PDA

Ver Versão Completa : BF Goodrich 31 ou 33 (mud terrain)?



marco cruz
03/04/2003, 09:49
Amigos,
Qual a grande diferença, do ponto de vista prático, entre os pneus acima?
Sei que com o 31 só precisarei subir uma pol., mas o desempenho é muito abaixo do 33?
O uso será trilhas e pouca estrada.

dptucunduva
03/04/2003, 09:57
Marco,

Se o uso será só trilha e pouca estrada, as 2" a mais dos 33" vão fazer uma diferença desgraçada. Parece pouco, mas faz muuuuuita diferença na hora de agarrar ou não em um atoleiro, ou então em um facão e/ou erosão.

No carro, em se tratando de CJ, não precisa de muita coisa pra colocar os 33" não. Eu tenho um 51 com suspensão original, sem body lift, e uso pneus 31" (mais finos que os BF).

Coloque rodas com offset negativo e algum body lift de carroceria. Talvez o lift de 1" que vc está pensando já seja suficiente.

Agora, se o objetivo é trilha pesada, acho que existem muitos pneus melhores que os BF, mas aí é outra história... :?

marco cruz
03/04/2003, 10:05
Daniel,
Desculpe-me, mas por que o "arggh!"?
Não são pneus bons? Ouvi dizer que seriam os melhores...

dptucunduva
03/04/2003, 10:23
Marco,

O BF é um pneu que, apesar de lameiro, enche facinho de tudo e não se limpa facilmente. Isso faz com que ele vire pneu slick em qquer atoleiro...

Por não ter um desenho muito agressivo, ele não dá tração em subidas molhadas ou com pouca aderência. Mesmo pensando em uma subidinha fuleira, que nem te incomoda pra andar a pé, ele apanha.

O BF MUD é um excelente pneu pra uso misto. Ele dura pra caramba, é silencioso (pra um mud), dá uma confiança acima da média na estrada (novamente pra um MUD). Mas na hora do "vamu-vê", ele deixa a desejar. IMHO deixa BASTANTE a desejar.

Os General Grabber MT são o mesmo esquema, embora eu os julgue um pouco melhores. Apenas minha opinião pessoal.

Se vc quer só fazer trilha e mais nada, compre um pneu de trilha de verdade. Os Firestone super tração, que apesar de serem 7.50R16 (31") chegam a 32,8" medidos na trena. Colocando lado a lado, tem praticamente o mesmo tamanho do BF 33", em altura.

Tem os Black Star Guyane, que também são excelentes na trilha e melhores que os super tração no asfalto. A maior medida deles chega a 32", na trena.

Se vc quiser apelar mesmo, tem os cross, que são destruidores na trilha. Esses sim são os melhores pneus pra dar porrada, só que até vc chegar na trilha... Vai sofrer...

Claro, isso sem falar nos pneus que os gringos adoram, os Super Swampers... Mas aí o bolso já dói demais.

billj
03/04/2003, 10:48
Marco,

O BF é um pneu que, apesar de lameiro, enche facinho de tudo e não se limpa facilmente. Isso faz com que ele vire pneu slick em qquer atoleiro...

Por não ter um desenho muito agressivo, ele não dá tração em subidas molhadas ou com pouca aderência. Mesmo pensando em uma subidinha fuleira, que nem te incomoda pra andar a pé, ele apanha.

O BF MUD é um excelente pneu pra uso misto. Ele dura pra caramba, é silencioso (pra um mud), dá uma confiança acima da média na estrada (novamente pra um MUD). Mas na hora do "vamu-vê", ele deixa a desejar. IMHO deixa BASTANTE a desejar.

Os General Grabber MT são o mesmo esquema, embora eu os julgue um pouco melhores. Apenas minha opinião pessoal.

Se vc quer só fazer trilha e mais nada, compre um pneu de trilha de verdade. Os Firestone super tração, que apesar de serem 7.50R16 (31") chegam a 32,8" medidos na trena. Colocando lado a lado, tem praticamente o mesmo tamanho do BF 33", em altura.

