Ver Versão Completa : regulador de voltagem para toyota hilux
J.Carlos
18/08/2006, 17:32
Olá, minha hilux SR5, 1997 está recebendo pouca carga na bateria, e em dois eletricistas nos quais levei a viatura, me adiantaram que o problema com certeza está no regulador de voltagem que preciso substituir, o qual não estaria mandando carga suficiente para a bateria,que tem de ficar entre 13,8 e 14,4 V. Por isso gostaria de alguma dica sobre aonde adquirir tal peça, visto que na concessionária está bem salgado, em torno de R$ 400,00...
Augustocesar
28/08/2006, 13:29
Olá, minha hilux SR5, 1997 está recebendo pouca carga na bateria, e em dois eletricistas nos quais levei a viatura, me adiantaram que o problema com certeza está no regulador de voltagem que preciso substituir, o qual não estaria mandando carga suficiente para a bateria,que tem de ficar entre 13,8 e 14,4 V. Por isso gostaria de alguma dica sobre aonde adquirir tal peça, visto que na concessionária está bem salgado, em torno de R$ 400,00...
José Carlos,
Eu tenho notado que minha SW4/93 também apresenta esse problema, não é toda hora, mas tem momentos que ela deixa de manter a voltagem correta.
Não tenho a solução, mas os mexânicos disseram que seria escovas do alternador.
Pergunto se tem algum luz (he he he) para o problema.
Abraços,
J.Carlos
05/09/2006, 08:28
Olá Augusto,
Quanto ao alternador eu mandei recondicioná-lo também, entretanto a carga na bateria ainda permaneceu oscilando um pouco,e por enquanto vou mantendo assim já que a bateria não pifou. No tocante ao regulador de voltagem (que na hilux situa-se em separado do alternador), ainda não efetuei a troca por não estar disposto a pagar tão caro por uma peça tão pequena (he,he,he...)
Abçs parceiro...
Renatopami
06/09/2006, 06:36
Olá josé Carlos,tudo bem...
Se tiver interesse,liga p/TOYOMUNDI e fala c/Emmerson(Só que é aqui no Rio de Janeiro),eles trabalham c/pçs paralelo e original c/preços bem competitivos,eles devem mandar por sedex p/vc se for o caso.
Espero ter ajudado,ABRAÇOS!
Renatopami
06/09/2006, 06:38
Só faltou o tel da TOYOMUNDI,né:021-37090714/36069852
J.Carlos
06/09/2006, 12:25
Obrigado Renato, vou entrar em contato...
Celsogvs
07/12/2006, 17:26
Amigos, minha Hilux estava com o mesmo problema relatado pelo José Carlos, após abrir o alternador e trocar as escovas o eletricista disse que teria que trocar também o regulador de voltagem, mas como o preço estava acima dos R$400,00 resolvemos procurar uma alternativa.
Depois de procurar um outro regulador equivalente, o eletricista encontrou o do corcel que está funcionando 100%.
[]'s
bom dia pessoal, sou novo no forum e essa a minha primeira postagem.
tenho uma rural 76 com caixa, direção e motor da hilux 2.8 - 2001.
o regulador de voltagem está com defeito e a bateria está secando ( o regulador não modula a voltagem e o cirtuito está com 18 volts quando acelero) vocês sabem como fazer a ligação de um regulador de corcel ou outro carro que trabalha com 4 fios + terra no chicote ca Hilux que tem 5 fios + terra? o eletricista sugeriu que esse 6 fio seria para o conta girus.
abs
marcos britto
brunodhfr
25/09/2009, 15:39
Amigos, minha Hilux estava com o mesmo problema relatado pelo José Carlos, após abrir o alternador e trocar as escovas o eletricista disse que teria que trocar também o regulador de voltagem, mas como o preço estava acima dos R$400,00 resolvemos procurar uma alternativa.
Depois de procurar um outro regulador equivalente, o eletricista encontrou o do corcel que está funcionando 100%.
[]'s
Celso, estou com o mesmo problema! o regulador do corcel cabe perfeito, plug and play na hilux???
Celsogvs
25/09/2009, 16:48
Celso, estou com o mesmo problema! o regulador do corcel cabe perfeito, plug and play na hilux???
Bruno,
Não é 100% plug and play não, mas qualquer eletricista pode trocar os conectores e botar pra funcionar.
Abs,
brunodhfr
25/09/2009, 22:32
Bruno,
Não é 100% plug and play não, mas qualquer eletricista pode trocar os conectores e botar pra funcionar.
Abs,
Celso, vc teria uma foto de como ficou o esquema de ligação no seu carro? iria me ajudar muito!
abraços!
Celsogvs
03/10/2009, 12:00
Celso, vc teria uma foto de como ficou o esquema de ligação no seu carro? iria me ajudar muito!
abraços!
Fotos enviadas.
ALEXANDRE ALMEIDA NASCIME
01/11/2009, 22:07
Fiz uma adaptação na minha que ficou muito melhor do que o regulador original está gerando 14,5 volts, coloquei um regulador modelo ga057 da gauss o mesmo utilizado em corcel e belina.
