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Ver Versão Completa : Qual o motor ideal??



Alexandre P.
21/08/2006, 19:15
Boa noite!

Tenho um CJ5 1979. Está c/ motor original 4cc transf. a álcool.

Porém qdo o motor esquenta ele começa a morrer. Acredito que seja a bomba de combustível. (que está nova).

O motor tb falha um pouco qdo exigido alta rotação repentinamente.

O que devo fazer??? Estou pensando em colocar um 6cc de opala. Seria uma boa aquisição p/ trilhas???

Elmer_Jeep
21/08/2006, 21:45
Estou pensando em colocar um 6cc de opala. Seria uma boa aquisição p/ trilhas???

se for só pra trilhas vale a pena

José Augusto
21/08/2006, 23:13
CJ5 com motor GM 6cc está ficando até padrão para jeep de trilha, mas esteja preparado para algumas alterações, pois o motor não cabe no cofre original do motor, o cambio se for original tb vai abrir o bico.

Hugo4x4
22/08/2006, 05:09
Alexandre,

Meu CJ5 73 todo original está com o motor cansado, pensando na substituição pesquisei sobre o assunto e cheguei à conclusão que para trilha o que melhor custo - beneficio tem é um Opala 4 cilindros claro acompanhado de bloqueio nos dois diferenciais e um bom jogo de pneus como os New Frederico. Motor maior implica em muitas alterações, reforços, aumento de esforços não compatíveis com outras partes da transmissão. Para trilha quanto mais leve e menor melhor será o 4x4, meu conselho e consertar teu motor procurando um bom mecânico.

ZYKAO
22/08/2006, 07:34
Alexandre,

Seu Jeep sendo 79 deve ser 4 marchas, se você colocar o GM 6 cil, alem de ser um motor bem mais pesado que o OHC, dar um trabalho grande para fazer uma boa adaptação, você vai ter que trocar o cambio, ou esperar umas 4 trilhas para o cambio abrir o bico e troca-lo.

Se tambem for a alcool o consumo vai ficar em torno de 3KM/l, então provavelmente vai ter que colocar um tanque maior, se for usar o rtadiador do jeep vai ter que colocar um sistema de ventoinha senão vai esquentar pra caramba.

Já tive jipe com 4cil opala, 6 cil opala, AP 1.8 e 2.0, agora descobri o que os engenheiros da Ford já haviam descoberto desde 74 motor OHC e 4 marchas, é um motor que sobe o giro muito rapido você anda bem na estrada, não gasta muito em torno de 7 KM/l, não é adaptado é original.

Leve seu jipe a um bom mecanico, volte ele para gasolina, coloque uma distribuição eletronica e seja feliz.

ABS

GustavoRisso
22/08/2006, 10:02
Alexandre,
Já tive um jipe 76 com OHC e 4 marchar original .... realmente é um motor muito bom e muito elástico. Só tem 1 problema: custo de peças ... :sad:
Sentia apenas um problema ... o escalonamento das marchar no câmbio original não é muito bom ... a 1ª e 2ª tudo bem ... qdo colocava a 3ª ...
Acho que vale a pena olhar com calma pois a conversão do motor gasolina para o álcool se não for bem feita causa todos estes problemas que você está relatando ...
Você já viu: velas, cebolinha, aquecimento da carburação etc
[]'s

Alexandre P.
22/08/2006, 22:14
Valeu pessoal!!

Os conselhos foram mto úteis.

Sábado agora 26/08/2006 vai rolar o 10° encontro de Jeeps e Gaiolas de Santa Gertrudes - interior de SP.

É bem legal. Rola trilhas e vários veículos 4x4!

Quem puder comparecer é uma boa dica.

cmte_carvalho
23/08/2006, 11:14
Fala Alexandre!

Olha, sou meio suspeito para falar uma vez que não tenho muita experiência acumulada em Jeeps (comprei o meu em Abril deste ano), mas posso lhe dizer que estou muito satisfeito com o motor 6 cil. do Opala!

