuinha elétrica em conjunto com a hélice e "resolvi" meu problema. Pergunto uma coisa:
Essa mangueira, sai do primeiro cilindro atraves de um cotovelo e vai até o último cilindro, correto. No meio ela tem uma junção tipo um "T" e esse "T" em uma das saídas está tampado. É nesse "T" que deve ter uma mangueira que vai até a bomba de água????
Me lembro, quando peguei o motor 3.000, ele tinha uma bomba dágua que estava muito ruim e que nela havia um nipre para receber uma mangueira. Seria esta a saída dágua para essa "tal mangueira lateral" ? ? ?
Muito obrigado antecipadamente.
sds
leopoldo
27/02/2004, 18:26
É isso mesmo:
Do niple do 6º para o "T" do 1º para o niple da bomba d´'agua.
Esse era o arrando original do motor.
Garantia a recirculação de água sem superaquecer o 6º cilindro quando o motor tivesse válvula termostática.
E aí é que está......a bomba do maverick tem o niple do retorno, o do jeep não, fora que o impelidor da bomba do maverick é diferente, daria mais vazão, embora as carcaças das duas bombas sejam iguais.
EduardoLang
27/02/2004, 19:25
OK,
Mas se eu colocar o niple na bomba que eu tenho hoje é a mesma coisa não é??? Talvez somente com um pouco de deficiência em relação à bomba do maveco. ? ? ?
Grato,
edu
leopoldo
27/02/2004, 20:18
SIM.
Retire o bujão no corpo da bomba (se tiver) ou faça o furo na carcaça e usine a rosca na mesma posição que no original e pronto.
leopoldo
27/02/2004, 20:32
AH !
Revendo minhas coisas, lembrei de demais itens diferentes do BF:
As BIELAS do motor,
A POLIA DIANTEIRA,
As Tampas laterais dos tuchos,
A Tampa e os retentores da Tampa dos Balancins.
A posição (?) do Motor de arranque (esse eu não tenho certeza)
A caixa seca.
Mauro B.
08/03/2004, 14:00
Qual a diferença entre os motores 3000 do maverick e do Itamaraty?
Oi pessoal !!! :D
Vim aqui para dar uma pequena completada, já que desse assunto eu mais ou menos que sei! :P
Existem três tipos de motor 3000: dois são da linha Willys e um da Ford. Os dois da linha Willys foram usados no Aero, Itamaraty, Rural e F-85. O da Ford foi usado somente no Maverick.
A diferença entre os dois motores 3000 Willys está no coletor de admissão e carburador(es): um deles usa um carburador de corpo duplo, sendo que o coletor era parafusado no cabeçote. O outro usa dois carburadores simples, e o coletor é integrado ao cabeçote. Eles rendem 132cv e 140cv respecticamente. No mais, a taxa de compressão é 8:1 e o coletor de escape é 6x2.
O motor do Maverick é o motor 3000 Willys com 2/3 dos susconjuntos modificados. Nesse motor a taxa de compressão é ou 7:1 ou 7,7:1 (alguém sabe ao certo?) e o escape é 6x1. Ele rende 112cv.
É fácil ver a diferença entre os 3000 da willys e da ford. Pra mim, a diferença mais marcante é a vareta de medição da quantidade de óleo: a do motor do Maverick ela é igualzinha a do BF-161, e no 3000 da Willys ela fica alojada em um tubo grande e comprido, que sobe até a parte superior do motor. Esse tubo tbm é o do abastecimento de óleo.
Nesta foto logo abaixo o motor é o 3000 Willys. Note o tubo de abastecimento do óleo, o escape 6x2 e o carburador corpo duplo (neste caso, lembre-se, o coletor é parafusado!)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/211810-diferencas-entre-os-motores-3000-motorwillys3000peq1.gif
Nesta foto agora, o motor é o 3000 do Maverick. Note o escape 6X1, o filtro de óleo (sistema full-filtering), o carter invertido e tbm a mangueirinha que sai da parte traseira da tampa dos balancins (ela vai até o coletor de admissão).
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/644-diferencas-entre-os-motores-3000-manute41.jpg
No Maverick:
(...)
