PDA

Ver Versão Completa : Quadriciclo emplacado?



Páginas : [1] 2

GKR
10/08/2006, 20:02
Boa noite a todos os off roaders de plantao...
tenho uma duvida q nao eh so minha, quiria sabe se é possivel emplacar um quadriciculo e andar com ele normalmente pela cidade.
se existe alguma restriçao ou algo q o veiculo deve ter
abraços a todos
qualquer ajuda eh bem vinda
guilherme

Txsco
14/08/2006, 03:10
Puxa vida esse é um sonho que eu tenho... andar legalmente com um quadriciclo nas ruas. Não sei porque não pode ser legalizado. Na Espanha é normal se ver quadriciclos pela rua e até em algumas estradas, aliás alguns já saem de fabrica com retrovisores, luzes de direção e suporte para placa (os da GasGas por exemplo). Vai saber né?
[]'s

GKR
27/08/2006, 11:05
pois é tbm nao consigo entender o pq de nao poder emplacar quadriciculos...
mas valeu por uma resposta..

SILVIO P.
27/08/2006, 11:54
ESSE TIPO DE VEICULO NÃO EXISTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, SÃO TAXADOS COMO VEICULOS AGRICOLAS, E NÃO PODEM CIRCULAR EM VIAS PUBLICAS.:parede:

Amostardeiro
27/08/2006, 14:29
ESSE TIPO DE VEICULO NÃO EXISTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, SÃO TAXADOS COMO VEICULOS AGRICOLAS, E NÃO PODEM CIRCULAR EM VIAS PUBLICAS.:parede:

Silvio

Não sei nada sobre a legislação, mas é possível emplacar e circular com tratores em vias publicas, não sei como, será que o quadriciclo não segue o mesmo processo???

Abraço

SILVIO P.
27/08/2006, 16:04
EU JA TIVE QUADRI, E NA ÉPOCA PROCUREI ME INFORMAR AQUI NA DELÉGA, E TIVE A INFORMAÇÃO QUE NÃO SE EMPLACA ESSE TIPO DE VEICULO, E COM ISSO :discordo: NÃO PODE CIRCULAR NA CITY, SÓ NO MEIO DO MATO MESMO:lol:

SERGIO-HJR
10/09/2006, 03:27
Acabei de pesquisar e descobri que TEM COMO EMPLACAR UM QUADRICICLO.
Vou enviar as informações necessárias:

Resolução 14/98 do Contran

Estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e dá outras providências.

O Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, usando da competência que lhe confere o inciso I, do art.12 ,da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro – CTB e conforme o Decreto 2.327, de 23 de setembro de 1997, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito;

CONSIDERANDO o art. 105, do Código de Trânsito Brasileiro;

CONSIDERANDO a necessidade de proporcionar às autoridades fiscalizadoras, as condições precisas para o exercício do ato de fiscalização;

CONSIDERANDO que os veículos automotores, em circulação no território nacional, pertencem a diferentes épocas de produção, necessitando, portanto, de prazos para a completa adequação aos requisitos de segurança exigidos pela legislação; resolve:

Art. 1º Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constatados pela fiscalização e em condições de funcionamento: [...]

(especifíca outros tipos de veículos, ai chega a parte dos quadriciclos)

[...] V) para os quadricíclos:

1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha;
5) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros;
6) iluminação da placa traseira;
7) velocímetro;
8 ) buzina;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor;
11) protetor das rodas traseiras. [...]

É isso ai, com isso voce tem que procurar uma empresa que possa fazer a vistoria ou fiscalizaçao, que possua autorizaçao do INMETRO e esteja regularizada para relurazirar seu veículo! :D

Eliseu
11/09/2006, 07:51
Acabei de pesquisar e descobri que TEM COMO EMPLACAR UM QUADRICICLO.
Vou enviar as informações necessárias:

Resolução 14/98 do Contran
É isso ai, com isso voce tem que procurar uma empresa que possa fazer a vistoria ou fiscalizaçao, que possua autorizaçao do INMETRO e esteja regularizada para relurazirar seu veículo! :D
Tudo isso considerado, desde que a Srª Honda tenha lançado o quad, e o respectivo chassis no sistema doe registro do CONTRAN, ou o que o valha (é um sistema integrado). Caso isto não tenha sido feito, pode esquecer... []'s

Eliseu
29/09/2006, 09:20
PessoALL,
fim de semana passado tive uma oportunidade única: consegui em uma revenda um Quad 4x4 para test drive. Muuuuuito legal. Sabado sái com a turma das motos: não teve uma trilha que não tenha passado, mesmo aquelas beeeem estreitas, subidas, descidas... passou em tudo. Qdo põe a 1ª, é como se engatasse uma reduzida: sobe tudo. Domingo, foi a vez de sair com os jeep: melhor ainda. Única restrição: riachos com mais de 80 cm de profundidade. Mas aí vem outra parte interessante: chegamos em um riacho, desci, pegamos em 3 e o bicho praticamente flutuou sozinho. Acreditem se quiser: com o mínimo de esforço, atravessamos ele em 3 para o outro lado. Não é à toa que ele tem aqueles 4 pneuzões... No fim o melhor: enchi o tanque (13 L) no sabado(35,00) e andei os dois dias e não tinha entrado na reserva. Ficou uma certeza: muuuuuuito econômico, gostoso, divertido e com manutenção muito mais em conta que um jeep ou similar, e até que as motos, pois ele sofre bem menos que as motos ou os veículos. Restrições: leva um passageiro só e não pode emplacar. Não possui registro RENAVAM, e portanto, não emplaca. Outra vantagem: financia pelo PROJER ou similar (para agricultura) com juro de 0,6 % ao mês com carência de 1 ano. Andei num FOURTRAX 4x4 da Honda, cedido pela revenda BRAMOTO de SMaria/RS. Só não gostei do preço: 21 K. Caríssimo para veículo de uso restrito. Para quem queria saber algo mais.... Estou à disposição para mais perguntas. []'s

Eliseu
29/09/2006, 09:30
Estabelece os equipamentos obrigatórios para a frota de veículos em circulação e dá outras providências.

[...] V) para os quadricíclos:

1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha;
5) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros;
6) iluminação da placa traseira;
7) velocímetro;
8 ) buzina;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor;
11) protetor das rodas traseiras. [...]
:D

Sérgio, ele tem luz de freio vermelha, sinaleira traseira vermelha, luz alta e baixa. Só falta buzina, pisca pisca e retrovisores.Velocímetro poderia ser o eletrônico, com sensor na roda...Fácil de instalar. []'s

SERGIO-HJR
29/09/2006, 13:46
Sérgio, ele tem luz de freio vermelha, sinaleira traseira vermelha, luz alta e baixa. Só falta buzina, pisca pisca e retrovisores.Velocímetro poderia ser o eletrônico, com sensor na roda...Fácil de instalar. []'s

coloca velocimetro de bicicleta :mrgreen:

Jimmy Offroad
19/10/2006, 22:25
No ML tem um emplacado para vender.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49224862-quadriciclo-kawasaki-bayou-4x4-400cl-_JM

AKPG
08/12/2006, 11:40
PessoALL,
fim de semana passado tive uma oportunidade única: consegui em uma revenda um Quad 4x4 para test drive. Muuuuuito legal. Sabado sái com a turma das motos: não teve uma trilha que não tenha passado, mesmo aquelas beeeem estreitas, subidas, descidas... passou em tudo. Qdo põe a 1ª, é como se engatasse uma reduzida: sobe tudo. Domingo, foi a vez de sair com os jeep: melhor ainda. Única restrição: riachos com mais de 80 cm de profundidade. Mas aí vem outra parte interessante: chegamos em um riacho, desci, pegamos em 3 e o bicho praticamente flutuou sozinho. Acreditem se quiser: com o mínimo de esforço, atravessamos ele em 3 para o outro lado. Não é à toa que ele tem aqueles 4 pneuzões... No fim o melhor: enchi o tanque (13 L) no sabado(35,00) e andei os dois dias e não tinha entrado na reserva. Ficou uma certeza: muuuuuuito econômico, gostoso, divertido e com manutenção muito mais em conta que um jeep ou similar, e até que as motos, pois ele sofre bem menos que as motos ou os veículos. Restrições: leva um passageiro só e não pode emplacar. Não possui registro RENAVAM, e portanto, não emplaca. Outra vantagem: financia pelo PROJER ou similar (para agricultura) com juro de 0,6 % ao mês com carência de 1 ano. Andei num FOURTRAX 4x4 da Honda, cedido pela revenda BRAMOTO de SMaria/RS. Só não gostei do preço: 21 K. Caríssimo para veículo de uso restrito. Para quem queria saber algo mais.... Estou à disposição para mais perguntas. []'s
Eliseu,
Se você quiser saber mais informações sobre os quadriciclos, acesse o site www.atvclube.com.br (http://www.atvclube.com.br). Ele não está atualizado, mas você verá um monte de fotos de trilhas que nós realizamos.
Inclusive o programa Estilo 4x4 já fez algumas matérias conosco em trilhas realizadas no Riacho Grande.

Um abraço,

Alexandre.

Eliseu
19/12/2006, 15:02
Valeu Alexandre. Gostei do site. Por falar em ATV, estou procurando algo para comprar. Sabe de algum 4x4? Forte abraço!

AKPG
19/12/2006, 16:01
Eliseu,
Me fale quais as características do quadriciclo que você está pretendendo comprar que posso tentar verificar com meus amigos se existe algum a venda.
Um abraço.

Ktranger
19/12/2006, 19:46
Pergunta interessante....
se o quadriciclo nao for considerado veiculo automotor, pois nao eh permitido emplacamento e tal.....pode ser considerado Equipamento agricola ? Se isento da categoria de veiculo automotor ( por nao ser possivel emplacar) eh possivel sua importacao , sem a devida vistoria e autorizacao do detram ?
Soh de curiosidade , como implemento agricola , sem similar no brasil , com a taxa de imposto ? se comprovado a exportacao de graos para os EUA , o Bem agricola pode se beneficiar com a lei de isencao fiscal de importacao por compensacao ( valor exportado x valor importado) que viagem.......tenho que parar de beber......

AKPG
20/12/2006, 06:19
Pergunta interessante....
se o quadriciclo nao for considerado veiculo automotor, pois nao eh permitido emplacamento e tal.....pode ser considerado Equipamento agricola ? Se isento da categoria de veiculo automotor ( por nao ser possivel emplacar) eh possivel sua importacao , sem a devida vistoria e autorizacao do detram ?
Soh de curiosidade , como implemento agricola , sem similar no brasil , com a taxa de imposto ? se comprovado a exportacao de graos para os EUA , o Bem agricola pode se beneficiar com a lei de isencao fiscal de importacao por compensacao ( valor exportado x valor importado) que viagem.......tenho que parar de beber......
Ktranger,
Isto é uma polêmica danada. A alguns anos atrás, as empresas de importação viram esta brecha na legislação e começaram a importar quadriciclos desta forma, ou seja, enquadrados como micro-trator e se beneficiando da isenção/suspensão de vários impostos. Porém a receita federal e a aduana perceberam que estes equipamentos não eram usados em trabalhos agrícolas e sim para o lazer. Conclusão: Proibiram a importação dos quadriciclos enquatrados como micro-trator e passaram a considerá-los veículos automotores, para com isso poder cobrar os impostos "normais". Isso é coisa do nosso pais. Temos um veículo que não pode ser utilizado na rua, mas que paga os impostos de importação de veículos que SÃO utilizados na rua!!!
Um abraço.