Ele tem um torque maravilhoso, praticamente um trator. Já joguei o Jeep em areia de praia fofa tentando atolá-lo, mas não tive "sucesso" mesmo com três pneus já quase carecas! Ah, e a tração dianteira você só liga se quiser porque na maioria das situações que passei só a tração traseira já foi mais do que suficiente!

Caso vá usar o Jeep para se divertir (fim de semana) ou em urgências, recomendo que você escolha o GM250. Agora se for usar constantemente recomendo que pense duas vezes porque, convenhamos, ele bebe muito bem...

Até!

Helio Gomes Lentz Junior
27/08/2006, 22:13
Alexandre,

Como disse o colega , para trilhas quanto mais leve melhor.:palmas:
Seguindo esta máxima, o AP 2.0 ou 1.8 são a melhor escolha.:concordo:
São motores leves, modernos , potentes , de fácil manutenção e relativamente baratos.:grin:
Um AP 2.0 tem 116HP , o que para um CJ5 é algo bem interessante em relaçAo a peso x potência.:eek:
Quanto a adaptação , aqui no forum tem várias receitas prontas.:roll:
Estou muito satisfeito com meu CJ5 com AP2.0 , utilizo a caixa da ranger 2.5tb diesel 5 marchas com ã Tcase original do Jeep, ficou um canhão!

Exitem situações onde os Jeeps mais pesados e maiores tem com muita potencia, tem dificuldades de "passar":parede: ,e o CJ5 com sua leveza e potencia do AP2.0 "passa" e vai em frente.:mrgreen:

O Jeep com o AP 2.0 fica leve e potente, e é o que vc precisa para qualquer tipo de tereno, pense nisso , e avalie outros relatos de jipeiros com esta configuração.:pensativo:

Obrigado.8)

philipecoutinho
28/08/2006, 13:42
Como o Helio Gomes Lentz Junior, eu também aposto em motores leves e potentes para jeeps.

Sendo que o AP 2.0 ele é mais "inchado" do que o 1.8, isto quer dizer que o motor AP 1.8 ele chega a rotações bem mais rápidos e seu torque é bem mais rápido também. Assim caso você necessite de um torque mais forte em pouco tempo o AP 1.8 é o mais indicado e se você quiser investir mais um pouquinho e querer algo mais forte ainda coloque um turbo.

jeeponga
28/08/2006, 17:54
O problema dos motores AP, é que o torque vem somente em giro alto, ou seja tem que esqüelar para passar.
Já um GM151, que é um pouco mais pesado porém bem mais leve que o 6 canecos, tem torque bom em baixa rotação, não precisa trocar o cambio (fica bom com os cambios originais tanto 3 como de 4 marchas), de facil adaptação, e de baixa manutenção.
Porém gosto não se discute!

GustavoRisso
28/08/2006, 18:42
O bom do motor AP ... ainda mais turbo ... é na descida ... aí é bom mesmo ....... desce rápido e você nem percebe .... :mrgreen:

philipecoutinho
29/08/2006, 21:42
Realmente, gosto não se discute.

cmte_carvalho
30/08/2006, 10:07
Também é interessante avaliar a possível descaracterização do veículo, ou seja: será mesmo que combina colocar um moderno AP num veículo de, no mínimo, mais de 20 anos de idade?

É quase como pegar o motor de um Fiat Marea Turbo e colocar num Dodge Charger R/T no lugar do V8 carburado original.

Este é mais um ponto que eu gosto de observar...

Elmer_Jeep
30/08/2006, 10:15
amigo carvalho, o AP é fabricado desde a década de 70.

se o BF ou o OHC fossem algo próximo de um V8 com transmissão(cambio/tcase/eixos) compatível, certamente seria burrice substituí-lo adaptando essas caixinhas de fósforo atuais.

