Ver Versão Completa : Passar CJ6 de 4x2 para 4x4 e uso diário e pequenas viagens
fernando_4x4
15/08/2006, 11:45
Oi, pessoal!
Perguntas:
1) Alguém sabe se é complicado passar um CJ6 4x2 para 4x4? Fica muito caro? Compensa para quem não fará trilhas fortes? Fica bom?
2) O que vcs sugerem de mudanças em um CJ6 que seria destinado para passeios ecológicos com a familia, ida e vinda do trabalho e pequenas viagens de até uns 300Km? Eu queria deixar um CJ6 confiável e talvez confortável para esse tipo de uso. É possivel??? Ou estou viajando na maionese? O que vcs sugerem?
Obs: Ainda não comprei o jipe. Eu vejo que o que se enquarda direitinho com minha necessidade é uma Camper, mas a grana não passa nem perto. Além do mais, eu gosto muito do charme CJs, mas sei lá, eu estaria me iludindo??
Obrigado! Abraços!
Fernando,
Você tem de verificar quais partes do 4X4 estão faltando.
Muitas vezes só é retirado o cardã dianteiro, e isso é relativamente barato.
Caso ele seja 4x4 mesmo vai vai precisar:
Eixo dianteiro completo;
Cardã dianteiro;
Reduzida Willys;
Cambio (depende do cambio que esta montado).
Tem como passar maiores detalhes do carro? Qual motor, cambio e eixos tem o mesmo.
[ ]´s
Olha viavel da sim , eu uso um cj-5 no dia a dia , mas tb tenho 23 anos , n tenho do q reclamar , hehehe , meus unicos filhos q andam no carro sao meus cachorros e eles adoram , a patroa tb n reclama rsrs , pra se usar um cj-5 ou cj-6 no dia a dia recomendo freio a disco na dianteria , uma direção hidraulica do resto pequenas melhorias , por exemplo , limpador eletrico nos 2 lados , esquicho de agua no parabrisa , vc pode melhorar tb um pouco a suspensao , no meu inclusive tenho gnv .
DougBRSP
15/08/2006, 12:04
Olá fernando
1 - Pq vc compraria um CJ6 4x2? Se originalmente ele era 4x4? Quanto a passar de 4x2 pra 4x4 vai depender do que foi arrancado dele, ou seja vc vai ter que ver se ele tem o diferencial dianteiro, o cardã que vai pra frente, a cx de transferência e na ausência desta qual é o câmbio que usa e se vai ser necessário trocar o câmbio para caber uma transferência.
2 - Um CJ5 não é assim o que se pode dizer de "carro suave" é desconfortável sim, um CJ6 não sei deve ser um pouco menos por conta do comprimento.
Para este uso que propõe, pense que algumas modificações, acredito eu de motor/câmbio/relação vão ter que ser feitas, e também algo muito importante já que se trata da família: revisão geral dos freios inclusive com colocação de servo e disco pelo menos na frente, verificar eixos e cintos de segurança.
Acho q é basicamente isso, senão depois de uma viagem de 300km vc vai ficar "moído" (considerando-se se usar o veículo tal qual ele saiu de fábrica).
[]s
otavio_gomes
16/08/2006, 13:59
Oi, pessoal!
Perguntas:
1) Alguém sabe se é complicado passar um CJ6 4x2 para 4x4? Fica muito caro? Compensa para quem não fará trilhas fortes? Fica bom?
2) O que vcs sugerem de mudanças em um CJ6 que seria destinado para passeios ecológicos com a familia, ida e vinda do trabalho e pequenas viagens de até uns 300Km? Eu queria deixar um CJ6 confiável e talvez confortável para esse tipo de uso. É possivel??? Ou estou viajando na maionese? O que vcs sugerem?
Obs: Ainda não comprei o jipe. Eu vejo que o que se enquarda direitinho com minha necessidade é uma Camper, mas a grana não passa nem perto. Além do mais, eu gosto muito do charme CJs, mas sei lá, eu estaria me iludindo??
Obrigado! Abraços!
Fernando,
É uma boa opção sim. Mas você não poderá exigir dele conforto de um carro atual. Você não está viajando na maionese não.
Os Jeeps nacionais de 101 polegadas entre-eixos foram fabricados com tração em 2 e em 4 rodas, com 2 e 4 portas (exclusividade brasileira).
Comparando com o Jeep cj5 ele é mais confortável (pula menos) exclusivamente pelo maior entre-eixos.
Como existe espaço de porta-malas, é viável a instalação de um kit Gas. Com o peso do kit gas, o jeep ficará mais macio.
Caso você encontre um CJ6 sem a tração nas 4 rodas e não for para trilha, não tem porque instalar a tração. deixe isso para quando sentir essa necessidade.
Considerando que você teria comprado um originalmente 4x2 precisaria comprar: a caixa de transferencia, um cardã dianteiro, o eixo dianteiro completo com a mesma relação do eixo traseiro. Essas peças são relativamente fáceis de conseguir e não há diferença nelas entre o CJ5 e o CJ6
Para melhorar o conforto:
- Use bancos individuais e preste atenção na altura do banco pois se levantar, mesmo pouco, a visão atrapalha muito pois o para-brisas é estreito.
- Evite pneus pesados pois eles aumentam os pulos do Jeep. Pneus diagonais são mais confortáveis e pneus radiais são muito mais seguros no asfalto.
- direção moderna e hidráulica é muito bem vinda
- freios a disco nas rodas dianteiras (no mínimo) e preferencialmente servo-assistidos
- instale gaiola ou santo antonio para viabilizar uso de cinto de tres pontos. (usar cinto sub-abdomnal ou não retrátil é muito chato suja muito a roupa).
um abraço,