PDA

Ver Versão Completa : Motor diesel MWM 3 cilindros



otaviofilho
22/08/2006, 10:42
Prezados, bom dia!

Gostaria de ter mais informações a respeito deste motor, se vale a pena comprá-lo, se dá muita manutenção, se a manutenção é barata ou cara, se ainda se encontram peças dele, se um motor destes meia vida ainda roda bastante, enfim, qualquer informação, principalmente se vier de pessoas que já tiveram contato experiências com um motor deste, já será de grande ajuda.

Estive pesquisando material na internet, e me parece que este motor foi usado bastante na década de 80 em caminhões pequenos Agrale.

Um abraço,

Elmer_Jeep
26/08/2006, 01:07
Prezados, bom dia!

Gostaria de ter mais informações a respeito deste motor, se vale a pena comprá-lo, se dá muita manutenção, se a manutenção é barata ou cara, se ainda se encontram peças dele, se um motor destes meia vida ainda roda bastante, enfim, qualquer informação, principalmente se vier de pessoas que já tiveram contato experiências com um motor deste, já será de grande ajuda.

Estive pesquisando material na internet, e me parece que este motor foi usado bastante na década de 80 em caminhões pequenos Agrale.

Um abraço,

Como vc disse, é um motor de caminhão, saiu em alguns tratores também.

Aqui o pessoal gosta de usar no sítio com gerador de energia, nas plantações irrigadas e nos garimpos...
Isso tudo devido a alta durabilidade e baixa manutenção, características dos MWM 229SERIES.

As peças são encontradas normalmente e mesmo sendo originais MWM não são caras, alguns itens são intercambiáveis entre os modelos de 4 e 6 cilindros.

No mais a única desvantagem é o peso da criança pois esses motores são do tempo que o ferro era barato, aí já viu né :lol:

bom, acho q é isso, espero ter ajudado.

Elmer_Jeep
28/08/2006, 16:35
mais algumas dicas

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19562&page=4

bototucuxi
13/05/2008, 02:00
Alguem sabe mais sobre esse motor 3cc do Javali??

Eliseu
13/05/2008, 11:03
Alguem sabe mais sobre esse motor 3cc do Javali??

O motor original do Javali era da CBT, não era MWM, mas uma cópia.

dudu83
23/05/2008, 16:35
eu tenho um motor desses num compressor atlas copco o ano do motor e 2002, nunca tive problemas em achar pecas, filtros etc, porem o meu e bem novo tem menos de 600 horas de uso, se alguem quiser mais informacoes eu tiro fotos e tal....

cRiPpLe_rOoStEr
04/11/2008, 22:14
pretende adaptar esse motor aonde?

Luciano SHAKALL
05/11/2008, 22:16
" ... Alguem sabe mais sobre esse motor 3cc do Javali?? ... "CARAMBA :shock: ! Menos da metade da cilindrada de um motor de Aeromodelo :mrgreen: . . .

CAmaRAda, desculpe a PIADA, é que eu "perco o amigo, mas não perco uma" :oops: . . .

Os aeromodelos (Aviões Radiocontrolados) têm motores com cilindrada a partir de 6cc, ou 6cm3 (Seis Centímetos Cúbicos)...
O que tem a ver? Muita gente "abrevia" cilindros com "cc", ao invés de "cil" .
Quem não já viu alguém falar que tem um motor de Opala 6cc ? Ora, só se for um Opala com motor de Aeromodelo :mrgreen: !
O Opala em questão tem 4.1cc e 6cil (Quatro mil e Cem Centímetros Cúbicos de Cilindrada e Seis Cilindros) :concordo: .


Outro erro comum, é dizer que esse mesmo motor do Opala tem 4.1 Cilindradas,
ou que, por exemplo, a moto Honda CG Titan tem 150 Cilindradas....
CILINDRADA é Medida, e não Unidade de Medida :discordo: !
A moto em questão tem 150 Centímetros Cúbicos de Cilindrada, e não 150 Cilindradas...
Alguém diz que seu carro tem 5 Comprimentos? Não, né :lol: ? Ele deve ter 5 Metros de Comprimento :wink: . . .
A relação entre Medida e "Unidade de Medida" é a mesma :concordo: !

