Ver Versão Completa : Quando devo usar reles ????
Qual a função dos reles quando instalados na parte eletrica ???
Quando devo usa-los ???
Pq. alguns equipamento são ligados a reles e outras não ????
[]´s eletricos e duvidosos .....
:pensativo: :pensativo: :pensativo:
O relé auxiliar tem esse nome justamente porque é um dispositivo auxiliar para acionamento de componentes elétricos. Qualquer dispositivo do veículo poderia ser acionado diretamente por um interruptor ou chave, o problema estaria no dimensionamento desta peça, pois, deverá suportar correntes elevadas.
O relé é um dispositivo eletromecânico que, através de um sinal de baixa intensidade (inferior a 1 ampére) comuta sinais de alta intensidade (acima de 10 ampéres).
Uma aplicação muito comum é quando queremos utilizar lampadas de farois de 100w onde antes usava de 50w. Se não fizermos isto o chicote que vai para os farois ficará comprometido.
Ok?
Ruben Rosa
Niva 1.7i 98
Ilha Jeep Clube
José Augusto
19/08/2006, 23:17
Basicamente é o que o Ruben escreveu, vou dar uma explicação menos técnica mas de entendimento facilitado.
O rele funciona como uma chave, alguns dispositivos que consomem uma amperagem elevada, necessitam de um cabo de energia mais espesso compatível com nível de energia transportada, aí vc já pensou levar esses cabos espessos até o painel e pior que isso seria o tamanho dos interruptores para acionar, se não fossem os reles alguns dos interruptores seriam chaves enormes como aquelas "chaves gerais de bateria" ao invés de pequenos botões e parte dos fios seriam cabos espessos.
Pessoal,
Então vamos usar o exemplo do farol de milha, como fica a instalação utilizando o relê? Ele fica entre a chave e o farol? Dai eu uso um fio fino até o relê e do relê até o farol um fio mais apropriado para a potência consumida?
[s]
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
20/08/2006, 20:29
Pessoal,
Então vamos usar o exemplo do farol de milha, como fica a instalação utilizando o relê? Ele fica entre a chave e o farol? Dai eu uso um fio fino até o relê e do relê até o farol um fio mais apropriado para a potência consumida?
[s]
É mais ou menos isso... o relê é uma chave para maior amperagem. Ele tem um solenoide (bobina de campo) que liga os contatos. Um cabo "grosso" vem da caixa de fusíveis até um dos polos desse contato, do outro polo sai a mesma bitola de cabo para o farol. O solenoide precisa ser excitado por uma corrente mais fraca, portanto um cabo mais "fino" vai da caixa de fusíveis para a chave no painel e daí para o relê. É isso?
É mais ou menos isso... o relê é uma chave para maior amperagem. Ele tem um solenoide (bobina de campo) que liga os contatos. Um cabo "grosso" vem da caixa de fusíveis até um dos polos desse contato, do outro polo sai a mesma bitola de cabo para o farol. O solenoide precisa ser excitado por uma corrente mais fraca, portanto um cabo mais "fino" vai da caixa de fusíveis para a chave no painel e daí para o relê. É isso?
Aproveitando a duvida :
Qual fio é o amis indicado pra alimentar a caixa de fusivel ou seja qual fio devo usar da BATERIA até a caixa de fusivel ???
[]´s
José Augusto
20/08/2006, 23:30
Valmor, a espessura do fio ou cabo depende da corrente, esta depende do que está "pindurado" nela. Então vc pode levar um ou mais fios ou cabos da bateria para a caixa ou caixas de fuzíveis, tudo vai depender da demanda, ou melhor dos equipamentos e acessórios. Existe uma tabela dos fabricantes de fios e cabos elétricos que fornece a bitola em função da demanda.
Uma boa instalação usa e abusa de reles, os cabos com maior carga de energia ficam menores e com menos voltas vão direto para a direção do equipamento a ser acionado.
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