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Aderbal Atz
19/02/2004, 21:55
daeh psoal gent boa :D
kiria sabe qual eh a diferença entre o motor 6cc original da F-75 i o do opala ... qual é mais vantajoso i tal ....
VALEU !!!

Ian Moreira
20/02/2004, 08:52
daeh psoal gent boa :D
kiria sabe qual eh a diferença entre o motor 6cc original da F-75 i o do opala ... qual é mais vantajoso i tal ....
VALEU !!!

Fala Aderbal :D

BF 161 (original)
:arrow: 90 cavalos
:arrow: 18,6 Kgfm a 2000 RPM
:arrow: Consumo entre 3,5 a 5 Km/L
:arrow: Projeto antigo
:arrow: Manutenção cara
:arrow: não tem defeito é um motor bom e robusto

4.1 Chevrolet
:arrow: de 118 CV a 140 cv depende do ano e etc...
:arrow: 27 a 33 kgfm de torque a 2000 RPM
:arrow: Consumo entre 4,5 a 7 km/l
:arrow: Projeto + ou - recente
:arrow: Manutenção barata
:arrow: Motor excelente muito elástico e super forte


Em resumo se você gosta de velocidade, muita força e elasticidade ponha um 4.1, o motor é excelente :wink: .

Luciano R. Oliveira
20/02/2004, 09:43
:roll: Meninos, quando se fala de motor BF161 e URICANE está se falando do mesmo motor :?:

ramiro_eli
20/02/2004, 09:49
Não esqueça que não é só trocar o motor...

TEM que trocar o cambio tb...o original vai quebrar, é só questão de tempo. Se usar bloqueio no eixo traseiro, a T-case Willys tb não aguenta, a minha pelo menos não aguentou...[/quote]

LuirRR
20/02/2004, 09:54
Olha, na verdade sao dois motores diferentes (nao sei ao certo se o colega Luciano estava se referindo a isso)...

A Willys fabricava basicamente duas linhas de produção de motores:
Os Willys de 6 cilindros em linha equipados com carburação simples (BF 161) e dupla carburação com variações de cilindrada (2.600cc e 3000cc) fabricados na unidade de Taubaté SP

Os motores de 6 cilindros equiparam toda a linha genuína Willys - Aero, Itamaraty, Rural e Jeep - derivados dos motores americanos Hurricane[/size][/b], eram famosos por serem robustos, apresentarem baixa manutenção e alto rendimento de acordo com os padrões da época. O pioneiro foi o BF 161- seguido pelo 2600 com dupla carburação, depois vieram os 3000cc com dupla carburação para equipar a linha Itamaraty e por fim o 3000cc com carburação simples que equipou a linha Rural e Jeep em 1970, como equipamento opcional.

Scacca
20/02/2004, 10:18
Aproveitando que o tópico é sobre motores 6cc eu deixo aqui minha pergunta.

Qual a melhor carburação para o BF 161 e que seja de fácil adaptação?

Acho muito legal o motor do Opala 4.1, é um motor com dotes invejaveis, mas adoro meu BF e não gostaria de troca-lo, porém aquela carburação é muito simples, consome muito e tudo mais. Queria fuçar um pouco na minha mecanica sem ter que mudar muito a cara dela.

Será que estou pedindo muito?!? Sou chato né?!?

Abração a todos.

leopoldo
20/02/2004, 11:50
Não adianta sonhar em melhoria.

O projetista do BF matou o motor quando colocou o coletor de admissão "grudado" no cabeçote. Acabaram-se as chances de brincar com outros carburadores

Você não tem opção a menos que ache um cabeçote do itamaraty, que tinha dupla carburação.

Scacca
20/02/2004, 13:36
Grande Leopoldo

É plug and play esse cabeçote?

Acho isso fácil?

Quanto deve custar + - ?

Meu jeep vai melhorar a performance, consumo e tudo mais?

Estou realmente querendo melhorar meu jeep, mas não queria gastar muito no motor. Na ultima das hipóteses eu coloco um motor 6cc de maverick.