Pra facilitar, pode-se dizer simplesmente que o motor é 4.1, ou que ele tem 4,1 litros (de cilindrada).
Pode-se omitir o termo "cilindrada" nesse caso, pois fica subentendido que refere-se a capacidade volumétrica do motor.
É como dizer que tal carro possui 5 metros... Pode-se omitir o termo "de comprimento",
pois isso fica subentendido (ninguém vai pensar que trata-se de 5m de largura ou de altura, vai? :p

Então,
5 metros de comprimento, ou apenas 5 metros, ou ainda 5 de comprimento :concordo: !
5 comprimentos, não :discordo: !

4.1 Centímetros cúbicos de Cilindrada, ou 4.1 Centímetros cúbicos, ou ainda 4.1 de cilindrada :concordo: !
4.1 cilindradas, não :discordo: !


Fica aí o "toque" :concordo: !

[]'s e desculpem o "Off" :oops: . . .

Bruno Mosso
10/11/2008, 21:02
Amigo Otavio, temos um trem desses (Caminhão Agrale 3cil MWM) no hotel em que trabalho e digo pra ti, a maioria das peças que precisamos agora usamos todas dos irmãos maiores (4cil e 6 cil) da linha 229. No mais ele é bem economico, porem o barulho que ele faz é muito feio, eu prefiro um 4 cil que é mais compassado

RODRIGO TOMITÃO
07/01/2009, 12:38
Eu tenho um MWM 3 cilindros no meu javali, e muito economico baixa manutenção e mole de encontrar peças, só que estou vendendo o motor para comprar um 4 cilindros, Q20b ou maxion st4 ou no sonho um MWM 2.8 sprint..... vibra muito. mais do resto e muito bom

Elias RS
07/01/2009, 15:05
Olá pessoal!!!!!
Camarada Elmer Jeep, a algum tempo atrás, salvo engano, um forista aí de Boa Vista postou algumas informações, com fotos, de um jeep ou rural, não lembro ao certo(a memória não ajuda mais tanto, problema de DNA...) que estava recebendo, em faze final de adaptação, um motor MWM 3 cil com turbo adaptado... Seria você por acaso que postou essas informações? Ou você conhece esse camarada? Caso seja você ou algum conhecido seu, você teria mais informações a respeito? Na época não pude continuar acompanhando por motivos profissionais. Tenho interesse nessa adaptação por que sou fã da Rural e acho que um motor desses daria uma boa opção de motorização para ela...
Oque você acha?
Abssss
Elias

Elias RS
07/01/2009, 15:07
Olá Rodrigo T.!!!!
Camarada quanto você quer nesse motor? Quais agregados vem junto?
Absssss
Elias

Elmer_Jeep
07/01/2009, 16:34
Olá pessoal!!!!!
Camarada Elmer Jeep, a algum tempo atrás, salvo engano, um forista aí de Boa Vista postou algumas informações, com fotos, de um jeep ou rural, não lembro ao certo(a memória não ajuda mais tanto, problema de DNA...) que estava recebendo, em faze final de adaptação, um motor MWM 3 cil com turbo adaptado... Seria você por acaso que postou essas informações? Ou você conhece esse camarada? Caso seja você ou algum conhecido seu, você teria mais informações a respeito? Na época não pude continuar acompanhando por motivos profissionais. Tenho interesse nessa adaptação por que sou fã da Rural e acho que um motor desses daria uma boa opção de motorização para ela...
Oque você acha?
Abssss
Elias

Foi eu mesmo, o cara instalou num CJ6 mas até hoje nao terminou a reforma.

Aqui as fotos do topico que vc ta falando: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=282174#post282174

[]'s

Elias RS
08/01/2009, 17:09
Olá pessoal!!!
Fala Elmer!!!! Obrigado pela ajuda.... Que pena que ele ainda não terminou a viatura...Já fazem 2 anos! Quanto ao Cj6 dessa pessoa oque você achou da configuração sem turbo? era muito ruim?
Absss
Elias

Elmer_Jeep
08/01/2009, 17:31
Elias, leia novamente o post, eu estava falando do mesmo carro e do mesmo motor


CJ6 :concordo:

Um amigo meu já rodou com o 229 3 cilindros num CJ6 por alguns anos, parou o CJ pra fazer uma reforma geral, o motor continua sendo o mwm mas foram feitos alguns up-grades como por exemplo a instalação do kit turbo

