Ver Versão Completa : Furar painel do CJ5 par instalar Relogios
Qual a melhor maneira de furar o painel do CJ5 para instalação de manometro , amperimetros ..no caso na medida 52mm ?????
Existe alguma ferramenta de corte especifica pra este trabalho ????
[]´s
kmoretto
18/08/2006, 13:34
Existe uma serra-copo para metal de 2" que faz o serviço, custa aprox. uns R$ 60,00....
[]´s
Duda Lopes
18/08/2006, 15:12
Serra copo.
a donatti tem um suporte para relogios deste tamanho em "prástico", deixa os mostradores mais virados para o motorista
tenho um kit deste para madeira .. :discordo:
não sabia que existia para aço ....:concordo:
obrigado
Duda Lopes
18/08/2006, 16:42
a donatti tem um suporte para relogios deste tamanho em "prástico", deixa os mostradores mais virados para o motorista
Tenho uma maneira mais barata, cano de PVC, fica show, foi feito no meu Jeep.
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=619474
SUPORTE DE INSTRUMENTOS PARA JEEP CJ5 - 4 INSTRUMENTOS DE 52MM
Duda , envia umas fotos deste suporte de PVC ....
[]´s
Tenho uma maneira mais barata, cano de PVC, fica show, foi feito no meu Jeep.
este eu não conhecia ....
Tem em alguma loja aqui de S.Paulo ????
Obrigado
Duda Lopes
18/08/2006, 17:37
Bom, eu não colocaria um suporte desses no meu Jeep NUNCA:discordo: , mas, gosto é gosto.
[]´s,
Duda Lopes
18/08/2006, 17:40
Duda , envia umas fotos deste suporte de PVC ....
[]´s
Valmor,
Eu não tenho nenhuma foto aqui no trampo, vou ver se tenho na maquina de casa, caso eu não tenha, providencio no final de semana e coloco aqui na semana que vem.
Mas já te adianto que não é nada de especial, é apenas uma forma encontrada para que os relogios fiquem virados para o motorista, esteticamente fica bem legal.
[]´s,
leopoldo
18/08/2006, 17:44
Vá a uma loja especializada em ferramentas e compre:
- uma serra copo marca STARRET (52 mm)
- um suporte para a serra copo.
- uma broca 1/8 para usinar o furo guia.
- um jogo de lima agulha, para o acabamento/desrebarbação e/ou lixa ferro.
- uma furadeira pneumática que gira lá pelas 600 rpm,
OBS : serra copo furando aço numa furadeira elétrica não vai prestar ... vai fritar a lâmina.
Essa é a forma correta.
Elmer_Jeep
18/08/2006, 17:47
Mestre Leo, tem também as elétricas com controle de rotação...
Desse jeito sai caro fazer em casa.
[]'s
Valmor,
Eu não tenho nenhuma foto aqui no trampo, vou ver se tenho na maquina de casa, caso eu não tenha, providencio no final de semana e coloco aqui na semana que vem.
Mas já te adianto que não é nada de especial, é apenas uma forma encontrada para que os relogios fiquem virados para o motorista, esteticamente fica bem legal.
[]´s,
manda pra ter uma ideia da peça ....
:concordo:
Vá a uma loja especializada em ferramentas e compre:
- uma serra copo marca STARRET (52 mm)
- um suporte para a serra copo.
- uma broca 1/8 para usinar o furo guia.
- um jogo de lima agulha, para o acabamento/desrebarbação e/ou lixa ferro.
- uma furadeira pneumática que gira lá pelas 600 rpm,
OBS : serra copo furando aço numa furadeira elétrica não vai prestar ... vai fritar a lâmina.
Essa é a forma correta.
:putz: :putz: :putz: :putz:
leopoldo
18/08/2006, 18:35
... tem também as elétricas com controle de rotação...
sim Elmer, porém a maioria (90%) dos usuários tem furadeiras elétricas comuns que giram em torno dos 1 000- 2 500 rpm.
Tu sabe quanto custa uma furadeira elétrica com controle de rpm de 0 a 2 500, por exemplo ?
hehehe, beeem barato né !
A lâmina copo da Starret 52 mm deve cortar com 160 rpm ....
esquece os 600 rpm que eu falei acima ..... essa é a rpm máxima da minha furadeira pneumática.
http://www.starrett.com.br/cat125/catalogo.html
sim Elmer, porém a maioria (90%) dos usuários tem furadeiras elétricas comuns que giram em torno dos 1 000- 2 500 rpm.
