Conectar

Ver Versão Completa : Cambio automático no off-road

Páginas : 1 [2]

freitasjr
24/08/2006, 12:50
Tô rindo muito com esse tópico.
Tão misturando tudo, quando se prova que AT é melhor na Pedra, falam de Barro, quando se prova que é melhor no barro, falam que é na Duna... Depois comparam que, jipes de RC não chegam a 160...:putz: (que raios tem a velocidade a ver com isso tudo?)...

Hehehehe, Pô Stephan, deixa a preguiça de lado e lê os Post do tópico por completo.

1º O assunto principal do tópico(AT X MT) foi desvirtuado várias vezes por alguns Jipeiros de RC...

2º Essa minha colocação de "jipes de RC não chegam a 160" foi uma reposta um pouco irônica ao "leovalle" que dizia que carros de RC faziam de tudo melhor que qualquer outro carro, por alguns ter motor V6 tinham velocidade de cruzeiro(andam muito 2º ele) logo seviam p/ expedições etc...

Sacou o pq da mina postagem irônica "jipes de RC não chegam a 160" :concordo: Nada de discursões, apenas achei esse argumento dele absurdo e retruquei.

Abraços, Francisco de Freitas...

billj
24/08/2006, 12:51
Aproveitando a sua deixa, só p/ título de informação:
tem alguns câmbios AT Sequencial Tiptronic que não permite travar a marcha selecionada com o giro do motor um pouco alto(se não me engano antes dos 4000 mil já passa p/ a marcha seguinte), como exemplo é o caso do Sorento; já o Tiptronic do Pathfinder, mantém a marcha selecionada mesmo no limite de corte de rotação do motor(característica essa, equivalente aos outros tipos de caixa de câmbios AT como P. Sport, L200, Hilux q Não são Tiptronic), recurso este útil em algumas situações off-road.

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas.

Posso confirmar com toda e absoluta certeza que o CA TH-180, um dos mais antigos e simples que existe, trava em primeira marcha, mesmo girando a 6.000 RPM..............:-P :mrgreen:

Assite o DVD da prova da UNRoC de Ribeirão Pires..............:mrgreen:

Marcelo R. A. da Cunha
24/08/2006, 12:57
Sério mesmo Marcelo? Então desafio lançado:
Se você conseguir sair com carro automático de 3ª reduzida, vc leva inteiramente grátis uma Ranger XLT 3.0 2006 com apenas 9mil Km rodados.

Ou o cambio vai sair primeiro de 1ª, para passar a 2ª e DEPOISSSSS passar a 3ª?
Alguns ainda tem a função HOLD (que vc não deve nem saber o que é), que faz o carro sair de 2ª. Mas de 3ª!?

Vixe Maria o bichinho é arretado mesmo:parede: :parede:

Não bobalhão só você que sabe tudo sobre tudo.

Já ouviu falar relação peso potênciade, relação de marchas, de diferenciais, Diâmetro de pneus, motorização, etc..., pois é carros diferentes resultados diferentes. Ou você acha que todos os carros que tem CA são iguais?? Se for assim qualquer carro com CM tem que ter o mesmo rendimento.

Ou para você só existe a 3a reduzida??:putz:

:cry: Cara já te dei vários toques, mas acho que não tem jeito mesmo não.:cry:

BURRO!!!!!!!!

samukanvas
24/08/2006, 13:18
Vou te passar por MP os dados para efetuar a transferência da Ranger...........

http://www.tciauto.com/instructions/322200_inst.htm

Você limita apenas em falar como palhaço ou veste a roupa também??

NÃO VOU MAIS TIRAR SARRO DOS MULAS NO FÓRUM. NÃO VOU MAIS TIRAR SARRO DOS MULAS NO FÓRUM. NÃO VOU MAIS TIRAR SARRO DOS MULAS NO FÓRUM. NÃO VOU MAIS TIRAR SARRO DOS MULAS NO FÓRUM. NÃO VOU MAIS TIRAR SARRO DOS MULAS NO FÓRUM. NÃO VOU MAIS TIRAR SARRO DOS MULAS NO FÓRUM. NÃO VOU MAIS TIRAR SARRO DOS MULAS NO FÓRUM. NÃO VOU MAIS TIRAR SARRO DOS MULAS NO FÓRUM.

X2 tudo, mas como é que a gente vai rachar essa ranger em 2? :pensativo: Vai ter que dar 2X natalino..... :mrgreen:

http://www.awshifting.com/index.html

eichen
24/08/2006, 13:23
Pessoal,

to acompanhando e cheguei a conclusão de que nao vamos chegar a conclusão nenhuma. Pra mim a coisa é simples pois o tópico é: "cambio automatico no off-road "

Isto é que nem time de futebol... para o que eu torço é melhor...

Existem vários tipos de off -road, vou ficar só com 2 pra justificar:

-já fiz dois Sertões : é cross country de off- road ! com todo o tipo de terreno. No ultimo que fiz -2005-tinha uma L200 RS (lógico, manual).Fazer um off-road tipo velocidade cross country de automático NEM PENSAR (não to falando em sequencial ...)Seria muito difícil ter o carro na mão com um automatico comum.... é muita variação de terreno, velocidade,erosoes,areao,rios etc.

Impossível , ok muito dificil, dosar, telegrafar, trabalhar com o carro de lado, etc com um automatico normal destes que estamos acostumados

-faço sempre trilhas pelo litoral do RS e estrada do inferno com dunas , lagoas ,barro, etc com uma Sport 98 automatica, e é EXCELENTE! (apesar da gente não ter muito "controle "sobre o cambio, tipo andar só em primeira ou arrancar em 3ª ou 4 ª reduzida etc.

Então, como usuário dos dois cambios digo que tanto um como o outro é são muito bons dependendo do que vai se fazer.

Claro, com um manual eu faço um off-road velocidade e um off-road tipo trilha, e com um automático não faria um off-road velocidade.

Abraços

Gerson

freitasjr
24/08/2006, 13:28
Beto e os demais mods, tinha prometido por mim mesmo que não iria tirar mais sarro dos mulas aqui no Fórum. Mas tá difíííííícil, viu???
NÃO VOU TIRAR MAIS SARRO NO FÓRUM. NÃO VOU TIRAR MAIS SARRO NO FÓRUM...

Ah tá :roll: as coisa aqui tão mudando de rumo bastante rápido... Pensei que se tratasse aqui de assuntos 4x4...:pensativo: Mas se vc prefere assim, deixa eu entrar na brincadeira tb :mrgreen:

"Postado originalmente por leovalle
Com seu carro provavelmente fica no buraco mesmo, com o meu é preparado exatamente pra isso, eu saio."

Se não quebrar cardan.......... Mas pensando bem, com o pé leve que tem, é provável que sai mesmo assim.............:mrgreen:

Pensando bem, era bem capaz de eu sair mesmo :dance: , mas uma coisa é certa não ficaria preso nas "Caçambas" como vc ficou no campeonato de RC realizado no dia 1º de Abril no município de Ribeirão Pires.

Não consegiu passar nem pelo 1º obstáculo(as Caçambas) :shock: E mais adiante na reportagem diz assim:

- "Após diversas tentativas Bill Johnson ficou preso, e de tanto forçar, o Motor Fundiu" Ptuz :putz: Huhauahuahuahau :twisted:

Pensaram que acabou!!!? não ainda tem mais:
- "Eles tentaram trocar o propulsor, mas foi em vão :parede: . O piloto quis continuar com o apoio do guinho elétrico... :o :putz:" mas não deu...

Pô Bill vc como "representante" do pessoal do fórum 4x4 em RC vai lá e faz uma CAGADA dessas :mrgreen: :lol: não consegue nem se classificar, nem a passar pelo 1º obstáculo :parede:

caramba, acho que nem eu seria tão ruim assim hehehee :mrgreen:

Espero que vc lá não tenha feito nenhuma alusão daqui(de q participa do forúm 4x4) se não a gente vai ficar vermelho de veeergoonha Biu Biu :oops:

Abs, Francisco de Freitas...

freitasjr
24/08/2006, 13:31
editei este aqui pois foi postado 2 vezes sem necessidade

freitasjr
24/08/2006, 13:38
Posso confirmar com toda e absoluta certeza que o CA TH-180, um dos mais antigos e simples que existe, trava em primeira marcha, mesmo girando a 6.000 RPM..............:-P :mrgreen:

Não é o que acontece com o do Sorento; e acredito que ele não seja o único a fazer isto.

billj
24/08/2006, 13:47
Sim, fundimos o motor. Devido uma grande inclinação lateral, faltou óleo no cabeçote. Acontece...........

A sua tentaiva (sem sucesso, IMNSHO) de me ridicularizar por ter tido fracasso em uma das três provas realizadas neste ano tem qual objetivo??

A turma até que estava pegando leve em você, concentrando mais no seu primo retardado. Agora, aguenta.............

BURRO #2............

PS: Quando se cansar de brincar de carrinho na caixa de areia aí, fale conois..........

freitasjr
24/08/2006, 13:47
Pessoal,...
-faço sempre trilhas pelo litoral do RS e estrada do inferno com dunas , lagoas ,barro, etc com uma Sport 98 automatica, e é EXCELENTE! (apesar da gente não ter muito "controle "sobre o cambio, tipo andar só em primeira ou arrancar em 3ª ou 4 ª reduzida etc.

Então, como usuário dos dois cambios digo que tanto um como o outro é são muito bons dependendo do que vai se fazer.

Claro, com um manual eu faço um off-road velocidade e um off-road tipo trilha, e com um automático não faria um off-road velocidade.

Muito bem colocado...:concordo:

É isso que alguns daqui do fórum estar mostrando e tentanto dizer deeessdoo o início do tópico, mas tem uns TEIMOSOS praticantes de RC(acostumados + com erosões e pedras) que não entendem(ou se fazem de desentendidos) só p/ tentar mostrar que apenas a sua opinião é a certa...:parede:

Fazer o qué né...infelizmente acho que está "má" discursão ainda está longe de terminar...

Abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...

freitasjr
24/08/2006, 14:04
Sim, fundimos o motor. Devido uma grande inclinação lateral, faltou óleo no cabeçote. Acontece...........

Mas não aconteceu com os outros, só com vc :parede: , prova de que vc não é tão bom quanto pensa ser :lol: :mrgreen:

A sua tentaiva (sem sucesso, IMNSHO) de me ridicularizar por ter tido fracasso em uma das três provas realizadas neste ano tem qual objetivo??

Ué, vc começa a brincadeira(de Zoar os outros) e agora que parar, se sentindo todo ofendido :palmas: , realmente meu caro Biu(agora só vou chamar vc assim), vc não sabe perder, Nem muito menos brincar.:discordo: :mrgreen:

PS: Quando se cansar de brincar de carrinho na caixa de areia aí, fale conois..........

1º Eu nunca disse que faço Apenas off-road em dunas/areia/morros, gosto de praticar em todo tipo de terreno; ao contrário de Vc e Alguns jipeiros daqui do forúm(eu disse alguns e não todos) só gostão de Erosões :parede: (quem é mais off-road aqui!!!?)

2º Que a continuar a Zoar ainda :?: :twisted:

3º Na prova de RC na Serra da Moeda no município de Nova Lima, vc conseguiu com muuiiittooo eesfoorrço chegar em 2º. Parabéns Biu, evoluiu, prova de que vc anda aprendendo algo bom com nós aqui no tópico de Picapes 4x4.

4º Ainda quer brincar de Zoar com os outros Biu :-P

Abs, sem ressentimentos, esperando vc criar juízo meu amigo, Francisco de Freitas...

Sergio Rocha
24/08/2006, 14:16
Caramba

A fina flor do forum perdendo tempo com uma dupla de jegues.

Bill

O spider tá ficando muito legal com akele V6 vai ficar o bixo.

Leo

E o Velo ? Quando volta a competir ?

Samukanvas

E a xeroca roda esse ano ?

Sandro

O Hulk acabaram os upgrades ?

Nesse fds acho q vamos pro K>IN topa ?

[] '

billj
24/08/2006, 14:31
Içu mezmo Sérgio, estamos perdendo tempo aqui.............

Tirar sarro destes mulas é igual jogar água de chuva em gente numa parada de ônibus. É engraçado para caraio, mas não pode deixar de ter pena dos coitado........:mrgreen:

Para finalizar............ Câmbio automático é melhor..............

freitasjr
24/08/2006, 14:56
Caramba
A fina flor do forum perdendo tempo com uma dupla de jegues.

Eita, zoação tá esse fórum... pessoal Jipeiro do RC estão se sentido todo ofendidinhos... só pq o pessoal de picapes resolveu entrar na brincadeira de zoação que vcs começaram(já que começaram, então agora guentaaaa).

Bem, agora vamos ao seu delicado comentário:

Huummm, noosssaa, "A FINA FLÔR DO FÓRUM" que coisa mais delicada :p Eu até que botava uma fezinha em vc em Sergiiouuu :mrgreen: , mas depois dessa.:twisted: Bem que eu desconfiava que tinha algo, ... hummm, digamos mais íntimo entre vc e o Biu... depois de vc tanto puxar o saco dele, deve tá esticado até o joelho :lol: :shock:

PS: BABÃO 2

Já que vc se declarou de vez Sergiouuuu, abaixo vai um presentinho em anexo p/ vc :mrgreen:

Ass.: Francisco de Freitas...

abreu
24/08/2006, 15:55
Ou para você só existe a 3a reduzida??:putz:

Para subir morros? SÓ! BURRO!!!
Pq, vc vai chegar aqui com seu super carro e mostrar que aqui somos todos burros e vai subir de 1ª marcha na 4x2 neh?

Vc é o cara MESMO! Muito foda vc! Sério msm! Meu sonho e ser primeiro o Billijfodemotor depois é ser vc!

Abraços.

abreu
24/08/2006, 15:58

A turma até que estava pegando leve em você, concentrando mais no seu primo retardado. Agora, aguenta.............

BURRO #2............

Isso prova que seu 4x4 é um lixo e que vc é BURRO, BURRO e BURRO.

Vc não sabe que dentro do carter tem uma "pecinha" que se chama PESCADOR que "pesca" o óleo e em grandes inclinações ele pode não pegar óleo seu BURRO?
Dá proxima vez aprenda a pilotar e primeiramente não deixe o carro muito inclinado. Depois compre um motor que preste, ou adapte um pescador mais fundo nessa sua joça.

E ainda vem falar de pick-up.

BURRO. BURRO. BURRO.

Beto Lacerda
24/08/2006, 16:13
Pq, vc vai chegar aqui com seu super carro e mostrar que aqui somos todos burros e vai subir de 1ª marcha na 4x2 neh?

Vc é o cara MESMO! Muito foda vc! Sério msm! Meu sonho e ser primeiro o Billijfodemotor depois é ser vc!

Abraços.
Abreu faz um favor na boa .. num vou falar que vc ta certo nem errado ...
pega o manula da sua ranger
ve a relação de marchas
ve a relação da redução
ve qual o valor final p/ 1ª em high e depois p/ 3ªem low
[]'s

Marcelo R. A. da Cunha
24/08/2006, 16:14

Abraços.

AIAIAIAIA

Cada resposta sua é um verdadeiro atentado a teoria que a raça humana é o animal mais inteligente desse planeta.

Ainda bem que não testaram o seu QI, pois até um Jegue teria a inteligência BEM superior a sua.

Com essa resposta eu realmente desisto.

Alguém disse aqui que seria o meu carro o animal!!!!! Estamos falando de carros no geral e não competindo para ver quem tem o melhor carro. Apesar de que um carro como o seu que serve para dunas, pedras, lama, trilhas pesadas e ainda para arrancadas tem que ser único no mundo, não??

Cara vc tem que ser a pessoa mais "INTELIGENTE" desse fórum, não se cansa de escrever besteiras não!

IGORFROTA
24/08/2006, 16:21
Que Tal Encerrar Essa Besteirada Toda E Tentarmos Dar Um Foco Mais Construtivo Ao Topico.

Pessoal Que Gosta De Ca...podem Passar Alguns Macetes De Condução Off Road Em Vários Terrenos Diferentes.

Para Mim Esse Topico Serviu Para Quebrar Alguns Paradigmas:

1. Ao Contrario Do Que Eu Pensava, A Ca Tem Muitos Adoradores E Sem Duvida Deve Ter No Minimo Seus Beneficios Para Encantar Tantos. Cada Um Com Seu Gosto E Técnica.

2. Me Adimirei Com O Fato De Estarem Instalando Ca Em Carros Off-road Adaptados E "antigos" (nao Me Interpretem Mal). Sempre Imaginei Os Jipes Com Cm....

3. Se Da Para Colocar Ca Nesse Tipo De Carro, Creio Que Esse Mesmo Pessoal Saiba Como Adaptar Um Motor 2.8 Ps Numa Cherokee Sport.to Com Esse Projeto Que Incluia Ate A Troca Do Cambio, Mas Mudei De Ideia...quero Colocar O Motor E Preservar O Ca. Alguem Ajuda ?

Stephan
24/08/2006, 16:28
Pessoal,

Fazer um off-road tipo velocidade cross country de automático NEM PENSAR (não to falando em sequencial ...)Seria muito difícil ter o carro na mão com um automatico comum.... é muita variação de terreno, velocidade,erosoes,areao,rios etc.

Gerson
Gerson....mais um que deve mudar seus conceitos...

Fiz Sertões 2005 com Automático ! :mrgreen:

Detalhe...meu "veículo" pesava meros 8.560 kg.(VW Caminhão 313) !

"chegar" numa porteira c/ mataburro 4 curecas, a 90º vindo de uma estrada principal a 150 km/h, tirra o pé do acelerador, grudar no freio, e amo mesmo tempo ir "bombando" o acelerador (assim o câmbio sente o "peso" e reduz), (pendular... porque nao?) e sair já "rasgando" a reta...só um auto faz por vc...experimente.. vc vai gostar !!! :)

Marcelo R. A. da Cunha
24/08/2006, 16:31
Que Tal Encerrar Essa Besteirada Toda E Tentarmos Dar Um Foco Mais Construtivo Ao Topico.

Pessoal Que Gosta De Ca...podem Passar Alguns Macetes De Condução Off Road Em Vários Terrenos Diferentes.

1. Ao Contrario Do Que Eu Pensava, A Ca Tem Muitos Adoradores E Sem Duvida Deve Ter No Minimo Seus Beneficios Para Encantar Tantos. Cada Um Com Seu Gosto E Técnica.

2. Me Adimirei Com O Fato De Estarem Instalando Ca Em Carros Off-road Adaptados E "antigos" (nao Me Interpretem Mal). Sempre Imaginei Os Jipes Com Cm....

3. Se Da Para Colocar Ca Nesse Tipo De Carro, Creio Que Esse Mesmo Pessoal Saiba Como Adaptar Um Motor 2.8 Ps Numa Cherokee Sport.to Com Esse Projeto Que Incluia Ate A Troca Do Cambio, Mas Mudei De Ideia...quero Colocar O Motor E Preservar O Ca. Alguem Ajuda ?

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Viu o bicho do 4x4 já pegou vc tambem (no bom sentido)

Nada impossivel esse seu projeto, e acredito que o resultado deva ser no mínimo Muito Bom.

rgds

Stephan
24/08/2006, 16:35

Parabéns...alguém via a luz no fim do túnel...
CA pode ser apadoada em qualquer carro. Nisso que vc tá pensando existe só um pequeno detalhe que (se não me engano) o CA da Cheroka tem um módulo eletrônico, que trabalha junto com o motor..mas já dá pra "burlar" isso também !

Vai fundo ! uma cheroka 2.8 iria ficar o bicho !!!

