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Ver Versão Completa : Comprei meu 1º 4x4 e agora ???



I_G_O_R
20/08/2006, 00:42
Olá pessoal sou novo no Forúm e no assunto 4x4; comprei uma Pickup F-75 ano 77 motor 6 cilindros original e cambio 4 marchas, só que viajei cerca de 120 kms com ela até chegar em minha casa, no fim das contas o cambio perdeu todo o oleo durante a viagem, o motor deu uma fervida no meio da estrada, (radiador com água muito suja de terra), e a caixa de direção dura feita um pau (parece estar quebrada), acabei internando ela no 2º dia q comprei, porém não entendo nada de 4x4 mas o mecanico que está mechendo nela gostou muito do estado do motor, da originalidade, e da lataria que me disse estar pura. Vocês podem me dar uma luz sobre o que eu faço pra ajeitar ela sem ser passado para trás ou fazendo gastos desnecessários ?

José Augusto
20/08/2006, 15:23
Bem vindo Igor, o que vc deseja fazer com a F75?, passeio e trilhas, trilhas pesadas, expedições ..., será um veículo de uso diário? quanto se deseja gastar?

A principio é um veículo que aceita muitas alternativas, mas quem deve definir é o dono.

I_G_O_R
20/08/2006, 19:22
Valews José Augusto, primeiramente vou dizer o que irei fazer nela, nesta segunda ela vai passar por um orçamento no câmbio, caixa de direção, embreagem e freios, acredito que a brincadeira pode chegar nos R$1500, segundo o mecânico (estaria em um preço bom ?), após isto gostaria de pintar ela, sendo do ano 77 procurei em muitos sites mas não encontrei nada que me fornecesse as cores originais que sairam esse ano. Inicialmente prentendo usar para passeios e para a faculdade (diarios), mas não descarto a opção futura das trilhas, pois já fui em várias e gostei muito, o que me levou a comprar um 4x4, se não me engano ela está com pneus aro 16 medidas 235/75 ou 80 ( ela tá na oficina), tenho um amigo que tem uma Band com pneus 33" que futuramente posso pegá-los. Compensaria Recapá-los ? Ele também me ofereceu as rodas da f-1000 aro 16, pois as minhas são originais. O tanque de combustível por incrível que pareça é de brasília 45L mas não esta marcando no painel, o velocimetro também, está parado no demais parece estar tudo correto, acho ela muito baixa não sei se são os pneus, gostaria que me ajudassem em relação a isso tudo to meio perdido, e desculpa pelo livro escrito HEHEHE, Grato.

Vo tentar anexar as imagens, a amerela é uma pickup que eu gostei muito de início, gostaria da opinião de vocês e a verde é a minha F-75.

José Augusto
20/08/2006, 23:11
Igor, minha sujestão é sempre a mesma, antes de sair gastando vc tem que saber o que vc quer dela no futuro, fazer um planejamento das prioridades e modificações, não faça o mesmo serviço 2 vezes, gaste um pouco mais mas faça definitivo, na minha opnião existem pontos que não valem a pena ser recuperados.

Fora o básico (óleo e demais fluidos), comece pelos itens de segurança, direção e freios.

Por exemplo, a caixa de direção deve ser usada até "acabar", quando não tiver mais jeito o negócio é passar para um sistema hidráulico, ainda mais se já está de olho em pneus maiores.

Freios, se estiverem bons, Ok!, caso contrario passe para sistema à disco, se tiver dinheiro suficiente, instale pedaleira suspença, hidrovácuo e servofreio junto, se não faça o upgrade por epatas, novamente pneus grandes exigem freios mais eficiêntes.

De uma olhada no estado da suspensão (se os feixes estão bons ou desgastados/quebrados), nas buchas, jumelos e amortecedores.

Enfim dê uma geral no chassi, roda livre, cardãns e diferênciais.

O resto da mecânica se estiver em ordem, Ok.

No meu ponto de vista o veículo tem que ser funcional, gosto do estilo mas detesto o aborrecimento causado pela falta de confiança, então o que pode dar manutenção mais frequente eu mudo para algo mais confiável.

Só vá para lataria quando a mecânica já estiver definida e pronta, caso exista algum podre faça um "catado geral" para evitar que se alastre (ferox e fundo).

