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Ver Versão Completa : Dic3 > CJ-5 1961 PÉPE



Dic3
16/08/2006, 09:12
Olá amigos!

Esse é o Pépe, adquiri ele em 2000 sem nenhum acessorio e com a lata bastante prejudicada. Acontece que a loja onde comprei ele acabou tendo serios problemas judiciais e quase precisei devolve-lo ao proprietario, pois ainda nao havia retirado o recibo. Isso me deixou bastante desanimado chegando quase a coloca-lo a venda. Porem o sonho de crianca de ter um Jeep falou mais alto e acabei desistindo de vende-lo.

Bem, esse periodo levou quase um ano ate conseguir te-lo documentado em meu nome. Daí pra frente resolvi comecar pela parte mecanica, até entao com seu estado de conservacao totalmente desconhecido por mim.

Levei ele a uma oficina que mexe exclusivamente com Jeeps aqui em Curitiba onde após alguns meses e uma certa grana, revisamos os diferenciais, suspensao, refizemos praticamente todo sistema de freios, regulagem de carburador, troca de rolamentos e do distribuidor que estava em pessimo estado.
Aproveitei e coloquei o kit de direcao de VW nele.
Ou seja ele ficou "andavel" e "freavel", ou seja poderia transitar sem riscos a mim nem a outros.

Acabei adquirindo um novo santantonio e o quebra mato por um excelente preco (ambos usados mas lixei e pinteis ambos, ficando zerados). Como a economia foi grande, comprei o suporte para galao e estepe novo.

Na sequencia me surgiu uma excelente oportunidade de preco em rodas e pneus e acabei sacrificando alguns meses de salario para dar esse presente a ele.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/ae4559d3.jpg

Como se pode ver, ele ate estava bonitinho, mas o estado da lata nao me agradava, a acabei optando por mandar reforma-la. Levando a um conhecido em lataria e pintura acabei tendo grandes problemas pois o Jeep nao ficava pronto nunca (problema que muitos aqui passam ou ja passaram).

E lá ele ficou por quase um ano para trocar os assoalhos e travessas (pois o restante da carroceria só necessitava de uma reforma mesmo)

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/04241fa4.jpg

Dic3
16/08/2006, 09:13
Assim ficou a carroceria parada por mais de um ano. Acabei desistindo da reforma (a lata esta inclusive a venda ainda) e decidi tirar o chassis de la e traze-lo pra casa. Como havia tirado 3 semanas de ferias da empresa, resolvi colocar a mao na massa e por meu sonho pra rodar novamente.

Aqui esta ele embarcando pra casa...

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/7f880c6c.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/9fbdeeda.jpg

Bem, aí chegou a hora de por novamente a mao no bolso. Adquiri uma carroceria de fibra e comecei a fazer seu acabamento. Foi quase uma semana toda lixando, corrigindo imperfeicoes e pequeno defeitos.

Ao final dessa semana fui encomendar o material pra pintura.
O problema é que eu estava sozinho na empreitada, estava com o compressor de ar e pistola profissional emprestado do meu primo mas nao tinha a experiencia necessaria. O maximo que ele fez foi pintar um paralama, largar a pistola de pintura e dizer "Já viu como é, te vira agora". Minha experiencia em pintura se limitava a usar aerografo e pintura com spray.

7 litros de tinta verde campo metalico fiat 1996, Lixas, Verniz bi componente, fundo PU e muito Thiner cheguei a esse resultado...

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/c100610a.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/6e7d0bd8.jpg

Faltavam alguns dias para minhas ferias acabarem. A carroceria estava pintada e faltava apenas um ou outro retoque. Nesse meio tempo, raspei todo o chassis (nao havia mais grana pra fazer um jateamento) fiz algumas pequenas soldas, e pintei o mesmo na cor preta.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/0f2bf07a.jpg

Dic3
16/08/2006, 09:14
O motor ainda estava naquele estado original, mas nao tinha como mexer com isso naquele momento, haviam pecas de Jeep espalhado por todo terreno (que nao é muito grande). Tinha que ficar pra quando estivesse montado.

Depois de medir e medir, com a ajuda de dois cavaletes, puxei a carroceria sobre o chassis e comecei a alinhar ele sobre o chassis.
Mesmo com os locais originais pra fazer os furos, preferi nao arriscar um furo errado. Coloquei as buchas de borracha novas e comecei a fixa-lo no chassis.

Comecei a fazer a reforma da unica parte de lata que o Jeep ainda possui. A grade foi inteira raspada, soldada onde havia uma pequena trinca e comecei a prepara-la para pintura.

Foram os ultimos dias de ferias e assim ela ficou...

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/01eae62e.jpg

Como nao havia mais ferias, a continuacao de tudo isso foi nos finais de semana.

Como havia trocado os bancos do carro, aproveitei os bancos antigos e comecei a medi-los pra instalar no Jeep.

Sao os bancos do Vectra com regulagem de altura inclusive.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/141bc7aa.jpg

Com as medidas feitas, chegava a hora de comecar a fazer os suportes dos bancos. Isso me levou um sabado inteiro, tudo com muito cuidado pra nao fazer furos em locais errados.

Instalei os suportes de bancos mas o restante ainda estava nesse pé...

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/5078bd6e.jpg

O valente BF fazia mais de um ano que nao era ligado

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/96080cf4.jpg

Instalei a coluna de direcao e liguei a mesma na caixa. Coloquei os bancos tambem pra ter uma ideia de como ficaria.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/7c00e09e.jpg

Como ficou um ano parado, o Santantonio, Quebra Mato e suporte de Galao estavam em pessimo estado precisando de nova pintura. Isso me levou um final de semana inteiro de muito trabalho.

No outro final de semana foi a vez de mexer com o motor. Eu precisava pelo menos ter a certeza de que o motor estava em ordem. Retirei o carburador, troquei o kit, limpei, verifiquei o ponto do motor e o nivel de oleo (que seria trocado mais adiante), platinado condensador e afins. Após algumas insistencias o motor acordou, foi uma alegria só ouvir ele funcionando novamente. Pedi ajuda a um amigo jipeiro para acertamos o fino do ponto e eu já podia montar a frente pois o motor estava em ordem.

Com a frente montada ele ficou assim.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/cab0a162.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/0b864f6f.jpg

Dic3
16/08/2006, 09:14
Eu tinha toda a eletrica pra fazer ainda, mas isso ficaria como ultima parte.

Desmontei o quadro de parabrisa e comecei a raspar toda a tinta para repintar. Escolhi a cor preta para combinar com o restante dos acessorios.
Comprei o limpador de parabrisa do palio e instalei no devido lugar com a palheta do fusca.
Lixei e pintei todas as dobradicas de capo e quadro e unhas de capo. Faltava apenas monta-los.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/c337c016.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/03066a80.jpg

Acessorios no lugar, dianteira montada, tampa traseira instalada, faltava mesmo fazer a parte eletrica.

Precisava de uma ilha onde colocar os botoes e chaves, me surgiu a ideia de fazer uma ilha ao lado esquedo do motorista, e ela foi toamando forma.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/0b31e7ba.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/e871fc16.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/676d2c17.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/813412c1.jpg

Comprei um miolo de ignicao completo do golf com a chave do tipo canivete, cabia a mim colocar os ultimos apliques.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/f759c693.jpg

O conjunto de instrumentos estava em mau estado, e levei um bom tempo e muita paciencia restaurando-o. Valeu a pena.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/50933c83.jpg

Dic3
16/08/2006, 09:17
Foi mais um final de semana inteiro para colocar tudo isso no Jeep e ainda fazer toda a parte eletrica dele.

A eletrica estava 95% pronta, o motor estava devidamente revisado e a vontade de dar uma volta na quadra que fosse falou mais alto, tanto que chuva fina que caia no dia nao foi pareo.

Depois de quase dois anos parado ele estava voltando a ativa e perto do estado que ele se encontrava, essa re-estreia foi em grande estilo!

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/4e1e24da.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/e8cbfa5b.jpg

Como o motor esta em bom estado, passei a deixa-lo mais apresentavel.

Me pediram a facada de 120,00 pra cromar a tampa de valvulas, o jeito foi pintar em prata e bi-componente, ficou show de bola


http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/f96cb61c.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/f21844f4.jpg


Esse foi o aspecto que o motor ficou

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/39302204.jpg

Dic3
16/08/2006, 09:18
Vou falar pra voces, a satisfacao de olhar o carro pronto e dizer FUI EU QUE DEIXEI ELE ASSIM é muito gratificante. Claro que em alguns momentos tive a ajuda de dois amigos, mas posso afirmar tranquilamente que 99% foi feito por mim mesmo.

Claro que ele nao chega a 20% dos projetos que tenho visto por aqui, mas lhes garanto que esta sendo 100% de alegria nos finais de semana.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/eae46258.jpg

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/11159b4a.jpg



Essa ultima foto é de 2 anos atras, de la pra ca algumas coisas foram feitas. Instrumentos novos, estribos laterais, towbar, etc...


As mais recentes que tenho sao essas quando levei ele pra praia.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/b788173f.jpg

Dic3
16/08/2006, 09:50
E essa é a ficha tecnica dele.
Alguns itens foram adicionados após as fotos...


Motor BF 161 6cil, rodando 50% gas alc
Caixa 4 marchas original 82
4x4 e reduzida
Carroceria em fibra
Caixa de direcao VW sem assistencia
Rodas liga 8" e pneus Scorpion 255 75 R15
Parabrisa verde com limpador eletrico palio
Filtro de ar de papel
Caixa de fusiveis do opala
Vacuo + Voltimetro + Temperatura + Comb
Desborbulhador do Gol
Cintos de 3 pontos do Fox
Bancos do Vectra em tecido
Suporte Galao e estepe maceral
Galao 20L
Santantonio
Radio e PX Cobra 148gtl ambos em gaveta
Ignicao e chave tipo canivete
Iluminacao original + 100x100W auxiliar
dois pontos de ancoragem
Guincho carretel + 20m cabo
Estribos



O proximo passa seria colocar uma ignicao eletronica para tentar ajudar um pouco no consumo hehehe

SmootH_
16/08/2006, 10:27
muito bom!!!!
adorei a chave hahaha muito bom mesmo!
parabens
quanto a pintura
fico muito melhor do que muitos profissionais fariam por nossos jeeps
quando é feito com carinho fica muito melhor

coloma
08/01/2008, 18:21
Adorei A Sua Reforma.
Eu Tenho Um Original Cj5 1966 Esta Tambem Todo Depenado O Motor.hoje Estive La Dando Uma Olhada E Vi Que As Tampinhas Do Vintem(motor)como é Chamado Aqui Na Bhaia Estavam Velhas Entao Resolvi Mudar So Que Comprei Umas Na Loja So De Produtos Jeep Mas Achei Pequenas Ateo O Meu Mecanico Falou Que Nao Sabe Se Aquilo Durara Mais Tempo.queria Saber De Vc Como Posso Resolver Isso?ja Pensei Em Mandar Fazer Uma Pelo Modelo Pois A Espessura é Muito Diferente Da Original.
Aguardo Resposta
Andrea Coloma

Dic3
08/01/2008, 23:05
Adorei A Sua Reforma.
Eu Tenho Um Original Cj5 1966 Esta Tambem Todo Depenado O Motor.hoje Estive La Dando Uma Olhada E Vi Que As Tampinhas Do Vintem(motor)como é Chamado Aqui Na Bhaia Estavam Velhas Entao Resolvi Mudar So Que Comprei Umas Na Loja So De Produtos Jeep Mas Achei Pequenas Ateo O Meu Mecanico Falou Que Nao Sabe Se Aquilo Durara Mais Tempo.queria Saber De Vc Como Posso Resolver Isso?ja Pensei Em Mandar Fazer Uma Pelo Modelo Pois A Espessura é Muito Diferente Da Original.
Aguardo Resposta
Andrea Coloma
Obrigado Andrea,

Acho que o mais interessante seria voce abrir um topico la no forum sobre mecanica de Jeeps que com certeza alguem que ja passou por situacao parecida podera te ajudar. Aqui em Curitiba chamamos isso de selos do motor, porem eu nao precisei fazer a troca ainda. Com toda a certeza irao lhe ajudar!

