PDA

Ver Versão Completa : caixa de direção

svlima
21/08/2006, 20:06
:?: comprei um jipe cj5 da willis com motor original 6 cilindros , caixa de cambio original , com uma folga na direção de 1/4 de volta , fica meio dificil anda em linha reta , pricipalmente em pistas de 4 vias na cidade , com velocidade de 60 a 70 km/h
|Estou pensando em colocar uma caixa de direção ( não hidarulica ), já ouvi fala da S10 , F1000, santana , etc ... quem pode me dar uma dica e porque ?:?:

Fabiano-SL
21/08/2006, 20:32
Eu tenho uma dica maravilhosa:

"Pesquise aqui no forum, tem TUDO sobre isso!"

[]'s

svlima
21/08/2006, 20:52
Eu tenho uma dica maravilhosa:

"Pesquise aqui no forum, tem TUDO sobre isso!"

[]'s
ja corri os olhos no forum mas não tem nenhuma resposta completa, cada um fala o que fez mas não argumenta os prós e contras de cada opção , a duvida continua .

José Augusto
21/08/2006, 23:58
Tem vários tópicos sobre esse assunto, mas já posso adiantar que considero a caixa da S10 a melhor porem ela é hidraulica.

Dê uma olhada no tópico abaixo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19791

bacana00
22/08/2006, 20:21
Depende de quanto quer gastar e pra que vai utilizar o Jeep, tem adapatações com caixa de gol e santana que mudam completamente o esquema do Jeep, tem adapatações com a caixa do opala, maverick etc...
No meu outro jeep eu havia colocado uma de Dodge do lado de dentro do Jeep, a direção ficou leve e muito esperta além de acabar com as folgas. O importante é que a adptação seja bem feita e se possível experimente um Jeep que tem uma caixa antes pra ver se é o que você espera...

tavio_g
23/08/2006, 15:57
Bacana, a caixa do Dodge é igual a do Landau?
e o pitman é pra frente ou pra trás?

stai
23/08/2006, 22:23
Bacana, a caixa do Dodge é igual a do Landau?
e o pitman é pra frente ou pra trás?

Caros Colegas

Fiz o que ninguem faz!!! Comprei uma de Opala, uma de landau e uma de dodge, todas hidraulicas.
Se quiser adaptar na frente do jeep, a de landau é muito boa, porem precisa de um suporte bem feito, como a de opala deve-se rasgar a frente do veículo. Já a do dodge coloca-se dentro do cofre do motor (depende o tamanho dele). Para quem quer colocar dentro do cofre vai a dica, compre a da f1000 a partir de 95 ZF, é parecida com a do opala, mas a rotação é inversa.

ps: o pitiman da caixa do landau originalmente é pra frente, mas para colocar no jeep deve ser invertida.

Stai

Duende Jipeiro
30/08/2006, 13:38
Caros Colegas

Fiz o que ninguem faz!!! Comprei uma de Opala, uma de landau e uma de dodge, todas hidraulicas.
Se quiser adaptar na frente do jeep, a de landau é muito boa, porem precisa de um suporte bem feito, como a de opala deve-se rasgar a frente do veículo. Já a do dodge coloca-se dentro do cofre do motor (depende o tamanho dele). Para quem quer colocar dentro do cofre vai a dica, compre a da f1000 a partir de 95 ZF, é parecida com a do opala, mas a rotação é inversa.

ps: o pitiman da caixa do landau originalmente é pra frente, mas para colocar no jeep deve ser invertida.

Stai

Quais são os motores que possuem a dimensão correta pra esse tipo de serviço?

Não precisa falar todos, mas os mais populares como BF 161, OHC de 4 cilidradas e outras...

Ah, e só mais uma coisa, o que vem a ser pitiman? Vc teria aí uma foto dele?

stai
30/08/2006, 22:05
Quais são os motores que possuem a dimensão correta pra esse tipo de serviço?

Não precisa falar todos, mas os mais populares como BF 161, OHC de 4 cilidradas e outras...