Tem um sistema de ventilação do carter
Leopoldo, todos os motores desta família tem ventilação do carter. A diferença é que no Maverick o sistema é fechado (vai ser queimado junto com o combustível) :wink:
Aí vão as fotos, que alguém me enviou à um tempo atrás...
Ôpa! Fui eu! :P E aí, o cara que queria vender esse cabeçote te respondeu ao e-mail???
Garantia a recirculação de água sem superaquecer o 6º cilindro quando o motor tivesse válvula termostática.
No motor 3000 da willys que tinha coletor de admissão parafusado, tbm havia uma mangueira que ia até a bomba d'água. Só que essa mangueira saía do coletor de admissão, e servia para aquecê-lo! Veja a foto em anexo :P
Bom, tem várias outras coisas. Mas nessa mensagem é isso! :D
[]'s
]Aí vão as fotos, que alguém me enviou à um tempo atrás...
Ôpa! Fui eu! :P E aí, o cara que queria vender esse cabeçote te respondeu ao e-mail???
:D Grande Mauro!!!
:D Não respondeu... Sabe se ele ainda tem?? :shock:
[]'s
Mauro B.
08/03/2004, 22:23
:D Não respondeu... Sabe se ele ainda tem?? :shock:
Naun sei naun... :?
[]'s
Vinicius Bucco Rossot
13/03/2004, 02:24
Fala aí pessoal!
Quero esclarecer uma dúvida quanto à lubrificação dos motores 3000:
- Disseram-me que o sistema do motor willys (bf e Itamaraty) de lubrificação do motor não é eficiente, pois o elemento do filtro(aquele que fica separado do motor) só filtra o excesso de óleo que a bomba não manda para o motor, ou seja não se tem uma filtragem de todo o oléo do sistema de lubrificação. Isto é verdadeiro :?:
- O sistema do motor do maverick com o filtro junto da bomba de óleo é mais eficiente do que os willys :?:
- E ainda se há como adaptar esse sistema no motor willys. (isto se confirmar a primeira dúvida)
Obrigado ao mestres de plantão!
´s com Itamaraty 3000 descansando em paz no canto da garagem!
leopoldo
13/03/2004, 10:58
É verdade, no jeep, rural, etc... a filtragem é chamada de parcial.
Só no 3000 do maverick a filtragem era total.
Parcial é menos eficiente que na total, inclusive o óleo sujo vai apra o comando de válvulas e mancais do girabrequim.
Dá para adaptar, mas tem que usar uma bomba de óleo do maverick, cortar o pescoço do suporte do filtro, fazer roscas e instalar niples nos dutos do corpo para colocar mangueiras e colocar um filtro com suporte preso ao paralama.
Já ví alguns.
Danniel Pizatto
13/03/2004, 11:17
Dá para adaptar, mas tem que usar uma bomba de óleo do maverick, cortar o pescoço do suporte do filtro, fazer roscas e instalar niples nos dutos do corpo para colocar mangueiras e colocar um filtro com suporte preso ao paralama.
Fala Leopoldo!
Isso seria pra desviar o filtro da caixa de direção original??
leopoldo
13/03/2004, 20:37
Boa noite Daniel,
Eu não sei ao certo se é causa ou efeito. Mas, sim, por acaso desvia da caixa de direção, mas eu acho que é uma coincidência.
Os motores no jeep já eram assim antes.
PORÉM, a ford(e) poderia ter pensado em uma solução, ou na época a filtragem parcial era admitida como satisfatória.
Deve haver uma história atras disto.
Eu adquiri um motor da Maverick 6cyl. tb. , o filtro da Maverick que e por fluxo total, fica muito perto do tubo de escape e aquece o óleo de mais.
Um agravante p/ trilha é rotação alta, velocidade baixa e ainda por cima c/ um motor de rejeição térmica mairo que do 2.6.
Este motor fica ainda com torque maior se vc. colcar o tubo de escape do Itamaraty (6x2) como já vimos acima, cada curva tem o volumen do cilindro o que igula e facilita a saída de gases to cilindro.
