Ver Versão Completa : Suspensão tipo Troller/Engesa para o CJ5
Helio Gomes Lentz Junior
24/08/2006, 13:26
Boa tarde amigos!
A pouco tempo adquiri um Cj5 ano 1974 para reformar.
Foi colocado o motor AP 2.0 Gasolina , com caixa de marchas da Ranger 2.5TB.
Como o bicho tá bem rápido, to querendo melhorar a performance da suspensão.
Eu vi em algumas revistas CJ5 com a suspensão adaptada com braços e molas helicoidais.
Tem alguem que pode me dar mais detalhes deste tipo de suspensão e se vale a pena eu fazer a mudança da suspensão original do CJ5?
Um abraço a todos!!
Helio Lentz Jr:concordo:
Elmer_Jeep
24/08/2006, 13:38
Helio, bem vindo ao Fórum, mais um membro da Região Norte. :palmas:
Seguinte cara, os mais antigos aqui no fórum já conhecem essa frase "CJ nasce com feixe e morre com feixe" ;)
É possível instalar helicoidais sim, mas tem jeitos e geitos de se fazer essa adaptação.
Pesquisa no fórum usando a palavra EXTREME (é um fabricante de kits helicoidais) lendo esse tópico vc vai saber que não vale a pena pois no Brasil não existe nenhuma empresa competente o suficiente pra fazer um kit resistente e funcional. :parede:
Em contrapartida temos também proprietários de CJ's que fizeram um projeto criterioso, procure na seção FROTA 4X4BRASIL o tópico do T.REX e do KRIPTONITA que no momento são os jipes que recordo terem suspensão helicoidal que funciona de verdade. :concordo:
No mais recomendo pra vc um sistema testado e aprovado por vários aqui inclusive por mim, feixes da toyota band com amortecedores (trazeiros) da ranger. Simplicidade, resistencia, confiabilidade e funcionalidade. Nsse sistema de feixes vc pode fazer uso moderado (spring Under axle) ou um tanto radical (spring Over axle). Confira no tópico do PRATEADO, do DEVASSO e outros também que não recordo agora mas estão na seção FROTA 4X4BRASIL.
1 abraço.
portugues
24/08/2006, 16:04
ola amigo tudo bem?
tenho um amigo projetista que desenvolveu essa suspensao igual do engesa para o cj5 ficou show esse kit sai por 3000 mil vem com manual para instalar e o mais legal e que se vc optar para retornar ao original e super facil fica 4 polegadas mais alto que o original e um comforto impressionante.
Helio Gomes Lentz Junior
24/08/2006, 17:12
Obrigado Elmer! Você ajudou bastante.:mrgreen:
Me tire algumas dúvidas!!
Feixes da Band , dianteiro ou traseiro?
feixe aplicado em qual Band? A o jeep curto? Ou da pickup?
Dianteira = quantas molas?:pensativo:
tras = quantas molas?:pensativo:
Quanto aos amortecedores da Ranger traseiros , dupla ação(Gás) ou normais (oleo):pensativo:
Vi o passo a passo das moficações que vc fez no seu CJ , ficou show.
Eu morei + de um ano aí na sua cidade , lá no Paraviana, vi seu jipão na praça Airton Sena algumas vezes com vários outros jipes...:concordo:
Helio Gomes Lentz Junior
24/08/2006, 17:28
Portugues, obrigado!
vc tem fotos de algum já adaptado pra nós vermos?
vc chegou a andar em algum já moficado , como se comporta em trilhas x CJ original?
Obrigado:concordo:
Elmer_Jeep
24/08/2006, 17:45
Hélio,
Feixes do jipe band 95 em diante. Dianteiro na dianteira e trazeiro na trazeira.
Nesse tópico tem todas as informações necessárias, e se vc tiver alguma dúvida pode perguntar la que a galera vai ajudar
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277
Os amortecedores trazeiros da ranger são turbogas, a referencia cofap é GL12343, procura aí na praça 14 pela Pemaza ou na H/C PEÇAS que o preço é bom.
Paraviana é área nobre hein, hehe.
1 abraço
Helio Gomes Lentz Junior
24/08/2006, 18:16
Valeu Elmer!
Vou verificar nestas lojas!!:idea:
Veja que tenho um pequeno AP 2.0 instalado no jeep;-) . Devo colocar as molas sem tirar nenhuma das lâminas?:pensativo:
Obrigado.:concordo:
Helio, estou instalando esta suspensão em meu jeep cj3, vamos ver como fica, andei num carro que tinha e gostei muito, vai algumas fotos.
Celso CJ5 diesel
26/08/2006, 17:31
Walmir,
Que me corrijam os experts, mas esta é uma suspensão do tipo "pro-link", usada em motos trail e algumas picapes americanas de competição, que são exigidas em saltos sobre obstáculos. Até onde sei você precisará instalar cintas limitadoras de suspensão, caso contrário corre o risco de ficar sem o eixo. O esquema pode ser interessante, mas eu ainda fico com o bom, resistente, confiável, durável, barato e simples, feixe de molas da Band.
Abraço,
Celso
Rogério Tortato
26/08/2006, 20:53
Walmir,
Que me corrijam os experts, mas esta é uma suspensão do tipo "pro-link", usada em motos trail e algumas picapes americanas de competição, que são exigidas em saltos sobre obstáculos. Até onde sei você precisará instalar cintas limitadoras de suspensão, caso contrário corre o risco de ficar sem o eixo. O esquema pode ser interessante, mas eu ainda fico com o bom, resistente, confiável, durável, barato e simples, feixe de molas da Band.
Abraço,
Celso
eu não entendo de suspensão e não vou arriscar a falar aqui sobre modelos, mas também fico com as molas da band.
Walmir, não estou querendo te desanimar, aliás, deve ficar até confortável na cidade, mas espero que não se arrependa nas trilhas.
quanto ao número de molas por feixe, eu coloquei apenas tres, na dianteira e na traseira, mas prestem atenção, existem molas mais robustas (mais grossas) e outras mais finas. as minhas são das mais robustas. talvez se puserem das mais finas, devem ir umas quatro molas.
abraços.
Helio, estou instalando esta suspensão em meu jeep cj3, vamos ver como fica, andei num carro que tinha e gostei muito, vai algumas fotos.
Vc teria uma foto que mostre o ponto de fixação no chassi, tanto do link, como da travessa do chassi? O que tem ali, buchas de borracha?
O Celso CJ5 diesel está certíssimo: prenda esse eixo com cintas limitadoras. As cintas devem limitar o curso, antes dos amortecedores.:concordo:
tenho um amigo projetista que desenvolveu essa suspensao igual do engesa para o cj5 ficou show esse kit sai por 3000 mil vem com manual para instalar e o mais legal e que se vc optar para retornar ao original e super facil fica 4 polegadas mais alto que o original e um comforto impressionante.
Aiiii...:neutral:
Português, nos mande umas fotos.:concordo:
[]'s
Helio Gomes Lentz Junior
27/08/2006, 21:16
Caro Walmir,
Valeu pela dica:concordo: , esta realmente é diferente do tipo do troller e do engesa.
Assim que vc testar na trilha informa qual o desempenho!:eek:
A propósito; você mesmo que fez? Qual o custo do kit?:-D
Obrigado.:mrgreen:
Momento de descontração no tópico de vocês:
Outro dia, um cara vendo eu mexendo no meu engesa na oficina, veio e soltou a pérola:
- Nossa! Como ficou boa essa "adaptação" das molas do OPALA em seu Jipe!
Tem como fazer o mesmo em CJ?
Expliquei para o cara que a suspensão é toda original, mas o cara saiu com cara de quem não acreditou...
A essa hora, o CJ dele deve estar com as molas do Opala....rssssssss
esta fotos mostram o ponto de fixação, foi feita nova travessa onde e fixado os dois links e as buchas são de borracha, vou tentar conseguir mais fotos com o mecânico e postarei, tbm passarei o custo.
Elmer_Jeep
29/08/2006, 00:33
to tentando entender a segunda foto... :pensativo:
que diabo é isso :?: :?: :parede:
Rogério Tortato
29/08/2006, 08:19
cara,
desculpa mesmo.
eu não entendo de suspensão, o que não me impede de tirar, ou tentar tirar algumas conclusões.
me parece que essa suspensão é de dois "links" como se fala por aqui, presa em uma travessa central do chassi em apenas um ponto.?????
não percebi nenhuma barra "panhard".
já está pronto dessa maneira ou vai ser acabado com a instalação de mais algum elemento da suspensão?
se já está pronto assim me ajude com uma dúvida: o que impede o eixo de dançar embaixo do carro?
abraços.
O sistema foi desenvolvido pelo Bugarelli que é o mecanico. O custo fica em torno de 5$$$ instalado. Segue mais algumas fotos para melhor viasualizar, inclusive com a barra "panhard" instalada.
me parece que essa suspensão é de dois "links" como se fala por aqui, presa em uma travessa central do chassi em apenas um ponto.?????
não percebi nenhuma barra "panhard".
se já está pronto assim me ajude com uma dúvida: o que impede o eixo de dançar embaixo do carro?
Pelo que entendi é só isso mesmo. Preso no centro, mas tem a panhard sim.
Veja na foto o suporte da panhard no chassi, atrás da linha do eixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=60261&d=1156604061
Eu queria ver esse ponto central de fixação... Não tem fotos melhores?
[]'s
Opa... Respondemos quase juntos...:mrgreen:
[]'s
:shock: Nossa... Fica tudo preso à uma única bucha, que vai trabalhar na maior parte do tempo no sentido axial. Essa bucha, por melhor que seja, não vai durar nada. Além de ela própria limitar o curso da suspensão.
É como a bucha dos links do Engesa, só que no lugar de 2, vc só tem 1.
Além disso, a parte estrutural desse sistema... bem, nem dá para chamar de estrutura, pois são chapas retas. A resistência está diretamente ligada à resistência da chapa à torções. Além do eixo ficar preso pela rosca da porca central, e nada mais.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=60509&d=1156864386
Pra passear por aí, com um jeep macio até vai... Mas fazendo trilha... sei não...:pensativo:
[]'s
Como essa suspensão fica presa num único ponto, não há risco do eixo ficar desalinhado?
Como é feito o alinhamento correto das rodas em suspensão desse tipo?
Como essa suspensão fica presa num único ponto, não há risco do eixo ficar desalinhado?
Como é feito o alinhamento correto das rodas em suspensão desse tipo?
De fato: não tem como!
Claro que os braços devem ser alinhados e o pino deve ficar bem centralizado. É só medir e instalar no lugar correto.
Porém, em movimento, o eixo poderá ficar atravessado, na medida que a bucha ceder. E convenhamos, com uma alavanca dessas, isso é muito fácil de ocorrer.
A panhard pode segurar lateralmente, mas nada impede de uma roda ir mais para a frente do que a outra, no mesmo eixo.
Definitivamente, eu não faria assim...:mrgreen:
[]'s
Giovani,
É impressão minha ou a mesma travessa que segura o câmbio está fixada a suspensão? É isso?
[s] incrédulos,
Duda Lopes
29/08/2006, 15:59
Walmir,
Me desculpe, não sou nenhum expert, mas essa suspensão acredito não ser muito confiável, tá me cheirando a Gambi...:mrgreen:
[]´s preocupados com a segurança do Amigo.
dEPOIS O PESSOAL DETONA A JR4X4::::
Elmer_Jeep
29/08/2006, 17:06
tá me cheirando a Gambi...:mrgreen:
[]´s preocupados com a segurança do Amigo.
Aqui tá é fedendo a gambi, senti de longe... :parede:
De fato: não tem como!
Claro que os braços devem ser alinhados e o pino deve ficar bem centralizado. É só medir e instalar no lugar correto.
Porém, em movimento, o eixo poderá ficar atravessado, na medida que a bucha ceder. E convenhamos, com uma alavanca dessas, isso é muito fácil de ocorrer.
A panhard pode segurar lateralmente, mas nada impede de uma roda ir mais para a frente do que a outra, no mesmo eixo.
Definitivamente, eu não faria assim...:mrgreen:
[]'s
Pois é! Mas a panhard tem regulagem...
Se desalinhar você consegue alinhar regulando-a.
Nesse sistema aí, se a bucha central gastar, deve passarinhar até a alma do jipe! rs
Rogério Tortato
29/08/2006, 20:07
na verdade eu estava preocupado com a movimentação ou desalinhamento do eixo lá atras.
depois pensei melhor e vi que isso é de menos.
a suspensão é presa ao chassi só em um ponto, numa travessa central, com uma rosca e uma porca e buchas.
essa rosca ou pino com rosca tem que suportar os movimentos da suspensão na descendente e ascendente, torções para a esquerda e direita, giros laterais, além da própria força de tração do jeep, sim, é por aquele parafuzinho que o eixo vai transmitir ao resto do carro toda a tração e também frenágens.
tem que confiar no parafusinho.
amigo, sinceramente nós do fórum estamos preocupados com a sua segurança.
Giovani,
É impressão minha ou a mesma travessa que segura o câmbio está fixada a suspensão? É isso?
Sim!