Abracos

Alberto e Arrochado
11/01/2008, 00:33
Dic3, parabéns pela sua força de vontade vc foi um exemplo para todos nós. O Pépe ficou lindo!!!!!!!!

rabitz
11/01/2008, 10:26
Parabéns pelo Pépe...


por que trilhas ele anda?

Dic3
11/01/2008, 10:35
Obrigado novamente aos amigos.

Por enquanto apenas umas brincadeiras bem leves com meu primo que tem um CJ5 1980.

A correria anda grande porque estou fzendo uma garagem em casa (para ele inclusive) por isso o final de semana estou sempre trabalhando. Mas em breve a reforma acaba! hehehe.

Martalgf
11/01/2008, 14:59
Olha achei lindo vendo vc aos poucos ir mudando e acreditando nele....

Foi um belo incentivo para mim... que tem um jeep de estimação no mundo Urbano...;)

Várias vezes já pensei em desistir e tal... e lendo sua história na boa... foi D+...

Parabéns pelo lindo jeep... e agradeço a história para me incentivar...

Te adicionei no MSN ok... - martalgf@hotmail.com

Beijos
Marta e Aragon - Jeep Urbano RJ

Bruno Pedra
11/01/2008, 15:29
Fala dick, tambem achei muito legal a sua historia com o jeep
se não for dificil para voce, poderia postar aqui como funciona e o como voce fez para pintar sozinho o seu jeep? digo

Etapas
Tecnicas
Produtos Gastos
Enfim...

To muito afim de fazer esse serviço do meu carro (desmontar tudo, preparar e pintar, bem no estilo "do it yourself" mas não sei nem por onde começar...

desde ja agradeço!

Dic3
11/01/2008, 15:35
Martalgf, nao tenha medo de encarar uma reforma, voce vai se acostumando com o Jeep do jeito que esta, se adaptando daqui e dali e nunca da o primeiro passo pra comecar.

Desmonte fuce e leia muito (principalmente aqui no forum), digo tranquilamente que aprendi muita coisa com o pessoal aqui do forum, todos aqui tem uma paciencia enorme e muita boa vontade pra ajudar.



Bom, atualizando...

No final de junho do ano passado desisti de tentar trocar a roda 6 furos que eu tinha por uma de 5 furos e acabei optando por fechar os furos da roda com aluminio e retornea-la e refura-la novamente na medida de 5 furos. Deu outra cara aquele socorro gigante la atras rssss...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=106612&stc=1&d=1200071863


Depois de muita procura por uma capota de boa qualidade por um preco justo, acabei comprando aqui no forum mesmo do amigo Santoro a capota que era do Jeep dele. Dei uma boa geral nela, repintei quase toda a ferragem troquei o plastico das janelas e ela ficou zerada, foi-se o medo de chuva!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=106614&stc=1&d=1200072076


No inicio de dezembro fiz uma cotacao de modelos e tipos de pneus porque os que estava usando estavam na lona. Optei pelos recapados modelo Argentino na mesma medida 255-75-R15.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=106613&stc=1&d=1200071946


Lendo aqui no forum, descobri que o braço do munhao nao possui dois olhais como muitos (pra nao dizer todos) os Jeeps que ja tinha visto na vida incluindo o meu. Descobri que aquilo é uma solda e que pode quebrar mesmo sendo muito bem feita pois o material do munhao é ferro fundido. Pesquisando os sistemas dos amigos do forum montei um kit semelhante a um HighSteer usando aço 1020 e chapa de 1,5cm de espessura. Alem de apoiar sobre o munhao, soldei uma cantoneira em aço tbm fixando lateralmente ao munhao como forma de ter maior resistencia. Para nao raspar no amortecedor tive que fazer um pequeno recorte no novo braco, nada que diminuisse sua resistencia. Porem foi descer para o litoral para que as peças que nao foram pintadas comecassem a enferujar, a pintura sera feita em breve. Como um dos terminais de direcao estavam com um pouco de folga, acabei trocando o mesmo.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=106615&stc=1&d=1200072851



É isso!

Bruno Pedra
14/01/2008, 11:06
Fala dick, tambem achei muito legal a sua historia com o jeep
se não for dificil para voce, poderia postar aqui como funciona e o como voce fez para pintar sozinho o seu jeep? digo

Etapas
Tecnicas
Produtos Gastos
Enfim...

To muito afim de fazer esse serviço do meu carro (desmontar tudo, preparar e pintar, bem no estilo "do it yourself" mas não sei nem por onde começar...

desde ja agradeço!


???????????????????????????

coloma
28/01/2008, 11:17
A Galera Daqui Tambem Me Pediu Os Olhos Da Cara Para Cromar A Tampa Do Motor Eu Queria Saber Se Esse Produto Bicomponente Encontramos Em Qualquer Loja De Tintas?

Dic3
28/01/2008, 13:44
Coloma, o que usei na pintura da tampa foi o Cinza Prata VW 82 e envernizei com Verniz Bicomponente, isso vc acha em qualquer loja de tintas automotivas. O verniz bicomponente é mais resistente.


Bruno, é o seguinte,

Fazer pintura e preparacao de uma superficie depende mais da experiencia que vc adquira do que do material em si.


De minha parte, eu ja havia pintado pecas pequenas usando compressor e pistola, por isso minha pintura ficou até bem apresentavel.

Comecei comprando,
4 litros de tinta Verde Campo Fiat 96,
3 litros de Verniz bicomponente
Folhas de Lixa 600, Lixa 400, Lixa 900
5 Litros de Thinner
1 Lata de massa plastica
1 Lata de fundo PU (mto melhor que primer)
1 Lata de preto cadilac (acabamento das pecas em preto)
1 Lata de massa rapida
1 Lata de emborrachamento

Comecei pegando a carroceria e prcurando pequenos defeitos na fibra decorrentes de defeitos da fôrma. Onde haviam buracos preenchi com massa plastica, lixei com lixa 400 depois 600 até o defeito sumir. Pode usar lixadeira orbital pra facilitar.
Onde os defeitos eram bem pequenos como riscos eu usei a massa rapida, tbm lixando depois. Essa parte de preparacao leva 70% do tempo total da obra.

Depois dos defeitos sanados, parti pra lixa 900 (bem fina). Lixei a carroceria inteira. Passei um pano seco pra tirar o po.

Compressor cheio, pistola pronta, e vamos para o fundo PU. Pinta-se ele inteiro com uma camada generosa de PU e espera-se secar.
Com uma lixa 1000 ou 900 e um taquinho (adoro usar um pedaco de sola de havaianas) lixa-se com agua a carroceria inteira pra tirar toda e qualquer imperfeicao. Ela tem que ficar lisinha. Como a carroceria vai estar molhada de agua seca-se a mesma com pano que nao solte fibras e nao se coloca mais a mao diretamente sobre ela para nao deixar gordura dos dedos

Levei a carroceria para um lugar limpo (como nao tinha estufa, foi na garagem mesmo, lavando bem todas as paredes e chao e me trancando la dentro para nao entrar po e sujeira.

A tinta ja vem pronta pra uso, é encher o compressor, acertar o leque da pistola e comecar a pintar. Daí só sua experiencia com uso de pistola pode dar bom resultado.
Aplica-se pelo menos 3 demaos e deixa-se secar

Algumas pessoas preferem lixar toda a carroceria antes de envernizar, eu prefiro estar num lugar limpo e aplicar o verniz 10min apos a pintura.

Limpa a pistola, prepara o verniz (lembre-se de esperar 10min antes de comecar a envernizar). Enverniza-se a primeira camada, aguarda umas 3 horas e aplica-se a proxima até completar 5 demaos. Depois disso se nao tiver estufa, só mexer na carroceria 12 horas depois.

Entra-se embaixo dela e aplica-se com pincel o emborrachamento, vai sair pretinho la de baixo, é normal.

Daí é só lixar com lixa 1000 ou 1200 e fazer o polimento.


Levei uma semana para fazer a minha, porem aprendi com os meus erros, conforme seguem:

O maior deles, aplicar 3 demaos de verniz, tinha que ser 5. Terei que envernizar novamente o Jeep todo para entao poder polir.

Dei só 2 demaos de tinta, deveria ter dado 3

As pecas pintadas em preto cadilac (santantonio, quebra mato etc), devia ter pintado de preto vinilico que é mais resistente.




Espero ter ajudado

Maurício Fernandes
02/04/2008, 18:25
dic3, parabéns.
acabei de fazer algo semelhante no meu (veja assinatura).
o bom que tu tens a zezo aí perto. os caras trabalham bem.
abraço e sucesso!!

TUY
19/04/2008, 12:22
Dic,
boa tarde, tenho um CJ5 na cor do seu (parecida), com um alto percentual de originalidade,
só troquei os bancos por o do Celta, mandei forrar em couro, e coloquei santoantonio e estribos
da Marceral, estour pensando em trocar a direção, me diz a que voce colocou VW é de que carro,
é convencional ou hidraúlica ?
Gostei muito da sua dedicação na restauração da viatura, realmente você merece parabés digno
de jipeiro, forte abraço.:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Dic3
12/06/2008, 11:00
Dic,
boa tarde, tenho um CJ5 na cor do seu (parecida), com um alto percentual de originalidade,
só troquei os bancos por o do Celta, mandei forrar em couro, e coloquei santoantonio e estribos
da Marceral, estour pensando em trocar a direção, me diz a que voce colocou VW é de que carro,
é convencional ou hidraúlica ?
Gostei muito da sua dedicação na restauração da viatura, realmente você merece parabés digno
de jipeiro, forte abraço.:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
TUY, obrigado pelas palavras

Coloquei a caixa convencional mesmo, porem estou pensando seriamente em colocar uma hidraulica do santana, com esses pneus ela fico bem mais pesada.
No momento uso a convencional do santana mesmo.

Dic3
12/06/2008, 11:01
Novas fotos...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=9&pictureid=30

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=9&pictureid=29

http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=9&pictureid=31

Dic3
16/01/2009, 10:38
Bem, seguem as fotos da nova empreitada sobre meu Willys.

Pra quem nao conhece esse é meu Jeep Willys CJ5 1961.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/PIC_0901.jpg

Ele sempre foi um carro tranquilo porem na estrada era uma negacao total, aos 60Km/h o motor parecia que ia pular fora do cofre e consequentemente o consumo beirava os 3Km/l. No percurso urbano nao era muito diferente, o consumo sempre nas alturas. Eu nao podia reclamar afinal é um veiculo destinado a forca e nao a velocidade, mas depois de virar os foruns e ler MUITO decidi trocar o powertrain.
Durante todo o ano de 2008 fui comprando as peças, a ideia seria aproveitar o final do ano e meus 20 dias de ferias para fazer todo o servico na oficina de um amigo que fica na regiao metropolitana de CWB.
As principais mudancas:

Novo powertrain GM151S do Opala SS, em substituicao do antigo BF161 6cil

Caixa Clark 5marchas, em substituicao a antiga caixa Willys 4m

Sistema de freios com servo freio e circuito independente, em substituicao ao antigo sistema de cilindro mestre nao assistido

Freios dianteiros a disco da F-1000 e pincas de Kombi, em substituicao ao antigo sistema de campanas

Pedaleiras suspensas, em substituicao ao antigo sistema de pedais Fusca style

Coluna de direcao escamoteavel

E mais alguns mimos...


Os componentes:

Motor GM-151S 4 cilindros, retirado de um Opala SS 1977 (nao reparar na organizacao da oficina auhauhauhauha).

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/22122008003.jpg

Caixa Clark 5 marchas

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/27122008002.jpg

Roda Livre manual AVM, substitui o problematico sistema automatico

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/PIC_1024.jpg

Pedaleiras do Opala, foi toda desmontada e pintada

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/PIC_1029.jpg

Coluna de direcao Escamoteavel do Omega, juntamente com o conjunto de chaves e comandos de seta e limpador

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/PIC_1031.jpg

Freio de estacionamento da pampa, tambem ja foi desmotando e pintado

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/PIC_1032.jpg

Um bom upgrade no sistema de freios, hidrovacuo e cilindro mestre da F-1000

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/PIC_1033.jpg

Discos de F-1000 e pincas de Kombi

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/11122008001.jpg

Dic3
16/01/2009, 10:39
Trouxe ele pra oficina no dia 22/12/2008 e comecamos o desmonte

Removendo o antigo coracao, BF161 + caixa Willys 4m
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/22122008001.jpg

Conjunto na girafa
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/22122008004.jpg

Comecando a adequacao do novo conjunto
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/22122008005.jpg

Montando o novo conjunto, Motor GM151S + Caixa Clark 5m + Flange + T-Case
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/28122008007.jpg

Conjunto instalado provisoriamente para tirar todas as medidas e criar os novos suportes:
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/29122008008.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/28122008004.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/29122008004.jpg

Dic3
16/01/2009, 10:39
Como nem tudo é perfeito, num momento de descuido derrubei o motor em cima do meu dedo, garanto que a dor foi forte e o tamanho estava bem maior, so consegui tirar foto quando cheguei em casa no final do dia:
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/29122008009.jpg

Criados os novos suportes, hora de revisar o conjunto. troca dos rolamentos das caixas, revisao e lubrificacao:
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/27122008001.jpg

Como o sistema esta mudando para servo-freio, foi necessario colocar pedaleira suspensa:
Criacao dos suportes, reforcos e instalacao
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/30122008002.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/30122008001.jpg


Alongamento da coluna de direcao (agora escamoteavel) e instalacao provisoriamente com um volante GM hehehe:
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/05012009002.jpg

Repintura da dianteira do chassis, remocao de todas as soldas mau feitas e repintura do chassis e dos suportes novos:
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/05012009.jpg


Dia de mexer com os freios, toda a linha antiga foi removida e refeita com condutores de fluido novos, conexoes novas e flexiveis novos:
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/06012009001.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/06012009002.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/06012009003.jpg

Sistema de freio instalado:
http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/07012009001.jpg


http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/07012009.jpg

Dic3
16/01/2009, 10:40
A parte mais critica chegou do torneiro, trata-se do eixo que conecta na saida do eixo principal da caixa Clark e vai para a T-case. Mandei fazer esse eixo um pouco mais longo e com um recartilho na ponta, isso vai me possibilitar usar um sistema de corrente e pinhao para criar um guincho mecanico, assunto para a proxima empreitada.

Aproveitei para tirar as novas medidas para os eixos cardãs (o cardã dianteiro vai aumentar de comprimento e o traseiro diminuir). Eu nao imaginava que era tão caro fazer uma emenda de eixo cardã, R$110,00 cada um. Faz-se a solda diretamente no torno e depois faz-se alinhamento e balanceamento do eixo cardã.

Seguindo a rotina dos "mimos", fui comprar o arranque e acabei me encantando com um kit de direcao hidraulica, afinal pneus de 31" cansam um pouco.

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/08012009.jpg

Lubrificantes colocados nas caixas, alguns suportes que faltavam foram colocados. Chegaram o arranque e a tampa inferior da caixa seca.

Apareceram alguns vazamentos no sistema de freios mas ja foram sanados.

O radiador foi devidamente modificado (mudancas nos bocais de entrada e saida) e ja saiu da oficina com um banho de tinta (melhor pra mim).

Dia de dar a partida no motor (sim, diretamente no arranque pois a eletrica foi toda removida), surgiram alguns pequenos vazamentos no sistema de freios mas ja foram sanados.

B1XMu5xwDuM


Consegui traze-lo para casa no domingo dia 11/01, pois retornei ao trabalho segunda 12/01, o importante é que ele ja esta adandando e a diferenca foi brutal, ele continua com a mesma forca em arrancada, porem agora em quinta marcha tem-se o motor trabalhando num giro leve.

Agora vou aproveitar os finais de semana para fazer todos os detalhes que faltam: Eletrica sera toda refeita do zero, Pintura do powertrain, Instalacao do conjunto hidraulico, Instalacao de um Manometro para pressao de oleo, Regulagens e tudo mais.


Comentarios sao bem vindos!


ps, desculpem a qualidade de algumas fotos, a correria era grande e eu so tirava as fotos e voltava pro trabalho.


Agradecimento especial ao amigo Anderson aqui do forum que deu altas dicas para que tudo desse certo!!!

SmootH_
16/01/2009, 12:48
otimo serviço amigo!!!
reparei numa coisa, a buzina de 5 notas
por acaso é uma buzina dixie(mesma do General Lee, com o inicio do hino dos confederados)?
se for, onde conseguiu???
[]´s

Dic3
16/01/2009, 13:58
otimo serviço amigo!!!
reparei numa coisa, a buzina de 5 notas
por acaso é uma buzina dixie(mesma do General Lee, com o inicio do hino dos confederados)?
se for, onde conseguiu???
[]´s
A propria!!! Nao tem quem nao olhe!!

comprei no e-bay, se voce conseguir passar direto sem impostos vai sair uns 80,00 mais ou menos.

SmootH_
16/01/2009, 15:51
demais!!!! essa buzina é linda, principalmente num charger r/t :twisted:
qualquer hora dou um jeito de trazer uma buzina dessas pra mim
valeu
[]´s

Dic3
26/01/2009, 10:07
Fiquei devendo fotos da modificacao da tampa da T-case. Torneei uma nova tampa onde internamente acomoda-se um rolamento e em seguida um retentor ficando essa ponta do eixo para fora. Nessa ponta (que é uma eixo piloto de fusca) vou aproveitar o recartilho para acomodar uma engranagem movel que "tocara" um pequeno cardã e levara essa forca para um guincho mecanico la na frente. Se vai dar certo eu nao sei, mas nao queria desperdicar a chance de tentar.

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/25012009002.jpg

http://img.photobucket.com/albums/v193/Dicezar/25012009001.jpg

Willys51or
09/02/2009, 18:48
Por favor Dic, você tem como postar fotos com mais detalhes da coluna de direção? Eu tenho uma de monza, também escamoteável e estou tendo dificuldades para instalar. Precisava de uma dica sua, pois vi como ficou perfeita. Precisava de fotos desde o volante até a caixa. Se não quiser colocar no fórum, pelo AMOR DE DEUS, envie para o e-mail lfchiavegati@gmail.com

Obrigado.

Br Motors
13/02/2009, 11:33
dae dic blz, cara eh o seguinte to querendo por o freio a disco dianteiro na minha viatura tbm, vc poderia me falar tudo q vc fez no seu?
queria fazer eu mesmo, minha preocupacao maior eh o suporte da pinca!!
desde ja obrigado!

Dic3
19/02/2009, 16:41
Willys51or;

Mandei um e-mail pra voce pedindo desculpas por ainda nao ter tirado as fotos, acontece que ainda nao fui mexer no Jeep, mas farei isso no carnaval.


Br Motors;

Comprei o kit pronto na Paulista 4x4, vieram os discos, pincas, flexiveis e principalmente o suporte. Foi tudo muito facil eu mesmo instalei.

Skull Crusher
19/02/2009, 18:00
Dic, ví seu tópico hoje, muito legal, e mais, até hoje ( e olhe que tenho uma pancada de restaurações e reformas nas costas ) foi a reforma que mais me emocionou, cara!

Acho que foi a sinceridade e humildade com que você postou suas experiências aqui que cativou todo mundo! É isso aí, manda ver na reforma, posta aqui os resultados, qualquer coisa grita pra gente que ajudamos e incentivamos, e também aprendemos!

Eu estou correndo atrás de fazer a gaiola pro Sapão, meu Bernardão 1963...depois da gaiola, próximo passo é colocar o meu 6 cil. 250-S e Clark 3 marchas nele....hehehehe!

O lance da sua tomada de força do guincho é bem legal, posta mais informações pra galera aqui, ok?

Grande abraço, fica com Deus!

Skull

Dic3
20/02/2009, 09:38
Valeu Skull, muito obrigado pelas palavras!

Pode deixar, em relacao ao guincho ainda vou trocar muitas ideias aqui pra tentar fazer essa bagassa funcionar! hehehe

Grande abraco!

Dic3
16/03/2009, 17:00
PessoALL

Depois do Leopoldo e do Edgar me assustarem o suficiente :mrgreen: resolvi usar o valor das minhas ferias e montar um kit flutuante no eixo traseiro do meu CJ5.

Quero agradecer em muito ao EDGAR que teve uma paciencia de IRMAO para me ajudar com todos os detalhes alem de me emprestar algumas ferramentas que se nao fossem elas o trabalho seria mais demorado e custoso.

Seguindo a ideia do Edgar optei pela compra dos semi-eixos e mangas da Enfer (Ainda nao parei de atazanar as ideias do Edgar para ele comecar a vender esses kits aqui em CWB) que com certeza ele tera publico tanto pelo preco bem como pela seguranca que esse sistema tras.

Fiz um apanhado com fotos da montagem do sistema em uma das rodas:

Fiz a compra de um par de cubos dianteiros normais
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/13032009004.jpg
Aproveitei pra passar uma tinta neles.

Jeep ja no cavalete para remocao do rolamento e posterior sistema antigo semi-flutuante.
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/14032009002.jpg

Sacador feito em casa (alguns jumelos antigos + um disco de freio antigo + uma bela chave) e estava feito um sacador caseiro, deu um certo trabalho mas saiu...
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/14032009003.jpg

Fiz uma boa limpeza e a instalacao da manga (tive que mandar passar no torno e tirar alguns mm para ela encaixar dentro da tubeira)
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/14032009004.jpg

Esses sao os semi-eixos propriamente ditos, o pessoal da Enfer realmente caprichou tanto no material como no acabamento do produto:
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/14032009006.jpg

Instalacao de parte do sistema de freio (ok, eu tinha que desmontar e passar uma tinta, mas como o compressor esta emprestado tive que montar assim) quando desmontar de novo eu passo uma boa tinta para deixar mais apresentavel.
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/14032009010.jpg

Usando um torquimetro (emprestado) deixei os parafusos com 45nm.
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/14032009013.jpg

Rolamentos Tinkem ja devidamente lambusados de graxa..
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/14032009014.jpg

Cubo devidamente montado e com os rolamentos e tudo ja engraxado, hora do aperto...
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/14032009015.jpg

Hora da famosa pre-carga dos rolamentos de roda, equanto meu pai ia girando o cubo eu ia fazer o aperto das porcas, deixei com 4kg.
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/14032009017.jpg

Roda montada e hora de testar...
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/14032009019.jpg

Duda Lopes
16/03/2009, 17:14
Muito bom, Parabens pelo empenho.

Dilermando Oliveira
08/05/2009, 20:12
PARABÉNS !!!!!!!!
Sua reforma foi muito loca
vc ja mexia com carros ou foi a primeira vez.
vou montar um jeep tb..., espero que fique bom como o seu.
Abraço

GBarros
25/05/2009, 13:12
Fala DIC, blz. Tava precisando do numero dos rolamentos que se encaixam no cubo que vc colocou nos eixos traseiros, que na verdade, são os mesmos da frente. Tem jeito de vc me mandar? Vou colocar um sistema de eixo flutuante tb e tava precisando comprar os rolamentos. Abração!:concordo:

Br Motors
28/05/2009, 16:58
Dae dic blz, seguinte estou pensando em substituir o motor bf d meu cj e o mecanico me ofereceu um gm- 151 porem ele nao tem como me fornecer nota desse motor pra mim poder regularizar e tenho acompanhado sua dedicacao ao pépe e vi q colocou um. Vc acha q posso ter algum problema por nao regularizar o motor?
Abraço!

Dic3
28/05/2009, 17:51
Bom, nunca se sabe o que pode acontecer cara. Veja, a legislacao ta mudando constantemente, porem se voce tiver um motor com queixa de furto por ex isso pode dar problema pra voce.
Atualmente o detran nao esta permitindo a alteracao de potencia ou seja se voce for colocar um motor de potencia superior ou inferior esta proibido, mas isso pode mudar seja pra melhor seja pra pior.
Eu escolheria com calma um motor com nota pra nao se incomodar mais tarde.

Julio Rebello
21/07/2009, 21:40
Bom, nunca se sabe o que pode acontecer cara. Veja, a legislacao ta mudando constantemente, porem se voce tiver um motor com queixa de furto por ex isso pode dar problema pra voce.
Atualmente o detran nao esta permitindo a alteracao de potencia ou seja se voce for colocar um motor de potencia superior ou inferior esta proibido, mas isso pode mudar seja pra melhor seja pra pior.
Eu escolheria com calma um motor com nota pra nao se incomodar mais tarde.

DIC,
com relação à potência do motor, tenho um caso particular que me deixou grilado depois de levantado esse assunto.
No documento do jeep consta tudo legal e numa boa, mas a potência diz 60CV e eu uso o BF161. O motor, caixa reduzida são todos originais.
Devo pedir uma retificação ou deixar quieto?:pensativo:

Sds4x4,
Julio CJ

Dic3
21/07/2009, 21:53
Sei la Julio, acho que voce so vai gastar dinheiro a toa.

Em tempo, fiz essa semana a regularizacao do xenon que tenho no meu carro de passeio, como tive que fazer uma inspecao (semelhante a essa que se faz pra GNV) aproveitei e tirei toda informacao que podia do cara da empresa que faz inspecao.
Expliquei pra ele exatamente a minha situacao (e a de muitos aqui) que tirei o motor BF161 e coloquei um GM151s. Segundo ele o procedimento é o mesmo da regularizacao de xenon. Segundo ele, pelo menos aqui no PR nao ha nada que impeca alguem de trocar o motor do carro.

O procedimento é assim:
Basta pedir a autorizacao previa no Detran (se ja estiver com o motor nao tem problema porem vai pagar uma multinha de 25reais) leva o Jeep numa empresa que faz inspecao veicular (o jeep tem que estar em ordem, luzes, piscas, extintor, limpador de parabrisas, freio de mao, suspensao, etc etc etc) o jeep vai passar por aquele processo todo e sendo aprovado voce recebe o laudo. De posse desse laudo voce anexa a nota fiscal do motor e uma declaracao assinada e registrada de que foi voce mesmo que instalou o motor. Da entrada nisso tudo no detran e dentro de uns dias o documento vem pra voce com o numero do motor no campo "observacoes". Se quiser pode aproveitar o mesmo laudo pode fazer regularizacao de suspensao (se tiver levantado ela por ex.) kit xenon e tudo mais que a lei permitir.

Assim que instalar o freio de mao no meu vou fazer essa documentacao.

Julio Rebello
24/07/2009, 11:07
Sei la Julio, acho que voce so vai gastar dinheiro a toa.

Em tempo, fiz essa semana a regularizacao do xenon que tenho no meu carro de passeio, como tive que fazer uma inspecao (semelhante a essa que se faz pra GNV) aproveitei e tirei toda informacao que podia do cara da empresa que faz inspecao.
Expliquei pra ele exatamente a minha situacao (e a de muitos aqui) que tirei o motor BF161 e coloquei um GM151s. Segundo ele o procedimento é o mesmo da regularizacao de xenon. Segundo ele, pelo menos aqui no PR nao ha nada que impeca alguem de trocar o motor do carro.

O procedimento é assim:
Basta pedir a autorizacao previa no Detran (se ja estiver com o motor nao tem problema porem vai pagar uma multinha de 25reais) leva o Jeep numa empresa que faz inspecao veicular (o jeep tem que estar em ordem, luzes, piscas, extintor, limpador de parabrisas, freio de mao, suspensao, etc etc etc) o jeep vai passar por aquele processo todo e sendo aprovado voce recebe o laudo. De posse desse laudo voce anexa a nota fiscal do motor e uma declaracao assinada e registrada de que foi voce mesmo que instalou o motor. Da entrada nisso tudo no detran e dentro de uns dias o documento vem pra voce com o numero do motor no campo "observacoes". Se quiser pode aproveitar o mesmo laudo pode fazer regularizacao de suspensao (se tiver levantado ela por ex.) kit xenon e tudo mais que a lei permitir.

Assim que instalar o freio de mao no meu vou fazer essa documentacao.

Pois é, freio de mão...
Aqui no Rio sem uma garrafa de café é quase imposível fazer qq coisa. Temos que estarcom os veículos impecáveis neste sentido, pra poder passar na vistoria. E tome taxas e impostos!!!:putz:
Ano passado, na tranferência do meu Jeep, tive que aguardar uns 20 dias pra sair o resultado de análise cadastral e adequação de espécie.
BURROCRACIA é flórida!!!

Gande agraço!

Sds4x4,
Julio CJ:concordo:

Dic3
04/02/2010, 09:44
Novidades.

Final de ano, ferias, epoca de descanso né? :discordo::discordo::discordo:

Epoca de mexer na crianca :concordo:


Vamos la: Remover a caixa para trocar os sincronizados (quem mandou nao ouvir o JAQUE??? Devia ter trocado ano passado quando foi feito o servico de troca do motor)

Bom, trocados os sincronizados, conjunto montado e... NADA!!! O Jeep ficou do mesmo jeito. Quebrando a cabeca descobri o possivel problema. Falta do anel trava no piloto. Desmontado o conjunto novamente, feita uma canaleta no piloto, montado o conjunto e pimba, enfim problema resolvido.

Efetuada tambem a troca das molas. Comprei um conjunto original porem em melhor estado que as que tinha, desmontei os feixes um a um, limpeza lixamento e pintura das laminas e remontagem colocando laminas de radiografia com graxa entre elas (essa eu aprendi no clube do DKW, vamos ver se da certo).
Conjuntos montados, e como a instalacao demanda remocao do eixo, cardãs e afins, aproveitei pra dar um trato neles (raspagem, limpeza, pintura e troca por parafusos e porcas "parlock" zincados).
Coloquei uma fotos dos feixes antigos pra ter uma ideia do "estrago"

Conjuntos remontados com o devido capricho, o Jeep parece ZERO olhando por baixo.

Uma dica, a borracha do filtro de ar da Kombi é perfeito pra usar como protecao para a junta elastica do cardã.

Feito isso, aproveitei pra refazer os tubos de freio da dianteira e trocar um flexivel que estava dando sinais de cansaço.

Acho que mecanica e suspensao acabou, agora vou partir para umas perfumarias

Dic3
31/03/2010, 12:08
Continuando a Saga...


Geral no motor

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/31012009006.jpg


Instalei as lanternas de LED (made eu mesmo)

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/150220100071.jpg


Assim que consegui vender os antigos pneus 255 75 15, enfiei o pésao na jaca e parti para um jogo de Maxis BigHorn 35x12,5xR15.

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/21032010003.jpg

Espacadores os quais o aço ja estava comprado a dois anos foram pro torneiro.
Aproveitei para dar mais uma levantada na suspensao (no limite para conseguir entrar na garagem, ele passa a 2 dedos do teto) E o resultado ficou nisso...

http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/27032010001.jpg

Era exatamente isso que eu queria, to feliz pacas com o bichicnho.

Proximo passo sao as portas em fibra (so faltam pintar)

Lucas Nassif
31/03/2010, 12:27
Parabéns pelo CJ!! Ficou mais lindão ainda com esses 35".. :palmas:

Marisco Off Road
31/03/2010, 16:03
Dic,

Gostei dos pneus, comprou aonde???
hehehehehe
Beleza de viatura heim, parabéns!!!

Abs,

Dic3
31/03/2010, 16:05
Comprei com um cara aqui de CWB mesmo, mas nao vou passar o contato nao!! hahahahahaha


Valeus e abraco!

anderson_wzorek
31/03/2010, 23:05
Cara
parabéns pelo jeep
muito bacana velho
quero ver pessoalmente os pneus
abraços

megadeth
06/04/2010, 10:32
Dic, seu jeep já era um dos mais bacanas daqui do fórum, agora com os borrachudos ficou bem mais bacana!
Só num vou dizer que sou fã da grade frontal protetora das lanternas... sendo sincero e dando pitaco onde num fui chamado... rs

Sensacional o Jeep cara, tens que mandar uma nova foto lá pra revista... kkk

Mas diz ae: esses pneus são bons mesmo? Eu comprei um tempo atrás os 1001 da Genius recapado, que me deu bom equilíbrio no ON/OFF road. O desenho desse seu pneu me parece ser menos agressivo, procede?

[]s
Caio

Dic3
06/04/2010, 10:52
Brigadao Caio!!

Ahh mas foi um parto achar esse quebra mato, concordo que o anterior era feio pacas (ah esta a venda hahahaha) mas esse virou meu xodo! hehehe

Eu canto o Adriano quase todo mes, mas concordo que tem Jeeps aqui no forum que dao de 200x0 no meu! hehehe

Sem duvidas cara esse pneu é menos agressivo que um Genius, eu ainda nao tive oportunidade de dar uma brincada com eles, mas acredito que assim como os argentinos que eu tinha ele devam dar conta do recado.

Abracao!!

Dic3
16/07/2010, 10:22
Tentativa de montar um snorkel hahahaha


A prefeitura estava trocando a iluminacao da Av sete de setembro aqui em Curitiba e vendo o pessoal passar o encanamento para fiacao, eis que uma luz acendeu na minha cabeca hahaha
Pedi um pedaco do tubo corrugado flexivel e o cara que estava fazendo o servico nem se preocupou em me arrumar um pedaco de 2m de comprimento.

O restante da tubulacao usei eletroduto de PVC preto com 2" de diametro interno.

A flange para encaixar na boa do carbrurador eu mesmo fiz em fibra de vidro, tudo lixado, pintado e o resultado ta ficando melhor do que eu imaginava.

O filtro eu comprei um do corcel que tem a entrada embaixo e a saida na lateral.

To terminando de fazer a "cabeca" do snorkel, ate final de semana posto novas fotos.

Total do custo da brincadeira:
1 litro de resina - 14,00
Filtro do corcel - 40,00
Tubos e curvas - 8,00
tubo corrugado - 0,00
Abracadeiras - 8,00

Perto dos 400,00 que pedem no comercio...


Fotos:

fugger
16/07/2010, 17:17
Dic3

Qual o diam interno do corrugado?

[]´s

Dic3
18/07/2010, 13:13
Entao Fugger

Como é um tubo corrugado o diametro dele varia, certo? Bom a parte mais fina dá 2".

Dic3
19/07/2010, 11:00
Agora so falta instalar... :pipoca:

Dic3
10/08/2010, 11:49
Snorkel 50% instalado (so falta pintar as abracadeiras).

Desci as duas caixas, vou instalar o pino chorao na t-case e tirar o modelo da flange e do eixo para meu primo fazer no Jeep dele.

Aproveito para pintar as caixas, troca dos parafusos e colocar um frasco de molikote junto ao oleo.

Dic3
23/08/2010, 12:03
Sistema montado e pintado, agora acabou o carnaval embaixo do Jeep (caixa de uma cor, capa seca de outra, t-case de outra).

Detalhe pra ponta estriada na saida da t-case, um dia o guincho mecanico sai!!!


O ruido da t-case nao acabou, apenas diminuiu 50%, mas melhor do que nada.

Essa semana chegam as alavancas de tracao e reduzida, mandei embuchar os furos com nylon, saiu R$15,00 pelo servico no par

Novos instrumentos instalados e funcionando.

Dic3
25/08/2010, 11:02
Rolo daqui, rolo dali e consegui 4 instrumentos volvo. Abri todos eles, modifiquei o sistema de 24V para 12v, fiz um painel em fibra e instalei.

Aproveitando, terminei o console de teto, instalei o PX, um toca fica qualquer e um transmissor de MP3 (9,00 dolares na china), pronto ja tenho um sonzinho.
Ah o console é de honda civic (ganhei de um amigo) virado de cabeca pra baixo (mas nao conta pra ninguem viu!) hahahaha

Essa semana chegam as alavancas da reduzida...

suportes do tubo do snorkel pintados, acho que esse final de semana instalo.

OPC+JR
25/08/2010, 14:34
Cara parabens pelo jeep.

Só uma curiosidade, aquelas entradas de ar alí são funcionais ou só de enfeite mesmo?

Tem ar quente?

[]´s

Dic3
25/08/2010, 14:38
Cara parabens pelo jeep.

Só uma curiosidade, aquelas entradas de ar alí são funcionais ou só de enfeite mesmo?

Tem ar quente?

[]´s

Valeu obrigado mesmo!

Entao, por enquanto esta ali de enfeite, mas a ideia é usar um tubo de 75 ou 100mm "pegando" o ar do compartimento do motor. Vai ser um um tubo curto. No caso o ar vai ser quente, nos dias frios num carro onde entra vento por todo lado, acho que vai ser bem vindo.

Ali naquele espaco que sobrou eu quero fazer um porta trecos.

Dic3
30/08/2010, 11:27
Snorkel instalado, testei a estanqueidade a ainda tem entradas de ar falsas, feito isso é partir para algo no distribuidor.

fugger
30/08/2010, 11:35
:palmas: muito bacana... Quanto as "falsas" entradas de ar... Como vc vai vedaras emendas?:

[]´s

OPC+JR
30/08/2010, 11:38
Valeu obrigado mesmo!

Entao, por enquanto esta ali de enfeite, mas a ideia é usar um tubo de 75 ou 100mm "pegando" o ar do compartimento do motor. Vai ser um um tubo curto. No caso o ar vai ser quente, nos dias frios num carro onde entra vento por todo lado, acho que vai ser bem vindo.

Ali naquele espaco que sobrou eu quero fazer um porta trecos.

Cara, seguinte, essa idéia do ar quente é boa mesmo, mas ..... tem de lembrar que o cheiro de dentro do cofre do motor vai vir todo para dentro do carro.... não sei se é uma boa idéia.

:concordo:

Dic3
30/08/2010, 11:56
:palmas: muito bacana... Quanto as "falsas" entradas de ar... Como vc vai vedaras emendas?:

[]´s

A saidas atras da grelha sao quadradas, basta aquecer o cano que ele se amolda, quero mexer com isso no final do ano.

Dic3
01/09/2010, 20:36
:palmas: muito bacana... Quanto as "falsas" entradas de ar... Como vc vai vedaras emendas?:

[]´s

Consegui aquele silicone preto usado na industria automotiva (aquilo gruda em qualquer coisa), acredito que isso resolva o problema, No caso preciso passar nas roscas das emendas e na rosca do corrugado.

PRIETO
01/10/2010, 21:26
Qual cambio voce usou , opala ou chevette

Dic3
04/10/2010, 09:16
Prieto

Chevette 5 marchas

PRIETO
04/10/2010, 20:22
Vi uma foto do cambio desmontado. voce trocou so rolamentos ou encontrou kit de espacadores e roletes. Pela internet nao encontrei nada, sabe onde encontrar.
Baixei um manual Clark de desmontagem e montagem dos cambios, e bem ilustrado, porem nao fornece nenhuma informacao sobre as folgas a serem observadas.
Nas minhas pesquisas sobre problemas com cambio tenho observado que a maioria dos problemas que ocorrem e por causa da nao observacao dessas folgas.
Pretendo instalar um cambio do chevete 5m e se nao encontrar nenhuma orientacao especifica
vou acompanhar as orientacoes dos cambios willys.

Dic3
05/10/2010, 10:54
Entao Prieto

Esse meu cambio passou algum tempo com uma certa quantidade de agua dentro. Por esse motivo tive que abri-lo trocar os rolamentos, e dar uma boa geral na engrenagens. Apenas a quinta marcha ficou dando uma roncadinha de leve. De resto te adianto que nao foi preciso mexer em mais nada. Porem como ja estava com o cambio aberto resolvi trocar os aneis sincronizadores, mas os originais ainda iam longe.
Desconheco qualquer manual ou ajuste/compensacao de folgas, mas adianto que quem fez esse retrabalho no cambio comigo é um mecanico que só mexe com isso, dai talvez ele ja tenha ideia dos ajustes necessarios "de cabeca".

Dic3
14/10/2010, 09:37
Mais um sonho realizado!


Depois de anos de procura consegui achar um guincho :dance:

Consegui um Ramsey 8000 libras mecanico, do jeito que eu queria. Como eu ja tinha feito uma parte da tomada de forca eu precisava só do guincho e foi isso que apareceu.

Abri o guincho pra comecar a reforma (pintar, trocar juntas, verificar algo quebrado etc) mas nao foi preciso fazer absolutamente NADA! O guincho esta zero por dentro!

Unica coisa que veio faltando é a alavanca que trava/libera o carretel mas ja estou providenciando a confeccao de outra.

Essa semana passo uma tinta nele, faco a remontagem, o problema agora é comprar pelo menos uns 60m de cabo, isso vai doer no bolso!

anderson_wzorek
14/10/2010, 23:03
Mais um sonho realizado!


Depois de anos de procura consegui achar um guincho :dance:

Consegui um Ramsey 8000 libras mecanico, do jeito que eu queria. Como eu ja tinha feito uma parte da tomada de forca eu precisava só do guincho e foi isso que apareceu.

Abri o guincho pra comecar a reforma (pintar, trocar juntas, verificar algo quebrado etc) mas nao foi preciso fazer absolutamente NADA! O guincho esta zero por dentro!

Unica coisa que veio faltando é a alavanca que trava/libera o carretel mas ja estou providenciando a confeccao de outra.

Essa semana passo uma tinta nele, faco a remontagem, o problema agora é comprar pelo menos uns 60m de cabo, isso vai doer no bolso!
Opa

O jeepinho ta ficando bruto hein,show de bola cara
Muito bom esse guincho ai

Não esqueça,se puder aparece sabado no churrasco,
Abraços
Anderson

cesarzubek
15/10/2010, 09:04
Grande Dic...

Parabéns pela aquisição!!!
Agora tô vendo uma luz no final do túnel para você colocar o Pépe no Barro!! hehehehe...
Abração e vê se aparece no sábado...
Agora tá ficando no horário do jantar.

Dic3
15/10/2010, 09:11
Opa

O jeepinho ta ficando bruto hein,show de bola cara
Muito bom esse guincho ai

Não esqueça,se puder aparece sabado no churrasco,
Abraços
Anderson


Cara, pense num caboclo feliz! hahahaha


O ex-dono usava esse guincho numa plataforma, ou seja ele só puxava os carros pra cima da plataforma nada mais, deve ser por isso que esta zerado por dentro.

O preco foi coisa de irmao, porque eu nunca teria grana pra pagar o preco que vale!

Agora to bolando a tomada de forca, ideias ja estao pipocando!

Em relacao ao encontro, nem que seja so pra dar um chute na bunda de cada um (e fugir de voces depois é claro! hahaha) eu vou sim!

Dic3
15/10/2010, 09:19
Grande Dic...

Parabéns pela aquisição!!!
Agora tô vendo uma luz no final do túnel para você colocar o Pépe no Barro!! hehehehe...
Abração e vê se aparece no sábado...
Agora tá ficando no horário do jantar.

hahaah valeu xara!

Depois de raspar a tinta velha, ontem pintei a bagassa. Passei um preto vinilico. Fiz tambem a alavanca de liberar o carretel, so nao vou contar o que usei pra fazer a alavanca pra nao passar vergonha ahahaha, mas quando voces verem a zoacao vai ser grande! Hoje devo montar tudo.

Cara na boa, os lugares onde voces se enfiam eu nao sei se teria coragem! hahahahahaha


Abracao

RODRIGO TOMITÃO
15/10/2010, 09:26
cara parabens pelo brinquedo novo, em uma tornearia aqui na minha cidade tem um guincho mecanico parecido com esse, só não sei a marca, vo da uma olhada la tira umas fotos e postar aqui no forum pra ver se alguem conhece,
no meu javali to colocando cambio e tcase de band 5m ai é só arruma uma PTO de qualquer marca ????
:concordo::concordo:

Dic3
15/10/2010, 09:58
Rodrigo,

Voce tem que achar uma pto que seja compativel com seu guincho, ok? Porem se a pto encaixar perfeitamente na saida da sua t-case a unica modificacao fica por conta dos cardazinhos e do encaixe la na entrada do guincho.

No meu caso, quando fiz o eixo para acoplar a caixa de chevette na tcase willys fiz um eixo estriado mais longo e fiz uma nova tampa na saida da tcase assim esse eixo estriado fica para fora da tcase e é ali que vou acoplar uma engrenagem e talvez um sistema de correntes (nao sei ainda) para mandar um carda até o guincho.

victor dircksem
10/11/2010, 19:07
e ai dic
como esta o guncho ja tem fotos ai ?
hehehe
to curioso para ver como ficou a adaptação

Dic3
11/11/2010, 09:20
Victor até metade de dezembro entro em ferias coletivas pela empresa, dai quero meter a cara nesse sistema.

Abracao

Dic3
02/03/2011, 14:30
Portas de fibra pintadas e instaladas;

Novos calcos de carroceria, ficou com 2,05m. Tirei as medidas da garagem, ainda da pra levantar mais.

Se Deus quiser a hidraulica sai no carnaval...

cesarzubek
02/03/2011, 16:41
Grande Dic,

Esse jipe tá muito show!!!
Pelo que vi nas fotos o guincho tá instalado ou é impressão minha???
Precisa tirar fotos do guincho para ver como ficou a frente do jipão!!
A Band tá uma novela, mas um dia termino ou vendo!!! kkkk...
O motor tá no lugar, estou colocando disco nas 4 rodas.

Abraço

Dic3
03/03/2011, 11:38
Entao Xará!

Coloquei mas ja vou ter que tirar, foi só pra ver exatamente por onde o eixo vai passar. Agora que consegui dar uma levantada nele a grade ficou mais longe da travessa e ou o eixo passa por ali, ou terei que furar a travessa com uma serra copo (que vai complicar pacas).
Ali o guincho ta instado, mas terei que ergue-lo uns 5cm junto com todo o quebra mato.
A parte do pto ta parada, comprei as engrenagens e agora preciso comecar a montar e rezar pra que de certo hahaha.

To curioso pra ver a band de motor novo. Ta fazendo tudo la no Anderson? Pelamordedeus nao vende nao!!

Alexandre Leme Franco
03/03/2011, 20:49
Dic3, primeiramente...belo jeep parceiro :concordo:

agora me diz uma coisa...eu vi que no começo do tópico você tinha o miolo da chave do golf, com uma chave canivete.
achei bem legal essa idéia sua, e fiquei com uma dúvida...é possível instalar o miolo de chave de qualquer carro no jeep?
faço a pergunta do ponto de vista elétrico, ou seja, será necessário alguma alteração elétrica para instalar outro miolo de chave, ou a ligação do miolo de chave simples usados em jeep´s serve também para os miolos de carros novos?

a adaptação referente à fixação do miolo no painel acredito que consigo arranjar uma solução....mas acerca da instalação elétrica fiquei com essa dúvida.

Valeu maninho ;)

Dic3
04/03/2011, 09:24
Alexandre, como o sistema eletrico do Jeep é bastante simples qualquer miolo de contato vai dar certo, basta achar o que cada fio corresponde. O contrario ja nao é possivel, pois carros modernos alem do contato de partida tem varios outros contatos (desativar alarme, ligar acessorios, etc)

No caso do Jeep sao apenas 3 fios, (linha 15; partida; linha 30)

Alexandre Leme Franco
07/03/2011, 13:26
Entendi...
bem legal...to pensando em copiar essa sua idéia heheheh

Valeu, abraço!