Isso melhoraria muito?

Faço muitas perguntas né?!?

Grande abraço

Aderbal Atz
20/02/2004, 16:02
aproveitando o "embalo" i a empolgaçao dos amigos mais sabidos ... qq o psoal aí acha do V8 !?! p/ aki eh raro ... gralment turbinam o 6cc mass qq vcs dizem do V8 !?!
VALEUUU PSOALLL :D

leopoldo
20/02/2004, 16:49
É plug and play esse cabeçote?

Acho isso fácil?

Quanto deve custar + - ?

Meu jeep vai melhorar a performance, consumo e tudo mais?



Scacca,

Eu já ví mas não sei aonde tem, vá a luta, ponha a pergunta no site, alguém pode ter jogado na garagem.

É a única opção para dupla carburação. e sim, melhora o desempenho.

Mas sempre tenha isso em mente........se melhora o desempenho, aumenta o consumo na proporção do "peso" do seu pé.

leopoldo
20/02/2004, 16:50
... qq o psoal aí acha do V8 !?! p/ aki eh raro ... gralment turbinam o 6cc mass qq vcs dizem do V8 !?!

Bom, o meu é V8. O que você gostaria de saber?

Aderbal Atz
20/02/2004, 20:44
ahh kra ... diz a tua opiniao ... os prós e os contras ...
valeu

Beto Lacerda
20/02/2004, 21:45
Bom, o meu é V8. O que você gostaria de saber?
sem querer me intrometer, mas vou aproveitar sua deixa , quando comecei a reformar o Brucutu (CJ 1980) a primeira coisa que eu pensei foi : o motor vai ter que ser grande ! então a primeira ideia foi instalar o famoso 302 V8 Ford mas quando vi um na trilha desanimei pois o carburador do cara era um edelbrock zerado e engasgava pacas em inclinações ,e segundo o piloto era um problema dos v8 que ele não conseguia resolver ou seja não achava carburador que desse conta da fome do bichão em grandes inclinações ,mas mesmo assimfui atraz de um pra mim mas a dificuldade de encontrar um V8 que não tivesse sido "malhado" em algum mavecão por ai por um preço razoavel, e a oportunidade de aprender um pouco de injeçãome fizeram comprar um gm 4.1 mpfi (que tb não é nenhum motorzinho :lol:) e tava muito bom a um preço legal ,mas nunca pude tirar a prova se tem esse defeito (se é que se pode chamar assim o correto seria caracteristica) nos V8 ou era papo do cara e o dele que tava mal regulado ???

ramiro_eli
20/02/2004, 22:57
Na grande maioria dos casos, quando um motor carburado apresenta falhas quando está inclinado, não é por falta de combustível, pelo contrário, ele está afogado.
Isto ocorre porque o combustível dentro da cuba do carburador se desloca para uma das extremidades, e a boia abaixa, liberando a passagem de mais combustível pela agulha, afogando o motor, seja ele V8, V6, L6, L4...basta ter carburador.
Um meio de tentar evitar isto é baixando o nível da cuba, "regulando" a boia.
Existem carburadores que são mais propensos a este tipo de falha(Webber IDF) e outros mais "tolerantes", como o 2E e o 3E...

Eu utilizo uma Webber 44IDF, deixei o nível da cuba a aproximadamente 1/3 da capacidade máx., mas em compensação utilizo uma agulha de grande vazão.

ferraz
01/03/2004, 19:22
Qual é o consumo de um motor 6cc do omega e do 302 o V8 canadense instalado em um jeep caso alguem já tenha visto o motor do omega no jeep

leopoldo
01/03/2004, 20:22
ahh kra ... diz a tua opiniao ... os prós e os contras ...

Vantagem???

