Ver Versão Completa : Motor Diesel Pick Up F75
Alvaro Vieira
14/08/2006, 10:00
Tenho uma pick up F75 ano 73 motor a gasolina 4x4. Só utilizo ela para serviços dentro da fazenda, não rodo com ela na rua nem em estradas. Gostaria de saber qual a melhor opção para passa-la para motor diesel ?Qual o motor mais recomendado ? Quantos cavalos deve ter esse motor ?Qual caixa devo utilizar ? Como se acopla o motor na caixa ?
Desde já agradeço a atenção dos amigos.
dalmo cruz torres
14/08/2006, 10:52
Alvaro, eu estou tentando colocar um motor diesel na minha F-75 também, das opções que temos acho que o melhor motor é o MWM 2.8, que saiu nas S-10 e nos troller. Também fica bom se colocar o Maxion 2.5 ou o 2.8 ou o 14-b dos últimos Toyotas bandeirante, qualquer um desses fica muito bom, é questão de gosto, ou bolso. Aqui na minha região tem F's rodando com motores Perkins Q20b(das D-20) que, apesar do maior peso desses motores, ficaram muito boas também. Eu estou tentando colocar na minha camionete um Maxion St, que saíu nas últimas D-20(aliás esse motor é uma modernização dos Q20b), com um cambio clark 260F de quatro marchas(enquanto junto grana para um cambio da F-4000 de 4 marchas com a caixa de redução do Toyota Bandeirantes). Esse é um motor mais pesado do que os primeiros que eu apontei,mas tem um funcionamento muito bom. Sobre o cambio eu tenho um pensamento que, talves, a maioria dos jipeiros não concorde comigo; colocar um cambio de cinco marchas não compensa, pois as nossas viaturas não são preparadas para andar muito acima dos 100Km/h, e para que uma F-75 com motor diesel ande a essa velocidade, basta um cambio de quatro marchas e uma escolha bem feita da relação entre diametro dos pneus com o diferencial. Além disso, os cambios de quatro marchas são mais resistentes que os cambios de cinco marchas(éssa é uma impressão pessoal, não técnica)
Com certeza a minha opinião não vai ser unanime, mas o legal aqui do fórum é exatamente isso, a variedade de conceitos e opiniões, mas com certeza logo v/c terá a sua própria idéia já formada, se eu puder ajudar em algo...estou a disposição.
Té mais.
José Augusto
14/08/2006, 15:01
Concordo com 98% que o Dalmo postou, e concordo tb que para uso restrito, dentro de propriedade não existe necessidade de um cambio 5 marchas.
Eu ficaria com um Q20B pois é um motor econômico de baixissima manutenção, um cambio clark 4 marchas 260 F das A/C 10 ou 240FS vindo da D20 que é plug and play ou até um 240V da D40 (que apesar de ser 5 m tem a 5a marcha 1:1), a única dificuldade é adaptação do cambio na caixa de transferência (tcase).
dalmo cruz torres
15/08/2006, 12:13
José Augusto, e a " Engenhoca", como está? Eu tava procurando uma informação e não consegui achar , talves v/c saiba: quanto pesa o motor BF 161? E os Maxion 2.5/2.8 ? Tô tentando calcular quanto eu estou acrecentando de peso na camionete pois quero colocar um tanque adicional , mas querendo saber o quanto vai dminuir da capacidade de carga dela.
Alguém tem idéias?
Dalmo,
concordo em parte com vc. Colocaria um 5 marchas em jipe não para correr, pois com certeza eu o consigo até com um 3 marchas, mas para ter um escalonamento de marchas melhor distribuído para fazer determinadas trilhas ou para raid, rali... mas jamais para conseguir mais velocidade final.
Álvaro,
para o seu uso, um Q20B ou MWM 226/4 cil será mais que suficiente. Não precisa nem de ser turbinado, pois vc precisa torque, e isto eles tem de sobra, e são beeeeeem mai$$$$ em conta que 2.5, 2.8, 3.0 ou 14-B. [] à todos!
José Augusto
15/08/2006, 15:20
Dalmo, tô cheio de serviço e a engenhoca não está muito perto, então a coisa esta indo devagar..., faz algum tempo que não acompanho de perto, só por telefone, aí já viu se não fica em cima não anda.
O BF-161 completo, com alternador e caixa seca, algo em torno dos 150 kg, o maxion HSD 2.5 completo por volta dos 250 kg.
Na engenhoca mandei fazer um tanque de inox com capacidade pouco superior a 90 l, rodando no diesel na estrada deve fazer uns 9 km/l, o que daria mais de 750 km de autonomia.
No pipa tb mandei fazer de inox com pouco mais de 60 l, na estrada deve fazer uns 12 km/l e uma autonomia de 700 km.
Alvaro Vieira
15/08/2006, 16:06
Amigos, obrigado pelas respostas. Assim que começar essa empreitada eu peço mais ajudas. Vou começar a correr atras do motor e da caixa. Se alguem puder me ajudar, desde já agradeço.
Alvaro
Alvaro, eu estou tentando colocar um motor diesel na minha F-75 também, das opções que temos acho que o melhor motor é o MWM 2.8, que saiu nas S-10 e nos troller. Também fica bom se colocar o Maxion 2.5 ou o 2.8 ou o 14-b dos últimos Toyotas bandeirante, qualquer um desses fica muito bom, é questão de gosto, ou bolso. Aqui na minha região tem F's rodando com motores Perkins Q20b(das D-20) que, apesar do maior peso desses motores, ficaram muito boas também. Eu estou tentando colocar na minha camionete um Maxion St, que saíu nas últimas D-20(aliás esse motor é uma modernização dos Q20b), com um cambio clark 260F de quatro marchas(enquanto junto grana para um cambio da F-4000 de 4 marchas com a caixa de redução do Toyota Bandeirantes). Esse é um motor mais pesado do que os primeiros que eu apontei,mas tem um funcionamento muito bom. Sobre o cambio eu tenho um pensamento que, talves, a maioria dos jipeiros não concorde comigo; colocar um cambio de cinco marchas não compensa, pois as nossas viaturas não são preparadas para andar muito acima dos 100Km/h, e para que uma F-75 com motor diesel ande a essa velocidade, basta um cambio de quatro marchas e uma escolha bem feita da relação entre diametro dos pneus com o diferencial. Além disso, os cambios de quatro marchas são mais resistentes que os cambios de cinco marchas(éssa é uma impressão pessoal, não técnica)
Com certeza a minha opinião não vai ser unanime, mas o legal aqui do fórum é exatamente isso, a variedade de conceitos e opiniões, mas com certeza logo v/c terá a sua própria idéia já formada, se eu puder ajudar em algo...estou a disposição.
Té mais.
Elmer_Jeep
15/08/2006, 18:03
Bom, já que é pra usar na fazenda vai de PKQ20B ou MWM 229 que são motores de trator mesmo.
[]'s
Dieselboy
15/08/2006, 22:57
Álvaro
Na minha região também trabalho assintenciando a fazenda da família e rodo quase sempre carregado no limite, antes de qualquer coisa te digo que é muito importante você atentar para os seguintes ítens; quem usa o veículo para trabalhar busca acima de qualquer coisa durabilidade, resistência, baixa manutenção e ECONOMIA.
Essas qualidades você com certeza irá encontrar na maioria dos motores citados, é claro que não existe motor perfeito que alie tudo isto, mas é possível encontrar algumas das mais importantes nos motores citados.
O "velho" MWM 229 reúne a maior parte destas qualidades por vários motivos; é de baixa rotação portanto tem torque em abundância logo nas primeiras rotações o que é imprescindível para quem leva carga, apenas para comparar já tive F-250 com motor Sprint seu motor era excelente na estrada mas quando estava carregada e parava era um sofrimento conseguir retomar pois o motor somente "acordava" despejando sua potência em giros muito altos fato que eu detestava pois tinha que forçar demais a caminhonete.
Outra característica do 229 é que são muito resistentes e sua manutenção é de baixo custo se comparada ao novos motores de alta rotação.
Também são econômicos, nas caminhonetes aqui de casa (F-1000, ambas turbo) fazem em média 10 km/l.
São de fácil manutenção, pois são de concepção simples e descomplicada.
A única ressalva que faço antes que você se decida por algum destes motores é a seguinte; NÃO CONFIE NA PALAVRA DE QUEM VAI TE VENDER O MOTOR, porque? Porque na maioria das vezes (é claro que existe gente séria, mas isto infelizmente é exceção) o pessoal que vende jura de pés juntos que a retífica é de primeira, que colocou tudo "zero"!!! :evil:
Mas na maioria das vezes é papo furado, estes PILANTRAS reaproveitam tudo que for possível do motor "estourado" colocando de volta todas as peças "meia-boca", fecham o motor e como o comprador geralmente não vê o que está por dentro acredita na palavra do PICARETA. Portanto, MUITO CUIDADO e ATENÇÃO na hora da compra não se entusiasme com preçinhos baixos, pesquisa a idoneidade do vendedor.
Mas o ideal é na hora da compra você já dizer na cara do vendedor que apenas fecha o negócio com o motor aberto, pois somente assim você vai poder ver se o que ele disse é verdade ou não passa de papo de vendedor. Se o cara disser que assim não tem negócio, que ninguém faz assim, sai fora que é fria!!! Paga mais caro mas leva algo que não te dê dor de cabeça depois.
Abraço e boa compra.
gilvan_bez
16/08/2006, 11:14
pessoal.... pegando uma caroninha.... me respondam uma duvida..... o motor do caminhao 608 D... da pra adapitar na F-75 ?
pessoal.... pegando uma caroninha.... me respondam uma duvida..... o motor do caminhao 608 D... da pra adapitar na F-75 ?