Marcelo R. A. da Cunha
24/08/2006, 16:42

"chegar" numa porteira c/ mataburro 4 curecas, a 90º vindo de uma estrada principal a 150 km/h, tirra o pé do acelerador, grudar no freio, e amo mesmo tempo ir "bombando" o acelerador (assim o câmbio sente o "peso" e reduz), (pendular... porque nao?) e sair já "rasgando" a reta...só um auto faz por vc...experimente.. vc vai gostar !!! :)

Brinquedinho bem interessante esse seu :mrgreen:

Já andei junto com um dos caminhoes do Salvini e gostei do que ví.

rgds

Beto Lacerda
24/08/2006, 16:49
os 2.8 tem numeros similares ao 4.1 mpfi e capa seca similar tb .. eu partiria p/ um 3L30 ou um Zf4Hp22 (4m )
mais voltado p/ o ZF que é muito superior ao 3L30 :twisted:
[]'s

Marcelo R. A. da Cunha
24/08/2006, 16:54
Stephan

O caminhão é esse da foto anexada, ele fez o passeio anual pela areia que fazemos no NJC.

IGORFROTA
24/08/2006, 16:57
Soh finalizando em questões de opinião:

Atualmente possuo Pickup S10(muito ruinzinha por sinal) e vou trocar de carro no fim do ano.
Ja pensei bastante em pegar um Troller, que acho que me levaria mais facilmente à lugares onde a pickup teria dificuldade ou nem chegaria.Isso com o conforto relativo bem superior aos Jipes adaptados..
Mas dí eu penso: O que espero de um carro off-road ?
espero que ele me leve à lugares fora de estrada, com relativo conforto, me proporcionando adrenalina com segurança e principalmente: com a possibilidade de levar toda a traquinlharia necessária para um bom churrasco regado à muita cerveja. Por esse motivo, devo trocar em uma Ranger PS 2.8. Assim melhoro meu desempenho no off-road e continuo com o meu propósito de curtição.
Acho que para esse propósito, uma pickup 4x4 é perfeita.
Tenho 4x4 a 1 ano, e apesar de ser muito fraquinha (muito mesmo), sempre me levou a todos os lugares e me propiciou muita curtição...
Se vai ser CA ou CM...depende muito do gosto do motorista e do veículo em questão (dizem que alguns CA são problemáticos)

É DISSO QUE EU TO FALANDO:
Qual o preço de curtir um passeio com cerveja, churrasquira, mesa, cadeira e 6 amigos na cacamba (nao possuem 4x4) com as muie tudo dentro do carro no CONFORTO DO AR CONDICIONADO.

IGORFROTA
24/08/2006, 17:03
A ultima imagem ficou pequena

IGORFROTA
24/08/2006, 17:04
Caraca....de novo......deve estar havendo algum problema.....nao ficou miniatura....

Marcelo R. A. da Cunha
24/08/2006, 17:25
Caraca....de novo......deve estar havendo algum problema.....nao ficou miniatura....

Tenta abrir a foto antes de postar, pelo tamanho tá parecendo que foi reduzida para ser avatar.

rgds

Sergio Rocha
24/08/2006, 18:37
Eita, zoação tá esse fórum... pessoal Jipeiro do RC estão se sentido todo ofendidinhos... só pq o pessoal de picapes resolveu entrar na brincadeira de zoação que vcs começaram(já que começaram, então agora guentaaaa).

Bem, agora vamos ao seu delicado comentário:

Huummm, noosssaa, "A FINA FLÔR DO FÓRUM" que coisa mais delicada :p Eu até que botava uma fezinha em vc em Sergiiouuu :mrgreen: , mas depois dessa.:twisted: Bem que eu desconfiava que tinha algo, ... hummm, digamos mais íntimo entre vc e o Biu... depois de vc tanto puxar o saco dele, deve tá esticado até o joelho :lol: :shock:

PS: BABÃO 2

Já que vc se declarou de vez Sergiouuuu, abaixo vai um presentinho em anexo p/ vc :mrgreen:

Ass.: Francisco de Freitas...

Minha flor de lotus

Já passei da idade de me preocupar com essa sua necessidade de auto afirmação de macho.

Só pra tua informação tenho um filho da tua idade, e outro de 22 anos.
Por isso tenho uma certa paciencia de ler as besteiras que vcs postam aki.Me lembra meus filhos fazendo malcriação.

O teu amiguinho ainda é uma criança, mas vc já é um homenzinho devia saber se comportar melhor.Qualquer um dos que citei acima, entendem e tem muito mais experiencia em veículos on ou off road que vc.Então exerça a virtude de aprender.Deus te deu DUAS orelhas e UMA boca.Não foi por acaso.Entendeu ou quer que eu desenhe ?

Vcs estão virando piada aki no forum, tenha noção do ridículo que vcs estão passando.Leia mais o forum.Procure ver o que essas pessoas já falaram em outros tópicos.Vc vai se envergonhar disso tudo aki.

[ ] '

eichen
24/08/2006, 18:46

Oi Marcelo !!

Só de ver tu falar me deu saudades .Em 2003 cheguei em São Luiz do Maranhao mas em 2005 fiquei no 6º ou 7º dia no Jalapão eram quase 500km,a 10 km da chegada por falta de diesel -mesmo com 2 tamques)

Mas tudo é questão de estilo. Como disse faço trilha com a Sport automatica e acho EXCELENTE, mas pra andar off-road de alta prefiro o mamual, pois as caixas que temos (da cherokee principalmente) tem um "gap" grande quando tu precisas "telegrafar" ou dar um toque pra escapar de algo

No ca do teu caminhão não tem "gap"?

Claro que ia preferir fazer um Sertoes com a CA do carro que guio na cidade , um A4 multitronic com 7 marchas nas borboletas!! Aí sim eu não ia ter duvida , ia de ca. Mas as tradicionais dos 4 x4 são lentas nas respostas

aproveito e mando foto da L200 R , L200RS e da sport (automatica!!!!)pra trilha. Resumo : gosto das duas !!!

Abraços
Gerson

eichen
24/08/2006, 19:01
Na mensagen anterior O certo era

Oi Stephan !!
Mas tambem fica valendo, Oi Marcelo !!

Abraços
Gerson

samukanvas
24/08/2006, 19:21
. Como disse faço trilha com a Sport automatica e acho EXCELENTE, Gerson

Tio,

Me diga uma coisa: Essa água toda debaixo e em volta da cherokee é salgada? :pensativo:

freitasjr
24/08/2006, 19:37
Minha flor de lotus
Já passei da idade de me preocupar com essa sua necessidade de auto afirmação de macho.

Minha :?: quem precisa de auto-afirmação aqui é vc meu caro. :discordo:

Por isso tenho uma certa paciencia de ler as besteiras que vcs postam aki.Me lembra meus filhos fazendo malcriação.

Isso não quer dizer nada... Já ouviu falar de gilete por acaso :mrgreen: brincadeira :concordo:
Quanto as malcriações, garanto que fiz menos que vc, o Biu, o e o Leo.

...Vcs estão virando piada aki no forum, tenha noção do ridículo que vcs estão passando.Leia mais o forum.Procure ver o que essas pessoas já falaram em outros tópicos.Vc vai se envergonhar disso tudo aki...

Cara, quem tem que se envergonhar aqui é vc(56 anos), o Bio(44), e o leovalle(esse dar até p/ desculpar pois só tem 17 anos e ainda não é responsável pelos seus atos).
Mas tú um véio de 56 anos(no bom sentido), o Bill de 44 e alguns jipeiros acima de 30 :parede: se comportando feito crianças ?

Vamos recapitular p/ refrescar a sua mente:

1º Nunca me metir em cofusão nenhuma com ninguém daqui do fórum(vcs foram os 1ºs)

2º Se vc se dê o trabalho de relê os Post daqui do fórum, quem começou com a zoação(palavras do próprio Bill) foram vcs.
Tava tudo na paz, uns colocavam sugestões, outros as experiências que passavam, outros perguntavam(eu por exemplo perguntava/sugeria/debatia), tudo na boa e aí entraram vcs com agressões gratuitas, palavrões, sarcasmo e segundo o prórpio Bill(UMA BOA ZOAÇÃO)... cada um querendo ser o mais engraçado, + boca suja e palhaço se mostrando p/ os demais no tópico.

3º Por várias vezes PEDI(se não me engano em 4 postagens) aos "engraçadinhos" p/ pararem com essa discursão besta, agressões e gracinhas e voltar ao assunto do tópico e a maioria já tinha parado, aí o Leo continuou como o vocabulário de palavrões dele(deixei passar devido a idade) e o Bill com o maior sarcasmo falando de zoação e seus seguidores(incluindo vc c/ as suas ofensas q até pouco tempo tava se comportando civilizadamente).

4º Não é por mim, pois não ligo p/ essas besteiras que o o Bill e Alguns outros falam(leiam-se palavrões/agressões/ironias) porém é triste vê um Tópico que tinha tudo p/ ser legal ser tumultuado por um bando de Jipeiros querendo parecer engraçados frente aos demais colegas do fórum.

Então por não mais aguentar a perder meu tempo em ler essas Zoações(engraçadas segundo o Bill) ditas por um bando de veios acima de 40 anos que deveriam dar exemplo aqui no fórum e por RESPEITO AOS DEMAIS do fórum que desejam uma discursão frutífera que decidir Descer ao Nível dos Senhores entrar na Zoação criada por Bil e seus seguidores, pois vi que PEDIR(q fiz por 4 vezes) com educação p/ acabarem com a BAIXARIA, não tava adiantanto e entrando na brincadeira(começada pelos jipeiros de zoar com os outros) talvez conseguisse abrir os olhos de vcs o quanto INOPORTUNO estavam sendo.

E finalmente, Parece(digo parece pois não sei se ainda vai aparecer + um engraçadinho p/ tumultuar) que consegui... vcs se sentiram ofendidos por uma ZOAÇÃO(usando as palavras de vcs) que os Senhores mesmos começaram.

Por isso caro colega quem estava se comportando com mentalidade de criança com certeza não eram as pessoas de bem que desde o início estavam tentanto educadamente contribuir com informações de câmbio AT e MT.

Logo enquanto ALGUNS insistirem em se comportar como crianças, apenas ESTAS pessoas deveram serem tratadas como TAL , p/ vê se dão conta do que estão fazendo. Veja que a partir do momento que resolvi entrar na Zoação imposta pelo Bill e seus seguidores(apenas hoje), com as demais pessoas do fórum(que se comportavam dignamente) me referia com RESPEITO e me atava apenas ao assunto de câmbio AT e MT.

Espero que com essa carta toda que escrevi os engraçadinhos REFLITAM, e possamos voltar a conversar/debater de forma civilizada e que o tópico tome o rumo de volta como alguns já estão tentanto fazer.

Abraços, sem ressentimentos, esperando que o juízo e serenidade impere neste tópico sinistro...:wink: Francisco de Freitas...

Sergio Rocha
24/08/2006, 19:49
Flor de lotus

O leovalle tem a tua idade.Ve como vc é mal informado ?

Quanto ao resto, quanta besteira.Não vou responder mais, to fora.Criança malcriada a gente se ignorar é melhor.

[] 'e beijinhos

freitasjr
24/08/2006, 20:00
Claro que ia preferir fazer um Sertoes com a CA do carro que guio na cidade...um A4 multitronic com 7 marchas nas borboletas!! Aí sim eu não ia ter duvida , ia de ca.

Pô aí assim é covardia, um câmbio AT de 6 ou 7 marchas nas boborletas, te permitindo tb manter a marcha selecionada até o limite de corte de giro do motor ia ser Show de Bola :dance: :concordo:

Mas as tradicionais dos 4 x4 são lentas nas respostas.

Tb adoro câmbio AT tanto na cidade como no off-road, mas em determinadas situações(pouquíssimas) como vc mesmo disse a de Alguns 4x4 são lentas nas respostas e/ou te "impedem" de fazer determinadas facetas tão bem quanto um MT. ;-)

Abraços, Francisco de Freitas...

freitasjr
24/08/2006, 20:12
Flor de lotus
O leovalle tem a tua idade.Ve como vc é mal informado ?
Quanto ao resto, quanta besteira.Não vou responder mais, to fora.Criança malcriada a gente se ignorar é melhor.
[] 'e beijinhos

Quanto a idade do Leo, foi o Samukanvas que comentou em um poste que tinha 17....:|

Quanto a vc, depois de tudo que eu falei ainda continua a pensar assim :putz: :parede: :parede: desisto, é tempo perdido tentar enfiar juízo na sua cabeça de 56 anos(mas mentalidade de 12)... o melhor mesmo como vc disse é ignorar... vai ser um favor a nós 2.

Ass.: Francisco de Freitas.

leovalle
24/08/2006, 20:35
Minha flor de lotus

O teu amiguinho ainda é uma criança, mas vc já é um homenzinho devia saber se comportar melhor.Qualquer um dos que citei acima, entendem e tem muito mais experiencia em veículos on ou off road que vc.Então exerça a virtude de aprender.Deus te deu DUAS orelhas e UMA boca.Não foi por acaso.Entendeu ou quer que eu desenhe ?

Vcs estão virando piada aki no forum, tenha noção do ridículo que vcs estão passando.Leia mais o forum.Procure ver o que essas pessoas já falaram em outros tópicos.Vc vai se envergonhar disso tudo aki.

[ ] '

Eu não sei porcaria nenhuma, mas o Serjão é meu herói. :concordo::mrgreen:

Ah, na verdade tenho 12 anos, é que rodei muito em estrada de terra.

Atendendo a pedidos não mais sacanearei aqui e não escrevi nenhum palavrão também.

Obs: muié e melhor que CM que é melhor que CA :mrgreen:

leovalle
24/08/2006, 20:39
Tô pra trocar meu camelo GL 2002 por uma Dromedário Outdoor, aí surgiu a dúvida em manual e automático.

O automático atrapalha em condições mais severas, subidas com lama por exemplo ou pra atravessar um atoleiro?

Opiniões de quem já fez trilha com câmbio automático serão bem vindas.

Obrigado

Ali Babá

:mrgreen: num resistí

wagnerf
24/08/2006, 21:48
Obs: muié e melhor que CM que é melhor que CA :mrgreen:

Leo voltei a achar vc um cara legal kkkk

Sandro Tannuri
25/08/2006, 00:18
Sergião,

O que acabou foi o $$, a lista de upgrades não para de crescer.:parede:
Ja estou confirmado no K>in, sabado 9:00 no posto ao lado da SanDiego.

To sentindo falta do Gilvan aqui no topico, com aquela ideia de juntar uma CM a uma CA ele ia botar ordem aqui. :mrgreen:

Abraços,

abreu
25/08/2006, 01:54
Abreu faz um favor na boa .. num vou falar que vc ta certo nem errado ...
pega o manula da sua ranger
ve a relação de marchas
ve a relação da redução
ve qual o valor final p/ 1ª em high e depois p/ 3ªem low
[]'s

Beto, é bem parecida com a da primeira em HI, pouca coisa mais curta...
O problema é que para tirar o carro da inercia, a 1ª HI é uma marcha muito longa, logo, alguns carros não conseguem sair do lugar.
É sair do lugar mesmo. Algumas dunas tem areia muito pesada.

Meu carro ainda tem um motor bem forte que o ajuda nisso. Mas 90% dos 4x4 em 1ª HI não conseguem encher o giro do motor, logo, não sobem o morro que está a frente.

O que se faz é usar a tração reduzida. Usa-se a 2ª para vender a inercia e levantar o giro e joga-se a 3ª (já com a turbina "a postos") para subir o morro.

A Ranger 3.0 não tem problemas em subir morros de 1ª HI. Ela consegue encher o motor mesmo nas areias mais pesadas.
Mas fazendo isto, estou forçando muito mais minha embreagem (para sair da inercia), por isso, a reduzida é o melhor caminho.

Abraços.

abreu
25/08/2006, 02:04
Freitas, como não me lembrava bem como se comportava o carro de tração trazeira com freio e acelerador pisados, hoje testei.

Seguinte:
No asfalto, com freio pisado a acelerador tambem, na 4x2 ela trava as rodas dianteiras mas as trazeiras ficam patinando (hehehe, sobe bastante fumaça de pneus!).

A L200 Sport não fazia isto. Ela ficava mesmo totalmente parada. Foi ai que descobrimos que o conversor de torque estava com problemas.
Mas agora não lembro se depois da troca ela ficou boa ou não.

Se o que vc relatou foi isso que aconteceu na Sorento, é normal, pois o freio trazeiro não consegue segurar as rodas mesmo. Mas o carro fica imóvel, apenas com as rodas trazeiras patinando.

Abraços.

abreu
25/08/2006, 02:20
Ah, antes que eu me esqueça:

PEDAAALA Samukanvas!!! http://www.pittsburghnewage.net/ghosthunter/smiley3/slap.gif

Aauiauhahuauhauha.

abreu
25/08/2006, 02:40
Minha flor de lotus

[ ] '

Pois eh Sergio. Ficastes tão velho que até esquecestes o que é um forum.
Mas refrescarei tua memória caro amigo. Forum é um lugar de discursão, onde pessoas colocam assuntos em pauta para serem discutidos pelo grupo, cada um dando a sua opnião. Se não for um lugar para expor opniões, então não será um forum. Será um "monologo" onde ficamos apenas aceitando de cabeça baixa o que é dito pelos outros.

Nenhum de vocês conheçem bem o terreno em que andamos.
Nenhum de vocês conheçem bem nossas dunas.
Então aprendam a, quando não conheçerem bem o terreno citado, NÃO COMENTAR SOBRE ELE.
Já me viram aqui alguma vez abir a boca para afirmar que a Ranger anda bem nas trilhas de vocês? Nunca né?
Claro. Não conheço o terreno, como vou ou não afirmar que meu carro vai andar por ele?
DEIXEM DE ACHISMO E NÃO COMENTEM SOBRE O QUE NÃO CONHEÇEM.

Logo, a unica coisa que está havendo aqui é:
Eu, que já tive e TENHO 4x4 automático, AFIRMANDO que, para o nosso tipo de terreno, cambio automático não serve.

É minha opnião, em momento algum pedi para alguem aceita-la e quer vocês queiram ou não, ela vai esta aqui.

Abraços.

offroad
25/08/2006, 03:33
foto dos indicadores do cambio automatico. eh o painel da nova Silverado.

http://br.geocities.com/offroadrb/silveradoa3.jpg

na minha opniao automatico eh melhor do q manual..........

ronairy
25/08/2006, 08:23
Softwares como o Pro-E, Cad, Matlab entre outros tantos são utilizados para se desenvolver, testar e simular o trabalho de uma engrenagem. Falando de veículos originais, a engrenagem consegue trabalhar por 30 minutos, POR EXEMPLO, ao máximo que o motor pode dar, passando disso ... nem precisa falar nada se a configuração do veículo não for original, né ?
Como esse negocio de off-road parece necessario a utilização de uma determinada marcha por um longo periodo, achei conveniente postar que o CA leva vantagem nesse sentido pq esse problema praticamente "desaparece".

Qualquer mecanismo quebra se utilizado em condições normais, imagine ao extremo (duna, pedra, barro, montanha ...) ou ainda com suas caracteristicas originais alteradas ...
CA ou CM pouco importa até pq foram projetados para durar milhares de KM, o que importa, e o que os fabricantes nem imaginam, é o uso que se faz dos pobres utilitarios 4x4.

Stephan
25/08/2006, 08:24
Oi Marcelo !!

... pois as caixas que temos (da cherokee principalmente) tem um "gap" grande quando tu precisas "telegrafar" ou dar um toque pra escapar de algo

No ca do teu caminhão não tem "gap"?

Gerson

Gerson.. antes de mais nada, me expressei mal. O caminhão é da equipe VW e não meu, apenas participo da equipe (2º piloto)

Fiquei "ressabiado" tamém quando colocamos o CA, diga-se 6 marchas ZF, eletrônico.