Tem os Black Star Guyane, que também são excelentes na trilha e melhores que os super tração no asfalto. A maior medida deles chega a 32", na trena.

Se vc quiser apelar mesmo, tem os cross, que são destruidores na trilha. Esses sim são os melhores pneus pra dar porrada, só que até vc chegar na trilha... Vai sofrer...

Claro, isso sem falar nos pneus que os gringos adoram, os Super Swampers... Mas aí o bolso já dói demais.

Assino em baixo de tudo que o Daniel falou. Já tive nos meus jipes BF Mud e eles não se limpem nada fácil na hora do vamu-vê...... :cry:

EDIT: Uma resalva para os BFs.... Se você tiver no jipe um PUTO motor que consegue girar os pneus em alta velocidade mesmo enquanto estiver na lama, então eles até funcionam bem. O Vanderlei (guinchos Work) tem BF 33 na Camper diesel dele e o bicho é impressionante.... :shock:


Abraços viciados,

Adriano Braga
03/04/2003, 12:41
Concordo com a galera!!!
Já tive 3 tipos de jeeps (Willys, Defender e Engesa) Todos com BF 33 mud. O pneu embiscoita fácil...fica slick na primeira virada de roda. Principalmente se for aquele barro preto denso. Ai fu......!!!!! Ele tem dificuldade de se autolimpar.MAs como uso o jeep em atividades mistas (estrada e fora dela) Eles me atendem satisfatoriamente. Eu rodo o dia inteiro com meu engesa e viajo com ele sempre...ele é hoje o meu carro para todas!!! No asfalto, como falaram...ele tem bom desempenho e assobia pouco. Mas se o assunto é exclusivo trilha...e deseja ser realmente agressivo nelas...o nome do pneu tem que ser outro.

Abraço

marco cruz
03/04/2003, 13:19
Se entendi, como vou usar um pouco em asfalto, talvez o melhor então seja o Black Star, e, pelo que vi, não são tão caros assim.
Meu CJ tem o Firestone mas é recapado, não é bom...
E que tal o frontiera? Pelo que ouvi, é ruim on-road, procede?

dptucunduva
03/04/2003, 14:21
Meu CJ tem o Firestone mas é recapado, não é bom...


Recapado é uma melda mesmo. Na trilha não faz diferença em relação ao original, mas na estrada é uma merda.

Agora, os firestone super tração originais são bons, dão balanceamento certinho. Dá pra usar na estrada numa boa, sabendo as limitações de um pneu lameiro.

Hoje uso os recapados pque já estavam no jipe quando comprei. Quando for trocar os pneus, provavelmente vou partir pros firestone originais, não recapados, ainda no desenho super tração.



E que tal o frontiera? Pelo que ouvi, é ruim on-road, procede?

O frontiera está até proibido em algumas competições, devido ao seu poder destrutivo de tração. Num atoleiro, ele é um puuuuuuuuuta pneu, quando se está andando só pra frente. Limpa facinho, e dá uma tração desgraçada. Por ser direcional, pra trás, é uma melda, não limpa.

Mas no asfalto, vc vai ficar com raiva dele... É uma porcaria mesmo. Quando chove, então, dá uma insegurança danada...

Adriano Braga
03/04/2003, 15:57
Isso que eu ia falar ...o fronteira é palhaçada no lamaçal!!!! Há um tempo atras fui dar umas voltinhas com uns amigos que tem Land. Quase todas as Lans=ds daqui usam o BF 33mud...e um deles colocou um fronteira só para fazer o passeio. Fomos para umas fazendas de plantação de arroz. O único que conseguiu andar nas lavouras foi ele...os outros só conseguiam andar até dar uma ou duas voltas no pneu. E o fronteira não funciona de ré mesmo....o desenho dele é muito agressivo e só para frente. Nunca andei no asfalto...mas tbm já ouvi falar que é uma melda completa :mrgreen:

marco cruz
03/04/2003, 16:19
Li também que o frontiera é bom na areia se virado para frente. :?
Diante de tudo, acho melhor trocar pelo Firestone original. Vcs têm noção do preço? :?:

Adriano Braga
04/04/2003, 09:07
Particularmente acho que o fronteira é muito ruim na areia...na areia o BF é bom...NA areia vc precisa de superfície de contato...a prova estar que se baixa bastante a calibragem dos pneu para se andar nas dunas. O Fronteira tem a caracteristica de cavar...isso não é muito bom. :wink:

dptucunduva
04/04/2003, 10:10
Li também que o frontiera é bom na areia se virado para frente. :?


Diz a lenda que sim. Se vc virar eles do contrário eles são bons na areia. Da mesma maneira os super tração da firestone, se virados, são bons em areia ou qquer tipo de piso que vc não queira que seja cavado.

Mas tomara que você não precise dar ré na areia com um pneu desses instalado ao contrário.... :shock: hehehehe.... :lol:

Luis Assis
04/04/2003, 10:33
Outro dia fui fazer alinhamento no meu carro, e vi no expositor um Wrangler, achei o desenho bastante agressivo, comparado aos BF, alguem sabe se presta?? O preço pelo menos é convidativo.. 500 latas o 33 e 600 o 35
[]'s
Gustavo

Adriano Braga
04/04/2003, 11:18
Já faz um tempo que não compro sapatos novos...mas qto está custando um BF mud 33? :shock:

Luis Assis
04/04/2003, 12:49
Vais pagar ai uns 700.00 cada um...
[]'s
Gustavo

billj
04/04/2003, 13:05
Vais pagar ai uns 700.00 cada um...
[]'s
Gustavo


K7, subiu prá caramba!!!!!! :shock:



Abraços,

Adriano Braga
04/04/2003, 13:42
Brincou né!!!!!!! Os últimos que comprei...para a Land eu paguei uns 300 paus...tá certo que isso já faz mais de 2 anos...mas mais do que dobrar é F... :?

Sandro Tannuri
04/04/2003, 14:35
Outro dia fui fazer alinhamento no meu carro, e vi no expositor um Wrangler, achei o desenho bastante agressivo, comparado aos BF, alguem sabe se presta?? O preço pelo menos é convidativo.. 500 latas o 33 e 600 o 35

Acabei de comprar o Wrangler MTR 35" e paguei 780,00 cada em 8 vezes sem juros. Sao muito bons mas nada que se compare com os Swampers.


K7, subiu prá caramba esse trecos!!!!!!

Se bobear, dá até para pegar um Swamper 33" para esse valor. Tente na Pneus D´Itália de POA, (51) 3347-4093. Eu comprei há um pouco mais de um ano 04 Super Swamper TSL/SX 35" x 15,5", pagando exatos R$ 992,00 cada. Sim, desde então o reau caiu ainda mais em relação do dólar. Mas mesmo assim, eu preferia pagar R$ 1000 num Swamper que R$ 700 num BF Merda.......

Liguei agora para eles e falei com o Celso que disse ter como maiores o TSL-SX 35 x 15,5 e o Bogger 33 x 14 ambos por 1290,00 cada.

Eu acho que os Swampers em qualquer modelo sao os melhores pneus do mundo para nossas trilhas, os americanos tem usado bastante os MTR para Rock Crawling, se eu tivesse que escolher um unico jogo de pneus para meu Jeep com certeza seria um MT tipo BF, General Grabber ou Goodyear MTR por que antes de cada trilha sempre tem o maldito asfalto, e nesse terreno os Swampers gastam muito rapido.
Uma outra opçao interessante sao os recapados pela Koscak pneus em SP, gastam mais rapido que os MT no asfalto mas custam ao redor de 270,00 para recapar e sao o bicho na trilha, so para informaçao usei um jogo destes no Endurance Trial de BH e na lama nao tem melhor.