Kim
09/03/2011, 20:37
Opa grande Dic3!

Acertou a negociação??

fabiano carraro
22/03/2011, 22:44
hummmmmmm ja descobri quem vai pintar o chernobyl..................:pipoca:

VOÇE..............:mrgreen:



adoro jeeps de jardins :odedo:


:palmas:

Dic3
23/03/2011, 09:10
Vá cagar no mato pra nao feder na estrada vai!

uauahuahuahuahuahuauah

fabiano carraro
23/03/2011, 10:09
Num fala assim que é feio e pode ter criançinhas lendo e o pior ........com vontade de ir ao banheiro...............as NOVAS regras da "COPPA"num permitem escrever assim viu..... :odedo:




vai pintar ou nao????:pipoca:

Dic3
23/03/2011, 10:18
Tá bom, se é pra deixar o polaco maluco feliz eu vou pintar!!!

Edemar
16/05/2011, 16:54
Se originalmente direção de Jeep já não é nenhuma maravilha que dirá com rodas grande e volante pequeno.
Considere um volante do tamanho do original. - Parabéms pela reforma.... Também sou de Curitiba e espero um dia cruzar com está maravilha por ai.

Grande abraço

Edemar

Dic3
16/05/2011, 17:11
Valeu Edemar,

A direcao é hidraulica, arrisco dizer que esta leve ate demais hehehe

4X4GARAGE
16/05/2011, 17:45
ta ficando chic heim!!!!
parabens dic!!!!

M-Beltrame
16/05/2011, 20:39
Tá chic di mais so, parabens Dic.
Li todo o topico agora e achei muito legal vc ter feito tudo... mas ta na hora de colocar o jeepão na trilha. KKKKK


T+

Hatus Medeiros
10/07/2011, 19:39
Acho que com tds nois, Jeepeiros, aconteceu do msm jeito... de vagar vai tomando forma, no final fica a nossa cara! Parabéns pelo Jeepão, booa sorte e muitas, muitas trilhas! abraço.

MarcosSJP
18/08/2011, 10:50
Valeu Edemar,

A direcao é hidraulica, arrisco dizer que esta leve ate demais hehehe

Olá Dic3!Parabéns pelo Jeep, estou acompanahndo o tópico e guardando idéias para quando for mecher com o meu...
Sou de SJP, vi que seu Jeep tem motor de Opala, e que você comentou vários posts atrás que iria mecher com a documentação... como ficou a questão desse motor do documento, a numeração do motor tá escrita nos docs? Ou tá rodando no grito, teve algum problema com os homi? É que tenho um Jeep com motor original indo pra fita, porém quero trocar pelo do Opala 4cil mas estou tendo informações desencontradas nos diversos despachantes que procurei, uns dizem que no PR não precisa mecher com os docs e só andar com a nota fiscal, outros dizem que não dá para trocar, enfim, se puder me informar, agradeço. Grande abraço.

Dic3
18/08/2011, 11:19
Marcos

O lance ali é o seguinte: Compra um motor com nota, monta no jeep. Faz uma declaracao de que voce mesmo fez a instalacao do motor (ou se mandou instalar pega uma nota fiscal do servico do mecanico), anexa a nota fiscal do motor, o recibo de compra e venda e vai até uma empresa de inspecao (dessas de kit gas). Eu recomendo a MG na Wesphalen perto do Cefet, ele mesmo encaminha isso a um despachante que ira fazer a legalizacao do motor. Como o Jeep vai passar por uma vistoria semelhante a de kit gas entao ele deve estar com tudo em ordem (freios, suspensao, extintor, espelhos, etc). Voce vai gastar com as taxas+inspecao+despachante.

E segundo o dono da MG esse negocio de que so pode alterar 10% da potencia ele deconhece pois faz varias legalizacoes dessas e nunca houve qualquer problema.

Eu nao corri mais atras disso, apenas ando com a nota do meu motor na carteira o que ja prova que o motor tem procedencia. Mas acredito que com a implantacao da inspecao aqui no Pr (parece que para 2013) seremos obrigados a fazer.

Espero ter ajudado

MarcosSJP
18/08/2011, 11:56
Dic3
Obrigado, vou correr atrás da informação com o pessoal da MG.
Abraço

Rei.virtua
03/11/2011, 11:11
Parabéns,

Acabei de comprar meu primeiro CJ, ano 70, também foi sonho de criança só não tenho muito tempo para reformá-lo eu mesmo, gostaria.

Vc meu deu força para continuar, pois também tenho problemas com o DOC, não vou desistir

Kim
03/11/2011, 21:25
Me intrometendo um pouco.

O assunto sobre doc já foi mais do que discutido no fórum, mais vale a pena relembrar.

Para a transferencia de motor, o veículo doador não precisa ter sido baixado, não há necessidade de nota fiscal, pode ser (segundo a lei), 1 - recibo de compra e venda ou 2 - Declaração de compra e venda ou ainda 3 - Nota fiscal.
Comumente, o recibo + declaração já valida.
A repotencialização 10% me parece que já caiu.

Aqui tem muita coisa:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/40522-troca-de-motor-detran-complicando-brasil-que-pais-e-esse.html

Lembrando que, para Rural, está mais fácil, é só enfiar no rabo do diretor do detran a sentença de um juiz que comparou-a a um SUV de hoje, e mandou o detran transforma-la em diesel.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/82527-justica-garante-rural-diesel-em-sc.html

É isso.

Abraços.

Kim.

vavarusso
03/11/2011, 22:55
Dic diga ai como vc removeu a tinta do chassi e como o pintou?

Dic3
04/11/2011, 10:31
Boa Kim!!!!

Vavarusso, usa pintoff ou removedor pastoso, aquilo arranca até solda mau feita! hahahaha

glaucoras
14/11/2011, 16:07
Olá amigo, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela paciência e trabalho que teve com seu Jeep! Está simplesmente MARAVILHOSO! hehe

Gostaria de algumas sujestões! Vi que o limpador do Parabrisa seu é o motor do Traseiro do UNO certo? Teria detalhes como vc fez essa instalação? Comprei 2 motores do UNO tb para colocar no meu, mas estou precisando de idéias de como fazer!

Obrigado pela ajuda!

Abraço!

Dic3
14/11/2011, 21:16
Glauco, segredo nao ha.

Basta colocar o limpador direto no furo original do cj e apertar o mesmo pois no motor do uno ja existe uma porca para tal finalidade.

Bracinho e palheta voce compra a do fusca ou da kombi antiga até 78. Fora isso basta as ligacoes e pronto.


Esse final de semana o limpador trabalhou muito, masi do que aprovado

Aurélio
14/11/2011, 21:48
Opa.

Assinando o tópico.
Muito legal a "saga" desse Jeep iniciada aqui em 2006 e ainda ativa.
Parabéns.:concordo:
Abs

Dic3
12/01/2012, 14:13
Bom com o inicio das ferias, tempo de mexer no willys.

Desmonte completo, repintura da carroceria, novo tom de cor, nova cor do interior, nova eletrica, novos bancos, kit gas e enfim uma gaiola.


Vou postando fotos do processo

Dic3
16/01/2012, 17:43
E vamos as artes que comecaram nas ferias e ainda tem chao pra terminar.

Com a bagassa ainda semi desmontada comecamos a montar a gaiola (tubo 3,18mm x 2,6mm de parede).

Dic3
16/01/2012, 17:44
Gaiola montada, posicao dos conchas definidos. Fazer a solda definitiva, desbastar e preparar para mandar fazer pintura eletrostatica.

Dic3
16/01/2012, 17:51
Desmonte geral, removi a carroceria do chassis, aproveitei para tirar os riscos, raspados e esfolados. Tornei a tampa do assoalho fixa

Lixamento total, aplicacao de primer PU, novo lixamento e tinta.
Optei por um tom mais escuro agora, Verde Pateon VW 2004 e verniz 8735 em 4 camadas.
Internamente pintado em preto fosco com Laca Nitrocelulose.

Aplicacao de manta asfaltica adesiva na parede corta-fogo.

fabiano carraro
16/01/2012, 17:51
a gaiola (tubo 3,18mm x 2,6mm de parede)

GAIOLA PRA UMAS BIBAS ATÉ PODERÁ SER.... mas de segurança.................. isto ai nunca será. :shock:

voces chaparam o kbeçao com isto ai né?

ADOREI AS FITAS CREPES........

O PEQUENO MOLUSGO EU TERIA TE FEITO ESTE PEDAÇO SE PEDISSE COM JEITINHO...:pipoca:

A CARROCERIA TA FILÉ,PODE VIR FAZER O CHERNOBYL.....:concordo:

Dic3
16/01/2012, 17:54
Cara pra quem nao tinha nada... bancos fixados direto na fibra... hahahha


Poah polaco voce esta cheio de servico aí, eu nao teria coragem de ir te encher as paciencias.

E se quuer brigar que seja com o meu primo, foi ele quem fez a gaiola hahha


Pelo menos na pintura eu me garanto (ou nao) uahauhauauhauuhah

fugger
16/01/2012, 17:58
...comecamos a montar a gaiola (tubo 3,18mm x 2,6mm de parede).

3,18?? :pensativo:

E bora com isso que vai um Pépe Legal :concordo:

[]´s imaginando ser banido depois de uma piada infame dessas

Dic3
16/01/2012, 18:53
Parem de rir da minha gaiola de periquito porra! uahauhauahuahuahuah

fabiano carraro
17/01/2012, 00:57
nem pense nisto mister.....
3,18??

fabiano carraro
17/01/2012, 01:02
E se quuer brigar que seja com o meu primo, foi ele quem fez a gaiola hahha

mas eu tinha certeza que tinha os dedinhos do criatura nesta idéia kkkkkkkkkkkkk

adorei as curvas sobre medida....vai um pouco só de tinta e boa....






o resto é massa pura pra esconder esta coisa ai.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mas que nem eu sempre falo "MOTO FOI FEITA PRA CAIR E A GENTE NUM DEIXA....entao nao é pra capotar o jeep hora estas.

TERMINEM LOGO ESTAS ENCRENCAS QUE TO AFIM DE REALIZAR UM PASSEIO COM A GALERA TODA....ENTAO SE MEXAM KARALEOS.

Dic3
17/01/2012, 10:18
Pintado e semi montado.

Agora comecar a eletrica.

Como ganhei todo o chicote de um kadett (chicote, caixa de fusiveis, reles, conectores, etc), resolvi usar essa eletrica e adapta-la no Jeep.
Como a coluna ja era do omega ficou facil colocar as chaves de ignicao, seta e limpador nela.

Dic3
17/01/2012, 10:25
Depois de separar a montoeira de fios hora de comecar a tracar o plano da bagassa:

- Ignicao, setas e lampejo funcionais
- Limpador temporizado, esguicho, esguicho com limpador temporizado funcionais
- Pisca alerta
- Ventilacao interna
- 2 Tomadas de 12v

Dic3
17/01/2012, 16:31
Eletrica 80% pronta.

Sobrou muito fio da eletrica original de kadett, fica para algum futuro apetrecho.

Todos os comandos funcionando, so faltam ligar e iluminar os instrumentos, final de semana que vem devo concluir.

Assim que instalar o console de teto devo ligar os radios, outra tomada de 12V, limpadores, luz de cortesia, etc

Dic3
17/01/2012, 16:36
Ventilacao

Em casa da pra ir adiantando alguma coisa enquanto o final de semana nao chega.

Aproveitei o antigo console de uno que havia instalado, acoplei um ventilador de golf que tinha sobrando em casa, feitas as devidas modificacoes eletricas para manter as 3 velocidades deu tudo certo, agora temos ventilacao interna.

So penso se faço uma tomada de ar externa ou nao.

fugger
17/01/2012, 16:37
k7 tá rápida a coisa, hein?