I_G_O_R
21/08/2006, 03:56
Olá José Augusto, brigadão pelas dicas, vou tentar melhorar um pouco a situação que minha F75 se encontra.
Minha direção já estava impossível mesmo (extremamente dura) além de estar com muita folga, as suspensões e os feixes estão bem conservados, o freio ta muito baixo, to encostando a pedaleira no chão pra ela parar. E quando engato ela pra sair de 1ª ela treme toda (seria o tal do platinado ?), além do câmbio estar raspando as marchas pricipalmente a 3ª ( me falaram sobre o anel "sincronizado" ) Vou precisar abrir o cambio, pois dei uma judiada pra vir rodando com ela...
A roda livre é automatica e a tração é de alavanca (próxima a direção) originais ainda, e tão tudo funcionando.
Os diferenciais estão bons e o chassi não tem soldas, quanto ao cardã não tenho certeza mas parece estar Ok.
Quanto aos podres ela parece não ter nada, mas ainda vou dar uma garimpada.
Meu amigo falou pra mim hoje que ja estava vendo uma pedaleira suspensa e hidrovácuo para mim (sem eu tocar no assunto), mas não sei qual a vantagem de substituir as minhas que são originais, depois isso não atrapalharia quando eu fosse vender ela ou daria para voltar ao normal (desculpa minha ignorância no assunto) ? Caso meus Jumelos estejam ruins vc acha que eu poderia substituí-los por maiores ? Entrei em muitos tópicos de discusões e acabei ficando com mais dúvida ainda, meu amigo me recomendou os jumelos maiores, arquear feixe de molas, fazer os calços com uma "bucha de scania" se não me engano, foram esses o meios, mas temo em prejudicar de alguma forma a estrutura dela.
Com relação ao tanque de combústivel que ela está (Brasília), você acha que eu deveria substituí-lo por outro ? Original ? É que ela não ta marcando o combustível e não sei se vai dar certo por causa dessa adaptação que ela tem...
Segunda ou terça já terei uma idéia de como ela está e estarei explicando a situação da coitada !!! Hehehe
Grato

Eliseu
21/08/2006, 12:29
Igor,
desculpe a curiosidade. Mas quanto pagou nela? E seja bem vindo ao mundo das 4x4. Parabéns!

Carlos_bass
21/08/2006, 13:11
I_G_O_R,

Quando comprei a minha a uns 3 anos atras nem se comparava com a sua, então decidi desmontar tudo e começar denovo desde o chassis que estava podre até o teto que tava afundado. Na parte mecanica revisei tudo e troquei so que era necessario, pior coisa que fiz.

Não tinha conhecimento em 4x4 e nem sabia do forum, então quando comecei andar com ela começou a quebrar tudo que tinha revisado.

Recomendo sempre que for fazer alguma modificação ou arrumar alguma coisa sempre consulte o forum para não perder tempo e dinheiro. Depois que comecei a usar o forum parei de peder tempo desmontando e montando. No seu caso vai ser pior porque voce vai pagar mecanico então que pague uma vez só pra arrumar tudo.

Sempre que for arrumar alguma coisa troque tudo apresentar algum sinal de desgaste ou defeito, não pense que vai aguentar mais alguns anos que não vai.

Um exemplo que aconteceu comigo:
Desmontei o cambio porque escapava 1ª, percebi que a engrenagem e sincronizador estavam gastos, então decidi desmontar o cambio inteiro, troquei todos os rolamentos, roletes, sincronizador e eixo, quando fui montar percebi que a engrenagem da ré tava um pouco gasta, como na minha cidade não tem loja especializada, estava ansioso para andar que montei com ela mesmo. Na primeira volta que fui dar uma ré na subida, trac,trac,trac, quebrou um dente da bendita. Por causa de 40 reais tive que desmontar todo o cambio novamente.

José Augusto
21/08/2006, 14:48
Igor, conselho os jumelos devem ser pequenos, jumelos pouco maiores podem ser usados mas exigem alguns reforços, alteração nos suportes e buchas (jumelos grandes forçam as longarinas, podem provocar trincas e acentuam o desgaste das buchas).

Arquear o feixe tb não é legal, as molas são aço temperado, cada vez que este aço passa por um processo de aquecimento (para arqueamento) e tempera sua condição muda e a durabilidade caí (aqui vale a frase quanto mais mexe mais fede).

Levantar a viatura só se justifica para acomodar pneus maiores, a forma mais rápida, simples e barata, para até 6 cm (aumento de 4 cm) é a troca dos calços de carroceria (tb chamado de body lift ou BL), tem gente que aumenta mais que isso com calços mais não recomendo, pois provoca trincas na carroceria.

