Ver Versão Completa : Iluminação Painel Ranger
Salve Salve...
de um tempo pra cá tive um probleminha :parede: ... a iluminação do painel se desligou (ou queimou) no lado direito, no marcador de bateria...:pensativo:
ontem aconteceu de apagar no lado esquerdo do velocimentro, quer dizer... meu painel ta ficando todo sem iluminação:idea:
o que pode ser?
alguém ja teve algum problema desse com sua ranger??
qualquer coisa dá um toque ai...
espero respostas!
abraços
Na minha tbem queimou uma lâmpada, era desmontar o painel e trocar a lâmpada... mas aproveitei o painel desmontado e troquei todas (umas 8 lâmpadas soquete) para que a iluminação ficasse homogênea.
Desmontar o painel é simples mas trabalhoso, comece pelo rádio...
[]'s
Jean Carlo
12/08/2006, 11:15
Tudo bom Gallo
Acompanhando o raciocínio do Bridi , comece pelo radio , tem dois parafusos logo abaixo dele que você tira com um soquete 7mm , e depois tire a tampa debaixo da coluna do volante e por último os três parafusos do painel e os parafusos de dentro , saque a cobertura do painel e daí sim depois você tem mais quatro parafusos do painel em si, depois de tirar observe se os contatos estam bem fixados , se estiverem, com certeza é a lâmpada , se apagou tudo de uma só vez , é fúsivel.
veja este site , ele diz tudo
http://www.clubranger4x4.com.ar/datos/tablero.htm
Até
Jean:concordo:
Edintruder
12/08/2006, 17:27
eu tive esse trabalho todo só para conferir se o selo do painel estava intacto logo depois que comprei. Estava até eu desmontar para aproveitar e tirar a poeira que havia dentro.
Walter L. L. Casitta
12/08/2006, 18:09
Eu também desmontei o quadro de instrumentos depois que a garantia da minha Ranger terminou. Pra tirar um fio de cabelo loiro que tinha lá dentro:x, tirar o erro do velocímetro em relação aos 33” e limpar a fuligem preta que se acumulou nos números dos hodômetros...
Leonel Lousa
12/08/2006, 23:07
Eu também tive esse problema com a Ranger, mas foi tranquilo, só troquei as lampâdas.
Walter L. L. Casitta
13/08/2006, 20:08
Instruções pra desmontar o grupo de instrumentos da Ranger:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=27132&d=1130801022
TylerNTL
15/08/2006, 12:21
A minha atual, desde que comprei tem umas perninhas de barata dentro do painel, já desmontei o painel para tentar tirar as perninhas, mas não tive sucesso pq o acrílico é colado e achei que não valia apenas descolá-lo para fazer a limpeza.
O estranho é que na minha ranger anterior eu havia aberto o painel para trocar estas uma das lâmpadas e tenho quase certeza que o acrílico que protege os instrumentos era desmontável.
Edintruder
15/08/2006, 21:38
Thelmo, desmonta por trás e retira os instrumentos que tem o acesso para limpeza. Na minha havia poeira que entrou pelo botão de zerar o odômetro parcial e limpei assim.
Hehehehe... ontem por nada, estava no meu primo q tem um auto peças.. dai ele disse q quando compro uma corsa, tinha umas luzes apagada do painel, dai ele deu um tapinha e volto... hj por acaso durante o trampo, la estava eu andando calmamente nos 100 km/h pensando me_da e dei um tapa na cabeça do painel, e não é que uma das lampadas acendeu? hehehe coisa de louco (ô loco meu!) mas falto 1 bem no meio do velocimetro.. vo da um tapa amanhã, se não voltar vou levar pro cara q arruma velocimetro aki! flwe gente
EDYNEVES
10/10/2006, 16:24
E ai galera!!!!!!
Tenho uma ranger 4x4 98 CS turbo diesel, fui instalar um rastreador no mês passado e o sujeito desmontol o painel, agora de uns 02 dias pra cá o conta giro parau de funcionar fica ocilando entre o 1000 somente!!
Minha duvida é a seguinte:
Esse sitema é mecânico ou eletronico.
Via cabo???
Pois dá um trampo desmontar o painel??
Algem pode me ajudar???
Valeu, obrigado!!!!!!!!
edubelem
10/10/2006, 17:00
E ai galera!!!!!!
Tenho uma ranger 4x4 98 CS turbo diesel, fui instalar um rastreador no mês passado e o sujeito desmontol o painel, agora de uns 02 dias pra cá o conta giro parau de funcionar fica ocilando entre o 1000 somente!!