Eliseu
26/12/2006, 15:58
Eliseu,
Me fale quais as características do quadriciclo que você está pretendendo comprar que posso tentar verificar com meus amigos se existe algum a venda.
Um abraço.
AKPG,desculpe a demora, mas gostaria de algo 4x4, tipo Polaris, Fourtrax ou Bombardier, na faixa de 12/15 K. Será que tem?

AKPG
26/12/2006, 19:53
Eliseu, vou ver se consigo descobrir algo com um preço bom.
Tem um amigo meu que tem um Suzuki, se não me engano é 300 cc, mas ele tem suspensão independente nas 4 rodas, bloqueio de diferencial e etc. É um quadri bem parrudo. Vou ver se ele realmente tem interesse em vender e ai coloco você em contato com ele, ok?
Um abraço.

AKPG
26/12/2006, 19:54
Só um detalhe: Não compra Polaris!!!

Eliseu
28/12/2006, 14:11
Só um detalhe: Não compra Polaris!!!
Por que? Qual ou quais as restrições? Um amigo acaba de adquirir um 500, 2003, por 12K. Não presta? []'s

AKPG
28/12/2006, 14:27
Por que? Qual ou quais as restrições? Um amigo acaba de adquirir um 500, 2003, por 12K. Não presta? []'s
Eliseu,
O Polaris quebra mais do que qualquer outro quadriciclo. A correia de transmissão dele é muito frágil e o sistema de acionamento da tração também não é dos mais confiáveis.
E pelo preço que ele pagou em um quadriciclo de 500 cc e ano 2003, acho que deve estar bem baleado. Só pra você ter uma idéia, ofereceram 15k no meu Honda Foreman 450 1999 e eu não vendi!!!
Um abraço.

Ronaldo Andrade
11/01/2007, 17:32
ESSE TIPO DE VEICULO NÃO EXISTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, SÃO TAXADOS COMO VEICULOS AGRICOLAS, E NÃO PODEM CIRCULAR EM VIAS PUBLICAS.:parede:

Silvio,

No Brasil, nem como agricolas são classificados.
Tente trazer um por importação legal e classificá-lo como micro trator, que é o que os utilitários 4x4 são.
Vai ficar preso no porto.
A sanha do governo por impostos os trata como moto, mesmo que sejam utilizados na agricultura.

[s]

Ronaldo Andrade
11/01/2007, 17:55
Eliseu,
O Polaris quebra mais do que qualquer outro quadriciclo. A correia de transmissão dele é muito frágil e o sistema de acionamento da tração também não é dos mais confiáveis.
E pelo preço que ele pagou em um quadriciclo de 500 cc e ano 2003, acho que deve estar bem baleado. Só pra você ter uma idéia, ofereceram 15k no meu Honda Foreman 450 1999 e eu não vendi!!!
Um abraço.

Alê,

Pára de valorizar os quadris .....

Muita gente acha que é barato. Deixa os amigos do alheio cobiçarem só as motos. Rs rs rs

Os Polaris não são assim tão ruins. Tem gente que não troca por nenhum outro. Em conforto de suspensão, são imbatíveis.
O 500 do meu filho quebrou muito por abuso. Como tambem agora quebra o Kawasaki 700cc. Tem pilotos e "pilotos".
O Polaris do Albery quebra, porque ele se mete a fazer a manutenção e monta tudo errado.
A melhor marca é como carro: NOVO

Voce nunca vai saber o qto um quadri foi abusado.
Como um jeep.

[s]

Ronaldo Andrade
11/01/2007, 17:58
Valeu Alexandre. Gostei do site. Por falar em ATV, estou procurando algo para comprar. Sabe de algum 4x4? Forte abraço!

Eliseu,

Veja em nosso site www.atvclube.com.br
Tem um link para a loja Trilha Imarés.
O dono é o Sr. Arnaldo e é uma pessoa bastante correta.

[s]

Ronaldo Andrade
11/01/2007, 18:03
No ML tem um emplacado para vender.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49224862-quadriciclo-kawasaki-bayou-4x4-400cl-_JM

Pessoal,

Faz 8 anos que tenho quadris e ando muito, em trilhas e antigamente em passeios.
Até hoje só já vi um quadri emplacado, com o Sr. Euclides, dono da churrascaria OK, aqui em SP, que coleciona carros antigos e deve ter sabido percorrer os caminhos de espinhos. Era placa de Itu, se não me engano.
Mas tinha tantos apetrechos, como espelhos, setas, etc, que o apelidamos de "Penteadeira de Puta". :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[s]

AKPG
11/01/2007, 18:09
Alê,

Pára de valorizar os quadris .....

Muita gente acha que é barato. Deixa os amigos do alheio cobiçarem só as motos. Rs rs rs

Os Polaris não são assim tão ruins. Tem gente que não troca por nenhum outro. Em conforto de suspensão, são imbatíveis.
O 500 do meu filho quebrou muito por abuso. Como tambem agora quebra o Kawasaki 700cc. Tem pilotos e "pilotos".
O Polaris do Albery quebra, porque ele se mete a fazer a manutenção e monta tudo errado.
A melhor marca é como carro: NOVO

Voce nunca vai saber o qto um quadri foi abusado.
Como um jeep.

[s]
Sorry. Foi mal!!! Mas sabe como é, o dono sempre valoriza a sua própria mercadoria.
Agora quanto aos Polaris, na minha opinião são iguais a carros da Fiat. Eu nunca comprarei um.

AKPG
11/01/2007, 18:10
Pessoal,

Faz 8 anos que tenho quadris e ando muito, em trilhas e antigamente em passeios.
Até hoje só já vi um quadri emplacado, com o Sr. Euclides, dono da churrascaria OK, aqui em SP, que coleciona carros antigos e deve ter sabido percorrer os caminhos de espinhos. Era placa de Itu, se não me engano.
Mas tinha tantos apetrechos, como espelhos, setas, etc, que o apelidamos de "Penteadeira de Puta". :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[s]
Bem lembrado!!!! Por onde será que anda o Sr. Euclides e sua penteadeira vermelha?

Ronaldo Andrade
13/01/2007, 09:53
Bem lembrado!!!! Por onde será que anda o Sr. Euclides e sua penteadeira vermelha?

Bom, qdo o conheci, ele já tinha uma idadezinha avançada para quadri, na casa
dos 70 anos.

Depois em um passeio em Paranapanema, ele capotou com o quadri e qebrou a clavícula.
Além de ter quebrados os espelhinhos, setas e demais penduricalhos do "Penteadeira". :mrgreen:

Tambem, como o Clube parou de organizar passeios, agora só trilha pesadas, o pessoal de passeios sumiu.

Abraços

Bajaniaco
17/01/2007, 15:29
Ola amigos, sou fascinado por trilhas amantes de gaiolas baja e jeeps, mas quando vi um reportagem de um quadriciclo e vi um em uma concessionaria de perto quiz ter um. Porem o valor é muito alto. Sou fascinado por um honda Fourtrax 4x4, mas pode ser qualquer um, procuro um barato para trilhas.

Vi o amigo Eliseu dizendo que da pra financiar. Ja vi em uma concessionaria e não da. Como posso financiar como agricula. Tenho uma chacara e vou andar la e realizar trabalhos e trilhas.

Se puderem me dar dicas. SERA QUE POSSO FINANCIAR UM USADO.
ALGUÈM SABE DE ALGUM OU ALGO!

Aguardo contato dos amigos o mais breve possivel.Estou diariamente no e-mail danilo.castello@terra.com.br

AKPG
17/01/2007, 15:42
Danilo,
Se você entrar no site da Unifisa, você verá que até consórcio já existe (http://www.unifisa.com.br).
Se você gosta do FourTrax, entre em contato com o pessoal da Honda BragMoto, que fica em Bragança Paulista. Lá eles fazem bons negócios, parcelam e etc.
Se você quiser comprar um usado, eu tenho um amigo ai de Indaiatuba que talvez se interesse em vender. Vou te mandar o e-mail dele ai você fala com ele e vê se sai negócio.

Um abraço,

Eliseu
22/01/2007, 18:45
Vi o amigo Eliseu dizendo que da pra financiar. Ja vi em uma concessionaria e não da. Como posso financiar como agricula. Tenho uma chacara e vou andar la e realizar trabalhos e trilhas.

Se puderem me dar dicas. SERA QUE POSSO FINANCIAR UM USADO.
ALGUÈM SABE DE ALGUM OU ALGO!

Aguardo contato dos amigos o mais breve possivel.Estou diariamente no e-mail danilo.castello@terra.com.br
Amigo Danilo, não sei em qual revenda vc foi, mas tenho certeza de que se pode financiar( PROGER ou algo semelhante). Até moto ou veículo utilitário vc pode financiar. Procure se informar em outra concessionária. É financiamento rural, para produtores. Eu não poderia diretamente, mas meu sogro planta soja e eu iria fazer através dele. Só não fiz porque agora tenho outras prioridades, mas irei fazer, brevemente. []'s

Jimmy Offroad
24/01/2007, 21:31
Mandei um e-mail para o Denatran para saber se dá para emplacar o quadri, segue o e-mail abaixo e anexado a resolução.

Só que fiquei sem enteder. Meus neurônios estão morrendo.

[]´s Jimmy


Prezado(a) Senhor(a),

Informo que estes veículos (quadriciclos) não são homologados devendo os mesmos circularem somente em áreas Rurais e circuitos fechados.
Encaminhamos anexa a Resolução n.º 700/88-CONTRAN que dispõe sobre a classificação dos veículos, tipo quadriciclo.

Atenciosamente,

Central de Atendimento ao Cidadão - DENATRAN


<<R700-88.doc>>



-----Mensagem original-----
De: gaoda [mailto:gaoda@uol.com.br]
Enviada em: quarta-feira, 17 de janeiro de 2007 19:31
Para: DENATRAN
Assunto: Emplacar quadriciclo novo


Prezado(a) Senhor(a)

Pretendo comprar um quadriciclo novo e desejo emplaca-lo para andar na cidade.

Existe a possibilidade de emplacar um quadriciclo novo promovendo as adaptações necessárias de acordo com o código brasileiro de trânsito?

Se possível como proceder?

Ronaldo Andrade
29/01/2007, 01:03
Jimmy,

Vc viu de qdo é esta resolução? De 1988 !!! :shock:

E que a cilindrada é limitada em 200 cc?

