Ver Versão Completa : Que eixo é esse?
Eduardo Valaretto
20/08/2006, 16:15
Estou prestes a adquirir um lote de peças na qual tenho interesse em uma em particular (NP-205).
Dentre as peças do lote tem um eixo que não consegui identificar (aparentemente completo e em bom estado).
O vendedor disse que pertence a uma dodge e como a NP veio junto creio que é de dodge mesmo.
Alguem sabe que eixo é esse (Dana 60, 70 ou outro)?
Qual seu valor comercial?
Eduardo Valaretto.
Eduardo Valaretto
20/08/2006, 16:22
Outras fotos para facilitar a identificação.
Pela foto e sem medida do tamanho da bola é dificil. Eu posso estar errado, mas pelo numero de parafusos da tampa e pelo formato parece mesmo um Dana 44, já que os danas 50 para cima pelo que sei tem 12 parafusos na tampa e não 10.
Eduardo Valaretto
21/08/2006, 14:33
Obrigado pela informação, Wallace.
Só para completar o eixo tem saída para rodas de 8 furos (não tirei fotos da panela).
Saberia me informar se saiu Dana 44 para Dodge?
Eduardo Valaretto.
Concordo com o Wallace,
Acho tb que é um D44.
De uma olhada nestes sites:
http://www.powertrax.com/differential.html
http://www.coloradok5.com/axleguide.shtml
[ ]´s
Eduardo Valaretto
21/08/2006, 16:17
Valeu Ribon.
Pelo tamanho também estou achando que é Dana 44.
Mas os sites parecem contraditórios, no primeiro Dana 60 só com 12 furos na tampa do diferencial, no segundo, Dana 60 com 10 furos.
Sendo Dana 44 esse eixo teria alguma utilidade ou é ferro velho mesmo (apos retirar a relação)?
Eduardo Valaretto.
Eduardo,
Tem utilidade sim.. Sempre tem alguem querendo...
Veja as medidas dele.. Veja se é igual F-75/Rural ou CJ...
[ ]´s
Eduardo Valaretto
21/08/2006, 17:02
Ribon,
Não acho que é da linha willys uma vez que o eixo é para roda de 8 furos.
Apesar de não ter fotos da panela, tenho certeza de que são oito prisioneiros.
Eduardo.
Eduardo,
Mesmo que não seja do Willys, pode ter a mesma largura e pode ser adaptado com a mudança do cubo...
Este eixo poder ser de algum caminhão Ford antigo... F-2000 ou F-4000
A F-2000 (segundo um amigo), saia com eixo D44 (traseiro), flutuante e com 8 prisioneiros...
[ ]´s
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
22/08/2006, 21:29
Valeu Ribon.
Pelo tamanho também estou achando que é Dana 44.
Mas os sites parecem contraditórios, no primeiro Dana 60 só com 12 furos na tampa do diferencial, no segundo, Dana 60 com 10 furos.
Sendo Dana 44 esse eixo teria alguma utilidade ou é ferro velho mesmo (apos retirar a relação)?
Eduardo Valaretto.
Não é ferro-velho... não! Há uma demanda (e falta) cada vez maior para eixos "pesados". Na minha modesta opinião é um DANA 70 foi muito usado em heavy Dodges e GMCs (daí talvez os 8 prisioneiros nos cubos). Tive duas Dodge, uma pata-choca e uma maria-gorda, ambas tinham 60, mas os cubos eram de 5 prisioneiros. De qualquer modo é um eixo dianteiro... portanto 4x4. Eduardo, volte lá, tire fotos dos cubos, veja se tem a chapinha de identificação da relação (pode até tirar a tampa e contar os dentes, ou mesmo dê umas voltas na "forquilha" do cardã e contar as voltas do eixo) e pode medir os comprimentos dos dois "tubos" até cada munhão e o comprimento total, também a largura e altura da caixa do dif. Acho que você está diante duma raridade. Tem o eixo traseiro?
A propósito: no site que diz que os Dana 50, 60 e 70 têm 12 "bolts", creio estar grafado errado... penso que eram 10 (não conheço os 50).
GuTo_Cerulli
22/08/2006, 21:54
meus dois cents...
Não sei do que era...mas, tinha feixe de molas, era bem largo, talvez um eixo mais pesado, embora POR FOTO creio que seja um D44, pela semelhança de bola...outra coisa que você pode fazer é medir a bola, o ideal seria a medida da coroa, ai facilita muito a identificação.
Só uma pergunta, a NP205 equipava o mesmo veículo de onde saiu esse eixo ai?
[]'s
Eduardo Valaretto
23/08/2006, 09:59
Obrigado pelas dicas, Antonio e Guto.
Já comprei as peças, mas somente consegui trazer a transferência (o eixo não cabia na Camper). Infelizmente por ora não tenho como tirar mais fotos pois o eixo está a mais de 300 km de onde moro mas, devo estar recebendo o dito em uma semana.
Conversando com o mexanico que comprou o veículo no leilão há oito anos, ele me disse que tratava-se de uma dodge 200 (pela internet descobri que é uma picape).
Infelizmente o eixo traseiro não veio no pacote, apenas a transferência e o eixo dianteiro.
Obs: se for dana44 tem a maior saída para o cardã que já vi, a junta elástica com certeza é muito maior que a utilizada pelas F-350 modernas. Também verifiquei pela internet que essas picapes saíram com Dana 44 e 60.
Eduardo Valaretto.
GuTo_Cerulli
23/08/2006, 11:46
O eixo seria de uma "danadinha" igual essa ai da foto...? Agora é rezar para ser um Dana 60..mas ainda acho que é um 44...
Eduardo Valaretto
23/08/2006, 13:27
Acho que é de algo parecido sim, já que é bastante longo e com diferencial do lado do carona.
Se for dana44 terá algum valor comercial ou só mesmo o 60?
Eduardo Valaretto.
GuTo_Cerulli
23/08/2006, 14:54
Acho que ambos tem valor comercial... mas com certeza um D60 vale mais $$$$...o 44 é algo meio comum, mas sei lá! é esperar chegar e ver no que da...
[]'s
Eduardo Valaretto
25/08/2006, 09:55
Depois de conversar com o mecânico que arrematou o veículo no leilão e alguma pesquisa pela net, acho que se trata de um eixo dianteiro de uma Dodge D200 ou W200 (versão militar) equipado com dana 44 (ano provável entre 72 e 78).
Este veículo foi concebido com capacidade de 3/4 de tonelada e eixo traseiro (que não possuo) dana 60.
equipeminas4x4
25/08/2006, 17:05
O ideal seria postar umas fotos do semi-eixo, pois é ele que vai determinar o valor de venda. Se for igual semi-eixo de Rural, ae vai valer muito pouco, pois o cara vai ter q adaptar muita coisa pra montar, sem falar q vai ser difícil achar freio à disco pra ele.
[]´s