Ah, e só mais uma coisa, o que vem a ser pitiman? Vc teria aí uma foto dele?

Caro Colega

No meu caso estou usando a caixa de direçao do Dodge, e instalei ela para dentro do cofre do motor. Usei o motor do opala 4 cilindros, com a caixa do proprio jeep. Mas sei que é possivel adaptar com o motor BF 161.
Quanto a Pitman, é o braço que liga a caixa de direção (setor) às barras.
Vou tentar postar ainda esta semana fotos sobre o assunto.

LuizCabral
31/08/2006, 13:48
Melhor cx. de direção = OPALA (HIDRAULICA).

Fácil de achar, barata e robusta. E ao contrário do que muitos pensam, ela pode SIM ser instalada dentro do cofre do motor. Eu usava no meu Jeep e NUNCA me deu problema.

tavio_g
31/08/2006, 15:13
Melhor cx. de direção = OPALA (HIDRAULICA).

Fácil de achar, barata e robusta. E ao contrário do que muitos pensam, ela pode SIM ser instalada dentro do cofre do motor. Eu usava no meu Jeep e NUNCA me deu problema.

Poderia nos explicar como???
abriu ela e inverteu tudo la dentro!?
usou o bumerang original?

[]s

LuizCabral
31/08/2006, 17:32
Fala otávio, blz?
Descrever fica um pouco dificil, vou ver se tiro umas fotos do jeep do meu pai (um cj3b). O meu jeep (cj5) eu vendí a um tempo atrás.

O pessoal daqui comenta muito o fato dos mecânicos, em síntese, do sul e sudeste não adaptarem a cx. de DH do opala dentro do cofre do motor.

Eu acredito que a adaptação não tenha mistério. Basicamente se solda um suporte para a cx. de direção no chassis do jeep, desta forma a cx. fica reta (paralela ao chassis) e não inclinada e fora do cofre, como normalmente se faz. Não lembro de muito mistério nessa adaptação não. Lembro que a cx. ficava bem perto do radiador, mas as mangueiras, reservatório, etc ficavam todos com perfeito acesso.
Outra coisa, também independe de coluna de direção. No meu jeep eu usava coluna de direção da blazer. O meu pai usa coluna original do jeep.

Vou ver se tiro umas fotos.
Se alguem tiver essa adaptação aí, me ajuda a explicar...

Abraços!

valmor
31/08/2006, 19:26
Fala otávio, blz?
Descrever fica um pouco dificil, vou ver se tiro umas fotos do jeep do meu pai (um cj3b). O meu jeep (cj5) eu vendí a um tempo atrás.

O pessoal daqui comenta muito o fato dos mecânicos, em síntese, do sul e sudeste não adaptarem a cx. de DH do opala dentro do cofre do motor.

Eu acredito que a adaptação não tenha mistério. Basicamente se solda um suporte para a cx. de direção no chassis do jeep, desta forma a cx. fica reta (paralela ao chassis) e não inclinada e fora do cofre, como normalmente se faz. Não lembro de muito mistério nessa adaptação não. Lembro que a cx. ficava bem perto do radiador, mas as mangueiras, reservatório, etc ficavam todos com perfeito acesso.
Outra coisa, também independe de coluna de direção. No meu jeep eu usava coluna de direção da blazer. O meu pai usa coluna original do jeep.

Vou ver se tiro umas fotos.
Se alguem tiver essa adaptação aí, me ajuda a explicar...

Abraços!

Tbem gostaria de ver as fotos da adaptação interna !!!
Instalei a minha ha pouco tempo , a DH opala é otima , mas a adaptação externa é feia pra K7 !!!!!

[]´s

LuizCabral
01/09/2006, 13:45
Beleza, vou ver se hoje eu tiro umas fotos.

Santoro
01/09/2006, 15:26
tb quero ver isso , estou pra instalar Dh no meu cj e toda informação e bem vinda .