Se ela estiver em vigor, dá para emplacar os pequeninhos. :mrgreen:

[s]

Ronaldo

Eliseu
04/03/2007, 10:26
Cadê o pessoal dos Quads? AKPG?!?!

Eliseu
04/03/2007, 10:29
AKPG, não atualizam mais o site:http://www.atvclube.com.br/expe1.php ? []'s

AKPG
04/03/2007, 10:51
Cadê o pessoal dos Quads? AKPG?!?!
Eliseu,
Em breve vou colocar aqui no fórum um monte de filmes e fotos das trilhas que faço com a galera aqui de SP. Aguarde que verá novidades!!!
Um abraço,

AKPG
04/03/2007, 10:56
AKPG, não atualizam mais o site:http://www.atvclube.com.br/expe1.php ? []'s
Pois é Eliseu. O site está hospedado no servidor de um amigo meu que também é "quadricicleiro", mas não estou tendo tempo de atualizá-lo. Me propus a fazer isso mas não deu.

Fique sossegado que um amigo nosso, também apaixonado por quadriciclo, voltou da China, onde esteve trabalhando por 2 anos. Agora é bem provável que ele retome a atualização do site e que crie novos eventos para serem divulgados na mídia.
So pra vc ter uma idéia, ele está organizando um evento na sede do Jeep Clube do Brasil para o dia 17/3. Será o IV JeepQuad. Evento para ambos os tipos de viaturas.
Acho que agora teremos muito mais eventos e pretendo divulgá-los aqui no fórum.

Um abraço,

Ronaldo Andrade
04/03/2007, 15:16
AKPG, não atualizam mais o site:http://www.atvclube.com.br/expe1.php ? []'s

Eliseu

O Clube anda meio devagar, então não tem tido eventos oficiais.
Mas nós não deixamos de fazer trilhas e ontem mesmo, fizemos uma muito boa, com 12 quadris e 1 Rhino.
A parte de fotos do site está mais atualizada. :concordo:

Um certo amigo meu (AKPG) ficou de atualizar, fazer umas mudanças, mas ficou só na promessa ... :cry: :cry:

[s]

AKPG
04/03/2007, 17:11
Eliseu

O Clube anda meio devagar, então não tem tido eventos oficiais.
Mas nós não deixamos de fazer trilhas e ontem mesmo, fizemos uma muito boa, com 12 quadris e 1 Rhino.
A parte de fotos do site está mais atualizada. :concordo:

Um certo amigo meu (AKPG) ficou de atualizar, fazer umas mudanças, mas ficou só na promessa ... :cry: :cry:

[s]
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Ronaldo Andrade
04/03/2007, 20:33
Pois é Eliseu. O site está hospedado no servidor de um amigo meu que também é "quadricicleiro", mas não estou tendo tempo de atualizá-lo. Me propus a fazer isso mas não deu.
...................

Um abraço,

Alê,

Aproveita e coloca no site a chamada, tipo um convite para o evento do dia 17/03 no Jeep Clube.

[s],

AKPG
04/03/2007, 21:23
Alê,

Aproveita e coloca no site a chamada, tipo um convite para o evento do dia 17/03 no Jeep Clube.

[s],
Já havia criado um tópico agora a tarde.
Segue o link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26045
Um abraço,

Eliseu
05/03/2007, 20:58
Pena eu estar aqui e vcs aí. Mas eu chego lá. Um abraço!

Hotpoint
30/05/2007, 16:26
Amigo, emplaca sim. No caso a legislaçao permite o emplacamento, se o veiculo for fabricado com determinadas caracteristicas que atenda a legislaçao de transito, nada de especial. Para registrar na BIN, e RENAVAM, isto é encargo do importador ou fabricante, nao tendo as revendas e concessionarias competencia para tal. É de suma importancia, que na hora da compra, ou escolha do Quadriciclo, seja observado se o produto tem licença EPA ( Agencia americana de Meio ambiente) ou ECC (comunidade Europeia), pois caso nao atenda estes requisitos, nao se consegue homologar no brasil.

Ronaldo Andrade
31/05/2007, 17:21
Hotpoint

Como vai emplacar um veiculo que é proibido, segundo manual de operações e os adesivos de advertencia colados nele, de andar em estradas pavimentadas?
Não tem diferencial, portanto não faz curvas adequadamente em asfalto.
Não tem espelhos, setas, etc.

Ronald Wigg
15/03/2008, 23:55
ESSE TIPO DE VEICULO NÃO EXISTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, SÃO TAXADOS COMO VEICULOS AGRICOLAS, E NÃO PODEM CIRCULAR EM VIAS PUBLICAS.:parede:
resolução nº 205/06 Desde 10-11-2006 os documentos obrigatórios para conduzir um quadriciclo são: Habilitação CNH para coduzir ciclomotor, Original do licenciamento,ou Nota fiscal quando zero KM e em processo de licenciamento, e uso obrigatório de capacete.
Agora, para que tudo isso, na Itália Espanha e vários outros países do primeiro mundo, incentivam o uso desses veículos para melhorar o trânsito, e a economia de combustível. Aqui no Brasil, na verdade quem manda nesses burocrátas é a porcaria do corporativismo dos grande fabricantes de carros e motos; esse é nosso maior problema.

Ronald Wigg
20/03/2008, 14:20
Sou usuário de fora de estrada. Empresário do setor de com. exter. não tenho nada a ver com vendas de quadriciclo. Apenas adquiri (engetec) um para asfalto, e em 40 dias estará com licença.

Ademir Bittencourt
22/03/2008, 17:27
Sou usuário de fora de estrada. Empresário do setor de com. exter. não tenho nada a ver com vendas de quadriciclo. Apenas adquiri (engetec) um para asfalto, e em 40 dias estará com licença.

Caro amigo Ronald, quais os documentos que eu preciso para emplacar o quad? O que eu preciso recolher de impostos? Estou querendo comprar u mraptor 700 da yamaha e ele so tem nota fiscal da fabrica.
Porem terei que instalar (buzina,setas d/t, retrovisores),você pode me passar a relação de documentação que é necessária para conseguir emplacar junto ao orgão competente? Desde já muito obrigado.
abraços.

AKPG
23/03/2008, 21:55
Só uma dúvida: Pra que emplacar um quadri? Vc vai usá-lo na cidade? Será que vale a pena começar a pagar IPVA?

Ronald Wigg
24/03/2008, 23:15
Prezado Ademir, a empresa que adquiri o quadriciclo, acabou de vender 30 deles para São Paulo (eu sou do Rio) Alem do diferencial dianteiro, é necessário que ele seja completo. A própria fábrica( engetec ) cuida disso.
Veja bem, onde eu moro (Jardim Guanabara, Ilha do Governador) ainda dá para andar em asfalto, pois o trânsito é menos intenso.
entre em contatocom eles. É no Paraná.
Abraços
Ronald Wigg

Gilberto Mantovani
31/03/2008, 00:07
Olá Jr. o único quadriciclo que pode ser emplacado até o momento e que eu tenho conhecimento foi o AGRALE QUATTOR, já faz tempo que saiu da linha de produção (Lavrale) eu tinha um e viajava seguido. é difícel de encontrar. talvez no mercado livre v.consiga. quanto aos novos não saberia te informar. até mais...

Ademir Bittencourt
08/04/2008, 20:40
Prezado Ademir, a empresa que adquiri o quadriciclo, acabou de vender 30 deles para São Paulo (eu sou do Rio) Alem do diferencial dianteiro, é necessário que ele seja completo. A própria fábrica( engetec ) cuida disso.
Veja bem, onde eu moro (Jardim Guanabara, Ilha do Governador) ainda dá para andar em asfalto, pois o trânsito é menos intenso.
entre em contatocom eles. É no Paraná.
Abraços
Ronald Wigg
Caro amigo Ronaldo, muito obrigado pelas informações sobre o emplacamento, pois legalmente até o presente momento, não se consegue emplacar quadriciclos das outras marcas no brasil.
abraços!!

Ademir Bittencourt
08/04/2008, 20:43
Só uma dúvida: Pra que emplacar um quadri? Vc vai usá-lo na cidade? Será que vale a pena começar a pagar IPVA?
Caro amigo Alexandre, pagar IPVA não acho que seria ruim, mas ir pro trabalho de quad e poder andar no fim de semana(logico que teria que ter dois jogos de pneus asfalto/terra) acredito que seria bem melhor e menos estressante no transito de nossas cidades, não é mesmo?
abraços!

AKPG
08/04/2008, 21:28
Caro amigo Alexandre, pagar IPVA não acho que seria ruim, mas ir pro trabalho de quad e poder andar no fim de semana(logico que teria que ter dois jogos de pneus asfalto/terra) acredito que seria bem melhor e menos estressante no transito de nossas cidades, não é mesmo?
abraços!
Ademir,

Eu não me sentiria seguro andando com um quadri na rua e dividindo o espaço com os carros, ônibus e caminhões.

Quadri não tem velocidade suficiente para andar em avenidas e não faz curvas. Imagina o risco de acidente...

Um abraço,

umberto xxxrrr
08/04/2008, 22:24
Algumas coisas são realmente difíceis de entender:

-Pode emplacar trator, não pode quadriciclo.
-Pode-se fabricar artesanalmente triciclos (motor de fusca, de opala, de maverick...)

-Pode-se emplacar um triciclo agrícola (nova gurgel)

Aqui na minha cidade (Paracambi-RJ) tem um triciclo deste da gurgel (da prefeitura) emplacado que recolhe lixo. Tem um triciclo (terminando de fabricar-adaptar) com (parte do) chassis de VOLVO N-10 com sua respectiva mecânica... Grotesco.

Sinceramente, estes veículos tem melhor perfomance/oferecem menos riscos que um Quad novinho?

AKPG
08/04/2008, 22:30
Algumas coisas são realmente difíceis de entender:

-Pode emplacar trator, não pode quadriciclo.
-Pode-se fabricar artesanalmente triciclos (motor de fusca, de opala, de maverick...)

-Pode-se emplacar um triciclo agrícola (nova gurgel)

Aqui na minha cidade (Paracambi-RJ) tem um triciclo deste da gurgel (da prefeitura) emplacado que recolhe lixo. Tem um triciclo (terminando de fabricar-adaptar) com (parte do) chassis de VOLVO N-10 com sua respectiva mecânica... Grotesco.

Sinceramente, estes veículos tem melhor perfomance/oferecem menos riscos que um Quad novinho?
Umberto,

Vc já andou de quadri? Já tentou fazer uma curva em um quadri a 40 km/h? Depois que você fizer isso, vai entender o que estou falando.
Uma vez participei de um evento da Honda, para divulgação do FourTrax em janeiro de 2005. Fomos descer a serra pela estrada da Petrobrás. Foram várias pessoas da Honda. Dentre elas, dois excelentes motociclistas. Resumindo a conversa: na primeira curva, um deles caiu e quebrou a perna. Ainda estávamos no deslocamento. Alguns km depois, outra pessoa da Honda simplesmente pediu para parar de andar no quadri pois estava com medo de sofrer um acidente.

