Ver Versão Completa : Engasgada na Ranger 3.0
Amigos, aconteceu uma coisa estranha na minha Ranger 3.0, viajando a 120 - 140 km/h, de repente ela engasgou, como se faltasse diesel.
Passada uma semana ela engasgou de vêz... e parou, sem dar partida.
Como estava na garantia, levei na Jorlan, que mo informou que poderia ser sujeira no tanque de combustível ou a bomba de alta pressão...
Com a experiência e conhecimento de vocês, será isso mesmo? Ou, o motor 3.0 está começando a apresentar defeitos????
Abraços,
Amigos, aconteceu uma coisa estranha na minha Ranger 3.0, viajando a 120 - 140 km/h, de repente ela engasgou, como se faltasse diesel.
Passada uma semana ela engasgou de vêz... e parou, sem dar partida.
Como estava na garantia, levei na Jorlan, que mo informou que poderia ser sujeira no tanque de combustível ou a bomba de alta pressão...
Com a experiência e conhecimento de vocês, será isso mesmo? Ou, o motor 3.0 está começando a apresentar defeitos????
Abraços,
Que nada.
Ou é sujeira no filtro ou algum sensor, algo do tipo.
Diesel tem que ser muito bem filtrado, pois é um combustivel "um pouco sujo".
Abraços.
Ambinfo,
Não creio que seja nenhum motor específico(International,toyota, MWM) , mas todos eles são sensíveis a combustivel contaminado.
O que sei da Toyota é o seguinte:-Algumas ficam sem potencia e ou param de vez .As primeiras a Toyota trocava bomba e bicos para avaliação e concluiram que um componente da Bomba de alta pressão foi o único que estragou em todos os casos e a partir de uma certa data ela anda trocando somente esse componente que é exatamente o que regula a pressão(no caso da Toyota é um atuador eletromecanico mas creio que as outras sejam semelhantes).
Todos os casos tiveram como causa o combustível com contaminantes sendo a agua um dos principais.A agua faz esse atuador emperrar em parte por falta de lubrificação em outras por oxidar a peça que tem um ajuste muito preciso.
A minha quando tinha 36000 km acendeu a luz do filtro pedindo a troca , tinha colocado um diesel suspeito no interior de Minas e na volta para casa a luz acendeu numa esticada que dei para ultrapassagem e ai ficou acesa.Parecia que o desempenho havia diminuido ligeiramente.
A Toyota troca o filtro de combustível na garantia (a vida seria 150.000 km que eu acho absurdo).Trocado filtro , de fato a potencia voltou ao normal .
O mec me mostrou o filtro e de fato estava nogento , inclusive com um deposito preto e duro no fundo do corpo.Foi limpo e substituido o elemento.
Tomei a decisão de trocar por minha conta o filtro a cada revisão pois por exemplo os carros flex tem problema semelhante de filtro com casos de obstrução com 3000 km!!!.
Tive F1000 com MWM 229 que usava na realidade 3 filtros:-um separador de água que ficava na longarina e mais 2 no cofre.
O mec da concessionária virou meu amigo e ele me mostra as barbaridades que acontecem e na ultima que teve problemas de bomba o diesel do tanque , se deixado em repouso se separava em 2 fases.
A toyota tem reparado todos em garantia sem a menor discussão.
Então no seu caso realmente ou o filtro está meio obstruido ou a bomba não consegue pressurizar convenientemente.
Quantos Km tem a sua e já trocou o filtro alguma vez?
Marcelo R. A. da Cunha
22/08/2006, 17:11
Ambinfo,
Não creio que seja nenhum motor específico(International,toyota, MWM) , mas todos eles são sensíveis a combustivel contaminado.
O que sei da Toyota é o seguinte:-Algumas ficam sem potencia e ou param de vez .As primeiras a Toyota trocava bomba e bicos para avaliação e concluiram que um componente da Bomba de alta pressão foi o único que estragou em todos os casos e a partir de uma certa data ela anda trocando somente esse componente que é exatamente o que regula a pressão(no caso da Toyota é um atuador eletromecanico mas creio que as outras sejam semelhantes).
Todos os casos tiveram como causa o combustível com contaminantes sendo a agua um dos principais.A agua faz esse atuador emperrar em parte por falta de lubrificação em outras por oxidar a peça que tem um ajuste muito preciso.
A minha quando tinha 36000 km acendeu a luz do filtro pedindo a troca , tinha colocado um diesel suspeito no interior de Minas e na volta para casa a luz acendeu numa esticada que dei para ultrapassagem e ai ficou acesa.Parecia que o desempenho havia diminuido ligeiramente.
A Toyota troca o filtro de combustível na garantia (a vida seria 150.000 km que eu acho absurdo).Trocado filtro , de fato a potencia voltou ao normal .
O mec me mostrou o filtro e de fato estava nogento , inclusive com um deposito preto e duro no fundo do corpo.Foi limpo e substituido o elemento.
Tomei a decisão de trocar por minha conta o filtro a cada revisão pois por exemplo os carros flex tem problema semelhante de filtro com casos de obstrução com 3000 km!!!.
Tive F1000 com MWM 229 que usava na realidade 3 filtros:-um separador de água que ficava na longarina e mais 2 no cofre.
O mec da concessionária virou meu amigo e ele me mostra as barbaridades que acontecem e na ultima que teve problemas de bomba o diesel do tanque , se deixado em repouso se separava em 2 fases.
A toyota tem reparado todos em garantia sem a menor discussão.
Então no seu caso realmente ou o filtro está meio obstruido ou a bomba não consegue pressurizar convenientemente.
Quantos Km tem a sua e já trocou o filtro alguma vez?
Homero // Ambinfo
Da uma olhada nesse produto no link abaixo, ele elimina esse problema da água no Diesel, infelizmente é quase impossível de se comprar em pequenas quantidades, eles estavam estudando uma maneira de comercializar em embalagens de 200ml como o MaxDiesel, mas não sei se o projeto se concretizou, eu estou utilizando o concentrado nos meus carros e nunca tive qualquer problema com Bomba ou Bico, na minha ultima viagem ao Sul abasteci em dezenas de postos e não senti qualquer diferença no rendimento.
http://www.xp3.com.br/
Marcelo,
Não costumo usar aditivos de especie nenhuma , a não ser algumas experiencias com o Bardhal Power Diesel , não pelo seus efeitos limpantes , mas pela promessa de aumentar o numero de cetano do diesel .Acontece que a Hilux teoricamente pede diesel com 50 ou mais no numero de cetano e no Brasil costuma ser 42.De fato o ruido do motor diminui , a performance "parece "aumentar e o consumo não se altera.Como custa da ordem de 30,00 para 80l de diesel desisti .O ruido dos motores eletronicos (CR) quando frio é meio peculiar e usando o PD se nota diferença.
XP3
O site é meio safado a medida que não da informação tecnica nenhuma .(as especificações não esclarecem nada).O que da para concluir é que se trata de um detergente muito forte com um efeito tenso ativo (reduz a tensão superficial de liquidos principalmente a agua) e isso explica o mostrado nas fotos e filme.