Minha duvida é a seguinte:
Esse sitema é mecânico ou eletronico.
Via cabo???
Pois dá um trampo desmontar o painel??
Algem pode me ajudar???
Valeu, obrigado!!!!!!!!
Todos os instrumentos são elétricos, não há cabos.
Jean Carlo
11/10/2006, 10:47
Caro colega EDYNEVES,
Se estava funcionado depois que o cidadão instalou o rastreador, não deve ser ali o problema, verifique com um eletrecista de confiança, que é quase certeza que o seu alternador está com problema, porque o contagiros recebe os pulsos do alternador.
Vale a pena dar uma verificada.
Até.
Edintruder
15/10/2006, 10:22
Já tentasses dar uns tapas em cima do painel??? Sempre funciona com as lâmpadas...
No meu caso resolveu... tinha 3 apagadas dei uns tapas e retorno... esses dia peguei umas estradas de terra com muita "costeleta" e apagfo denovo ,... ufff... nhaca, hehehe
Edintruder
15/10/2006, 14:47
Eu tenho essa velha mania de resolver tudo no tapa também! O meu antigo monitor do computador que o diga. Precisava de algumas soldas frias, mas enquando não ia para o conserto, eu consertava no tapa mesmo!!! Ahahaha!
Hehehehe... boa boa.... eu gosto de dar uns piteléco... até parece criança pequena levando tapa na cabeça... ou... na giria mais nova... pedala robinho! heheheh
EDYNEVES
08/12/2006, 16:29
Caro Jean/edyintruder valeu pessoal!!
Desculpe-me pela demora na resposta, pois estava viajando a serviço!!
Pois é tive que descobrir na marra pois o fio do contagiro fechou um curto no alternador, que parou de recarregar a bateria e me deixou na mão no meio de uma quebrada bem distante.
Por sorte um colega me arrumou uma bateria e ligamos a danada.
resumo tive que trocar uma peça do alternador e aproveitei trocar a bateria c/ o cabo-eletrico do conta-giro ficou joinha!!
galera valeu mais uma vez!!
valeu a dica do manual p/ desmontagem do painel!!
leandro-ce
09/12/2006, 09:43
Vi um link postado pelo Walter aqui sobre o painel, que tem o pdf do manual de servico com a parte eletrica, aqui no forum nao achei o manual de servico, alguem sabe onde possa encontrar?
Edintruder
09/12/2006, 14:01
Caro Jean/edyintruder valeu pessoal!!
Desculpe-me pela demora na resposta, pois estava viajando a serviço!!
Pois é tive que descobrir na marra pois o fio do contagiro fechou um curto no alternador, que parou de recarregar a bateria e me deixou na mão no meio de uma quebrada bem distante.
Por sorte um colega me arrumou uma bateria e ligamos a danada.
resumo tive que trocar uma peça do alternador e aproveitei trocar a bateria c/ o cabo-eletrico do conta-giro ficou joinha!!
galera valeu mais uma vez!!
valeu a dica do manual p/ desmontagem do painel!!
Sabes quais eram as cores do fio que ligam o contagiros no alternador?
Mario Germano
12/12/2006, 16:08
É possível trocar as lâmpadas do painel da Ranger CD TD 2.5 2001 por outras mais potentes? Acho a iluminação muito fraca, difícil de ler.
Cordialmente,
Mário Germano
Walter L. L. Casitta
12/12/2006, 18:27
É possível trocar as lâmpadas do painel da Ranger CD TD 2.5 2001 por outras mais potentes? Acho a iluminação muito fraca, difícil de ler.
Cordialmente,
Com certeza a iluminação não é fraca não. Tanto que na minha Ranger eu deixo o dimmer ¼ antes do máximo.
Mario Germano
12/12/2006, 19:00
Com certeza a iluminação não é fraca não. Tanto que na minha Ranger eu deixo o dimmer ¼ antes do máximo.
Talvez minhas lâmpadas tenham menos intensidade. Comprei a Ranger usada, com 190 mil km, o que pode explicar a baixa luminosidade. Quem sabe posso receber orientação sobre outro assunto: quero saber se posso usar rodas 16x8", com pneus 235/85, na Ranger CD TD 2001? sei que a Ford lançou a Ranger Gold com essa medida de pneus, mas não sei se foram necessárias alterações nas caixas de rodas.