Quadri é um excelente brinquedo. Mas tem que ter cuidado senão ele te machuca.

Um abraço,

umberto xxxrrr
09/04/2008, 16:48
Grande amigo AKPG , já andei sim e também nestes triciclos (ar e ap). E nunca disse que era pra ser usado sem cuidado(assim como as motos e tudo o mais).

O que disse é que acho estranho outras coisas poderem ser emplacados e eles não.

Falando sério, já viu ao menos uma vez como se comporta/anda este triciclo da "nova"Gurgel ? E porque ele pode ser emplacado?

Não estou falando de fazer viagem de 1000 km num Quadri, mas há quem as faça em "mobilettes".

E as Scooters são seguras? Com aquelas rodinhas ...

um vídeo tenebroso e fatal... (não abra quem não tiver "estômago muito forte")

É sério, não é brincadeira: http://br.youtube.com/watch?v=_x64V4PZC5E

renzo
26/04/2008, 17:12
Umberto,

Vc já andou de quadri? Já tentou fazer uma curva em um quadri a 40 km/h? Depois que você fizer isso, vai entender o que estou falando.
Uma vez participei de um evento da Honda, para divulgação do FourTrax em janeiro de 2005. Fomos descer a serra pela estrada da Petrobrás. Foram várias pessoas da Honda. Dentre elas, dois excelentes motociclistas. Resumindo a conversa: na primeira curva, um deles caiu e quebrou a perna. Ainda estávamos no deslocamento. Alguns km depois, outra pessoa da Honda simplesmente pediu para parar de andar no quadri pois estava com medo de sofrer um acidente.

Quadri é um excelente brinquedo. Mas tem que ter cuidado senão ele te machuca.

Um abraço,


uma vez eu tentei fazer uma curva a mais de 40 km/h.......tenho que confessar que nao tive muito sucesso !!!!

heheheh..ainda bem, que o akpg nao estava junto ...nao iria ser facil aguentar ele falando na minha orelha

umberto xxxrrr
26/04/2008, 17:40
Rsrsrs de fato, pior que o sangue escorrendo é o parceiro rindo ou dando tapa no escutador de valsa.

AKPG
27/04/2008, 10:12
uma vez eu tentei fazer uma curva a mais de 40 km/h.......tenho que confessar que nao tive muito sucesso !!!!

heheheh..ainda bem, que o akpg nao estava junto ...nao iria ser facil aguentar ele falando na minha orelha
Renzo, vc me chamou?!?!?!?!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

umberto xxxrrr
08/05/2008, 12:30
Saiu na Quatro Rodas deste mês (não abono ou desabono a qualidade editorial) , a pergunta sobre o emplacamento dos Quadri.

Afirmaram ser, à luz da legislação, possível SIM.

Necessário possuir os itens exigidos e promover a homologação e inclusão no MMV.

Abraços.

Habilitação "B".

Ronaldo Andrade
08/05/2008, 16:27
Saiu na Quatro Rodas deste mês (não abono ou desabono a qualidade editorial) , a pergunta sobre o emplacamento dos Quadri.

Afirmaram ser, à luz da legislação, possível SIM.

Necessário possuir os itens exigidos e promover a homologação e inclusão no MMV.

Abraços.

Habilitação "B".


Já imaginou um quadri com espelhinhos, setas, triangulo, extintor e outros pinduricalhos? :parede:


Vai ficar parecendo "penteadeira de puta". :mrgreen:

Abs sem placa mesmo, que quadri só tem graça no meio do mato e do barro.


Ronaldo

AKPG
10/05/2008, 19:54
Já imaginou um quadri com espelhinhos, setas, triangulo, extintor e outros pinduricalhos? :parede:


Vai ficar parecendo "penteadeira de puta". :mrgreen:

Abs sem placa mesmo, que quadri só tem graça no meio do mato e do barro.


Ronaldo
x2!!!!!!!!

umberto xxxrrr
11/05/2008, 10:58
Huhauaha vcs tem razão.

Mas a minha questão é poder ir do centro da minha pequena cidade (pequena , mas com polícia!!!) rodando de quadri por 13 km (9 de terra,sendo 4 de morro acima) até o sítio, sem ter que colocar na carreta/caçamba.

AKPG
11/05/2008, 14:11
Umberto,

Provavelmente você deve ver tratores andando normalmente na sua cidade, correto? Então, não esquenta com isto!!! Se a polícia te parar, manda eles pararem também todos os tratores. Afinal, os dois veículos (quadri e trator) tem a mesma natureza e estão sujeitos às mesmas regras. E se o trator pode andar, porque o quadri não pode?

Na cidade onde tenho sítio, eu ando normalmente pelas estradas de terra. No centro, eu evito de andar, mas às vezes....... E até hoje eu nunca tive problemas, justamente por não abusar, andar sempre de capacete e com os faróis acessos e em baixa velocidade, respeitando o tráfego, pedestres e etc. Mas realmente estou sujeito a sofrer uma penalidade por usar um veículo sem licença nas ruas.... Mesmo com este risco, ainda acho que vale a pena fazer isso do que emplacar o quadri.

Abraços,

umberto xxxrrr
11/05/2008, 14:24
São Paulo... diferente do RJ, aqui tem vistoria "anual" saca? Sabe no que ela ajuda? A muita gente não pagar o IPVA (já que o carro não passaria nela), mas continuar rodando com eles sem condições e ter que ficar pagando "vintão" toda hora pro guarda... que assim fica bem mais "disponível" para "fiscalizar" dia-e-noite.

Tem tratores rodando aqui sim... EMPLACADOS (dá pra acreditar?)


Pois é... Mas de todo modo "vida que segue", não é minha intenção polemizar, quis contribuir no tópico apenas mostrando uns aspectos (de legislação e "regionais")

Abs achando quadri sem graça quando apreendido.

umberto xxxrrr
11/05/2008, 14:32
Acrescentando que não tenho a pretensão de ter "razão", menos ainda discutir. :concordo:

É que escrevendo às vezes fica parecendo "briga" e NÃO é o caso.:stop:

Abs auto-moderando-se.:mrgreen:

AKPG
11/05/2008, 21:44
Umberto,

Não estou aqui para criar encrenca. Relaxa!!! É que realmente eu nunca soube de alguém que tivesse problemas com isto. E se você está falando que até os tratores da sua região precisam ser emplacados, então tá explicado. Realmente você precisa se preocupar com isto sim.

Meu sítio fica no sul de Minas e eu constantemente ando por cidades tanto do estado de Minas quando de SP e até hoje não tive problemas. Mas nesta região que ando, os tratores também andam sem emplacamento.

[]'s ainda sem placas!!!

renzo
12/05/2008, 19:57
Umberto,

Não estou aqui para criar encrenca. Relaxa!!! É que realmente eu nunca soube de alguém que tivesse problemas com isto. E se você está falando que até os tratores da sua região precisam ser emplacados, então tá explicado. Realmente você precisa se preocupar com isto sim.

Meu sítio fica no sul de Minas e eu constantemente ando por cidades tanto do estado de Minas quando de SP e até hoje não tive problemas. Mas nesta região que ando, os tratores também andam sem emplacamento.

[]'s ainda sem placas!!!

o akpg é a pessoa certa para discutir esse assunto....andar de quad na cidade...nesse assunto nao vou dar palpite porque ano entendo....qdo precisar de uma dica sobre trilha estou a disposicao...e esqueca o akpg

....ale ...so paro de encher seu saco qdo vc for nas trilhas de novo......s eprecisar um abaixao assinado para o alvara ,eu assino

[ ]s

ArthurPaladini
12/05/2008, 20:19
Bom, eu também queria emplacar o quadri só pra poder me deslocar da minha casa até o começo da trilha e não dá nem 1km. Mas uma vez já pegaram meu irmão andando e recolheram o quadri, depois tivemos que pegar ele e pagar as taxas. Foi pura intolerância dos guardas, uma cidade com 30 mil habitantes, num bairro residencial, com 3 viaturas, EU DISSE 3 VIATURAS, por causa de um quadri. Tudo porque o major queria dormir no domingo de tarde. Mas tudo bem.

Hoje a gente ainda faz esse deslocamento, mas sempre com medo de que peguem nós.

Na revista Quatro Rodas desse mês tem uma matéria no final da revista sobre emplacar quadris. Segundo a revista não a impedimento nenhum, desde que tenha os itens obrigatórios e se consiga um tal MMV(Marca, Modelo e Versão).

Tentei pesquisar na net mas não encontrei nada, alguém sabe sobre algo a respeito?

umberto xxxrrr
12/05/2008, 20:37
Arthur, o MMV (marca-modelo-versão) é o que vulgarmente chamam de "homologação inicial" de um veículo para definição de suas características e inclusão da marca/modelo/versão na tabela do renavan (para fins de cadastro e licenciamento e tributação).

Os modelos "homologados" (carros/motos) pelas indústrias/importadores regulares o fazem uma vez e todos os de mesma características ficam "habilitados" a receberem seus "Renavans" (imagine um "CPF" para analogia).

No caso de um veículo importado por meios independentes, ou mesmo fabricado artesanalmente , esta "homologação" se dá numa empresa credenciada pelo Detran e INMETRO e tem (varia muito) um custo em torno de R$1500,00 (pelo menos para de construção artesanal/protótipo).

Na avaliação para aprovação são usados (vamos partir da premissa de seriedade da homologadora, ok?) parâmetros de engenharia e de emissões de poluentes entre outros, todos com valores previamente estabelecidos por órgão governamentais (Ibama/Conama/Detran?).

Certamente os quadri comercializados hoje com os devidos acréscimos de equipamentos seriam aprovados sem problemas.

ArthurPaladini
12/05/2008, 20:47
Arthur, o MMV (marca-modelo-versão) é o que vulgarmente chamam de "homologação inicial" de um veículo para definição de suas características e inclusão da marca/modelo/versão na tabela do renavan (para fins de cadastro e licenciamento e tributação).

Os modelos "homologados" (carros/motos) pelas indústrias/importadores regulares o fazem uma vez e todos os de mesma características ficam "habilitados" a receberem seus "Renavans" (imagine um "CPF" para analogia).

No caso de um veículo importado por meios independentes, ou mesmo fabricado artesanalmente , esta "homologação" se dá numa empresa credenciada pelo Detran e INMETRO e tem (varia muito) um custo em torno de R$1500,00 (pelo menos para de construção artesanal/protótipo).

Na avaliação para aprovação são usados (vamos partir da premissa de seriedade da homologadora, ok?) parâmetros de engenharia e de emissões de poluentes entre outros, todos com valores previamente estabelecidos por órgão governamentais (Ibama/Conama/Detran?).

Certamente os quadri comercializados hoje com os devidos acréscimos de equipamentos seriam aprovados sem problemas.

umberto, então tu que é mais entendido. Eu com meu Honda Fourtrax 350cc, tenho como emplacar o quadri?! Se tiver, quais os primeiros procedimentos?! Abraço.

umberto xxxrrr
12/05/2008, 20:53
hehehe Nem sou entendido não.

