Ver Versão Completa : Puxada na frenagem
Rones Jr
13/08/2006, 17:25
Pessoal,
O Shrek tá puxando muito pro lado esquerdo quando piso com força no freio, é bem nítido quando acima de 60km/h. Tive alguns sustos acima dos 100km/h.
Bem, procurando o problema, fiz alinhamento em que tive que trocar 2 pivôs e uma ponteira. O Carro ficou ótimo, muito mais justo e com direção bem mais precisa.
No entanto, a puxada em frenagem persiste. Lembro que troquei o sistema de servo/cilindro mestre pelo GM Kadett.
Na troca aproveitei e troquei os flexíveis, já que o manual manda trocar invariavekmente aos 100.000 km.
Bem, o cara do alinhamento disse que estas coisas acontecem por dois motivos: flexíveis (descartado por serem novos) ou reparos das pinças.
Nesta semana vou desmontar as pinças. Alguém teve algo parecido? Alguma dica a mais?
Lembro q só falta isto pra eu dizer que o sistema é novo, pois já troquei tudo nos últimos 5.000 km.
Rones,
Certa vezes meu niva tinha este mesmo sintoma, conferi freio, alinhamento, mas meu problema era apenas calibragem de pneus.
Pode ser buchas da suspensão também.
Adriano - Niva Bandido
Cavalcante
13/08/2006, 21:24
Mate o fluxo cruzado, é isto que está fazendo o carro puxar. Aproveite a viagem para tirar o equalizador de freio traseiro, principalmente se seu carro estiver levantado...
fabioaguilera
13/08/2006, 21:39
Tive o mesmo problema no meu Kadett. Era uma pastilha de freio que estava quebrada e travou. Na primeira vez eu estava a 100km/h na Radial Leste (avenida em sp). Dei uma "meia volta" e parei de frente pra galera.
Rones Jr
13/08/2006, 21:45
Mate o fluxo cruzado, é isto que está fazendo o carro puxar. Aproveite a viagem para tirar o equalizador de freio traseiro, principalmente se seu carro estiver levantado...
O carro tá com altura normal....mas, como assim matar o fluxo cruzado??
Rones Jr
13/08/2006, 21:46
Rones,
Certa vezes meu niva tinha este mesmo sintoma, conferi freio, alinhamento, mas meu problema era apenas calibragem de pneus.
Pode ser buchas da suspensão também.
Adriano - Niva Bandido
Pois é...mandei alinhar o carro por conta disto, neste findi. Parou de puxar andando....mas freando....principalmente se enfiar o pé na jaca....freando progressivamente não é tão intensa a puxada.
Rones Jr
13/08/2006, 21:49
é mais ou menos por aí....se não tomar cuidado o Shrek dá meia volta...mas putz, minhas pastilhas não têm 5.000 km. De qualquer forma, qd desmontar as pinças vou verificar tudo.
Cavalcante
13/08/2006, 22:03
Rones, o problema não está nas pinças. É o sistema do freio do niva, que é de fluxo cruzado, que causa isto quando utilizado com o cilindro mestre do kadett. Elimine o fluxo cruzado (conectando um eixo em cada saída do cilindro mestre) e o carro passa a frenar por igual. E o equalizador do freio traseiro é um cilindrinho coberto por uma coifa de borracha na traseira do carro, lado direito, acionado por uma vareta que é presa ao eixo traseiro. Aquilo atua em curvas, fazendo com que as rodas traseiras freiem de modo diferente. Acontece que quando se levanta o carro, a vareta fica em posição diferente da original, e o sistema fica totalmente descompensado...
Abraços
fabioaguilera
13/08/2006, 23:11
É isso aí, Rones. As minhas pastilhas não tinham nem 1000km. Acontece que na troca das pastilhas é necessária uma geral nas pinças. Lubrificação, limpeza, etc.
Pois vc tira uma pastilha com espessura X e coloca outra com espessura 4x.
A pinça estava trabalhando a mto tempo com curso reduzido e mais fechada. Qdo troca por uma nova, mais espessa por isso, a pinça "não tratada" começa a apertar a pinca contra o disco o tempo todo. Aquecimento, "vitrificação" (termo usado pelos mecânicos) e daí são duas opções: Perda da eficiência ou rachadura da pastilha.
Rones Jr
23/08/2006, 22:54
Pessoal,
era um daqueles problemas bestas....o retentor da roda do lado direito estourou e por algum motivo jogava graxa na disco pelo lado de dentro. Limpamos o sistema e principalmente as pastilhas...e a frenagem ficou ok, novamente.
Valeu por todas as dicas!
É isso aí, Rones. As minhas pastilhas não tinham nem 1000km. Acontece que na troca das pastilhas é necessária uma geral nas pinças. Lubrificação, limpeza, etc.
Pois vc tira uma pastilha com espessura X e coloca outra com espessura 4x.
A pinça estava trabalhando a mto tempo com curso reduzido e mais fechada. Qdo troca por uma nova, mais espessa por isso, a pinça "não tratada" começa a apertar a pinca contra o disco o tempo todo. Aquecimento, "vitrificação" (termo usado pelos mecânicos) e daí são duas opções: Perda da eficiência ou rachadura da pastilha.
fabioaguilera
23/08/2006, 23:04
Putz, ainda bem então.
Mas não conheço esse retentor.... pode dizer algo sobre ele? Vc tirou fotos?
Rones Jr
24/08/2006, 08:35
é o retentor que fika junto ao rolamento da roda. Quando tive problema no rolamento eu usei um retentor de Jeep Willys seguindo uma dica da net. Depois olhei no site da empresa e as medidas eram diferentes....parecidas, mas diferentes. Usei a original agora, que aliás foi até mais barato.
Olá moçada...o nivoide ta com todas essas doenças....puxa de lado, ta levantado, pastilhas novas e parece que o retentor ja era...viche!
m.vinicius
16/10/2006, 06:46
voltou a puxar? dê uma ferificada se não tem nenhuma tubulação mandando menos oleo que outra, reparo das pinças ou tambor traseiro, se traseira for a tambor se o mesmo não esta oval ou as lonas com medidas diferentes. eu não tiraria em hipotese alguma o corretor de freio da traseira é muito util em curvas, mas tambem pode ser o mesmo. se não me engano, o corretor de frenagem é o mesmo do fiat 147 ou uno. se´o niva tá levantado aumente a tamanho da haste do corretor.
eu desmontaria todo o sistema de freios, lavaria tudo! faria um teste em toda tubulação e troca de todo o fluido de freio, com o passar do tempo ele perde um pouco a eficiência. boa sorte na busca da solução!
Olá,
qto ao corretor cabe sim checagem da haste. A medida do manual é de 150 + ou - 5 mm em relação ao assoalho. Não sei como tá o meu ainda...
Vou checar tb a bucha da estabilizadora dianteira, pois ta no visual desgastada.
Valeu as dicas!:concordo: