Ver Versão Completa : Como apagar a luz da correia dentada
Amigos,
Tenho uma Hilux SW4 1998 e a luz que indica que a correia dentada deve ser trocada acendeu e não sei como resetar.
Alguem conhece qual é o procedimento que eu devo adotar para apagar/ressetar essa luz indicadora (T-Belt) que fica acessa no painel de instrumentos?
Obs.: Já fiz a troca da correia e do tensionador neste final de semana.
Abraços,
Rubens
(...)luz que indica que a correia dentada deve ser trocada acendeu e não sei como resetar.
Rubens,
Observe se no painel da sua viatura tem um plugue de borracha, conforme indica a letra B da foto em anexo.
Se houver, basta remove-lo e com uma haste fina ( pode ser um clipe aberto ) pressionar o botão que a luz se apagará.
Se não tiver esse plugue talvez seja necessário desmontar o painel, pois conforme me disse um coordenador técnico d'uma concessionária Toyota, as SW4 mais novas têm um sistema composto por discos, parecido com um tacógrafo, e só é possível ressetar abrindo o painel.
[]'s
Aurélio,
Verifiquei no painel e o meu não tem o plug de borracha conforme indicado.
Talvez a saída é retirar o painel.
Muito obrigado pela ajuda e caso você tenha outras dicas, favor informar.
Abraços,
Rubens
Amigos, por curiosidade desmontei hje o painel da minha sw4 97, tinha q trocar o som então fui desmontando tudo. Mas não achei nada, nem botãozinho, nem disquino, nada que desse a idéia de dispositivo de reset ou coisa parecida. Atrás do painel somente os soquetes das lânpadas de sinalização dos dispositivos (inclusive do T-BELT) e a manta de circuito impresso do painel. Tirei tbém a lente de proteção da parte da frente p/ limpá-la e dei uma espiada por dento do painel atrás das telas de marcação de velocidade, RPM e tudo mais, ali tbém vi nada que me despertasse a idéia de reset (e mesmo se visse não iria mexer sem ao menos perguntar por aqui). Se alguém se aventurar e descobrir nos fale por obezéquio.
Abrasss
Onezimo Ribeiro
06/04/2007, 11:58
Aurélio,
Verifiquei no painel e o meu não tem o plug de borracha conforme indicado.
Talvez a saída é retirar o painel.
Muito obrigado pela ajuda e caso você tenha outras dicas, favor informar.
Abraços,
Rubens
Caro Rub, bom dia.
antes de mais nada queria lhe desejar uma boa sexta-feira santa.
vc conseguiu resetar a luz T-BELT de sua SW4? verifiquei em seu post que estava com o mesmo problema.
troquei a correia dentada com 60.000km e agora com 100.000 km a luz acendeu, como era de se esperar e não sei como apagá-la. minha SW4 ano 97, não tem plug nenhum no painel que possa resetar, como sugeriu a amigo Aurelio. acho que a dele é outro modelo diferente da nossa.
Pediria ao amigo se é possível me passar a dica como devo proceder para apagar a luz T-Belt.
desde já agradeço a sua atenção.
Abraços,
Onezimo Ribeiro
leohpbueno
27/04/2011, 16:42
Como apagar luz T-Belt (solução)
Depois de exaustivas pesquisas, obtivemos êxito sobre “como resetar a luz T-BELT” (indicadora da correia dentada) dos veículos Toyota Hilux.
Esta luz de advertência (T-Belt) acende a cada 100 mil km ou seja: 100 mil, 200 mil, 300 mil, etc. Aconselhamos fazer o “reset” após trocar a correia dentada (e o esticador).
Como apagar luz T-Belt
1º Caso:
Veículos ano 1992 a 1995.
- À frente do painel tem uma borrachinha. Introduza um arame ou outra coisa parecida faça uma pequena pressão até a luz apagar.
2º Caso:
Veículos ano 1997 em diante.
- Retirar o painel. Ele tem um parafusos (tipo phillips) e um furo disjunto do outro. Fica pelo lado de traz do painel no circuito integrado, nas imediações do velocímetro .
Existe um desenho simbolizando uma correia, ao centro do desenho, um parafuso e um furo(sem parafuso). Retira-se o parafuso e coloca-se no furo que está sem parafuso.Ex: Se estiver em cima, colocar em baixo e vice versa.Toda vez que a luz acender, é só trocar o parafuso de buraco.
Obs: Algumas tem uma borracha no furo, retira-se a borracha e faz o mesmo procedimento.
Lembrete: só vai apagar se ligar o motor.
Boa noite pessoas.
Para as SW4 de 1997 em diante, que possuem o painel com odômetro digital, o procedimento para apagar a T-belt e até reprogramá-la para uma diferente kilometragem, sem a necessidade de desmontar o painel nem nada , está no anexo.
Espero ter ajudado!!
Prezados, O LeoZOn tem toda razão. Painel digital (Sw4 acima 1997), é só seguir o roteiro anexo (em espanhol, mas simples de traduzir)...