Adrianno
13/09/2010, 00:49
Olá pessoal, tenho lido alguns relatos que é possível adaptar um regulador de voltagem gauss 057 na hilux 2.8 (que possui regulador externo). Alguém sabe como fazer ou tem o esquema de fios?:)
guilhermeabreu
13/09/2010, 20:20
Olá pessoal, tenho lido alguns relatos que é possível adaptar um regulador de voltagem gauss 057 na hilux 2.8 (que possui regulador externo). Alguém sabe como fazer ou tem o esquema de fios?:)
ADRIANNO
Coloca original , o meu deu pau ha 1 mes atras e omeu eletricista comprou o original por R$130,00 e cobrou R$70,00 de M.O. vale a pena .
Estou aqui pertinho de vc , o meu eletricista é muito bom ; o amigo FIDELIS daqui só faz serviço com ele depois que eu o apresentei , o FIDELIS é daí de Conceição de Macabú vc o conhece ?
Estou aqui as suas ordens .
ABRAÇO
Guilherme,
Amigo vc sabe onde seu mecanico conseguiu este regulador externo (27.700-72030) por R$ 130,00? O meu tb pifou. Na Toyota aqui no Rio está custando R$ 492,22.... Não encontro paralelo em lugar algum. Não posso nem pensar em ligar limpador, farol ou ar condicionado. Ele carrega muito pouco, quando não tem consumo alto. Observei que andaram mexendo nos contatos do Relé. Acho que prepararam para me vender. rs. Desde já agradeço. Abs. Jorge.
feitosac
28/09/2010, 23:59
Jorlex,
Cota com o pessoal da America auto peças (67) 3431-3641 , Cassio ou Thiago.
Abraços.
Adrianno
29/09/2010, 08:26
NO meu caso, não era o regulador. Retirei a peça e testei em outra hilux. Bastou apenas trocar as escovas do alternador.
Feitosac,
Segui seu conselho e liguei para a Imperio mas infelizmente eles Tinham o regulador. Muito obrigado pela boa vontade. Recorri a varios fornecedores paralelos mas ninguem tinha este regulador. A solução foi debruçar no balcao da Inter Japan e pagar quase 500 pilas. Foi plug and play. Dois parafusos e um conector. Resultado: 14.0 volts em cima da bateria. Com ar e farol alto cai para 13. Abs. Jorge
ALANHILUX95
04/10/2011, 13:35
Bom Dia pessoal.
Adquiri uma hilux 95 japonesinha recentemente quando mudei de SC para RO. Ela está com o mesmo problema no regulador de tensão. comprei o do corcel para instalar. Aqui em Porto Velho - RO não encontrei alguém que tope a parada. Poderiam me enviar fotos da ligação? Iria me ajudar muito... e-mail: alan.schulz@hotmail.com
Obrigado!
Celsogvs
04/10/2011, 13:52
Enviado em PVT.
Abs,
Celso
Ney_Niteroi II
04/10/2011, 14:58
Celso,
Nao estou com problemas no regulador de tensão, mas gostaria de ter esse esquema para casos de emergência, principalmente em viagens... pode me mandar para o ney@isoluxcorsan.com.br ?
Abs
Ney
SW4 - Japa
ALANHILUX95
04/10/2011, 15:22
Celso e Pessoal,
conectei os fios, mas ainda não dei partida na caranga porque não entendi o que fazer com os outros dois fios. são do contagiros? devem ficar isolados? ... quando terminar vou postar o serviço...
Abraço
Celsogvs
04/10/2011, 19:50
Alan,
Na minha hilux ficaram desligados (Acho).
hehehe
Claudio Maggioni
04/10/2011, 20:49
Alan,
Na minha hilux ficaram desligados (Acho).
hehehe
Ola Celso, estou tendo o mesmo problema na minha, pois esta gerando 12,5v somente na bateria. Levei no eletricista, abriu e teve q trocar as escovas...mas qdo colocou de volta, aumentou pouca coisa. Agora tirou de novo e mandou para um cara que consegue aumentar a capacidade do rotor e estator de 60A para 90A, mas já que estou mexendo queria tbm trocar o regulador...vc poderia me enviar essas informaçoes??? meu e mail e: claudio@motoshp.com.br
Desde ja agradeço
Celsogvs
04/10/2011, 21:02
Claudio,
Foi enviado.
Se algum dos amigos que recebeu as fotos quiser disponibilizar aqui pode ficar a vontade.
Abs,
Fernando César Ximenes
04/10/2011, 21:23
Claudio,
Foi enviado.
Se algum dos amigos que recebeu as fotos quiser disponibilizar aqui pode ficar a vontade.
Abs,
Vamos lá pessoal, quem se habilita?
Claudio Maggioni
04/10/2011, 21:51
Claudio,
Foi enviado.
Abs,
Ola Celso, Obrigado!!!
Vou postar as fotos aki...
Abraços
ALANHILUX95
04/10/2011, 23:52
Ola Celso, estou tendo o mesmo problema na minha, pois esta gerando 12,5v somente na bateria. Levei no eletricista, abriu e teve q trocar as escovas...mas qdo colocou de volta, aumentou pouca coisa. Agora tirou de novo e mandou para um cara que consegue aumentar a capacidade do rotor e estator de 60A para 90A, mas já que estou mexendo queria tbm trocar o regulador...vc poderia me enviar essas informaçoes??? meu e mail e: claudio@motoshp.com.br
Desde ja agradeço
Claudio, neste caso tem que cuidar com a capacidade do regulador. O modelo em questão (GA057) trabalha em média com 55A e por isto suporta a adaptação. Vi hoje um outro modelo, não lembro se é bosch ou Gauss, mas se não me engano é o GA008 que trabalha com alternador de 90A. Pelo que ouvi, trabalhar com 90A deixa o alternados mais pesado e força mais as correias, mas não sei se esta última informação procede.
Abraço
Alan
Claudio Maggioni
05/10/2011, 00:11
Claudio, neste caso tem que cuidar com a capacidade do regulador. O modelo em questão (GA057) trabalha em média com 55A e por isto suporta a adaptação. Vi hoje um outro modelo, não lembro se é bosch ou Gauss, mas se não me engano é o GA008 que trabalha com alternador de 90A. Pelo que ouvi, trabalhar com 90A deixa o alternados mais pesado e força mais as correias, mas não sei se esta última informação procede.
Abraço
Alan
Ola Alan, obrigado pela dica...é isso mesmo, se for 90A é o GA008 usado no caminhao cargo...
baixei um catalogo da gauss.
Abraços
Claudio Maggioni
16/10/2011, 18:24
Abraço
Alan
Pessoal, estou com uma duvida e quero pedir ajuda a vcs.
Fiz o redimensionamento do alternador, mas queria medir a quanto que ele esta carregando em amperes, teoricamente deveri ser 90A/h.
Alguem pode me dar umas dicas de como fazer essa mediçao???
Abraços
31/10/2011, 21:37
Estou anexando um esquema padrão que eu criei e uso na minha hilux a dois anos sem problemas, ficou mais eficiente do que o regulador original, pode fazer sem medo.
Rapaz não entendo nada de elétrica mais que ficou show ah! isso ficou. Já salvei e tenho certeza de que será muito útil. Um forte abraço. Inner
Estou anexando um esquema padrão que eu criei e uso na minha hilux a dois anos sem problemas, ficou mais eficiente do que o regulador original, pode fazer sem medo.
Pessoal, estava com o mesmo problema no regulador de voltagem da Hilux 93 2.8... Na concessionario era R$ 580,00 um novo!
Tinha 3 opções:
1 - Retificar o regulador
2 - Modificar o regulador com um da Gauss (057)
3 - Colocar um alternador novo (talvez da Sprinter)
Optei pelo primeiro e ficou R$ 95,00...
Abraços
Fabio
www.Vaivoar.com.br (http://www.Vaivoar.com.br)
alexandrejso
22/12/2011, 16:54
Pessoal tudo bem?
Como está este assunto?
O Gauss 057 serve?
O código da Toyota é 27.700-72030?
PoOderiam ajudar?
alexandrejso
22/12/2011, 16:56
Pessoal tudo bem?
Como está este assunto?
O Gauss 057 serve?
O código da Toyota é 27.700-72030?
Poderiam ajudar?
Esse regulador de voltagem voce pode fazer a regulagem dele para que carregue mais ou menos voltagem, é so abrir e dar pressao nas palhetas dele. Tenho um manual de como se regula. Me envie um e-mail para que eu me lembre de postar uma copia deste material.
emerson_cavalcante
09/02/2012, 17:25
Esse regulador de voltagem voce pode fazer a regulagem dele para que carregue mais ou menos voltagem, é so abrir e dar pressao nas palhetas dele. Tenho um manual de como se regula. Me envie um e-mail para que eu me lembre de postar uma copia deste material.
Tadi... me envia esse manual...estou com problema no meu regulador... emersonchs@yahoo.com.br... Obrigado
Este regulador como o nome ja diz tem regulagem. É so abri-lo e regular as palhetas. Quando eu trabalhava na Toyota nós faziamos esta regulagem e nao trocavamos a peça, pois havia um boletim indicando como fazer esta regulagem.
18/03/2012, 22:09
Caro amigo, pode fazer a adaptação do meu esquema tranquilo, eu fiz na minha toyota em jun 2009, e está rodando até hoje sem nenhum problema, e eu fiz várias viagens longas, com tudo funcionando, ac, farol, som.
bruno_blas
21/01/2013, 21:14
ME envie esse manual tbm
grato
ME envie esse manual tbm
grato
alguem pode postar o manual aqui ?
Pelo que vi esse é um problema cronico nas Hilux antigas, a minha também está com esse defeito e estou pensando em adaptar o Gaus, mas fiquei com algumas dúvidas na ligação dos 6 fios originais
Se der para regular o original seria uma boa tb
alguem pode postar o manual aqui ?
Pelo que vi esse é um problema cronico nas Hilux antigas, a minha também está com esse defeito e estou pensando em adaptar o Gaus, mas fiquei com algumas dúvidas na ligação dos 6 fios originais
Se der para regular o original seria uma boa tb
atualizando : abri o regulador original e tentei a tal regulagem das paletas, mas nao mudou muita coisa (confesso que fiz sem nenhum conhecimento já que nao tinha as especificações do manual)
Por fim consegui um regulador original de segunda mão, troquei e ficou 100%
Rodolfo40c
14/06/2013, 12:02
Me manda esse manual, fera?
Tentei levar, mas agora vou precisar regular.
rodolfo40c@gmail.com
Att,
Vinicius POA
26/06/2013, 07:43
Este regulador como o nome ja diz tem regulagem. É so abri-lo e regular as palhetas. Quando eu trabalhava na Toyota nós faziamos esta regulagem e nao trocavamos a peça, pois havia um boletim indicando como fazer esta regulagem.
Tadi, se puder enviar para meu e-mail agradeço, pois estou com esse problema e estava pensando em adaptar o do Corcel, mas vou tentar essa regulagem antes. Obrigado
Elias_qf
27/06/2013, 08:52
na minha esta instalada um regulador de 3 pinos, mas ja peguei assim, em um dos pinos tem dois fios, ja estou com o carro a 2 anos e meio e ate hj nenhum sinal de problemas, e a caixinha não é nova esta meia inferrujada deve ter mais de 5 anos de aparência rssrsr único problema ate hj q parou de carregar um fio quebrou dai so troquei o conector e td perfeito novamente... so nao coloco foto pq esta com problemas o forum para fotos...
Vinicius POA
27/06/2013, 11:55
na minha esta instalada um regulador de 3 pinos, mas ja peguei assim, em um dos pinos tem dois fios, ja estou com o carro a 2 anos e meio e ate hj nenhum sinal de problemas, e a caixinha não é nova esta meia inferrujada deve ter mais de 5 anos de aparência rssrsr único problema ate hj q parou de carregar um fio quebrou dai so troquei o conector e td perfeito novamente... so nao coloco foto pq esta com problemas o forum para fotos...
Elias você pode marcar algumas fotos do seu regulador para meu email? detalhes como a cor dos fios e o modelo da peça. vteixeirao@hotmail.com. Obrigado
No manual de serviço do motor 3L tem um capítulo dedicado ao sistema de carga, com esquema elétrico inclusive.
Sobre o ajuste do regulador consta somente essa imagem abaixo, sem muito detalhe:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=419208&stc=1
Acredito que a regulagem no modelo mecânico seja feita dobrando o "adjusting arm" de modo que a palheta metálica que fica sobre ele fique mais "pra cima" ou "para baixo"
e acompanhar no voltímetro se a voltagem aumenta ou diminui.
As imagens nesse tópico ilustram melhor o que descrevi:
Voltage regulator adjustment.... who did it? (http://forum.ih8mud.com/40-55-series-tech/465965-voltage-regulator-adjustment-who-did.html)
Infelizmente não tenho como testar, pois não possuo nem o aparelho de teste nem amperímetro/multímetro.
A propósito: eu já utilizei o regulador GAUSS, seguindo o projeto descrito na página 3 post #26 desse mesmo tópico.
Mas foi uma adaptação incompleta (a iluminação do painel ficou mais fraca).
Aliás, alguém sabe o modelo EXATO do tal relé de 5 pinos que deve ser usado na adaptação do GAUSS para as luzes do painel ficarem OK?
Na época não encontrei essa documentação de como fazer o ajuste, tentei o gauss, mas por conta do painel hoje estou com o original comprado na América.
Elias_qf
27/06/2013, 22:21
o meu é glauss de 3 pinos
419272
Elias_qf
27/06/2013, 22:27
eu consegui abrir o anexo tente ai a foto do meu regulador
419273419274
ADRIANNO
Coloca original , o meu deu pau ha 1 mes atras e omeu eletricista comprou o original por R$130,00 e cobrou R$70,00 de M.O. vale a pena .
Estou aqui pertinho de vc , o meu eletricista é muito bom ; o amigo FIDELIS daqui só faz serviço com ele depois que eu o apresentei , o FIDELIS é daí de Conceição de Macabú vc o conhece ?
Estou aqui as suas ordens .
ABRAÇO
Bom dia Adriano,
onde vc conseguiu comprar esse regulador de voltagem? Minha hilux é 2.8 1997.
Abs,
Zico
jipinhotoyota
02/03/2014, 21:04
Pessoal, esta adaptação serve pra SW4 93, japonesa? Estou com o mesmo problema relatado nos posts anteriores e pretendo fazer esta adaptação com o regulador de voltagem Gauss GA-057.
Obrigado.
Elias_qf
03/03/2014, 20:36
Pessoal, esta adaptação serve pra SW4 93, japonesa? Estou com o mesmo problema relatado nos posts anteriores e pretendo fazer esta adaptação com o regulador de voltagem Gauss GA-057.
Obrigado.
Boa noite acredito q funcione sim cara a minha e japa tmp porem pucape
Deve ser td igual
jipinhotoyota
05/03/2014, 09:15
Boa noite acredito q funcione sim cara a minha e japa tmp porem pucape
Deve ser td igual
Valeu, Elias!
Já comprei o regulador Gauss057. Só não achei o relé da Siemens. Comprei de outra marca.
Mas ainda não consegui ninguém que encarasse o serviço aqui em Angra.
Ontem resolvi abrir o regulador original e dar uma checada nele. Taquei limpa contato na parte interna dele e nos soquetes. Melhorou consideravelmente. Antes carregava na casa dos 12,5V. Depois da limpeza, ele foi subindo devagar e se estabilizou em 13,5V na lenta. Nunca ficava assim antes.
Mas, com o ar condicionado ligado, despencou para 12,1V. Isso é normal? Na viatura de vocês, se mantém acima de 13,5V mesmo com o AC ligado?
Elias_qf
05/03/2014, 23:39
boa pergunta nunca medi com o ar ligado...
cara no meu carro nao tem nenhum rele... ligado nele... se nao me engano sai 4 fio do alternador e entra apenas tres no regulador... eu sei que dois fios vai no mesmo terminal....
vou tentar ver amanha durante o dia e posto aqui como o meu esta ligado...
se for igual vc faz ai rsrsrs
mas geralmente com o ar condicionado ligado a marcha lenta tende a cair um pouco pode ser que nessa faixa de rotação ela fique fora do minimo para o trabalho correto do alternador... e isso faz ele carregar menos
jipinhotoyota
06/03/2014, 00:56
boa pergunta nunca medi com o ar ligado...
cara no meu carro nao tem nenhum rele... ligado nele... se nao me engano sai 4 fio do alternador e entra apenas tres no regulador... eu sei que dois fios vai no mesmo terminal....
vou tentar ver amanha durante o dia e posto aqui como o meu esta ligado...
se for igual vc faz ai rsrsrs
mas geralmente com o ar condicionado ligado a marcha lenta tende a cair um pouco pode ser que nessa faixa de rotação ela fique fora do minimo para o trabalho correto do alternador... e isso faz ele carregar menos
Esse relé é mencionado na segunda página do esquema feito pelo amigo nos posts anteriores. Ele disse que era Siemens, mas não tinha. O que comprei é DNI ou algo parecido.
São 6 fios e parece que um não é ligado. O regulador tem 4 terminais. Dá uma vontade de fazer isso em casa. Parece bem simples. Mas fico com medo de dar uma zica.
O modelo do meu Gauss 057 é igual ao que está no site da marca.
acredito que o normal seja reduzir a voltagem com o AC ligado. Mas o regulador não tá segurando mesmo. Fiz outro teste e a voltagem vai caindo. Logo estava 12V. Depois 11,9V. E se deixasse ligado, desceria mais com certeza.
Se puder medir o seu, agradeço. Pois é complicado esse assunto com eletricistas. Cada um fala uma coisa. Aí, complica.
jipinhotoyota
06/03/2014, 00:59
Vou aguardar sua resposta e vou atrás do eletricista amanhã de manhã, pra ver se resolvo essa agonia logo.
sandrotp
30/07/2014, 19:35
Bom dia, desculpa reviver o topico, mas botando o regulador gauss como faço para funcionar o contagiro do painel???
Valeu, Elias!
Já comprei o regulador Gauss057. Só não achei o relé da Siemens. Comprei de outra marca.
Mas ainda não consegui ninguém que encarasse o serviço aqui em Angra.
Ontem resolvi abrir o regulador original e dar uma checada nele. Taquei limpa contato na parte interna dele e nos soquetes. Melhorou consideravelmente. Antes carregava na casa dos 12,5V. Depois da limpeza, ele foi subindo devagar e se estabilizou em 13,5V na lenta. Nunca ficava assim antes.
Mas, com o ar condicionado ligado, despencou para 12,1V. Isso é normal? Na viatura de vocês, se mantém acima de 13,5V mesmo com o AC ligado?
É como o ELIAS falou, pode ser que a marcha lenta esteja caindo com o ar condicionado ligado, daí carrega menos. Abraço
sandro_ventania
30/07/2014, 21:56
Instalei o regulador da Gauss...funciona muito melhor que o original (que já deve estar cansado).
Foi fácil a instalação...peguei as dicas aqui mesmo no forum.
sandrotp
31/07/2014, 08:12
Instalei o regulador da Gauss...funciona muito melhor que o original (que já deve estar cansado).
Foi fácil a instalação...peguei as dicas aqui mesmo no forum.
Bom dia, mas e a questão do contagiro original do painel, tem como fazer ele funcionar usando esse regulador gauss???
Ventania, passe a explicação!!!
sandrotp
06/08/2014, 09:49
Bom dia, e como fez para o contagiro original do painel funcionar?? não consegui fazer com a troca do regulador pelo gauss057
Elias_qf
06/08/2014, 09:49
bom dia galera fui forçado a tirar meu alternador radiador e td mais para limprar depois de uma trilha ficou imundo de barro e parou de funcionar rsrsr se quiser posso ver quais os fios que sai do alternador e onde eles entra nesse regulador.... ja vou fazer uma revisao total nele trocar rolamentos escova e td mais que precisar
sandro_ventania
06/08/2014, 18:05
Bom dia, mas e a questão do contagiro original do painel, tem como fazer ele funcionar usando esse regulador gauss???
Minha toy é 93...e acho que por isso meu contagiros não depende do regulador...ele está funcionando normalmente sem eu ter feito nada.
09/08/2014, 15:05
Caro amigo o conta-giros da toyota hilux está associada a bi e não ao alternador, existe uma fiação que sai da bi para o painel.
Osmar Junior
12/11/2014, 13:49
Pessoal,
Só para atualizar, dei uma pesquisada e tanto a Gauss quanto a Ikro fabrimcam esse regulador de voltagem.
Código GAUSS: GA112
Código Ikro: IK5589
Abraço,
Osmar Junior
Osmar Junior
12/11/2014, 13:50
Pessoal,
Só para atualizar, dei uma pesquisada e tanto a Gauss quanto a Ikro fabricam esse regulador de voltagem.
Abraço,
Osmar Junior
Caro celso
Tenho uma hilux 2.8 CD, estou com problema no regulador e gostaria de ver as fotos da adptaçao desse rele.
Um abraço.
Quinteiro
03/01/2015, 21:07
Tadi... me envia esse manual...estou com problema no meu regulador..g_quinteiro@yahoo.com.br Obrigado.
jipinhotoyota
04/01/2015, 14:39
Mexi no alternador original da minha Toyota na Irmãos Unidos, em Ramos, e o pessoal colocou um regulador eletrônico da Bosch.
Cheguei a rodar com o Gauss 057 também.
SandroGaúcho
26/01/2015, 15:22
Pessoal
Ainda bem que tenho a sorte de amigo de um eletricista inteligente e honesto!
Ele fez a adaptação para o regulador GAUSS 057 e ficou excelente!
Ele teve a idéia de deixar o original e instalar também o GAUSS 057, pois em caso de defeito eu tenho como retornar ao original apenas desconectando e conectando com soquete.
O regulador original oscilava de 11,5 a 14v. e não mantinha a voltagem me deixando na mão em dias mais frios pois não carregava suficiente a bateria.
Senhores, Fui dar uma chupeta em minha hilux e dei bobeira, inverti a polaridade da bateria, coisa rapida, mas a partir dai meu painel de instrumentos parou de funcionar (contagiro/ temperatura/ velocimetro ) a bateria continua carregando normalmente, 14,4 voltas. Alguem pode ajudar? sds
Senhores, Fui dar uma chupeta em minha hilux e dei bobeira, inverti a polaridade da bateria, coisa rapida, mas a partir dai meu painel de instrumentos parou de funcionar (contagiro/ temperatura/ velocimetro ) a bateria continua carregando normalmente, 14,4 voltas. Alguem pode ajudar? sds
Já viu a caixa de fusíveis e relês?
Amigos, quem puder dar uma contribuição aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/151110-alternador-cabeamento-fraco-ajuda.html
Muito obrigado!!!
Campinas4x4
01/08/2015, 22:44
Boa noite
sou novo no 4x4 e peguei uma hilux sw4 2.8 93 a pouco tempo e ela esta com o mesmo problema no regulador de voltagem, alguém teria o esquema com fotos do processo ainda e poderia me enviar por email (guilhermedasilvaconceicao@hotmail.com) ?
des de já agradeço.
venancio paz
24/05/2016, 09:09
Bom dia !! meu nome é Venancio Paz queria se possível que você mi enviasse o manual de regulagem do regulador de voltagem da hilux 1999, pois ao que parece o do meu carro não está funcionando bem...e se possível queria saber como testar esse regulador para identificar se realmente ele está com defeito.
Grato !!!
Venancio Paz
Email: venanciodapaz@gmail.com
Pessoal, gostaria de dar minha contribuição. Primeiramente, agradeço pelas dicas e manuais que todos postaram. Isso resolveu meu problema! Minha Hilux 2.8D 1999, na lenta, descarregava a bateria em 12,3V com tudo desligado, e carregava em alta rotação a 13,5V com tudo desligado. Mesmo em alta, se ligasse qualquer coisa, caía pra baixo de 12,5V.
Desmontei o regulador com uma chave L10 e uma Philips (note que tem que entortar a parte de metal para tirar a tampa). Borrifei limpa-contatos, que melhorou muito pouco. Então comecei a regulagem ao entortar a haste para o lado do motor. Chegou a 16V, e fui reduzindo. Consegui fazer o seguinte: marcha lenta a 13,5V (tudo desligado), alta rotação a 15V (tudo desligado), marcha lenta a 12,7V (farol e ac posição 3), alta rotação a 13,6 (farol e ac posição 3). Só que com farol e ac posição 4, mesmo na alta rotação, não chega a 13V. Mas isso já é uma grande melhoria, já posso usar farol e AC (menos na marcha-lenta por longo período). Quem quiser as fotos detalhadas, pode pedir pro email cdoma@aol.com que eu remeto.
Abraços, e boas trilhas!
sandro_ventania
12/03/2017, 14:35
Olá pessoal...Vocês não viram meus vídeos?
Se a informação foi útil...dá um like, se inscreva no canal e compartilhe, para poder ajudar outras pessoas também!
https://www.youtube.com/watch?v=qRvdoXpwANY
Segunda parte.
https://www.youtube.com/watch?v=bQcrD3JjkMg
E ae pessoal, nao sou novo no forum, mas estou sumido!
acabei de adquirir uma Hilux 98 2.8 turbo! estou muito feliz mas já apresentou um problema no alternador. nao cerrega mais que 12.
Alguem pode me ajudar?
sandro_ventania
21/10/2017, 18:52
Provavelmente seja o regulador.
Sabe dizer se o regulador da sua é externo? Se for, veja meu tutorial.
sandro_ventania
21/10/2017, 18:53
Segunda parte.
https://www.youtube.com/watch?v=bQcrD3JjkMg
Provavelmente seja o regulador.