O problema é que a saída de escape deste bloco é um pouco mais baixo
e precisa adaptar a haste orig. do carburatdor, t.b. p/ eliminar a interferenca c/ o filtro de óleo barrudo precisa adaptar o coletor de escape dianteiro (1-3 cyl.) além de soldar um Y.
Realmente passar este filtro p/ outra posição c/ manguera flexível seria uma boa saída p/ o óleo quente e o coletor 6x2.
Um agravante p/ trilha é rotação alta, velocidade baixa e ainda por cima c/ um motor de rejeição térmica mairo que do 2.6..
:D Fala Diether!!!
:shock: Rotação alta???? O 6 cil do Maveco???? Desde quando??? Quase dá pra ouvir as explosões em separado.... :lol: :lol:
[]'s
Giovani:
Rotação alta e relativo, um motor de F1 vai de 5000 na lenta até 19.000 rpm com motor V10 e nem tem mais comando de vávulas, é tudo hidro-elétrico e variável e se ele andasse devagar funidiria o motor e a embriagem hiperaquecerria.
Quis dizer quanto mais vc. explora/expreme a potencia do motor, neste caso em volta dos 2000 rpm mais ele aquece. Pois tem motores que rejeitam mais calor em regime de rotaçao máxima e outros em torque máximo.
Acho este motor uma coisa histórica e agradável de ouvir o bla bla dos 6 canecos, isto é verdade.
Vc. tem um 6cil. 3.0 então ?
Estou instlando um no meu 58 e estou na fase do packageing.(interferencia da flange do filtro de óleo c/ a caixa da direção e outros detalhes como a élice do radiador...)
Vc. tem um 6cil. 3.0 então ?
Estou instlando um no meu 58 e estou na fase do packageing.(interferencia da falnge do filtro de óleo c/ a caixa da direção e outros detalhes como a élice do radiador...)
:D Grande Diether!!!
:D Tenho sim, mas não tive esses problemas... A direção é VW, lá na frente, o cofre do motor é maior... :wink:
[]'s
Alguém sabe se o sistema de retenção do oleo do motor 3000 do maveco, na parte de tráz do virabrequim é o mesmo do BF161, ou seja , gaxeta ou utiliza retentor?
E sobre a caixa seca, ela é igual ao do BF161? Ou melhor, é tipo "plug and play" para colocar o 3000 no lugar do BF?? :?:
[]'s
Alguém sabe se o sistema de retenção do oleo do motor 3000 do maveco, na parte de tráz do virabrequim é o mesmo do BF161, ou seja , gaxeta ou utiliza retentor?
E sobre a caixa seca, ela é igual ao do BF161? Ou melhor, é tipo "plug and play" para colocar o 3000 no lugar do BF?? :?:
:D Grande Pedro!!!
:D Sim, é gaxeta. E a capa seca é plug & play. Esse motor é irmão gêmeo do BF-161, só "malhou" um pouco mais.... :lol: :lol:
[]'s
Diether_
24/11/2004, 16:31
Aqui as fotos da instalção no 58:
Cooling:
Radiador orig. porém revisado, eventual mente colocarei um defletor de ar em volta da élice.
Filtro de óleo:
Suporte do VW tambado atráz, fixado nos castelos do bloco onde era o suporte do motor, os flexíveis são muito caros porém os únicos recomendados.
O Itamaraty c/ 3.0 ñ usava filtro por fluxo total (problemas de durabilidade por isto).
Caixa:
Orig. só que agora a relação no diff. poderia ser mais longa (efeito dominó).
Escape:
Coletro orig. c/ modificação no tubo livrando a bombona de óleo.
Poderia adaptar um sequencial 6x2 do Itamaraty se ñ tiver problema de espaço c/ a caixa de direção.
Carburação:
orig. DfV
Cárter:
Orig. com uma abaulada no 6.cil. p/ livrar o virabrequim (1/2" mais curso)
Consumo:
6,2km/litro na cidade poderia melhorar c/ velas de centelha dupla.
Direção:
O braço da direção que sai da caixa bate um pouco na bomba quando esterçe a direita.
Impressão geral:
Lenta mais brusca pois este azul tem um comando mais agressivo, o carro anda notávelmente mais e tem um som como o Opala 6cil.