Isto é o que tá disponível na net e orientação de quem trabalha no setor (homologadores e empresas que controem protótipos).

Penso que uma empesa desta (homologadora) pode e tem interesse em orientar-nos.

Há também os (bons) despachantes, mas colocar mais este profissional no circuito vai gerar o (justo) e inerente custo.

A mim, parece que o primeiro passo é a homologadora para receber a relação dos itens exigidos.

AKPG
12/05/2008, 21:35
o akpg é a pessoa certa para discutir esse assunto....andar de quad na cidade...nesse assunto nao vou dar palpite porque ano entendo....qdo precisar de uma dica sobre trilha estou a disposicao...e esqueca o akpg

....ale ...so paro de encher seu saco qdo vc for nas trilhas de novo......s eprecisar um abaixao assinado para o alvara ,eu assino

[ ]s
Renzo,
Só uma perguntinha: Você já foi hoje? Caso não tenha ido, então VSF!!!!!!!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

AKPG
12/05/2008, 21:40
hehehe Nem sou entendido não.

Isto é o que tá disponível na net e orientação de quem trabalha no setor (homologadores e empresas que controem protótipos).

Penso que uma empesa desta (homologadora) pode e tem interesse em orientar-nos.

Há também os (bons) despachantes, mas colocar mais este profissional no circuito vai gerar o (justo) e inerente custo.

A mim, parece que o primeiro passo é a homologadora para receber a relação dos itens exigidos.
Pelo pouco que pesquisei este assunto, o quadri vai precisar ter:
- setas para esquerda e direita;
- painel de instrumentos com velocímetro e hodômetro;
- luz de freio tanto para o freio do pé, como para o de mão;

Acho que tendo isto no quadri, já é o suficiente para tentar conseguir a homologação.

Um abraço,

ArthurPaladini
12/05/2008, 21:51
Pelo pouco que pesquisei este assunto, o quadri vai precisar ter:
- setas para esquerda e direita;
- painel de instrumentos com velocímetro e hodômetro;
- luz de freio tanto para o freio do pé, como para o de mão;

Acho que tendo isto no quadri, já é o suficiente para tentar conseguir a homologação.

Um abraço,

Retrovisor e buzina também se não me engano. Luz de ré não tenho certeza.

Deve ter mais algumas coisas, mas eu já tava pensando como por no quadri, parece que não tem muito segredo.

AKPG
12/05/2008, 22:04
É vedade. "Sisqueci" do retrovisor e buzina.
Quanto a luz de ré, acho q não será necessário pois o quadri deverá se encaixar na mesma categoria das motos.

Um abraço,

umberto xxxrrr
13/05/2008, 08:28
Categoria igual à dos carros.

Habilitação "b".

ArthurPaladini
13/05/2008, 10:23
Categoria igual à dos carros.

Habilitação "b".

Antigamente era "A", depos passou para "B", hoje a gente não tem informações corretas, mas eu já li até que precise de "C" pois é um "mini-trator".

Alguém que conhece um deputado ou sei lá podia manda ele cria uma resolução no Contran pros quadris! :dance:

umberto xxxrrr
13/05/2008, 10:33
hehehehe pois é, mas trator é "C" quando/se ultrapassa 3500 kg de PBT.(sei lá o peso de um trator rsrsrsrs).

Quadri é "B" sim.

Apenas triciclo e moto é "A".

ArthurPaladini
13/05/2008, 10:52
hehehehe pois é, mas trator é "C" quando/se ultrapassa 3500 kg de PBT.(sei lá o peso de um trator rsrsrsrs).

Quadri é "B" sim.

Apenas triciclo e moto é "A".

Melhor ainda, tava preocupado em precisar fazer C! hehehehehehe

Mas e aí, quem vai ser o primeiro aqui do fórum a emplacar seu quadri?!

ArthurPaladini
13/05/2008, 10:53
Pelo menos dar ínicio ao processo...

umberto xxxrrr
13/05/2008, 10:55
Acho que vai ser vc.

Para ser "eu" tinha que primeiro comprar um. Rsrsrsrs

ArthurPaladini
13/05/2008, 10:59
Bom alguém tem que ser. Eu to juntando material aqui e vou falar com um amigo nosso que tem quadri e é advogado. Ele deve saber melhor os encaminhamentos legais e conhecer bons despachantes.

ArthurPaladini
13/05/2008, 11:05
Bom, segundo a Resolução 14/98 do CONTRAN, os itens obrigatórios para quadriciclo são?!

V) para os quadricíclos:


1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha;
5) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros;
6) iluminação da placa traseira;
7) velocímetro;
8 )buzina;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor;
11) protetor das rodas traseiras.


Acho que pra adaptar a lei não teria problemas. Minha dúvida seria esse dispositivo de ruído de motor.

umberto xxxrrr
13/05/2008, 11:38
Cano de descarga original e boa.

ArthurPaladini
13/05/2008, 12:32
3) lanterna, de cor vermelha na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha;



No meu Honda por exemplo, lanterna e luz de freio estão juntos, porém duas lâmpadas diferentes.

Eles aceitam isso será?





9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
11) protetor das rodas traseiras



Sobre os pneus, eles se referem a respeito das condições do pneu, como ter os sulcos maiores que 1,6mm por exemplo. Estou certo? Nada contra usar pneus off-road né?

E sobre protetor de rodas traseiras, seria algo como paralama traseiro? Para-barro? Ou o que?

Abraços

Ronaldo Andrade
13/05/2008, 13:42
É vedade. "Sisqueci" do retrovisor e buzina.
Quanto a luz de ré, acho q não será necessário pois o quadri deverá se encaixar na mesma categoria das motos.

Um abraço,

Pelo menos o meu Grizz 700 já veio com buzina. Só falta o resto. :mrgreen:

Renzo,

Agora o Alê vai poder o usar o quadri: Para ir trabalhar. :parede:
Isto acho que ele tem permissão ... :lol::lol::lol:

Emplacar quadri .... cada uma.
Vcs esqueceram que vão ter de ter um jg de pneus de rua tbem.

Abs

Ronaldo

AKPG
13/05/2008, 13:45
Pelo menos o meu Grizz 700 já veio com buzina. Só falta o resto. :mrgreen:

Renzo,

Agora o Alê vai poder o usar o quadri: Para ir trabalhar. :parede:
Isto acho que ele tem permissão ... :lol::lol::lol:

Emplacar quadri .... cada uma.
Vcs esqueceram que vão ter de ter um jg de pneus de rua tbem.

Abs

Ronaldo
Ronaldo,

Vc já foi hj?

[]'s sem placas!!!

ArthurPaladini
13/05/2008, 14:21
Pelo menos o meu Grizz 700 já veio com buzina. Só falta o resto. :mrgreen:

Renzo,

Agora o Alê vai poder o usar o quadri: Para ir trabalhar. :parede:
Isto acho que ele tem permissão ... :lol::lol::lol:

Emplacar quadri .... cada uma.
Vcs esqueceram que vão ter de ter um jg de pneus de rua tbem.

Abs

Ronaldo


Ronaldo, a questão não é emplacar quadri pra ficar dando "voltinha" na cidade. Se tu não chegou a ler meu post a umas páginas atrás eu explico meu problema.

Moro numa cidade de 30.000 pessoas. Dá minha casa, que nem fica no centro da cidade, até a entrada das trilhas, não dá nem 1km. A gente hoje faz esse deslocamento rodando, irregularmente. Mas como eu tinha dito no meu post, certa vez a policia apreendeu nosso quadri, depois tiveram que soltar pois "não havia legislação" sobre eles. Toda vez que a gente tem que ir, temos que ficar cuidando se não vem polícia nem nada. É ruim, se a gente pudesse emplacar e fazer as coisas da maneira correta seria melhor. E é ruim, carregar dois quadris no carretão, amarrá-los, andar menos de 1km, estacionar, descarregar. Deixar a viatura na rua com carretão e tudo. É complicado.

Por isso a minha vontade de emplacar o quadri.

Abraços sem placa "por enquanto"...

Ronaldo Andrade
13/05/2008, 18:03
Arthur

Eu entendi seu ponto de vista. Só tô enchendo o saco. Até que seria uma boa eu poder ir do trabalho para casa de quadri aqui em SP.

Mas para o tipo de trilha que fazemos, depois da primeira já voltava sem setas, espelhos, as placas, etc.

Se de Jeep já voltamos sem polainas, espelhos, com amassados, imagine no quadri, que quase toda trilha capota.

Abs

Ronaldo

ArthurPaladini
13/05/2008, 18:43
Arthur

Eu entendi seu ponto de vista. Só tô enchendo o saco. Até que seria uma boa eu poder ir do trabalho para casa de quadri aqui em SP.

Mas para o tipo de trilha que fazemos, depois da primeira já voltava sem setas, espelhos, as placas, etc.

Se de Jeep já voltamos sem polainas, espelhos, com amassados, imagine no quadri, que quase toda trilha capota.

Abs

Ronaldo

Então Ronaldo, eu já pensei nisso.

Os retrovisores são rosqueados. Os piscas vou por aqueles "mini" de moto, e fazr P&P. Buzina vai fica escondida por baixo.

A placa, essa sim ainda não teria definido como fazer.. mas é só fazer uma chapa de ferro pra prender ela que não tem galho.

De resto acho que era isso.

Abraços

maxdelta
14/05/2008, 21:25
Eu to pensando em fazer um quadriciclo com base em uma moto velha, modificando o chassi, até chegar ao tamanho que eu ache apropriado, ando analizando tb falhas de segurança que quad possui. E depois levar ao inmetro pra consegui o certificado e emplacar como quad, acham que eu consigo emplaca-lo como quad?
Pq eu adoro moto mas infelizmente não consigo aprender andar em duas rodas, nem de bicicleta (não sei fazer curva a mais de 20km/h(aki tb é quase tudo morro, num tem como andar normal)) e o quad necessita somente de classe B pelo menos é o que diz a 4 rodas deste mês.
Como vendedor tb seria ótimo ter um veículo que bebe menos, apesar da minha band ser mais economica que os carros que eu trabalhei outrora.

Alguém já pensou em fazer algo parecido?

ArthurPaladini
14/05/2008, 21:38
Eu to pensando em fazer um quadriciclo com base em uma moto velha, modificando o chassi, até chegar ao tamanho que eu ache apropriado, ando analizando tb falhas de segurança que quad possui. E depois levar ao inmetro pra consegui o certificado e emplacar como quad, acham que eu consigo emplaca-lo como quad?
Pq eu adoro moto mas infelizmente não consigo aprender andar em duas rodas, nem de bicicleta (não sei fazer curva a mais de 20km/h(aki tb é quase tudo morro, num tem como andar normal)) e o quad necessita somente de classe B pelo menos é o que diz a 4 rodas deste mês.
Como vendedor tb seria ótimo ter um veículo que bebe menos, apesar da minha band ser mais economica que os carros que eu trabalhei outrora.