Na rural alem do SPOA (inverter a posição dos eixos em relação ao feixe, ou seja, SPring Over Axel - feixe sobre o eixo) com feixe longo de toyota Bandeirantes, tb usei calços da cabine de caminhão volvo (tem aproximadamente 6 cm), alem de algumas alterações na carroceria, no total o teto subiu coisa de 40 cm, mas consegui acomodar os pneus 37", no CJ como queria colocar os 35" subi 13 cm e cortei um pouco a lata, destes 13 cm, 10.5 cm são graças a novos suportes de aço do chassi, que substituiram os originais e 2.5 cm de novos calços.

O tanque de combustível original é uma bost@, não duram muito com essa gasolina batizada e no alcool então ..., se o tanque atual não tem vazamento, Ok!, se não está marcando o problema é a compatibilidade da boia com o marcador do painel (se é que ambos estão funcionando). Tem um colega que colocou um tanque desses de plástico do ford escorte "bola", ficou legal e acabou com todos os problemas.

Quanto a sua preocupação com originalidade, digo uma coisa, se vc deseja um carro de exposição, para desfilar em encontro de carros antigos, vc tem manter tudo original e impecável com chapa preta ..., mas esse veículo dificilmente vai poder ser utilizado no dia dia pois as peças sofrem desgaste e quebram e algumas delas não são mais achadas com facilidade. Trilha então só por fotos e vídeo.

Se a viatura não tem compromisso com a originalidade, aí vale tudo em favor da segurança, da confiança, da durabilidade e do conforto. Neste caso é válido mudar o que se desejar, desde que feito com técnica e qualidade, nada de 'gambiarras', um veículo modificado após terminado deve ter aparência de que "saiu assim de fábrica".

I_G_O_R
21/08/2006, 14:54
Eliseu pelo que me dizem e pela originalidade dela, foi negócio da China, R$ 6.500, fora os gastos para vir rodando com ela fui com um carro e voltamos com os 2 rodando, mas já tenho um gasto previsto de aproximadamente R$ 3.000... HEHEHE.

I_G_O_R
21/08/2006, 14:57
Valeu pelas dicas Carlos, é só a mão de obra para abrir o câmbio ficava R$ 250, para mecher no câmbio, freios, direção e embreagem e outras cositas mas ele me corbou R$ 350 da mão de obra achei muito justo, vou tentar resolver essa parte mecânica e ver o que dá no demais...

I_G_O_R
21/08/2006, 15:02
Brigadão novamente pelas dicas José Augusto, acho que to pensando levantar ela trocando apenas os calços entre 4 e 6cms como me explicou, vou poder mantê-la inteira por mais tempo, estou indo agora pra oficina pra saber como ela está, e vou passar a relação pra vocês me dizerem o que acham... Gostei muito do Forúm e espero manter uma grande amizade com vocês pois estão me ajudando muito... Valews

flaviovs
24/08/2006, 00:21
(...)Minha direção já estava impossível mesmo (extremamente dura) além de estar com muita folga(...)

Ou seja, aparentemente está tudo normal... :dance:

I_G_O_R
28/08/2006, 00:08
Hehehe, vi minha caixa de direção nessa sexta e ela estava toda muída, com soldas em 2 lugares já e um volante de del rey adaptado... vou ter q trocar a caixa de direção inteira, aquilo lá tava um perigo...
Flavio você tem uma F-75 verde oliva ? tava navegando no assunto faróis e vi as fotos que postou... estava pensando em pintar a minha, mas estou completamente perdido em relação as cores, você poderia postar umas fotos da sua pickup, gostei da cor... tem algum cuidado especial com esta pintura ? vantagens ou desvantagens ? Valews

I_G_O_R
28/08/2006, 00:18
Bom José Augusto, já estou com o orçamento e a brincadeira ficou em R$ 1750 reais, terei que trocar uma das pencas do cambio (a de engrenagens fixas) por uma outra usada em bom estado, trocar aneis de sincronizado por novos, substituir minha caixa do cambio, pois estava trincada, cilindro mestre do freio e reparos, burrinho do lado direito da frente (vazando fluido) substituição da caixa de direção por outra conservada, Plato, alguns retentores, e mais algumas peças, trocas de oléos do cambio e motor e limpeza do radiador e regulagem do motor. Vou tentar arrumar o freio de mão dela também e dependendo do estado esse valor pode aumentar um pouco mais ? Isso tudo é um valor condizente a situação dela ou estaria havendo um superfaturamento de peças ? Grato

flaviovs
28/08/2006, 00:41
Igor, opinião de quem também comprou sua 1a. Rural, já passou pela reforma geral e que poderia ter poupado algum $$$ se tivesse feito algumas coisas diferentes. Em seu lugar eu consideraria o seguinte:

:arrow: Arrumar uma caixa de câmbio inteira, montada e revisada. Pelo estado que você falou que a sua está, de repente não vale nem à pena abrir.

:arrow: Uma direção mais moderna. O sistema original é aquilo mesmo: duro e cheio de folga. É robusto, e se você consertar o seu, você vai ter equipamento pra muitos anos... mas com muita folga e dureza. Acho que a direção de Santana é a que melhor se adapta na Rural -- que um colega do fórum me corrija, se estiver errado (a direção da No.2 é original).

Outra coisa: cilindro de freio de roda se troca em par. Se o de um lado está ruim, troca os dois lados.

I_G_O_R
28/08/2006, 00:51
Então minha caixa já ta abertinha no balcão da oficina, o antigo dono soldou uma penca (de 2 fez 1) daí ja arrumei outra, a caixa de direção to trocando inteira por outra original em bom estado, e quanto aos freios preciso conversar direito com ele. Não sei se vc viu minha MSG anterior sobre a sua pickup perguntando sobre a cor, mas ser for possúvel poderia me dar algumas dicas ?

flaviovs
28/08/2006, 01:27
(...)Não sei se vc viu minha MSG anterior sobre a sua pickup perguntando sobre a cor, mas ser for possúvel poderia me dar algumas dicas ?

Foi mal, não ví sua pergunta...

A No.2 era da cor da sua e pintei de verde fosco. Não sei se é exatamente o verde oliva, original. O nome na lata é Verde Exército Fosco (Lazzudur), e o carro ficou mesmo com cara "militar".

Pergunte em lojas de pintura se eles fazem a tinta, pois não é qualquer loja que faz. Mais importante: pergunte se a tinta consta em catálogo e se é possível comprar mais depois, e em outras lojas. Cuidado com papo de pintor/vendedor.

Só vejo vantagens:


Arranhões são menos perceptíveis
Não precisa dar brilho depois de lavar... :-)

I_G_O_R
28/08/2006, 02:57
Vou dar uma pesquisada aqui, se vc tiver alguma foto da sua No.2 poderia mandar para eu mostrar pro pessoal daqui de casa a cor ? A quanto ao farol você colocou o Sealed Bean de 90/100W que tem na Donatti ? Eu vi o pessoal falando que o de 100W desfoca muito e atrapalha a visão dos outros motoristas... você chegou testá-los já ? o que achou ?

Adriano Maguela
29/08/2006, 17:31
Fala aí Igor belezera ?
A sua história se parece bastante com a minha..... rs....... comprei minha Potranca Azul distante uns 120 km de casa, a R$ 6.500,00 e vim pilotando ela pela Dutra, pois bem, encostei ela no "estaleiro" e primeiro mexi no câmbio, haviam várias engrenagens banguelas, mandei trocar todas, mas ao montar o mecânico comeu bola, o câmbio era de 4 marchas e foi montado o anel sincronizado da terceira do câmbio de 3 marchas, ou seja, não dava ponto morto, e até descobrir isso foi tempo..............mas agora está tudo ok.
Outra coisa que vi nos tópicos anteriores é que vc deseja colocar calços na lataria para a F ficar mais alta, é necessário antes mexer nas pedaleiras, fica melhor colocar as suspensas, pois se ficarem as originais terá que cortar lata e emendar um bacalhau nas hastes dos pedais, e colocando as pedaleiras suspensas já melhor trocar o sistema de freios, colocando cilindro mestre e etc... e uma coisa puxa a outra......rs....... e o principal é ter paciência, ouvir bastante opiniões, principalmente da galera aqui do fórum, e ir se divertindo montando sua viatura............. como eu e outros muitos....
Dê uma olhada no site : http://ruralwillys.tripod.com lá tem bastante informação útil e incrusive a especificações de algumas cores....
Corrijam meus palpites se falei algo errôneo...........

I_G_O_R
30/08/2006, 00:17
Ixe é sempre assim né meche em uma coisa aii tem que mecher em outra e assim vai... Acho que vou mantêla na altura "OGIRINAL" por enquanto, você acabou gastando quanto na Potranca Azul ? Já fez muita coisa ? Mecheu na pintura também ? To meio curioso pra saber pois não sei o que posso fazer depois...