Quando ele testa a agua no diesel e ela despareceu , na realidade ela está escondida nos espaços intercelulares do combustível .Em querozene de aviação se ocorrer isso , o querozene é descartado pois pode causar dano aos motores a reação.
Nos motores diesel não saberia dizer exatamente mas me parece que o problema é semelhante ao querozene de aviação a menos da confiabilidade e segurança que se espera desse ultimo.
No caso do acido sulfurico ele dissolve a contaminação que se homogeinisa com o combustível quase da mesma forma que a agua e ai passa pelo filtro e vai para o motor .Eu não gosto disso.
Não deveria ter impurezas ou agua no diesel.Mas se tem prefiro que a agua seja decantada e eliminada e que as impurezas sejam retidas pelo filtro.
O ultimo efeito da chama mais limpa , tambem pela diminuição da tensão superficial que permite a pulverização em particulas menores , pode ser benefica ao desempenho.A chama é mais limpa(foto e filme) pois o oxigenio do ar consegue entrar em contato mais facilmente com o combustível(pela menor tensão superficial) e a queima é mais completa alem do que a eváporação é favorecida.(o combustível liquido não se inflama , quem se inflama é o vapor misturado com o oxigenio do ar)
Num motor diesel se quer o combustivel o mais finamente pulverizado possivel por isso desenvolveram o CR que com pressões de 1600 bar de injeção as particulas resultam menores que num sistema mecanico com 200/300 bar.De qualquer maneira o efeito do XP3 nesse aspecto ajuda , talves seja mais notado nos mecanicos .
O problema é que para se ter esse benefício se tem que levar os problemas(agua e impuresas não separáveis do combustível).
Desculpe se pareço chato(talves não seja só aparencia) mas é o que realmente acredito , admito que minhas suposições podem não estar totalmente corretas (mas o site não dá melhores informações) .
Me parece que o que aconteceu com a minha Hilux que acendeu a luz indicando que o filtro estava parcialmente obstruido é a melhor situação.Periodicamente sangro o filtro para retirar a agua(todos deviam fazer isso) e quando coloquei um diesel que por acaso desconfiei , o filtro fez seu trabalho e protegeu o motor.
Obs- se usar XP3 provavelmente nunca vai ter agua para drenar...
Talves o sistema de filtro dos motores CR pelo menos para o Brasil mereça ser melhorado.
Marcelo R. A. da Cunha
23/08/2006, 10:42
Marcelo,
Não costumo usar aditivos de especie nenhuma , a não ser algumas experiencias com o Bardhal Power Diesel , não pelo seus efeitos limpantes , mas pela promessa de aumentar o numero de cetano do diesel .Acontece que a Hilux teoricamente pede diesel com 50 ou mais no numero de cetano e no Brasil costuma ser 42.De fato o ruido do motor diminui , a performance "parece "aumentar e o consumo não se altera.Como custa da ordem de 30,00 para 80l de diesel desisti .O ruido dos motores eletronicos (CR) quando frio é meio peculiar e usando o PD se nota diferença.
XP3
O site é meio safado a medida que não da informação tecnica nenhuma .(as especificações não esclarecem nada).O que da para concluir é que se trata de um detergente muito forte com um efeito tenso ativo (reduz a tensão superficial de liquidos principalmente a agua) e isso explica o mostrado nas fotos e filme.
Quando ele testa a agua no diesel e ela despareceu , na realidade ela está escondida nos espaços intercelulares do combustível .Em querozene de aviação se ocorrer isso , o querozene é descartado pois pode causar dano aos motores a reação.
Nos motores diesel não saberia dizer exatamente mas me parece que o problema é semelhante ao querozene de aviação a menos da confiabilidade e segurança que se espera desse ultimo.
No caso do acido sulfurico ele dissolve a contaminação que se homogeinisa com o combustível quase da mesma forma que a agua e ai passa pelo filtro e vai para o motor .Eu não gosto disso.
Não deveria ter impurezas ou agua no diesel.Mas se tem prefiro que a agua seja decantada e eliminada e que as impurezas sejam retidas pelo filtro.
O ultimo efeito da chama mais limpa , tambem pela diminuição da tensão superficial que permite a pulverização em particulas menores , pode ser benefica ao desempenho.A chama é mais limpa(foto e filme) pois o oxigenio do ar consegue entrar em contato mais facilmente com o combustível(pela menor tensão superficial) e a queima é mais completa alem do que a eváporação é favorecida.(o combustível liquido não se inflama , quem se inflama é o vapor misturado com o oxigenio do ar)
Num motor diesel se quer o combustivel o mais finamente pulverizado possivel por isso desenvolveram o CR que com pressões de 1600 bar de injeção as particulas resultam menores que num sistema mecanico com 200/300 bar.De qualquer maneira o efeito do XP3 nesse aspecto ajuda , talves seja mais notado nos mecanicos .
O problema é que para se ter esse benefício se tem que levar os problemas(agua e impuresas não separáveis do combustível).
Desculpe se pareço chato(talves não seja só aparencia) mas é o que realmente acredito , admito que minhas suposições podem não estar totalmente corretas (mas o site não dá melhores informações) .
Me parece que o que aconteceu com a minha Hilux que acendeu a luz indicando que o filtro estava parcialmente obstruido é a melhor situação.Periodicamente sangro o filtro para retirar a agua(todos deviam fazer isso) e quando coloquei um diesel que por acaso desconfiei , o filtro fez seu trabalho e protegeu o motor.
Obs- se usar XP3 provavelmente nunca vai ter agua para drenar...
Talves o sistema de filtro dos motores CR pelo menos para o Brasil mereça ser melhorado.
Homero
Conheci o XP3 aqui no trabalho, utilizamos nos motores dos geradores de algumas plataformas e o resultado foi realmente muito bom, existem várias empresas aqui no Brasil que utilizam esse produto e a Ecofuel faz um acompanhamento no sistema de injeção e de resíduos acumulados nos motores, pelo relatório que me foi apresentado na época achei um produto com resultados bastante satisfatórios. Tivemos um sério problema de bactérias nos tanques e realmente o resultado com o XP3 foi surpreendente.
Bem de qualquer forma não estou ganhando comissão e não vendo o produto:mrgreen:
Voltando ao tópico..
Minha Ranger, está a 2ª vez parada a uma semana na concessionária, porque os caras NÃO SABEM o problema.
Ela simplesmente perde a força e empaca. Isso sem contar que antes ela começava a acelerar "do nada" .
Na 1ª vez, falaram que era o sensor de temperatura, que "pensou" que ela havia fervido e entrou em modo de segurança...dessa vez aconteceram os mesmos sintomas, mas os caras tão falando que não sabem o que é ! :putz:
ela tem 48000 km... fez todas as revisões e nnguém sabe o porquê!