É possível sim. Na minha cidade tem uma rodando, e por sinal é de trabalho, de alguma fazenda nas redondezas. Agora, é um motor muito pesado, porém o de maior torque(pelo menos na prática) de todos que aqui foram citados...
dalmo cruz torres
16/08/2006, 11:42
Pessoal, concordo que os motores MWM 226/229 são muito bons, mas como é que se coloca um motor desses de baixo do capô de uma F-75? Com relação ao que foi dito sobre o preço da manutenção dos motores diesel de alta rotação modernos ser cara, concordo em número e grau, é por isso que eu dei preferencia ao motor Maxion St quando da escolha do motor para a minha F-75. Se perdemos em relação ao maior peso desse motor(320Kg de um Maxion ST contra 250Kg de um Maxion Hs) ganhamos em robustes e baixa manutenção. Para uma camionete de trabalho eu iria mais longe, colocaria um Q20b com cambio de quatro marchas da D-20, sem turbo, funciona ótimamente e é bem economico, além de ser bem mais barato que os outros motores que foram citados no tópico. Se comprar um motor desses(Q20b) e retificá-lo(só assim teríamos certeza do estado dele) vai ter motor pra rodar perto dos 400.000Km , é economico ou não é?
José Augusto
16/08/2006, 18:14
É isso aí Dalmo, falou tudo, mandou bem.:palmas:
Eliseu, o motor do 608 tem torque pouco inferior (26 kgfm a 1800 rpm) ao Q20B e os maxion S4 (29 kgfm a 1600 rpm), a vantagem são suas peças facilmente encontradas (até em bar no meio do mato tem) e tb são pouca coisa mais barata que o do Q20B e os maxion, a impressão que tenho que as peças dos MWM são mais caras.
Pessoal, quando analisamos a troca do motor devemos pensar um pouco alem, vc coloca um motor do 608 Ok, é mais barato, só que aí para colocar um cambio que seja plug and play, vai cair num cambio de toyota e se quizer uma reduzida aí a brincadeira já saiu cara vai pagar mais de 5 paus no conjunto cambio e redução.
No caso de um Q20B mesmo pagando mais caro (a diferença deve ser bem pequena), voce pode pegar um cambio da linha GM que é plug and play e acopla a sua propria reduzida.
dalmo cruz torres
17/08/2006, 08:47
Pessoal, sobre o 608 eu digo o seguinte, eu gosto e não gosto; gosto dele porque é economico e não dá despesas com manutenção, mas não gosto porque vibra muito e trinca toda a lataria do carro. Também tem o cárter dele que é muito baixo, e tem que ser adaptado para que não pegue no eixo dianteiro.
Tem que pensar bem, sou mais um Q20b...questão de gosto..
José Augusto, o teu Maxion é o Plus?
José Augusto
17/08/2006, 20:22
Dalmo o meu é o S4T, mas está com a turbina e bicos do plus.
dalmo cruz torres
18/08/2006, 08:50
José Augusto, então deve estar perto dos 150Cv ? Comprou os bicos a parte ou vieram juntos com o motor? O motor que eu estou em fase de negociação é um S4, maçarico(sem turbina) está soprando um pouco, mas não está rajando e nunca foi retificado ou desmontado, está saindo por 5 e meio, será que esse é mesmo o preço? Minha idéia é adaptá-lo e colocar a camionete para andar(té desmontada a quase seis meses) e com o tempo ir comprando os bicos ,a turbina e demais peças para transformá-lo em plus, será que fica bom? O cambio eu já comprei um de quatro marchas da D-20(ainda não comecei a flange para colocar a redução willis, falta de tempo$$)
Elmer_Jeep
18/08/2006, 09:57
Lembrando que o Plus tem o diametro dos cilindros maiores que os outros S4.
[]'s
dalmo cruz torres
18/08/2006, 11:39
E aí Elmer, como estão as coisas, tudo certo? Parabéns pela viagem, as fotos ficaram demais!!!!
Então os cilindros são de tamanhos diferentes no S4/S4t para os S4tplus? não dá para fazer uma retífica e colocar as camisas/pistões maiores? Que v/c acha Elmer? Tem muita coisa diferente entre eles, o que mais?
Elmer_Jeep
18/08/2006, 12:25
Fala dalmo,
apenas comentei sobre a diferença no diametro dos cilindros pra informar que não basta trocar os componentes externos (bicos/turbina) pra transformar o motor num Plus.
A medida(óbvio) e o formato dos pistões mudam.
É possível adaptar o kit de cilindros(camisa/pistões/anéis) do plus nos s4/s4t.
A diferença no diametro é de 2mm. 100 no s4/s4t contra 102 no plus.
Entre o S4t e o Plus, creio q as diferenças são apenas essas comentadas neste tópico, o restante: virabrequim, bielas, cabeçote, válvulas, bomba de óleo, etc são iguais.
Já no aspirado (S4) o cabeçote e as válvulas são diferentes dos turbinados(45 e 30 graus na admissão respectivamente), bomba de óleo menor e sistema de lubrificação diferente também, as bielas são as mesmas do Q20B.
Então se quiser turbinar de verdade teria que substituir muitas peças, o ideal seria conseguir um S4T, fica mais fácil pra transformar em Plus.
[]'s
José Augusto
18/08/2006, 15:50
Dalmo o preço tá bom, a história da turbina e bicos foi questão de oportunidade, eu já tinha comprado o motor da oficina que instalou na rural, quando começamos a testar, a turbina deu defeito, fui com o dono da oficina em um especialista em recondicionamento de turbinas, deixamos a turbina lá, nesse meio tempo apareceu um cara querendo turbinar um S4, aí o dono me propos para fazer um negócio bom para ambos, paguei um pouco mais mas peguei uma turbina zero S4T+ e ele passou a minha recondicionada para o outro, pouco antes de me entregar a rural apareceu um negócio semelhante com os bicos.
Na época achei um bom negócio não pelo upgrade e sim pelo fato de serem peças novas.
Não sei qual a potência atual do motor, acredito que tenha subido um pouco, parte tb em função do intercooler que adaptei.
dalmo cruz torres
19/08/2006, 13:30
Elmer, valeu pela dica, achei que seria fácil passar o S4 par S4t, já ví que a coisa não é tão simples como eu havia imaginado...para o que eu quero então é mais fácil procurar um S4T mesmo...José Augusto, v/c colocou intercooler, eu não queria colocar intercooler no meu motor(seja ele qual for) mas tô vendo que não dá pra aumentar a potencia do motor só com a turbina, tem que ser um conjunto de coisas...inclusive o intercooler.
Elmer, diga uma coisa, dos motores diesel de alta rotação( Maxion HS, Toyota 14 b, etc) qual que v/c acha que dá(melhor) para prepará-lo para aumentar a potencia? A minha idéia inicial sobre o motor a diesel era comprar um Maxion Hs2.5 "fumando" e , na retífica, passá-lo para 2.8 já com a turbina de geometria variável, será que dá certo? junto com isso eu faria um polimento dos dutos de admição e escape, um balanceamento das peças móveis do motor, a recalibragem dos bicos injetores e regulagem da bomba. Essa era a minha idéia inicial sobre motor diesel para a minha F-75, deixei de colocar em prática por causa da dificuldade em achar um Hs que estivesse bom e a um preço justo...
José Augusto
19/08/2006, 22:31
Dalmo, instalei o intercooler não como principal objetivo de aumentar a potência, encaro esse aumento como um brinde extra, a intenção era de preservar o motor fazendo trabalhar com temperaturas mais baixas e diminuir o nível de "emissões" em rotações mais elevadas.
Dalmo,
é tão fácil transformar um 2.5 em 2.8? E fica bom? Abraços enlameados!
Elmer_Jeep
21/08/2006, 09:28
Elmer, valeu pela dica, achei que seria fácil passar o S4 par S4t, já ví que a coisa não é tão simples como eu havia imaginado...para o que eu quero então é mais fácil procurar um S4T mesmo...José Augusto, v/c colocou intercooler, eu não queria colocar intercooler no meu motor(seja ele qual for) mas tô vendo que não dá pra aumentar a potencia do motor só com a turbina, tem que ser um conjunto de coisas...inclusive o intercooler.
Elmer, diga uma coisa, dos motores diesel de alta rotação( Maxion HS, Toyota 14 b, etc) qual que v/c acha que dá(melhor) para prepará-lo para aumentar a potencia? A minha idéia inicial sobre o motor a diesel era comprar um Maxion Hs2.5 "fumando" e , na retífica, passá-lo para 2.8 já com a turbina de geometria variável, será que dá certo? junto com isso eu faria um polimento dos dutos de admição e escape, um balanceamento das peças móveis do motor, a recalibragem dos bicos injetores e regulagem da bomba. Essa era a minha idéia inicial sobre motor diesel para a minha F-75, deixei de colocar em prática por causa da dificuldade em achar um Hs que estivesse bom e a um preço justo...
Fala dalmo, cara sou muito suspeito pra falar do 14B, sou muito fâ desse motor.:palmas:
Ainda mais comparado com os HSD, tenho nojo de motor diesel com correia dentada, então no seu caso nem recomendo, a F75 é pesada e vai ficar igual aquelas F1000 ano 96 que saíram com esse motor e que não dava conta do recado. Outro detalhe é que nos veículos 4x4 off-road (nossos jipes e não essas porcarias que vendem hoje em dia) devemos priorizar o torque em baixas rotações, vc tá querendo favorecer a potencia...
[]'s sem ajudar
dalmo cruz torres
21/08/2006, 10:55
Elmer, tava pensando exatamente o que v/c falou na última frase, a potencia em baixa. O 14b tem 3.7 litros (é isso mesmo?), tem 106cv(originalmente). Ele tem mais de um litro a mais em cilindrada que os HS, mas a potencia é um pouco menor, assim dá pra ver que é um motor de torque em rotações mais baixas, com menor desgaste de peças móveis e consequente maior durabilidade, é isso ou estou enganado? Na semana passada eu descobri um motor 14b numa cidade vizinha, estava pensando nos prós e contras desse motor, vou confessar que fiquei bem interessado nesse motor. Assim, dá mais uma noção de como é esse motor, seu rendimento em trilhas, nas estradas, o preço da manutenção e por aí vai.
Eliseu, eu não sei se é fácil, ainda não fiz isso, é que, estudando os catálogos de peças desses motores, ví que são poucas as peças diferentes entre os dois, me levando a crer que não é difícil a mudança... Abraços.