Adriano Maguela
30/08/2006, 12:32
Para vc deixá-la do jeito que deseja, depende muito como foi dito da finalidade principal, se é para trilhas ou para o dia-a-dia, no meu caso quero deixar a minha F num caso intermediário, ou seja, para rodar no asfalto, mas com capacidade para enfrentar trilhas leves, vai um certo tempo para que este meu desejo seja alcançado, por isso a paciência é a chave de tudo...rs...
Na minha pretendo fazer ainda :
- colocar freio a disco nas quatro rodas;
- colocar cilindro mestre e reservatório da F1000;
- colocar direção hidraulica;
- colocar pedaleiras suspensas;
- colocar calços na caçoceria;
- colocar roda livre;
- colocar os indicadores de painel Cronomac;
- colocar banco da S10;
- colocar feixe de molas da S10 e Toyota;
- colocar bloqueio;
- colocar guincho;
- colocar PX;
- colocar pneus 33";
- etc......
- e assim vai ................ creio que irá demorar uns 4 anos para que eu deixe ela completa........... não se assuste....rs........ vai usando e fazendo aos poucos..............rs.............
Estado original é legal, mas exije cuidados extremos para que os sistemas mecânicos já bastante utilizados trabalhem de forma satisfatória, sem falhas !
E quanto a pintura....... não mexi e creio que nem será preciso, pois ela está ótima !

José Augusto
30/08/2006, 17:56
Adriano, F75 com pneus 33", bloqueio, guincho, ..., etc, com essa configuração para enfrentar trilhas de média para pesada, só vai faltar uma coisa













VONTADE.:mrgreen:

flaviovs
30/08/2006, 20:28
Vou dar uma pesquisada aqui, se vc tiver alguma foto da sua No.2 poderia mandar para eu mostrar pro pessoal daqui de casa a cor ? A quanto ao farol você colocou o Sealed Bean de 90/100W que tem na Donatti ? Eu vi o pessoal falando que o de 100W desfoca muito e atrapalha a visão dos outros motoristas... você chegou testá-los já ? o que achou ?

Igor, a foto abaixo é a melhor que tenho com o carro limpo, e dá pra ter uma boa idéia de como ela fica:

60772

Sobre o farol, não comprei na Donatti, mas acho que é o mesmo (VTO).

Não têm nenhum problema de falta de foco. Pelo contrário: o foco é bem dirigido e, da cabine, dá pra ver exatamento pra onde os 2 faróis estão apontando.

Sim, atrapalha um pouco os outros motoristas, porque a luz é forte. Isso com o foco regulado bem baixo, porque se botar na altura dos carros de passeio você é xingado por 9 em cada 10 motoristas (o que não xingou ficou atordoado demais). :mrgreen:

Na cidade só ando com eles desligados (em rua iluminada, claro), até porque o carro é alto e, por isso, não precisa tanto do farol.

Lembrando que esta potência requer bastante vigor do alternador. Não sei se o original agüenta ou não, mas meu alternador (de Tempra - 90A, se não me engano) agüenta legal. Pr'ocê ter uma idéia, só em ligar o farol baixo, em marcha-lenta, já dá pra perceber uma caida nas RPM.

Por último, emendando com o papo anterior, a No.2 está levantada com calços de 5cm. São 3cm de nylon + 2cm de calço de borracha original de Jipe. Pelo que me disseram, até 5cm não é preciso cortar lata, e minha experiência não vale, porque o carro veio sem a tampa dos pedais e eu tive que refazê-la na munheca (e é esta lata que tem que ser cortada).

offroad
30/08/2006, 21:54
agora tem q comprar ferramenta.......

I_G_O_R
02/09/2006, 14:32
Nossa Adriano é bastante coisa pra fazer... mas acho que você fazendo tudo isso vc vai enfrentar td quanto é terreno ein !!! hehehe eu ainda tenho que pinta a minha pra deixa ela com uma cara mais limpa... Nessa quarta eu acho q ela recebe alta, ai vou atrás da pintura... Valeu pelas dicas...

I_G_O_R
02/09/2006, 14:41
Brigadao pela foto Flavio, deu pra ter uma boa idéia de como vai ficar, sua F75 ta dez... eu curti mesmo esses faróis, to loco pra trocar os meus, quanto ao alternador o meu não é mais o original só que eu não sei de quantos amperes ele é, a bateria eh de 75Ah se não me engano, acho que vou arriscar nos de 100W.