Conectar

Ver Versão Completa : Passar CJ6 de 4x2 para 4x4 e uso diário e pequenas viagens

fernando_4x4
15/08/2006, 11:45
Oi, pessoal!

Perguntas:

1) Alguém sabe se é complicado passar um CJ6 4x2 para 4x4? Fica muito caro? Compensa para quem não fará trilhas fortes? Fica bom?

2) O que vcs sugerem de mudanças em um CJ6 que seria destinado para passeios ecológicos com a familia, ida e vinda do trabalho e pequenas viagens de até uns 300Km? Eu queria deixar um CJ6 confiável e talvez confortável para esse tipo de uso. É possivel??? Ou estou viajando na maionese? O que vcs sugerem?

Obs: Ainda não comprei o jipe. Eu vejo que o que se enquarda direitinho com minha necessidade é uma Camper, mas a grana não passa nem perto. Além do mais, eu gosto muito do charme CJs, mas sei lá, eu estaria me iludindo??

Obrigado! Abraços!

ribon
15/08/2006, 11:56
Fernando,

Você tem de verificar quais partes do 4X4 estão faltando.

Muitas vezes só é retirado o cardã dianteiro, e isso é relativamente barato.

Caso ele seja 4x4 mesmo vai vai precisar:
Eixo dianteiro completo;
Cardã dianteiro;
Reduzida Willys;
Cambio (depende do cambio que esta montado).

Tem como passar maiores detalhes do carro? Qual motor, cambio e eixos tem o mesmo.

[ ]´s

Santoro
15/08/2006, 11:59
Olha viavel da sim , eu uso um cj-5 no dia a dia , mas tb tenho 23 anos , n tenho do q reclamar , hehehe , meus unicos filhos q andam no carro sao meus cachorros e eles adoram , a patroa tb n reclama rsrs , pra se usar um cj-5 ou cj-6 no dia a dia recomendo freio a disco na dianteria , uma direção hidraulica do resto pequenas melhorias , por exemplo , limpador eletrico nos 2 lados , esquicho de agua no parabrisa , vc pode melhorar tb um pouco a suspensao , no meu inclusive tenho gnv .

DougBRSP
15/08/2006, 12:04
Olá fernando

1 - Pq vc compraria um CJ6 4x2? Se originalmente ele era 4x4? Quanto a passar de 4x2 pra 4x4 vai depender do que foi arrancado dele, ou seja vc vai ter que ver se ele tem o diferencial dianteiro, o cardã que vai pra frente, a cx de transferência e na ausência desta qual é o câmbio que usa e se vai ser necessário trocar o câmbio para caber uma transferência.

2 - Um CJ5 não é assim o que se pode dizer de "carro suave" é desconfortável sim, um CJ6 não sei deve ser um pouco menos por conta do comprimento.

Para este uso que propõe, pense que algumas modificações, acredito eu de motor/câmbio/relação vão ter que ser feitas, e também algo muito importante já que se trata da família: revisão geral dos freios inclusive com colocação de servo e disco pelo menos na frente, verificar eixos e cintos de segurança.

Acho q é basicamente isso, senão depois de uma viagem de 300km vc vai ficar "moído" (considerando-se se usar o veículo tal qual ele saiu de fábrica).

[]s

otavio_gomes
16/08/2006, 13:59
Oi, pessoal!

Perguntas:

1) Alguém sabe se é complicado passar um CJ6 4x2 para 4x4? Fica muito caro? Compensa para quem não fará trilhas fortes? Fica bom?

2) O que vcs sugerem de mudanças em um CJ6 que seria destinado para passeios ecológicos com a familia, ida e vinda do trabalho e pequenas viagens de até uns 300Km? Eu queria deixar um CJ6 confiável e talvez confortável para esse tipo de uso. É possivel??? Ou estou viajando na maionese? O que vcs sugerem?

Obs: Ainda não comprei o jipe. Eu vejo que o que se enquarda direitinho com minha necessidade é uma Camper, mas a grana não passa nem perto. Além do mais, eu gosto muito do charme CJs, mas sei lá, eu estaria me iludindo??

Obrigado! Abraços!

Fernando,
É uma boa opção sim. Mas você não poderá exigir dele conforto de um carro atual. Você não está viajando na maionese não.

Os Jeeps nacionais de 101 polegadas entre-eixos foram fabricados com tração em 2 e em 4 rodas, com 2 e 4 portas (exclusividade brasileira).
Comparando com o Jeep cj5 ele é mais confortável (pula menos) exclusivamente pelo maior entre-eixos.

Como existe espaço de porta-malas, é viável a instalação de um kit Gas. Com o peso do kit gas, o jeep ficará mais macio.

Caso você encontre um CJ6 sem a tração nas 4 rodas e não for para trilha, não tem porque instalar a tração. deixe isso para quando sentir essa necessidade.
Considerando que você teria comprado um originalmente 4x2 precisaria comprar: a caixa de transferencia, um cardã dianteiro, o eixo dianteiro completo com a mesma relação do eixo traseiro. Essas peças são relativamente fáceis de conseguir e não há diferença nelas entre o CJ5 e o CJ6

Para melhorar o conforto:
- Use bancos individuais e preste atenção na altura do banco pois se levantar, mesmo pouco, a visão atrapalha muito pois o para-brisas é estreito.
- Evite pneus pesados pois eles aumentam os pulos do Jeep. Pneus diagonais são mais confortáveis e pneus radiais são muito mais seguros no asfalto.
- direção moderna e hidráulica é muito bem vinda
- freios a disco nas rodas dianteiras (no mínimo) e preferencialmente servo-assistidos
- instale gaiola ou santo antonio para viabilizar uso de cinto de tres pontos. (usar cinto sub-abdomnal ou não retrátil é muito chato suja muito a roupa).

um abraço,