(Saudades de uma bomba injetora e um cabo de acelerador)
Marcelo,
Para fazer uma faxina não tenho duvida que funciona bem , para uso continuo em motores CR eu teria medo.Se eu estivesse ainda com a Ranger 2.5 eu esperimentaria sem susto.(nela esperimentei de tudo)
Talves eu esteja polarizado pelo site deles que se comporta mais ou menos assim:"O produto é bom ,nos somos bons , nossa equipe tecnica resolve qualquer negocio e o custo deve ser considerado investimento que se paga com a economia obtida".(mas não da nenhuma ideia )
Tem um item sobre instrumentação no site e voce entra ela diz(aproximadamente):Os nossos tecnicos manuseiam a instrumentação adequadamente.
Se o site fosse mais tecnico daria para ter melhor ideia.
Outra coisa foi a semelhança por exemplo do filme que mostra a ação do XP3 com 2 outros produtos:
1- Não era filme , mas a Bardhal tinha uma maquina para demosntrar o bardahal B12 , aonde havia um motor eletrico e um dispositivo que freiava esse motor atraves de um peso que atritava uma peça metalica contra o eixo.Havia um pequeno reservatorio que envolvia o eixo aonde se colocava oleo , aditivo etc.
Basicamente colocava-se oleo no recipiente , ligava-se o motor , deixava o peso agir e o motor parava devido ao atrito.Colocava-se B12 no oleo e fazendo quase a mesma coisa o motor não parava , mesmo depois de retirado o oleo.
A safadesa consistia em no primeiro caso largar o peso e no segundo liberar cuidadosamente o mesmo.Ao soltar o peso , a maior força entre as partes no momento do impacto retirava a camada de óleo sobre o eixo e aí ficava ferroXferro e parava , no segundo como não houve a necessdade de desacelerar o peso , a força aplicada era limitada e a camada de oleo +aditivo permanecia.Numa demonstração em uma autopecas o cara distraiu e eu levantei e soltei o peso com o B12 e o motor parou.
Eu acredito que o B12 seja bom e que na primeira partida do dia ajude a diminuir o desgaste , mas não precisava fazer uma demonstração tendenciosa.
2- Lembra do "Pro Long" que andava sem óleo? Tinha até um corredor da Indy (não lembro o nome) que jurava que andava.
De qualquer maneira , como o tópico fala da Ranger 3.0 e essa tem CR ,creio que não deve ser usado , mesmo porque para mim está claro que mesmo os fabricantes (Toyota certamente ) ainda estão estão preocupados com os possiveis problemas que podem vir , pois O CR foi introduzido por imposição do conama .Se tivesse antes trabalhado as especificações e principalmente controle do diesel vendido no Brasil o beneficio para todos seria maior.O proprio enxofre do nosso diesel é preocupante(enxofre+agua =acido sulfurico)para o CR .Quem garante que não vão misturar(clandestinamente) oleo vegetal (in natura) no diesel vendido como misturam alcool hidrato na gasolina?
O numero de cetano maior diminui as emissões para todos os motores .Então de que adianta um motor que quando é testado para homologação é usado um combustível especial(de referencia) , mas quando sai as ruas vai usar o que tiver.
O mais sensato seria primeiro garantir um Diesel com muito menor teor de enxofre e numero de cetano de pelo menos 50 .Isso aliado a um controle de qualidade nos postos (impuresas , água etc) garantiria menor emissão de poluentes PARA TODA A FROTA . Depois o CR viria melhorar esse quadro .
Mais certa esta a Argentina , não sei o enxofre , mas o numero de cetano é 50 e As Rangers lá podem ser a 2.8 que ainda são fabricadas.
Acredito que o XP3 pelas caracte´risticas mostradas melhore o desempenho , mas não usaria com CR pois pode agravar os problemas.
Marcelo R. A. da Cunha
23/08/2006, 14:31
Homero
Entendo e respeito o seu ponto de vista, só utilizo por ter visto os resultados na pratica, e também não é sempre não.
Vou para de falar antes de ser xingado.:mrgreen:
rgds
eu acrescentaria : e um estrangulador manual( como nas F1000 com motor 229 e bomba em linha)
Me responde uma coisa, quando ela empaca ela so não anda ou nem marcha lenta tem?
Homero
Vou para de falar antes de ser xingado.:mrgreen:
rgds
Num esquenta , discutir é saudável e opiniões diferentes mais ainda , sua contribuição foi util de qualquer forma .
Ao meu ver só tem 2 coisas que da encrenca aqui no forum:
1-falar mal da L200
2-ATxMT
Pela 1 quase que fui banido por chatisse do forum.
Pela 2 nem to me metendo que está bravo
Ao que aparenta o pessoal entrou no espírito do período eleitoral pra valer.
eu acrescentaria : e um estrangulador manual( como nas F1000 com motor 229 e bomba em linha)
Me responde uma coisa, quando ela empaca ela so não anda ou nem marcha lenta tem?
É um sintoma estranho e novo (para os da velha guarda dos diesel)
Vou muito a SP e ando constante a uns 150/160 km/h, já digo, na Carvalho Pinto e Ayrton Senna, durante a semana, ou às 5:30 da matina ou de volta a tarde, sem trânsito...bom, voltando ao tópico.. de-repente sinto ela mais fraca, e o manômetro digital do turbo começa a mostrar menos pressão...continuando e afundando mais o pé, "pra compensar" cada vez mais ela enfraquece.depois de alguns Km, não tem mais força nem pra andar no plano e vc é obrigado a encostar. chega a morrer...marcha lenta fica até normal, mas não consegue giro pra por o carro a rodar....voltei de guincho nas duas vezes.. :(
Isso pode ser um problema com o MAF(sensor de vazão de massa de ar) .Se ele deixar de medir , ele pode ter esse comportamento e pode não acender a luz da injeção.(a luz da injeção acende no teu caso ?) .Se não acende a luz da injeção não grava erro na ecu e aí os manés da autorizada ficam sem saber o que é .(se não informa mais fluxo a injeção não libera mais combustível)
Se a luz da injeção acende , pode ser outra coisa.Se for bomba , deveria acender pois voce acelera e a ECU pede mais pressão e como ela não sobe , pode acender a luz
Normalmente o suspeito usual é a bomba .
Não acende luz nenhuma...:(
edubelem
23/08/2006, 17:03
Voltando ao tópico..
Minha Ranger, está a 2ª vez parada a uma semana na concessionária, porque os caras NÃO SABEM o problema.
Ela simplesmente perde a força e empaca. Isso sem contar que antes ela começava a acelerar "do nada" .
Na 1ª vez, falaram que era o sensor de temperatura, que "pensou" que ela havia fervido e entrou em modo de segurança...dessa vez aconteceram os mesmos sintomas, mas os caras tão falando que não sabem o que é ! :putz:
ela tem 48000 km... fez todas as revisões e nnguém sabe o porquê!
Leva num representante International
Os caras da ford tam mais afim de ecosport
Walter L. L. Casitta
23/08/2006, 17:05
Se a luz não acende o problema não deve ser no motor e sim na parte elétrica. Já vi isso em outros 2 carros e era mau contato no porta fuziveis...
edubelem
23/08/2006, 17:10
Num esquenta , discutir é saudável e opiniões diferentes mais ainda , sua contribuição foi util de qualquer forma .