Já que vai acabar logo, não quer fazer um bico de pintura? :semideia
[]´s

Dic3
17/01/2012, 16:42
NAO!!!

Voce e o polaco magoaram meu coracao zuando da minha gaiola de periquito! hahahaha
Bem que eu queria ajudar cara, mas como as ferias acabaram o jeito foi voltar a trabalhar, agora só no final do ano.


Mas final de semana se quiser mexer com isso, me coloco a disposicao no que puder fazer pra ajudar!
O que quer pintar?

fugger
17/01/2012, 16:47
NAO!!!

Voce e o polaco magoaram meu coracao zuando da minha gaiola de periquito! hahahaha

:chorandoderir:



O que quer pintar?

A carroceria do jeep.

[]´s

Dic3
17/01/2012, 16:53
Bom, lugar eu vi que voce tem.

Se tiver compressor, pistola e eliminador de agua do sistema, se pegamos num final de semana e fazemos sim sem problemas.

Achei que o seu ja estivesse com a pintura pronta e definitiva. Como ta a preparacao da carroceria? (mossas, soldas, furos)

fugger
17/01/2012, 17:01
A carroceria é de fibra, então não terá soldas, mas em compensação tem um furos pra tampar..
Só que a preparação tá crua... Isso que mata :parede:

Mas se vc tiver disponibilidade (e saco), marcamos um fim de semana pra fazer algo e assar um osso lá :concordo:

[]´s

Dic3
17/01/2012, 17:05
Furos nao sao problema, nesses anos todos o meu tinha varios de coisas que pendurei e depois desistia, bastou fita e resina pra ficar zerado. O fabricante da carroceria é quem to pensando? rsss

fugger
17/01/2012, 17:10
Furos nao sao problema, nesses anos todos o meu tinha varios de coisas que pendurei e depois desistia, bastou fita e resina pra ficar zerado. O fabricante da carroceria é quem to pensando? rsss

O próprio :parede: Mas tirando o capo que tem uns 8kg de massa, o resto acho que é só lixar com 36 e depois meter massa rápida. Eu acho...:rolleyes:

[]´s

Dic3
17/01/2012, 17:17
Entao ta mais facil que o meu.

Ele deve ter aqueles furinhos tipo bolhas de ar que estouraram né? O meu tinha muito disso.
Eu fui estourando o resto dos furinhos que tivnham e dando massa plastica (ou acrilica) neles, depois vir com lixa 200, 400, talvez uma 600 e primer PU.

Eu gastei 290,00 em material, e acho que mais umas quireras em lixa e 20,00 no fundo PU que nao estava nos planos. Por aí pedem de 2 a 4 mil.

4 litros de tinta e 2 de verniz foram o suficiente, como no teu caso vai ter pintura interna tambem, entao melhor garantir mais 1 litro de cada

fugger
25/01/2012, 10:05
...Ele deve ter aqueles furinhos tipo bolhas de ar que estouraram né? O meu tinha muito disso.
Eu fui estourando o resto dos furinhos que tivnham e dando massa plastica (ou acrilica) neles, depois vir com lixa 200, 400, talvez uma 600 e primer PU.

Sabe que até que não tem tanta bolha, tem mais risco profundos de tanto corta, recorta, junta, cola, demonta, e deixa queieto que foi feito na carroceria.

Mas suas dicas são ótimas :concordo:

[]´s

Dic3
01/02/2012, 13:20
Entao, manda a massa nos riscos e resina nos furos (com fita do outro lado) e va lixando. Feito isso é só mandarmos pu e tinta.

Te mandei MP pra combinarmos algo, blz?

Dic3
01/02/2012, 13:26
E a bagassa andou!

Banco no lugar, tanque no lugar, mangueiras ligadas, combustivel e pude trazer ele pra casa. Agora é só ir fazendo aos poucos quando chego do trabalho.

FIz um reparo na pintura interna, montei os suportes do banco do passageiro e instalei a ventilacao. Agora é colocar os instrumentos no lugar e liga-los pra concluir a eletrica.

Antes de colocar o banco do passageiro resolvi fechar a tampa da caixa de ferramentas (so entra agua naquilo) e abrir uma tampa nova nos pés do passageiro.

Finalizando a eletrica posso colocar o filtro de ar e o snorkel.

Dic3
07/02/2012, 11:07
Resumo da opera.

Bancos e cintos instalados, painel concluido, ventilacao ok, instrumentos ok, luzes espia ok.

Falta concluir o console de teto, Limpadores, Radio+antena, PX+antena, tomada 12v, luz cortesia.


Por terminar tambem, pintar e instalar os alargadores de paralama, borrachas do capo, buzina e instalar a capota.

vavarusso
18/03/2012, 14:08
muito bom Dic3. Mas, o motor nao dava ficar a frente um pouquinho nao?

Dic3
18/03/2012, 20:20
Podia ficar mas aí a alavanca de cambio ia bater no painel.

vavarusso
19/03/2012, 14:01
Boa tarde DIC3.
Estive discutindo com o companheiro forista e ele sugeriu que eu te perguntasse sobre o uso do radiador do opala "moderno" aquele de 65cm de largura por uns 5cm de profundidade e altura é a mesma da do jeep, no motor gm 151. Voce usou? Qual foi o resultado? O radiador aparentemente "novo". Adaptação já vi que é muito fácil. Mas em termos funcionais segundo o padrinho do TRUPY ZUPPY.......Depois posto fotos de como ficaria. Sim queria usar apenas um eletro-ventilador. Obrigado!!

Dic3
19/03/2012, 14:13
Vavarusso,

Antes de levantar a carroceria eu usava o original do Jeep com BF161, era uma maravilha afinal naquele radiador cabem aprox 7 litros de agua.
Quando levantei a carroceria a helice passou a encostar no radiador, o jeito foi partir para um radiador mais fino, acabei colocando o do opala moderno, novo feito em aluminio e plastico.
Medi a capacidade dele e foi de chorar, apenas 1,25 litros.
Instalei no Jeep e percebi que ele comecou a aquecer.
Tive que aproximar a helice do radiador e confeccionar um defletor (a popular capelinha) para melhorar o fluxo de ar. Houve uma melhora mas nao resolveu.
Percebi que a apos o Jeep entrar na temperatura normal ele comecava a colocar o excesso de agua para fora. Com isso havia falta de agua no sistema e o Jeep aquecia demais.
Depois de quase desistir desse radiador e partir para alguma outra solucao, criei um vaso expansor, o qual colhia essa agua e devolvia ao sistema quando o Jeep esfriava.
Com isso a temperatura esta normal na faixa dos 90-95graus, porem na ultima descida para o litoral percebi um aquecimento acima dos 95graus na subida da serra.
Na proxima descida ao litoral vou faze-la sem valvula termostatica e na subida monitorar o aquecimento.

Se nao resolver penso em talvez colocar uma ventoinha auxiliar ou vou ter que partir para algum outro tipo de radiador.

Só para constar, esse radiador de opala moderno é o mesmo do Chevette, mesmo tamanho e inclusive com a mesma capacidade volumetrica, miseros 1,25Litros. Portanto se a ideia é usar esse modelo compre o do Chevette que tem preco menor.

vavarusso
19/03/2012, 15:06
Dic me tire uma dúvida, vc estar usando o radiador do opala em que motor, BF ou GM?? Fiquei impressionado com a baixa capacidade.
Dic eu comprei um GM 151 moderno, com a radiador e pretendo colocar o motor GM com seu radiador. Foi esse o seu uso tb ou vc usa o radiador do opala no BF???
Muito obrigado mesmo valeu.

Dic3
19/03/2012, 15:12
Meu motor é um gm151s de uma caravan SS 1973 e o radiador tbm é de opala

vavarusso
19/03/2012, 15:24
Agora entendi. Mas, nao entendo é como um radiador que foi feito para o motor X nao dar conta do recado.. !!!!??????
Fiquei triste com isso pois o GM que comprei foi retirado de um opala que estava rodando e com esse radiador, que inclusive aparenta um bom estado de conservaçaõ. Meu medo é: como foi a base de troca tenho que entregar o radiador bf, ou nao pegar o do opala, ou ficar com os dois pagando por fora o o do opala,o que vai encarecer...
Dic vou usar sua dica na colocação do GM, aquela da travessa do cambio como base pra localização do motor..

Dic3
19/03/2012, 15:26
Olha, se teu radiador antigo do bf tá bom, eu recomendo colocar ele, vai ser preciso mudar os bocais de lugar mas nada que um lugar onde conserta radiador nao faça.

vavarusso
19/03/2012, 15:30
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQVvz7AXohBkffRLGxUZFHbo5UZMtfOI i4L8LeUyuT3JZjevXtQO radiador é igual a esse só nao em aluminio

Dic3
19/03/2012, 15:43
O que voce tem no jeep atualmente é igual a esse?

vavarusso
19/03/2012, 16:27
O que voce tem no jeep atualmente é igual a esse?
Dic meu cj estou montando, ele tinha motor original, agora adquiri um motor do opala moderno (que estava rodando) e junto adquiri tb o radiador do dito opala igual a este da foto, só que nao é em aluminium. Entao achei que o ideal seria colocar o motor original do gm 151. Até pq o original nao nao estar muito bom...
achei esta tabela de radiadores.


MODELO
CAP DO SISTEMA (L)
CAPAC. TOTAL (L)


OPALA 6 CIL
12
12


OPALA 4 CIL.
8,6
8,6


FONTE: HOJE 19/03/2012
http://www.metalsinter.com.br/Manuais/Manual_METALCLEAN-PLUS.pdf

JeePiza
18/06/2012, 23:21
Boa Noite Dic,

Tem como postar fotos da instalação dos limpadores de parabrisa??
To querendo instalar/adaptar no meu CJ5!!!
Estou com o limpador de parabrisa dianteiro e traseiro do Pointer...será que dá para adaptar??
Fico no aguardo!!
Abraço.

JeePiza

Dic3
19/06/2012, 09:41
Fala Jeepiza como vai?

Posso providenciar sim, porem lembrando que uso 2 limpadores traseiros do uno ok?
Nao sei como é a fixacao do sistema do pointer, mas do uno é apenas no furo original bem facil.

Dic3
31/03/2013, 19:25
403581

Pra nao dizer que ele esta esquecido... Caixas de som, e conclusao de 100% da eletrica (ainda faltava luz de ré e injetor de agua nos vidros).

fugger
01/04/2013, 09:53
Caixas de som, e conclusao de 100% da eletrica (ainda faltava luz de ré e injetor de agua nos vidros).

Oloco... vc tá muito rápido :shock:

[]´s leeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeentos

Dic3
01/04/2013, 10:30
Dae papudo, o que voce queria?

fugger
01/04/2013, 10:35
Dae papudo, o que voce queria?

Saber se vc tava bem :odedo:

[]´s

Dic3
01/04/2013, 11:19
Nossa! Que meigo

Eriston
02/04/2013, 21:34
Ei, injetor de água nos vidros o meu tem...... não funciona, mas tem......

Dic3
03/04/2013, 09:07
Ah vamos fazer funcionar entao :mrgreen:

fugger
03/04/2013, 09:24
Ei, injetor de água nos vidros o meu tem...... não funciona, mas tem......

No meu isso será função do zequinha + balde...

[]´s

Dic3
03/04/2013, 09:36
auhauhauahuahaah boa! nao esquece daqueles rodinhos igual de posto

fabriciosimonini
02/06/2014, 17:35
Beleza Dic? Tópico muito bom, quanta disposição, criatividade e capricho, reformar um Jeep já é uma tarefa árdua, imagine reformar um CJ5 duas vezes e ainda montar do zero um GPW!!! Isso que é gostar de Jeep!!! A dona patroa não fica brava não?, a minha passou um ano, meio invocada, tempo que levou pro Marelão "rodar", em compensação agora é só alegria :grin:.

Depois de ler o tópico por completo gostaria de fazer algumas perguntas, se me permite:

O radiador do Opala dá conta de refrigerar o motor? não sei se você faz trilhas ou curte mais passeios, já teve algum problema de aquecimento?