O interessante é que o motor tem seu desempenho ideal a 2800 rpm, e o câmbio, que tem uma centralina programável, sempre mantém o motor com giro "ideal", às vezes dá a impressão do tipo :-Poderia esticar mais essa marcha.
Mas é só uma impressão de ter uma máquina fazendo o seu serviço. Não se compara a CA, puramente hidráulicos + vácuo.
Em 2005, no Jalapão, era impressionante a agilidade do camionhão na areia, as trocas de marcha eram constantes entre 1ª e 2ª, sem gap entre elas. Isso tudo sem contar que, num rally como esses, o desgaste da tripulação é muito importante ser mantido no menor possível.
Mas que a tocada é completamente diferente, isso é !

samukanvas
25/08/2006, 10:16
Caraio pessoar.... :parede:

1º sergião é meu herói tb!!!!:dance:

Veja bem. Na minha teoria que é prática eu vejo essa situação da seguinte forma:

Eu já fui a natal umas 3 vezes :putz: .... então acho que sei um pouco da cidade.

Num lugar onde só tem 2 ruas e o jegue ainda é o motor mais forte que colocam nos carros (motor dianteiro). Um cara que tem uma pajero e anda nas dunas é o máximo. Um pai que deixa uma criança pegar numa ranger é legal e o filho se transforma no cara mais legal da cidade. Todo mundo idolatra eles. O que eles falam é aceito como lei. Porque em terra de quem tem um olho (mesmo que bem usado e assado :twisted: ) é rei.

Dunas duras como pedra são "trilhas pesadíssimas" e andar sobre elas então? Façanhas inimagináveis. Palios andam nas dunas por lá :putz: O passeio com emoção me fez dormir..... :putz:

Outro dia tinha um manezão todo bobão se achando porque andava de vitara com gás nas dunas. Só posso crer que alem de cajú, castanha, gays e duas ruas, natal tenha dunas como trilha. Então pra que discutir? Ficar tentando ensinar 2 topeiras o que é bom não vai adiantar. Eu acho ótimo eles usarem cm. Usem mesmo. Não conhecem nada alem de areia....
Talvez quando chegar luz, água e tv lá eles possam ver o que acontece pelo mundo.
E quando chegar o sabão eles possam tirar toda a areia da vagina que tanto deixa eles irritados por aqui.
O moleque então é tão idiota que tá se oferecendo pra mim :parede: . Sabe porque o carvalhal fala pedala samukanvas? No dia que sra que te teve (tomara que não seja véia) vier no rio ela poderá tomar umas pedaladas boas.... quer ser engraçado e nem sabe o que tá falando... isso é o que mata :putz:

Então, como eu trabalho e tenho mais o que fazer, eu quero que curtam bastante as dunas e sejam felizes nesse ambiente ridículo onde as mulherem da gente nem mais gostam de ir. Falam que se é pra andar na areia ficam em casa.... :palmas:

Perdeu a graça...

Esse foi um recado para os amigos.....

Bitocas nos montes branquelos.

FUI

PS: Melhor mover o tópico para HUMOR.... os natalinos foderam tudo

freitasjr
25/08/2006, 10:26
Se o que vc relatou foi isso que aconteceu na Sorento, é normal, pois o freio trazeiro não consegue segurar as rodas mesmo. Mas o carro fica imóvel, apenas com as rodas trazeiras patinando.

Na ocasião em que fiz o teste com o meu(em 4x2, no asfalto), o carro Não ficou imóvel. :( Mas sei que funciona, deve ter sido algum problema nos freios, como eu disse em um Post atrás, próxima semana, vou mandar ajeitar as pinças que estão com folgas.

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

abreu
25/08/2006, 10:56
Caraio pessoar.... :parede:

1º sergião é meu herói tb!!!!:dance:

Veja bem. Na minha teoria que é prática eu vejo essa situação da seguinte forma:

Eu já fui a natal umas 3 vezes :putz: .... então acho que sei um pouco da cidade.

Num lugar onde só tem 2 ruas e o jegue ainda é o motor mais forte que colocam nos carros (motor dianteiro). Um cara que tem uma pajero e anda nas dunas é o máximo. Um pai que deixa uma criança pegar numa ranger é legal e o filho se transforma no cara mais legal da cidade. Todo mundo idolatra eles. O que eles falam é aceito como lei. Porque em terra de quem tem um olho (mesmo que bem usado e assado :twisted: ) é rei.

Dunas duras como pedra são "trilhas pesadíssimas" e andar sobre elas então? Façanhas inimagináveis. Palios andam nas dunas por lá :putz: O passeio com emoção me fez dormir..... :putz:

Outro dia tinha um manezão todo bobão se achando porque andava de vitara com gás nas dunas. Só posso crer que alem de cajú, castanha, gays e duas ruas, natal tenha dunas como trilha. Então pra que discutir? Ficar tentando ensinar 2 topeiras o que é bom não vai adiantar. Eu acho ótimo eles usarem cm. Usem mesmo. Não conhecem nada alem de areia....
Talvez quando chegar luz, água e tv lá eles possam ver o que acontece pelo mundo.
E quando chegar o sabão eles possam tirar toda a areia da vagina que tanto deixa eles irritados por aqui.
O moleque então é tão idiota que tá se oferecendo pra mim :parede: . Sabe porque o carvalhal fala pedala samukanvas? No dia que sra que te teve (tomara que não seja véia) vier no rio ela poderá tomar umas pedaladas boas.... quer ser engraçado e nem sabe o que tá falando... isso é o que mata :putz:

Então, como eu trabalho e tenho mais o que fazer, eu quero que curtam bastante as dunas e sejam felizes nesse ambiente ridículo onde as mulherem da gente nem mais gostam de ir. Falam que se é pra andar na areia ficam em casa.... :palmas:

Perdeu a graça...

Esse foi um recado para os amigos.....

Bitocas nos montes branquelos.

FUI

PS: Melhor mover o tópico para HUMOR.... os natalinos foderam tudo

PEDAAAAAAAAAALA SAMUKANVAS!
Vai ser burro assim lá na ..... Aauhauhaaa.

Eu não preciso te lembrar qual a cidade do Brasil que tem mais carro novo proporcinalmente ao numero de abtantes né?
Ah, foi mal... Esqueci que vc é mto burro para saber disso! Kkkkkkkkkk.

Contribua você tambem agora mesmo para a campanha PEDAAAALA SAMUKANVAS!!!
Para participar, basta adicionar na sua assinatura o termo: PEDAAAALA SAMUKANVAS.
Automáticamente você estará concorrendo a um forum melhor, sem as burrices que ele fala!

Auauhauahuaaiahuahua.

freitasjr
25/08/2006, 11:14
Um cara que tem uma pajero e anda nas dunas é o máximo.

Caramba Samukanvas, tú é um cara chato heim :-P

O que tem de mais de eu passear com a minha Pajero nas Dunas... é crime por acaso ? Gosto(como grande parte das pessoas) a ir a lugares bonitos e relax como uma lagoa por exemplo, etc onde um carro normal(leia-se 4x2) não te permitiria chegar, com a possibilidade de tb dirigir com conforto(ar cond. , câmbio AT e etc - isso um bugre não permite) com espaço p/ levar as quinquilharias, cerveja, etc.

Dunas duras como pedra são "trilhas pesadíssimas" e andar sobre elas então? Façanhas inimagináveis...

Dunas duras !!!!??? Isso não existe, se por acaso vc andou aqui em algumas, então não eram Dunas, recebem outro nome.

...Palios andam nas dunas por lá :putz: O passeio com emoção me fez dormir..... :putz:

Carros de passeio andando em Dunas Putz :putz:,acho que agora vc exagerou... mas ta bom, vou fingir que acredito... sem comentários :parede:

...Então pra que discutir?

Concordo :palmas: :concordo: é perda de tempo p/ todos... não é melhor voltarmos a debater e trocar experiências/informações exclusivamente sobre o assunto do tópico :?:

Não conhecem nada alem de areia....
Talvez quando chegar luz, água e tv lá eles possam ver o que acontece pelo mundo...

Nunca disse :discordo: que gostava apenas de andar em Dunas/Morros... isto é apenas uma das opções, aliais seu preguiçoso ;-) , se vc tivesse lido o tópico direito teria visto em outros Posts eu comentar que gostava até mais de participar de outras atividade off-road, como trilha fechada, lama, alagados, tb um pouco de erosões(dentre as possibilidade da viatura é claro, pois o meu não é um carro de RC) etc...

No dia que sra que te teve (tomara que não seja véia) vier no rio ela poderá tomar umas pedaladas boas.... quer ser engraçado e nem sabe o que tá falando... isso é o que mata :putz:

Pô já colocou até a mãe do outro nas discursões aqui... olha a baixaria, menos, menos...

Na boa esfria a cabeça e volta a colocar coisas interessantes aqui no tópico sobre câmbio AT e MT no off-road p/ enriquecer e contribuir com os colegas que ainda têm dúvidas :concordo:

Wallace
25/08/2006, 15:26
3º - Isto força muito o sistema hidraulico do carro. Vai elevar a temperatura do fluido, que mesmo sendo um DOT 5 ou 5.1 (260º) pode ferver e perder algumas de suas propiedades. Se a nomeclatura for menor (normalmente os carros abaixo de 2003 usam DOT 4 (230º)) o fluido ferverá mais facilmente.

É dificil dar o braço a torcer para um "menino" de 20 anos, mas vá anotando ai que vc vai aprendendo.

Abraços.Como vai esquentar com o veiculo parado?
Pelas aulas de freio que tive na faculdade o aquecimento só ocorre pela transferencia de calor das partes atritantes de frenagem durante a frenagem, ou seja, quando se tem o movimento.
Tanto que no momento que trava um freio não existe mais geração de calor também.
E o aquecimento do fluido de frio é despresivel pelo acionamento do pedal.
Em tempo tenho veiculo 2006 que usa DOT3.
A especiifcação do fluido de frio depende da aplicação e do veiculo e não de sua idade.

ronairy
25/08/2006, 15:34
Concordo com o Wallace.
Aulas de Mecanica dos Fluidos I e II explicam melhor isso.

leovalle
25/08/2006, 15:46
Eu não preciso te lembrar qual a cidade do Brasil que tem mais carro novo proporcinalmente ao numero de abtantes né?
Ah, foi mal... Esqueci que vc é mto burro para saber disso! Kkkkkkkkkk.

Samukanvas, tenho que concordar.

Qualquer um sabe que a cidade que tem mais carros novos ..........

Não devia, mas vou te lembrar que em dezembro Papi Noel deixa um carro novo pra cada criança, já que é Natal...........

Isso explica como o Abreu com 20 anos já teve 20 carros e quase todos com caçamba, assim Papi Noel aproveita pode levar os brinquedinho das outras crianças. Elementar.

obs.: CA é muiiiiiiiiiiiito melhor que CM e até Papi Noel usa CA (soca o polegar no monossílabo da rena-rainha e automaticamente ela anda, fazendo as outras andar)

obs.: Quem ainda não leu o tópico das piquiupes não sabe o que tá perdendo.:putz:

leovalle
25/08/2006, 15:47
Mas que a tocada é completamente diferente, isso é !
ADI, leva luvas pra vc fazer essa tocada diferente pra mim.:concordo:

Dennis Figueiredo
25/08/2006, 16:33
Meu herói é o Leo,..... o Sérgio é um véio tarado.... e o Rodrigo(samukanvas) é um comicozinho.

Beto Lacerda
25/08/2006, 20:35
Meninas mais decoro por favor ....
[]'s

Sergio Rocha
26/08/2006, 18:37
Ta vendo só ? Veio tarado ? Eu ? calunias.:mrgreen:

Heroi do Leo e do Samukanvas ? ë uma honra.Um grande prazer que mi ja dão. :mrgreen:

Só tá faltando a receita de Cuz cuz.

E natal tem mais caros zero por habitantes ? Não tem nem um milhão de habitantes.Samukanvas, lá já tem luz.Tem até TV.Qual o canal mesmo ?

Como diria nosso saudoso Bussunda FALA SERIO.

[]' conheça natal e encontre com Papai Noel

Dennis Figueiredo
26/08/2006, 19:35
cuz cuz??????? porra sérgio...... desenterrou essa heim kkkkkkkkkk

Sergio Rocha
26/08/2006, 19:42
cuz cuz??????? porra sérgio...... desenterrou essa heim kkkkkkkkkk
Isso é conversa pra quem tá aki participando a mais tempo,

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2929&highlight=receita

Nunca vou esquecer desse papo.Foi um dos melhores daki.Pena que fecharam.
Bem que o Beto que agora é moderador, podia abrir o topico do cuz cuz dele pra gente postar.

esse papo surgiu porque alguem perguntava sobre "suspiro"de diferencial.Aí eu de sacanagem, perguntei se alguem sabia a receita pra fazer cuz cuz.O Beto foi fazer graça e se fu.

[]'

Martin Melcop
27/08/2006, 08:27
Po sacanagem, no emprego novo num consigo acessar o forum e acabei perdendo o bonde.

Po quem é das antigas aqui no forum vai se lembrar do Surfer mesma história, 20 anos já tinha tido 9 carros, onde o maior tempo que teve o carro foi uns 3 meses.

é que estou com preguiça senão até procurava o que ele postou.

Edit: Como estou desocupado, deu uma procurada rápida:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2109
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4376
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2414
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4391
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=644
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1924
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4368
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2869
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2464
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2442

Ahhhh lembrei, tinha o primo do Surfer, o Off Road na Veia que tinha tb tinha 20 anos e tinha tido uns 11 carros

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2831

Edintruder
27/08/2006, 16:08
20 anos e uns 11 carros? Humm, deve ser filho de algum político!!!

José Augusto
27/08/2006, 18:02
Sempre disse que esse negócio de quantidade é muito relativo e não quer dizer muita coisa, no caso em questão, qualquer manobrista seria considerado um perito.

Edintruder
27/08/2006, 20:02
Sempre disse que esse negócio de quantidade é muito relativo e não quer dizer muita coisa, no caso em questão, qualquer manobrista seria considerado um perito.
X 2! E pelas colocações que eu andei lendo ele á tão perito quanto um manobrista! ehehehe!

samukanvas
28/08/2006, 14:36
:palmas: :palmas: :palmas: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Caraio.... tava trabaiando aqui e leio o post do leo..... pqp.... tô me mijando de rir.....

Leo, denis, sergião, beto, bill, martin etc.... um dia a gente vai se reunir pra fazer uma zona bem feita e tirar todas as pendências que espalhamos pelo fórum :putz: :putz: :putz: :mrgreen:

Abs

Sa_Mourao
28/08/2006, 16:05
Pessoar !

Voltei de viagem.
Não pude acompanhar o tópico.... pelo q eu vi tah grande pra kct!
Novidades ?
Resumo rápido da história ? Please ?

Ah sim.... fiz 700km com 2 paradas (pra comer), CA, sem abastecer. E cheguei novo no lugar.

PS.: Peguei a BR-101 num caos de caminhões, nunca tinha visto tantos. Detalhe a 101 não é duplicada pra essas bandas.

Ùltima obs. se tivesse ido com CM estaria detruido.

[ ]

Marcelo Carvalhal
27/03/2007, 02:20
:parede::parede::parede:
Não acredito que vcs me deixaram fora disso...
Estou profundamente magoado com todos meus amigos que aqui estveram....
Li quase todos os BOSTS:mrgreen:

Ai vai o video de carro atomático em DUNAS...de verdade

Marcelo Carvalhal
27/03/2007, 02:42
Ainda da série...

AT é muito ruim.....

Tem dunas lá assim...pra brincar...coisa de nenem:mrgreen:

Dieselboy
27/03/2007, 02:47
"... Não acredito que vcs me deixaram fora disso ... Li quase todos os BOSTS :mrgreen: ..."
x 2

K K K K K K K K K K K K !!!

Este tópico é "felomenal", deveria entrar no Top 10 da série "antológicas" ou "jeguealógicas"??? :pensativo: do fórum 4x4 Brasil :palmas: :palmas:

"... Ai vai o video de carro atomático em DUNAS...de verdade ..."
:shock: :shock: :shock:

[ ]'s pensando seriamente na possibilidade de adaptar um AT na F-1000 :pensativo:

freitasjr
27/03/2007, 03:06
Ainda da série...

...Ai vai o video de carro atomático em DUNAS...de verdade ..."

AT é muito ruim.....
Tem dunas lá assim...pra brincar...coisa de nenem:mrgreen:

Aí Carvalhal como vai :concordo: Esse tópico rendeu foi coisa heim... Na boa, mas vc vai me desculpar, mas chamar isso aí de Dunas de verdade ? O que tem demais nesses vídeos ?

1º Vídeo - Um carro descendo morro abaixo(isso qualquer carro faz) afinal p/ descer todo santo ajuda; quero vê é subir :concordo: Dunas imensas que tem por aqui, que frequentemente os caras praticam subindo nelas.

2º Vídeo - Um carro parado em cima de um morro :roll: :?:

3º Vídeo - Um 4x4 passeando pela beira da praia(aonde a areia é dura) isso até um 4x2 com 15 libras nos pneus tb faz.

4º Vídeo - Uma Cherokee subindo um pequeno morro(não chega nem a ser duna), isso até um EcoSport 4x4 tb faz não precisa nem de reduzida.

Rapaz vc precisa vir aqui no Nordeste p/ saber o que é Duna(aliais aqui não tem só Duna p/ prática de off-road... temos de tudo lama, erosão, alagadiços, etc ) de verdade...e não essas... ou a que o Samukanvas disse que viu(Duna dura :!: :?: :putz:) com um "Pálio" andando :parede: ... essa do Samuka foi de matar :parede:

jeisonk
27/03/2007, 07:41
http://www.mallcrawlin.com/forum/images/smilies/popcorn.gif
Tava com tanta saudade desse tópico.:mrgreen:

samukanvas
27/03/2007, 12:57
:putz: Eu tinha me esquecido....

Não só palio, mas gol, fiesta, corsa e outros desprovidos de motor e com pneus de bicicleta.... :concordo:

Em fortaleza não tem areia fofa... parece um asfalto com 2cm de areia em cima. :lol:

Não tem erosão, barro, subidas, etc... é uma calmaria total. :concordo:

Dieselboy
27/03/2007, 13:04
http://www.mallcrawlin.com/forum/images/smilies/popcorn.gif
Tava com tanta saudade desse tópico.:mrgreen:
Até ontem desconhecia a existência de tão valoroso material neste fórum :parede: :parede: Agora que estou "por dentro" (ui) do assunto, gostaria de ver novos capítulos desta memorável saga :twisted: :twisted:

NOOOSSA Samukanvas chegou, até que enfim parece que isso aqui vai começar a esquentar :twisted: :twisted:

http://www.mallcrawlin.com/forum/images/smilies/popcorn.gifhttp://www.mallcrawlin.com/forum/images/smilies/popcorn.gifhttp://www.mallcrawlin.com/forum/images/smilies/popcorn.gifhttp://www.mallcrawlin.com/forum/images/smilies/popcorn.gif

Marcelo Carvalhal
27/03/2007, 13:16
Aí Carvalhal como vai :concordo: Esse tópico rendeu foi coisa heim... Na boa, mas vc vai me desculpar, mas chamar isso aí de Dunas de verdade ? O que tem demais nesses vídeos ?

1º Vídeo - Um carro descendo morro abaixo(isso qualquer carro faz) afinal p/ descer todo santo ajuda; quero vê é subir :concordo: Dunas imensas que tem por aqui, que frequentemente os caras praticam subindo nelas.