Elmer_Jeep
21/08/2006, 11:25
Elmer, tava pensando exatamente o que v/c falou na última frase, a potencia em baixa. O 14b tem 3.7 litros (é isso mesmo?), tem 106cv(originalmente). Ele tem mais de um litro a mais em cilindrada que os HS, mas a potencia é um pouco menor, assim dá pra ver que é um motor de torque em rotações mais baixas, com menor desgaste de peças móveis e consequente maior durabilidade, é isso ou estou enganado?
Lembrando que o hsd tem turbo, daí o acrescimo na potencia.
Na semana passada eu descobri um motor 14b numa cidade vizinha, estava pensando nos prós e contras desse motor, vou confessar que fiquei bem interessado nesse motor. Assim, dá mais uma noção de como é esse motor, seu rendimento em trilhas, nas estradas, o preço da manutenção e por aí vai.
A manutenção não é cara, caro é pra recondicionar um por completo (retífica, peças originais, bomba, bicos), mas em contrapartida tem a durabilidade e confiabilidade do nome TOYOTA.
Cara, os 14B que já tive e tenho nunca deram problemas, apenas manutenção básica, óleo e filtro lubrificante em dia, filtro de ar e combustível. Comprei 0km uma picape band 96 e rodamos 400mil km sem maiores complicações, o 14B do Prateado já está com 120mil rodando numa boa, a F75 do meu pai (14B também) está com 50 mil tudo normal também.
O consumo é na média de 10km/Litro (estrada/trilha).
Acho q é isso, no mais recomendo feixes band, cambio + tcase e de preferencia os eixos diferenciais band tambem.
[]'s
Alvaro,
Tenho uma f-75 e estou ainda remando na adptação do motor.
Troquei o original OHC 4cc por um Maxion S4T. Não era o motor que eu queria colocar, minha idéia era o Maxion HS 2.5. Em função de $$$ optei pelo S4T, porém no final das contas o valor está praticamente o mesmo, pois tive que "mexer" na f-75 mais do que eu queria e imaginava. Tudo isto porque fui mal orientado pelo mecânico. O S4T é um motor maior e mais pesado que o HS. Quanto colocamos no cofre vimos que por causa da altura do motor ele batia do diferencial dianteiro. Solução??? Passar as molas para cima do eixo...la se vão $$$$. Por causa do comprimento tivemos que rebater o painel e além disso a hélice do motor entrava no radiador....Solução??? ventuinha elétrica, mais $$$$$. A caixa original não suportaria o motor, coloquei uma de D-40 5 marchas e a caixa de tração da Sportage, mais $$$$$. O motor na largura ficava em cima do setor....Solução???? Colocamos um setor de Santana, ou seja, uma série de transformações que eu não previa.
Tem o Adriano Braga aqui no Fórum, ele é meu amigo particular e ele tem uma Rural com este motor Maxiom HS 2.5 e é Show de Bola. Já fiz viajem com ele na "Princesinha" e ela é 10.
Este motor S4T pelo que sei é excelente, com potência, baixa manutenção, porém tens que fazer uma série de mexidas que com o HS 2.5 não são necessárias.
Se quiseres posso passar mais de minha experiência na adaptação deste motor...
abraços,
PIKENO
José Augusto
31/08/2006, 20:54
PIKENO, tb adaptei um S4T em uma Rural, porem não houve necessidade de rebater nada da lata, alem de manter a ventoinha original, o radiador foi feito sob encomenda, além do intercooler.
A minha tb está SPOAda, mas por opção e acho que este motor S4T fica melhor na Rural que o maxion HSD 2.5.
Zé Augusto,
Agora está me caindo a ficha!!! Eu cai na mão de um mecânico sem vergonha... Por indicação de um amigo confiei inteiramente no sugeito e pelo visto só perdi tempo e algumas latinhas.... Ontem estive conversando com outro mecânico que colocou o "Bizão" no elevecar e me mostrou a montoeira de cag...s feitas pelo dito mecânico. Terei que fazer os calços do motor novamente, a caixa de tração está solta somente apoiada em cima do calço. O sistema de direção terá que ser refeito, a elétrica toda está um horror e assim vai.....
Mas quanto ao tamanho do motor, eu acompanhei quando ele tirou o para-choque e a frente da f-75 e colocou o motor suspenso na gifara, e realmente os espaços eram insuficientes. Qual foi a mágica que teu mecânico fez???? Tens fotos????
O pior de toda esta história é que esta é a primeira esperiência com adaptações que tive. Eu tinha uma expectativa muito grande quando ao resultado final visto que este é meu único carro o qual utilizo no dia-a-dia....
Tem me dado muita dor de cabeça, despesa e gerando um conflito com minha esposa que todo dia me diz: Porque tu não vendes está droga????
Sou teimoso...Ainda tenho esperanças de ajeitar o Bizão poder sentir prazer com ele....
Domingo irei conversar com outro mecânico para ver qual o rumo que esta "novela mexicana" irá tomar!
abraços,
PIKENO.
PS: Se tiveres fotos da tua adaptação e puderes me enviar ficaria agradecido.