Ao meu ver só tem 2 coisas que da encrenca aqui no forum:
1-falar mal da L200
2-ATxMT
Pela 1 quase que fui banido por chatisse do forum.
Pela 2 nem to me metendo que está bravo
3 - chipada:concordo:
Ao que aparenta o pessoal entrou no espírito do período eleitoral pra valer.
Pelo menos aqui no forum os cara parecem ser honestos ...
3 - chipada:concordo:
Pois é esqueci essa
Retirei a Ranger ontem...
A explicação dos "mexânicos" era que existe um botão no pedal da embreagem, que por algum motivo estava fora de posição, assim o motor "entendia" que a embreagem estava acionada, porém aumentando a velocidade e giro do motor...entrando em "modo de segurança" :putz:
(vai entender...)
Acontece que os caras não sabem que "modo de segurança" não é ficar parado à 1:30 da manhã numa Rodovia por conta de um maldito "mal entendido" do módulo !
Pergunteo na concessionária, mas os caras fugiram...existe alguma maneira de resetar o módulo?, ou de burlar isso???
Por estes problemas que nao troco minha Frontier totalmente mecanica e quase sem nada de eletronica.
A Zafira flex so me da dor de cabeca, mal contatos, sensores que reportam errado, acelerador eletronico que acredita que pensa melhor que eu (pode ser verdade mas....), e outros tantos....
abracos mecanizados!!!!
Ps. As discussoes dos 3 foruns mencionados ja passaram a linha do bom senso...
A explicação dos "mexânicos" era que existe um botão no pedal da embreagem, que por algum motivo estava fora de posição, assim o motor "entendia" que a embreagem estava acionada, porém aumentando a velocidade e giro do motor...entrando em "modo de segurança" :putz:
(vai entender...)
Acontece que os caras não sabem que "modo de segurança" não é ficar parado à 1:30 da manhã numa Rodovia por conta de um maldito "mal entendido" do módulo !
Pergunteo na concessionária, mas os caras fugiram...existe alguma maneira de resetar o módulo?, ou de burlar isso???
Para resetar a cental é só desligar a bateria por mais de 15min...
Mas não sei se na Ranger tem muito o que resetar, acho que o mapa dela não é adaptativo, mas sim um mapa unico que não se adapta a forma de condução do motorista.
Em centrais mais complexas, como por exemplo a do Focus de 32bits, ela se adapta a forma de condução do motorista, inclusive aos seus vicios e erros.
Essas sim armazenam erros e precisam ser resetadas de vez em quando.
Mas acho que na Ranger não tem muito o que resetar.
Abraços.
Vou muito a SP e ando constante a uns 150/160 km/h, já digo, na Carvalho Pinto e Ayrton Senna, durante a semana, ou às 5:30 da matina ou de volta a tarde, sem trânsito...bom, voltando ao tópico.. de-repente sinto ela mais fraca, e o manômetro digital do turbo começa a mostrar menos pressão...continuando e afundando mais o pé, "pra compensar" cada vez mais ela enfraquece.depois de alguns Km, não tem mais força nem pra andar no plano e vc é obrigado a encostar. chega a morrer...marcha lenta fica até normal, mas não consegue giro pra por o carro a rodar....voltei de guincho nas duas vezes.. :(
Sthepan, vc por acaso mexeu no filtro de ar?
Isso aconteceu comigo quando tirei o joelho do filtro de ar!
A turbina foi perdendo pressão até uma hora que parou totalmente.
Foi só recolocar o joelho que o carro voltou ao normal.
Pode ser problema no sensor de massa do seu carro. É bem provavel!
Abraços.
Por estes problemas que nao troco minha Frontier totalmente mecanica e quase sem nada de eletronica.
A Zafira flex so me da dor de cabeca, mal contatos, sensores que reportam errado, acelerador eletronico que acredita que pensa melhor que eu (pode ser verdade mas....), e outros tantos....
abracos mecanizados!!!!
Ps. As discussoes dos 3 foruns mencionados ja passaram a linha do bom senso...
Ric, isto no carro do Stephan foi uma falalidade. Não tem nada haver com a segurança do sistema eletronico.
Abraços.
Marcelo R. A. da Cunha
25/08/2006, 11:24
Stephan
Pode ser também excesso de temperatura do óleo ou falta de pressão, nesses carros eletrônicos, se o óleo esquentar ou se baixar a pressão D+ o sensor de temperatura e pressão do óleo lubrificante manda um sinal para a central que corta gradativamente a injeção do diesel até parar o carro para não causar danos ao motor.
rgds
(vai entender...)
O modo de segurança é na realidade para preservar a montadora caso ocorra uma situação que possa estourar o motor , ele não anda , não estoura e... a montadora não tem que dar garantia ... se te assaltarem a 1:30 da manhã ... issó é azar seu ... ora!
Voltando ao sério,
Ressetar a ECU não deve fazer mal , mesmo que não seja adaptativa , pode ter entrado "sugeira na memória de trabalho da Ecu" e ressetando a coisa volta ao normal.Em todos meus veiculos costumo na dúvida ressetar .Nos carros flex ,quando muda de combustível , pelo menos o Astra demora um pouco a se adptar (andar anda , mas meio xoxo), ressetando é imediato.
Por segurança é recomendado soltar o terminal terra da bateria pois se ao soltar a porca do terminal a chave encostar no chassis nada acontece , ao passo que se for soltar o + e a chave encostar no chassis pode ser perigoso.Se fosse o caso de retirar a bateria , depois de desligado o terra , ao soltar o + ,mesmo que a chave encoste no chassis nada acontece.Ao recolocar a bateria aperta-se por ultimo o terra pelo mesmo motivo.
Para resetar , depois de desligado uns 30 segundos costumam ser suficientes , mas esperar mais não tem problema nenhum (parece que algumas ECU precisam de mais temo).
Cuidado deve ser tomado na hora de religar.Deve se evitar hesitação (imagina um bebado com a mão tremula religando) pois nessa hora pode entrar sugeira na memória.Então encaixe o terminal de uma só vez.A primeira ligada depois do reset pode ser meia "feia" .
Queria sugerir a voce um teste:
Tirar o Maf .Não pode desligar o conector pois a ECU percebe e acende a luz .Ou solta a mangueira depois do MAF ou desaparafusa o maf de seu alojamento , enfim deixa ele ligado mas sem sentir o ar que esta entrando(não sei detalhes do veiculo , mas talves soltando o cotovelo que o Abreu falou ) .Liga o motor , não deve ter força para andar , aí voce compara com o problema que costuma ocorrer.
Tem outro facil ,mas acho que é conversa do consultor a historia do sensor da embreagem , Curtocircuite o sensor da embreagem e ande para ver se o problema aparece.Costuma ser visivel por baixo do painel.