2º Vídeo - Um carro parado em cima de um morro :roll: :?:

3º Vídeo - Um 4x4 passeando pela beira da praia(aonde a areia é dura) isso até um 4x2 com 15 libras nos pneus tb faz.

4º Vídeo - Uma Cherokee subindo um pequeno morro(não chega nem a ser duna), isso até um EcoSport 4x4 tb faz não precisa nem de reduzida.

Rapaz vc precisa vir aqui no Nordeste p/ saber o que é Duna(aliais aqui não tem só Duna p/ prática de off-road... temos de tudo lama, erosão, alagadiços, etc ) de verdade...e não essas... ou a que o Samukanvas disse que viu(Duna dura :!: :?: :putz:) com um "Pálio" andando :parede: ... essa do Samuka foi de matar :parede:

Freitas seguinte...eu provo o que falo..
Connheço sua região...muito bem......de verdade

Tem video seu...com essa PAJERO 2.5 AT..e apenas 115cv na areia FOFA, com os PNEUS afundados.....

Aquela GRAND CHEROKEE que desçe a DUNA.....fez o CAMINHO DA LAGOSTA, cruzou o nordeste inteiro.. LENÇOIS MARANHENSSES;......ela é AUTOMÁTICA....SABIA...

freitasjr
27/03/2007, 13:22
Não só palio, mas gol, fiesta, corsa e outros desprovidos de motor e com pneus de bicicleta.... :concordo:
Em fortaleza não tem areia fofa... parece um asfalto com 2cm de areia em cima. :lol:

Aí Samukanvas... tava desaparecido heim :concordo: Já preparou seu bacamarte ? :) Tá faltando aparecer o Leo, o Billj(com a sua peculiar educação), e o Abreu(do qual vc tanto gosta) :mrgreen: p/ voltar a animar este tópico aqui. ;)

Abraços, sem stress, esperando que levem o assunto na boa; atenciosamente, Francisco de Freitas...

murilloaquino
27/03/2007, 13:26
A pajero do francisco e 2.8 e tem 125 cv...
so uma correçaozinha...

samukanvas
27/03/2007, 13:31
Aí Samukanvas... tava desaparecido heim :concordo: Já preparou seu bacamarte ? :) Tá faltando aparecer o Leo, o Billj(com a sua peculiar educação), e o Abreu(do qual vc tanto gosta) :mrgreen: p/ voltar a animar este tópico aqui. ;)

Abraços, sem stress, esperando que levem o assunto na boa; atenciosamente, Francisco de Freitas...

Nada rapaz... essa porra de carro é = obra de igreja.... demooooooora... mas sai :grin: Maldita hora que eu vendí meu samurai... era uma bosta, mas fazia trilha bem :mrgreen:

O abreu eu tô puto com ele.... no outro tópico que eu zoei ele ele mandou editar minhas mensagens. Ele foi malcriado..... :lol: :mrgreen:

freitasjr
27/03/2007, 13:35
Freitas seguinte...eu provo o que falo..
Connheço sua região...muito bem......de verdade

Tem video seu...com essa PAJERO 2.5 AT..e apenas 115cv na areia FOFA, com os PNEUS afundados.....

Fala Marcelo, tudo blz :concordo: ? Que bom que conheces bem Um dos vários tipos de prática no off-road, que é trafegar em Dunas ;-)

Marcelo:Tem video seu... Vídeo meu não heheee, brincadeira, entendi o que vc quiz dizer :-D é que da forma como vc colocou parece que o carro era meu...

Pajero 2.5 AT de 115cvs, deve ser do ano de 99 p/ traz não é ? Se não me engano esse motor dessa Pajero antiga é o mesmo da L200 quadradinha, só que melhorado um pouco p/ ter mais cavalos. Mesmo assim, p/ o peso do carro ele fica fraco p/ a pot e torque presentes nesse antigo motor 2.5, fica xoxinho.

Aquela GRAND CHEROKEE que desçe a DUNA.....fez o CAMINHO DA LAGOSTA, cruzou o nordeste inteiro.. LENÇOIS MARANHENSSES;......ela é AUTOMÁTICA....SABIA...

Pude imaginar que seria AT. Eu particularmente gosto muito de carros AT no off-road, mas nem sempre ele(o câmbio AT) é bom em tudo, apesar de na maioria das situações ser melhor que o MT, principalmente quando se fala de subidas com erosões(sem areia fofa no meio).
Mas deixa p/ lá se não vai começar outra polêmica de novo aqui fórum.

freitasjr
27/03/2007, 13:38
Nada rapaz... essa porra de carro é = obra de igreja.... demooooooora... mas sai :grin: Maldita hora que eu vendí meu samurai... era uma bosta, mas fazia trilha bem :mrgreen:

O abreu eu tô puto com ele.... no outro tópico que eu zoei ele ele mandou editar minhas mensagens. Ele foi malcriado..... :lol: :mrgreen:

Qual carro tu estás usando agora p/ prática do off-road ?

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Marcelo Carvalhal
27/03/2007, 13:38
A pajero do francisco e 2.8 e tem 125 cv...
so uma correçaozinha...

Tem razão....é 2.8 125 CV.....

Agora....eu preparo carros..pra aumentar um pouquinho a potência...pra gente ganhar uns 40 CV, tem que trocar escapamento...linha de indução...e nos turbos...até aumentar a pressão muito...e pra mais de 50 CV...mandar forjar pistão...etc

Que milagre é esse de conseguir 41 cv COM UM CHIP......isso se o carro for o MWM 3.0 2006....
Tem ai com vc...o TESTE NO DINAMÔMETRO com essa potência:?: :?:

murilloaquino
27/03/2007, 13:48
O marcelo...o meu carro eu nao tenho o teste no dina nao.La em bh ond eu instalei, nao tinha o dina na loja nao.
Comprei o UNICHIP com o francisco, e pelo menos na pratica, a ranger mudou muito o comportamento, pricipalmente após 2200 rpm.A international ja tem esse mesmo motor com 185 cv e 44.9 kgfm de torque, mudando apenas a turbina q é tgv(o q eu acredito q nao dá essa diferença de potencia toda, pois a turbina melhora bem em baixa, como comparaçao, temos a ranger 2.8 com tgv e sem tgv, apenas 3 cv de diferença), entao acredito q apenas com o remapeamento, ela xegue a essa potencia mesmo.A ranger original e muito xoxa apos 3000 rpm, mesmo o motor sendo 16.Isso eu credito a mistura ser muito pobre e imagino q o unichip apenas adequa esa mistura, injetando um pouco mais de diesel e mexendo no ponto da bomba...

Joao Baeta
27/03/2007, 13:53
:arrow:Chipar num motor TD...Tem ganho de qts % e CV?
Variam de potencia de cada motor?
Abssssssssss

samukanvas
27/03/2007, 13:56
O marcelo...o meu carro eu nao tenho o teste no dina nao.La em bh ond eu instalei, nao tinha o dina na loja nao.
Comprei o UNICHIP com o francisco, e pelo menos na pratica, a ranger mudou muito o comportamento, pricipalmente após 2200 rpm.A international ja tem esse mesmo motor com 185 cv e 44.9 kgfm de torque, mudando apenas a turbina q é tgv(o q eu acredito q nao dá essa diferença de potencia toda, pois a turbina melhora bem em baixa, como comparaçao, temos a ranger 2.8 com tgv e sem tgv, apenas 3 cv de diferença), entao acredito q apenas com o remapeamento, ela xegue a essa potencia mesmo.A ranger original e muito xoxa apos 3000 rpm, mesmo o motor sendo 16.Isso eu credito a mistura ser muito pobre e imagino q o unichip apenas adequa esa mistura, injetando um pouco mais de diesel e mexendo no ponto da bomba...

Só comentando: TGV não muda a potência e sim a faixa de torque. Pico de potência todas as duas rangers tem iguais. Potência é gerada com o aumento de pressão.

murilloaquino
27/03/2007, 13:57
Na ranger, ela subiu de 163 pra 204 cv e o torque d 38.7 pra quase 43.
o Unico incoveniente é o preço, em torno de 3.000.
nas hilux dizem q ficam em torno d 200 cv tambem
nas s-10 com 140 pra pra 168...
varia de cada motor e o nivel q ele ja vem de fabrica.tem uns q o limite é maior, tem outros q ja estao proximo do limite...
depende do motor...

murilloaquino
27/03/2007, 14:01
Só comentando: TGV não muda a potência e sim a faixa de torque. Pico de potência todas as duas rangers tem iguais. Potência é gerada com o aumento de pressão.

Pois é.Esse motor da ranger tem uma versao com os 185 cv.Se a ford quizer, ela pode subir a potencia para os mesmos 185 so alterando o mapeamento do motor.So que para fazer isso de fabrica, tem q alterar muitos outros componentes, pois teoricamente a responsabilidade passa a ser da fabrica, alem de aumentar impostos, seguro, dentre outros.Quando vc chipa, a responsabilidade fica sendo sua, do proprietario.
Se partir da hipotese q nao aumenta a potencia com o tgv, entao com o unichip a potencia salta dos 185 cv o originais na versao mais brava para os 204.
As ranger de rally, correm com um motor apenas remapeado pela siemens, q faz a central da injeçao eletronica e com 260 cv e 70KG de torque.O motor é exatamente o mesmo, apenas com alteraçoes no mapeamento.Me parece q ela ja rodou mais de 30.000 km e nao apresentou nenhum defeito até agora...

IGORFROTA
27/03/2007, 14:32

Samukanvas,

Vc está completamente equivocado.
Talvez quando vc veio por aqui, não te mostraram as verdadeiras dunas do Ceará.
Lama, tem muito pouca no sertãozão quando chove demais ou então nos manguezais(essas sim, são lamaçais de verdade). Erosão também não é lá essas coisas...
Agora, dunas....garanto que aqui não faz feio p/ nenhum outro estado.

Só por curiosidade...qnd esteve aqui foi p/ onde ? Flexeiras ? Lagoinha ? Mundaú ?

Edit: Acredito realmente que AT se saia melhor no Off-Road, apesar de preferir o CM.

Turtle
27/03/2007, 14:44
Fala meu bom povo ! Que saudades de palpitar no sub-fórum que eu mais gosto : o de Picapes !! ehhehe

Falando na questão do Cambio Automático X Manual, infelizmente nao tenho nada de bom a contribuir, visto que só andei em trilha de Jipe e de Niva, nunca de picape 4x4. Como nao conheço Jipe que tem cambio automático, e o Niva que tem Cambio BRAÇAL, deixarei outro tipo de resposta.

Por que nao temos relatos de donos de HILUX 2006 ou de outra picape automatica nas trilhas (homero, nao é pra vc :-] ) ??? Pq os donos desses carros (SIM, CARROS) não andam em trilhas !! 95% do público que compra esse carro disfarçado de picape, anda do apartamentinho pro servicinho, depois pra casinha em maresias, depois pra casinha de campo em sei lá onde... nao temos parametro de cambio automático em trilhas aqui na nossa pátria amada !! Você, que tem uma Dodge Ram 2005, enfiaria a bixa na TRILHA?

Por isso acredito que a discussão seja outra, mesmo se o cambio automático for melhor que o manual , 95% de nós nunca teremos a oportunidade de testá-lo, pois se eu tenho uma picape de R$ 115.000,00 prefiro pegar mais 10% desse valor e comprar um CJ ou um NIVA.

abraços

samukanvas
27/03/2007, 14:54
Samukanvas,

Vc está completamente equivocado.
Talvez quando vc veio por aqui, não te mostraram as verdadeiras dunas do Ceará.
Lama, tem muito pouca no sertãozão quando chove demais ou então nos manguezais(essas sim, são lamaçais de verdade). Erosão também não é lá essas coisas...
Agora, dunas....garanto que aqui não faz feio p/ nenhum outro estado.

Só por curiosidade...qnd esteve aqui foi p/ onde ? Flexeiras ? Lagoinha ? Mundaú ?

Edit: Acredito realmente que AT se saia melhor no Off-Road, apesar de preferir o CM.

Igor, em fortaleza só tem bração, sabe porque? porque só tem areião duro.... :concordo:

:mrgreen:

samukanvas
27/03/2007, 14:56
Fala meu bom povo ! Que saudades de palpitar no sub-fórum que eu mais gosto : o de Picapes !! ehhehe

Falando na questão do Cambio Automático X Manual, infelizmente nao tenho nada de bom a contribuir, visto que só andei em trilha de Jipe e de Niva, nunca de picape 4x4. Como nao conheço Jipe que tem cambio automático, e o Niva que tem Cambio BRAÇAL, deixarei outro tipo de resposta.

Por que nao temos relatos de donos de HILUX 2006 ou de outra picape automatica nas trilhas (homero, nao é pra vc :-] ) ??? Pq os donos desses carros (SIM, CARROS) não andam em trilhas !! 95% do público que compra esse carro disfarçado de picape, anda do apartamentinho pro servicinho, depois pra casinha em maresias, depois pra casinha de campo em sei lá onde... nao temos parametro de cambio automático em trilhas aqui na nossa pátria amada !! Você, que tem uma Dodge Ram 2005, enfiaria a bixa na TRILHA?

Por isso acredito que a discussão seja outra, mesmo se o cambio automático for melhor que o manual , 95% de nós nunca teremos a oportunidade de testá-lo, pois se eu tenho uma picape de R$ 115.000,00 prefiro pegar mais 10% desse valor e comprar um CJ ou um NIVA.

abraços

Deixa de ser bobo.... tu compra um carro de 100 paus (como uma pick up)... virou o ano vale 20% menos estando ela com 200km ou com 20.000.... então arregaça a bicha que no final ela vai valer a mesma coisa. :concordo:

Dieselboy
27/03/2007, 14:57
http://www.mallcrawlin.com/forum/images/smilies/popcorn.gifhttp://www.mallcrawlin.com/forum/images/smilies/popcorn.gif

wagnerf
27/03/2007, 15:28
tu compra um carro de 100 paus (como uma pick up)... virou o ano vale 20% menos estando ela com 200km ou com 20.000.... no final ela vai valer a mesma coisa. :concordo:

X2.................:concordo:

Marcelo Carvalhal
27/03/2007, 15:30

abraços

Rodrigues....KD os videos e fotos do SANDRÃO em CABO FRIO e na DUNA MÃE..

José Augusto
27/03/2007, 18:45

abraços

Picapes novas até pode ser, mas conheço algumas picapes e suv's que fazem trilha (leve) é obvio que não se compara com jipes, quando falamos em top's ou king's, devido a grande dificuldade limitada pelo entre eixos longo, mas fora isso até que vão bem.

ramonpoa
28/03/2007, 08:59
Há anos que uso no dia-a-dia cambios automáticos....

Já tive vectra, omega, blazer, audi a4, corolla e por aí vai.....
Consome mais, mas o conforto é inigualável (compare em um engarrafamento)..

No off-road muitos atestam que vai bem e já fiz trilha de "zequinha" com cherokee automática..... vai muito bem.... alguns dizem que melhor que os mecânicos....

Todavia, o automático apresenta alguns inconvenientes de difícil superação, um deles na troca de pneus (por maiores). A relação pneu/diferencial/caixa vem de fábrica. Se você mete um pneus 33, o conversor de torque vai trabalhar que nem um louco. Nas trilhas até vai, ams andar no dia-a-dia com o 33 vai ser um desconforto e com o motorzinho sempre apitando....

A nova hilux que comprei tem o melhor conjunto câmbio automático/motor que já vi (isso que tenho uma a4 tiptronic). Por isso fiquei com medo de meter uns 31 nela e continuo com os originais (quem colocou 31 sentiu diferença na tocada diária... o motor trabalha mais - troca mais frequente de marchas...)

Também vi na prática em duas oportunidades, a última no mês passado, automáticos ficarem na água, por ter entrado algumas gotas na caixa. Não fui ver de perto, mas me disseram que se entrou um pingo de água na caixa o "bicho" não anda mais...

Portanto, off-road leve ou médio (acho que a maioria assim o faz), o automático até vai e se sai muito bem.... agora se o camarada quer encrenca pesada, vait er que partir para um manual...

wagnerf
28/03/2007, 09:23
Há anos que uso no dia-a-dia cambios automáticos....

Já tive vectra, omega, blazer, audi a4, corolla e por aí vai.....
Consome mais, mas o conforto é inigualável (compare em um engarrafamento)..

No off-road muitos atestam que vai bem e já fiz trilha de "zequinha" com cherokee automática..... vai muito bem.... alguns dizem que melhor que os mecânicos....

Todavia, o automático apresenta alguns inconvenientes de difícil superação, um deles na troca de pneus (por maiores). A relação pneu/diferencial/caixa vem de fábrica. Se você mete um pneus 33, o conversor de torque vai trabalhar que nem um louco. Nas trilhas até vai, ams andar no dia-a-dia com o 33 vai ser um desconforto e com o motorzinho sempre apitando....

A nova hilux que comprei tem o melhor conjunto câmbio automático/motor que já vi (isso que tenho uma a4 tiptronic). Por isso fiquei com medo de meter uns 31 nela e continuo com os originais (quem colocou 31 sentiu diferença na tocada diária... o motor trabalha mais - troca mais frequente de marchas...)

Também vi na prática em duas oportunidades, a última no mês passado, automáticos ficarem na água, por ter entrado algumas gotas na caixa. Não fui ver de perto, mas me disseram que se entrou um pingo de água na caixa o "bicho" não anda mais...

Portanto, off-road leve ou médio (acho que a maioria assim o faz), o automático até vai e se sai muito bem.... agora se o camarada quer encrenca pesada, vait er que partir para um manual...

Na verdade se tiver praticando trilhas pesadas, em pedras e erosões o CA, da de longe muito mais controle, e portanto nesta situação ele é bem melhor, visto que os carros de RC usam CA,

Abraços

leovalle
28/03/2007, 09:30
Na verdade se tiver praticando trilhas pesadas, em pedras e erosões o CA, da de longe muito mais controle, e portanto nesta situação ele é bem melhor, visto que os carros de RC usam CA,

Abraços

CA e caminhonete é coisa de peão.

edubelem
28/03/2007, 09:34
Kd o Abreu? bora ressuscitar a chipada? esse fórum ta muito morto.

Samukas, outro dia me lembrei de ti, uns caras andaram carregando 2500 Kg em suas picapes e andando em trilhas que nem as motos passavam, he he he ....

Esse negósio de AT, é costume, boda um americano em um carro manual e vê a mrd que dá.

[]’s

edubelem
28/03/2007, 09:37

:concordo: :concordo: :concordo:

não só pkp, mais qq outro carro...

wagnerf
28/03/2007, 10:01

Mais um para o time, hehehehe SUV com CA.

samukanvas
28/03/2007, 11:00
Samukas, outro dia me lembrei de ti, uns caras andaram carregando 2500 Kg em suas picapes e andando em trilhas que nem as motos passavam, he he he ....

[]’s

Caracoles :shock: Que pick up era essa? um 710? :mrgreen:

freitasjr
28/03/2007, 11:36

Caro colega Ramonpoa, também Não chega a ser tão frágil assim Não. Uma vez tive que passar por um daqueles lamaçais aguados e sem saber que era muito profundo enfiei o carro adentro... só quando tava dentro foi que vi o quanto era fundo(1 metro de prof, com uns 35m de distância) :parede: A distância é claro dava p/ perceber, porém a profundidade enganava... só entrando a pé antes p/ ter certeza como era. Consegui passar no sufoco, mais passei.

Resultado fiquei tão preocupado com uma possível contaminação de lama e água no filtro de ar(q troquei logo que cheguei em casa R$41,50) que nem liguei p/ uma possível contaminação do óleo da caixa do câmbio AT.