Alguém já pensou em fazer algo parecido?

Bom, quanto ao emplacamento de um quadri contruído eu não sei nada mesmo.

Mas se te serve de inspiração, uma idéia muito original e criativa, http://www.youtube.com/watch?v=PT9LWQu7yJk

Esse vídeo mostra uma CG125 que foi desmontada e com ela foi feito um quadri, parece ter ficado legal.

Boa sorte na empreitada, abraços!

maxdelta
14/05/2008, 21:54
... se o browse não tivesse configurado pra atualizar de cinco em cinco minutos eu só teria visto a resposta amanhã!!!

Mas incrivel eu nunca havia visto esse video, e é praticamente o que eu quero fazer, exceto, que eu estava escolhendo pneus mais finos e num projeto 4x4.

O video, o bixo ainda ficou mais baixo que moto normal.

Eu gostei, obrigado pela sua atenção!!!!

Bem eu ainda to pensando no que fazer, ai ai são tantos projetos, nem sei o que faço primeiro.

astrorei
14/05/2008, 21:57
galera eu ja vi um quadriciclo emplacado, coisas do brasil ne, nao sei pq mas o dono dele era um juiz!!!
sou de bh tenho um polaris 500 4x4 ando todo fds no mato e muito bom!!!!

umberto xxxrrr
16/05/2008, 15:06
Consulta rápida ao detran-Rj, olha que gracinha: Aquele triciclo agrale , diesel, não tem 4x4(3 rodas hauhauha) nem reduzida, mas diz que leva 1200 kg (docs não citam).Condutor não usa capacete(categoria "A" exige)... Como é da prefeitura (na verdade de uma empresa destas que fingem que são da prefeitura) NEM FAZ AS VISTORIAS anuais né?

Última vistoria :2005
Proprietário :CIA
Placa : LSR1360
*****************
TRACAO / TRATOR DE RODAS DIESEL
MA/GURGEL TA 01 2005 2005
0 / 15 / 0 OFICIAL BRANCA
SEM RESTRIÇÕES

PARACAMBI

AKPG
12/09/2008, 16:08
Se o quadriciclo estiver com todos os equipamentos de segurança obrigatórios, é só levar em um despachante que será possível conseguir um renavam e então fazer o emplacamento. Eu já vi dois ou tres quadriciclos emplacados aqui em SP.

Abraços,

sandrohl
12/09/2008, 16:30
Vi esse no mercado livre e tá emplacado.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-80951880-quadriciclo-agrale-300-emplacado-pode-andar-na-rua-_JM

dorderf
29/09/2008, 11:58
Aqui está a prova visual que quadriciclo pode ser emplacado:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-72148622-quadrciclo-agrale-300-impecavel-_JM

negreira
19/10/2008, 18:59
No RIO DE JANEIRO, já estão emplacando..... é só ter uma conta de luz para
confirmar endereço.
Mas não sei nada sobre o renavan....

skiter_r
19/10/2008, 21:55
pow fui a uns 6 meses tentar emplacar meu quadri, um brp/can-am outlander 800 e nada. na epoca estava com sai de fabrica, liso. Mas como sou persistente, instalei piscas, buzina, retrovisor, e rodas e pneus de asfalto. ficou otimo! mto bom msm. porem, realmente não sei como resolver o tal problema da MMV. alguem sabe onde posso achar tal empresa no RJ para obter a parte dela para ter o meu querido emplacamento? o amigo ai em cima disse que aki no rio já está emplacando, e um amigo que comprou um SPIDER ROADSTER, o triciclo da brp (qualquer coisa deem uma olhada em www.canam.brp.com), me disse que estão emplacando aki. mas já ouvi muito isso, e sempre fui ao detran e nda... portando, o mais dificil foi feito que é as alterações no quadriciclo, alguem pode me ajudar a terminar o problema?

negreira
20/10/2008, 09:26
eu andei nesse triciclo.... parece até que já sai emplacado da concessionária.......
assim me falou o cara da CASSARINI..........

JÁ TENTOU emplacar na região serrana......ou na região dos lagos ?????

cRiPpLe_rOoStEr
15/11/2008, 00:51
Bom, eu também queria emplacar o quadri só pra poder me deslocar da minha casa até o começo da trilha e não dá nem 1km. Mas uma vez já pegaram meu irmão andando e recolheram o quadri, depois tivemos que pegar ele e pagar as taxas. Foi pura intolerância dos guardas, uma cidade com 30 mil habitantes, num bairro residencial, com 3 viaturas, EU DISSE 3 VIATURAS, por causa de um quadri. Tudo porque o major queria dormir no domingo de tarde. Mas tudo bem.

esses porcos na hora de pegar bandido nem se mexem...

cRiPpLe_rOoStEr
15/11/2008, 00:54
hehehehe pois é, mas trator é "C" quando/se ultrapassa 3500 kg de PBT.(sei lá o peso de um trator rsrsrsrs).

Quadri é "B" sim.

Apenas triciclo e moto é "A".

aquele triciclo que está sendo comercializado com a marca gurgel precisa de cnh categoria b por ter volante como numa caminhonete normal...

cRiPpLe_rOoStEr
15/11/2008, 00:59
será que um quad com motor a diesel se tivesse tração 4x4 com reduzida poderia ser enquadrado como jipe ou micro-trator???

srbrunoaf
11/12/2008, 16:51
Para enquadrar como carro acho que precisa de coisas tipo pára-choques e tal... Mas acho que esse e-mail que mandei pro INMETRO talvez ajude (No e-mail eu cito uma RTQ do INMETRO que enqadra quad como A):




Prezado Sr. Bruno A. Ferreira


Informamos que esta alteração deve ser avaliada por um dos organismos de inspeção na área de segurança veicular conforme a Portaria Inmetro nº 32 de 2004.
Após a inspeção a motocicleta deverá ser vistoriada pelo órgão de trânsito local (DETRAN) atendendo o prazo descrito no CSV de 30 dias.
A lista dos Organismos de Inspeção em segurança veicular encontra-se disponível no site do Inmetro, no lado direito da tela, item Organismos de Certificação e de Inspeção Acreditados - Segurança Veicular - OIC-SV.

Agradecemos sua visita e em caso de dúvida, continuamos à disposição para esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,
Lidia Carvalho Fernandes
OUVIDORIA DO INMETRO
Para mais esclarecimentos favor acessar o formulário disponível no:
http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp#formulario (http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp#formulario)
__________________________________________________ _______________________

Em resposta a sua consulta:

No RTQ - Inspeção de segurança veicular de motocicletas e assemelhados - Modificação ou fabricação artesanal, disponível em http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC0008814.pdf (http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC0008814.pdf), cita-se quadriciclos como semelhantes e regidos por tal ato, incluindo a devida iluminação deste tipo de veículo (p. 9), devido uso de pneus e rodas (p. 19), etc. Entretanto, tal ato não define uma categoria (L1, L2...) nas definições para quadriciclos. Como devo proceder para legalizar tal veículo para utilização urbana?

edwint
12/12/2008, 17:42
é isso mesmo...

pelo que fiquei sabendo, os quadriciclos brasileiros geralmente sao importados como maquinas agricolas, por isso nao pode ser emplacado

skiter_r
18/12/2008, 14:18
então seria basicamente a mesma coisa de emplacar um triciclo artesanal? alegar com a inspeção do inmetro a segurança e presença de itens obrigatorios (para o quadriciclo seria então somente a verificação da existencia de piscas, buzina, retrovisor) e ir para o implacamento? se for assim, qlq despaxante pode fazer isso, só terá que ter o veiculo a disposição!

edwint
19/12/2008, 07:20
então seria basicamente a mesma coisa de emplacar um triciclo artesanal? alegar com a inspeção do inmetro a segurança e presença de itens obrigatorios (para o quadriciclo seria então somente a verificação da existencia de piscas, buzina, retrovisor) e ir para o implacamento? se for assim, qlq despaxante pode fazer isso, só terá que ter o veiculo a disposição!

Nao é bem assim não.... vc precisa de um progeto, engenheiro que assine pelo projeto, notas fiscais dos materiais usados, bem como parte mecanica, etc, etc...

umberto xxxrrr
19/12/2008, 09:52
Máquinsa agrícolas também podem ser emplacadas sim.

skiter_r
19/12/2008, 13:20
Nao é bem assim não.... vc precisa de um progeto, engenheiro que assine pelo projeto, notas fiscais dos materiais usados, bem como parte mecanica, etc, etc...

não estou falando de um quadriciclo artesanal:-D estou falando de por ex, meu quadriciclo, um Outlander, que instalei piscas, buzina, retrovisor, e pneus de asfalto. e como o proprio e-mail do inmetro aew do srbrunoaf, neste caso, basta fazer a inspeção que "diga" que esses equipamentos estão ali e são seguros. não seria uma fabricação do veiculo, e sim uma modificação:mrgreen:

eu enviei um e-mail para a linces, um desses lugares de inspeção, aqui no RJ, capital, mais exatamente em Benfica. aí está o e-mail, com a mediocre resposta que me dexou louco de raiva... coisa de quem está com priguiça de resposder o e-mail....

Sr,

Bom dia, não realizamos inspeções neste tipo de veículos.


Abs,

http://mail.uol.com.br/main/download_cid?msg_id=6447&cid=image001.gif%4001C961B8.02526200 (http://www.linces.com.br/)
Victor Silva
Estação Veicular - RJ
Linces Vistorias e Serviços Ltda.
victor@linces.com.br (http://mail.uol.com.br/compose?to=victor@linces.com.br)
(21) 3077-3799


De: BRISA NAUTICA [mailto:lu.antonio@uol.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 18 de dezembro de 2008 14:45
Para: lincesrjnorte@inspecao.com.br
Assunto: Inspeção de quadriciclos


olá,
Eu gostaria de ter meu quadriciclo emplacado, e muitos conhecidos meus também. Após um tempo de pesquisa, consegui o seguinte e-mail de resposta do inmetro a um amigo:
__________________________________________________ __________________________________________________ ___________________________
Prezado Sr. Bruno A. Ferreira