P/ quem tem um 2.6 funcionando bem ñ vale a pena a mão de obra o Jipe ñ é um carro de corrida mesmo, agora a relação coroa pinão ficou curta, eu troquei o meu porque teve uma oportunide boa e meu antigo já estava no fim.
Fazit:
Era uma experiencia boa primiero, parecia plug and play, depois era correr atráz de pçs e achar soluções factíveis depois se mecher numa coisa dá aquel efeito dominó.
leopoldo
24/11/2004, 16:55
DIETHER,
Acho recomendável você colocar manta isolante no escape - a thermo cool e nas mangueiras, o fire-sleeve.
Diether_
24/11/2004, 17:13
Leopoldo:
Manta isolante esquentar menos o óleo vc. tem razão, onde compro ? (http:\\www. ???)
O óleo esquenta pela proximidade ao escape e resfria um pouco depois pela rota que ele faz.
Os flexíveis são de Teflon (PTFE como usasdo em frigideiras) internamente c/ malha inox por fora (p/ aguentar a prssão) e aguentam > 400°C isto ainda a uma pressão muito maior que a do óleo.
(preciso confirmar c/ o fabricante) Ñ vejo problema.
O que vou proteger melhor o colocar em cobre é a linha de combustível que sai da bomba de combustível e entra no "desborbolador" reseca muito rápido.
abraço
leopoldo
24/11/2004, 18:35
Manta isolante vc. tem razão, onde compro ?
http:\\www. raceforce.com.br
O óleo esquenta pela proximidade ao escape e resfria um pouco depois pela rota que ele faz.
verdade mas, o que você quer proteger é o teflon, pois se o escape escostar o teflon, derrete e como você constatou, a mangueira é bem carinha!
Os flexíveis são de Teflon (PTFE) internamente c/ malha inox por fora e aguentam > 400°C isto ainda a uma pressão muito maior que a do óleo
Deve ser por volta de 3 000 psi. Os 400ºC são do fluído que corre dentro.
Exposto ao calor excessivo ou fogo essas mangueiras derretem rápido.
Não se esqueça que o escapamento pode chegar a 900º
O que vou proteger melhor e colocar com cobre é a linha de combustível que sai da bomba de combustível e entra no "desborbolador" resseca muito rápido
XÍ....nem fala isso de cobre com gasolina para não ser excomungado !
isso já deu pano de manga nesse site e já foi discutidoo assunto que cobre reage com gasolina e faz meleca! Quente ainda.......nem se fale.
O mesmo cara que fez essa mangueira pode fazer uma de combustível.
alexandre roveri
27/06/2007, 14:35
Sr´s, meu novo Zuwyllis está com o motor do Maveco 6c e está sem filtro de óleo. :parede:
Vou colocar a direção da VW . Dá pra voltar o filtro de óleo para a posição original ?
ou hoje existe alguma solução para esse problema de falta de espaço :pensativo:
Grato
leopoldo
27/06/2007, 18:42
- com caixa original, vc pode usar o filtro do BF, pois existe a provisão parcial(saída do óleo) para isso neste motor, porém vai ter qu remover a tampa coberta de engrenagem para fazer o retorno nela.
- com a caixa do VW, sobrará espaço, porém o escapamento pode dificultar ou impedir a instalação do corpo do filtro. Mas como sempre há uma solução, vc pode usar a bomba do maverick e colocar um filtro com suporte separado (preso à parede de fogo).
em ambos os casos, haverá um apreciável consumo de mão de obra, material e dor de cabeça.
Moderadores,
As fotos do tópico não estão visíveis, existe a possibilidade de recuperá-las ?
[]s Grato. :concordo:
Luiz Claudio
28/07/2007, 19:30
Moderadores,
As fotos do tópico não estão visíveis, existe a possibilidade de recuperá-las ?
Feito.
[]'s...
pq naum usam auqela adaptadores que vendem para por filtro de oleo em fusca e usam filtros de ap 2.0 olhem no forum sobre fusca!!
Colegas, talvez eu tenha passado despercebido no tópico, existe diferença entre o carburador do motor 3000 do maveco e o do BF161??
Abraço...
Boa noite (ativando o tópico).