José Augusto
01/09/2006, 20:03
Aí PIKENO, meu motor entra e sai sem desmontar a frente, tem só que retirar o radiador e o capô (veja a foto abaixo).
Mas ela já esta na segunda reforma e mudou bastante está mais bruta alguns link's abaixo e vc pode ver como ela está hoje.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17553
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17382
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19028
No mais não desanime, minha Rural com esse motor ficou show a F75 tb deve ficar igual.
O forum tem muita informação e se tiveres alguma dúvida é só gritar.:concordo:
José Francisco
02/09/2006, 20:46
Depois das respostas dos amigos fiquei com mais dúvida. Tenho um cj6 com mecanica da L200. Já rodei com ele uns 50.000kms sem problemas e outros 350.000km com D20 e F1000. Sinceramente prefiro os motores da duas últimas pelo torque e robustez. Estou preparando uma f75 e talvez opte também pelo diesel. O mecânico que adaptou o cj6 para mim consultado sobre os motores da D20 e F1000 afirmou que o principal problema seriam os munhões que são fracos para o maior peso destes motores. Alguém sabe algo a respeito?
José Augusto
02/09/2006, 23:12
José Francisco, tb já ouvi esse tipo de coisa, mas até hoje não ví nenhum com esse tipo de problema, esses motores são realmente mais pesados, concordo que não são motores para carros rápidos e ageis (, não servem para fazer rally de velocidade ou para veículos que saltam obstáculos), mas muito confiáveis, tem baixa manutenção e devido ao seu torque são bons no offroad de trilha.
Fiz uma Rural 4x4 71 com motor Q20B da D20 85 a 89 e com cx de 4 marchas C10, já vem rodando a +- 5 anos nunca deu problema nenhum e olha que já rodouuuuuu, já caregou peso para garimpo e já trilhou varias vezes.
Fica M.bom e simples de fazer(aqui em BH o Renato da Progresso caixas 4x4 já te entrega acoplada na redução faltando só parafusar na capa seca que é e igual a da C10) e a manutenção alem de facil praticamente não existe.
dalmo cruz torres
16/09/2006, 15:50
Acho que se colocar um motor mais pesado como o Q20b, tem que atentar para o eixo, se for canela fina ele não aguenta muito tempo, empena o eixo, mas se for canela grossa não tem problema. Digo isso porque um amigo colocou um desses na F dele e ela vivia empenando o eixo dianteiro, depois que ele colocou um canela grossa acabou o problema.
José Augusto
17/09/2006, 20:34
Aí Dalmo, pela sua assinatura vejo que vc conseguiu um 2.8, é PS com uma tgv?
dalmo cruz torres
18/09/2006, 09:42
José Augusto, é um maxion Hs que equipava uma F-1000 1997, 2.5cc , comprei-o precisando de uma retífica, estava querendo aproveitar para passá-lo para 2.8(trocar a camisa/pistão/anéis/turbina/recalibrar bicos e regulagem da bomba injetora) mas acho que não vou mudar a cilindrada não, como eu estou fazendo uma retifica completa e comprando as peças na autorizada International, eles vão me dar garantia nas peças, garantia que só funciona se for montado tudo como o modelo horiginal.
Eu estava entuziasmado com uma TGV até a hora que fui cotar o preço 3800,00!!
José Augusto
18/09/2006, 15:41
É Dalmo, a questão é oportunidade, comprar uma TGV não vale a pena, é que quando notei a assinatura, ... maxion 2.8 ... logo me veio a mente o PS e fiquei imaginando que vc tivesse dado uma sorte e achado um desses num esquema bom, tipo leilão ou mesmo um já precisando de retifica.
Se fosse um 2.8 era melhor, mas o 2.5 tb ficará muito bom, o negócio é pegar um cambio com 1a curta, digo isso pois no CJ rodando com 35" sinto falta de motor até a turbina entrar. Quando rodava com os 31" a relação estava boa, a final tava curta (limitando a velocidade) mas a 1a tava de bom tamanho.
dalmo cruz torres
19/09/2006, 12:33
José Augusto, O meu maxion veio de uma F-1000, que usa o mesmo cambio que as F-1000 com motor gasolina 4.9i, e eu tenho um desses semi-zero! Então vou usar esse cambio. Mas vou continuar usando os Pneus Fate, que tem 31" , Agora o negócio é montar, andar e testar... Meus diferenciais são 43/9, acho que vão compensar os peneus maiores.
Sobre o motor, eu comprei-o precisando reformar, mas por um preço baixo(3paus), estou fazendo uma retifica completa nele, pelo andar da carruagem vai sair na casa dos 6 paus com tudo pronto, esse é o valor que estavam pedindo por um motor desses "no estado", mas o meu está sendo montado com todas as peças novas e originais, compradas na revenda da International, com camisas, pistões, anéis, válvulas, turbina etc, tudo novo e o serviço feito numa ótima retifica. Acho muito mais vantajoso do que colocar um motor "no estado", que na prática, nem sempre está muito bom.