O fato é que fiquei andando com o carro normalmente por 4 dias sem saber que o óleo da caixa AT estava contaminada.:parede: :oops: Após esses 4 dias, passei na concessionária p/ comprar uma buchas p/ os batentes da suspensão que estavam gastas e comentei o ocorrido com o chefe da oficina, e quando ele checou, o óleo tava tão contaminado que a cor tava que nem leite heheheee :evil:

Bem tive que efetuar a troca e tive um puta prejuízo(pois esse óleo é muito caro, pega 9 litros a 97 reais) + limpeza do sistema + mão de obra :mad: :parede: :putz:

Já que tava na merda mesmo(gastanto dinheiro na limpeza da caixa e troca do óleo) mandei que fizessem mais um servicinho, isto é, pedi que elevasse os suspiros(ou respiros) da caixa do câmbio AT(130 reais) - assim após essa modificação, Não mais se contaminará o óleo do câmbio AT. Carro a diesel aguenta tranco mesmo, mesmo passando por um lugar fundo assim, não deu calço hidráulico, ficando a cargo do filtro reter quase toda lama/água que passou pela entrada de ar. Já pensei em botar um Snorkel, porém a desvalorização do carro(um SUV) na hora da revenda é grande.
Como já comprovei que aguenta o tranco, vai ficar assim mesmo.

Em relação a cãmbio AT X MT, na maioria da situações o AT se sai melhor, principalmente em erosões com cascalho(aonde se tem boa tração), pois basta por a marcha na posição Low que vai controlando o carro na subida só no freio e no acelerador... vc se livra do trabalho de debrear.

Na areia lama e areia fofa(principalmente aqui) no plano o AT tb é ótimo pois como a passagem da marcha é feita automaticamente(e rápida), o câmbio não deixa cair a rotação(giro) do motor, ficando sempre em uma boa faixa de torque.

Agora a coisa muda de figura quando se tem que subir uma Duna(de areia fofa e fina) OU um Morro(enlameado) praticamente do pé, quando não se tem espaço p/ pegar embalo. Aí a coisa muda de figura e o câmbio MT é melhor(repito, qdo não se tem espaço p/ pegar embalo, e tem que se subir do pé do morro/duna).
Por que ? Pelo fato que com o MT dar p/ se subir o giro com o carro parado até 3 mil rpm e depois subir de 2º ou 3º reduzida. Com o câmbio AT não dar p/ fazer isso por que o carro sempre sai de 1ª marcha, no máximo em alguns de 2ª, e além disso não dar p/ subir o giro com o carro parado p/ dar força a ele.

Alguns aqui do forúm sugeriram(de forma veemente e quase brigaram defendendo essa idéia) de se aumentar o giro de um carro AT parado, pisando ao mesmo tempo no freio e acelerador. Não dar certo. Por que ?

Pelo simples fato de que:
1) Esse técnica é p/ tirar vc de um PEQUENO ENROSCO(e não de algo + complicado q precise elevar muito o giro), uma vez que não tem freio que aguente a força de um propulsor principalmente com a reduzida acionada. Vc consegue colocar no máximo o carro a 2000/2200 rpm, o que Não é ainda o giro ideal p/ se começar a sair com o carro.

2) Esse recurso, é p/ se usar esporadicamente(raramente) e Não frequentemente se a pessoa costuma usar o carro de forma contínua em trilhas fazendo isso. Pq usar de forma apenas esporádica :?: Simples, pq usando com uma certa frequencia danifica o câmbio AT. E quem disser que não danifica, estar equivocado, pois em boa parte dos manuais, tem dizendo de maneira clara, explícita com letras EM NEGRITO E MAIÚSCULAS (com o termo ATENÇÃO ou Cuidado antes), que ao se pisar no freio e acelerador ao mesmo tempo, sendo feito com uma certa insistência, poderá danificar permanentemente os discos do câmbio AT.

Bem essa é a minha opinião(e experiência) no que se refere câmbio AT e MT no Off-Road. :concordo:

Um abraço a todos, atenciosamente, Francisco de Freitas...

edubelem
28/03/2007, 11:59
Caracoles :shock: Que pick up era essa? um 710? :mrgreen:

Uma tardi l-200, hô trem bão sô!!! he he he .... nós faz até pã de quejo e torresmin nela!.:mrgreen:

Devem ser pescadores ou caçadores, ha ha ha...

[]'s,

freitasjr
28/03/2007, 12:03
Tem razão....é 2.8 125 CV.....

Hehehee, mas com certeza Não era minha, pois não tem vídeo meu espalhado na internet. O que vc pode ter visto é uma foto da minha Pajero aqui no fórum(postada pelo Abreu) aonde estar com a roda trazeira direita dependurada em um precipício :parede: que não vi quando estava dando ré p/ pegar embalo em uma subida de duna :putz:
Neste caso um bloqueio no eixo trazeiro iria fazer uma GRANDE diferença. :concordo:

...Agora....eu preparo carros..pra aumentar um pouquinho a potência...pra gente ganhar uns 40 CV, tem que trocar escapamento...linha de indução...e nos turbos...até aumentar a pressão muito...e pra mais de 50 CV...mandar forjar pistão...etc...

Pegando uma carona nesse seu comentário aí; a uns 4 meses atrás, eu aumentei a pressão da turbina e mandei abrir a bomba em 1 volta e 1/4; e o desempenho do carro melhorou muito... tanto no tempo(chega de 0 a 100 mais rápido), como principalmente no torque em baixa rotação.

Vejo que comumente, muitos colegas daqui do fórum tb tem o costume de fazer essas "simples" mudanças em seus carros a diesel, porém acho que ninguém ainda teve a curiosidade de por no dinamômetro p/ vê o quanto modifica a questão Pot e torque, alterando apenas bomba e pressão(turbina).

Próximo mês que estarei mais folgado de grana acho que vou por o meu no Dina p/ vê o quanto alterou do original. Aqui um teste em cima de um dinamômetro de rolo tá por volta de 80 a 100 contos. Quando eu fizer os testes ponho aqui os valores p/ a gente poder comparar ;-)

Um abraço a todos, cordialmente, Francisco de Freitas...

murilloaquino
28/03/2007, 13:35
Esse eu quero ver.Se aumentar mesmo a potencia real, muitos aqui irao fazer....

samukanvas
28/03/2007, 13:52
Próximo mês que estarei mais folgado de grana acho que vou por o meu no Dina p/ vê o quanto alterou do original. Aqui um teste em cima de um dinamômetro de rolo tá por volta de 80 a 100 contos. Quando eu fizer os testes ponho aqui os valores p/ a gente poder comparar ;-)

Um abraço a todos, cordialmente, Francisco de Freitas...

Freitas... uma dica: Deixa passarem um carro antes do seu na frente, ok? e que seja original. Daí vc compara os cv ou a diferença que existir, sacou?

Tem dina que tá "atualizado" pra dono de carro achar que ganhou um monte de cv com a troca de um simples filtro de ar.

Nos meus carros já deu diferença de 30cv de um pra outro.... 30cv é um absurdo.

abs

Márcio T
28/03/2007, 18:05
Olá, Freitas.

Não sei se é por convicção ou por teimosia. Mas vamos lá:

... uma vez que não tem freio que aguente a força de um propulsor principalmente com a reduzida acionada. :discordo: O freio tem que segurar. Há um teste de performance chamado stall speed test que consiste exatamente em acionar o freio e acelerar até o motor apagar. A verificação é se o motor está "morrendo" na faixa de rotação adequada (variável de acordo com o propulsor).

Simples, pq usando com uma certa frequencia danifica o câmbio AT. :concordo: Assim como "encher" o motor e soltar vai danificar o CM. A diferença então não estaria na performance de um ou outro, mas no custo, né?

Palavra de quem nunca fez trilha - nem de "zequinha".

Um abraço.

Márcio

freitasjr
28/03/2007, 20:37
Olá, Freitas.
Não sei se é por convicção ou por teimosia. Mas vamos lá:
:discordo: O freio tem que segurar. Há um teste de performance chamado stall speed test que consiste exatamente em acionar o freio e acelerar até o motor apagar. A verificação é se o motor está "morrendo" na faixa de rotação adequada (variável de acordo com o propulsor).

Caro colega forista Márcio, por acaso vc já efetuou esse teste em um carro de câmbio AT ? Eu já tive 2 e te digo que o freio não segura. Aguenta até uns 2100/2200/2300 rpm no máximo aproximadamente; vai depender do carro; mas te asseguro, que não vai muito longe não

Tem até um tópico aqui no fórum que senão me engamo o "Wagner" aqui do fórum diz que fez um Test Drive em um Troller 3.0 em uma ladeira abaixo com a reduzida acionada e o câmbio MT na 1ª marcha. O funcionário mandou ele apertar no freio(sem debrear) e o carro não "apagou"(estancou). Detalhe o funcionário da autorizada mostrou isso como se fosse uma vantagem :parede:

Ora, neste caso é fraqueza dos freios do Troller(pois na maioria dos carros o motor morre), mas dar p/ vc ter uma idéia da força de um propulsor X freio.
Existe um teste p/ câmbio AT p/ checar se o conversor de torque estar funcionando e consiste exatamente em fazer isso(pisar simultaneamente no freio/acelerador)... porém existe um limite nisso, não passa de 2100 rpm, geralmente testam até 2000 rpm; pois tentar chegar a 3000 ou mais, Não chega, o carro passa a andar.

:concordo: Assim como "encher" o motor e soltar vai danificar o CM. A diferença então não estaria na performance de um ou outro, mas no custo, né?

O sistema de um câmbio AT é bem diferente de um MT. O AT trabalha com discos que podem ser descolados por contaminação do óleo por água, ou por uma gracinha dessas de ficar querendo vê quem aguenta mais o freio o o câmbio.

Neste caso de subir o giro em um câmbio MT, o que vai desgastar é a embreagem e não o câmbio. A diferença é que no MT(no exemplo dado por mim na msg anterior) carro consegue superar o obstáculo, pois se consegue atingir um giro(rpm) mais alto.

P/ vc ter idéia, os fabricantes recomendam até não ficar com o carro em uma ladeira íngrime segurando o carro apenas em drive(sem pisar no freio de pé ou acionar freio de mão com o câmbio em N). Uma vez ou outra não tem problema, mas ficar em toda ladeira bem íngrime segurando o carro em drive, não é recomendado, pois com o tempo danificaria o câmbio.

Quem diz isso não sou eu, não vim aqui com achismo postando algo sem ter certeza. Tem nos manuais do carro; vc acha que o manual(criado pelos fabricantes do carro) estar errado ? Quer que eu scaneie publique a página aqui no fórum ?

Palavra de quem nunca fez trilha - nem de "zequinha".

Bem já a minha palavra é de quem fez trilhas(com carro MT) e faz trilhas(com carros AT), já estar no 2º carro AT, ouviu comentários de mecânicos experientes em câmbio AT e de quem LÊ e costuma seguir o manual do veículo e conselhos do fabricante do mesmo p/ Não ter uma surpresa desagradável no futuro $$$$$.

PS: Faz o seguinte, caso não tenha carro 4x4 AT, pega o de um amigo, aciona a reduzida, põe o pé no freio com "gosto de gás" :roll: e meta o pé direito no acelerador e tenta ir até 3000 rpm ou mais p/ vê o bixo que dar :mrgreen:

Um abraço. Márcio

:concordo: Abraços tb, esperando clarear as idéias, cordialmente, Francisco de Freitas...

freitasjr
28/03/2007, 20:50
Freitas... uma dica: Deixa passarem um carro antes do seu na frente, ok? e que seja original. Daí vc compara os cv ou a diferença que existir, sacou?

Fala Samukanvas td blz, conheço um cara aqui perto que o pai dele tem uma Pajero igualzinha a minha, só que original... Posso tentar usa-la p/ este teste. É uma boa dica p/ "aferir" como estar o Dina. :concordo:

Tem dina que tá "atualizado" pra dono de carro achar que ganhou um monte de cv com a troca de um simples filtro de ar.
Nos meus carros já deu diferença de 30cv de um pra outro.... 30cv é um absurdo.
abs

Imagino que tem dinamômetros calibrados p/ esse tipo de coisa(enganar o cliente), mas aonde pretendo fazer o teste, o pessoal é honesto e não tem interesse nisso, pois é um centro mais voltado p/ pesquiza/estudo e ensino. De qualquer forma, vale a dica.

Já que estamos falando em desempenho, alguém sabe como converter potência de KW -->em Cvs e torque de Nm --> em Kgfm ?

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Márcio T
28/03/2007, 21:44
Caro colega forista Márcio, por acaso vc já efetuou esse teste em um carro de câmbio AT ? Eu já tive 2 e te digo que o freio não segura. Aguenta até uns 2100/2200/2300 rpm no máximo aproximadamente; vai depender do carro; mas te asseguro, que não vai muito longe não.
Se o motor apaga, é porque o freio segura. Se vai resolver o problema de subir a duna, não sei e por isso não opinei.

Tem até um tópico aqui no fórum que senão me engamo o "Wagner" aqui do fórum diz que fez um Test Drive em um Troller 3.0 em uma ladeira abaixo com a reduzida acionada e o câmbio MT na 1ª marcha. O funcionário mandou ele apertar no freio(sem debrear) e o carro não "apagou"(estancou). Detalhe o funcionário da autorizada mostrou isso como se fosse uma vantagem :parede: Ora, neste caso é fraqueza dos freios do Troller(pois na maioria dos carros o motor morre), mas dar p/ vc ter uma idéia da força de um propulsor X freio.

Desculpe, não entendi a correlação. No caso citado, se o Troller parou engrenado em primeira e não "morreu", isto não é uma vantagem?

Existe um teste p/ câmbio AT p/ checar se o conversor de torque estar funcionando e consiste exatamente em fazer isso(pisar simultaneamente no freio/acelerador)... porém existe um limite nisso, não passa de 2100 rpm, geralmente testam até 2000 rpm; pois tentar chegar a 3000 ou mais, Não chega, o carro passa a andar. Exatamente o teste que falei ( stall speed test ). Não é só para verificar a eficiência do conversor, mas do conjunto propulsor e a faixa comum é de 2400 a 2700 rpm.

O sistema de um câmbio AT é bem diferente de um MT. O AT trabalha com discos que podem ser descolados por contaminação do óleo por água, ou por uma gracinha dessas de ficar querendo vê quem aguenta mais o freio o o câmbio. O problema da contaminação por água é que baixa o ponto de ebulição do fluido hidráulico - o óleo "ferve" e o vapor d'água cria bolsas de isolamento térmico, que impedem a dissipação do calor. Por isso as cintas queimam.

Neste caso de subir o giro em um câmbio MT, o que vai desgastar é a embreagem e não o câmbio. Quando se inclui o conversor de torque no CA, deve-se, por analogia, incluir a embreagem no CM. Concorda?

Bem já a minha palavra é de quem fez trilhas(com carro MT) e faz trilhas(com carros AT), já estar no 2º carro AT, ouviu comentários de mecânicos experientes em câmbio AT e de quem LÊ e costuma seguir o manual do veículo e conselhos do fabricante do mesmo p/ Não ter uma surpresa desagradável no futuro $$$$$. Acredito em você e na sua experiência própria. O que não significa que eu acredito em tudo que você acredita.

Quem diz isso não sou eu, não vim aqui com achismo postando algo sem ter certeza. Tem nos manuais do carro; vc acha que o manual(criado pelos fabricantes do carro) estar errado ? Quer que eu scaneie publique a página aqui no fórum ? Se o manual informar que é adequado "queimar" a embreagem de um CM...

PS: Faz o seguinte, caso não tenha carro 4x4 AT, pega o de um amigo, aciona a reduzida, põe o pé no freio com "gosto de gás" :roll: e meta o pé direito no acelerador e tenta ir até 3000 rpm ou mais p/ vê o bixo que dar :mrgreen: Bom, podemos então combinar de nós dois fazermos o teste. Vou antecipar o que acho que vai acontecer: Meu motor vai apagar em torno de 2450rpm -parado. O seu também. Aliás, nunca afirmei que iria chegar às 3.000 rpm ou subir a duna.

:concordo: Abraços tb, esperando clarear as idéias, cordialmente, Francisco de Freitas... A recíproca é verdadeira. Se você achar mais conveniente, ficamos cada qual com a sua (relativa) ignorância - ou podemos tirar proveito da discussão.

Abraço.

Márcio

freitasjr
29/03/2007, 01:05
Se o motor apaga, é porque o freio segura. Se vai resolver o problema de subir a duna, não sei e por isso não opinei.

Caro colega, no exemplo citado por mim, de chegar em torno de 2200 rpm em um câmbio AT o motor Não apaga, no caso em questão a essa rotação, o carro começa a se movimentar devagar - por isso falei que essa técnica não dava muito certo com AT.

Desculpe, não entendi a correlação. No caso citado, se o Troller parou engrenado em primeira e não "morreu", isto não é uma vantagem?

Desculpe tb, pois acho que eu não me fiz entender corretamente. No caso o Troller estava descendo ladeira abaixo com a reduzida ligada e em 1ª marcha, e ao se acionar o freio(sem debrear) era p/ o motor morrer(como em qualquer carro MT), porém no Troller além de o motor Não apagar, ele continuou descendo ladeira abaixo... um perigo :shock: isso.

Veja link http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19379&page=3 e leia mensagem de Nº 30 postada pelo "wagnerf"

A correlação que eu quiz fazer foi, se apenas apertar no freio(sem acelerar e sem debrear) com a redução ligada o carro(no caso específico o Troller) o motor Não apaga(o correto seria o motor morrer) - imagina agora a força que é p/ o freio suportar se além disso em um carro AT ter que frear e acelerar ao mesmo tempo... o freio não suporta tamanha força do propulsor.

Quando se inclui o conversor de torque no CA, deve-se, por analogia, incluir a embreagem no CM. Concorda?

Concordo, porém os dois apesar de servirem p/ um mesmo propósito, trabalham de maneira diferentes. Em um câmbio AT a mais desperdício de potência que é jogado p/ as rodas do que em um carro MT; tanto é que se vc pegar 2 carros do mesmo modelo, motor, cilindrada, etc.. o do câmbio AT é ligeiramente mais "Xôxo" em desempenho que um MT.

Se o manual informar que é adequado "queimar" a embreagem de um CM...

As vezes "queimar" a embreagem de um CM não chega a ser tão prejudicial quanto danificar(descolar os discos) de um CA:

1) Pelo fato de uma embreagem Mal usada durar mais que um câmbio AT Mal usado...
OBS: Se os 2 forem usados da maneira correta, um câmbio AT geralmente dura mais que um sistema de embreagem.

2) O conserto de uma embreagem é mais barato que de um câmbio AT(não tem conserto p/ os discos, tem q se trocar a caixa inteira $$ a bagatela de uns 15 a 20mil uma Cx. AT), e por fim;

3) Mesmo "queimando" a embreagem(sabendo fazer direitinho, nem sempre chega a queimar) vc consegue subir + o giro e superar o obstáculo, no AT além de não conseguir subir o giro suficiente p/ superar o obstáculo, corre-se o risco de danifica-lo por completo mais rapidamente que uma embreagem.

Bom, podemos então combinar de nós dois fazermos o teste. Vou antecipar o que acho que vai acontecer: Meu motor vai apagar em torno de 2450rpm -parado. O seu também. Aliás, nunca afirmei que iria chegar às 3.000 rpm ou subir a duna.

Te digo, o motor Não apaga, pois simplesmente em um carro AT com um giro alto assim(2450 rpm), o carro não fica parado pq simplesmente o freio não consegue segurar a força despejada pelo propulsor, ou seja, ele passa a andar(acima de 2200) mesmo com o freio pressionado.