Tem ainda o que o Walter falou do mal contato nos fuziveis ou outro lugar , geralmente dificil de constatar , mas provavelmente em uma situação de parar na estrada , se resetar a ECU deve voltar a funcionar ... leve uma chave ...
Homero
Stephan
Pode ser também excesso de temperatura do óleo ou falta de pressão, nesses carros eletrônicos, se o óleo esquentar ou se baixar a pressão D+ o sensor de temperatura e pressão do óleo lubrificante manda um sinal para a central que corta gradativamente a injeção do diesel até parar o carro para não causar danos ao motor.
rgds
Se é isso , depois de esfriar deveria voltar a funcionar e parece que não é isso que ocorre pois as 2 vezes acabou guinchado.
Se parasse devido a uma proteção desse tipo , imagino que a luz da injeção acenderia e ficaria gravado erro na memoria e os caras da autorizada poderiam ver .
Na Hilux andei fuçando e acabou entrando algumas vezes em segurança e em todas ficou gravado na ECU.Imagino que na Ranger deve ocorrer o mesmo.
Quando entrava em segurança, desligava a chave e a ligar novamente se a condição que causou o problema havia sido removida ela voltava a funcionar e a luz apagava.
Marcelo R. A. da Cunha
25/08/2006, 14:25
Se é isso , depois de esfriar deveria voltar a funcionar e parece que não é isso que ocorre pois as 2 vezes acabou guinchado.
Se parasse devido a uma proteção desse tipo , imagino que a luz da injeção acenderia e ficaria gravado erro na memoria e os caras da autorizada poderiam ver .
Na Hilux andei fuçando e acabou entrando algumas vezes em segurança e em todas ficou gravado na ECU.Imagino que na Ranger deve ocorrer o mesmo.
Se foi por causa da temperatura também acho que depois de frio deveria voltar a funcionar normalmente, mas como ele não especificou quanto tempo ficou parado:wink:
Acredito que o modulo faria o carro perder a potencia a ponto de ter que parar e manteria a marcha lenta funcionando para que o motor pudesse retornar a sua temperatura ideal de trabalho, na velocidade que ele estava andando poderia levar algum tempo para o óleo baixar a temperatura.
Se for por baixa pressão de óleo ai a coisa muda de figura.
Em ambos os casos(caso um desses dois problemas tenha sido o motivo do mal funcionamento) acredito que o problema deva estar no sensor.
Bem sobre não ter gravado o defeito vai tentar entender toda essa eletrônica, ontem levei o Astra para a revisão e como fiquei na Chevrolet tive a oportunidade de ver 2 carros com problemas de injeção no qual os módulos não acusavam NENHUM erro.
rgds
Marcelo
Te vez também que entra erro sem ter.
Os mecanicos antigos apaupavam, cheiravam , entortavam, amarravam , mediam , chutavam etc e um geito acavam dando , agora voce vai na autorizada , os caras colocam o scanner , não acusa nada , eles ficam com cara de bundão e o proprietário puto da vida.
Maldito progresso!!!
Homero,
Boa tarde, ontem peguei o carro na Jorlan e a conclusão foi que o fusível que alimenta a bomba de alta pressão, estava solto - mal colocado no recipiente.
Minha Ranger quando deu o defeito, parou completamente, tendo que ser rebocada. Ela está com 17000 km.
Marcelo R. A. da Cunha
25/08/2006, 15:34
Marcelo
Te vez também que entra erro sem ter.
Os mecanicos antigos apaupavam, cheiravam , entortavam, amarravam , mediam , chutavam etc e um geito acavam dando , agora voce vai na autorizada , os caras colocam o scanner , não acusa nada , eles ficam com cara de bundão e o proprietário puto da vida.
Maldito progresso!!!
É verdade!!!
edubelem
25/08/2006, 17:15
Homero,
Boa tarde, ontem peguei o carro na Jorlan e a conclusão foi que o fusível que alimenta a bomba de alta pressão, estava solto - mal colocado no recipiente.
Minha Ranger quando deu o defeito, parou completamente, tendo que ser rebocada. Ela está com 17000 km.
Olha a coversa do cara da concessionária, :putz:
A bomba de alta pressão é mecânica. A debaixa pres é que é elétrica.
Estes caras são uns loucos
edubelem,
As 2 bombas são mecanicas(na Hilux pelo menos, pensava também que a de baixa fosse eletrica) e a de alta tem um controlador eletronico para a ecu poder determinar a pressão do rail que pode variar de 300 bar a 1600 bar(23000 lbs).Então a justificativa dos caras da autorizada pode estar correta e pelo menos é compativel com o problema citado pois parou de vez, nem marcha lenta tinha pois se "desligou " o fuzível, a pressão foi para zero e sem pressão não ha injeção(vou acabar virando poeta...)
Pelo visto o que o Walter falou estava no caminho certo!!!
Já o do Stephan talves seja outra coisa pois ela não apaga de vez (as vezes tem marcha lenta)
murilloaquino
25/08/2006, 23:49
Provavelmente, o controle maior está nos bicos injetores.A pressao no Rail pode variar, mais nao com tanta frequencia como a dos bicos...
abraços
Num motor a gasolina os bicos tem o tempo equivalente a 2 voltas do virabrequin para ficar abertos e acumulando combustivel junto a válvula ate que esta abra e o ar e combustivel entre na camara.Quem determina o ponto é a faisca
No Diesel não , tem somente alguns graus de rotação para injetar toda a carga pois o inicio dessa injeção determina o ponto e o final não pode estar muitos graus depois do inicio , então o recurso é aumentar a pressão para aumentar a quantidade.
Só por curiosidade as primeiras injeçoes da Bosch para gasolina eram totalmente mecanicas , com bicos fixo , injetavam continuamente e tinham um sensor de vazão totalmente mecanico que controlava diretamente um regulador de pressão tambem mecanico.A pressão era a unica maneira de dosar o combustível.Muitos mercedes que vieram para o Brasil no final dos anos 60 e inicio dos 70 eram assim.Tem muitos ainda rodando por ai
outra que lembrei, alguns mercedes (75 por exemplo ) vinha já com injeções com bicos como os atuais , tinham uma placa controladora totalmente analógica com transistores e a ignição era com PLATINADO!!!!
pois é, ninguém comentou ainda, mas está demorando pro pessoal das mit vir descer o cassete aqui, não acham???
Creio que o problema da ranger do amigo está no sistema de sensoriamento, ou seja, elétrico. Se fosse problemas no diesel iria fumacear, falhar, etc e pelo visto isto não ocorre. Já fiz um teste em desligar a bomba primária e retirar o cano de alimentação. Ela ficou na lenta por + de 10 minutos e começou a falhar, obviamente por falta de combustível. Este sensor da embreagem funciona como descreveram para o colega, assim como o do acelerador, e se eles apresentarem uma anomalia, mesmo que temporária, a cpu não irá entender e ela entra em recover. Portanto, acho que o pessoal da concessionária deve acionar o hotline ou entrar em contato diretamente com a international. A minha apresenta como todas uma inércia na rotação na troca de marchas, como se fosse segurar o pé no acelerador acionado. Fizemos de tudo, trocaram os sensores da embreagem e acelerador e nada resolveu. Falamos com o hotline que tb não resolveu. Solução: chegou uma nova aqui na agência local e para minha surpresa, é igual a minha. Fiquei ´convencido que é um defeito dela mesmo.
