PDA

Ver Versão Completa : Iluminação Painel Ranger

Gallo
11/08/2006, 12:15
Salve Salve...
de um tempo pra cá tive um probleminha :parede: ... a iluminação do painel se desligou (ou queimou) no lado direito, no marcador de bateria...:pensativo:
ontem aconteceu de apagar no lado esquerdo do velocimentro, quer dizer... meu painel ta ficando todo sem iluminação:idea:
o que pode ser?
alguém ja teve algum problema desse com sua ranger??
qualquer coisa dá um toque ai...
espero respostas!
abraços

cbridi
11/08/2006, 21:22
Na minha tbem queimou uma lâmpada, era desmontar o painel e trocar a lâmpada... mas aproveitei o painel desmontado e troquei todas (umas 8 lâmpadas soquete) para que a iluminação ficasse homogênea.
Desmontar o painel é simples mas trabalhoso, comece pelo rádio...

[]'s

Jean Carlo
12/08/2006, 11:15
Tudo bom Gallo

Acompanhando o raciocínio do Bridi , comece pelo radio , tem dois parafusos logo abaixo dele que você tira com um soquete 7mm , e depois tire a tampa debaixo da coluna do volante e por último os três parafusos do painel e os parafusos de dentro , saque a cobertura do painel e daí sim depois você tem mais quatro parafusos do painel em si, depois de tirar observe se os contatos estam bem fixados , se estiverem, com certeza é a lâmpada , se apagou tudo de uma só vez , é fúsivel.

veja este site , ele diz tudo
http://www.clubranger4x4.com.ar/datos/tablero.htm

Até

Jean:concordo:

Edintruder
12/08/2006, 17:27
eu tive esse trabalho todo só para conferir se o selo do painel estava intacto logo depois que comprei. Estava até eu desmontar para aproveitar e tirar a poeira que havia dentro.

Walter L. L. Casitta
12/08/2006, 18:09
Eu também desmontei o quadro de instrumentos depois que a garantia da minha Ranger terminou. Pra tirar um fio de cabelo loiro que tinha lá dentro:x, tirar o erro do velocímetro em relação aos 33” e limpar a fuligem preta que se acumulou nos números dos hodômetros...

Leonel Lousa
12/08/2006, 23:07
Eu também tive esse problema com a Ranger, mas foi tranquilo, só troquei as lampâdas.

Walter L. L. Casitta
13/08/2006, 20:08
Instruções pra desmontar o grupo de instrumentos da Ranger:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=27132&d=1130801022

TylerNTL
15/08/2006, 12:21
A minha atual, desde que comprei tem umas perninhas de barata dentro do painel, já desmontei o painel para tentar tirar as perninhas, mas não tive sucesso pq o acrílico é colado e achei que não valia apenas descolá-lo para fazer a limpeza.
O estranho é que na minha ranger anterior eu havia aberto o painel para trocar estas uma das lâmpadas e tenho quase certeza que o acrílico que protege os instrumentos era desmontável.

Edintruder
15/08/2006, 21:38
Thelmo, desmonta por trás e retira os instrumentos que tem o acesso para limpeza. Na minha havia poeira que entrou pelo botão de zerar o odômetro parcial e limpei assim.

Gallo
15/08/2006, 22:52
Hehehehe... ontem por nada, estava no meu primo q tem um auto peças.. dai ele disse q quando compro uma corsa, tinha umas luzes apagada do painel, dai ele deu um tapinha e volto... hj por acaso durante o trampo, la estava eu andando calmamente nos 100 km/h pensando me_da e dei um tapa na cabeça do painel, e não é que uma das lampadas acendeu? hehehe coisa de louco (ô loco meu!) mas falto 1 bem no meio do velocimetro.. vo da um tapa amanhã, se não voltar vou levar pro cara q arruma velocimetro aki! flwe gente

EDYNEVES
10/10/2006, 16:24
E ai galera!!!!!!

Tenho uma ranger 4x4 98 CS turbo diesel, fui instalar um rastreador no mês passado e o sujeito desmontol o painel, agora de uns 02 dias pra cá o conta giro parau de funcionar fica ocilando entre o 1000 somente!!
Minha duvida é a seguinte:
Esse sitema é mecânico ou eletronico.
Via cabo???
Pois dá um trampo desmontar o painel??
Algem pode me ajudar???

Valeu, obrigado!!!!!!!!

edubelem
10/10/2006, 17:00
E ai galera!!!!!!