Kim
01/09/2006, 16:19
Caros amigos!

fui o proprietário de um cj e, quando começei a procurar direção hidraulica, olhei varios tipos de colocação, inclusive o setor do opala dentro do cofre, o único problema visto, foi que se a suspenção chegar ao final do curso, o eixo do diferencial pega no pitman da caixa, pelo fato da mesma estar na posição trazeira da mesma.

Acabei optando pela caixa do gol.

abraços...

Kim.

haundrich
01/09/2006, 17:46
Se não estou enganado, com o tempo a DH do Opala comeca a dar folgas. E sei que existe caixas mais modernas que não dão mais folga. Eh o caso da DH da S-10?

[ ] -s - Me incomoda é direção dando folga com o tempo...

DinoGuimaraes
02/09/2006, 22:08
na minha rural hje terminou a instalacao da hidraulica de omega com bomba do tempra, ticou excelente por sinal..... usei a bomba de tempra por ter um suporte muito facil de adaptar (igual a um alternador), e polia em V.
a primeira impressao foi otima, super leve, show de bola....
10 x melhor q a de opala.
mas a da S10 é uma otima caixa tbm, é tao boa quanto a do omega (ou melhor).
ta ai a opiniao de quem ja andou com caixa de omega, maverick, opala, original e s10.
ps: aki em minha regiao a gente nao costuma por as de santana, gol, essas coisas, por considera´las muito fracas. eu nao pago pra ver. (opiniao pessoal)

José Augusto
02/09/2006, 23:22
Dino, muito bem, o negócio é assim mesmo, na dúvida, não arriscar fazer bem feito (gastando mais, se necessário) mas apenas uma vez.:concordo:

CAVESO
03/09/2006, 01:35
na minha rural hje terminou a instalacao da hidraulica de omega com bomba do tempra, ticou excelente por sinal..... usei a bomba de tempra por ter um suporte muito facil de adaptar (igual a um alternador), e polia em V.
a primeira impressao foi otima, super leve, show de bola....
10 x melhor q a de opala.
mas a da S10 é uma otima caixa tbm, é tao boa quanto a do omega (ou melhor).
ta ai a opiniao de quem ja andou com caixa de omega, maverick, opala, original e s10.
ps: aki em minha regiao a gente nao costuma por as de santana, gol, essas coisas, por considera´las muito fracas. eu nao pago pra ver. (opiniao pessoal)

Dino,

Tem um desmanche aqui com várias caixas, mas o cara não sabe qual é a do Omega.
tem como você postar fotos de sua caixa do omega pra eu ver?
Se der, mande foto da adaptação da bomba do tempra, que me interessa também.

Valeu!

CAVESO
05/09/2006, 13:43
Pessoal,

Aproveitando o tópico, alguém sabe onde consigo o manual de manutenção do setor hidráulico do opala?

stai
05/09/2006, 21:59
Pessoal,

Aproveitando o tópico, alguém sabe onde consigo o manual de manutenção do setor hidráulico do opala?

Caro colega

Eu tenho o manual da caixa do dodge, é um pouco diferente, pois sua rotação é contrária a do opala. Mas até o reparo é o mesmo, e dá pra se ter uma idéia geral. Já desmontei a do opala, não é muito difícil, dependo do grau de conhecimento de mecânica.
Se quiser este manual, passa uma mensagem ou e-mail, para stai@pron.com.br

valmor
05/09/2006, 22:49
Pessoal,

Eu postei este manual na seção de download ha um tempo atras ...mas sumiu !
Me passa seu email , eu mando pra vc !

[]´s

stai
06/09/2006, 19:43

[]´s

Caro Valmor

Vc tem o manual da direção hidraulica do opala marca ZF???
Poderia passar em meu e-mail stai@pron.com.br

Obrigado

CAVESO
06/09/2006, 22:46

[]´s

carlosveggi@yahoo.com.br

obrigado antecipadamente!

valmor
07/09/2006, 11:43
Enviei via email pra vcs e POSTEI novamente da seção DOWNLOAD como:

Manuais Caixa de Direção Mec e Hid. OPALA

[]´s

CAVESO
07/09/2006, 12:04
Valeu Valmor, obrigadão cara!