[]'s

cmte_carvalho
30/08/2006, 10:22
Beleza Elmer - Esqueci de mencionar que me referia mais precisamente a motores de veículos mais modernos tais como o do Astra, os quais estão sendo utilizados atualmente em substituição aos motores originais do Willys ou similares carburados.

Particularmente eu não faria tal tipo de modificação.

Helio Gomes Lentz Junior
30/08/2006, 15:35
Amigo Jiponga! Gosto relamente é pessoal.:concordo:
Mais falando de torque, os AP 2.0 tem sua curva iniciada apartir dos 3.400 rpm, e se levarmos em consideração que em trilhas Jeep estará traçado e reduzido, estar dentro da curva de torque onde o AP tem maior potência não será problema.:discordo:
Tenho o AP como prefrerencial, uma vez que é versátil, relativamente econômico mesmo com seus 2 litros.:-D
Por ser alguns kilos mais leves que o Gm 151 , e com maior potência, faz uma grande diferença no peso x potência, em situações onder quanto mais leve melhor:mrgreen:
Qualquer preparação para AP , é sem dúvida mais fácil de fazer e mais barata do que para o bom motor GM 151.;)

o que realmente interessa é estar satisfeito com o que se tem!:concordo: e curtir as trilhas:dance:

Boas trilhas , 1 abraço.

lucas.sanches
30/08/2006, 16:22
Eu to usando o AP 2.0 com .5 de pressao no turbo... cambio de f1000... ta animal.. o jipe nao fica em qualquer lugar nao!
Muito bom o jipe!!! Da pra brincar bastante com ele!!

Abraços

Duende Jipeiro
06/09/2006, 09:14
Tenho que anota tudo isso, hehehehehe!!

pmarcell
06/09/2006, 13:36
Tenho um CJ5 79, com o OHC e essa é uma dúvida terrível. Quemotor instalar? Apesar de o meu ter ignição eletrônica, estar perfeito sem vazamentos ou fumando, quando vc vê motores V6 da ranger, S10, F250, ap turbo, não tem como não ficar com vontade de trocá-lo.

1) Quanto à dúvida do amigo, se a intenção é trocar por um motor com mesma performance sem precisar alterar a estrutura do jipe, a melhor relação custo benefício é sem dúvida o AP2000 carburado (álcool). A performance vai melhorar um pouco, a caixa original aguenta bem, o chassi não precisa ser reforçado e não se mexe na lataria. O motor é barato (R$1500,00) e a mão de obra para instalar em torno de R$1.000,00. O injetado já é mais caro.

2) Para turbinar o AP, a caixa deve ser trocada.

3) Para motores 6 cilindros, aí tem que reforçar chassi, freios, suspensã, abrir a lataria em frente o câmbio, trocar caixa, radiador, tanque. Vai longe...

cmte_carvalho
06/09/2006, 20:49
Para motores 6 cilindros, aí tem que reforçar chassi, freios, suspensã, abrir a lataria em frente o câmbio, trocar caixa, radiador, tanque. Vai longe...

Pode ser... Mas o prazer ao se ouvir o ronco e ainda ter o divino torque de um 6 cil. de Opala (por exemplo) também vai muito longe... :cool:

Não vale a pena colocar um motor hoje para depois surgir a vontade de trocá-lo (a não ser que haja uma real necessidade). É importante que o amigo Alexandre, portanto, pense muito bem antes de fazer a sua escolha.


Até!

Ronoel
06/09/2006, 23:25
Caraca ! é realmente de fundir a cabeça !A gente fica aqui , de topico em topico e acaba tendo uma idéia do que fazer , mas sempre fica quela pulga entende ! Bem a pegunta é a seguinte a quem possa ajudar , uma configuração para quem gosta de Jeep ,que ter um jeep , que vai sim para a trilha , tomar um banho na Segunda-feira , ralar como todos nós a semana toda e no final de semana aquela latinha , seja ela de ceveja e ou óleo fazer ser merecida ! Lógico visando bom desempenho pata turismo e trabalho ! Tks !

cmte_carvalho
07/09/2006, 17:42
Ranoel, se você tiver grana para bancar a gasosa e desejar não fugir muito da originalidade, recomendo que busque o GM-250 ou semelhante carburado.

