PDA

Ver Versão Completa : Feixe de mola da Toyota



Mateus
20/02/2004, 17:42
Pessoal, gostaria de saber se alguém tem experiência na adaptação do feixe de molas do Toyota no chassis de um cj2. Houvi dizer que é necessário aumentar o chassis na parte trazeira, devido ao feixe de mola trazeiro da Toyota ser maior que o dianteiro (1100 mm), poderia utilizar então 04 feixes de mola dianteiros que tem apenas 15 mm a mais que o original do CJ2, alguém já viu algo semelhante, será que conseguirei um conforto a mais ????? :?

Marcos ET
21/02/2004, 15:01
Mateus, colocar o feixe dianteiro da Toy no eixo traseiro do CJ nao tem problema, eles sao "praticamente" do mesmo tamanho...

mas o dianteiro é que dá um trabalho maior, pois ele é maior que os origiais... vc tem que recuar a fixação do feixe no chassis e adiantar a fixação no ponto do jumelo...

ainda nao vi exatamente quanto tem que aumentar, esta será meu próximo "upgrade" no jeep, mas fica sabendo que para ele ficar realmente macio, vc vai ter que meter uma barra estabilizadora nele, senao vai ver que colcar mais feixes, aih ele fica duro quase da mesma forma....

colocar molas da band no jeep é 100% bom!

monge
22/02/2004, 11:53
Fala Gente... :D


Bom, pelo menos aqui na minha região, quem coloca os feixes da band, alonga o chassi na frente... :D

E fazem o Shackle Reversal... (acho que o nome é este) :D

Ou seja, passam os jumelos diateiros para a frente, como nas bands mesmo. :D


[]'s com molas originais

Eugênio

Marcos ET
22/02/2004, 22:32
Falaeh monge, mas invertendo o ponto dos jumelos pra trás do eixo dianteiro, somado ao maior tamanho da mola (e, acho, ao maior curso de suspensão) nao tem perigo do cardãn dianteiro ficar caindo tda vz que a roda dianteira direita descer??? pq se ela descer, o eixo vai pra frente e para baixo.... afastando-se da articulação do cardãn com a t-case.

observando o feixe de molas do Samurai, vi que elas eram menores que a dianteira da Toy... será que alguém já colocou as molas do Samurai no CJ3 ou CJ2 ?? aki no Tocantins nao tem samurai suficiente pra eu tirar esta dúvida.... como aki só tem um (falae Alina!), acho que nao ia dar certo eu deitar dbaixo dele na rua pra tomar a medida hehehe se alguém puder fzer esta caridade pra mim (verificar o comprimento das molas do Suzuki Samurai), agradeço!

[]' com barras estabilizadoras...

Mateus
24/02/2004, 15:15
E aíiii, Pessoal...... Tô voltando de "Caraguatachuva - SP", e não me dei bem ......bateram na trazeira do meu Fiesta......o cara não tem seguro ....que MMMM...., não vejo a hora de acabar a reforma do meu "trator"...... Agora vamos as dicas.........

Obrigado Marcos ET e Monge, pelas dicas......

Monge
A razão de inverter as posições do jumelos, pelo que entendi é para ganhar maciez, correto ? E os feixes da Toyota que vcs utilizam nas adaptações, são também os trazeiros da Toyota ? E quanto ao problema citado pelo Marcos ET, sobre a expansão das molas e o deslocamento do eixo.....


Marcos ET
Conversei com um mecânico que viu algo semelhante e garantiu que o "negócio funciona", indicou para que mantenha 03 laminas nos feixes dianteiros e 02 laminas nos feixes trazeiros (que são mais um jogo de feixes utilizados na dianteira da Toyota), mas não adiantou nada sobre a barra de torção ou aumento do chassi..... vc tem idéia de qual barra seria mais fácil a adaptação ?

monge
24/02/2004, 15:26
Fala Gente.... :D

Por aqui o pessoal usa o conjunto todo. :D

Molas dianteiras e traseiras. :D

Quanto a escapar o cardãn, não escapa mas por preucação o pessoal aumenta uns 2 a 3 cm :D

Não sei muitos detalhes sobre esta adaptação, visto que ainda não fiz, só sei que fica muito bom! :D

[]'s

Eugênio

Mateus
24/02/2004, 16:12
Valeu Eugênio, pelas dicas!!!!!!

regis
24/02/2004, 17:00
Falaeh monge, mas invertendo o ponto dos jumelos pra trás do eixo dianteiro, somado ao maior tamanho da mola (e, acho, ao maior curso de suspensão) nao tem perigo do cardãn dianteiro ficar caindo tda vz que a roda dianteira direita descer??? pq se ela descer, o eixo vai pra frente e para baixo.... afastando-se da articulação do cardãn com a t-case.

observando o feixe de molas do Samurai, vi que elas eram menores que a dianteira da Toy... será que alguém já colocou as molas do Samurai no CJ3 ou CJ2 ?? aki no Tocantins nao tem samurai suficiente pra eu tirar esta dúvida.... como aki só tem um (falae Alina!), acho que nao ia dar certo eu deitar dbaixo dele na rua pra tomar a medida hehehe se alguém puder fzer esta caridade pra mim (verificar o comprimento das molas do Suzuki Samurai), agradeço!