Espero que me possam me ajudar com algumas duvidas.
comprei um motor willys 3000 Bf184 com tubagem separada do cabeçote (1 carburador de corpo duplo) e escape 6x2 original. Dizem ser do itamaraty.
Segue duvidas:
1 - a bomba de óleo é igual do maverick 6c ? apenas muda o sistema de filtragem do óleo?
2- esse motor tem a taxa de compressão maior e tem mais cavalos do que do maverick ?
Espero que possam me ajudar.
Desde já obrigado.
Adrian Rueckl
12/11/2018, 17:39
Boa tarde Dimmy.
Se o seu motor é do itamaraty, a bomba de oleo é a pequena. Então não daria por exemplo colocar a original do maverick nele.
Sobre as cavalarias não sei te informar com precisão, mas se mudar vai em função da alimentação ( 1 carburador.. 2 carburadores.. cabeçote com admissão separada etc.. )
Enfim..
Atualmente uso um BF184 no meu jeep com coletor dimensionado 6x2 feito em tubo.. não os originais do itamaraty e carburação original do maverick + igniflex. O jeep é bem esperto. Mas tenho um segundo motor guardado que usava antes deste, também um BF184, porém com cabeçote do aerowillys com 2 carburadores. Aí a pegada fica violenta e inclusive no consumo rsrs.
Tenho também guardado um cabeçote do itamaraty com admissão separada, no qual tenho projeto de um dia fazer um coletor de admissão novo, mais eficiente e para receber uma weber 40 dupla.
Acredito que o Jeep ficará muito bom. Claro que isso é projeto pra gente que gosta de tirar leite de pedra. São motores com limitações. Mas eu sempre gostei de tirar algo a mais na mecânica de época.
Abraços.
Adrian, bom dia
comprei a parte de baixo do motor do maverick bf184 com bomba grande , filtro de óleo na bomba, e já com os furos para as mangueiras de água para 5º e 6º cilindro, vou colocar o cabeçote do Itamaraty, com tubagem separada e carburador 444, que são o corpo igual dos antigos v8 302 mas a base é diferente para encaixe.
vou colocar também ignição eletrônica (igniflex)e escape dimensionado 6x2, vamos ver como vai ficar...
Ian Jeep
14/11/2018, 15:48
Boa tarde Dimmy.
Se o seu motor é do itamaraty, a bomba de oleo é a pequena. Então não daria por exemplo colocar a original do maverick nele.
Sobre as cavalarias não sei te informar com precisão, mas se mudar vai em função da alimentação ( 1 carburador.. 2 carburadores.. cabeçote com admissão separada etc.. )
Enfim..
Atualmente uso um BF184 no meu jeep com coletor dimensionado 6x2 feito em tubo.. não os originais do itamaraty e carburação original do maverick + igniflex. O jeep é bem esperto. Mas tenho um segundo motor guardado que usava antes deste, também um BF184, porém com cabeçote do aerowillys com 2 carburadores. Aí a pegada fica violenta e inclusive no consumo rsrs.
Tenho também guardado um cabeçote do itamaraty com admissão separada, no qual tenho projeto de um dia fazer um coletor de admissão novo, mais eficiente e para receber uma weber 40 dupla.
Acredito que o Jeep ficará muito bom. Claro que isso é projeto pra gente que gosta de tirar leite de pedra. São motores com limitações. Mas eu sempre gostei de tirar algo a mais na mecânica de época.
Abraços.
Boa terde Adrian, tudo bom?
Tenho esse motor tmb, só q com o carburador do bf, o dfv 228. Qual carburador vc utiliza? qual a referencia dele?
Abraços
Adrian Rueckl
19/11/2018, 17:20
Vai ficar muito bom.
Depois de pronto, posta fotos e videos dele pra nós aqui.
Abraço e boa sorte no seu projeto.
Vai ficar muito bom.
Depois de pronto, posta fotos e videos dele pra nós aqui.
Abraço e boa sorte no seu projeto.
obrigado Adrian.
seu motor é com qual bomba de oleo ?
com certeza terei mais duvidas, vou postando aqui.
assim que tiver tudo pronto compartilho como ficou tambem
Dirceu Forato
05/12/2018, 17:36
Meu motor possui o cabeçote que está na primeira foto que o Giovani enviou. O coletor de admissão é separado do cabeçote e tem aquecimento através de uma mangueira que vem direto da parte de cima da bomba d'agua. O carburador hoje é um dfv446, adaptado ali.