Não creio que este defeito da ranger do amigo seja algum epidemia tb.
Boa sorte!!!
Walter L. L. Casitta
26/08/2006, 09:47
Vocês estão esquecendo da luz da Injeção. Qualquer problema em qualquer parte do motor é detectado pelo módulo de controle da injeção que armazena um código de erro na memória e acende uma luz no painel pra informar. Se isso não acontece é porque o problema esta justamente no módulo, mas o mais provável mesmo é o que falei anteriormente, um mau contato na fiação, conectores ou simplesmente num fusível por onde passa a alimentação do módulo.
Walter.
A ecu não sabe da medida física de uma grandeza(temperatura, pressão etc).Ela só entende tensão que o sensor lhe envia.Se um determinado sensor deixa de funcionar , dependendo de como o defeito se apresenta a ecu se comporta diferentemente:
- se o sensor "queimou" ou seja , nomalmente a maioria dos sensores fornece uma tensão entre 0 e 5v, se ele mostrar 0 ou 5 v , a ecu considera o sensor com defeito pois por exemplo ela espera para aquele sensor uma tensão entre 0,5 e 4,5 v , então nesse caso acende a luz e fica gravado na memoria .
- se o sensor deixar de funcionar e ficar parado por exemplo em 3 v , a Ecu não vai considerar defeito , não acende a luz e não grava erro na memoria.
Na Hilux andei experimentando e tirei o MAF mas sem desliga-lo do conector , a luz não acendeu , mas o veiculo não tinha nenhuma força.
pois é, ninguém comentou ainda, mas está demorando pro pessoal das mit vir descer o cassete aqui, não acham???
Creio que o problema da ranger do amigo está no sistema de sensoriamento, ou seja, elétrico. Se fosse problemas no diesel iria fumacear, falhar, etc e pelo visto isto não ocorre. Já fiz um teste em desligar a bomba primária e retirar o cano de alimentação. Ela ficou na lenta por + de 10 minutos e começou a falhar, obviamente por falta de combustível. Este sensor da embreagem funciona como descreveram para o colega, assim como o do acelerador, e se eles apresentarem uma anomalia, mesmo que temporária, a cpu não irá entender e ela entra em recover. Portanto, acho que o pessoal da concessionária deve acionar o hotline ou entrar em contato diretamente com a international. A minha apresenta como todas uma inércia na rotação na troca de marchas, como se fosse segurar o pé no acelerador acionado. Fizemos de tudo, trocaram os sensores da embreagem e acelerador e nada resolveu. Falamos com o hotline que tb não resolveu. Solução: chegou uma nova aqui na agência local e para minha surpresa, é igual a minha. Fiquei ´convencido que é um defeito dela mesmo.
Boa sorte!!!
Não é epidemia sem duvida.São 2 problemas semelhantes , mas diferentes ao meu ver.
Essa inercia que voce menciona , na Hilux como é AT quase nunca se manifesta , mas se por exemplo piso até o fim e tiro pé rapidamente algumas vezes ela parece que continua acelerando depois que tirei o pé , deve ser daquelas coisas para diminuir emissões , mas que é um saco isso é.
Quanto aos Picaretobishi-maníacos , só terão direito de se pronunciar a respeito desse problema se daquí a uns 5 anos ou mais estivermos discutindo a mesma coisa e a Ford em todo o lançamento de modelos dos anos seguintes tiver afirmado:
"Algumas no passado podiam apresentar o problema , mas a partir desse ano foi completamente resolvido"
Ô meu porque voce foi me lembrar...
Walter L. L. Casitta
26/08/2006, 14:19
Na Hilux andei experimentando e tirei o MAF mas sem desliga-lo do conector , a luz não acendeu , mas o veiculo não tinha nenhuma força.
A luz não acendeu porque não foi encontrado nenhum erro. O parâmetro desse sensor apesar de falso deve estar previsto em algum ponto do mapa da injeção.
Se você tentar utilizar a Hilux normalmente com esse sensor enviando informações falsas em algum momento os parâmetro do motor não coincidirão com o mapa previsto e a luz indicará o erro.
A luz não acendeu porque não foi encontrado nenhum erro. O parâmetro desse sensor apesar de falso deve estar previsto em algum ponto do mapa da injeção.
Se você tentar utilizar a Hilux normalmente com esse sensor enviando informações falsas em algum momento os parâmetro do motor não coincidirão com o mapa previsto e a luz indicará o erro.
É bem provavel que sim , mas se isso aconteceu com o Stephan (defeito no MAF) ele não conseguiu andar (assim como minha Hilux nãi conseguiu sair da garagem) então não pode continuar usando e a condição de erro não ocorre.
Pelo que entendi do Stephan nenhum erro foi gravado por isso os mexanicos não sabem o que fazer.
edubelem
26/08/2006, 20:13
edubelem,
As 2 bombas são mecanicas(na Hilux pelo menos, pensava também que a de baixa fosse eletrica) e a de alta tem um controlador eletronico para a ecu poder determinar a pressão do rail que pode variar de 300 bar a 1600 bar(23000 lbs).Então a justificativa dos caras da autorizada pode estar correta e pelo menos é compativel com o problema citado pois parou de vez, nem marcha lenta tinha pois se "desligou " o fuzível, a pressão foi para zero e sem pressão não ha injeção(vou acabar virando poeta...)
Pelo visto o que o Walter falou estava no caminho certo!!!
Já o do Stephan talves seja outra coisa pois ela não apaga de vez (as vezes tem marcha lenta)
Na ranger, se não me engano, existe uma bomba elétrica no tanque apenas p/ partida e sangramento, após o funcionamento a bomba de alta pressão faz a sucção, e ela tem apenas dois sensores um de ausência de diesel e outro de monitoramento de pressão, por tanto a bomba trabalha apenas c/ monitoramento eletrônico, a pressão é constante.
:?: Por sinal o que MAF?
Inclusive foi citado aqui sobre um sensor de fumaça, porem eu não vi nem um sensor na descarga, será que pode esta no cabeçote?
Edubelem,
MAF significa em ingles Mass Air Flow que para nos é medidor de vazão de massa de ar .Ele vai na tubulação de entrada e mede quanto ar esta sendo admitido.
Sensor de fumaça nunca ouvi.
A ranger eu não tenho detalhes e´é possivel que tenha bomba eletrica .A Ford usava nas Ranger anteriores uma bomba a mais que os demais(MWM,MIT,Toyota etc).Era uma bomba parecida com bomba de gasolina de carro com carburador .Ela puxava o diesel do tanque e entregava ao filtro , do filtro ia para uma bomba de baixa pressão no corpo da bomba injetora (nas demais , essa bomba puxava o diesel do tanque atraves do filtro).Essa bomba de baixa entregava o diesel para a parte da injetora propriamente dita com uma pressão da ordem de 5 lbs .