Sabe dizer se o regulador da sua é externo? Se for, veja meu tutorial.
Vou dar uma olhada para ver qual é o meu. Maneiro esse multimetro digital em! Fácil instalar?
Percebi que tenho que dar uma geral na eletrica alguns pequenos detalhes, como lanterna trazeira, luz do painel do freio de mão.
Outra coisa que percebi é um vazamento de óleo saindo da turbina parece que é do retorno para o carter, já aconteceu com alguem??
Desde já agradeço a rapida resposta! Muito obrigado!!!!
Amigo Sandro,
Segue a foto do meu regulador de voltagem. Estou na dúvida se ele é eletronico ou mecanico.
Por acaso alguem sabe informar. Ainda não tirei ele pois estou precisando usar o carro.
Devo levar essa semana no eletricista, mas ele não é especialista em diesel, então qualquer informação me ajuda a avaliar as possibilidades.
Tem algum grupo de whatsapp de hilux?
Obrgiado e abraço!
Ricardo Polito.
Senhores,
Fiz o teste e realmente é o regulador de voltagem, o alternador está funcionando perfeitamente.
E o regulador não é mais o original.
Devo comprar um regulador original ou a ideia é comprar esse regulador do do video adaptado?
Alguém me indica algum lugar para comprar, lembrando que sou do RJ?
Amigo Sandro,
Segue a foto do meu regulador de voltagem. Estou na dúvida se ele é eletronico ou mecanico.
Por acaso alguem sabe informar. Ainda não tirei ele pois estou precisando usar o carro.
Devo levar essa semana no eletricista, mas ele não é especialista em diesel, então qualquer informação me ajuda a avaliar as possibilidades.
Obrgiado e abraço!
Ricardo Polito.
Esse seu é eletrônico, pela cara dele (o mecânico é caixotinho maior que faz barulho de relê armando e desarmando o tempo todo). Aliás, pelos parafusos expostos, tá com muita cara do Gauss 57 de Corcel 1 adaptado
Amigo Sandro,
Obrgiado e abraço!
Ricardo Polito.
Quando o meu pifou, há 2 anos, o mais barato que achei pra ela custava 350 mangos (recondicionado). A gauss ainda não tinha lançado pra hilux.
Usei um gauss de corcel 1 com as ótimas instruções desse post daqui do próprio 4x4Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/20082-regulador-de-voltagem-para-toyota-hilux-2.html)
(dica, use o plugue do regulador velho, assim vc não mexe no chicote do carro, ficando fácil pra reverter se quiser)
Funciona muito bem (entre 13,5 e 14,7v, com escovas recém trocadas), o único problema é que as luzes do painel ficam oscilando um pouco (nada grave, mas irrita um pouco).
aproveitei e comprei um outro pelo código num site americano (Alternator Parts - Starter Parts - Repair Kits & Upgrade Kits (http://www.aspwholesale.com/)), por US$ 20 + US$ 15 de frete e R$60 de Impostos, e passados 3 meses pra ele chegar de Curitiba aqui (:shock:), substitui o de corcel por ele. Ficou zerado, estabilizou a iluminação do painel e ainda segurava 14,5v em qquer condição de uso (mesmo em marcha-lenta com A/C e 110w de faróis de milha de LED ligados). Passados alguns anos agora tá segurando entre 14 e 14,5v.
Por via das dúvidas, deixei o de corcel parafusado no carro (tinha furação sobrando) pro caso de ter alguma emergência é só trocar o plugue de regulador.
Deixo um voltímetro ligado direto no acendedor de cigarros (daqueles chineses mesmo, não são tão precisos, mas dá pra ter uma ideia)
Exatamente de corcel adaptado.
Mas pelo que entendi ele é de 50 AP e acho que esse é o motivo do problema.
Meu alternador não tem nenhuma etiqueta para saber se foi mais alguma adaptação.
Estou cotando para compra e os ikros e Gauss estão muito caros papo de 600 reais então achei um nakamoto que acho ser coreano por 230 reais estou quase fechando, pois tenho algumas outras coisas para fazer e precisando colocar para andar com menos custo. Por acaso conhece o Nakamoto alguem já usou?
Segue as fotos do meu alternador e se alguem reconhecer igual original vou ficar mais tranquilo de comprar o Nakkamoto paralelo.
553271553272
Esse seu é eletrônico, pela cara dele (o mecânico é caixotinho maior que faz barulho de relê armando e desarmando o tempo todo). Aliás, pelos parafusos expostos, tá com muita cara do Gauss 57 de Corcel 1 adaptado
sandro_ventania
02/11/2017, 22:24
Polito...perdão por não ter tido tempo de responder sua mensagem.
Se você ainda não comprou...sugiro fortemente que você instale o gauss que eu instalei e mostrei no video.
Ele é muito mais robusto que o do corcel.
As luzes não ficam piscando, igual do corcel.
Funciona muito bem...tenho ele instalado a bom tempo, com funcionamento perfeito.
Você pode inclusive escolher a tensão de regulagem...em 13,8...14,00 e 14,2 volts.
É um modelo fácil de encontrar pois acho que é usado em caminhoes mercedes.
Amigos,
Bom dia.
Abri o meu Regulador de Voltagem durante o feriado e não encontrei nenhum lugar aparente para ajusta-lo.