O cambio eu já usava um igual na minha F quando ela estava com o Fordão 4.9, nunca tive problemas, agora eu ainda estou um pouco receoso é com a carcaça do cambio, que é de alumínio, trabalhando com um motor mais pesado do que o antigo a gasolina, tô com um pouco de medo de quebrar... mas acho que é bobagem minha, nas F-1000 não quebravam...tem que andar pra ver..
E no seu jeep, que cambio v/c usa com o motor Maxion?
José Augusto
20/09/2006, 01:03
Dalmo, no jeep o conjunto motor/cambio acoplados a tcase original são de uma ranger 2001/2002 (tem um selo de fabricação fixado na carcaça do cambio datado de 2001), esse conjunto não fui eu que montei, comprei o jeep no começo do ano passado com essa mecânica instalada.
Se não me engano o cambio é um Mazda e acho que pode ser igual ao seu da F1000.
Denilsom
20/09/2006, 10:27
Ola pessoal sou novo aqui no forum,enteressei pelo assunto do motor diesel, eu tenho uma Rural 4x4 adaptei um maxion HS 2.5 com a capa seca usinada para receber a cx da c20 com o mesmo piloto,T case willys,relaçao 47/11 e to muito satisfeito com a maquina na epoca pensei no da 608 OM314 pela manutençao mas depois que soube que pesa 390kg desisti,
Tiago Schmidt
20/09/2006, 11:02
Gilvan
com certeza dá para adaptar o mercedez 608d numa F-75, mas eu não aconcelharia você a fazer isto, pois implicaría em muita mão de obra. É um motor pesado e você tería que também mudar as molas ( de Toyota) e reforçar os chassis... acho mais prudente as sugestões do Dalmo e do José Augusto, por exemplo com um Q20b (D20) com caixa Clark de 4m, é um opção econômica, resistente pois tem conjunto e de baixa manutenção, neste caso sería aconselhável trocar a sua relação de 8:43 para uma 9:44 , isso, claro que sua intenção não seja a de fazer trilhas muito pesadas!!!
dalmo cruz torres
21/09/2006, 11:20
José Augusto, acho que o seu cambio é igual ao meu, com a capa seca e a carcaça do cambio em uma só peça de alumínio, também , pelo que pude saber até hoje, o cambio é mazda mesmo. O meu cambio éra sem tração(originalmente), quando estava com o motor 4.9i eu usava a caixa de redução separada do cambio por um cardazinho, desse jeito o cardã dianteiro era muito comprido, e, não sei porque, começava a vibrar de uma hora para outra. Quando eu comecei a reforma da camionete(fevereiro) a primeira coisa que fiz foi uma flange para prender a redução direto na caixa de marchas, acho que ficou muito melhor, apesar de ainda não estar usando-a.
Sobre a colocação do 608 numa rural, sinceramente, eu acho qué tem coisa muito melhor pra fazer, o 608 é motor de caminhão leve, é muito grande e pesado para uma rural. Tudo bem, eu sei que dá pra colocar na rural, mas a questão é a perda das qualidades dela, vai vibrar pra caramba, trincar a lataria toda, trincar chassis, estragar o eixo dianteiro, para que o motor caiba no cofre da rural, cê vai ter que cortar a bomba de óleo e passá-la para a parte traseira do motor e cortar o cárter para não pegar no eixo dianteiro e por ai vai. Quando penso numa rural com um 608 eu me lembro de um programa que vi na tv a cabo(monster garage) em que fizeram um tricículo com o motor, cambio e, e eixo traseiro de um cavalo-mecânico "Piterbuilt".O cara ficava sentado num banquinho ao lado do motor, com aquele "troço" roncado ao lado dele...Comparação legal né!...
Eu tive um jipe Toyota com esse motor, cara, o motor é muito bom, não estraga, não dá defeito, é forte, economico, o único problema é que colocaram ele num veículo que precisava de um motor mais leve, que vibrasse menos, etc. Prova do que estou falando são as Toyotas com o motor 14-b, parecem outro carro.
Além disso, hoje temos uma boa oferta de motores a diesel mais leves e que, com certeza, ficarão melhores numa rural. O perkins Q-20b, os Maxion S4/S4T/S4tplus, os Hs 2.5/2.8, os Toyotas 14-b, os motores das Hilux e por aí vai. Se for uma F-75 para trabalho mais pesado eu iria de Q-20b ou Maxion S4/S4t ou S4tplus, Uma rural ou F-75 para trilhas eu iria escolher um Toy 14b ou um Hs.
Elmer_Jeep
21/09/2006, 12:12
Falou tudo Dalmo.
[]'s
José Augusto
21/09/2006, 16:44
Sobre a colocação do 608 numa rural, sinceramente, eu acho qué tem coisa muito melhor pra fazer, o 608 é motor de caminhão leve, é muito grande e pesado para uma rural. Tudo bem, eu sei que dá pra colocar na rural, mas a questão é a perda das qualidades dela, vai vibrar pra caramba, trincar a lataria toda, trincar chassis, estragar o eixo dianteiro, para que o motor caiba no cofre da rural, cê vai ter que cortar a bomba de óleo e passá-la para a parte traseira do motor e cortar o cárter para não pegar no eixo dianteiro e por ai vai. Quando penso numa rural com um 608 eu me lembro de um programa que vi na tv a cabo(monster garage) em que fizeram um tricículo com o motor, cambio e, e eixo traseiro de um cavalo-mecânico "Piterbuilt".O cara ficava sentado num banquinho ao lado do motor, com aquele "troço" roncado ao lado dele...Comparação legal né!...