Tu sabe quanto custa uma furadeira elétrica com controle de rpm de 0 a 2 500, por exemplo ?
hehehe, beeem barato né !
A lâmina copo da Starret 52 mm deve cortar com 160 rpm ....
esquece os 600 rpm que eu falei acima ..... essa é a rpm máxima da minha furadeira pneumática.
http://www.starrett.com.br/cat125/catalogo.html
Quem costuma ter um equipamento deste pra poder fazer a furação ????
leopoldo
18/08/2006, 19:23
Valmor, infelizmente NOBODY
eu aconselho a vc ir atrás dos equipamentos corretos e "mandar ver"
agora .... tem um monte de orelha seca que abre até com talhadeira.
tem jeitos e Geitos de fazer .....
escolha o seu
Alexandre Vaz Ferreira
18/08/2006, 19:28
Pessoal
Comprei este jogo de serra copo p/ aço no mercado livre para instalar os relógios no Jeep.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-46741666-kit-serra-copo-em-aco-rapido-6-pcs-c-estojo-_JM
Ficou muito bom, mas como furei com a furadeira eletrica, mesmo regulando no "gatilho" a rotação, torrei a serra 52mm, quase não consegui terminar o ultimo furo :parede:
[]s
Alexandre Vaz Ferreira
18/08/2006, 19:33
Mais uma...vendo aqueles programas americanos tipo "Rides" notei que eles usam uma espécie de broca bem conica para abrir os furos. Fezem um furo pequeno e com o auxilio desta ferramenta vão usinando até chegar na medida desejada. A broca é conica mas forma tipo uns degraus que dá o acabamento reto, e não conico.
Não sei o nome nem nunca vi...
Alguém conhece isto??????
´[]s
Valmor, infelizmente NOBODY
eu aconselho a vc ir atrás dos equipamentos corretos e "mandar ver"
agora .... tem um monte de orelha seca que abre até com talhadeira.
tem jeitos e Geitos de fazer .....
escolha o seu
Com talhadeira ..é F#$@ !!!!!! :parede: :parede: :parede:
Mais porco impossivel !!! :putz: :putz: :putz:
Com todo o respeito aos suinos .....
Mais uma...vendo aqueles programas americanos tipo "Rides" notei que eles usam uma espécie de broca bem conica para abrir os furos. Fezem um furo pequeno e com o auxilio desta ferramenta vão usinando até chegar na medida desejada. A broca é conica mas forma tipo uns degraus que dá o acabamento reto, e não conico.
Não sei o nome nem nunca vi...
Alguém conhece isto??????
Ja vi este equipamento , mas nunca nesta expessura ( 2" ) ....
Tbem não deve ser barato....
Vamos aguardar mais dicas ...
:dance: :dance: :dance:
rafaelsouza
18/08/2006, 20:05
Alexandre, essa broca se chama broca escalonada, vc faz um furo guia e ela vai aumentando o furo conforme vai passando os "degraus"
Leopoldo, como NOBODY :shock: , na X4 tem sim, a furadeira pneumatica, a serra copo o suporte da serra copo e uma lima rotativa no esquema pra dar o acabamento :wink:
[],s:concordo:
leopoldo
18/08/2006, 20:41
....como NOBODY :shock: , na X4 tem sim ...
Descurrrpa !
que bom que pelo menos alguém entende do que eu estou falando e sabe fazer !
Alexandre Vaz Ferreira
18/08/2006, 22:05
Alexandre, essa broca se chama broca escalonada, vc faz um furo guia e ela vai aumentando o furo conforme vai passando os "degraus"
Leopoldo, como NOBODY :shock: , na X4 tem sim, a furadeira pneumatica, a serra copo o suporte da serra copo e uma lima rotativa no esquema pra dar o acabamento :wink:
Valeu Rafael:palmas:
Procurei no google com este nome e achei no catálogo de acessórios da Bosch
http://ptptocs.bosch-pt.com/boptocspda-pt/Productlink.jsp;jsessionid=915A43B4F8D54A959ED6C87 F12274255?division=zub&ccat_id=9248&prod_id=7754&linktype_id=218&linked_prod_id=3210&view=content
Háaa, só achei até 39mm e nome dos "degraus" é ESCALÕES:concordo:
[]S
Elmer_Jeep
18/08/2006, 22:14
chegando atrasado no papo
Alexandre, o kit aí do ML não vem com a medida 52...