Anexo a foto com os possíveis lugares que entendo que poderia dar uma 'apertada'.
Em amarelo o local onde o relê fecha o circuito - seria mais fácil de pressionar
Em vermelho o local onde vi que o pessoal regula, mas não imagino como.
Agradeço se algum Magaiver :) possa me ajudar nessa.
Como podem ver, o VR estrá brilhando por dentro, ontem foi o primeiro dia que as peças viram luz depois de 23 anos (minha Toy é 95). Tenho certeza que fazendo esse ajuste a minha Toyota vai voltar a carregar a bateria em baixa (hoje em 800 rpm ela gera 12.50 V)
Abraços
Anderson Luís lorenzi
03/06/2018, 21:44
Pessoal,
Só para atualizar, dei uma pesquisada e tanto a Gauss quanto a Ikro fabricam esse regulador de voltagem.
Abraço,
Osmar Junior
Eu utilizei o regulador Ikro IK5589, eletrónico com o plug original e carrega muito bem em baixa ou alta rotação a única coisa que parou de funcionar foi a vela aquecedora
Alguém pode me dar uma ideia sobre esse assunto
sandro_ventania
23/06/2018, 22:59
Amigos,
Bom dia.
Abri o meu Regulador de Voltagem durante o feriado e não encontrei nenhum lugar aparente para ajusta-lo.
Anexo a foto com os possíveis lugares que entendo que poderia dar uma 'apertada'.
Em amarelo o local onde o relê fecha o circuito - seria mais fácil de pressionar
Em vermelho o local onde vi que o pessoal regula, mas não imagino como.
Agradeço se algum Magaiver :) possa me ajudar nessa.
Como podem ver, o VR estrá brilhando por dentro, ontem foi o primeiro dia que as peças viram luz depois de 23 anos (minha Toy é 95). Tenho certeza que fazendo esse ajuste a minha Toyota vai voltar a carregar a bateria em baixa (hoje em 800 rpm ela gera 12.50 V)
Abraços
Fejao...em vermelho é onde se faz a regulagem...e faz usando um alicate, entortando para cima ou para baixo a parte fixa onde encosta a lâmina.
Mas a regulagem nunca fica boa em todas as faixas de giro do motor, se regular 13,8v na lenta, na alta a tensão vai ficar alta demais. O ideal é regular 13,8v na faixa de trabalho do motor...algo em torno de 2.000rpm.
Melhor ainda é trocar por um eletronico, como ensino logo ali acima! Fica perfeito!
Bom dia...
Tentei regular apertando a parte amarela (onde fecha o circuito) e acho que ferrei o Regulador. Na realidade as luzes indicadoras de Bateria, T-Belt e Bomba ficam acesas diretas no painel e a voltagem de carga caiu.
Agora a dúvida é como o ajuste no Regulador de Voltagem impactou nessas luzes do painel sendo que mesmo assim ainda está gerando uma carga de 12 V? Será que queimou algum fusível/módulo?
resposta à minha pergunta anterior....
De fato quando fui mexer no Regulador de Voltagem deu um curto e queimou um fusível...depois de fuçar o caro todo achei o fusível queimado de 10A que controla as luzes do painel. Troquei e tudo voltou à normalidade. Esse fusível fica no lado do motorista, na caixa que se encontra à esquerda em baixo do painel (próximo à embreagem)
Deli Guabiruba
09/12/2018, 01:09
Boa noite grande Tadi, sou novo Aki no site 4x4, mais usuário de uma viatura extremamente "fenomenal" uma Japa 95, de longa data. Se o senhor conseguisse,e ainda tiver esse manual o senhor me fornecia? Um grande abraço, Deli Guabiruba. Meu e-mail. delli1971@hotmail.com meu Cel com WhatsApp (47) 999799248. Guabiruba SC.
raimundofilho
07/04/2020, 13:48
Eu utilizei o regulador Ikro IK5589, eletrónico com o plug original e carrega muito bem em baixa ou alta rotação a única coisa que parou de funcionar foi a vela aquecedora
Alguém pode me dar uma ideia sobre esse assunto
Olá amigo, Também coloquei o IK5589 e a vela aquecedora tbm parou de funcionar(n aparece no painel na meia chave) Você conseguiu resolver?
Marlonne Xaud
19/09/2023, 19:42
Boa tarde eu comprei um regulador da gauss 008 só que a voltagem ainda continua alta hilux 95 4x4 aspirada 2.8 alguém poderia me dar um dica
muriloasf
20/11/2023, 15:48
Eu estava com problemas no regulador e consegui resolver, mecânico indicou o GA112 da Gauss e deu certo
Comprei nesse site:
Regulador De Voltagem Hilux 2.4 E 2.8 1983 A 2000 - Gauss - MozBR Pecas e Acessorios (https://www.mozbr.com.br/regulador-de-voltagem-hilux-2-4-e-2-8-1983-a-2000-gauss)
Chegou rapidinho e era 100% original
muriloasf
20/11/2023, 15:50
Pessoal, para ajudar
Troquei da minha 2.8
Era essa a original dela 2770072030 troquei e ficou 100%
https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/20082-regulador-de-voltagem-para-toyota-hilux-7.html#post2557429