Tenho uma ranger 4x4 98 CS turbo diesel, fui instalar um rastreador no mês passado e o sujeito desmontol o painel, agora de uns 02 dias pra cá o conta giro parau de funcionar fica ocilando entre o 1000 somente!!
Minha duvida é a seguinte:
Esse sitema é mecânico ou eletronico.
Via cabo???
Pois dá um trampo desmontar o painel??
Algem pode me ajudar???

Valeu, obrigado!!!!!!!!

Todos os instrumentos são elétricos, não há cabos.

Jean Carlo
11/10/2006, 10:47
Caro colega EDYNEVES,

Se estava funcionado depois que o cidadão instalou o rastreador, não deve ser ali o problema, verifique com um eletrecista de confiança, que é quase certeza que o seu alternador está com problema, porque o contagiros recebe os pulsos do alternador.
Vale a pena dar uma verificada.

Até.

Edintruder
15/10/2006, 10:22
Já tentasses dar uns tapas em cima do painel??? Sempre funciona com as lâmpadas...

Gallo
15/10/2006, 14:09
No meu caso resolveu... tinha 3 apagadas dei uns tapas e retorno... esses dia peguei umas estradas de terra com muita "costeleta" e apagfo denovo ,... ufff... nhaca, hehehe

Edintruder
15/10/2006, 14:47
Eu tenho essa velha mania de resolver tudo no tapa também! O meu antigo monitor do computador que o diga. Precisava de algumas soldas frias, mas enquando não ia para o conserto, eu consertava no tapa mesmo!!! Ahahaha!

Gallo
15/10/2006, 16:10
Hehehehe... boa boa.... eu gosto de dar uns piteléco... até parece criança pequena levando tapa na cabeça... ou... na giria mais nova... pedala robinho! heheheh

EDYNEVES
08/12/2006, 16:29
Caro Jean/edyintruder valeu pessoal!!

Desculpe-me pela demora na resposta, pois estava viajando a serviço!!

Pois é tive que descobrir na marra pois o fio do contagiro fechou um curto no alternador, que parou de recarregar a bateria e me deixou na mão no meio de uma quebrada bem distante.
Por sorte um colega me arrumou uma bateria e ligamos a danada.
resumo tive que trocar uma peça do alternador e aproveitei trocar a bateria c/ o cabo-eletrico do conta-giro ficou joinha!!

galera valeu mais uma vez!!
valeu a dica do manual p/ desmontagem do painel!!

leandro-ce
09/12/2006, 09:43
Vi um link postado pelo Walter aqui sobre o painel, que tem o pdf do manual de servico com a parte eletrica, aqui no forum nao achei o manual de servico, alguem sabe onde possa encontrar?

Edintruder
09/12/2006, 14:01
Caro Jean/edyintruder valeu pessoal!!

Desculpe-me pela demora na resposta, pois estava viajando a serviço!!

Pois é tive que descobrir na marra pois o fio do contagiro fechou um curto no alternador, que parou de recarregar a bateria e me deixou na mão no meio de uma quebrada bem distante.
Por sorte um colega me arrumou uma bateria e ligamos a danada.
resumo tive que trocar uma peça do alternador e aproveitei trocar a bateria c/ o cabo-eletrico do conta-giro ficou joinha!!

galera valeu mais uma vez!!
valeu a dica do manual p/ desmontagem do painel!!

Sabes quais eram as cores do fio que ligam o contagiros no alternador?

Mario Germano
12/12/2006, 16:08
É possível trocar as lâmpadas do painel da Ranger CD TD 2.5 2001 por outras mais potentes? Acho a iluminação muito fraca, difícil de ler.
Cordialmente,
Mário Germano

Walter L. L. Casitta
12/12/2006, 18:27
É possível trocar as lâmpadas do painel da Ranger CD TD 2.5 2001 por outras mais potentes? Acho a iluminação muito fraca, difícil de ler.
Cordialmente,

Com certeza a iluminação não é fraca não. Tanto que na minha Ranger eu deixo o dimmer ¼ antes do máximo.

Mario Germano
12/12/2006, 19:00
Com certeza a iluminação não é fraca não. Tanto que na minha Ranger eu deixo o dimmer ¼ antes do máximo.
Talvez minhas lâmpadas tenham menos intensidade. Comprei a Ranger usada, com 190 mil km, o que pode explicar a baixa luminosidade. Quem sabe posso receber orientação sobre outro assunto: quero saber se posso usar rodas 16x8", com pneus 235/85, na Ranger CD TD 2001? sei que a Ford lançou a Ranger Gold com essa medida de pneus, mas não sei se foram necessárias alterações nas caixas de rodas.
Cordialmente,
Mário Germano

Edintruder
12/12/2006, 19:22
Pode ser acúmulo de poeira no painel. Experimenta desmontar e limpar.

murilloaquino
12/12/2006, 19:30
Acho q cabe sem problemas essa medida ai...
Eu uso o 275/70 R16 e tem quase o mesmo diamentro
Entao nao tem problema nao...
Usam tambem o 265/75 sem problemas

Gouveia
12/12/2006, 20:14
Instruções pra desmontar o grupo de instrumentos da Ranger:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=27132&d=1130801022

Alguém tem um link pra baixar toda a Literatura de Serviços da Ranger?