Cordialmente,
Mário Germano
Edintruder
12/12/2006, 19:22
Pode ser acúmulo de poeira no painel. Experimenta desmontar e limpar.
murilloaquino
12/12/2006, 19:30
Acho q cabe sem problemas essa medida ai...
Eu uso o 275/70 R16 e tem quase o mesmo diamentro
Entao nao tem problema nao...
Usam tambem o 265/75 sem problemas
Instruções pra desmontar o grupo de instrumentos da Ranger:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=27132&d=1130801022
Alguém tem um link pra baixar toda a Literatura de Serviços da Ranger?
..., tirar o erro do velocímetro em relação aos 33” .
Desculpe-me por usar um tópico pra tratar de dois assuntos sem ligação, mas aproveitando novamente "a deixa": Qual a melhor maneira pra aferir o velocímetro após a colocação de pneus 33? se tudo der certo, semana que vem a minha vai estar assim! :lol:
Walter L. L. Casitta
12/12/2006, 21:44
Talvez minhas lâmpadas tenham menos intensidade. Comprei a Ranger usada, com 190 mil km, o que pode explicar a baixa luminosidade. Quem sabe posso receber orientação sobre outro assunto: quero saber se posso usar rodas 16x8", com pneus 235/85, na Ranger CD TD 2001? sei que a Ford lançou a Ranger Gold com essa medida de pneus, mas não sei se foram necessárias alterações nas caixas de rodas.
O problema pode estar no dimmer que não deixa as lâmpadas chegarem ao brilho máximo.
O único problema de colocar rodas 16x8 na Ranger é encontrar uma com offset igual a 0mm. A maioria tem offset negativo e as rodas ficam saído pra fora do pára-lamas.
Mario Germano
12/12/2006, 21:53
Valeu, Casitta. Muito obrigado pelas dicas.
Vou verificar o dimmer e procurar rodas como as indicadas, sem mencionar que pretendo colocar o fender da Ltd 2006.
Cordialmente,
Mário Germano
Walter L. L. Casitta
12/12/2006, 21:55
Desculpe-me por usar um tópico pra tratar de dois assuntos sem ligação, mas aproveitando novamente "a deixa": Qual a melhor maneira pra aferir o velocímetro após a colocação de pneus 33?
É possível afarei o velocímetro, mas o hodômetro não. Eu consegui aferir o meu na tentativa e erro usando um GPS.
No USA existe um equipamento chamado TrueSpeed que custa menos de U$200,00...
http://www.4wheelerssupply.com/video/truspeed.wmv
http://www.superlift.com/images/accessories/truspeed.gif
Edintruder
13/12/2006, 20:37
Alguém tem um link pra baixar toda a Literatura de Serviços da Ranger?
Eu comprei no ML um CD com catálogo de peças da Ranger em PDF de todos os sistemas e com os motores 4.0L V6. O problema é enviar esse arquivo pois o maior tem 245Mb. Tenho catálogos de peças dos motores PS 2.8 e HSD 2.5 e mais uma apostila sobre Bomba Injetora da Bosch.
Gouveia, tem como disponibilizar no site da Comunidade Ranger? Eu tenho o e-mule, se usares também, eu te informo o servidor que eu uso, tu faz uma pesquisa pelo nome do arquivo que eu te envio e tu baixas os arquivos.
Ou se preferires, me diz como fazer um Upload no site (se for possível para todos os usuários) que eu mando o material que eu tenho aqui.
Edintruder
13/12/2006, 20:40
Desculpe-me por usar um tópico pra tratar de dois assuntos sem ligação, mas aproveitando novamente "a deixa": Qual a melhor maneira pra aferir o velocímetro após a colocação de pneus 33? se tudo der certo, semana que vem a minha vai estar assim! :lol:
Controladores de velocidade são muito bons para ter a noção do erro, ou melhor, do acerto do velocímetro após os 33", porém o melhor é conferir com GPS e gravar as diferenças de velocidade. A calibração do velocímetro "TALVEZ" possa ser feita em concessionária.
Gouveia, tem como disponibilizar no site da Comunidade Ranger? ...
Ou se preferires, me diz como fazer um Upload no site (se for possível para todos os usuários) que eu mando o material que eu tenho aqui.
Manda um email pra comunidaderanger@gmail.com com as informações do e-mule, o problema é que nao estou muito "disponível" estas semanas... mas eu te respondo com um endereço ftp e a senha pra você fazer o upload... daí eu posto no site. :concordo:
os tapas no painél só funcionaram por uma semana, depois as 2 lâmpadas queimaram de vez... aproveitei que tea na revisão e vou trocá-las...
abs,