Não seria mais interessante manter o radiador original "Willys" que dava conta do velho B.F?

Notei que olhando a caixa de tração por traz, tem uma mangueira Preta (tipo as de combustível), que desce e entra na lateral esquerda, qual a sua função?

Você chegou a retirar alguma mola dos feixes tendo em vista a instalação da carroceria de fibra que é bem mais leve que a original em lata? Pergunto isso, pois, quando instalei a minha, senti que o Jeep ficou mais desconfortável que o habitual, então retirei uma mola "inteira" e duas intermediárias na frente em cada feixe, e duas intermediárias em cada feixe atrás, melhorou bem pouquinho, mais melhorou!

O uso das "radiografias" com graxa, entre as molas, deram resultado? ou o é mais "efeito psicológico"?

O uso de Pneus 35" com câmbio do Chevette não ficou meio "pesado" principalmente na saída, em 1ª?

Já chegou a fazer a média de consumo em Km/L? com certeza com a nova configuração de Powertrain deve ter melhorado bastante!

Parabéns pelo projeto, sorte na "nova" empreitada, continuarei acompanhando, Abraço!

willys1960_ctba
02/06/2014, 21:22
Tópico assinado.

parabéns pelo empenho....

aproveitando, não vi no tópico, vc chegou a alinhar/cintar o chassi?
se sim quem o fez?
[]s

Dic3
03/06/2014, 15:11
Fabricio, bota uma foto aí dessa tua duvida que eu nao entendi blz?

Quanto ao radiador ele da conta sim, mas com ventuinha eletrica, porque com a ventuinha original o motor aquece muito, se for numa trilha entao eu acho que ferve.
Eu tirei o original do opala e coloquei o antigo que era do meu BF, com esse nunca mais aqueceu.

OS feixes estao com 2 laminas a menos, mas nao foi das longas, tirei das mais curtas, pois retirar as longas pode até ficar mais macio mas a possibilidade de quebra aumenta muito.
As radiografias com graxa deram uma diferenca abusrda em termos de conforto, pode nao ter ficado um landau, mas melhorou muito comparado com o que era.

Os 35" deixaram a relacao mais longa, mas nada que complique na hora de dirigir, ao meu gosto nao tenho do que reclamar.
Consumo é dificil tirar pois o velocimetro esta descalibrado (pra ter ideia quando estou a 60Km/h o velocimetro marca mais de 70) mas acredito que esteja fazendo em torno de 7Km/l


Raphael eu nao mandei cintar nao, mas isso irei fazer na proxima vez que for desmonta-lo pois o chassis precisa de um bom talento. E quando for cintar farei em casa mesmo.

fabriciosimonini
03/06/2014, 20:35
Fabricio, bota uma foto aí dessa tua duvida que eu nao entendi blz?

Quanto ao radiador ele da conta sim, mas com ventuinha eletrica, porque com a ventuinha original o motor aquece muito, se for numa trilha entao eu acho que ferve.
Eu tirei o original do opala e coloquei o antigo que era do meu BF, com esse nunca mais aqueceu.

OS feixes estao com 2 laminas a menos, mas nao foi das longas, tirei das mais curtas, pois retirar as longas pode até ficar mais macio mas a possibilidade de quebra aumenta muito.
As radiografias com graxa deram uma diferenca abusrda em termos de conforto, pode nao ter ficado um landau, mas melhorou muito comparado com o que era.

Os 35" deixaram a relacao mais longa, mas nada que complique na hora de dirigir, ao meu gosto nao tenho do que reclamar.
Consumo é dificil tirar pois o velocimetro esta descalibrado (pra ter ideia quando estou a 60Km/h o velocimetro marca mais de 70) mas acredito que esteja fazendo em torno de 7Km/l


Raphael eu nao mandei cintar nao, mas isso irei fazer na proxima vez que for desmonta-lo pois o chassis precisa de um bom talento. E quando for cintar farei em casa mesmo.

465697 465698

Beleza Dic? a minha dúvida é em relação a esta mangueira indicada com as setas em vermelho (foto 1) e na foto 2 parece que ela entra na caixa de tração.

Eu acho que é alguma adaptação relacionada ao eixo entalhado feito para o guincho mecânico, só não consegui descobrir o que é.

Na foto 1, me parece que a travessa da caixa de tração + câmbio, está apoiada sobre um "coxim" de motor (circulo em vermelho), também fiquei em dúvida!

Eu também uso o radiador "Willys/BF" com ventoinha elétrica e sem válvula termostática.

Antes de ser "apedrejado", gostaria de informar que quando comprei o Jeep ele já veio com esta configuração.

Cheguei até a comprar uma válvula termostática, com abertura à temperatura mais baixa que encontrei, mas depois fiquei com receio de instalar e o motor começar à aquecer além do normal.

Quanto a retirada de molas:

O motor A.P "deve" ser mais leve que o do Opala, digo deve, porque nunca pesei ou tentei erguer nenhum dos dois, mas há um certo consenso.

No seu Jeep a retirada de duas molas intermediárias por feixe, pode ter proporcionado certo "conforto", sem comprometer a durabilidade das mesmas.

Eu arrisquei e retirei a 3ª mola (de cima p/baixo) "inteira" e duas intermediárias de forma mais ou menos "escalonada", em virtude do motor A.P ser mais leve que o B.F (original) somado à carroceria de fibra que aliviou também alguns quilinhos...

Nestes 4 anos de uso, nenhuma mola quebrou (sorte minha!) e a suspensão dianteira ainda continua bem desconfortável (dura).

Na suspensão traseira, retirei 2 molas por feixe, adicionei o tanque pesando 27 Quilos (aferidos na balança), somados a mais ou menos 25 Litros de gasolina (em média), e o Jeep continua bem desconfortável! a coisa só melhora com 3 pessoas atrás e duas na frente.

Já tinha ouvido falar das radiografias com graxa entre as molas, mas dai saber se realmente funciona e outra coisa, bom saber que pra você deu certo, vou começar a "caçar" radiografias da família inteira :mrgreen: e ver se consigo realizar o serviço!

Quanto ao velocímetro:

Normalmente os velocímetros marcam um pouco a mais, entre 3 e 4Km/h em média, independente da marca ou modelo, desde que a relação do "W" esteja correta.

Salvo engano o velocímetro original do Jeep tem "W" igual a 625. Mais com o uso de Pneus maiores e conforme a relação de diferencial a velocidade "apontada" no velocímetro, mesmo sendo ele original, vai apresentar certa porcentagem de "erro", geralmente para mais.

Quando comprei meu velocímetro pela internet numa loja especializada em 4x4, eu não fazia a menor idéia do que significava o "W" e no site não havia nenhuma explicação. O velocímetro chegou com o "W 500" gravado no fundo (utilizado pela VolksWagen).

Após instalação, resolvi comparar a velocidade apontada por ele com a do G.P.S. Resultado: o velocímetro está marcando 14Km/h a mais que o navegador.

Subtraindo os 3Km/h (que a maioria dos velocímetros marca a mais), ainda restam 11Km/h de diferença, até que não é muito, mais em compensação, a cada 3 km rodados ele marca 1. Tá doidinho :confused:, e vai continuar assim rs....

No seu caso, provavelmente a alteração para pneus maiores tenha influencia sobre a velocidade apontada no velocímetro, mas também pode ser que em 1961 (ano de fabricação de seu Jeep) aquela margem "a mais" que citei acima era ainda maior, chegando aos 10Km/h. Difícil saber!

Obrigado pelas respostas, Abraço!

fabriciosimonini
03/06/2014, 20:53
465743 465744

O Link não estava abrindo, portanto, enviei novamente as fotos.

Abraço!

Dic3
04/06/2014, 09:38
Fabricio,

A mangueira que voce se refere é apenas a mangueira de combustivel que sai do tanque (original embaixo do banco) e vai pro motor. Aquela ponta que voce ve na t-case nada mais é do que o parafuso original que segurava o eixo dos pedais antigos, podia ter retirado mas acabei deixando ele la.

O coxim que voce ve esta embaixo da flange (minha flange é feita em casa com duas chapas em L) onde a base fica apoiada sobre a travessa do cambio em cima de uma pequena manta de borracha de uns 4cm de espessura.

Em relacao as molas usando o motor AP eu ja nao saberia como ajudar, mas com certeza o AP é bem mais leve que o motor de opala a comecar pelo cabecote que em um é de ferro e no outro aluminio.
O que voce pode fazer é colocar tambem um espacador entre as laminas maiores (tem um topico sobre isso aqui) fazendo com que cada lamina fique espacada uma da outra, quem fez garante que ficou muito confortavel, mas o risco de quebra das laminas aumenta tambem.

Sobre o velocimetro eu sinceramente nao encano com isso, sei que marca um pouco a menos, mas me habituei a sempre ver a velocidade marcada uns 10m/h a mais kkkkk.

O pouco que conheco sobre o motor AP é que o controle de temperatura dele tem que ser rigoroso para nao ter problemas futuros, entao acho bem interessante voce colocar uma termostatica nele pra nao se incomodar mais tarde.

fabriciosimonini
05/06/2014, 20:58
Beleza Dic?

Realmente, eu nem tinha me tocado a respeito do tanque de combustível original embaixo do banco do motorista!

Como o meu tanque é atrás (entre as longarinas) eu nem me lembrava deste detalhe!

Do eixo dos pedais também (caninho soldado na longarina esquerda), o meu ainda está lá!

A respeito do calço entre cada mola, eu já lí o tópico, o resultado (maciês) pode ser bom, mas esteticamente fica horrível :shock:. Nada contra, mas no meu jipinho :discordo:.

Adicionar um calço a cada duas molas, fica um pouco melhor "visualmente", e as molas tem que ser rebatidas no moleiro para somente as pontas encostarem uma nas outras e fazer o famoso "esfrega esfrega".

Eu já ví em algumas S10, uma calço nas pontas das molas abaixo das duas "mestra" e a primeira e segunda de baixo pra cima, retas, ou seja, só entram em ação quando há necessidade.

Salvo engano, no mesmo tópico também se fala em usar entre as molas, o espaçador original do feixe traseiro do Uno, mais ou menos o mesmo "princípio" da radiografia + graxa entre as molas.

A válvula termostática e necessária, caso contrário os veículos novos não sairiam de fábrica com ela, mas em contrapartida, aqui na minha região, Brotas/SP, é bem quente, e o verão deste ano chegou a derreter asfalto! dormir, só com ar condicionado ligado!

Agora que começou a esfriar um pouco, eu percebi que o motor demora bem mais para chegar na temperatura "ideal", antes de sair eu deixo em marcha lenta por uns 10 minutos, para ir aquecendo todo o conjunto por igual, antes de "forçar" o motor na Rua.

Vou ver se neste final de semana dou uma de "mexânico" e instalo a danadinha!

valeu! Abraço!

DinoGuimaraes
11/09/2014, 02:07
Dic
parabens pelo capricho no jeep..... ta top....
queria saber da caixa de direçao, nunca teve problemas? uns falam q a caixa é fraca demais....
sei la..... tenho vontade de por uma pela facil reposiçao..... tem aos kilos por ai....
abraço

Dic3
11/09/2014, 09:06
Lá se vao alguns bons anos com essa caixa, continuam virando os 35" numa boa e passando sobre os quebra-molas dos shoppings sem quebrar :mrgreen:

Nao posso reclamar

DinoGuimaraes
11/09/2014, 11:12
obrigado
outra duvida q tenho é sobre a caixa de rodas traseira, a minha nao me deixa chegar o banco pra traz.....
vc cortou? como resolveu?
tenho 1,75 de altura e 85 kilos.....
nao to curtindo ficar tao perto do volante nao.....
abraço


Lá se vao alguns bons anos com essa caixa, continuam virando os 35" numa boa e passando sobre os quebra-molas dos shoppings sem quebrar :mrgreen:

Nao posso reclamar