No mesmo tópico citado por mim anteriormente http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19379&page=4 na mensagem de Nº 33 veja o que o forista "Abreu" que já teve vários carros AT(Pajero AT, L200 AT, Kia Sorento AT) fala, e atente p/ essa frase dita por ele:

"Nos manuais não é muito fácil de testar isso, mas em carros automáticos, pode pisar 100% no freio, passar a redução e acelerar, ele anda na boa."

A recíproca é verdadeira. Se você achar mais conveniente, ficamos cada qual com a sua (relativa) ignorância - ou podemos tirar proveito da discussão.
Abraço.Márcio

Caro colega Márcio, sem Stress :concordo: , estamos nós aqui discutindo(no bom sentido)/debatendo experiências e pontos de vista diferentes... fique a vontade p/ comentar o que achar pertinente ;-)

IGORFROTA
29/03/2007, 14:20
Igor, em fortaleza só tem bração, sabe porque? porque só tem areião duro.... :concordo:

:mrgreen:

Já te disse, vc não conhece o Ceará !!!!!

Eduardo Chaves
08/05/2007, 13:58
Pessoall,

Que tópico ridículo..... só vi hj....

Tô começando a lembrar o pq estive afastado por um tempo do fórum.... huauhauhauha

Bons tempos aqueles em que somente os reais interessados em aprender e compartilhar conhecimento e experiências participavam...

Mimimimimimimi....... Tsctsctsc.... Huhauauhauhauhah........

[]´s

Guilherme Studart
10/11/2007, 17:53
Essa também já é demais!!!

Só vi esse tópico hoje, e vi que tem muita confusão nas quais não quero me meter, mas esta afirmação certamente é de quem não conhece bem Fortaleza:discordo:.

No mais, estou vendendo minha Ranger e por motivos que não cabem comentar estou comprando uma tr4.

Agora volto ao assunto do tópico: CM ou CA????????????????

Qual a melhor opção? Ou melhor, quais os prós e contras?

Edintruder
10/11/2007, 18:47
Se prezas o conforto e sabes utilizar (ou pelo menos estiveres interessado a aprender a usar) no off road, o AT vai melhor (se estragar troca-se o kit de discos, contrariando as informações acima) porém se não saber identificar os recursos do AT e não estás a fim de aprender por mera teimosia ou falta de atitude, fica com um manual.
O AT para quem não sabe usar vai muito bem obrigado, mas em situações off road pode ser muito melhor se aproveitar os recursos disponíveis (facilidade de poder freiar e acelerar ao mesmo tempo). Quem diz o contrário não teve vontade de entender ou nunca teve um AT...

Guilherme Studart
10/11/2007, 19:21
Se prezas o conforto e sabes utilizar (ou pelo menos estiveres interessado a aprender a usar) no off road, o AT vai melhor (se estragar troca-se o kit de discos, contrariando as informações acima) porém se não saber identificar os recursos do AT e não estás a fim de aprender por mera teimosia ou falta de atitude, fica com um manual.
O AT para quem não sabe usar vai muito bem obrigado, mas em situações off road pode ser muito melhor se aproveitar os recursos disponíveis (facilidade de poder freiar e acelerar ao mesmo tempo). Quem diz o contrário não teve vontade de entender ou nunca teve um AT...

Estou pendendo para a automática mesmo, afinal meu uso é 95% asfalto.

Quanto aos recursos do AT, estou bastante interessado em aprendê-los.

Obrigado pela atenção EDINTRUDER.

Edintruder
11/11/2007, 00:13
Guilherme, não vais te arrepender, na verdade não vais querer saber de câmbio manual tão cedo!
Exemplos de recursos disponíveis e lógicos que muita gente que tem veículos AT não usa e acaba gerando desgastes em outros componentes:

> Serra: Para descer serra usa-se a mesma marcha que usaria para subir, dessa forma se a subida for ímgreme o câmbio automaticamente colocará uma marcha mais apropriada para subir mesmo estando com a seleção em Drive. Para descer, ao tirar o pé do acelerador o câmbio "entenderá" que queres economia e vai jogar uma marcha sempre mais longa, para isso primeiro se desliga o Over Drive e se mesmo assim tiver que usar freios pra segurar se reduz uma marcha na selação da alavanca, dessa forma o motor irá segurar o giro alto em freio motor eficiente ese em uma emergência precisares de freios, estes estarão frios e responderão imediatamente. O que ocorre é que nota-se muitos motoristas descendo serra segurando no freio e quando precisa realmente do freio eles estão muito quentes e apresentam uma grande perda de eficiência.

> Segurar em subidas: Quanta gente arranca em aclives íngrimes na cidade e deixa o carro cair antes de arrancar? No AT isso não ocorre pois pode-se segurar na caixa pois o conversor de torque não apresentará desgaste como no caso de embreagem e bastará acelerar. Se for muito íngreme, e o motor não atingir a faixa de torque para responder prontamente basta segurar o freio colocar N encher um pouco o motor e puxar o D com o motor cheio que quando entrar a marcha é só soltar o freio e nada apanha, se for embreagem vai feder a queimado...

> No off road: Seleciona-se sempre a marcha apropriada na seleção da marcha desejada e evita usar o D em terrenos mais pesados. A grande vatagem é que o AT mantém uma tração sempre mais linear e constante, mesmo nas aliviadas do acelerador. Para descer em freio motor é só usar a 1a reduzida que sempre que a velocidadesubir alé da marcha lenta o câmbio irá segurar pois ao passar da rpm do conversor ele bloqueia e entra em freio motor. Poém sempre usando o freio normal pois nesse caso o AT aceita velocidades muito baixas sem entrar o feio motor. Para passar por erosões ou pedras altas por exemplo aonde deve ser feito com cuidado, o AT basta segurar o freio e reduzido acelerar o suficiente para o veículo andar e aliviar o freio sem soltar todo pois manterá uma tração distribuida mais uniforme entre as 4 rodas e o veículo não dará pulos ou voltará para trás.

Se escrever mais isso vira livro e ninguém lê...

AKPG
11/11/2007, 14:02
Guilherme, não vais te arrepender, na verdade não vais querer saber de câmbio manual tão cedo!
Exemplos de recursos disponíveis e lógicos que muita gente que tem veículos AT não usa e acaba gerando desgastes em outros componentes:

> Serra: Para descer serra usa-se a mesma marcha que usaria para subir, dessa forma se a subida for ímgreme o câmbio automaticamente colocará uma marcha mais apropriada para subir mesmo estando com a seleção em Drive. Para descer, ao tirar o pé do acelerador o câmbio "entenderá" que queres economia e vai jogar uma marcha sempre mais longa, para isso primeiro se desliga o Over Drive e se mesmo assim tiver que usar freios pra segurar se reduz uma marcha na selação da alavanca, dessa forma o motor irá segurar o giro alto em freio motor eficiente ese em uma emergência precisares de freios, estes estarão frios e responderão imediatamente. O que ocorre é que nota-se muitos motoristas descendo serra segurando no freio e quando precisa realmente do freio eles estão muito quentes e apresentam uma grande perda de eficiência.

> Segurar em subidas: Quanta gente arranca em aclives íngrimes na cidade e deixa o carro cair antes de arrancar? No AT isso não ocorre pois pode-se segurar na caixa pois o conversor de torque não apresentará desgaste como no caso de embreagem e bastará acelerar. Se for muito íngreme, e o motor não atingir a faixa de torque para responder prontamente basta segurar o freio colocar N encher um pouco o motor e puxar o D com o motor cheio que quando entrar a marcha é só soltar o freio e nada apanha, se for embreagem vai feder a queimado...

> No off road: Seleciona-se sempre a marcha apropriada na seleção da marcha desejada e evita usar o D em terrenos mais pesados. A grande vatagem é que o AT mantém uma tração sempre mais linear e constante, mesmo nas aliviadas do acelerador. Para descer em freio motor é só usar a 1a reduzida que sempre que a velocidadesubir alé da marcha lenta o câmbio irá segurar pois ao passar da rpm do conversor ele bloqueia e entra em freio motor. Poém sempre usando o freio normal pois nesse caso o AT aceita velocidades muito baixas sem entrar o feio motor. Para passar por erosões ou pedras altas por exemplo aonde deve ser feito com cuidado, o AT basta segurar o freio e reduzido acelerar o suficiente para o veículo andar e aliviar o freio sem soltar todo pois manterá uma tração distribuida mais uniforme entre as 4 rodas e o veículo não dará pulos ou voltará para trás.

x100000!!!

Guilherme Studart
11/11/2007, 16:03

Obrigado pela minha primeira aula de câmbio AT.

Waldir Carlos
11/11/2007, 19:45
Nunca é demais lembrar que um "Expert" não se mede apenas pelo número de mensagens. O nosso colega Edintruder "quebra" essa regra! Lendo isso que ele escreveu, EU, que não entendo nadica e sou principiante em câmbio AT, me sinto quase na obrigação de aplaudí-lo!

É iso aí rapaz... ainda não estou sabendo dirigir CORRETAMENTE a Hilux, mas tô considerando a "aula".

:palmas::palmas::palmas:

[]s

Fred Bailune
12/11/2007, 22:27
Obrigado pela minha primeira aula de câmbio AT.

Guilherme,

A unica desvantagem que vejo em um carro AT é em descida na lama ... ai o bicho pega ..., pq o carro fica muito solto, qdo vc freia desgoverna tudo !!!! Se tiver ABS entao so para no barranco hahaha

Abs

magon33
12/11/2007, 23:40
Fred

Parece que voce está completamente enganado , mas a Hilux AT de um amigo , numdia que fui de zequinha , em descida forte com muito barro ele colocou a 1º reduzida (alavanca em 1 e reduzida engatada) e o carro andava a 1 km/h ou menos e se pisasse no freio parava .Ao soltar o freio parecia que ia despinguelar , mas de repente algo acontecia e ela segurava muito .Não sei qual a magica , mas tem algum recurso escondido.
Quem tiver Hilux AT tenta testar mesmo sem barro por segurança que vai entender o que digo , depois nos conte

Edintruder
13/11/2007, 00:50
Fred

Parece que voce está completamente enganado , mas a Hilux AT de um amigo , numdia que fui de zequinha , em descida forte com muito barro ele colocou a 1º reduzida (alavanca em 1 e reduzida engatada) e o carro andava a 1 km/h ou menos e se pisasse no freio parava .Ao soltar o freio parecia que ia despinguelar , mas de repente algo acontecia e ela segurava muito .Não sei qual a magica , mas tem algum recurso escondido.
Quem tiver Hilux AT tenta testar mesmo sem barro por segurança que vai entender o que digo , depois nos conte

O que acontecia é que a transmissão pegava velocidade e o conversor de torque enrijece(opa!!!) e acopla o conjunto gerando freio motor. Nesse caso deve-se usar o freio sempre e o motor é uma mera ajuda, e o AT também faz isso, e desacopla mais tarde o que se fosse manual e tivesse que debrear pra não apagar o motor no freio das rodas. Supondo que a lenta da 1a reduzida seja 7km/h num MT, num AT será próximo a 5km/h, dessa forma não muda grande coisa nessa condição proposta.

FlavioLouveira
13/11/2007, 10:00
Supondo que a lenta da 1a reduzida seja 7km/h num MT, num AT será próximo a 5km/h, dessa forma não muda grande coisa nessa condição proposta.

Eu desço umas ribanceira, estradas no meio do mato, que são umas piranbeiras, tem que descer com a alavanca em 1 mesmo...e o freio motor ajuda bastante ate essa velocidade ai sim..

Se eu entendi o que vc disse, vc quis dizer que nesses casos a AUto e a manual é quase igual não é?

Guilherme Studart
13/11/2007, 16:19
E as aulas se sucedem!!!!

Quando eu colocar em prática comunico a vocês.

Obrigado!

Edintruder
13/11/2007, 18:15
Se eu entendi o que vc disse, vc quis dizer que nesses casos a AUto e a manual é quase igual não é?
Sim. Porém tem que deixar em 1a, pois se colocar em segunda marcha não terá freio motor pois o câmbio entenderá qeu estás em uma descida e aliviando o pé na busca de economia, dessa forma a 1a vai correr livre até entrar a 2a e aí sim fará frei motor pois não irá para 3a, e assim sucessivamente...
O freio motor deve ser feito sempre reduzindo manualmente a seleção e como o caso em questão referido, sim os dois funcionam da mesma forma.

Fred Bailune
13/11/2007, 20:24
Fred

Magon,

Certamente nao deveria ter muita lama ... isso acontece com o meu carro tambem ... e as pajeros, toyota e l200 que tivemos, o problema é justamente esse quando vc coloca em LOW e no meu caso 1 marcha mesmo o carro ja faz forca para andar ... quando vc comeca a descer se nao estiver o tempo todo freiando ele pega um pouco de velocidade e logo depois o carro reduz, trava a roda e barranco !!!!!

No carro manual voce pode descer de 1 sem frear e se tiver num troller ou land da ate para descer acelerando.

Um outro detalhe os carros automaticos de maneira geral so tem 4 marchas, alguns qdo reduzidos ficam so com 3, dessa forma o carro fica com uma relacao de marchas bem mais longa que o manual, deixando o carro menos reduzido.

Abs

Bailune1
13/11/2007, 20:36
Magon,

Certamente nao deveria ter muita lama ... isso acontece com o meu carro tambem ... e as pajeros, toyota e l200 que tivemos, o problema é justamente esse quando vc coloca em LOW e no meu caso 1 marcha mesmo o carro ja faz forca para andar ... quando vc comeca a descer se nao estiver o tempo todo freiando ele pega um pouco de velocidade e logo depois o carro reduz, trava a roda e barranco !!!!!

No carro manual voce pode descer de 1 sem frear e se tiver num troller ou land da ate para descer acelerando.

Um outro detalhe os carros automaticos de maneira geral so tem 4 marchas, alguns qdo reduzidos ficam so com 3, dessa forma o carro fica com uma relacao de marchas bem mais longa que o manual, deixando o carro menos reduzido.

Abs

Fred,

Concordo plenamente com voce....Alias ja tivemos varios carros automatico, Pajero, L200, Toyota, Vitara....e em todos os carros percebemos que o cambio automatico tem a relação bem mais longa (principalmente quando so possui 4 marchas), ou seja mesmo travando a marcha em Low, ou 1, a relação é mais longa e por isso o carro embala mais. Na minha opinião esse e a maior desvatagem de um At na Trilha, mas em subida com erosões não tem nada melhor!!!!!!!

Jorge T
13/11/2007, 20:41
Guilherme,

A unica desvantagem que vejo em um carro AT é em descida na lama ... ai o bicho pega ..., pq o carro fica muito solto, qdo vc freia desgoverna tudo !!!! Se tiver ABS entao so para no barranco hahaha

Abs
Descida em lama parece ser problema para quem tem ABS. O Marcello me contou sobre alguém que perdeu o freio por conta da lama ter tampado o sensor.

Fred Bailune
13/11/2007, 20:45
Descida em lama parece ser problema para quem tem ABS. O Marcello me contou sobre alguém que perdeu o freio por conta da lama ter tampado o sensor.

Jorge,

Eu nunca ouvi nada sobre isso, realmente pode ter acontecido, mas o problema do ABS é que ele nao deixa a roda travar, com muita lama o carro nao para !!!! Ja passamos por varios momentos tensos !!! O meu vem com um sistema bem interessante, quando coloco a reduzida ele muda o funcionamento do ABS e o carro trava as rodas ... mas isso so com a reducao, se for uma situacao em que vc esteja com mais velocidade o carro nao freia mesmo

Abs

Bailune1
13/11/2007, 20:47

Fala Jorge,

O meu carro também tem ABS, posso te dizer que é muito sinistro qnd se pega lama em descida, se ele armar f...... o pedal começa a vibrar e o carro nem ameaça a frear, é uma M....mas as vezes qnd se pega lama o ABS desarma sozinho, ai fica bem melhor de dirigir...Outra opção é tirar o fuzivel antes de pegar lama que ele desarma.

Jorge T
13/11/2007, 20:53
Fala Jorge,

O meu carro também tem ABS, posso te dizer que é muito sinistro qnd se pega lama em descida, se ele armar f...... o pedal começa a vibrar e o carro nem ameaça a frear, é uma M....mas as vezes qnd se pega lama o ABS desarma sozinho, ai fica bem melhor de dirigir...Outra opção é tirar o fuzivel antes de pegar lama que ele desarma.

Essa dica de desligar o ABS é uma boa.

Até Air Bag já me falaram que é legal de desligar, dependendo do ângulo de ataque e da velocidade que você estiver ele pode abrir.

edubelem
13/11/2007, 20:54
Jorge,

Eu nunca ouvi nada sobre isso, realmente pode ter acontecido, mas o problema do ABS é que ele nao deixa a roda travar, com muita lama o carro nao para !!!! Ja passamos por varios momentos tensos !!! O meu vem com um sistema bem interessante, quando coloco a reduzida ele muda o funcionamento do ABS e o carro trava as rodas ... mas isso so com a reducao, se for uma situacao em que vc esteja com mais velocidade o carro nao freia mesmo

Abs

Fred, a função do ABS é essa mesma, não travar as rodas, em terrenos muito lisos, como barro, a roda dificilmente trava para justamente ter o maxmo de aderência possivel, pois se as rodas travarem, o carro fica completamente sem controle, obrigando vc ficar aliviando e precionando o freio constantimente.

[]'s,

Bailune1
13/11/2007, 20:58
Fred, a função do ABS é essa mesma, não travar as rodas, em terrenos muito lisos, como barro, a roda dificilmente trava para justamente ter o maxmo de aderência possivel, pois se as rodas travarem, o carro fica completamente sem controle, obrigando vc ficar aliviando e precionando o freio constantimente.

[]'s,

Edu,

O problema é que o ABS não foi feito para ser usado na lama....voce nao tem ideia de como o carro fica sem controle nenhum quando ele arma numa descida de lama, fica muito pior do que sem o ABS. Por ter muito pouca aderencia o carro nao frei nada.....NADA MESMO, como se voce estivesse sem freio nenhum, pior do que travar as rodas.....

Jorge T
13/11/2007, 21:04
Fred, conta aí como é dirigir com o Tiptronic e controle de tração na terra. Deve ser show. Seu carro é meu sonho de consumo.

Fred Bailune
13/11/2007, 21:09
Edu,

O problema é que o ABS não foi feito para ser usado na lama....voce nao tem ideia de como o carro fica sem controle nenhum quando ele arma numa descida de lama, fica muito pior do que sem o ABS. Por ter muito pouca aderencia o carro nao frei nada.....NADA MESMO, como se voce estivesse sem freio nenhum, pior do que travar as rodas.....

x10 ..... Edu nao sei seu carro tem ABS mas tomara que vc nunca passe por isso é MUITO ruim mesmo !!!!

LGVM
13/11/2007, 21:09
Jorge,

Abs
Pessoal,

Normalmente os carros que tem ABS são programados p/ que ele entre em ação geralmente aos 15km/h. Na minha casa tem uma rampa que quando chove os carros descem "travadinhos" mesmo tendo ABS.

Descidão de lama pauleira mesmo daqueles estilo sabonete que o carro escorrega mais do que freia e vc fora dele não consegue nem ficar de pé que escorrega tem que descer enroscado na erosão e/ou acelerando p/ conseguir ter direção, é adrenalina mesmo e acho que nestes casos não faz muita diferença ser at ou manual. Se parar no barranco é menos pior. O ruim mesmo e ficar de lado na trilha e descer capotando. Na minha opinião é uma das situações mais complicadas, além de técnica as vezes tem que ter sorte tb....rsrsrsss!!! Piorando ainda mais as condições, se for aqueles descidões ingremes e sem lama com aquela terra dura que qdo molhada escorrega mais do que gelo, aí só com corrente p/ segurar o carro ou então escorá-lo c/ um cabo e ir soltando devagar.