Prezados, O LeoZOn tem toda razão. Painel digital (Sw4 acima 1997), é só seguir o roteiro anexo (em espanhol, mas simples de traduzir)...
Caros, tenho o texto traduzido, fiz ontem na minha Prado 2004, deu certo!!! Na toyota queriam me cobrar R$ 450 de M.O para trocar tensor, correia e rolamento, acabei fazendo por R$ 100 no meu meca de confianca, trabalho simples, feito em meia hora.
Ai vai:
Serve para Prado 2004 em diante, sw4 99 emdiante, Hilux 3.0
Reset lâmpada troca de correia Hilux T-BELT
casa do diesel diz:
Amigos,segua abaixo procedimento para reset da lâmpada indicadora de troca de correia das novas HILUX (06->)
IMPORTANTE: NÃO É NECESSARIO O USO DO SCANNER
A)Com a ignição ligada, deixe o indicador ODO/Trip na posição ODO e desligue a ignição;
B)Pressione e segure o botão do ODO e ligue a ignição, mantendo pressionado por 5 segundos;
C)Solte o botão e em seguida pressione novamente por mais 5 segundos;
D)Neste momento você estará no modoT-BELT. O valor inicial de seleção 15
(150.000km) é mostrado.
CALIBRANDO:
Após o valor inicial ser mostrado, para cada vez que o botão é pressionado adiciona-se 10.000km(até 200.000km então retorna para 10.000km).
Se o botão não for acionado por um período de 30 segundos, o valor inicial não será alterado, o mostrador passa para ODO, e retorna ao modo normal.
casa do diesel diz:
Amigos,segua abaixo procedimento para reset da lâmpada indicadora de troca de correia das novas HILUX (06->)
A)Com a ignição ligada, deixe o indicador ODO/Trip na posição ODO e desligue a ignição;
B)Pressione e segure o botão do ODO e ligue a ignição, mantendo pressionado por 5 segundos;
(150.000km) é mostrado.
CALIBRANDO:
Após o valor inicial ser mostrado, para cada vez que o botão é pressionado adiciona-se 10.000km(até 200.000km então retorna para 10.000km).
Se o botão não for acionado por um período de 30 segundos, o valor inicial não será alterado, o mostrador passa para ODO, e retorna ao modo normal.
casa do diesel diz:
(150.000km) é mostrado.
CALIBRANDO:
casa do diesel diz:
(150.000km) é mostrado.
CALIBRANDO:
É isso! Facil, facil!!
abs
Joans
Peesoal. foi mal mas colei o texto 3 vezes sem querer!
Rodolfo40c
28/04/2011, 11:16
E o procedimento das hilux japonesas? a minha tá chegando nos 300.000km
Já que elas são praticamente zero de tecnologia, rs!
Oi pessoal, não bem o caso da correia dentada, mas tem uma outra luz me incomodando e não achei tópicos sobre ela, então resolvi perguntar por aqui. Minha sw 97 fica piscando a luz de advertência do turbo, pisca fraco sem acender totalmente. Isso acontece qdo o carro está frio ou fica parado por algumas hors sem esfriar totalmente. Outro fato é que qdo a luz pisca o ponteiro do conta-giros fica oscilando para baixo. Quando aumento o giro é o motor aquece o problema desaparece. Alguém tem uma pista?
Rodolfo40c
05/05/2011, 12:24
Verifiquei! Na minha japa tem a borrachinha que pode ser removida, e com um clip é possivel alcaçar o botão de reset... Provavelmente todas as japas são assim..
Pessoal como vao? Minha SW4 é 99/00, e pelo que falaram pode-se resetar retirando o painel e mudando a posiçao dos parafusos ou pelo botão do odômetro utilizando o manual do Forum argentino.
Qual é o ideal?? temos duas opçoes! rsrsrs
guilhermeabreu
28/08/2011, 13:20
Pessoal como vao? Minha SW4 é 99/00, e pelo que falaram pode-se resetar retirando o painel e mudando a posiçao dos parafusos ou pelo botão do odômetro utilizando o manual do Forum argentino.
Qual é o ideal?? temos duas opçoes! rsrsrs
CELTICS
Pelo que lí até agora só ví o pessoal citar que no modelo da sua seria apenas retirando o painel e mudar a posição do parafuso , mas ha de convir que a TOYOTA seria muito BURRA de fazer um sistema de RESETAR tão complicado como este de retirar o painel tendo em vista que nas JAPINHAS como a minha 93 é só reitirar a borrachinha do painel e com um CLIP resetar .
Se vc cita que no manual Argentino tem esta outra possibilidade , acho que esta deve ser a correta e não esta que nós aqui Brasileiros temos feito .
verdade, deve ter um jeito mais correto para resetar. vou tentar o modo pelo botao do odometro e falo o que aconteceu...
feitosac
28/08/2011, 23:28
Celtics,
Se o seu odometro for digital, igual ao meu 2001, o jeito correto é pelo botão do odometro mesmo, tem um outro tópico que alguem colocou o procedimento traduzido, na minha nao precisei fazer ainda.
Abs.