PDA

Ver Versão Completa : Part-time ou Full-time



Zé Novais
24/08/2006, 12:12
Fala galera...
É possivel um Niva Part-time? Seria Melhor, pior, quais as vantagens e desvantagens? De tudo que li aqui e ouvi pelas ruas sobre os 4x4, principalmente os Russos, num niva part-time ganhariamos em desempenho, economia, e resposta... e quando preciso usariamos eles em 4x4... mas e ai? Alguem conhece? É possivel?
Abraço a todos.

Hervé Roberto
24/08/2006, 12:44
Acredito que tranformar um veículo 4x4 full-time, para part-time vai gerar um desgate muito maior do eixo de tranmissão que tracionará o veículo, a longo prazo isto pode gerar um custo na troca de peças muito maior que a economia conseguida. Eu não faria isso. recomendo um Kit GNV se o maior problema for economia.

pedrodoniva
24/08/2006, 13:28
Melhorar o desempenho???Pra quÊ?vc vai competir com com o Niva? Dexa ele do jeito que tá...como o Hervé disse,se o maior problema é a economia,poe GNV nele,sai mais barato e valoriza o jipe.Se passar pra 4x2 vai estragar o carro,e se for precisar vender,vende a preço de banana...

Rones Jr
24/08/2006, 14:03
É só repararem no tamanho dos diferenciais e comparar com os de carros part time, como Suzukis e Willys.

O conjunto foi projetado e dimensionado para ser full time, inclusive com sérias implicações na dirigibilidade.

Ao tirar o sistema vc vai concentrar 100% do esforço onde havia apenas 50%.

Se vc comparar o Niva regulado é comparável a maioria dos part times por aí. Considerando que ambos usem carburador. Meu tem um Willys relíquia, carburador zero, ultra regulado, faz 5,0 km/l,...o Shrek andando em circuiti urbano cuja limpeza e regulagem de carburador foi a 10.000 km atrás....ta fazendo 6,8 - 7,2 km/l. O que faço é limpar as velas uma vez por mês...e umas batidinhas no filtro pra tirar a poeira.

Rones Jr
24/08/2006, 14:04
Complementando, já vi, andei e não gostei. O carro fica horrível. E o cara ainda queria me engabelar dizendo que era de fábrica....fala sério!

pedrodoniva
24/08/2006, 14:12
uaheauehae,um cara no Mercado Livre tmb insistiu que era de fábrica...........c acha?!?!?!?!?!

Hervé Roberto
24/08/2006, 14:53
Eu tinha esquecido deste detalhe Rones, realmente o consumo do Niva é praticamente igual aos part-time carburados que eu já vi.

Cursino
25/08/2006, 09:55
Zé, possível até é, mas tem q ser feita muita gambiarra, o monobloco do niva não foi projetado para essa sobrecarga, a t-csae tb não, vc vai ter q andar bloqueado, seu eixo traseiro vai abrir o bico e vc não vai conseguir fazer curvas com ele. Pra mim, o grande Tzão do niva é a tração fulltime, dá uma p*ta estabilidade e distribui mellhor ass forças no veículo, podendo-se assim ter um conjunto mais leve com a mesma resistencia. E tem outra, carro original quebra menos e qq meca bom arruma. carro adaptado te faz refém de quem fez as adptações.

Wallace
25/08/2006, 14:12
Acho que voce confunde muita coisa.
Part-time é a tração 4x4 sem a ação de um diferencial central, basta bloquear o diferencial central do niva para ele estar em 4x4 Part-time, que como o nome explica só pode ser usada em parte do tempo, ou seja em piso sem aderencia ou vai forçar ou quebrar algo.
Agora querer andar num Niva em 4x2 não faz sentido.
Não vai ganhar em desempenho. Como ganharia em desempenho?
Não vai ganhar em economia. Como ganharia?
E ainda pode quebrar algo como por sobrecarga no eixo traseiro que não foi projetado para suportar toda a carga o tempo todo.

Tenho uma Cherokee Sport que tem todas as opções posiveis, como 4x2, 4x4 Full-time e 4x4 part-time e lhe digo que não tem vantagem de desempenho e economia andar em 4x2.