O carburador original dava falta de gasolina quando o jeep inclinava nas trilhas. Me disseram que este motor era usado nas antigas F100 (modelo antigo da F1000) tanto é que possui uma data de 1984 gravada nele.
Em 1984 saiu a F-1000 com motor 3600 do Falcon argentino. Não seria esse o motor que está no seu Jeep?
Dirceu Forato
05/12/2018, 17:39
O meu Jeep 1974 também possui um motor com o coletor de admissão separado do cabeçote. Meu mecânico diz ser do Itamaraty. Me parece que a Ford dispunha como opcional do Jeep, rural e F-75, entre 1970 e 1975 o motor 3000 com apenas um carburador. Talvez eu seja um desses felizardos.
O meu Jeep 1974 também possui um motor com o coletor de admissão separado do cabeçote. Meu mecânico diz ser do Itamaraty. Me parece que a Ford dispunha como opcional do Jeep, rural e F-75, entre 1970 e 1975 o motor 3000 com apenas um carburador. Talvez eu seja um desses felizardos.
Bom dia
No meu jeep , vou usar o 3000 do maverick, pois a bomba de óleo é maior, filtro de óleo junto com o bomba e tem o sistema de refrigeração extra no 1º e 6º cilindro.
e vou colocar o cabeçote do itamaraty com seu respectivo coletor e carburador , tubagem de escape dimensionado e igniflex. vamos ver como ficara..
Adrian Rueckl
16/01/2019, 18:48
Bomba de óleo grande dos 71 a 75. Substitui a do Maverick porque uso caixa de direção original, ai não cabe.
Bomba de óleo grande dos 71 a 75. Substitui a do Maverick porque uso caixa de direção original, ai não cabe.
mandei o motor bloco maverick para retifica e cabecote do itamaraty tambem, esta limpando e brunindo tudo.
ai vou começar a montagem, logo posto fotos.
a parte de baixo do motor willys 3000 com bomba pequena estou vendendo, camisa SEM risco e rebarbas, motor virando normal, vai junto o cabeçote e mais peças da parte de cima do maverick.
Boa tarde Dimmy,
Como ficou o projeto?? Tem alguma foto?
Abraço
Boa tarde Leopoldo,
Teria ideia de onde retirou esse desenho? Queria mais detalhes sobre as conexões e niples.
Valeu
Boa tarde Dimmy,
Como ficou o projeto?? Tem alguma foto?
Abraço
boa tarde
domingo dia 10/05/2020 dei a primeira volta , ficou muito forte, dei ate uma fritada de pneus kkk ...mesmo dando uns cortes ainda na alimentação. (não regulei 100% o carburador, mas ja esta nos 90%).
segue fotos e videos ficou assim:
Motor 6 cilindros BF184 3000 Ford maverick (com filtro de óleo total junto a bomba de óleo , motor com cabeçote do willys Itamaraty com tubagem separada , carburador DFV444 bijet, igniflex sem distribuidor com 3 bobinas e roda fônica , velas resistivas do ômega 3.0 , taxa 9.5 , escape dimensionado 6x2 completo . Sem hélice (ventoinha elétrica de 14” na parte da frente do radiador) cabeçote com prisioneiros em aço, lubrificação dupla do cabeçote . Instalado em um jeep willys cj5 1971. E umas coisas mais ...
Cambio: 3 marchas 1ª seca com algumas modificações, embreagem modificado o garfo e rolamento para ficar macia e mais precisa.
suspensão: original com mais molas do lado esquerdo, amortecedor da hilux turbogás.
Caixa de direção do opala ZF hidraulica. com coluna do opala escamoteavel.
tanque inox com duas saidas.
freio a disco nas 4 rodas com freio estacionario hidraulico e pedaleira suspensa
eixo dianteiro com bloqueio Rotax 100%.
chassis laminado e reforçado.
carroceria de fibra da TECFIBRAS para trilhas.
rodas novas
pneus 265/75r16 frontiera
Eixo traseiro 5 cm deslocado para trás
banco conchas reclinaveis sanmarino
Tudo revisado ate o ultimo parafuso.