Só se for filho de dono da petrobras. :lol:

Bom, quando eu coloquei o V8 no meu jeep, primeiro tinha sido uma doação de um conhecido que não queria mais ver "aquilo" encostado no fundo da garagem, depois, era o mais potente motor à disposição no mercado (depois do motor do Dodge Charger RT) e sem contar que tinha toda uma linha de acessórios como bomba de ar condicionado, bomba de direção hidráulica prontos, câmbio mecanico de 3 ou 4 marchas ou o cambio automático. Era só pegar em desmanches......nada de adaptações e ainda sobrava espaços vagos a serem preenchidos.

E além disso, era o que eu tinha na mão para poder rodar com os 9.00x16, considerado naquela época como impraticáveis de se colocar no jeep e no final, se voce coloca um desses no seu jeep, acaba gostando do ronquinho dele, põe um monte de coisa dependurada na polia dele e ele nem chia, etc....torra uma grana em montar tudo....

Hoje, tem toda uma opção de motores que a 13 anos não havia.

Hoje, se fosse partir do ZERO, provávelmente colocaria ou o 6 em V da Ranger ou o 6 em linha da Chevy.

Essa história de qual motor colocar no jeep, vai muito do seu gosto pessoal e do $$$$ na mão.



Meu conselho:

Não se guie pelo motor mas pergunte-se:

Nesse câmbio com reduzida que eu tenho ou quero comprar, qual motor posso colocar?



Sobre o esgazopamento, isso ocorre com qualquer motor carburado.

O único motor que trabalha até de lado é o injetado.

Para o V8 tem o kit holley pro-jection, víu que motor legal ?

Ian Moreira
02/03/2004, 08:13
Aproveitando que o tópico é sobre motores 6cc eu deixo aqui minha pergunta.

Qual a melhor carburação para o BF 161 e que seja de fácil adaptação?

Acho muito legal o motor do Opala 4.1, é um motor com dotes invejaveis, mas adoro meu BF e não gostaria de troca-lo, porém aquela carburação é muito simples, consome muito e tudo mais. Queria fuçar um pouco na minha mecanica sem ter que mudar muito a cara dela.

Será que estou pedindo muito?!? Sou chato né?!?

Abração a todos.


Eu passei por essa romaria :? , a poucos meses, e coloquei o carburador "2 E" e fiquei muito satisfeito, + econômico, melhor desempenho, não falha(engasga) de jeito nenhum e não engole o caroço tão facilmente.

Qualquer dúvida é só me perguntar :D

Vai a foto da traquitana para montar:

Scacca
02/03/2004, 09:23
Valeu Ian.

Finalmente alguém respondeu muito bem minha pergunta. Mas eu queria saber que mudanças vc precisou fazer.

Foi só colocar essa base que vc fez, ou tem mais alguma mudança?

Preciso das medidas dessa base pra poder fazer uma igual. Será que poderia fazer ela mais baixa pra ocupar menos espaço, ou isso afetaria o desempenho?

Como esse tópico não é sobre carburadores e Sim motores vc pode me passar por MP mesmo.

Obrigado amigo, grande abraço.

dptucunduva
02/03/2004, 10:29
Eu passei por essa romaria :? , a poucos meses, e coloquei o carburador "2 E" e fiquei muito satisfeito, + econômico, melhor desempenho, não falha(engasga) de jeito nenhum e não engole o caroço tão facilmente.

Ops!

De que carro é esse 2E?????? Seria um 2E de motor AP (santana, gol)?

Tá meio escuro nas fotos, mas tá parecendo 3E ou então tá cheio de "badulaques" pendurados... :lol:

Ian Moreira
02/03/2004, 12:23
YEEEESS :!: :!: :D "2E"


com o "3E" também deve ficar muito bom, talvez até melhor, não sei, mas a peça que eu fiz é composta daquela parte branca, o pescoço de tecnil, o adaptador do carburador "3E" para corsa turbo(segundo o especialista :? ) E UMA TIRA DE CELERON que fica entre o coletor e o pescoço de tecnil.

