PDA

Ver Versão Completa : Direção Hidraulica



RuralWillys75
23/02/2004, 00:17
Tenho uma Rural 4x2 e vou instalar direção hidraulica do opala
alguem teria foto desta adaptação para enviar-me etambem alguma sugestão ou critica


abraço

Cícero Franco
23/02/2004, 16:26
Direção hidráulica que não seja progressiva deixa a Rural muito "mole". O melhor é colocar uma mecânica mesmo. Vá em pesquisa e digite direção hidráulica que tem pencas de discussões sobre isto.

[]s

dickvigarista
09/06/2004, 23:02
8) O pessoal que usa é a do Opala, não entendo a
necessidade de ser ou não progressiva.Meu mecânico
comentou sobre a do velho Landau tbém. :twisted:

andretomasi
10/06/2004, 18:43
8) O pessoal que usa é a do Opala, não entendo a
necessidade de ser ou não progressiva.Meu mecânico
comentou sobre a do velho Landau tbém. :twisted:

A direção hidráulica progressiva deixa a direção mais dura conforme se aumenta a velocidade.. quando está devagar, quase parando, fica levinha, bom pra manobrar.. e quando está rápido, na estrada, ela fica mais dura, assim não corre o risco de virar "um pouquinho" o volante e o veículo sair de lado, talvez até capotando..

Corrijam-me se estiver errado :oops:

[ ]´s

fugger
10/06/2004, 18:48
keko

Quase

A direção muda conforma a rotação do motor e não necessariamente a velocidade.

[]'s

andretomasi
10/06/2004, 18:58
Fugger,

A idéia é parecida :lol: , valeu pelo toque :lol: :oops: :lol:

[ ]´s

dickvigarista
12/06/2004, 14:27
8) Fugger e quase o Keko, vc tem toda a razão
quanto ao funcionamento da hidráulica, só ainda
não entendo pq a necessidade de ser progressiva,
pois ñ é para fazer racha (velocidade) é para
:twisted: llllama. :twisted:
Quem tiver a resposta nos dê, pois tbém sou aluno.

equipeminas4x4
15/06/2004, 10:35
Bom Srs. não tenho uma F-75, mas estou instalando o sistema de direção hidráulica do Opala em outra criança e também já vi instalada em Willys.

Primeiro é necessário a instalação do suporte da bomba hidráulica, que no meu caso, motor AP, será tocada por uma nova polia instalada à frente da polia do vira-brequim. Se não tiver um suporte pronto, construa. A bomba pode ficar em qualquer lugar, desde quem bem fixa e com regulagem p/ a correia.
Instalação do setor: Como o pitman, acho que é assim que escreve (aquele bracinho do setor) do Opala trabalha virado p/ trás, o setor deverá ser colocado à frente da travessa frontal do chassi, aquela travessa embaixo do radiador. Para isso terá que ser feito um recorte na frente da Rural/F75/Willys. Um suporte em chapa 3/8" é o suficiente. O setor é preso com 3 parafusos, pode ser 3/8" também.
Colocação do reservatório hidráulico: Se comprou o conjunto completo com mangueiras, tente reaproveitá-las, posicionando o reservatório da melhor forma possível. Pode ser em qualquer lugar, em qualquer altura, pois as mangueiras e conexões não são baratas.
Coluna de direção: Deverá ser feita nova, mais longa, com um joelho (cruzeta) colocada logo após a parede corta-fogo, perto de onde ficava o setor original. Compre a coluna de direção do Uno, e aproveite os 02 joelhos, tanto o que liga no setor (estria fina), como o que ficará no meio da coluna (estria grossa).
Por último, faça a nova barra de direção, ligando o Pitman à cúpula esquerda. Aconselho a compra do SOS Munhão na Donatti, pois está num preço bom e já vem com a furação cônica p/ colocação do pivô. Ode usar aquele braço que vai na cúpula direita da F-75 também. Só que tem que cortar ele, soldar virado pra frente e colocar na cúpula direita em cima, e não embaixo do lado esquerdo como é utilizado.