Informamos que esta alteração deve ser avaliada por um dos organismos de inspeção na área de segurança veicular conforme a Portaria Inmetro nº 32 de 2004.
Após a inspeção a motocicleta deverá ser vistoriada pelo órgão de trânsito local (DETRAN) atendendo o prazo descrito no CSV de 30 dias.
A lista dos Organismos de Inspeção em segurança veicular encontra-se disponível no site do Inmetro, no lado direito da tela, item Organismos de Certificação e de Inspeção Acreditados - Segurança Veicular - OIC-SV.
Agradecemos sua visita e em caso de dúvida, continuamos à disposição para esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Lidia Carvalho Fernandes
OUVIDORIA DO INMETRO
Para mais esclarecimentos favor acessar o formulário disponível no:
http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/...asp#formulario
__________________________________________________ __________________________________________________ ___________________________
então cheguei a vocês, que seriam a opção mais perto para fazer a inspeção no veiculo. lembrando que um quadriciclo de fabrica não pode ser emplacado pela falta de retrovisor, buzina e piscas. Nossa loja já disponibiliza a instalação desses itens, faltando somente para a regulamentação para emplacamento a inspeção veicular, de no caso, veiculos modificados, estou certo?
então, concluindo, eu gostaria de ter mais informações sobre tal inspeção, datas, custos, quanto tempo demora a inspeção e liberação do veiculo, entre outros.
Desde já, muito obrigado!
Renan Baptista da Silva





fiquei com muita raiva com um "não faremos a inspeção" que recebi. como os kras, q tem homologação pra fazer a inspeção, eu vi pq eu pesquisei as homologações deles pra ver se eles eram aptos a fazer, e recebo uma resposta dessa? é dificil... mas u, dia agente consegue! agora eu vo no detran sem homologação nehuma, com o quad na carreta, com a materia que saiu no G1(portal da globo), e tentar emplacar... se for mais um não, mostro o e-mail do amigo ai em cima e pergunto onde faço a p*** da homologação! mas dessa vez, é sem educação nenhuma, pois estou farto de ser bonzinho e receber só má vontade em troca....

thiagoeid
19/12/2008, 13:54
não estou falando de um quadriciclo artesanal:-D estou falando de por ex, meu quadriciclo, um Outlander, que instalei piscas, buzina, retrovisor, e pneus de asfalto. e como o proprio e-mail do inmetro aew do srbrunoaf, neste caso, basta fazer a inspeção que "diga" que esses equipamentos estão ali e são seguros. não seria uma fabricação do veiculo, e sim uma modificação:mrgreen:

eu enviei um e-mail para a linces, um desses lugares de inspeção, aqui no RJ, capital, mais exatamente em Benfica. aí está o e-mail, com a mediocre resposta que me dexou louco de raiva... coisa de quem está com priguiça de resposder o e-mail....

Sr,

Bom dia, não realizamos inspeções neste tipo de veículos.


Abs,

http://mail.uol.com.br/main/download_cid?msg_id=6447&cid=image001.gif%4001C961B8.02526200 (http://www.linces.com.br/)
Victor Silva
Estação Veicular - RJ
Linces Vistorias e Serviços Ltda.
victor@linces.com.br (http://mail.uol.com.br/compose?to=victor@linces.com.br)
(21) 3077-3799


De: BRISA NAUTICA [mailto:lu.antonio@uol.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 18 de dezembro de 2008 14:45
Para: lincesrjnorte@inspecao.com.br
Assunto: Inspeção de quadriciclos


olá,
Eu gostaria de ter meu quadriciclo emplacado, e muitos conhecidos meus também. Após um tempo de pesquisa, consegui o seguinte e-mail de resposta do inmetro a um amigo:
__________________________________________________ __________________________________________________ ___________________________
Prezado Sr. Bruno A. Ferreira

Informamos que esta alteração deve ser avaliada por um dos organismos de inspeção na área de segurança veicular conforme a Portaria Inmetro nº 32 de 2004.
Após a inspeção a motocicleta deverá ser vistoriada pelo órgão de trânsito local (DETRAN) atendendo o prazo descrito no CSV de 30 dias.
A lista dos Organismos de Inspeção em segurança veicular encontra-se disponível no site do Inmetro, no lado direito da tela, item Organismos de Certificação e de Inspeção Acreditados - Segurança Veicular - OIC-SV.
Agradecemos sua visita e em caso de dúvida, continuamos à disposição para esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Lidia Carvalho Fernandes
OUVIDORIA DO INMETRO
Para mais esclarecimentos favor acessar o formulário disponível no:
http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/...asp#formulario (http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/...asp#formulario)
__________________________________________________ __________________________________________________ ___________________________
então cheguei a vocês, que seriam a opção mais perto para fazer a inspeção no veiculo. lembrando que um quadriciclo de fabrica não pode ser emplacado pela falta de retrovisor, buzina e piscas. Nossa loja já disponibiliza a instalação desses itens, faltando somente para a regulamentação para emplacamento a inspeção veicular, de no caso, veiculos modificados, estou certo?
então, concluindo, eu gostaria de ter mais informações sobre tal inspeção, datas, custos, quanto tempo demora a inspeção e liberação do veiculo, entre outros.
Desde já, muito obrigado!
Renan Baptista da Silva





fiquei com muita raiva com um "não faremos a inspeção" que recebi. como os kras, q tem homologação pra fazer a inspeção, eu vi pq eu pesquisei as homologações deles pra ver se eles eram aptos a fazer, e recebo uma resposta dessa? é dificil... mas u, dia agente consegue! agora eu vo no detran sem homologação nehuma, com o quad na carreta, com a materia que saiu no G1(portal da globo), e tentar emplacar... se for mais um não, mostro o e-mail do amigo ai em cima e pergunto onde faço a p*** da homologação! mas dessa vez, é sem educação nenhuma, pois estou farto de ser bonzinho e receber só má vontade em troca....

Pelo que pude me informar, inclusive com o despachante que presta serviço para loja onde trabalho, esse tipo de veículo não possui cadastro de renavam no Detran (pelo menos no RJ), acho que isso seria o principal problema para emplacamento. Quanto a inspeção nos órgão credenciados ao in metro, só como no seu caso (que seria a maioria), onde o veículo não vem com os itens obrigatórios de segurança de fábrica. Mas se o quadri já sair de fábrica com todos esses itens e o fabricante fizer o cadastramento do veículo no Detran ou Denatran (sei lá), o emplacamento sai sem problemas. Não vejo a hora disso acontecer.

skiter_r
19/12/2008, 14:14
Pelo que pude me informar, inclusive com o despachante que presta serviço para loja onde trabalho, esse tipo de veículo não possui cadastro de renavam no Detran (pelo menos no RJ), acho que isso seria o principal problema para emplacamento. Quanto a inspeção nos órgão credenciados ao in metro, só como no seu caso (que seria a maioria), onde o veículo não vem com os itens obrigatórios de segurança de fábrica. Mas se o quadri já sair de fábrica com todos esses itens e o fabricante fizer o cadastramento do veículo no Detran ou Denatran (sei lá), o emplacamento sai sem problemas. Não vejo a hora disso acontecer.

justamente! o meu (um brp outlander 800) não vem de fabrica com os equipamentos, porem eu instalei todos neles! e segundo o proprio inmetro, se eu com tais equipamentos instalados for fazer a inspeção e passar nela, o quadriciclo poderá ser implacado! foi o que o inmetro disse! utilizo o exemplo dos triciclos para isso. um triciclo artesanal não tem renavam nem qqualquer outra coisa. e para ser emplacado, justamente precisaria dessa homologação! mas como foi completamente artesanal, precisa de lau do engenheiro e etc. no caso do meu quad, seria somente uma modificação, instalação de acessorios simples, nada de mecanica foi mudado ou construido artesanal! portanto, com a inspeção feita, segundo o proprio inmetyro, eu poderia fazer meu querido emplacamento :shock:

negreira
19/12/2008, 18:49
:palmas::palmas:parabéns:palmas::palmas:

é isso ai........ se vc conseguir emplacar....vai abrir um precedente.....
como se fala na advogacia.......'''''jurisprudencia'''''..... :lol::lol:e ai todos vão
se beneficiar....:-):-)


só não aconselho a ser grosseiro ou pior com os caras......
pois funcionário publico ou estadual.....em serviço não se
deve desrespeitar.......:-(:-( pois dá prisão até :sad::sad:


:concordo::concordo: METE LENHA NO FOGO :concordo::concordo:

AKPG
19/12/2008, 19:54
Já existem vários quadriciclos emplacados. Eu mesmo já vi rodando uns três.

Se procurar um bom despachante, o cara dá jeito...

negreira
19/12/2008, 20:13
Já existem vários quadriciclos emplacados. Eu mesmo já vi rodando uns três.

Se procurar um bom despachante, o cara dá jeito...


:o:oPÔ GRANDE AKPG:o:o
quando for assim tem que parar o cara de qq jeito.....
e pedir o end. e telefone do despacha do "fulano quad"
eu mesmo gostaria de emplacar um.

:dance::dance: na próxima joga o laço :dance::dance:

AKPG
19/12/2008, 21:10
:o:oPÔ GRANDE AKPG:o:o
quando for assim tem que parar o cara de qq jeito.....
e pedir o end. e telefone do despacha do "fulano quad"
eu mesmo gostaria de emplacar um.

:dance::dance: na próxima joga o laço :dance::dance:

Já faz bastante tempo que vi estes quadriciclos. Inclusive o último que ví estava à venda na Milha Quadriciclos. Quando eu ver um destes novamente, pode ter certeza que vou perguntar o que foi feito para poder colocar as informações por aqui.

Abraço,

cRiPpLe_rOoStEr
19/12/2008, 21:11
não aconselho a ser grosseiro ou pior com os caras......
pois funcionário publico ou estadual.....em serviço não se
deve desrespeitar.......:-(:-( pois dá prisão até :sad::sad:

mas fora do serviço pode dar umas porradas nessas criaturas??? a propósito: essa lei do desacato eles fazem questão de divulgar, mas não divulgam que têm a obrigação de responder em até 15 dias qualquer solicitação de informação feita por escrito...

negreira
20/12/2008, 06:42
mas fora do serviço pode dar umas porradas nessas criaturas??? a propósito: essa lei do desacato eles fazem questão de divulgar, mas não divulgam que têm a obrigação de responder em até 15 dias qualquer solicitação de informação feita por escrito...


MEU IRMÃO........ :!: "se" educamente já é dificil; imagina na falta dela :!:

skiter_r
22/12/2008, 09:47
tem que ser msm so no xingamento politicamente correto, exatamente como esses politicos nos xingam todos os dias!

mas baseado nessas informações, é possivel emplacar sim!!! infelizmente agora no final do ano, não vou poder fazer tais coisas, e acredito que muito menos vou cunsiguir fazer inspeção. Mas vou voltar a luta em janeiro!

e pelo amor de deus, percegue, rende, captura, mas se ver um quad emplacado na rua, pergunte como a pessoa consiguiu emplacar o quad!

cRiPpLe_rOoStEr
22/12/2008, 21:24
como a maioria dos quads não possui renavam há a necessidade de se fazer o mesmo procedimento feito com um veículo artesanal, a via-crucis detran-inmetro-detran...

skiter_r
05/01/2009, 14:34
como a maioria dos quads não possui renavam há a necessidade de se fazer o mesmo procedimento feito com um veículo artesanal, a via-crucis detran-inmetro-detran...