Eu recomendo, e relatei aqui no Forum passo a passo desde a Injeção eletrônica áo carburador "2E"


Só dou um conselho :x quem busca uma potência "bem" maior que a ORIGINAL, não perca tempo e nem dinheiro, troque logo o seu motor sai bem mais barato :) , agora se você gosta do desempenho do BF 161 e ficaria contente com uma melhora de 10 a 15 % em força e velocidade, e 1 a 1,5 Km/Litro de economia vai em frente é uma boa pedida, pois acaba com as pequenas falhas no motor e as engasgadas em rampas/barrancos/subidas "bem" íngremes, enfim é o que se chega mais perto da perfeição sem comprometer a durabilidade e conservando todos os outros componentes originais do motor(exceto o carburador), neste motor tão confiável e robusto :wink: .

[]' De quem passou na Pele(ou no bolso) :P

marcelo nunes
03/03/2004, 13:51
Não esqueçam que os 90 cv do BF 161 são cv SAE, potência BRUTA, medidos pela norma da década de 60.
No Itamaraty o motor era o 3000 e tinha declarados 130cv SAE brutos.
No Maverick, a Ford declarava 116 cv SAE brutos no motor 3000, alegando que havia "revisto a calibragem dos dinamômetros". Na verdade foram feitas algumas modificações, emespecial no cabeçote e na alimentação.

Os 118 cv do 4.1 GM a gasolina até 1989, são cv ABNT, potência LÌQUIDA, equivalentes à norma DIN e próximos à SAE atual. Ou seja esse motor dá uns 140 cv brutos. a partir de 1990 a potÊncia líquida passou a 121 cv ABNT.
O 250S tinha 127 cv ABNT na última série (1988). Os primeiros (1974) tinham 153 cv DIN ou 171cv SAE
O 4.1 a álcool tinha 132cváBNT até 1989 e 134 cv após 1990. O que dá uns 160 cv brutos, mais ou menos.
o 4.1 da Silverado tem 138 cv ABNT e o SFi do Omega tem 168cv ABNT.

Portanto, depois de toda essa sopa de normas (ABNT,DIN,SAE antiga, SAE nova) a conclusão é que mexer num BF para chegar perto de um 4.1 GM não compensa, pois a diferença de potência é muito grande.

Scacca
03/03/2004, 14:47
Concordo com vc Marcelo, eu tenho um BF 161, tenho conciencia que não compensa mexer nele pra ganhar grande potencia, mas sou feliz com ele, só quero eliminar alguns defeitos que o motor tem, a carburação é uma delas.

Não quero montar um monstro, meu motor anda bem e nunca me deixou na mão, ando numa média de 80 a 90 Km/h com ele, ja dei 120 de final e ele é muito forte de saída, desenvolve bem até uns 60, a partir dai precisa de um pouco de paciencia.

São gostos diferentes, se um dia eu precisar de mais que um bom carburador e uma boa distribuição eu passo pra outro motor.

Espero que entenda, gosto é igual C#%@, cada um tem um. :wink:

Abraços a todos.

marcelo nunes
03/03/2004, 15:57
Não discordei de você não.
Na verdade, o que eu quis dizer é que, se alguém quer ter um Jeep para estrada e poder ter potência e torque à vontade e gosta do seiszão GM, como eu também gosto, deve mais é usar um motor desses, se tiver bala para fazer isso.
O BF original é perfeitamente adequado para quem tem um uso como o seu e também se mete no barro. Só considerei que se alguém quer um Jeep que ande bem forte, é mais produtivo colocar logo o 4100, ao invés de "fuçar" no BF e acabar estragando o que ele tem de melhor: a durabilidade e a curva de torque plana e em baixos regimes.
Uma sugestão para o BF, que pode ser mais barata que um 2E, inclusive na manutenção: o Solex SEIE, que foi usado no Maverick 6, na A20/C20 e também no Opala 6 até 89.
É um carburador de corpo duplo também, adequado para motores de maior cilindrada e que custa bem mais barato, além de suas peças serem mais em conta.

Scacca
03/03/2004, 16:09
Calma Marcelão, não to bravo não, só gosto do meu BF, obrigado pela dica do carburador, mas estava vendo e acho que com o 2E os resultados são melhores.

Mas fico feliz em saber que não sou só eu que gosta do BF nas trilhas.

Abração

haundrich
04/03/2004, 23:18
Meu primeiro Willys, 66, 3 marchas, estava equipado com esse carburador brosol 3E, senao me engano. Era o mesmo bura dos opalas. Andava bem e eu ficava satisfeito. Era mais enjoado para regular ele, mas o resultado era bem econömico, pelo tanto que andava. Ja deixou Cj 4 marchas para tras na serra....
Ate hoje me arrependo de ter vendido ele...

abraco jipeiro
Flavio

Pedro Bachir
07/03/2004, 11:37
E ae???? :D

Pelo que deu pra entender o carburador 2E era usado nos APs, 2000 ou 1800??? :?

Quanto tão pedindo por um novo + -??? :roll:

Pedro Bachir
07/03/2004, 11:40
E ae??? :D

Pelo que eu entendi, os 2E eram usados nos APs, 2000 ou 1800???? :?

Quanto tão pedindo + - num desses novo??? :roll:

valew

flw :)

07/03/2004, 11:51
O carburador 2E era usado (e indicado) para motores abaixo de 2.0, até 1.8 vinha com ele.

Depois o 3E saiu para equipar motores 2.0 e acima. O 3E é menos restritivo em relação ao 2E, e é uma boa para motores maiores e mexidos.

[]s

Pedro Bachir
07/03/2004, 14:15
O carburador 2E era usado (e indicado) para motores abaixo de 2.0, até 1.8 vinha com ele.

Depois o 3E saiu para equipar motores 2.0 e acima. O 3E é menos restritivo em relação ao 2E, e é uma boa para motores maiores e mexidos.

[]s

E ae Ojaneri??? :D

Mas mesmo assim o 2E consegue alimentar bem o BF- 161???? :?

Ainda tão me devendo o preço do 2E!!!!! hehehehe :lol:

valew

flw :)

Ian Moreira
13/03/2004, 09:30
O carburador 2E era usado (e indicado) para motores abaixo de 2.0, até 1.8 vinha com ele.

Depois o 3E saiu para equipar motores 2.0 e acima. O 3E é menos restritivo em relação ao 2E, e é uma boa para motores maiores e mexidos.

[]s

E ae Ojaneri??? :D

Mas mesmo assim o 2E consegue alimentar bem o BF- 161???? :?

Ainda tão me devendo o preço do 2E!!!!! hehehehe :lol:

valew

flw :)


Consegue sim :wink: e é mais ou menos R$ 150,00 (2E)

Scacca
13/03/2004, 11:27
Fala Ian

Vc não quer vender a base do 2E pra eu colocar no Snake.

Me passa uma MP.

Obrigado

[]'s

Verly
10/01/2011, 21:46
Pessoal, desculpem mas vou ressucitar este tópico!
Tenho um willys 63 com BF161 (não sei se o motor é original do carro, acho que sim) mas estou intrigado pois não existe nele a inscrição "Fundido em Taubaté" como todos os outros que já vi. Outra diferença que vejo nele é que não tem a furação para fixar a plaqueta de alumínio com rebites, como todos os outros. Alguém sebe me explicar se ete motor é uma variação ou coisa parecida? De resto, O motor é idêntico em tudo!

Robertux
14/02/2011, 16:59
A inscrição "Fundido em Taubaté", se não me engano, vem no cabeçote e o local para colocar a plaqueta é no bloco. Meu jeep é 1976, mas o motor, segundo está estampado no cabeçote, é 1966. No cabeçote está escrito Fundido em Taubaté, no bloco tem o local para a plaqueta mas também não tem os furos para os arrebites.
Meu jeep vinha de fábrica com o motor Ford OHC Georgia de 4cc e foi substituído pelo BF 161. Eu nem sei se existiu, mas é possível que o seu tenha tido o motor, ou o cabeçote, trocado por um importado.

João Pacheco
27/03/2011, 08:35
Pessoal, surgiu um motor 6cc de uma caminhonete c10 em bom estado, o motor esta completo estão pedindo 500 latinhas por ele.
Vale a pena por este motor num cj5? E muito ultrapassado? Ja procurei bastante mas não achei a diferença de peso dele pro gm 250, alguem saberia me informar melhor?

Um abraço.

Robertux
27/03/2011, 09:55
Esse motor é o GM 261. É o mesmo que equipava o caminhão Chevrolet C-60. Ele é derivado do famoso Chevrolet Brasil, só que este tinha 3.1 L. e o 261 tem 4.3 L.
Com certeza é mais moderno que o BF 161, pelo menos todas as válvulas já são no cabeçote. Eu tive uma C-14 1967 (que a partir de 1970 passou a se chamar C-10) e rodei com ele mais de 350.000 Km sem abrir, o motor é excelente torque em baixa, ótimo para off-road, porém, na minha opinião é um pouco grande e pesado para o Jeep embora eu conheça algumas pessoas que usam e acham ótimo.

João Pacheco
27/03/2011, 21:22
Comparando o gm 261 com o gm 250, qual a diferença de peso? Comprimento? Facilidade de adaptação e preparação?
Algumas peças são intercambiaveis?
Abraço.

Robertux
28/03/2011, 00:39
Eu não conheço esses detalhes, mas olhando os dois dá pra ver que o 261 é bem mais parrudo que o 250, quanto à dificuldade na adaptação acho que é a mesma porque você pode usar o motor e o câmbio da C10 que ficará excelente e a flange para a reduzida do willys já tem pronta no mercado.

Gustavo de Olliveira
28/03/2011, 08:05
Pessoal, surgiu um motor 6cc de uma caminhonete c10 em bom estado, o motor esta completo estão pedindo 500 latinhas por ele.
Vale a pena por este motor num cj5? E muito ultrapassado? Ja procurei bastante mas não achei a diferença de peso dele pro gm 250, alguem saberia me informar melhor?

Um abraço.

Motor 6cc da C10 tem 151 cv...o peso acredito não ser diferente do 4.1
Saiu na C10 também motores 4cc ( opala ) e versões a diesel...

João Pacheco
28/03/2011, 12:20
Comparando o meu velho bf 161 com o gm 261, o gm pesa quanto a mais? Tem a necessidade de mudar os feixes dianteiro? os meus são originais.

Obrigado ao amigos do forum por esta ajuda, se souberem mais alguma informação fico agradecido.

pedro bonadio
28/03/2011, 14:01
A diferença de peso não é tão gritante, pois se tratam de dois motores 6 cilindros, sendo o Bf-161 mais antigo que o GM261.

A diferença deve girar entre 20 à 50 kg à mais para o GM261, porém o que ganha em peso ganha em potência, de 90hp passa pra 140hp e de 18kgfm de torque vai pra 30,31 kgfm de torque.

A relação peso X potência é vantajosa para o GM.

Agora, com todo esse torque e cavalaria, você vai precisar de um câmbio mais robusto.

Seus feixes, se estiverem bons, não necessitam de troca, agora se estiverem velhos e "arriados" troque pelos da band.

Me envie uma mp que podemos conversar melhor!!!

Abraços

DinoGuimaraes
17/04/2011, 03:13
sem tirar o barulho, vc ver um jipe com barulho de caminhao, rsrs
um amigo usa esse motor em uma F75, ficou animal, e sem adaptacoes pois é o famoso cambio C10 3 marchas, co adaptou a reduzida.
ficou um tesao, porem ele sofria constantemente com o tal ´´platinado´´ porem se vc colocar uma ignicao eletronica, pode esquecer, fica animal.
ele anda junto com 4.1 e 4.9 trankilo.
aceita alcool, mas dinovo o platinado judiava.
enfim é um show de motor, com ignicao eletronica nao perde em nada para o 4.1, so que é umpouco maior e um pouco mais pesado, ainda assim acho q é menor que o 4.9

ps: um detalhe importante é a embreagem, (nao é chapeu chines), akilo gruda de uma maneira, que nunca vi igual, excelente.....
abracos