Acho que resumindo, apesar de não estar fazendo a adaptação em uma F-75, o trabalho é muito parecido.

[]´s

Wallace
15/06/2004, 14:32
Pessoal,

A direção hidráulica é um item obrigatório tanto em segurança como no caso de se usar pneus grandes.
A hidráulica filtra a pancada que a roda sofre... sem ela pode-se até quebrar o pulso (ou dedão).
Quando o pneu fica travado em algum obstáculo só com hidráulica mesmo.

andretomasi
15/06/2004, 14:39
Quando o pneu fica travado em algum obstáculo só com hidráulica mesmo.

E quanto ao velho alerta de que se o pneu trava em alguma coisa, forçar com a direção hidráulica pode quebrar algo antes de sentir que tá forçando?

[ ]´s

Wallace
15/06/2004, 18:56
Lenda

du
15/06/2004, 19:39
Pessoal,

Qualquer que seja a direção instalada. Terão que passar por um período de adaptação.

Pela leveza exessiva, Landau é bem mole, Opala mole, Santana mais normal. No fim, na minha opinião, vai de gosto. Qualquer que seja, cuidado no primeiro mês.

Abraços Du.

dickvigarista
20/06/2004, 08:10
8) Ainda ninguém respondeu o comentário
do :lol: amigo Cícero, quanto a necessidade da
direção ser progressiva para viatura que não
visa velocidade e sim obstáculo e conforto. :twisted: :evil:

andretomasi
20/06/2004, 13:34
Fala Dick,

Acho que se vai usar só pra off-road, então não precisa ser progressiva mesmo.

[ ]´s

monge
21/06/2004, 12:38
Fala Gente... :D :D :D

Eu uso a mecanica do maverick. :D

Já é absurdamente leve, quando estou em velocidades mais altas quase nào sinto o jeep... :D :roll: :shock:

Acho que com a hidráulica ficaria parecido com o meu problema.

[]'s

Eugênio

Kerosene
06/07/2004, 08:58
Olá PEssoal,

Estou montando uma viatura para passeio e adaptando DH opala, acho ridículo essa adaptação da caixa na frete do jeep, esteticamente fica muito feio. Então fiz a adaptação da caixa próxima a original, dentro do cofre do motor, por trabalhar invertido, comando a roda direita, que "desinverte" o sentido da caixa.
Tem ainda outra opção que seira, com a caixa ainda dentro do cofre, abri-lá e usinar um setor com sem fim esquerdo (mais trabalhos), para comandar a roda esquerda.

Agora já andei em jeeps com DH na trilha, e acho ruim, por que na minha região tem muito cascalho e brejo, se você entrar num brejo a 40Km/h você sai do outro lado sem saber pra onde a roda está virada, de tão leve que fica.... e pode acontecer como se estivesse aquaplanando......
Lógico que ninguém vai ficar no brejo virando direção pra lá e pra cá......
Mas, com uma caixa mecânica se tem um maior controle da viatura.....


Abraços.

Birita
06/07/2004, 18:13
poem a elétro-hidráulica do Astra e acaba logo com esses problemas :wink:

dickvigarista
07/07/2004, 08:28
8) :lol: Aí Birita, explica melhor como é
adaptada e qual a vantagem desta DH, claro
q começa por ser mais moderna, mas o q mais :?:
Te pergunto, pois pretendo colocar DH num futuro
próximo. Abraço :twisted:

Birita
07/07/2004, 16:22
nessa página está explicando detalhadamente:
http://www.cdtm.com.br/artigostecnicos_v.asp?Contador=49

não consome energia do motor ao manobrar como os hidráulicas convencionais

:)

equipeminas4x4
15/07/2004, 14:23
Vem cá,

Com o sério problema que a maioria os willys tem em relação à bateria, vc não acha que um sistema deste, funcionando junto com o guincho, por exemplo, iria precisar de um sistema super dimensionado e poderia te deixar na mão, nas condições em que vc mais precisaria? No caso da hidráulica, a potência que ela "rouba" do motor com certeza não faz falta.

[]´s

Birita
16/07/2004, 13:31
Sinceramente eu não sei te responder cara, não conheço ninguém que fez essa adptação...