[]'s

Elias RS
15/01/2009, 15:21
[QUOTE=Elmer_Jeep;781118]Elias, leia novamente o post, eu estava falando do mesmo carro e do mesmo motor

Olá Elmer!
Não entendí?!? Eu sei que vc estava falando da mesma viatura. O que eu quis saber é se vc tem alguma opinião a respeito da antiga configuração dela... Talvez vc tenha andado nela e podesse falar a respeito de como ela andava...
Abssss
Elias

Victor 4x4
19/09/2009, 13:58
[QUOTE=Elmer_Jeep;781118]Elias, leia novamente o post, eu estava falando do mesmo carro e do mesmo motor

Olá Elmer!
Não entendí?!? Eu sei que vc estava falando da mesma viatura. O que eu quis saber é se vc tem alguma opinião a respeito da antiga configuração dela... Talvez vc tenha andado nela e podesse falar a respeito de como ela andava...
Abssss
Elias

Fala pessoal, eai, tdo blz????

Eu quero comprar uma Ford F-75 e queria adaptar o motor MWM diesel

6 cilindros da silverado :twisted: , isso é possivel????

è muito caro????

a manutenção é facil????

se alguem poder me informar.:wink:

abs

Edintruder
13/10/2009, 09:32
Caro é e possível também.
Qualquer veículo adaptado terá a manutenção de acordo com a adaptação.
O 6 cilindros da MWM é bem comprido e com certeza terá que avançar por baixo do painel por dentro da cabine. Então te prepara para fazer um capô interno.
Começa por aí.

icojavali2009
03/04/2010, 10:11
:-D
RODRIGO T


O MWM 229-3 - 65 hp aspirado e 84 hp turboalimentado (valores) aproximados) São motores de uso veicular, agricola, maritimo e industrial.
Diametro do pistão: 102 mm – Curso do Pistão: 120 mm - 3 aneis em cada cilindro,
Distribuição da Injeção: 1-3-2 a partir do lado do Volante do Motor - Taxa de Compressão: Aspirado: 16,6:1 – Turbo: 15,9:1 – Cilindrada Total: 2.941 litros (0,98 por cilindro)
Compressão (motor frio): 21 a 24 bar – Pressão minima: 19 bar – Diferença máxima entre cilindros: 3 bar.
Capacidade do Carter: Maxima 7,25 litros, Minima 4 litros – Temperatura do OLEO: nominal 90 a 110°C, Máxima permitida: 125°C
Temperatura da AGUA: Nominal 80 a 95°C - Máxima permitida: 100°C
Folga das Valvulas: Adminssão e Escape; 0,20 mm a FRIO.
Inicio da Injeção: 23° (6,10 mm) antes do PMS.
Normalmente esses motores são aspirados. Para turbinar devemos considerar vários itens, como elementos dos bicos injetores, avanço da bomba injetora etc....

Zé Renato
03/04/2010, 14:02
Então comparando o MWM 3 com o CBT 3 do JAVALI, é seis por meia duzia, se os quesitos forem, potência, consumo, vibração/conforto,desempenho,pêso. O MWM 3, só vai ganhar no quesito facilidade de peças e talvez durabilidade, embora o motor do Java se bem cuidado vive muito.:pipoca:

RODRIGO TOMITÃO
05/04/2010, 12:54
ICOJAVALI
muito obrigado pelas informações valeu mesmo:concordo::concordo::concordo::concordo:
quando sobrar uns troco vou turbinar o meu..........
vc não saberia de alguma roda-livre original pra vender, perdi uma :cry::cry:
uma abraço

icojavali2009
08/04/2010, 21:55
o motor original do javali era da cbt, não era mwm, mas uma cópia.
negativo o motor do javali não tem nada a ver com o mwm, não se asemelha nem na cor nem no cheiro..é um motor especifico do javali, que leva a sigla mplm. Algumas peças como bronzinas, helice, retentor dianteiro são do mb. A cremalheira do volante é a a mesma do perkins 3-152. Ela não tem nada a ver com mwm com a distribuição 1-3-2 e o cbt é 1-2-3...apenas algumas peças são comuns a outros motores. E isso é uma pena.