Eu tive um jipe Toyota com esse motor, cara, o motor é muito bom, não estraga, não dá defeito, é forte, economico, o único problema é que colocaram ele num veículo que precisava de um motor mais leve, que vibrasse menos, etc. Prova do que estou falando são as Toyotas com o motor 14-b, parecem outro carro.
Além disso, hoje temos uma boa oferta de motores a diesel mais leves e que, com certeza, ficarão melhores numa rural. O perkins Q-20b, os Maxion S4/S4T/S4tplus, os Hs 2.5/2.8, os Toyotas 14-b, os motores das Hilux e por aí vai. Se for uma F-75 para trabalho mais pesado eu iria de Q-20b ou Maxion S4/S4t ou S4tplus, Uma rural ou F-75 para trilhas eu iria escolher um Toy 14b ou um Hs.
Taí o resumo do tópico.:-D
dalmo cruz torres
22/09/2006, 13:05
José Augusto, lembrei de uma coisa; O cambio do seu Jipe é (achamos..)igual ao meu! V/c acha a primeira dele meio fraca. Então foi por terra a minha idéia caso a primeira do meu cambio seja muito longa; pensava em trocar as engrenagens da primeira do meu cambio ppelas engrenagens da primeira de uma Ranger a diesel original....já era...se ficar fraca o negócio vai ser reestudar a relação coroa/pinhão. Eu tinha a impressão que as marchas do cambio das Rangers traçadas/diesel fossem mais curtas que as marchas do meu cambio.
José Augusto
22/09/2006, 14:13
Dalmo, acho melhor vc experimentar primeiro, quando o jeep estava com os recapados de tamanho pouco maior que os 31" o jeep tava normal:dance: , mas aí numa tacada só, coloquei um intercooler bem grande (quase do tamanho do radiador) e os 35", foi a partir daí que a primeira ficou fraca:parede: , acho que parte da culpa fica com o atrazo provocado pelo grande volume do intercooler ao pressurizar.
Não sei se o conjunto era de uma ranger 4x4:pensativo:, tb não sei quais as relações possíveis para esse cambio, na trilha com a redução ligada nunca tive problema de "força", mas se a primeira fosse mais curta seria melhor.
dalmo cruz torres
29/09/2006, 12:17
José Augusto, como estão as coisas, tudo certo? Cara, estava colocando o cambio no lugar e , em uma bobeada, apoiei o cambio na lataria da camionete, quando o tirei da posição ví que tinha quebrado o Cilindro/colar da embreagem do cambio, surpreso fiquei quando fui ver o preço, R$450,00!! Será que v/c conhece aí em SP uma loja que tenha essas peças mais baratas? Eu tava pensando em fazer uma adaptação para funcionar com peças mais baratas, mas estou completamente sem S%$o de mecher nisso agora. Tem alguma idéia de que fazer?
José Augusto
29/09/2006, 14:08
O Dalmo, que vacilo ... , vou ver se acho algo por aqui, mas já adianto que no jeep o sistema veio da ranger que é cilindro em cima e "atenuador" (aquele de borracha sanfonada que fica dentro da caixa seca) em baixo, recentemente esse atenuador furou em algum lugar e tambem me custou coisa de R$ 450,00.
O seu motor veio de uma F1000 é isso mesmo, e pelo que entendi o sistema é aquele com cilindro na lateral. Olha na rural eu ia colocar o sistema com os cilindros da D20 que eram de plástico (super frágil...), mas optamos por adaptar o sistema do MB 608 ou da Band, moral da história ficou bem melhor, mais robusto, bem leve e bem mais barato, se vc pretende adaptar algo diferente essa é a hora.
dalmo cruz torres
03/10/2006, 11:11
O meu sistema de embreagem é esse mesmo, com "atuador" da embreagem, de plástico, com a maior cara de porcaria...(cara e coração de porcaria)
A minha idéia é mais ou menos essa, cilindro e garfo, com algum colar de embreagem e...? Tô sem idéias.... Tenho que partir de algum garfo pronto...Qual colar de embreagem que dá certo lá?
Fico imaginando eu, na minha primeira viagem de camionete com diesel, lá no meio do pantanal(ssa viagem já tá marcada!) e com essa B*%$#a de "atuador" pifado....tentando trocar marchas "no tempo"...............Vou adaptar!!!
Se alguem tiver idéias eu agradeço!
Vou ver o cilindro da toyota, aproveito e olho o garfo da embreagem.
:parede: Hola soy de Chile, necesito ayuda con mi Ford U-50 (1980).
Necesito un carburador SOLEX DUPLO 2.3, en Chile no hay repuestos.
Talvéz puedas decirme donde puedo comprar uno en Brasil. Yo pago los gastos de envío y compra. Te agradesco cualquier ayuda.
Gracias.
cuatrerocurti@hotmail.com
Lionel Curti Santibañez
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