Gouveia
12/12/2006, 20:21
..., tirar o erro do velocímetro em relação aos 33” .

Desculpe-me por usar um tópico pra tratar de dois assuntos sem ligação, mas aproveitando novamente "a deixa": Qual a melhor maneira pra aferir o velocímetro após a colocação de pneus 33? se tudo der certo, semana que vem a minha vai estar assim! :lol:

Walter L. L. Casitta
12/12/2006, 21:44
Talvez minhas lâmpadas tenham menos intensidade. Comprei a Ranger usada, com 190 mil km, o que pode explicar a baixa luminosidade. Quem sabe posso receber orientação sobre outro assunto: quero saber se posso usar rodas 16x8", com pneus 235/85, na Ranger CD TD 2001? sei que a Ford lançou a Ranger Gold com essa medida de pneus, mas não sei se foram necessárias alterações nas caixas de rodas.

O problema pode estar no dimmer que não deixa as lâmpadas chegarem ao brilho máximo.

O único problema de colocar rodas 16x8 na Ranger é encontrar uma com offset igual a 0mm. A maioria tem offset negativo e as rodas ficam saído pra fora do pára-lamas.

Mario Germano
12/12/2006, 21:53
Valeu, Casitta. Muito obrigado pelas dicas.
Vou verificar o dimmer e procurar rodas como as indicadas, sem mencionar que pretendo colocar o fender da Ltd 2006.
Cordialmente,
Mário Germano

Walter L. L. Casitta
12/12/2006, 21:55
Desculpe-me por usar um tópico pra tratar de dois assuntos sem ligação, mas aproveitando novamente "a deixa": Qual a melhor maneira pra aferir o velocímetro após a colocação de pneus 33?

É possível afarei o velocímetro, mas o hodômetro não. Eu consegui aferir o meu na tentativa e erro usando um GPS.
No USA existe um equipamento chamado TrueSpeed que custa menos de U$200,00...

http://www.4wheelerssupply.com/video/truspeed.wmv

http://www.superlift.com/images/accessories/truspeed.gif

Edintruder
13/12/2006, 20:37
Alguém tem um link pra baixar toda a Literatura de Serviços da Ranger?

Eu comprei no ML um CD com catálogo de peças da Ranger em PDF de todos os sistemas e com os motores 4.0L V6. O problema é enviar esse arquivo pois o maior tem 245Mb. Tenho catálogos de peças dos motores PS 2.8 e HSD 2.5 e mais uma apostila sobre Bomba Injetora da Bosch.
Gouveia, tem como disponibilizar no site da Comunidade Ranger? Eu tenho o e-mule, se usares também, eu te informo o servidor que eu uso, tu faz uma pesquisa pelo nome do arquivo que eu te envio e tu baixas os arquivos.
Ou se preferires, me diz como fazer um Upload no site (se for possível para todos os usuários) que eu mando o material que eu tenho aqui.

Edintruder
13/12/2006, 20:40
Desculpe-me por usar um tópico pra tratar de dois assuntos sem ligação, mas aproveitando novamente "a deixa": Qual a melhor maneira pra aferir o velocímetro após a colocação de pneus 33? se tudo der certo, semana que vem a minha vai estar assim! :lol:

Controladores de velocidade são muito bons para ter a noção do erro, ou melhor, do acerto do velocímetro após os 33", porém o melhor é conferir com GPS e gravar as diferenças de velocidade. A calibração do velocímetro "TALVEZ" possa ser feita em concessionária.

Gouveia
14/12/2006, 21:58
Gouveia, tem como disponibilizar no site da Comunidade Ranger? ...
Ou se preferires, me diz como fazer um Upload no site (se for possível para todos os usuários) que eu mando o material que eu tenho aqui.

Manda um email pra comunidaderanger@gmail.com com as informações do e-mule, o problema é que nao estou muito "disponível" estas semanas... mas eu te respondo com um endereço ftp e a senha pra você fazer o upload... daí eu posto no site. :concordo:

Lito
21/12/2006, 22:55
os tapas no painél só funcionaram por uma semana, depois as 2 lâmpadas queimaram de vez... aproveitei que tea na revisão e vou trocá-las...

abs,