Esta faltando a parte eletrica e a gaiola de proteção para terminar
.
Motor 6 cilindros BF184 3000 Ford maverick com cabecote do willys Itamaraty - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=oXA1snssnK4) << link youtube.
e se alguem quiser chamar no zap tbm 17-99729-1990 estou a disposição ate onde eu puder ajudar.
abraços pessoal!
calhiandro
13/05/2020, 13:10
boa tarde
domingo dia 10/05/2020 dei a primeira volta , ficou muito forte, dei ate uma fritada de pneus kkk ...mesmo dando uns cortes ainda na alimentação. (não regulei 100% o carburador, mas ja esta nos 90%).
segue fotos e videos ficou assim:
Motor 6 cilindros BF184 3000 Ford maverick (com filtro de óleo total junto a bomba de óleo , motor com cabeçote do willys Itamaraty com tubagem separada , carburador DFV444 bijet, igniflex sem distribuidor com 3 bobinas e roda fônica , velas resistivas do ômega 3.0 , taxa 9.5 , escape dimensionado 6x2 completo . Sem hélice (ventoinha elétrica de 14” na parte da frente do radiador) cabeçote com prisioneiros em aço, lubrificação dupla do cabeçote . Instalado em um jeep willys cj5 1971. E umas coisas mais ...
Cambio: 3 marchas 1ª seca com algumas modificações, embreagem modificado o garfo e rolamento para ficar macia e mais precisa.
suspensão: original com mais molas do lado esquerdo, amortecedor da hilux turbogás.
Caixa de direção do opala ZF hidraulica. com coluna do opala escamoteavel.
tanque inox com duas saidas.
freio a disco nas 4 rodas com freio estacionario hidraulico e pedaleira suspensa
eixo dianteiro com bloqueio Rotax 100%.
chassis laminado e reforçado.
carroceria de fibra da TECFIBRAS para trilhas.
rodas novas
pneus 265/75r16 frontiera
Eixo traseiro 5 cm deslocado para trás
banco conchas reclinaveis sanmarino
Tudo revisado ate o ultimo parafuso.
Esta faltando a parte eletrica e a gaiola de proteção para terminar
.
Motor 6 cilindros BF184 3000 Ford maverick com cabecote do willys Itamaraty - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=oXA1snssnK4) << link youtube.
e se alguem quiser chamar no zap tbm 17-99729-1990 estou a disposição ate onde eu puder ajudar.
abraços pessoal!
Belíssima máquina.
Mandei te add no grupo para você postar mais fotos e vídeos dessa máquina
🤩😍
Belíssima máquina.
Mandei te add no grupo para você postar mais fotos e vídeos dessa máquina
🤩😍
opa legal. manda sim..
Parabéns Victor (Dimmy)
Vamos nos Falando
Abraço
fazendo parte eletrica, faltando pouco para terminar tudo.
Aristides Jr
02/09/2020, 11:28
Dimmy, Parabéns!
Nota 1000, tudo muito bem feito, com qualidade e capricho!
Adorei o som do motor!
Só nestes dutos de exaustão devem "arrebanhar" mais uns 10 cavalos!
Estes motores na época quando originais davam muito problema no sistema de ignição, da maneiro como preparou, eliminou tudo isso, só ficou o que era muito bom!
Abraço Aristides Júnior
Dimmy, Parabéns!
Nota 1000, tudo muito bem feito, com qualidade e capricho!
Adorei o som do motor!
Só nestes dutos de exaustão devem "arrebanhar" mais uns 10 cavalos!
Estes motores na época quando originais davam muito problema no sistema de ignição, da maneiro como preparou, eliminou tudo isso, só ficou o que era muito bom!
Abraço Aristides Júnior
Muito obrigado Aristides
acredito que amanhã coloco os amortecedores e espero que finalizem a eletrica até sábado.
louco para colocar nas trilhas.
Estou negociando uma carreta para veículos, para ir em passeios mais distante também, assim podendo leva-lo sem medo.
abraço Vitor
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