Wallace
25/08/2006, 14:35
Senhores 4x2 não tem nada a ver com 4x4 part-time.
Alias o Niva já é um 4x4 part-time quando bloqueia o diferencial central.

Led
25/08/2006, 17:31
Caro Wallace, quem está confundindo as coisa é você. O niva é um veículo 4X4 full-time, ou seja, suas QUATRO rodas tracionam o tempo todo (FULL-TIME), independente de estar com o bloqueio de diferencial central acionado ou não. Já um veículo 4x4 part-time tem a OPÇÃO de andar em 4x2 ou 4x4 em parte do tempo (PART-TIME), OK? Bom, agora vamos ao tópico...
Além de tudo o que foi dito já, acho difícil tornar o Niva part-time sem a troca dos eixos por algum já apto a isso, como os eixos da Hilux, como já vi. Além do mais, teria que ser criado algum mecanismo para "desligar" o eixo dianteiro, e não somente rodas-livres, pois todo o sitema dianteiro continuaria o movimento apenas não transmitindo mais o torque para as rodas, enfim muito complicado ($$$$$$$) para econimizar algum!!!

Cavalcante
25/08/2006, 20:34
Led,
1. Part-Time NÃO quer dizer 4x2 e 4x4 opcional. Quer dizer, em tradução direta e em bom português "em parte do tempo". Exatamente o que o Wallace descreveu no outro tópico que o camarada postou. Ponto.
2. Não só o eixo sofre com isso, como a transferência, câmbio, embreagem, etc. Todo o sistema de transmissão do carro foi projetado com base em um conceito. Mudar este conceito envolve interferências em todos os componentes da transmissão.
3. Outro nó legal, que volta pro 2: pra rolar tem que trocar a transferência, que é uma das poucas coisas excelentes no niva...

emtsuhako
25/08/2006, 21:04
Colegas, tirei isso do site http://www.tecnica4x4.com.br/gloss4x4.htm

2WD: Ou Two Wheel Drive, significa que o veículo tem tração em apenas duas rodas. Esta configuração equipa a grande maioria dos veículos, quando o sistema de tração é instalado no eixo traseiro ou dianteiro.

4WD: Ou Four Wheel Drive, significa que o veículo tem tração nas quatro rodas. Esta configuração equipa todos os veículos 4x4, utilitários ou SUVs. Em alguns modelos se pode engatar a tração 4x4 a partir da roda livre e alavanca, ou através de comando elétrico no painel. A maioria tem tração permanente na traseira e opcional na dianteira, exceção para o Honda CVR que traciona normalmente na dianteira e aciona o eixo traseiro quando necessita de mais tração.

Full-time 4WD - Tração 4x4 integral: Recurso disponível em veículos equipados com diferencial central, que permite a utilização da tração 4x4 até em rodovias. Modelos como o Mitsubishi Pajero e os Jeeps Cherokee possuem este recurso e podem ainda rodar em 4x2, já os Land Rovers e o Niva por exemplo, transitam com tração nas quatro rodas permanentemente.

Part-Time 4WD: A caixa de câmbio não possui diferencial central, e para estes veículos a tração 4x4 deve ser usada somente em situações fora de estrada, evitando o asfalto e estradas de terra muito boas, em altas velocidades. Alguns veículos com este sistema são os Toyota Bandeirante, Nissan Pathfinder, Jeep CJ, JPX, Suzuki Samurai, pick-up Frontier Nissan, pick-up L-200 Mitsubishi, Troller.

Agora, uma dúvida, no serviço eu dirijo uma S-10 4x4... dúvida: posso utilizar sempre a opção 4x4 High na cidade (Sampa)??? Na terra, em terreno difícil, eu costumo usar 4x4 Low... nas rodovias eu uso 4x2 mesmo... qdo uso 4x2 na cidade, percebo que em subidas (Sampa tá cheio de morros asfaltados!!!) o carro sofre e chega a tremer muitas vezes... e aí, alguém mata essa dúvida???

emtsuhako
25/08/2006, 21:08
Zé, numa adaptraição de Niva 4x2, é bem provável que antes que o sistema de transmissão vá pro saco, algum ponto de fixação fissure, trinque e comprometa a estrutura do russinho que é monobloco...