E sobre a broca escalonada eu tenho uma que vai de 6 a 18mm da marca IRWIN, custa um bocado de dinheiro, imagina uma com 52mm :-? :shock:
Mestre Leo, tb entendo seu idioma, tenho e faço uso dessas ferramentas tb, lembrando que se o camarada for comprar a furadeira pneumatica é bom saber que ela não funciona ligada na tomada :lol:
[]'s
Alexandre Vaz Ferreira
18/08/2006, 22:21
chegando atrasado no papo
Alexandre, o kit aí do ML não vem com a medida 52...
:parede: :parede: Agora lembrei Elmer, pedi em separado a 52 mm do mesmo vendedor, se não me engano custou 25 pila:concordo: .
Outra, este vendedor do ML tem um site de venda só dele, com preços um pouco menores, já que não paga pelo uso do ML. Tem bastante coisa lá e parece bem confiável http://www.kaddok.com/loja/ :concordo:
[]s sem comissão
Quem comprou que me desculpe..
Mas este painel vendido na donatti é de um gosto muito duvidoso...
Segue o que fiz para meu antigo jeep. A única coisa que não gostava nele era a marca dos instrumentos e as lâmpadas que coloquei no painel (foi a opção que achei na época).
[ ]´s
Segue o que fiz para meu antigo jeep. A única coisa que não gostava nele era a marca dos instrumentos e as lâmpadas que coloquei no painel (foi a opção que achei na época).
[ ]´s
Fala Ribon !
Envie , por favor , mais fotos deste painel . Principalmente como vc o fixou no painel do jeep .
abraço
leopoldo
18/08/2006, 23:52
nome dos "degraus" é ESCALÕES...
é pq está escrito em português de portugal.
OH português !
leopoldo
18/08/2006, 23:53
tb entendo seu idioma
eu sei, Elmer, eu sei.
Este é um painel original do jeep... Só que veio sem a furação original...
Eu comprei os instrumentos (de uma marca que nunca mais pretendo usar), as ferramentas, fiz um desenho no papel, marquei na chapa, cortei o coloquei os instrumentos...
Simples...
Fala Ribon !
Envie , por favor , mais fotos deste painel . Principalmente como vc o fixou no painel do jeep .
abraço
Ribon,
Essa coluna veio emprestada de qual carro?
[]'s
rafaelsouza
19/08/2006, 02:01
desculpe a intromissão mas acho que a coluna é de opala né Ribon ?:pensativo:
Mestre Leopoldo, no proximo churrasco na X4 marque com o Ribon que é da tua terra e venha nos visitar, para nós será uma honra ;)
Alessandro Henrique
19/08/2006, 04:08
Abaixo segue a imagem da ferramenta recomendada para abertura de furos em chapas. O acabamento fica excelente.
Elmer_Jeep
19/08/2006, 10:27
E tem até pra 5 instrumentos
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=619473&idcategoria=7775&Nivell=&Categorias=
Venhamos e convenhamos, por um lado é interessante os instrumentos ficarem numa posição mais elevada que a original pra facilitar a visualização dos instrumentos e do transito.
Agora 5 de lado ainda... fica difícil acompanhar, se o alinhamento dos alojamentos fossem retos pra ficar logo atrás do volante até eu comprava.
[]'s
Abaixo segue a imagem da ferramenta recomendada para abertura de furos em chapas. O acabamento fica excelente.
Fala Alessandro !
Esta eu NUNCA vi !!!! Como é o nome ? como funciona ?
[]´s
(...)Venhamos e convenhamos, por um lado é interessante
Acredito que esse tipo de equipamento é oferecido para atender um público consumidor que gosta de Jeep mas não gosta de trilha e competições e quer personalizar a viatura com alguma coisa próxima do tunning.
Respeito, claro, e acho interessante que existam alternativas para esse público.
But, I'm out :shock:
[]'s
Este é um painel original do jeep... Só que veio sem a furação original...
Eu comprei os instrumentos (de uma marca que nunca mais pretendo usar), as ferramentas, fiz um desenho no papel, marquei na chapa, cortei o coloquei os instrumentos...
Simples...
Ok , Ribon !!!!
Pela foto anterior imaginei outro tipo de adaptaçao mas agora ficou claro !!!
Obrigado !! :concordo: :concordo: :concordo:
Alessandro Henrique
19/08/2006, 12:25
Esta eu NUNCA vi !!!! Como é o nome ? como funciona ? Eu conheco esta ferramenta pelo nome de vazador. Quanto a utilizacao, a ferramenta se divide em duas pecas, sendo constituida de dois cilindros concentricos, que sao deslocados por intermedio de um parafuso. Voce abre um furo relativamente pequeno, para permitir a passagem do parafuso. Coloca-se um cilindro em cada lado da chapa e inicia-se o aperto do parafuso. Resumindo, o sistema eh uma prensa que cisalha a chapa, sendo as pecas cilindricas as matrizes (macho e femea).
