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Ver Versão Completa : 1ª Revisão: sugestões de "checklist"..?



cmte_carvalho
13/08/2006, 15:15
Olá pessoal!

A minha "jornada" até o fim da vida com o Thunderbolt teve início à aproximadamente 4 meses e ainda não fiz uma revisão nele. Além de não ter experiência em mecânica nunca tive um carro antigo, por isso conto com vocês para obter uma lista de checagens a serem feitas nesta primeira revisão. Espero que possam ajudar um leigo mais uma vez...

Ontem fiz algo que sempre tive vontade: peguei o Jeep e fui dar uma volta nos arredores do aeroporto, o qual é cercado por uma estradinha de terra e piçarra (uma pedrinha de cor avermelhada). Em alguns trechos desta estrada existem umas rampas na beira da mesma formadas (em maior parte) por areia fina (semelhante à da praia). Então fiquei subindo e descendo tais rampas, quase me sentindo um "rock crawler", ehehheheehhehehe... :mrgreen:

Numa delas eu desci e tentei subir devolta de ré, não obtendo sucesso na 4x2... Foi só ligar a tração dianteira, acionar as rodas livres e "dar tchau", ehehheheheheh... Uma beleza! Gostaria de poder encontrar mais obstáculos como estes por aqui, uma vez que não faço parte do grupo dos "lameiros".


É isso. Grande abraço e desde já muito obrigado. Até amigos!

Giovani
13/08/2006, 15:53
Além de não ter experiência em mecânica nunca tive um carro antigo, por isso conto com vocês para obter uma lista de checagens a serem feitas nesta primeira revisão. Espero que possam ajudar um leigo mais uma vez...
Olá André!

Pode começar lendo esse tópico, tem muitas dicas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3439

[]'s:concordo:

cmte_carvalho
13/08/2006, 16:24
Fala Giovani!

Obrigado pelo tópico, foi de grande ajuda! Efetuei uma busca sobre "revisão" e "primeira revisão" mas não encontrei este que você me recomendou. Obrigado mesmo!

De qualquer maneira ainda conto com o auxílio de mais amigos que desejarem dar as suas contribuições, as quais serão sempre bem vindas!


Até!

otavio_gomes
13/08/2006, 19:12
Cmte Carvalho,

Priorize em suas manutenções preventivas a parte de segurança, assim, a prioridade deve ficar na ordem na ordem:
direção
suspensão e chassis
freios
eixos
caixa de marchas
motor

Agora, ao final de toda trilha tem de fazer uma pequena revisão:
lavar o Jeep
lubrificar - são uns 30 pontos - é bom adquirir uma bomba de graxa de boa qualidade para fazer esse serviço no domingo em casa (se hover espaço para isso)
dependendo do tipo de terreno percorrido é adequado desmontar as rodas e retirar os tambores de freio e lavar o conjunto todo.
Quando as molas estão ruidosas ou muito duras, levante o carro pelo para-choques e lubrifique entre cada duas molas do feixe com óleo penetrante WD 40 (uma latinha lubrifica uma única vez) (o manual do mecânico recomenda usar 50% de óleo de motor SAE 30 e 50% de querosene)
Durante a lubrificação, o lubrificador pode verificar folgas no sistema de direção, transmissão e suspensão.

Todas os dias que ligar o veículo é bom verificar antes da primeira ligada o nível e cor do óleo e a água do radiador.

Muita gente não considera importante a leitura do manual do proprietário mas, leia pois tem dicas importantes principalmente nos dias de hoje onde os carros não são carburados como nossos jipes.

Um abraço

cmte_carvalho
13/08/2006, 19:36
Olá Otávio!

Muito obrigado pela sua adição amigo! Eu sempre ouvi falar do ajuste dos tambores de freio mas infelizmente ainda não tive a oportunidade de aprender como fazê-lo.

Sem dúvida alguma eu consigo erguer o Jeep e remover uma de suas rodas para ter acesso à "panela", o problema é saber como desmontar, limpar o sistema, e depois colocar devolta em seu devido lugar...

Será que algum companheiro poderia, durante um serviço destes, tirar algumas fotos e criar um breve texto explicativo de como proceder? Seria bastante proveitoso e leigos como eu ficariam muito agradecidos!


Grande abraço, até!

otavio_gomes
13/08/2006, 19:45
A limpeza das panelas de freio é muito simples. A regulagem não.

No manual do mecanico tem como fazer a regulagem.

Para limpeza, levante o carro pelo eixo, retire a roda, você encontrará 2 parafusos de fenda no tambor, retire-os. Agora é só tirar o tambor de freio puxando-o para fora simplesmente. Lave tudo com água e verifique vasamentos. Essa limpeza é para retirar a areia e materiais sólidos que podem diminuir a vida útil do conjunto.

Um abraço,

Giovani
13/08/2006, 20:19
Sem dúvida alguma eu consigo erguer o Jeep e remover uma de suas rodas para ter acesso à "panela", o problema é saber como desmontar, limpar o sistema, e depois colocar devolta em seu devido lugar...
Já fez metade do serviço (erguer e tirar a roda).
Sendo o seu jeep ano 78, basta retirar 2 ou 3 parafusos de fenda (se é que ainda existem), que estão intercalados com os parafusos da roda. Aí com a mesma chave de fenda, desencaixe o tambor, como se fosse a roda. Existe um furo no semi-eixo que permite vc encaixar a chave para fazer a força de alavanca necessária para a retirada do tambor.
Dificilmente vc precisará passar desse ponto. Basta uma esguichada para retirar a sujeira. Ponha o tambor de volta, parafuse ele e monte a roda.
Se precisar trocar lonas ou cilindro, leve num mecânico e fique junto para aprender. É muito simples de ser feito, mas nem sempre as fotos mostram tudo.:concordo:


Será que algum companheiro poderia, durante um serviço destes, tirar algumas fotos e criar um breve texto explicativo de como proceder? Seria bastante proveitoso e leigos como eu ficariam muito agradecidos!
Dê uma garimpada aqui no fórum, que vc encontra. Nem sempre estará "mastigado", mas vc encontra todas as fotos de que precisa.
Não levei nem 2 minutos para achar esse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3080&highlight=Tambor+freio
Vai usando as palavras chave... Tem muitos outros.
O tópico anterior achei usando "checklist" e este "tambor de freio". É moleza...8-)

[]'s