Cavalcante
25/08/2006, 22:03
Edson, seguinte:
4WD: qualquer veículo com tração nas quatro rodas, permanente (nivas, lands e poucos outros) ou não (a imensa maioria)
4WD Full-time: literalmente, 4x4 todo-o-tempo. Veículos com tração integral permanente. Para isso é preciso um diferencial central, que compensa as diferenças de tração (portanto rotação) entre os eixos dianteiro e traseiro, assim como um diferencial de eixo compensa as diferenças de rotação entre as rodas do eixo.
4WD Part-time: literalmente, 4x4 em parte-do-tempo. São veículos com tração em um eixo (geralmente o traseiro) mas que possuem transmissão para o eixo dianteiro. Não possuem diferencial na caixa de transferência e se comportam, quando do engate da 4x4, como um niva ou land com o diferencial "blocado".

Em terrenos com aderência (asfalto, por exemplo) você NÃO PODE usar a S-10 em 4x4, pelo que foi dito acima. Se houver, e há, diferença de rotação entre os eixos, e ambos estiverem tracionando, e estarão, dada a alta aderência, sem um diferencial pra compensar, a conta sobrará pra algum componente da transmissão, o que for mais fraco ou que estiver mais próximo da fadiga...

Led
25/08/2006, 23:16
Desculpe Cavalcanti, mas eu não disse que part-time significa OPÇÃO... Mas sim "parte do tempo", leia novamente minha mensagem... e o que você postou depois, diz exatamente a mesma coisa que eu escrevi, leia atentamente... Ou seja, DIFERENTE do que o Wallace escreveu...

"4WD Part-time: literalmente, 4x4 em parte-do-tempo. São veículos com tração em um eixo (geralmente o traseiro) mas que possuem transmissão para o eixo dianteiro. Não possuem diferencial na caixa de transferência e se comportam, quando do engate da 4x4, como um niva ou land com o diferencial "blocado"."
Ou seja, 4x2 (geralmente traseiro) com a opção de utilizar o 4x4 em "parte-do-tempo", como na lama...

Não precisa ficar bravo, se você ou o Wallace se sentiram ofendidos, me desculpe, o intuito não é esse. Isso é um fórum democrático para as pessoas trocarem idéias e conhecimentos, quando escrevi pensei apenas em esclarecer dúvidas de alguém. Me desculpe se pareci ofensivo.

Wallace
26/08/2006, 09:17
Não o fato de ser monobloco o problema, pois tem outros veiculos que também são e não tem problema.
É coisa de projeto, problema de fabricação ou até mesmo de manutenção e uso.