Thiago Serpa
16/07/2004, 15:40
Vem cá,

Com o sério problema que a maioria os willys tem em relação à bateria, vc não acha que um sistema deste, funcionando junto com o guincho, por exemplo, iria precisar de um sistema super dimensionado e poderia te deixar na mão, nas condições em que vc mais precisaria? No caso da hidráulica, a potência que ela "rouba" do motor com certeza não faz falta.



Vale lembrar que no Astra quando a direção chega em um dos batentes até o luz dos faróis dá uma oscilada por causa do motor elétrico!! Sem dimensionar uma instalação legal pra essa direção pode dar m..!!!

[]´s

Birita
16/07/2004, 19:34
Cara, meu pai tem uma astra e isso nunca aconteceu...

Thiago Serpa
16/07/2004, 19:37
Tipo, não que o farol vai apagar, mas ele dá uma leve oscilada, pelo menos no astra daqui de casa tinha isso, o porque eu também nunca entendi...
Mas não era nada de muito absurdo, porém se colocar com uma bateria e um alternador fraco acho que a "leve oscilada" ganha uma proporção um pouco maior
[]´s thiago

Fornara
28/12/2010, 23:26
Salve Pessoal! Sem querer ofender ninguem, mas quando se fala em adaptações que foram feitas é importante que sejam mostradas a sequencia do trabalho em fotos!!!!:evil: Fica muito dificil principalmente para os mais leigos, ficarem imaginando uma adaptação só no bla, bla blá!!! Fotos amigos explica mais que mil palavras...já dizia alguém!!
Abraço:concordo:

Londrinense
28/12/2010, 23:35
Alem disso, adaptar algo que a manutenção poder ser cara! É totalmente inviável. É jeep, vai encontrar água, barro, pedra.... Imagina...

Marco-Maga
28/12/2010, 23:43
Salve Pessoal! Sem querer ofender ninguem, mas quando se fala em adaptações que foram feitas é importante que sejam mostradas a sequencia do trabalho em fotos!!!!:evil: Fica muito dificil principalmente para os mais leigos, ficarem imaginando uma adaptação só no bla, bla blá!!! Fotos amigos explica mais que mil palavras...já dizia alguém!!
Abraço:concordo:


Fornara e Londrinense,

Vcs viram que este tópico é de 2004....:shock:

Londrinense
29/12/2010, 02:13
Fornara e Londrinense,

Vcs viram que este tópico é de 2004....:shock:

Putz!!! :oops::oops::parede:

Fornara, culpa sua!!!!!!!!!! :palmas::lol:

Fornara
29/12/2010, 18:23
Putz!!! :oops::oops::parede:

Fornara, culpa sua!!!!!!!!!! :palmas::lol:

Vixi!!! Assumo toda culpa!!:putz:
Mas que o tema poderia vir a discussão de novo, poderia!!

Fornara
29/12/2010, 20:47
Putz!!! :oops::oops::parede:

Fornara, culpa sua!!!!!!!!!! :palmas::lol:

Vixi!! Assumo:putz: Apesar que o assunto é muito interessante e poderia voltar a discussão... Mas deve ter topico mais atual sobre direção hid.:concordo:

Marco-Maga
29/12/2010, 21:20
Vixi!! Assumo:putz: Apesar que o assunto é muito interessante e poderia voltar a discussão...
Mas deve ter topico mais atual sobre direção hid.:concordo:


Pior que tem sim....kkkk

Este tópico só tem 7 anos, é novinho...kkkkkkk:putz:

E com certeza que em 7 anos ja tem coisas muito mais novas..kkkk :pensativo:

Mas vamos que vamos... 8-)

antonio umino
20/11/2011, 19:00
Reavivar o topico... Fornara.Marco. Londrinense.

Atualmente os carros novos vem com a bomba eletrica. Neste tempo do topico parado será que alguém já não fez a adaptação e não poderia comentar sobre isto.. Na caixa de direção do santana ou gol é possivel colocar.
vamos ver se alguém se manifesta.
abraços.