icojavali2009
08/04/2010, 21:58
icojavali
muito obrigado pelas informações valeu mesmo:concordo::concordo::concordo::concordo:
Quando sobrar uns troco vou turbinar o meu..........
Vc não saberia de alguma roda-livre original pra vender, perdi uma :cry::cry:
Uma abraço
vc vai ter que adaptar outra. Não é dificil, mas tem que trocar a ponta do semi eixo. O resto é tudo igual. Se souber de alguma lhe aviso. Acho que na tratorgama pode ter um semi eixo já com a ponta com entalhado universal do willys....de uma procurada.

icojavali2009
08/04/2010, 22:05
prezados, bom dia!

Gostaria de ter mais informações a respeito deste motor, se vale a pena comprá-lo, se dá muita manutenção, se a manutenção é barata ou cara, se ainda se encontram peças dele, se um motor destes meia vida ainda roda bastante, enfim, qualquer informação, principalmente se vier de pessoas que já tiveram contato experiências com um motor deste, já será de grande ajuda.

Estive pesquisando material na internet, e me parece que este motor foi usado bastante na década de 80 em caminhões pequenos agrale.

Um abraço,
esse motor é praticamente universal, grupos geradores, bobcat, embarcações etc... Tem configuração automotiva, industrial e maritima. Poucas são as diferenças,são arranjos cosméticos necessários ao uso a que se dispoe. Suas péças principais são intercambiáveis com outros mwm 229. é uma maquina e tanto.

Elias RS
15/04/2010, 00:04
Olá pesoal!
Meu cunhado tem um motor desses montado num CJ5, o motor é turbo e ele usa caixa clark 4 marchas e ctm, se não me engano, Willys... E pelo que ele fala é uma combinação ótima! Econômico, fazendo 11 km/l e rápido, anda a média de 100 km/h sem maiores esforços...
Abraços!
Elias

RODRIGO TOMITÃO
15/04/2010, 11:52
Elias espero que o meu fique bem equilibrado, só tenho que trocar a relação que ta a original ainda 13x41, e turbina o bixinho
:concordo::concordo::concordo::concordo:

Lima5.3
16/04/2010, 14:45
Boa tarde todos!
Abaixo estou pondo um link que mostra tudo sobre o motor MWM e seu fabricante.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=69662&highlight=sobre+motor

Abçs. Lima

RODRIGO TOMITÃO
19/04/2010, 11:42
Lima muito bacana o tópico sóbre a MWM:concordo::concordo:

ZCC
23/04/2010, 22:11
Amigo Otavio, temos um trem desses (Caminhão Agrale 3cil MWM) no hotel em que trabalho e digo pra ti, a maioria das peças que precisamos agora usamos todas dos irmãos maiores (4cil e 6 cil) da linha 229. No mais ele é bem economico, porem o barulho que ele faz é muito feio, eu prefiro um 4 cil que é mais compassado

Essa questão do barulho é meio relativa

até hoje acho o barulho desse motor o mais bonito que já ouvi em toda minha vida! :D

icojavali2009
25/04/2010, 08:41
Então comparando o MWM 3 com o CBT 3 do JAVALI, é seis por meia duzia, se os quesitos forem, potência, consumo, vibração/conforto,desempenho,pêso. O MWM 3, só vai ganhar no quesito facilidade de peças e talvez durabilidade, embora o motor do Java se bem cuidado vive muito.:pipoca:
ZR: Em termos de potencia sim, nos demais quesitos andam disputando entre si, mesmo sendo mais barulhento. O CBT, se contasse com mais peças intercambiaveis com outros motores, como bico injetor, bomba injetora, aneis, valvulas, pistão etc...seria bem melhor. realmente ele é um motor de longa durabilidade. Eu adoro essa maquina e respeito as outras.

bototucuxi
10/10/2013, 12:37
RESCUSCITANDO O TOPICO...

Entao eu comprei uma F75 e estou reformando ele e vou colocar motor diesel nela.

Falei com varios proprietarios que tem o motor MWM 3cc nas F75 delws e dizem que e muito bom e nem e ruidoso nem treme muito.

Acontece que tem muitos mecanicos que pensam que esse e o motor do Javali e pelos vistos nao e...

Mas eu gostava de saber os pros e contras da adaptacao de um motor destes numa F75... nos quesito peso versus aadaptacao... economia... forca... potencia... consumo... manutencao ... etc..

As vossas respostas vao ser imprescindiveis para a minha escolha.

fassis
11/10/2013, 13:04
Coloca logo um MWM sprint 2.8, motor muito conhecido, econômico, robusto, de fácil manutenção. E a diferença de preço, nem deve ser tanta!

simtesch
31/10/2013, 10:50
Olá amigo,
Coloca um Perkins Q20B ou um MWM 229-4 cil na sua F-75....a caixa terá que se da linha GM ou Ford (Clark 260-F)...Esquece esse 3 cil MWM...É ruidoso sim, vibra, anda pouco.....Com o Q20B vc poderá fazer viagens tranquilo...calmo...Tenho um Javali com motor original 3 cil turbo diesel....um bom motor mas muito bruto...muito torque em baixa....na estrada não anda, não ultrapassa, vai tipo um barco de pesca....nas ladeiras estilo caminhão...vai perdendo embalo, reduz e vai perdendo....cansativo...Tb não foi feito para isso...
Abs
Simtesch

neudo
12/01/2014, 21:40
Boa noite a todos foristas. O post está um pouco antigo mas a vontade de adaptar um motor à diesel nas viaturas antigas continuará novíssimo. Quanto às dúvidas de MWM-229/3 cil. é um excelente motor para muitas coisas, MENOS para se adaptar em Willys (e outros parentes). Vibra excessivamente,(balança os caminhões - imagina um CJtinha), faz um barulho horroroso e não há silencioso ou bitola de cano que dê jeito, é um motor alto (ele é um pedaço de 4 ou 6 cil.). Um perkinho de D-10 é barato e tem uma rotação mais alta (o Q-20B - melhor custo benefício).Existem os MWM 2.8 turbo, excelente mas o preço é de uma "jóia rara". Eu tenho (montando na minha rural bicuda um Q-20B), tenho um MWM 2.8 TBI numa PANTHFIDER, um (Deus-me-livre) AP diesel repontenciado num CJ 3B modernizado (cabina de fibra fechada). Eu tive vários veículos de trabalhos com diversas marcas de motores, viajava muito e qdo tinha que arrumar fazia o serviço em casa.

sidnei gross
09/06/2015, 12:39
bom dia galera
estou precisando de uma dica eu tenho um caminhao agrale 1600 que vem com esse motor mwm de tres cilindros 2900 cc e estou querendo turbinar ele mas estou com duvida no tamanho da turbina que devo usar

alguem pode me dar a luz sobre isso futuramente quero transformar ele em um 4x4 mas por enquanto um pouquinho mais de força ia bem

Edintruder
10/06/2015, 08:04
Sidnei, tem kit pronto para esse motor. No Mercado livre tem muita gente vendendo kit de turbinas para Perquins, MWM e Maxion. Pergunta para esse pessoal que é provável que consigas bem fácil.
Eu colocaria esse 3 cilindros à venda e pagava a diferença num 229/4 e colocava no lugar.

neudo
10/06/2015, 15:42
Sidnei, tem kit pronto para esse motor. No Mercado livre tem muita gente vendendo kit de turbinas para Perquins, MWM e Maxion. Pergunta para esse pessoal que é provável que consigas bem fácil.
Eu colocaria esse 3 cilindros à venda e pagava a diferença num 229/4 e colocava no lugar.
Existe uma empresa chamada TURBOS ANHANGUERA a qual vende Kits para este e outros modelos à diesel.

neudo
10/06/2015, 15:44
bom dia galera
estou precisando de uma dica eu tenho um caminhao agrale 1600 que vem com esse motor mwm de tres cilindros 2900 cc e estou querendo turbinar ele mas estou com duvida no tamanho da turbina que devo usar

alguem pode me dar a luz sobre isso futuramente quero transformar ele em um 4x4 mas por enquanto um pouquinho mais de força ia bem

Turbos Anhanguera.