No CR não é possivel trabalhar com pressão constante.Todos variam de algo como 300 bar em marcha lenta até 1600 bar a plena carga.Já existe sistemas para 1800 bar e no futuro devera aumentar mais.A unica diferença de que tenho conhecimento é o sistema usado nos Mercedes que tem bomba individual para cada bico ,mas que também varia a pressão.
Acredite em mim pois acabei de instalar na minha Hilux um circuito eletronico(que erroneamente chamam de chip) para aumentar a potencia .Eu mesmo desenvolvi e o que faz é alterar os valores de pressão do Rail.A dificuldade é ajustar a curva de correção para os varios níveis de carga do motor .Na Hilux é a unica forma de alterar a potencia .Tentei todas as possibilidade:MAF, pressão de turbo etc, a ecu entrou várias vezes em emergencia(recovery) durante os testes, mas sai facilmente.
Hoje fiz um teste de 150 km na estrada e parece estar tudo bem com um desempenho sensivelmente mais forte, até o AT muda de comportamento.
O próximo teste será o de consumo que acredito que não deve ter alteração , se tudo estiver OK vou ver se passo em algum dinamômetro .
murilloaquino
27/08/2006, 20:48
Homero...e na rangerr?
num vende nao?
depois q fui la no unichip e o cara me pediu R$3000,00
quase desanimei...
abrass
Boa sorte!!!
Na primeira vez que a minha parou, estava em uma estrada sinuosa, com subidas e descidas fortes e a primeira impressão foi que ela ficou mais fraca...percebi que o manômetro do turbo não reagia e pensei em defeito nele mesmo... com o tempo (uns 10 km) ela cada vez ficava mais fraca e começou a soltar uma fumaceira braba, até que numa subida simplesmente não tinha mais força e parou...(nenhuma luz acendia) nem mesmo marcha lenta....depois de um tempo ela pegou e andou mais uns 200 mts...depois mais uns 500 mts, desisti e chamei o guincho.
Na outra vez, ela apresentava o defeito que o amigo relatou do "acelerador fantasma" e pior, ela algumas vezes acerelara sozinha...:putz: daí eu estava vindo de madrugada por uma estrada deserta e percebi que ficou mais fraca e a pressão do turbo baixara....como já conhecia os sintomas, consegui chegar a uma praça do pedágio e chamei o guincho, sem arriscar ficar parado no meio do "nada". Subi na rampa do guincho funcionando....
Ambos os casos nada foi gravado na memória e só chutes da concessionária.
Por isso, já tô com uma chave de boca p/ soltar a bateria e tô tentando arrumar uma tabela dos parâmetros na concessionária ..(o primeiro que arrumar isso, posta aqui flw?)
pra quando acontecer de novo, tentar ver qual o parâmetro fora, e ao mesmo tempo, tentar resetar o módulo !
(se continuar isso, vou instalar uma chave direto no módulo !!! ahahaha)
PQP...é foda isso !
Homero...e na rangerr?
num vende nao?
quase desanimei...
abrass
Para a Ranger , o problema é que não tenho uma para fazer medições e testar.
Certamene o que fiz na Hilux funciona também na Ranger , mas necessitaria uma otimização para o motor .
Para a Hilux eu consegui um conector femea e o macho moldei com resina , não ficou muito bonito ,mas, não teve de cortar fio e a instalação é muito rápida e confiável.
A minha conclusão é que o unichip está subutilizado pois ele tem capacidades que não estariam sendo usadas pelo menos para a Hilux.(o unichip foi criado para motor a gasolina)
Pesquizando na internet conclui que todos(não unichip) alteram a pressão do CR .Alguns dizem alterar também o ponto , o que eu não fiz e acho que não deve ser alterado.O unichip teria a capacidade de alterar o ponto , mas pelo menos o motor da Hilux tem dois sensores de rotação(creio que a Ranger também) , um no virabrequim e outro na bomba e o unichip tem possibilidade de atuar em um deles somente.
Na Ranger ao meu ver existem outras possibilidades tipo aumento de pressão do turbo que na Hilux não funciona pois a ECU controla a pressão (não tem a capsula pneumática) .
Só por curiosidade o mec da Toyota havia me dito que a pressão do turbo chegava a 1.8 , mas na realidade ela só vai até 1 e a partir de 3000 rpm ela vai caindo até 0,8 a 4000 rpm.
Tem uma safadeza no grafico de potencia do unichip para a Hilux(multiturbo.com.br) onde o o motor normal tem 173 cv e com o unichip 191 .O aumento de potencia de fato é pequeno , mas creio que na Hilux não da para ir alem , sem uma mudança radical que não tenho noticias de que alguem no mundo tenha feito e nem acho conveniente fazer.
O engraçado que todos que vendem esses "chips" apregoam diminuição do consumo alem de maior potencia , mas a primeira impressão é que não ha alteração.
Homero...e na rangerr?
num vende nao?
quase desanimei...
abrass
Para a Ranger , o problema é que não tenho uma para fazer medições e testar.
Certamene o que fiz na Hilux funciona também na Ranger , mas necessitaria uma otimização para o motor .
Para a Hilux eu consegui um conector femea e o macho moldei com resina , não ficou muito bonito ,mas, não teve de cortar fio e a instalação é muito rápida e confiável.
A minha conclusão é que o unichip está subutilizado pois ele tem capacidades que não estariam sendo usadas pelo menos para a Hilux.(o unichip foi criado para motor a gasolina)
Pesquizando na internet conclui que todos(não unichip) alteram a pressão do CR .Alguns dizem alterar também o ponto , o que eu não fiz e acho que não deve ser alterado.O unichip teria a capacidade de alterar o ponto , mas pelo menos o motor da Hilux tem dois sensores de rotação(creio que a Ranger também) , um no virabrequim e outro na bomba e o unichip tem possibilidade de atuar em um deles somente.
Na Ranger ao meu ver existem outras possibilidades tipo aumento de pressão do turbo que na Hilux não funciona pois a ECU controla a pressão (não tem a capsula pneumática) .
Só por curiosidade o mec da Toyota havia me dito que a pressão do turbo chegava a 1.8 , mas na realidade ela só vai até 1 e a partir de 3000 rpm ela vai caindo até 0,8 a 4000 rpm.
Tem uma safadeza no grafico de potencia do unichip para a Hilux(multiturbo.com.br) onde o o motor normal tem 173 cv e com o unichip 191 .O aumento de potencia de fato é pequeno , mas creio que na Hilux não da para ir alem , sem uma mudança radical que não tenho noticias de que alguem no mundo tenha feito e nem acho conveniente fazer.
O engraçado que todos que vendem esses "chips" apregoam diminuição do consumo alem de maior potencia , mas a primeira impressão é que não ha alteração.
Walter,
Boa tarde, foi isso mesmo o que aconteceu, tanto assim que a luz do painel, correspondente ao motor acendeu.