Abraços,

Adriano Braga
04/04/2003, 16:58
E ai Sandro...tens foto deste pneu?
Tchê...os pneus subiram muito...faz um tempo que não compro e estou apavorado com os preços!!!!!! :shock:

Sandro Tannuri
04/04/2003, 19:42
E ai Sandro...tens foto deste pneu?


Procure as fotos no site do fabricante

Wrangler MTR www.goodyear.com.br
Super Swamper www.intercotire.com

Pense nos recapados, na trilha sao o bicho, no asfalto tem limitaçoes, e no bolso sao razoaveis.

Abraços,

Adriano Braga
07/04/2003, 09:09
Estes pneus eu conheço...perguntei dos recapados...o desenho deles é o mesmo dos de mercado?
:?:

billj
07/04/2003, 10:08
Estes pneus eu conheço...perguntei dos recapados...o desenho deles é o mesmo dos de mercado?
:?:




http://www.minas4x4.com.br/pneus.htm


Abraços,

Adriano Braga
07/04/2003, 10:40
Grande Bill

bem legais os desenhos!!! :twisted: Mas eles tem cara mesmo de ser bom só de barro...fora de estrada...no asfalto deve ser uma M!!!
Alguem já usou os pneus deles?

billj
07/04/2003, 11:00
Grande Bill

bem legais os desenhos!!! :twisted: Mas eles tem cara mesmo de ser bom só de barro...fora de estrada...no asfalto deve ser uma M!!!
Alguem já usou os pneus deles?

O Sandro tem um jogo feito sobre a carcaça do Grabber 35". Ele usou lá no Endurance Trial e funcionou muito bem. Porém, ele não andou com esses pneus no asfalto.......

Até que sei, o fabricante pode fazer o serviço de recapagem com qualquer desenho, desde que não seja o mesmo de um pneu comercializado no País, assim para não ter problemas legais.........

Sandro Tannuri
07/04/2003, 21:20
O Sandro tem um jogo feito sobre a carcaça do Grabber 35". Ele usou lá no Endurance Trial e funcionou muito bem. Porém, ele não andou com esses pneus no asfalto.......

Como o Bill costuma dizer, nao existe almoço gratis.
Ja usei os pneus recapados da Koscak duas vezes, na primeira rodei uns 30 km no asfalto ate uma trilha aqui no RJ e as limitaçoes que constatei foram barulho alto e uma certa sensaçao de pouca aderencia ja que no asfalto ele tem pouca area de contato. Na segunda vez foi no Endurance Trial e ai o pneu mostrou seu serviço, tinha traçao ate onde nem se ficava de pe. E obvio que qualquer MT seria melhor no asfalto, mas na trilha impossivel.

Abraços,

Adriano Braga
08/04/2003, 08:53
Grande Sandro!!!!! Valeu!!!
Mas essa de não existir almoço gratis me lembrou meu pai...hahaha ele sempre disse isso!!!

Grande abraço :wink:

monge
12/04/2003, 15:52
Bom, se tá na dúvida, e tem $$$$ sobrando parta para os 35" ou como o pessoal já disse para os swampers.

Tenho um amigo que está tentando recapar o pneu frontieira em cima dos Grabbers 35".

Se ele conseguir vai ficar o bicho. Vai ser o verdadeiro tatu de chuteiras.

Mas como os frontieiras tem limitações ao andar pra traz não sei como vai ficar...

[]'s Esperando pra ver o resuldado

Murillus
13/05/2009, 10:50
31 bom pra cidade... talvez tb seja bom na lama isso dependendo do pneu... mas fica pessimo na duna por que cava com o torque alto...

33 bom na duna e na lama... pessimo na cidade pois deixa a viatura sem giro... e quebra, ou melhor, desgasta tudo mais rapido...

alguem tem experiencia com os 32 ???