Caso contrário (fim de semana, praia, trilha leve, trabalho, economia) busque um AP injetado mesmo... :(


Até!

I_G_O_R
10/09/2006, 15:25
Olha pelo que pude observar em trilhas:

Os motores 8cils são mostruosos, o barulho do motor se eu posso chamar aquilo de barulho é excepcional. A torque deles é fortíssimo, porém de difícil adaptação e manutenção cara sem falar no consumo absurdo.

Os motores 6cils : tem excelente torque e um ronco muito bonito, porém há a necessidade de adaptações no Jeep como foi dito anteriormente nas mensagens para que ele possa aguentar a mudança da potência, o consumo também não está do seu lado. Os ford 4.9 i (F-1000) que são uns monstros é o motor maior que eu vi em CJ5, quanto a mecânica não sei a dificuldade de encontrar peças mas acredito que o motor seja mexicano, o 3000 do maverick é um motor mais antigo porém sua adaptação é mais facíl pois não há necessidade de tantas modificações na estrutura do Jeep para comportá-lo. Já os G.M. 4.1 (Opala, Omega, Silverado) dispensam comentários, mas vou comentá-los HEHEHEHE, tem grande torque sendo o da Silverado o de maior torque mesmo com menos cavalos que o do Omega, estes dois ultimos são mais modernos que o motor do opala, trabalhando com Injeção Multiponto. Minha f-75 está com o modesto original Bf-161 e é um motor com um torque muito bom.

Os motores 4Cils: Acredito que as melhores escolhas são o ford OHC que seria o original ou o Opala que tem uma mecânica barata, fácil encontrar peças e um motor tão fiel quanto o OHC ( São muito parecidos quanto a desempenho e rendimento). Já os AP da VW como a própria sigla diz AP “Alta Perfomance” são motores que trabalham muito bem em alta, mas sofrem a desvantagem em baixa para o Ford e GM 4cils.

Turbo: Quanto ao turbo realmente são de encher os olhos, vi 2 jeeps turbinados, um com motor AP 2.0 e um Ford OHC 2.3. A turbina para trabalhar perfeitamente necessita estar em um giro de aproximadamente 3000RPMs no motor sendo que a baixa não há ganho, a preparação do motor deve ser muito bem feita, devendo forjar o motor ( Em São Paulo este serviço em um motor AP 2.0 sai por volta de R$10.000 e a garantia não se passa da porta da oficina). A vida útil do motor diminui. Quando o motor apenas é turbinado (O que a maioria das pessoas fazem), as coisas complicam mais ainda. ( Fui na TT4 em Bauru, para turbinar um Cj5 OHC, mas eles não recomendaram o serviço, pois haviam feito em um Jeep com esta motorização e o motor não agüentou, refizeram o motor novamente e em exatos 30 dias ele não resistiu. O consumo também é excessivo.

Como o pessoal está dizendo, primeiramente você deveria ver para qual seria o uso dele, somente trilhas, uso diário, etc... A partir disto você saberá se o consumo é importante para você. No caso do seu motor OHC, ele é muito bom, deveria volta-lo a gasolina e fazer uma revisão. Mas se mesmo assim ele não esta lhe agradando, acredito que a melhor opção é partir para os 6cils, onde o motor tem um torque muito forte e o melhor é que será um motor original sem mudanças na suas características, tendo uma vida útil muito maior. O importante é você ter nos seus passeios mais alegrias do que tristezas, e tudo que sofre alterações em sua originalidade é um risco que se corre. Espero ter ajudado.