Abraços,
Adriano
Hj fiz uns testes com minha ranger. Primeiro, desliguei o Maf e nada mudou, apenas ela oscilava a lenta, mas tinha potência. Depois, desliguei o sensor de pressão do common rail e também, nada grave aconteceu. Depois desliguei a bomba elétrica do tanque e por incrivel que pareça, também nada aconteceu, apenas as retomadas ficaram lentas, mas ela roda normalmente, o que comprova aquilo já dito aqui no fórum, que a bomba elétrica apenas enche o sistema, e mantém a pressão primária, mas a bomba de alta pressão mesmo assim consegue puxar combustível do tanque.
Creio então que o amigo está com problema no sistema de alimentação, como dutos entupidos ( provável ), filtros sujos, etc. Experimente então baixar o tanque, drenar ao contrário as mangueiras de combustível, que provavelmente é isso que está ocorrendo. Quem garante que não tem um fiapo de pano, ou um inseto. Uma vez na minha lancha apresentava este sintoma, e depois de muitos @#$@#%$# no conector de entrada tinha uma válvula ( esfera e mola ) a qual tinha um grilo já castigado pelo combustível. Qdo o motor exigia combustível, ele era sugado e não deixava passar combustível suficiente.
Portanto, acho que é por aí o caminho, e nada irá aparecer na central.
Boa sorte
PY5KJ
Muito boas suas experiencias!!!
O que me pareceu estranho foi desligar o sensor de pressão do rail e ela continuar , na Hilux ela para.
Desligar a bomba eletrica ela fica igual as outras pois a bomba de alta pressão tem acoplada uma bomba de baixa.
Quanto ao Maf , voce tirou o conector? se foi isso , a ECU ignorou o MAF (que está mais aí para assegurar o limite de emissões) , deve ter acendido a Luz mas entrou em recovery continuando a funcionar.
Se não fosse pedir muito tenta fazer o teste soltando a mangueira de ar depois do Maf de tal forma que o Ar admitido pelo motor não seja percebido pelo MAF e como este continua ligado creio que aí ela não irá andar como a Hilux nessa condição e nem a luz da injeção acenderá.
murilloaquino
28/08/2006, 22:59
To vendo que aki tem pessoas q conhecem d mecanica e alem disso estao dispostos a fazer experimentos...
Cmo nao cunheçu muito na pratica, so vejo os resultados..Se forem positivos, com certeza irei copia-los...
:P
ok homero, irei fazer estes testes no final de semana, pois saio de viagem hj. Qto a luz no painel, realmente não percebi. Ela simplesmente deu uma falha e estabilizou e acelerava normalmente. Não pus na estrada, somente qdo desliguei a bomba, pois testava o sistema antifurto, que ví q nãoe stava atuando. Agora, da maneira que fiz, o carro não anda.
Pode ter certeza que o amigo tem alguma coisa no tanque ou nas mangueiras.
t+
Pode ter certeza que o amigo tem alguma coisa no tanque ou nas mangueiras.
t+
É bem possível .
A experiencia que pedi para fazer é em parte para se criar conhecimento sobre o funcionamento desses motores .Toyota e International tem diferenças (borboleta, valvula EGR e catalizador) , apesar de o principio ser o mesmo , alguns detalhes são diferentes.
Quanto ao seu antifurto , eu creio que o melhor lugar para interromper seria o + que passa pela chave e alimenta a ECU.A ECU recebe 2 alimentações:-um 12 v permanente que mantem a memoria etc e um 12v apos a chave de ignição e esse é o que eu interromperia(seria como se não ligasse a chave).Vi que voce estava tentando desligar sensor , que pode até funcionar para efeito antifurto mas "pode" acabar fazendo a ECU armazenar erro e quando da necessidade de diagnóstico acabar confundindo ainda mais os mexanicos.
Se bem que antifurto a Ranger já tem que é o PATS e é otimo(só leva guinchado), o problema seria assalto a mão armada e ai um bloqueador ou outro com temporizador para parar depois que voce não estiver mais perto.
Uma vez uma F1000 que tive foi salva por um sistema de trava com chave que ficava no assoalho .Fechava o diesel e ela andava aproximadamente 1 minuto e parava.Nessa direção , talves uma valvula solenoide na saida do tanque ligada junto com a bomba que se desligada (a bomba também) faria o mesmo efeito que a trava da F1000.
Só pra reviver o tópico..
Ontem indo a Curitiba, a Ranger parou de novo..mesmo defeito, mesmo mistério, nenhuma luz acendeu, nenhum erro gravado na memória.
Nada..isso pq cheguei até a concessionária (andei 230 km a 20 km/h em macha lenta) e o cara passou o comp nela e NADA.ninguém sabe o que é!
è a 4ª vez que volto de guincho. Tô de saco cheio.
Agora, já tem carta protocolada indo pra Ford e invocando o código defesa consumidor. Se dessa vez não resolver, Procon e processo...
edubelem
12/09/2006, 16:08
Só pra reviver o tópico..
Ontem indo a Curitiba, a Ranger parou de novo..mesmo defeito, mesmo mistério, nenhuma luz acendeu, nenhum erro gravado na memória.
Nada..isso pq cheguei até a concessionária (andei 230 km a 20 km/h em macha lenta) e o cara passou o comp nela e NADA.ninguém sabe o que é!
è a 4ª vez que volto de guincho. Tô de saco cheio.
Agora, já tem carta protocolada indo pra Ford e invocando o código defesa consumidor. Se dessa vez não resolver, Procon e processo...
Stephan,
No auto teste, procura ver a opção t e t9, são respectivamente a pres. de admissão e escape, com as alterações que fiz não acendeu a luz de injeção, e no seu caso pode ser a pres. da turbina que esta baixa.
Eduard,
Vc tem essa tabela de códigos e respectivos valores "normais" ???
edubelem
12/09/2006, 16:45
Eduard,
Vc tem essa tabela de códigos e respectivos valores "normais" ???
Não, mais um mecânico da Ford me encinou estes dois e outros que são mais obvios, porem ele ficou de me passar a tebela, mais não estou com muita fé, pode ficar tranquilo que assim que tiver eu posto na área de dow.
O seu carro está ná garantia?
Pois se não tiver, eu te acoselho levar ao representante international, pois aqui, eu tenho a impressão que eles entendem mais.
edubelem
13/09/2006, 22:26
Stephan,
Hoje eu abasteci, e um frentista viu que eu já tinha trocado a tampa do tanque, pois ele esta aconselhando todos a trocarem pois o pessoal ta colocando açúcar terra ou qualquer outra coisa p/ assaltar na estrada, e em outro tópico vc comentou que andava muito na estrada, portanto cuidado, o seu problema pode ter sido uma tentativa de assalto.
Valeu a dica Abreu ! mas minha rotina é sempre a mesma! Garagem de casa>>Empresa>>Garagem Escritório>>>Garagem Casa...
Moro no interior.
O "causo" tá legal...a ranger continua na concessionária e a Ford já recebeu a notificação extra-judicial...
Vamos ver o que falam..ou o que acontece...