Abs,

Fred Bailune
13/11/2007, 21:14
Fred, conta aí como é dirigir com o Tiptronic e controle de tração na terra. Deve ser show. Seu carro é meu sonho de consumo.

Valeu Jorge,

Tambem gosto muito do meu carro hahahah... o cambio é muito maneiro as respostas sao super rapidas e sao 5 marchas. O controle tracao funciona bem com as 4 rodas no chao (numa subida de lama em que vc sobe com pe em baixo ele aciona o freio nas rodas para nao deixar patinar muito). Mas em uma situacao em que o carro fica em X ele nao funciona nao o carro nao sai do lugar !!! Isso so as novas 2008 tem

Abs

Fred Bailune
13/11/2007, 21:19
Pessoal,

Normalmente os carros que tem ABS são programados p/ que ele entre em ação geralmente aos 15km/h. Na minha casa tem uma rampa que quando chove os carros descem "travadinhos" mesmo tendo ABS.

Descidão de lama pauleira mesmo daqueles estilo sabonete que o carro escorrega mais do que freia e vc fora dele não consegue nem ficar de pé que escorrega tem que descer enroscado na erosão e/ou acelerando p/ conseguir ter direção, é adrenalina mesmo e acho que nestes casos não faz muita diferença ser at ou manual. Se parar no barranco é menos pior. O ruim mesmo e ficar de lado na trilha e descer capotando. Na minha opinião é uma das situações mais complicadas, além de técnica as vezes tem que ter sorte tb....rsrsrsss!!! Piorando ainda mais as condições, se for aqueles descidões ingremes e sem lama com aquela terra dura que qdo molhada escorrega mais do que gelo, aí só com corrente p/ segurar o carro ou então escorá-lo c/ um cabo e ir soltando devagar.

Abs,

LGVM,

Concordo com vc qto as 15km/h, o problema é quando vc esta andando com um pouco de velocidade e precisa parar !!!! Nao sei se vc ja passou por isso?

Qto as tecnicas de descida eu concordo com vc, mas o carro automatico por ter uma relacao de marchas mais longa tende a ganhar mais velocidade, forcando voce a frear o carro. Mesmo colocando na posicao L ou descendo em primeira marcha.

O seu carro fica com 3 marchas reduzido?

Abs

Jorge T
13/11/2007, 21:22
Valeu Jorge,

Tambem gosto muito do meu carro hahahah... o cambio é muito maneiro as respostas sao super rapidas e sao 5 marchas. O controle tracao funciona bem com as 4 rodas no chao (numa subida de lama em que vc sobe com pe em baixo ele aciona o freio nas rodas para nao deixar patinar muito). Mas em uma situacao em que o carro fica em X ele nao funciona nao o carro nao sai do lugar !!! Isso so as novas 2008 tem
Abs
Seu carro é a sensação do MMS, essa é a razão de ser meu sonho(sem falar que acho muito bonito).
Vc consegue configur o controle de tração ou já vem pré configurado ?
Curva na terra você sente o carro na mão até que velocidade ?
Situação em X ? desculpa, não entendi.

Fred Bailune
13/11/2007, 21:35
Seu carro é a sensação do MMS, essa é a razão de ser meu sonho(sem falar que acho muito bonito).
Vc consegue configur o controle de tração ou já vem pré configurado ?
Curva na terra você sente o carro na mão até que velocidade ?
Situação em X ? desculpa, não entendi.

Jorge,

Nao da pra configurar nao, o carro e muito no chao ... vc pode entrar que ela nao sai isso se deve tambem por causa da suspensao que e independete nas quatro rodas.

Situacao em X e qdo em uma erosao o carro fica com duas rodas no ar, uma dianteira e a traseira oposta, formando um X. Nesse caso o carro nao sai do lugar so com bloqueio de diferencial.

O pessoal esta comecando a usar mesmo esse carro no rali da MIT, acho realmente o carro ideal para isso ... a diesel deve ser melhor ainda

Abs

LGVM
13/11/2007, 22:19
LGVM,

Concordo com vc qto as 15km/h, o problema é quando vc esta andando com um pouco de velocidade e precisa parar !!!! Nao sei se vc ja passou por isso?

Qto as tecnicas de descida eu concordo com vc, mas o carro automatico por ter uma relacao de marchas mais longa tende a ganhar mais velocidade, forcando voce a frear o carro. Mesmo colocando na posicao L ou descendo em primeira marcha.

O seu carro fica com 3 marchas reduzido?

Abs
Fred fica só c/ 3 marchas sim, só que qdo o bicho pega deixo no L (1a). Se tiver c/ mais velocidade complica mesmo mas aí vale tb p/ reta. Se tiver perigoso o lance é andar bem devagar independente de ser manual ou at. A verdade é que tudo tem seus prós e contras e precisamos conhecer bem esses contras p/ evitar uma situação ruim.
Abs,

Fred Bailune
14/11/2007, 13:31
Fred fica só c/ 3 marchas sim, só que qdo o bicho pega deixo no L (1a). Se tiver c/ mais velocidade complica mesmo mas aí vale tb p/ reta. Se tiver perigoso o lance é andar bem devagar independente de ser manual ou at. A verdade é que tudo tem seus prós e contras e precisamos conhecer bem esses contras p/ evitar uma situação ruim.
Abs,

LGVM,

Isso do carro ficar um uma marcha a menos eu acho muito caido, a minha pajero antiga tambem ficava so com 3 marchas, o carro fica muito longo, em areia tem horas quee faltava forca e em descida ficava muito solto mesmo no L. Acho isso uma desvantagem dos carros automaticos. MAs logico que tem outras vantagens, na verdade acho a UNICA desvantagem de todo o resto vai melhor em trilha.

Sobre o ABS tem que fazer isso mesmo, uam vez meu pai com a Pajero tinha que percorrer uns 30 km com MUITA lama, foi um saco pq nao podíamos deixar o carro embalar nada se nao ele nao parava mais. Se fosse com uma carro sem ABS ia ser bem mais tranquilo !

Abs

LGVM
14/11/2007, 15:40
LGVM,

Isso do carro ficar um uma marcha a menos eu acho muito caido, a minha pajero antiga tambem ficava so com 3 marchas, o carro fica muito longo, em areia tem horas quee faltava forca e em descida ficava muito solto mesmo no L. Acho isso uma desvantagem dos carros automaticos. MAs logico que tem outras vantagens, na verdade acho a UNICA desvantagem de todo o resto vai melhor em trilha.

Sobre o ABS tem que fazer isso mesmo, uam vez meu pai com a Pajero tinha que percorrer uns 30 km com MUITA lama, foi um saco pq nao podíamos deixar o carro embalar nada se nao ele nao parava mais. Se fosse com uma carro sem ABS ia ser bem mais tranquilo !

Abs
Fala Fred,

Concordo plenamente c/ vc, aliás acho que estes "Jipes" mais modernos tinham que dar opções simples aos usuários de ligar ou desligar os equipamentos a qualquer momento, como por exemplo o ABS e o air-bag. Meu maior medo é dar um salto c/ o carro ou escorregar na lama e bater num toco ou cerca e o air-bag disparar.

Esses carros são concebidos pensando mais naqueles 90% de consumidores que quando muito pegam a estradinha de terra do sítio.

Agora fico pensando o seguinte, como o ABS se comporta na neve, teoricamente é tão liso quanto a lama e quando faz aquela camada fina de gelo então...

Aqui perto de casa é só estrada de chão, qdo "ensaboar" vou fazer uns testes mais focados no comportamento do ABS e posto aqui.

Abs,

Fred Bailune
14/11/2007, 15:47
Fala Fred,

Concordo plenamente c/ vc, aliás acho que estes "Jipes" mais modernos tinham que dar opções simples aos usuários de ligar ou desligar os equipamentos a qualquer momento, como por exemplo o ABS e o air-bag. Meu maior medo é dar um salto c/ o carro ou escorregar na lama e bater num toco ou cerca e o air-bag disparar.

Esses carros são concebidos pensando mais naqueles 90% de consumidores que quando muito pegam a estradinha de terra do sítio.

Agora fico pensando o seguinte, como o ABS se comporta na neve, teoricamente é tão liso quanto a lama e quando faz aquela camada fina de gelo então...

Aqui perto de casa é só estrada de chão, qdo "ensaboar" vou fazer uns testes mais focados no comportamento do ABS e posto aqui.

Abs,

Na neve fica da mesma forma do que na lama ... muito tenso ... faz depois um teste depois vc vai ver como é ruim !!! hahahaha

sobre o Air-bag tambem fico preocupado, ja ouvi varias pessoas contanto casos do tipo, mas na verdade nunca vi acontecer !

Abs

edubelem
14/11/2007, 16:38
Fred, já aconteceu isso comigo, eu estava em um tempra com abs, o pedal so fazia dar socos e não travava a roda, e com a ranger de mei irmão uma limited, ambos os casos foi em uma extração de barro para estrada onde fica aquele barro molhado que vaiacumilando no sapato e na roda, aquilo é mais liso que sabão, a roda não travou e me asustei, porem ainda acho que é uma questão de costume, pois nos somos acostumados com trava e alivia.

Porem talves possa ser melhor com o travamento pois a roda cava uma trilha e penetra mais dando mais aderência, bem para realmente saber é só colocando dois carros iguais em situações iguais e um com abs e outro sem. Sera que nem uma revista especialisada em 4x4 já fez esse comparativo???

Eliseu
14/11/2007, 21:30
O automático é melhor em qualquer situação.

[]´s

Assino embaixo! Se assim não o fosse, os norte americanos não teriam quase 100% de CA. []`s

Eliseu
14/11/2007, 21:34
.........acho que estes "Jipes" mais modernos tinham que dar opções simples aos usuários de ligar ou desligar os equipamentos a qualquer momento, como por exemplo o ABS e o air-bag........Abs,

LGVM,
fazer isso é bem simples: procure na caixa de fuzíveis e retire o correspondente ao ABS, air bag.... []`s

Jorge T
14/11/2007, 22:27
Assino embaixo! Se assim não o fosse, os norte americanos não teriam quase 100% de CA. []`s
E ainda por cima são mais resistentes. Se tiver um Tiptronic de brinde então.

AKPG
14/11/2007, 22:32
Eu sou fã de câmbio AT. Tanto que para meu Troller ser perfeito para mim, falta apenas um câmbio AT. Quem sabe um dia não crio corajem e levo ele lá para a Igreja de Ribeirão Pires?!?!?!?!?!

Bom, na minha ex-L200, eu gostei muito de usar o câmbio AT no barro. Ajuda bastante não ter q ficar se preocupando com qual marcha utilizar. A única critica é em relação a descidas enlameadas. Mesmo com a reduzida engatada, quando pegava uma descida muito íngrime que fosse necessário o uso do freio-motor em primeira marcha, o carro não segurava direito, devido ao fato do câmbio AT ser mais longo. Esta foi a única ressalva que faço para o caso específico da L200.

Waldir Carlos
14/11/2007, 22:44
OFF: O amigo diz que gosta de câmbio AT e prova isso. Morar em Sampa é apenas um dos motivos que o "credenciam" a optar pelas "tomáticas". Escrevo isso na tentativa de fazer com que ele "abra o jogo" logo e acabe o suspense. A gente apenas desconfia, mas, pensando melhor, acho que um novo "avião" negro está chegando.

Correto, Alexandre? :lol::lol::concordo::concordo: Dicas?

[]s

AKPG
14/11/2007, 22:51
OFF: O amigo diz que gosta de câmbio AT e prova isso. Morar em Sampa é apenas um dos motivos que o "credenciam" a optar pelas "tomáticas". Escrevo isso na tentativa de fazer com que ele "abra o jogo" logo e acabe o suspense. A gente apenas desconfia, mas, pensando melhor, acho que um novo "avião" negro está chegando.

Correto, Alexandre? :lol::lol::concordo::concordo: Dicas?

[]s

Mais uma dica: tem reduzida.:mrgreen:

Waldir Carlos
14/11/2007, 22:57
:evil::evil: Cêtá de sacanagem homi. Fica na moita lendo [em OFF] o quê a gente escreve aqui e ainda aparece com lorota para piorar a nossa ansiedade. Daqui até sexta-feira, me recuso a "chutar" qual será a picape. Tem mais: Só de vingança, vou exigir que o nickname da negona seja de minha autoria. Pode ficar com raiva que nem ligo... :parede::parede:

[]s

LGVM
15/11/2007, 13:50
Boa dica valeu, mas um comandinho no painel facilitaria bem!!

Abs,

LGVM
15/11/2007, 13:56
Eu sou fã de câmbio AT. Tanto que para meu Troller ser perfeito para mim, falta apenas um câmbio AT. Quem sabe um dia não crio corajem e levo ele lá para a Igreja de Ribeirão Pires?!?!?!?!?!

Bom, na minha ex-L200, eu gostei muito de usar o câmbio AT no barro. Ajuda bastante não ter q ficar se preocupando com qual marcha utilizar. A única critica é em relação a descidas enlameadas. Mesmo com a reduzida engatada, quando pegava uma descida muito íngrime que fosse necessário o uso do freio-motor em primeira marcha, o carro não segurava direito, devido ao fato do câmbio AT ser mais longo. Esta foi a única ressalva que faço para o caso específico da L200.
Fala Alexandre,

Outro dia fui instalar o protetor de cambio no carro e na oficina tinha um cara adaptando um cambio at no engesa dele. O pessoal tava bem otimista c/ a maluquice...rsrsss!!! De repente da pra fazer algo parecido no Troller.

Abs,

murilloaquino
15/11/2007, 14:45
Sobre o ABS, o interessante que o EDU falou, mais o que percebi é que o ABS da ranger tem o sensor de aceleração justamente pra isso.ELe lê a desaceleração do carro e compara com a força de frenagem.Se ele ver que mesmo com o ABS o carro não para, ai ele deixa a roda ´´travar`` um pouco...

Na pajero, pelo q eu percebo parece q ela desliga o ABS automaticamente quando liga a Tração...
vo fazer mais testes e coloco aqui no forum...

Kim
15/11/2007, 15:01
Fala Alexandre,

Outro dia fui instalar o protetor de cambio no carro e na oficina tinha um cara adaptando um cambio at no engesa dele. O pessoal tava bem otimista c/ a maluquice...rsrsss!!! De repente da pra fazer algo parecido no Troller.

Abs,

LGVM!

Faço parte desses malucos, mesmo estando no Paraná!!!

Em muito breve o Brancão estará AT também.

Abraços.

Kim.

billj
15/11/2007, 21:47
Quem sabe um dia não crio corajem e levo ele lá para a Igreja de Ribeirão Pires?!?!?!?!?!

Pode vir. Referente trabalhos em câmbio auto, na igreja já fizemos ou estamos fazendo..........

- um Samurai entrou original, comprado em concessionária, atualmente está Suzuki V6, auto, 02 reduzidas.
- uma Explorer entrou com câmbio manual 4x2, saiu automático 4x4.
- um CJ5 entrou com câmbio manual e reduzida Toyota, saiu com câmbio auto da Blazer e reduzida do Wrangler (que vai ser substituída por uma Atlas em breve).
- um Samurai entrou original, 1.3 com câmbio manual, vai sair com 4.3 V6 Blazer, auto Opala, reduzida Hilux.
- um CJ5 entrou original em tudo, vai sair 4.1 Silverado, auto Opala.

Abraços,

Bill

AKPG
15/11/2007, 22:24
Pode vir. Referente trabalhos em câmbio auto, na igreja já fizemos ou estamos fazendo..........

- um Samurai entrou original, comprado em concessionária, atualmente está Suzuki V6, auto, 02 reduzidas.
- um CJ5 entrou com câmbio manual e reduzida Toyota, saiu com câmbio auto da Blazer e reduzida do Wrangler (que vai ser substituída por uma Atlas em breve).
- um Samurai entrou original, 1.3 com câmbio manual, vai sair com 4.3 V6 Blazer, auto Opala, reduzida Hilux.

Abraços,

Bill
Bill,

Antes do câmbio AT, tenho que fazer a visitinha na igreja para a instalação dos ARB´s e da 4,88 e talvez seja necessário também alguma adaptação para que os pneuzinhos 35 q acabei de comprar possam caber na viatura...

Um abraço,

Eliseu
15/11/2007, 22:53
Eu sou fã de câmbio AT......Bom, na minha ex-L200, eu gostei muito de usar o câmbio AT no barro. Ajuda bastante não ter q ficar se preocupando com qual marcha utilizar. A única critica é em relação a descidas enlameadas. Mesmo com a reduzida engatada, quando pegava uma descida muito íngrime que fosse necessário o uso do freio-motor em primeira marcha, o carro não segurava direito, devido ao fato do câmbio AT ser mais longo. Esta foi a única ressalva que faço para o caso específico da L200.

AKPG,
sua raiva é tão grande que vc NUNCA mais vai querer L200 AT(como vc colocou na sua assinatura) , ou tem mais algum motivo?!?! []`s

AKPG
15/11/2007, 23:11
AKPG,
sua raiva é tão grande que vc NUNCA mais vai querer L200 AT(como vc colocou na sua assinatura) , ou tem mais algum motivo?!?! []`s
Eliseu,

Eu nunca mais vou querer ter outra L200 AT na vida pois a que eu tive (uma Outdoor 2007) só me deu dor de cabeça. Este é o carro que não recomendo nem para o meu pior inimigo. A minha aqueceu com menos de mil km e apresentou tantos problemas que acabei vendendo a pkp antes de completar um ano de uso. Ela seria uma boa pkp se fosse usada como sedãn. Como eu tentei usá-la como pkp, ela não correspondeu.

Portanto, L200 AT: EU NÃO RECOMENDO. Eu tive, usei e não me serviu. Devido esta minha experiência, eu tenho esta opinião.

Um abraço,

Fred Bailune
21/11/2007, 14:22
Sobre o ABS, o interessante que o EDU falou, mais o que percebi é que o ABS da ranger tem o sensor de aceleração justamente pra isso.ELe lê a desaceleração do carro e compara com a força de frenagem.Se ele ver que mesmo com o ABS o carro não para, ai ele deixa a roda ´´travar`` um pouco...

Na pajero, pelo q eu percebo parece q ela desliga o ABS automaticamente quando liga a Tração...
vo fazer mais testes e coloco aqui no forum...

Murillo,

Ela so faz isso com a Reduzida, caso contrario o ABS continua ligado. Mas mesmo assim ela nao desliga todas as vezes ...

Abs

LGVM
21/11/2007, 15:42

Abraços,

Bill
Fala Bill, blz??

Cara tenho um Honda Passport V6 4x2 automático. Penso em um futuro breve transformá-lo em um 4x4 a diesel. Vc acha que vai ficar bom? Faz isso?

Abs,

murilloaquino
21/11/2007, 16:26
POis na minha, que já é a geração nova com o EBD integrado, me parece que o ABS desliga tambem quando está na 4x4 HIGH.Depois farei o teste e posto aqui

Fred Bailune
21/11/2007, 18:25
POis na minha, que já é a geração nova com o EBD integrado, me parece que o ABS desliga tambem quando está na 4x4 HIGH.Depois farei o teste e posto aqui

Murillo,

Tomara que seja assim mesmo, no meu caso que tambem tem EBD e controle de tração ele so "desarma" na reduzida, na verdade o sistema passa a funcionar de maneira diferente, nao desativando por completo o ABS, inclusive aparece um aviso no manual do carro sobre isso.

Na minha antiga 99, ele desarmava em alguns casos, por exemplo areia ou muita lama, mas nao era sempre que o sistema funcionava bem nao.