Imagine, se precisar retirar a caixa por algum motivo, como uma simples troca do disco de embreagem, vc tem que desmontar a suspensão...:putz:
Ou retirar o motor...:rolleyes:
Pois é! Mas a panhard tem regulagem...
Se desalinhar você consegue alinhar regulando-a.
Nesse sistema aí, se a bucha central gastar, deve passarinhar até a alma do jipe! rs
Regulagem na panhard???:shock: De quê isso adianta?
A panhard não precisa ter regulagem, ou ela vai deixar o eixo no lugar ou não vai. Ela só segura lateralmente. À menos que o cálculo do seu tamanho e suportes não sejam tão precisos...:-P
Esse jeep vai andar como um carangueijo...:lol:
amigo, sinceramente nós do fórum estamos preocupados com a sua segurança.
X2!
Certifique-se de que a gaiola suporte um capotamento, use bancos concha, cintos de 4 pontos e capacete!
Boa sorte!:mrgreen:
Walmir...
Na boa amigo, com segurança não se brinca. Se já está montando isso no jeep, sinto muito... Temos vários relatos semelhantes aqui no fórum, sobre "maravilhas" como essas. Inclusive de acidentes... Fique esperto.
[]'s
FernandoRisso
30/08/2006, 08:28
Galera,
Por incrível que pareça essa bagaça funciona, naum sei se do jeito que está montada, mas existe. Os gringos chamam de monolink ou 1 link, porém o ponto fundamental é ter uma "bola" enorme que é o ponto de junção entre o braço triangular (tem que ser para ajudar a manter o eixo alinhado) + é necessário o uso de uma panhard de qq forma.
Para os gringos parece que funciona, mas como uma suspensão para uso em trilhas somente (baixa velocidade), em uso on-road as coisas se complicam pela instabilidade. Foi citado casos em que essas "bolas" quebraram e o eixo simplesmente saiu voando... :parede:
Vejam o esquema na imagem, os braços são soldados ao eixo e toda a movimentação é feita pela uniball que tem que ser muito forte para aguentar todos os movimentos, pode ser também um terminal rotular grande.
Eu não usaria, mas se o orçamento fosse apertado, pode até ser. Mas como o amigo escreveu essa suspensão custa 5mil... :parede: :pensativo: . É acho q vou começar a vender um kit de 4-link pra CJ... :parede: :pensativo:
Pra quem quiser encontrei 2 tópicos no pirate que podem ajudar:
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?referrerid=57133&t=465802
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?t=235977&highlight=golf+balls
[]'s esclarecidos :-D
Elmer_Jeep
30/08/2006, 08:51
Mas como o amigo escreveu essa suspensão custa 5mil...
Queria eu poder ter 5 conto pra gastar só na suspensão...
... mas como Deus não dá asas à cobras...
[]'s semi elípticos.
Fernando,
Pode até funcionar, mas repare que o pino que segura os braços são beeeeem mais resistentes que daquele vendido aqui.
Eu que não entendo muito de suspensão já avaliei alguns erros como a falta de uma cinta limitadora e a fragilidade desse pino central, imagina quem conhece.
E por 5000 latas, é muita gambiarra por muita grana.
Minhas sinceras desculpas se alguém pagou para colocar isso.
[s] achando que já tinha visto de tudo,
Elmer_Jeep
30/08/2006, 10:06
[s] achando que já tinha visto de tudo,
eu já vi,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12508
[]'s
Vinicius_4x4
30/08/2006, 10:52
Já vou avisando que não nem quase nada sobre suspensão :mrgreen:, mas como sou curioso e tenho interesse nestes assuntos, vou me meter na conversa :twisted:.
Analisando a foto do modelo "gringo", fiquei com uma dúvida. Existe dois pontos de "rotulação" naquela peça que vai presa na travessa da caixa, estou certo? Vejam na foto os pontos que estou imaginando que seja estes "pontos de rotulação". Na seta vermelha seria o movimento do eixo para cima e para baixo, e na seta azul seria o giro do eixo em relação aquele ponto de fixação.
[]´s imaginando coisas e cheio de "termos" técnicos :twisted:.
FernandoRisso
30/08/2006, 12:09
Vinicius,
Nessa junta o eixo se move em todas as direções, como uma esfera, porém com um limite para o lateral e torção, porém nenhum para cima e para baixo.
[]'s tentando esclarecer... :D
Pq complicar tanto... Põe uma bola e um engate de carretinha...:lol: :lol:
[]'s
Vinicius_4x4
30/08/2006, 13:28
Vinicius,
Nessa junta o eixo se move em todas as direções, como uma esfera, porém com um limite para o lateral e torção, porém nenhum para cima e para baixo.
[]'s tentando esclarecer... :D
OK, acho que entendi!! :concordo: No caso só tem movimento na parte onde eu indico com a seta vermelha (que é a uniball), na azul não tem movimento nenhum. Pelo visto esta suspensão não serve para velocidades muito elevadas mesmo :pensativo: :mrgreen: .
Pq complicar tanto... Põe uma bola e um engate de carretinha...:lol: :lol:
Boa adaptação!! Vou dar esta idéia para os mecânicos daqui de NH, eles são especialistas em adaptações deste tipo :parede: :parede: .
[]´s
FernandoRisso
30/08/2006, 20:42
Giovani,
Parece piada, mas a maioria dos gringos que montam essa suspensão usam um bola dessas de engate pra trailers e montam uma forma de prendê-las com um bico de engraixadeira pra lubrificar e aumentar a vida útil.
[]'s incentivando o pessoal a inovar... :mrgreen:
Pq complicar tanto... Põe uma bola e um engate de carretinha...:lol: :lol:
[]'s
Parece piada, mas a maioria dos gringos que montam essa suspensão usam um bola dessas de engate pra trailers e montam uma forma de prendê-las com um bico de engraixadeira pra lubrificar e aumentar a vida útil.
Qualquer semelhança é mera coincidência...:lol:
Vcs já tentaram dar marcha ré tendo uma carretinha engatada atrás? (já tão pensando bobagem...:mrgreen: )
Agora imaginem o comportamento do eixo dianteiro nessa situação.:putz:
[]'s
fernandão
30/08/2006, 21:19
pra vcs verem tem gambiaras na terra do tio Sam tambem :twisted:
e pelo jeito das brabas :shock: :parede:
[]´s achando que tem "jeitinho " em todo lugar :putz:
Foi citado casos em que essas "bolas" quebraram e o eixo simplesmente saiu voando... :parede:
Agora imagine essa aqui do tópico, que é presa só pela rosca do pino e trabalha com uma bucha de borracha!:shock:
Eu não usaria, mas se o orçamento fosse apertado, pode até ser. Mas como o amigo escreveu essa suspensão custa 5mil... :parede: :pensativo:
Dá para comprar 2 carretinhas completas!:mrgreen:
Monolink o KCT... É "eixo carretado"...:lol:
[]'s de quem vai apanhar logo logo...:-P
Conversando com o criador da criatura, tenho as seguintes respostas :
Nececidade de cinta limitadora: não precisaria já que a suspensão esta presa pelo amortecedor e pelas molas
O que impede o eixo de dançar em baixo do carro são as barras panhard
As buchas são de borracha usada na F4000, e pressão nela e mínima (vamos ver qto tempo dura.) Quando a bucha gastar, o que e natural com varias peças de um veículo, deve ser trocada.
Não são chapas, são tubo quadrado
A suspensão e presa ao chassi em três pontos ( o “parafusinho” de 1”, as molas e os armotecedores)
Se precisar tirar a caixa e só soltar 8 parafusos que abaixa a suspensão
A panhard com regulagem é se por algum motivo trocar as molas por outras maiores precisara de uma regulagem (...moro no litoral paulista e sei como carangueijo anda..kkkkk..)
Ah! Obrigado amigos pelos conselhos sobre segurança, item fundamental na diversão
O Jeep ficou pronto e rodei com ele mais ou menos 60 km de asfalto do mecânico até minha casa e ele se comportou muito bem, com um conforto excelente sem aqueles tipicos trancos empisos inrregulares e lombadas , também fiz um pequena trilha onde deu para perceber o curso da suspensão deixando sempre as 4 rodas em contato com o solo, até agora e só alegria....
FernandoRisso
04/09/2006, 08:47
Walmir,
Mantenha-nos informado sobre a suspensão e poste alguma foto do curso máximo depois das mudanças.
[]'s
Walmir,
Não vou ficar falando muito das resposta pra não parecer que estou te desanimando. Mas um conselho: coloque uma cinta limitadora sim! Amortecedor não é pra segurar eixo. Na primeira vez que der fim de curso ele já danifica. Amortecedor não foi feito para dar batente (não desse tipo pelo menos).
Fique de olho sempre naquele parafusinho. Ele que segura a suspensão no lugar. As molas e os amortecedores não farão isso.