sol.vandersol
20/09/2015, 16:25
a respeito do motor ele é pesado mas otimo para oque é proposto força e baixo giro, alta durabilidade que um trator precisa mas deficiente para uma camionete ou jeep que precise de giro e velocidade. para um veiculo de trabalho creio ser otimo, para pratica off road limitado, pra quem busca economia excelente pois em caminhoes agrale faziamos 13 a 14 km litro em uso urbano, pra quem nao gosta de barulho e vibracao é pessimo mas durabilidade é espantosa, tinhamos 4 na frota foram leiloados com km original manutencao precaria sendo que filtros e outroas manutencoes basicas eram negadas e o motor continuava andando como quando vieram da fabrica
em resposta ao post do colega que explicou sabiamente a diferenca de 3cc e 3 cil.

sidnei gross
24/07/2016, 02:29
bom pessoal vou dar uma reavivada nesse assunto ai porque tenho novidades
bom eu ainda tenho meu caminhãozinho agrale 1600 roda simples com motor 3cil porem agora turbinado
eu nao consegui nada nen na anhanguera e nenhuma outra kits de turbo pra ele enfim achei um cara em caxias do sul da sul turbos que turbina esses motores por aqui o cara gente finíssima me deu a barbada ,tem que fazer as peças nao teve jeito ,mas ai peguei a receita da turbina "tamanho " o resto das peças eu fiz ou peguei da linha turbo automotiva fecho todas tenho inclusive viajado com ele 400 500 kms maximo 1kg de pressao tranquilo, diminuiu o barulho e ta bem esperto pra andar anda com 1 tom em cima a modestos 70 a 80 no maximo 95 100 mas apertando agora estou pensando em colocar um intercooler nele pra da mais um ganho

e ai o que vcs acham qual inter cooler serviria pra ele


se puderem ajudar agradeço

Giuliano MO
31/03/2017, 18:35
bom pessoal vou dar uma reavivada nesse assunto ai porque tenho novidades
bom eu ainda tenho meu caminhãozinho agrale 1600 roda simples com motor 3cil porem agora turbinado
eu nao consegui nada nen na anhanguera e nenhuma outra kits de turbo pra ele enfim achei um cara em caxias do sul da sul turbos que turbina esses motores por aqui o cara gente finíssima me deu a barbada ,tem que fazer as peças nao teve jeito ,mas ai peguei a receita da turbina "tamanho " o resto das peças eu fiz ou peguei da linha turbo automotiva fecho todas tenho inclusive viajado com ele 400 500 kms maximo 1kg de pressao tranquilo, diminuiu o barulho e ta bem esperto pra andar anda com 1 tom em cima a modestos 70 a 80 no maximo 95 100 mas apertando agora estou pensando em colocar um intercooler nele pra da mais um ganho

e ai o que vcs acham qual inter cooler serviria pra ele


se puderem ajudar agradeço

Olá amigo Sidnei, aproveitando que você tem o cmainhão agrale 1600, estou vendo um motorhome pequeno que foi montado justamente em cima do AGrale XT1600, você tem video do seu caminhão?? queria ver como é o barulho do motor afinal hehehe. Vou lá olhar o motorhome porém o dia que for ver não sei se conseguirei ligar ele pois o proprietário não estará no local irei apenas ver para marcar outro dia pra testes.
E quanto à "turbinação", chegou a calcular o custo total desse upgrade??
Abraço!

Roberto Vaz
02/08/2017, 11:12
Acabei de comprar um Agrale 1600D com motor 3 cilindros turbinado com a intenção de montar um motorhome.
Giuliano comprou o motorhome? Gostaria de ver fotos dele.
Ainda não tive oportunidade de colocar na estrada, ainda faltam muitas "coisinhas" nele pra rodar de boa.
Gostaria de saber do usuário Sidnei quanto o caminhão dele está fazendo por litro com o turbo.
Quanto ao ruído e vibração eu achei super confortável. Para quem já cruzou a patagônia de moto qualquer veículo de 4 rodas é macio.

sidnei gross
09/09/2018, 19:08
Olá Roberto desculpe a demora na resposta , ele turbo fez média de 10 kml com pneu da f 350 nova ,não mexi na bomba mas melhorei o radiador pra poder pisar mais sem aquecer , atualmente não estou mais usando o o 229 três cil e sim um x 10 tdi é um câmbio 4403 da eatom mudou da água pro vinho pra andar e faz média de 9 por litro e eu fiz uma camper que coloco em cima pra viajar nas férias estou bem contente com o caminhão