As ferramentas sao comercializadas em kits e em diversos diametros, sendo que o acabamento final fica perfeito.
Sds.
Eu conheco esta ferramenta pelo nome de vazador. Quanto a utilizacao, a ferramenta se divide em duas pecas, sendo constituida de dois cilindros concentricos, que sao deslocados por intermedio de um parafuso. Voce abre um furo relativamente pequeno, para permitir a passagem do parafuso. Coloca-se um cilindro em cada lado da chapa e inicia-se o aperto do parafuso. Resumindo, o sistema eh uma prensa que cisalha a chapa, sendo as pecas cilindricas as matrizes (macho e femea).
As ferramentas sao comercializadas em kits e em diversos diametros, sendo que o acabamento final fica perfeito.
Sds.
Estou pesquisando ..mas ainda não achei nada a respeito ...
Vamos aguardar mais dicas dos amigos "ferramenteiros" !
obrigado
leopoldo
19/08/2006, 17:55
Na verdade, esse brinquedinho do Alessandro é um estampo manual.
Só que deve haver limite de espessura da chapa ou o parafuso estoura.
Coisa que não acontece com serra copo, pois o limite é a pressão manual do operador ..... na mão, até 5/16 é fácil....acima disso, só na furadeira de coluna ou bancada.
Alessandro Henrique
20/08/2006, 04:57
Só que deve haver limite de espessura da chapa ou o parafuso estoura. :concordo: Para tudo existe um limite e com esta ferramenta nao seria diferente. Existe um limite para a espessura, para o material e para o tamanho de furo a ser aberto na chapa (Seccao). Quando utilizei, abri um furo em chapa 18. Os kits normalmente abrangem ate 2,5" de diametro. Para maiores esforcos, existe o vazador/estampo com acionamento hidraulico.
Esta ferramenta eh amplamente utilizada na industria justamente por nao requerer tantos cuidados quanto a serra-copo. Esta, precisa estar corretamente posicionada, com rotacao e pressao correta e acompanhada de fluido de corte.
Sds.
leopoldo
20/08/2006, 11:24
Aproveitando e esclarecendo:
chapa espessura(mm)
26..... 0,5
24..... 0,6
22..... 0,75
20..... 0,19
18..... 1,2
16..... 1,5
14..... 1,9
13..... 2,25
12..... 2,65
09..... 3,75
1/8"....3,0
08..... 4,25
3/16"..4,75
1/4"... 6,3
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
20/08/2006, 12:38
Valmor, serra-copo da Starrett de 2.1/16" (52 mm) para metais. Velocidade de corte 165 rpm. Preço cerca de R$50. Mas antes de furar, veja se atrás do painel não existe algo que atrapalhe (como reforços, suportes, etc). Sugiro que faça um cabarito em cartolina no tamanho do painel onde você deve marcar a posição de todos os mostradores. Você faz isso numa mesa, desenhando com compasso os furos (não só dos relógios como das chaves) e corta com tesoura ou vazador. Coloque o gabarito no painel e veja se a posição é adequada. Desse modo você não vai se arrepender depois. O gabarito não serve para furar, apenas para mostrar como vai ficar e marcar a posição aproximada. Marque os centros com uma caneta de ponta porosa e fina (tipo CD Marker da Faber-Castell). Retire o gabarito. Com a mesma caneta e uma régua, trace uma linha fina e com cuidado marque os centros definitivamente. Agora, peça que alguém segure um batente de madeira dura por trás do painel e com um punção de centrar martele os pontos. Faça um furo piloto de 1,5 a 2 mm (a broca que vem com a serra-copo é de 1/4" ou 6,35 mm e se não fizer o furo piloto vai descentrar). Pode furar! Apenas observe a rotação baixa. Outra sugestão seria uma chapa espelho retangular onde você coloca todos os instrumentos e chaves. Faz um furo retangular no painel, menor que a chapa espelho, de modo que possa prendê-la com 4 a 6 parafusos (rosca soberba). Se for bem acabado, este espelho proporciona um bom aspecto e vai facilitar na ligação e reparos de todos esses componentes, além de deixar uma janela para instalar o chicote. Este sistema é usado nos carros militares.
Obrigado Alexandrino , por mais uma aula !!!!!
[]´s