[]' com barras estabilizadoras...

Marcos ... vou te falar agora como expert ... ja que virei um depois das 100 mensagens :mrgreen:

A mola traseira do samurai tem o mesmo comprimento da dianteira do CJ3A... e a traseira do CJ3A tem 5cm a mais que a traseira do samurai...

Meu samuca esta com a traseira do CJ3A... o problema que vc vai ter eh que a mola do Samurai eh mais larga que a do CJ... entao vc vai ter que fazer jumelos especiais ... e vai ter que usar buchas do Samurai tambem...

Nao sei ate onde isso compensa, ja que a mola do samurai nao eh tao facil de achar...

Por outro lado... molas de towner (igual as do samurai) sao mais faceis de achar.

Abracos

regis
24/02/2004, 17:07
Monge
A razão de inverter as posições do jumelos, pelo que entendi é para ganhar maciez, correto ? E os feixes da Toyota que vcs utilizam nas adaptações, são também os trazeiros da Toyota ? E quanto ao problema citado pelo Marcos ET, sobre a expansão das molas e o deslocamento do eixo.....

Mateus... no caso do CJ, colocar o jumelo na frente vai piorar o conforto... nao acho uma boa nao... eh melhor alongar o chassis e manter o jumelo la atras....

O caso do shacke reversal da mais conforto e melhora o caso do deslocamento do cardan... mas somente para Samurai e Toyota.. pois esses tem o jumelo na frente.



Marcos ET
Conversei com um mecânico que viu algo semelhante e garantiu que o "negócio funciona", indicou para que mantenha 03 laminas nos feixes dianteiros e 02 laminas nos feixes trazeiros (que são mais um jogo de feixes utilizados na dianteira da Toyota), mas não adiantou nada sobre a barra de torção ou aumento do chassi..... vc tem idéia de qual barra seria mais fácil a adaptação ?

A barra de torsao vai depender do seu caso... depende de quao mole vai ficar a suspensao... e quao mole vc quer que ela seja...
Tenha em mente que uma barra de torsao sempre limita o curso... a nao ser que esteja desconectada.

Quanto a aumento do chassi.... na verdade o que precisa fazer eh modificar os suportes da mola para que essa mola maior caiba la.... muitas vezes isso implica em aumentar o chassi... a nao ser que vc queira diminuir o entre-eixo

Abracos

fugger
24/02/2004, 22:55
...aumentar o chassis na parte trazeira, ... :?

Mateus

Por aqui os primeiros a que fizeram esta adaptação utilizaram todo o conjunto de Toyota e tiveram que aumentar o chassi na frente e atras. :?

Os ultimos já fizeram diferente, foram na fábrica das molas e mandaram fazer com 1m., ou seja, do comprimento da mola do CJ, pelo mesmo preço é claro. Fica bem melhor, na minha opinião.
:wink:
[]'s

Marcos ET
24/02/2004, 23:54
PessaALL, blz?

Mateus, vc tem um CJ2 nao eh? nao sei se o pessoal tá lembrado, mas o CJ2 e CJ3A tem uma diferença, os feixes de mola dianteiros já tem o jumelo pra frente originalmente, além das molas serem menores que as do CJ5 (se estiver errado, espero que seja corrigido...) então vc terá q alongar ainda mais o chassis que nos casos do CJ5, soma isso ao fato do maior curso (ainda que pequeno) de suspensão.... sei nao, acho que uma "piorada" no conforto (se é q isso é possível em jeeps) é melhor que ficar deitando embaixo do carro pra prender cardã.... particularmente eu preferiria colocar molas do mesmo tamanho que as originais, por isso escolho usar as molas dianteiras da Band no eixo traseiro do CJ e alguma outra (que no nosso amigo EXPERT Regis falou - hehe) tipo da Towner ou Samuca no eixo dianteiro do jeep, fuçar nos jumelos é melhor que trabalhar o chassis.... mais seguro tbem... e nao invertendo a maneira como as molas vão trabalhar, corre menos risco de algum detalhe "novo" aparecer, pra poder arrumar depois

quanto às barras estabilizadoras, optei por colocar pois uso o jeep tbem na cidade, e o efeito de "rolagem" da carroceria aumenta bastante... na pior das hipóteses, a barra estabilizadora deixa o jeep com o mesmo curso das molas originais... (eu escolhi usar a barra do Corcel... mas ainda nao coloquei...)

espero ter ajudado... hehe

Mateus
25/02/2004, 16:28
Agora as coisas estão "clareando" Marcos, pois não conseguia achar o alongamento do chassis, apenas de 3 cm citado pelo Monge. Já comprei 1 jogo de feixes dianteiros e estarei seguindo a linha de adaptar na trazeira mais um jogo de feixes da dianteira da toy, valeu pelo "toque", logo mais estarei dando notícias.