[s] cautelosos,
Marcelo, valeu pelo toque, vou ficar de olho, mas agora e usar para ver o resultado....
Fala Walmir!!!
Tchê, não me entenda mal... Já penei um pouco para "copiar" uma suspensão e fiz muita pesquisa sobre esse assunto. Além de olhar em sites gringos, aqui no fórum tem muita coisa sobre o assunto.:concordo:
Quem sou eu para criticar ou ficar desmerecendo o serviço de outro, mas pelo pouco conhecimento que tenho, gostaria de comentar sobre as respostas que vc recebeu do "criador".
Na boa, só estou preocupado com a segurança desse sistema.
Vamos em partes...
Nececidade de cinta limitadora: não precisaria já que a suspensão esta presa pelo amortecedor e pelas molas
Como bem disse nosso colega Marcelo, amortecedor não foi feito para segurar uma abertura total da suspensão. Ele simplesmente quebra, se der batente em fim de curso. Quebrei amortecedor (originais do jeep) 2 vezes , com SPOA, quando a suspensão abriu toda... O olhal ficou no suporte e no tubo abriu um buraco, vazando todo o óleo.
Se o amortecedor quebra, a suspensão abre mais ainda, o que pode ocasionar o desencaixe ou até a quebra das molas. Por mais que a mola esteja parafusada, ela é uma espiral aberta na ponta e não um olhal fechado.
Não são chapas, são tubo quadrado
Tubo só nos tirantes. O vértice dos tirantes é só uma chapa e a base do parafuso é só uma chapa. É nesses pontos que o esforço se concentra.
Se tivesse uma travessa nesses tirantes, próximo ao vértice, vc teria uma resistência muito maior. Em vez de "\_/" vc teria "\-/". (Considere o tracinho emendado nas "\ /".):mrgreen:
Na travessa da caixa, o suporte do parafuso, deveria ser como os suportes dos amortecedores, no chassi do jeep. Só que nesse caso, ainda maiores...
Isso pra não dizer que nesse ponto deveria haver outro tipo de terminal...
A suspensão e presa ao chassi em três pontos ( o “parafusinho” de 1”, as molas e os armotecedores)
O que impede o eixo de dançar em baixo do carro são as barras panhard
Não é bem assim... Molas e amortecedores não tem a função de "segurar" o eixo no seu lugar. A função deles é absorver o movimento da suspensão.
São os tirantes e a panhard que compõe a "estrutura" da suspensão. Nesse caso o eixo está preso por apenas 2 parafusos: o central, na travessa da caixa e 1 parafuso menor num dos lados do eixo (panhard).
Só nesse aspecto dá para perceber onde as forças estão atuando. Esse parafuso do eixo, vai ter que segurar todo o esforço lateral do eixo, que sempre teima em "passarinhar"...
A panhard está sobrecarregada. Ela foi projetada para suportar um esforço lateral, onde o eixo desloca-se paralelamente à barra. Isso acontece quando temos 2 pontos de fixação no chassi, um em cada longarina.
Nesse caso só existe 1 ponto central, logo, o eixo ao deslocar-se, vai girar fazendo um arco. Quando ele sair para a esquerda, essa roda tende à adiantar-se em relação à roda direita, além de convergir alguns graus, aumentando ainda o desgaste dos pneus. Portanto, quem fará um "arco" é a panhard. Uma ponta será forçada para a frente do jeep e a outra para trás. Eu sei que são apenas alguns centímetros, mas é assim que está funcionando. (efeito carangueijo...:mrgreen: )
Não é pelo fato do parafuso ter 1" ou 3"... É que o esforço está sendo suportado somente pela resistência do material, não por uma geometria adequada. Isso causa fadiga do material, que mais cedo ou mais tarde, vai quebrar.
Com um bom desenho, vc poderia usar parafusos de 1/2" e obter uma resistência muito superior.:concordo:
Ah! Obrigado amigos pelos conselhos sobre segurança, item fundamental na diversão
O Jeep ficou pronto e rodei com ele mais ou menos 60 km de asfalto do mecânico até minha casa e ele se comportou muito bem, com um conforto excelente sem aqueles tipicos trancos empisos inrregulares e lombadas , também fiz um pequena trilha onde deu para perceber o curso da suspensão deixando sempre as 4 rodas em contato com o solo, até agora e só alegria....
A sensação de andar sobre as molas helicoidais é essa mesmo. Mas vc não faz idéia do esforço necessário para deixar o eixo no seu devido lugar...;)
[]'s do chato de plantão...:putz:
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