Abs

LGVM
22/11/2007, 00:19
Fiz uns testes de franagem (na reta) em um chão de lama bem escorregadio, vinha a uns 40Km/h e metia o pé no freio. Fez um barulho esquisito, tipo como se tivesse areia no freio, mas parou bem e o carro ficou firme e não saiu deslisando. Repeti o teste umas 4 vezes e aconteceu a mesma coisa. Já na terra seca fiz o mesmo teste e o carro parou sem fazer o barulho e tb não travou a roda.

Assim que der vou refazer este teste num descidão e posto o resultado.

Abs,

AKPG
22/11/2007, 09:20
Fiz uns testes de franagem (na reta) em um chão de lama bem escorregadio, vinha a uns 40Km/h e metia o pé no freio. Fez um barulho esquisito, tipo como se tivesse areia no freio, mas parou bem e o carro ficou firme e não saiu deslisando. Repeti o teste umas 4 vezes e aconteceu a mesma coisa. Já na terra seca fiz o mesmo teste e o carro parou sem fazer o barulho e tb não travou a roda.

Assim que der vou refazer este teste num descidão e posto o resultado.

Abs,
Este barulho está parecendo que é o ABS funcionando. O pedal do freio trepidou?

Fred Bailune
22/11/2007, 09:58

Alexandre,

Com certeza é o ABS, se nao fez o mesmo barulho no seco foi pq ele nao deve ter freiado tudo de uma vez so !!!!

Abs

LGVM
22/11/2007, 19:34
O pedal não trepidou e o carro não perdeu a tragetória. Esqueci de dizer. Fiz o mesmo teste c/ minha "Ipavéia" e ela travou a roda e derrapou legal. Ainda não conclui os testes mas naquelas estradas de chão empoeiradas e RETAS que quando chove vira um sabão o ABS tá indo melhor.

Estou esperando uma estradinha perto de casa ficar ruim e vou testar no descidão. Esse teste vai ser bom pois tem uma curva bem no meio da descida e fica muito liso.

Abs,

Fred Bailune
22/11/2007, 19:57
O pedal não trepidou e o carro não perdeu a tragetória. Esqueci de dizer. Fiz o mesmo teste c/ minha "Ipavéia" e ela travou a roda e derrapou legal. Ainda não conclui os testes mas naquelas estradas de chão empoeiradas e RETAS que quando chove vira um sabão o ABS tá indo melhor.

Estou esperando uma estradinha perto de casa ficar ruim e vou testar no descidão. Esse teste vai ser bom pois tem uma curva bem no meio da descida e fica muito liso.

Abs,

LGVM

Fala tudo bem? Se o pedal do seu carro nao trepidou ela nao armou o ABS, pq na TR4 ele trepida MUITO !!!! hahaha, serio mesmo, voce iria perceber na hora. Por isso que voce acha que o carro freiou bem.

Abs

LGVM
23/11/2007, 01:47
LGVM

Fala tudo bem? Se o pedal do seu carro nao trepidou ela nao armou o ABS, pq na TR4 ele trepida MUITO !!!! hahaha, serio mesmo, voce iria perceber na hora. Por isso que voce acha que o carro freiou bem.

Abs
Fala Fred,

Como este é meu 1o jipinho c/ ABS ainda estou tentando compreender seu funcionamento no barro. Vou continuar testando e postando minhas impressões/dúvidas.

Achei que o barulho que ouvi era do ABS pois ele só se repetia naquela situação. Talvez o fato dele não ter desviado a trajetória seja devido ao EBD ou coincidência mesmo. Vou ter que testar muito p/ entender o funcionamento...rsrss!!

Valeu a dica!!

Abs,

FlavioLouveira
23/11/2007, 10:36
O meu funciona, mas nao trepida nada...muito pouco.. Ja tive outros carros com ABs, ou dirigi, e sei do que falam sobre trepidação... Nessa L200 o pedal nao pula tanto nao...
Enfim, só para constar...

Fred Bailune
23/11/2007, 14:16
O meu funciona, mas nao trepida nada...muito pouco.. Ja tive outros carros com ABs, ou dirigi, e sei do que falam sobre trepidação... Nessa L200 o pedal nao pula tanto nao...
Enfim, só para constar...

Flavio,

Isso é verdade mesmo, eu tive uma Sport e realmente o pedal nao vibrava muito nao, mas mesmo assim dava pra perceber quando o ABS armanava.

Abs

Vinicius Hauagge
20/07/2009, 15:48
Li esse tópico inteiro (foi divertido), e fiquei com algumas dúvidas de como conduzir o carro, pois adquiri meu primeiro veículo com caixa automática (explorer 4.0 v6, 1994, com a caixa A4LD).
Então, seguem as minhas conclusões (se eu estiver errado, por favor, me corrijam!).
1 - Via de regra, quando for arrancar, devo "pensar" junto com o câmbio, ou seja, se for uma subida, erosão, lama coloco o 1 (e não o D), para não forçar o sistema;
2 - Para arrancar com um pouco mais de força, devo segurar o carro no freio e acelerar?
3 - É muito mais benéfico para o conjunto andar reduzido (isso foi uma afirmação).
Obrigado,
Vinicius.

Edintruder
20/07/2009, 19:20
Quanto mais longa a marcha, mais aquecimento o fluido da caixa recebe, dessa maneira em condução normal ou sem carga usa-se o D, porém sempre que for utilizar a força, utiliza a opção de marchas correta para bloquear as trocas desnecessárias de marcha e manter o óleo mais refrigerado.
Pra arrancar mais forte, levanta um pouco o rpm antes de engatar, uns 2000rpm está bom. Quando engatar ela já salta na arrancada. O meu Monza só cantava pneus assim. Quando decidi trocar de carro, a lenha começou a pegar e comecei a fazer coisas que não fazia normalmente, como exemplo, queimar os pneus, eheheh! De ré chegava a 55km/h! ehehehe!
De qualquer forma, com o uso racional, a caixa automática dura tanto quanto o motor e o carro, se for mal utilizada, a cada 100.000km terás que fazer uma obra geral...

polaco da toyota
27/07/2009, 18:55
Para mim pkp tem de ser manual este negocio de automatica e para carro de passeio, digo por experiencia L200 hpe 2005 (automatica) nao da prazer de dirigir, agora L200 hpe outdoor 2007 (mecanica) isto sim da gosto de encarar uma trilha, alem de saber em qual velocidade e rotaçao para se encarar o obstaculo, respeito os gostos porem manifesto minha opiniao....

Edgar Fabre
28/07/2009, 10:03
Li esse tópico inteiro (foi divertido), e fiquei com algumas dúvidas de como conduzir o carro, pois adquiri meu primeiro veículo com caixa automática (explorer 4.0 v6, 1994, com a caixa A4LD).
Então, seguem as minhas conclusões (se eu estiver errado, por favor, me corrijam!).
1 - Via de regra, quando for arrancar, devo "pensar" junto com o câmbio, ou seja, se for uma subida, erosão, lama coloco o 1 (e não o D), para não forçar o sistema;

Vinicius,
Sim, sempre a 1, ou se vc tiver o L, é o L. Eu sempre vou de 1, principalmente para não sacrificar o câmbio. Além do que vc trava a marcha, não ocorrendo troca automática desnecessária e indesejada, além de perigosa.

2 - Para arrancar com um pouco mais de força, devo segurar o carro no freio e acelerar?

Sim. Com a marcha já engatada. Nunca em N. Para vc ter uma idéia, em rallie de velocidade, num Lancer por exemplo, deixa-se a marcha engatada, acelera-se até o limitador e larga-se parado, ou seja, não danifica o câmbio. É óbvio que vc não vai ficar 2 minutos acelerando com o carro freiado.

3 - É muito mais benéfico para o conjunto andar reduzido (isso foi uma afirmação).
Sim, é muito mais benéfico. A princípio, entrou numa trilha, reduz o carro. Vc vai judiar muito menos dele, como um todo.
Numa trilha, pode acontecer o caso de existir algum engraçadinho que tente transpor alguns obstáculos sem estar reduzido, querendo se mostrar. Não deixe se levar por isso, pois o SEU carro é SEU e, consequentemente, o SEU dinheiro, que vc iria gastar depois num eventual conserto posterior.
Quanto menos vc judiar de seu equipamento, melhor. E as opções de câmbio estão lá para serem utilizadas.

No mais, tirando as discussões que não agregaram nada ao tópico, dá para se ter uma idéia do que se pode ou não fazer. Mas a idéia principal é que sempre temos que saber o que o nosso carro nos oferece e tirar o melhor proveito disto.

ABS
Edgar Fabre

abreu
28/07/2009, 10:15
O automático é melhor em qualquer situação.

[]´s

Depende do tipo de terreno que voce anda.
Rock Crawling, com certeza o cambio automatico se da melhor.

Dunas de areia, beira de praia e etc, esqueca o cambio automatico.
Nao ha como ter o controle das marchas.
Nao ha como arrancar em uma marcha elevada.

Fazer os lencois maranhenses, dunas do rosado, ou outros trexos de areia pesada com carro automatico, eh impossivel.

Se cambio automatico fosse tao bom assim para off-road, os carros que correm o rally dos sertoes e o antigo Dakar, seriam automaticos, e nao sao.

Para o dia-a-dia, cambio automatico com certeza.
Trilhas, cambio manual.

abreu
28/07/2009, 10:36
Sim. Com a marcha já engatada. Nunca em N. Para vc ter uma idéia, em rallie de velocidade, num Lancer por exemplo, deixa-se a marcha engatada, acelera-se até o limitador e larga-se parado, ou seja, não danifica o câmbio. É óbvio que vc não vai ficar 2 minutos acelerando com o carro freiado.

Nao entendi sua citacao amigo.
Voce esta pensando que o Lancer Evolution eh automatico?

Pelo amor de deus, nao me diga uma asneira destas!

O Lancer Evolution eh SEMPRE MANUAL, em todas as versoes, apenas alternando entre os cambios de 5 ou 6 marchas, dependendo da serie do carro. RS, GT, GSR, FQ-300, FQ-320, FQ-340, FQ-360, MR-FQ-360, Standard, SE e MR, todos equipados com cambio MANUAIS.

Apenas no Lancer Evolution X, foi lancada uma caixa de 6 velocidades semi-automatica, chamada Twin-clutch gearbox. Tecnologia baseada na formula 1.
Esta caixa esta disponivel apenas para o Lancer de RUA, nao presente no lancer que corre o WRC...

Abracos.

billj
28/07/2009, 10:36
Jesus!!! Essa merda dinovu????

http://images.encyclopediadramatica.com/images/2/27/Benedict_facepalm.jpg

abreu
28/07/2009, 10:39
Jesus!!! Essa merda dinovu????

http://images.encyclopediadramatica.com/images/2/27/Benedict_facepalm.jpg

Antes de generalizarem, pesquisem "tipos de terreno".

Eh muito facil dizer que o cambio automatico eh melhor quando nao existem dunas de areia para transpor.

Abracos.

Edgar Fabre
28/07/2009, 11:09
Nao entendi sua citacao amigo.
Voce esta pensando que o Lancer Evolution eh automatico?

Pelo amor de deus, nao me diga uma asneira destas!

O Lancer Evolution eh SEMPRE MANUAL, em todas as versoes, apenas alternando entre os cambios de 5 ou 6 marchas, dependendo da serie do carro. RS, GT, GSR, FQ-300, FQ-320, FQ-340, FQ-360, MR-FQ-360, Standard, SE e MR, todos equipados com cambio MANUAIS.

Apenas no Lancer Evolution X, foi lancada uma caixa de 6 velocidades semi-automatica, chamada Twin-clutch gearbox. Tecnologia baseada na formula 1.
Esta caixa esta disponivel apenas para o Lancer de RUA, nao presente no lancer que corre o WRC...

Abracos.

Caro Abreu,

Eu não vou voltar a uma discussão de 3 anos atrás para saber quem sabe mais sobre isso ou aquilo.

Eu não falei que o Lancer é automático, semi automático ou qualquer outra coisa, o que eu disse é que não se pode acelerar QUALQUER carro em N e engatar a marcha (coisa que eu sei que vc não concorda, já que engata ré a 60km/h).

No caso do Lancer, não se pode acelerar o carro em neutro e engatar a primeira marcha, já se acelera engatado (melhorou para vc ??).

ABS
Edgar Fabre

abreu
28/07/2009, 11:22
Vou refrescar sua memoria:

Postado originalmente por Vinicius Hauagge Visualizar Mensagem

-----------------------------------------------------------------------------------------

A pergunta do Vinicius eh claramente para um carro automatico, em que se usa o conversor de torque para arrancar com mais forca.
Deixa-se o carro em D, ou L ou 1, pisa-se no freio, acelera ate o giro estabilizar-se (geralmente por volta de 2mil RPM) e solta o freio.

Abracos.

Edgar Fabre
28/07/2009, 11:33
Caro Abreu,

Percebo que nestes três anos vc não amadureceu muito. Mas paciência, como dizem, o mundo tem mais de 6.000.000.000 de pessoas e nem todas podem ser iguais.

Faltar com o respeito com a colocação de outra pessoa ("não me diga uma asneira destas") mostra muito bem que vc não entende o propósito deste Fórum que é trocar idéias no sentido das pessoas aprenderem umas com as outras.

Se eu coloquei o exemplo do Lancer e vc está "chiando" porque a pergunta era estritamente sobre um carro automático (embora basta vc ler para ver que não está citado que o carro é automático), gostaria de esclarecer que a colocação continua valendo, pois o conheço na prática, embora isso não faça a menor diferença para a questão principal, que é dirimir a dúvida do nosso amigo Vinicius.

Pense no bem do Fórum e de seus leitores, agregando valor aos temas, por favor.

ABS
Edgar Fabre

abreu
28/07/2009, 12:28
Caro Abreu,

Percebo que nestes três anos vc não amadureceu muito. Mas paciência, como dizem, o mundo tem mais de 6.000.000.000 de pessoas e nem todas podem ser iguais.

Faltar com o respeito com a colocação de outra pessoa ("não me diga uma asneira destas") mostra muito bem que vc não entende o propósito deste Fórum que é trocar idéias no sentido das pessoas aprenderem umas com as outras.

Se eu coloquei o exemplo do Lancer e vc está "chiando" porque a pergunta era estritamente sobre um carro automático (embora basta vc ler para ver que não está citado que o carro é automático), gostaria de esclarecer que a colocação continua valendo, pois o conheço na prática, embora isso não faça a menor diferença para a questão principal, que é dirimir a dúvida do nosso amigo Vinicius.

Pense no bem do Fórum e de seus leitores, agregando valor aos temas, por favor.

ABS
Edgar Fabre

Quanta magoa no seu coracao Edgar!

Bote para fora meu filho! Nao guarde isto dentro de voce!
Se liberte! (uiiiii!)

=**

Edgar Fabre
28/07/2009, 13:29
Quanta magoa no seu coracao Edgar!

Bote para fora meu filho! Nao guarde isto dentro de voce!
Se liberte! (uiiiii!)

=**

Meu caro,

Não há mágoa nenhuma. Vc definitivamente não entende o espírito e o propósito deste Fórum, que é o de agregar conhecimento sobre o Off Road, além do que, quando vc tiver mais maturidade, vai perceber que não vale a pena entrar em discussões que não levam a nada.

Não vou alongar mais, pois como já citei anteriormente, não agrega nada ao tema e a nenhum outro tema deste Fórum.

ABS
Edgar Fabre

abreu
28/07/2009, 18:18
Meu caro,

Não há mágoa nenhuma. Vc definitivamente não entende o espírito e o propósito deste Fórum, que é o de agregar conhecimento sobre o Off Road, além do que, quando vc tiver mais maturidade, vai perceber que não vale a pena entrar em discussões que não levam a nada.

Não vou alongar mais, pois como já citei anteriormente, não agrega nada ao tema e a nenhum outro tema deste Fórum.

ABS
Edgar Fabre

Pensando nisto, informei a nossos amigos foristas que não prestem atenção na sua resposta ao amigo Vinicius, pois o mesmo se refere a um cambio automático, que em nada tem haver com o exemplo usado por vossa senhoria, do Lancer Evolution, já que o mesmo é um carro manual.

Só não entendi porque carregas tanta mágoa neste coração!

=P

Ronaldo B.
28/07/2009, 18:39
Pensando nisto, informei a nossos amigos foristas que não prestem atenção na sua resposta ao amigo Vinicius, pois o mesmo se refere a um cambio automático, que em nada tem haver com o exemplo usado por vossa senhoria, do Lancer Evolution, já que o mesmo é um carro manual.

Só não entendi porque carregas tanta mágoa neste coração!

=P

Abreu,

Para evitar problemas eu recomendo que vc leia as regras de conduta do Forum e com especial atenção aos artigos:

1.24 - Começar ou dar continuidade em discussões pessoais contendo ataques diretos ou indiretos, ofensas, ameaças ou qualquer tipo de insulto.

1.28 - Ofender, provocar ou ironizar qualquer usuário ou Administrador e Moderador, mesmo que indiretamente.

1.29 - Difamar ou caluniar pessoas, grupos ou participantes do Fórum por quaisquer motivos.

1.30 - Destratar ou faltar com o respeito com os demais participantes do Fórum, independente de seu tempo de registro e de seu grau de conhecimento.

[]´s

Vinicius Hauagge
28/07/2009, 19:58
Edgar, obrigado por sua pronta resposta, foi bastante esclarecedora.
Peço desculpas pela demora em responder ao tópico, fiquei alguns dias sem acessar ao fórum!
Vinicius.

abreu
29/07/2009, 00:25
Abreu,

Para evitar problemas eu recomendo que vc leia as regras de conduta do Forum e com especial atenção aos artigos:

1.24 - Começar ou dar continuidade em discussões pessoais contendo ataques diretos ou indiretos, ofensas, ameaças ou qualquer tipo de insulto.

1.28 - Ofender, provocar ou ironizar qualquer usuário ou Administrador e Moderador, mesmo que indiretamente.

1.29 - Difamar ou caluniar pessoas, grupos ou participantes do Fórum por quaisquer motivos.

1.30 - Destratar ou faltar com o respeito com os demais participantes do Fórum, independente de seu tempo de registro e de seu grau de conhecimento.

[]´s

Não estou ofendendo nem começando nada!
Só estou corrigindo uma citação que não me pareceu 100% correta!

Ora bolas!

Edgar Fabre
29/07/2009, 10:44
Edgar, obrigado por sua pronta resposta, foi bastante esclarecedora.
Peço desculpas pela demora em responder ao tópico, fiquei alguns dias sem acessar ao fórum!
Vinicius.

Caro Vinicius,

Fico feliz que minhas informações tenham te ajudado.

Como vc é de Guarapuava, deve conhecer o Roque. Ele pode te dar dicas interessantes também.

ABS
Edgar Fabre

Vinicius Hauagge
29/07/2009, 16:53
Edgar, conheço sim!
Quando encontrá-lo, pedirei umas dicas!
Obrigado mais uma vez!
Vinicius!

Nilton Bortoluzzi
14/08/2010, 22:12
Prefiro o cambio manual 10 x, cambio automatico eh pra madame.

asseituno
15/01/2013, 17:13
Quem gosta de dunas é camelo......

leojaz
16/01/2013, 00:19
Quem gosta de dunas é camelo......
Posso dizer seguramente que a TR4 é um belo de um camelo, e com cambio automático!

Elisson
16/01/2013, 16:28
Posso dizer seguramente que a TR4 é um belo de um camelo, e com cambio automático!

Estou seguramente inclinado em adquirir um "camelo" com cambio automático!! Como já desenterraram o defunto decidi comentar já que acompanhei as 30 e tantas páginas!!!

Hiltonmc
03/03/2013, 23:30
Estou querendo comprar uma Pajero Sport para andar na praia e outros areais. Duas dúvidas : 1) Câmbio automático ou manual? 2) Diesel ou gasolina?