Wallace
26/08/2006, 09:51
Caro Wallace, quem está confundindo as coisa é você. O niva é um veículo 4X4 full-time, ou seja, suas QUATRO rodas tracionam o tempo todo (FULL-TIME), independente de estar com o bloqueio de diferencial central acionado ou não. Já um veículo 4x4 part-time tem a OPÇÃO de andar em 4x2 ou 4x4 em parte do tempo (PART-TIME), OK? Bom, agora vamos ao tópico...
Além de tudo o que foi dito já, acho difícil tornar o Niva part-time sem a troca dos eixos por algum já apto a isso, como os eixos da Hilux, como já vi. Além do mais, teria que ser criado algum mecanismo para "desligar" o eixo dianteiro, e não somente rodas-livres, pois todo o sitema dianteiro continuaria o movimento apenas não transmitindo mais o torque para as rodas, enfim muito complicado ($$$$$$$) para econimizar algum!!!Led, eu garanto que não estou confundindo nada e aprendi até isso na Faculdade como engenheiro mecanico automobilistico.
Então eu posso errar como todo mundo, mas tenho um bom conhecimento na área, seja por obrigação de estudo, seja por gostar ou mesmo por obrigação de trabalho já que trabalho no ramo 4x4.
É uma confusão comum pelas nomenclaturas similares, mesmo porque é tratado errado em muitos sites e mesmo em livros e revistas.
Recomendo uma lida em um artigo meu:
http://www.geocities.com/wallacemjr/mergulho/tracao.html
Assim tração 4x4 permanente ou 4x4 integral é o veiculo que nunca anda em 4x2 como o Niva pois não tem a opção 4x2.
Todo o veiculo 4x4 integral usa para andar no asfalto a opção de tração 4x4 full-time que também é conhecida como 4x4 de tempo integral ou ainda 4x4 all time. Que é justamente quando se esta em 4x4 com um diferencial central trabalhando para permitir rotações diferentes entre os cardans. Repare que uma é a definição do tipo de tração que o veiculo tem e outro somente uma opção de tração.
Existe ainda a opção de tração 4x4 part-time ou 4x4 de tempo parcial que é quando se anda em 4x4 sem o trabalho de um diferencial central, seja porque ele não existe ou porque teve sua ação bloqueada. Assim ambos os cardans vão ter a mesma rotação.
Assim o niva é um veiculo de 4x4 integral que tem a opção de 4x4 full-time, 4x4 part-time e 4x4 part-time reduzida.
A opção 4x4 full-time é quando permite ao diferencial central trabalhar, assim pode usar em qualquer tipo de piso, então o nome é full time, pois voce pode usar em todo o tempo.
A opção 4x4 part-time é quando se bloqueia o diferencial central, assim como o nome já fala voce só pode usar essa opçãop em parte do tempo, no caso em pisos com baixa aderencia, ou pode danificar algo
Uma Cherokee Sport Automatica, por exemplo, não é um veiculo 4x4 integral integral como o niva, pois tem a opção 4x2.
Mas tem também as opções 4x4 full-time, 4x4 part-time e 4x4 part-time reduzida.
Isso porque também tem o diferencial central e sua opção de bloqueio.
Acho que o exemplo da Cherokee facilita o entendimento.

Wallace
26/08/2006, 09:57
Colegas, tirei isso do site http://www.tecnica4x4.com.br/gloss4x4.htm

2WD: Ou Two Wheel Drive, significa que o veículo tem tração em apenas duas rodas. Esta configuração equipa a grande maioria dos veículos, quando o sistema de tração é instalado no eixo traseiro ou dianteiro.

4WD: Ou Four Wheel Drive, significa que o veículo tem tração nas quatro rodas. Esta configuração equipa todos os veículos 4x4, utilitários ou SUVs. Em alguns modelos se pode engatar a tração 4x4 a partir da roda livre e alavanca, ou através de comando elétrico no painel. A maioria tem tração permanente na traseira e opcional na dianteira, exceção para o Honda CVR que traciona normalmente na dianteira e aciona o eixo traseiro quando necessita de mais tração.

Full-time 4WD - Tração 4x4 integral: Recurso disponível em veículos equipados com diferencial central, que permite a utilização da tração 4x4 até em rodovias. Modelos como o Mitsubishi Pajero e os Jeeps Cherokee possuem este recurso e podem ainda rodar em 4x2, já os Land Rovers e o Niva por exemplo, transitam com tração nas quatro rodas permanentemente.

Part-Time 4WD: A caixa de câmbio não possui diferencial central, e para estes veículos a tração 4x4 deve ser usada somente em situações fora de estrada, evitando o asfalto e estradas de terra muito boas, em altas velocidades. Alguns veículos com este sistema são os Toyota Bandeirante, Nissan Pathfinder, Jeep CJ, JPX, Suzuki Samurai, pick-up Frontier Nissan, pick-up L-200 Mitsubishi, Troller.

Agora, uma dúvida, no serviço eu dirijo uma S-10 4x4... dúvida: posso utilizar sempre a opção 4x4 High na cidade (Sampa)??? Na terra, em terreno difícil, eu costumo usar 4x4 Low... nas rodovias eu uso 4x2 mesmo... qdo uso 4x2 na cidade, percebo que em subidas (Sampa tá cheio de morros asfaltados!!!) o carro sofre e chega a tremer muitas vezes... e aí, alguém mata essa dúvida???Oi Edson, Eu ajudei o João Roberto do site que voce passou com o livro dele (acha meu nome nos agradecimentos do livro rs rs).
Mas no site ele não pediu ajuda rs rs.
Em Part-Time 4WD o correto seria como Full-time 4WD dizer que é uma opção e não um tipo de veiculo, pois quase todos os veiculos que tem a opção de Full-time 4WD tem também a opção Part-Time 4WD, sendo assim não é um tipo de veiculo, mas uma opção de tração.

Wallace
26/08/2006, 10:10
Edson, seguinte:
4WD: qualquer veículo com tração nas quatro rodas, permanente (nivas, lands e poucos outros) ou não (a imensa maioria)
4WD Full-time: literalmente, 4x4 todo-o-tempo. Veículos com tração integral permanente. Para isso é preciso um diferencial central, que compensa as diferenças de tração (portanto rotação) entre os eixos dianteiro e traseiro, assim como um diferencial de eixo compensa as diferenças de rotação entre as rodas do eixo.
4WD Part-time: literalmente, 4x4 em parte-do-tempo. São veículos com tração em um eixo (geralmente o traseiro) mas que possuem transmissão para o eixo dianteiro. Não possuem diferencial na caixa de transferência e se comportam, quando do engate da 4x4, como um niva ou land com o diferencial "blocado".

Em terrenos com aderência (asfalto, por exemplo) você NÃO PODE usar a S-10 em 4x4, pelo que foi dito acima. Se houver, e há, diferença de rotação entre os eixos, e ambos estiverem tracionando, e estarão, dada a alta aderência, sem um diferencial pra compensar, a conta sobrará pra algum componente da transmissão, o que for mais fraco ou que estiver mais próximo da fadiga...Para mim tem confusão ai também.
4WD Full-time e 4WD Part-time são opção de tração de determinados veiculos e não o tipo de veiculo.

emtsuhako
27/08/2006, 18:11
Wallace, eu ainda vou comprar esse livro do João Roberto!!! Aí vc e o João autografam pra mim, blz?

Cavalcante, mas a impressão que tenho é que em subidas, mesmo no asfalto, e em 4x2, a S-10 sofre muito pra andar, tanto que chega a tremer... em 4x4 High ela vai bem macio... será que é algum problema no sistema de transmissão? Ou é normal ela se comportar assim?

emtsuhako
27/08/2006, 18:14
Wallace, existe alguma forma de reforçar a estrutura do Niva??? Tipo, reforçar as longarinas e transversinas com algum tipo de chassis???

Cavalcante
28/08/2006, 23:06
Assim o niva é um veiculo de 4x4 integral que tem a opção de 4x4 full-time, 4x4 part-time e 4x4 part-time reduzida.

Wallace, segundo sua definição de part-time, o trecho acima está errado, já que, no Niva, a reduzida independe do bloqueio central. Pode-se utilizar a reduzida com o carro blocado ou não. O correto então seria dizer que o Niva tem as opções de 4x4 full-time, full-time reduzido e part-time.

Ainda que eu não concorde muito com essa definição... Mas, definições são definições.

Cavalcante
28/08/2006, 23:09
Cavalcante, mas a impressão que tenho é que em subidas, mesmo no asfalto, e em 4x2, a S-10 sofre muito pra andar, tanto que chega a tremer... em 4x4 High ela vai bem macio... será que é algum problema no sistema de transmissão? Ou é normal ela se comportar assim?

Tá com cara de problema de transmissão (uma cruzeta com folga é uma boa pedida), que só tende a piorar e se alastrar com o uso da tração em terrenos de aderência (asfalto, por exemplo...)

Wallace
29/08/2006, 12:23
Wallace, segundo sua definição de part-time, o trecho acima está errado, já que, no Niva, a reduzida independe do bloqueio central. Pode-se utilizar a reduzida com o carro blocado ou não. O correto então seria dizer que o Niva tem as opções de 4x4 full-time, full-time reduzido e part-time.

Ainda que eu não concorde muito com essa definição... Mas, definições são definições.Sorry falha minha.
A Land também é assim e nunca lembro.
Então são veiculos 4x4 integral, já que nunca andam em 4x2.
E que tem opção de 4x4 Full-time e 4x4 Part-time reduzidas ou não (ambas).
Ou que tem as opções: 4x4 Full-time, 4x4 Part-time, 4x4 Full-time reduzida e 4x4 Part-time reduzida.