é uma coisa bem estranha um produto que paga IPI (imposto sobre produtos INDUSTRIALIZADOS!) ter que passar por um procedimentos de veiculo artesanal....

umberto xxxrrr
05/01/2009, 15:01
De fato. Mas como coerência é algo em falta nos legisladores...

srbrunoaf
14/01/2009, 15:46
Que tal essa idéia:
Não é uma alteração à um veículo, pq o quad não é um veículo (legalizado), então o que me impediria de dizer que eu estou projetando o quad do zero, com as seguintes peças:
a) Piscas
b) Retrovisores
c) Conjunto motor/transmissão/rodas/pneus/assento/carroceria/controles/etc (o quad em si) - esta última peça até tem os comprovantes e tal...
Aí só falta um Engº para assinar o projeto...

skiter_r
15/01/2009, 11:07
Que tal essa idéia:
Não é uma alteração à um veículo, pq o quad não é um veículo (legalizado), então o que me impediria de dizer que eu estou projetando o quad do zero, com as seguintes peças:
a) Piscas
b) Retrovisores
c) Conjunto motor/transmissão/rodas/pneus/assento/carroceria/controles/etc (o quad em si) - esta última peça até tem os comprovantes e tal...
Aí só falta um Engº para assinar o projeto...

faltou a buzina :)
kra, é mto mais facil trata-lo como veiculo modificado! vc só vai precisar da nota fiscal dos piscas buzina e retrovisor:dance:. E sendo um veiculo importado, paga IPI e talz, ngm vai querer trata-lo como artesanal

edwint
15/01/2009, 13:15
topico aberto a quase 3 anos, alguem conseguiu emplacar? se nao, acho que devem esquecer....:parede:

negreira
15/01/2009, 13:43
topico aberto a quase 3 anos, alguem conseguiu emplacar? se nao, acho que devem esquecer....:parede:


:dance::dance:EDWINT:dance::dance:

Sim, já vi alguns emplacados :!:

:putz:só não deu para saber :!:aonde:!: e :!:como :!:..........:putz:

skiter_r
15/01/2009, 14:21
o meu já esta preparado, só falta tempo de leva-lo ao posto do inmetro para fazer inspeção

Edu-MA
15/01/2009, 15:40
manda a foto Skiter do seu ja preparado p/ ver se crio coragem.... Abs

skiter_r
16/01/2009, 09:05
ok, eu mando as fotos do meu, tanto o batido quanto o novim :mrgreen: os dois estavam preparados, e o batido tem inclusive rodas e pneus de rua. vou mandar a foto dos 2 mais tarde, pq agora to sem o cabo pra manda tudo pro pc, afinal, to no trabalho :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

rcorreas
20/01/2009, 02:07
Achei isso no Google:

http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL703692-9658,00.html

Edu-MA
20/01/2009, 10:59
rcorreas,

Infelizmente e por enquanto o uso é somente nos lugares informados no texto do link que vc informou, mais creio que se todos se unirem, quem sabe consigamos a regulamentação desses veiculos, aqui no meu estado p/ vc ter idéia é proibidíssimo se a polícia pegar recolhe e vc não tem direito a reaver o veiculo, acho que proibir não é a saida e sim regulamentar com todas as exigências dos outros veiculos

abs

Edu-MA
20/01/2009, 18:44
Dando uma rodada na net olha só o que eu achei.... quadris emplacados!!

nesse link tambem tem outro

http://www.quebarato.com.br/classificados/quadriciclo-emplacado-125cc__1240634.html (http://www.quebarato.com.br/classificados/quadriciclo-emplacado-125cc__1240634.html)

A placa do agrale da foto não da p/ saber de que estado creio que deve ser PR e a do link não da p/ ver quase nada o certo que estão com todos os equipamentos e EMPLACADOS

É bom da uma sondada na Agrale para saber se ja sai de fabrica preparado p/ emplacar ou se é adaptação para tal

cRiPpLe_rOoStEr
20/01/2009, 19:04
Dando uma rodada na net olha só o que eu achei.... quadris emplacados!!

nesse link tambem tem outro

http://www.quebarato.com.br/classificados/quadriciclo-emplacado-125cc__1240634.html (http://www.quebarato.com.br/classificados/quadriciclo-emplacado-125cc__1240634.html)

A placa do agrale da foto não da p/ saber de que estado creio que deve ser PR e a do link não da p/ ver quase nada o certo que estão com todos os equipamentos e EMPLACADOS

É bom da uma sondada na Agrale para saber se ja sai de fabrica preparado p/ emplacar ou se é adaptação para tal

a agrale não trabalha mais com motos e similares...

Edu-MA
20/01/2009, 19:08
sondei realmente não mais trabalham com esses produtos, mais esse q postei estão emplacado no Brasil, precisamos saber como e aonde conseguiu esta façanha

rcorreas
20/01/2009, 22:47
rcorreas,

Infelizmente e por enquanto o uso é somente nos lugares informados no texto do link que vc informou, mais creio que se todos se unirem, quem sabe consigamos a regulamentação desses veiculos, aqui no meu estado p/ vc ter idéia é proibidíssimo se a polícia pegar recolhe e vc não tem direito a reaver o veiculo, acho que proibir não é a saida e sim regulamentar com todas as exigências dos outros veiculos

abs

Caro Edu, segundo o texto, o DETRAN/RJ informou:

"...somente se ele for circular em via pública precisará ser registrado e emplacado. O órgão explicou que, neste caso, o proprietário terá que pagar, inclusive, o IPVA."

Portanto, há previsão no órgão para emplacamento do veículo.

cRiPpLe_rOoStEr
21/01/2009, 01:56
um projeto semelhante a esse, ja aproveitando o renavam da moto usada como base, não deve ser tão difícil de emplacar YouTube - Montagem Quadriciclo[/URL]

skiter_r
21/01/2009, 09:48
Caro Edu, segundo o texto, o DETRAN/RJ informou:

"...somente se ele for circular em via pública precisará ser registrado e emplacado. O órgão explicou que, neste caso, o proprietário terá que pagar, inclusive, o IPVA."

Portanto, há previsão no órgão para emplacamento do veículo.

é, inclusive a foto dos quads na areia é do pessoal aqui de niteroi. acredito que seja o DETRAN RJ que fez essa declaração e acabei de mandar um e-mail para eles perguntando sobre isso... vo inche o saco deles até emplacar:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Edu-MA
21/01/2009, 10:41
um projeto semelhante a esse, ja aproveitando o renavam da moto usada como base, não deve ser tão difícil de emplacar YouTube - Montagem Quadriciclo (http://www.youtube.com/watch?v=PT9LWQu7yJk)[/URL]
Nesse caso sim pois moto orginal ja tinha renavan no caso dos quadris que não tem renavan creio q deve ser mais dificil, quer dizer tirando o da foto que mandei nunca vi nenhum emplacado, ja liguei inclusive para alguns Detrans de outros estado e resposta é ou não sabem sobre o assunto ou é não tem como emplacar por falta do ranavan

skiter_r
22/01/2009, 10:52
então o detran RJ é muuuito bonzinho. mandei um e-mail e olha só ai em baxo:



Olá Srta Tunisia,
Quais seriam os documentos necessarios para o emplacamento deste quadriciclo?
obrigado,
Renan Baptista



Em 21/01/2009 12:54, Veículos - Ouvidoria escreveu:


Prezado senhor,
Informamos que o emplacamento deve ser solicitado ao Detran-RJ através de processo administrativo aberto em nossa sede. O endereço é Avenida Presidente Vargas, 817, Centro/RJ – Acesso 4. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Obrigada por entrar em contato conosco.

Tunisia Caetano
Ouvidoria - Detran/RJ





O álcool leva o motorista a cometer imprudências. Se beber, não dirija.








Olá,
Gostaria de saber como proceder para o emplacamento de um Quadriciclo, que segundo a declaração do inmetro para o site da globo http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL703692-9658,00.html pode ser emplacado,contanto que tenha todos os equipamentos obrigatórios instalados (piscas, buzina, retrovisor).No caso, o meu já possui todos esses itens. Como devo proceder?
obrigado,
Renan Baptista

umberto xxxrrr
22/01/2009, 11:14
Nem é questão de ser "bonzinho"... Foi uma resposta-padrão, mal leem o que escrevemos, identificaram "emplacamento" e tacaram esta.

Mas que é possivel é. Falta encontrar o caminho.

Edu-MA
22/01/2009, 14:32
realmente não leem basta achar a primeira palavra que tem haver ai ligam o automatico ctrl-C ctrl-V..... lembrei q tenho um chegado no Detran daqui vou ver o q ele diz a respeito.....qq coisa repasso p/ galera

skiter_r
23/01/2009, 13:03
pedi então os documentos necessarios

Prezado senhor,
Para abertura do processo administrativo é necessário apresentar os seguintes documentos:

Carteira de Identidade;
CPF;
Comprovante de residência;
CRV do veículo;
Notas fiscais dos serviços apresentados.

Obrigada por entrar em contato conosco.

Tunisia Caetano
Ouvidoria - Detran/RJ

porem o quadriciclo não possui CRV, apesar de pelo que eu saiba CRV se obtem apos o emplacamento :lol::lol:... apesar que acredito disto ser a comprovação de renavam... que como dito nsse topico umas paginas atras, se obtem a partir de uma inspeção do veiculo junto a um orgão credenciado pelo DETRAN e INMETRO:-D

skiter_r
23/01/2009, 14:47
opa, vi agora um quad outlander max 400 com alarme :) muito funcional! só falta agora inventarem uma trava pra direção, vai ficar perfeito!

xoloko
23/01/2009, 21:59
pedi então os documentos necessarios

Prezado senhor,
Para abertura do processo administrativo é necessário apresentar os seguintes documentos:

Carteira de Identidade;
CPF;
Comprovante de residência;
CRV do veículo;
Notas fiscais dos serviços apresentados.

Obrigada por entrar em contato conosco.

Tunisia Caetano
Ouvidoria - Detran/RJ

porem o quadriciclo não possui CRV, apesar de pelo que eu saiba CRV se obtem apos o emplacamento :lol::lol:... apesar que acredito disto ser a comprovação de renavam... que como dito nsse topico umas paginas atras, se obtem a partir de uma inspeção do veiculo junto a um orgão credenciado pelo DETRAN e INMETRO:-D



skiter_r
Acredito que não seja CRV e sim CSV. Me corrija se eu estiver errado...

O CSV e emitido pelo orgão cradenciado do inmetro.
Pesquisando um pouco achei o tal de "Regulamento Técnico de Qualidade RTQ 24", nele tem todos os requisitos para um veiculo modificado ou artesanal receber o Certificado de Segurança Veicular ou "CSV"

Aqui ta o link com as especificações do RTQ 24:
http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC000880.pdf (http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC000880.pdf)

São 73 paginas com muitas coisas para regulamentar :parede:

nele tem items como extintor, para-sol, cinto de segurança, triangulo, etc. que são dados como exencias para a aprovação.
Ai fica a duvida. :pensativo:
Imagina um quadriciclo com estepe, triangulo, extinto... fica dificil de achar um lugar para sentar.:putz:

cRiPpLe_rOoStEr
24/01/2009, 01:07
Imagina um quadriciclo com estepe, triangulo, extinto... fica dificil de achar um lugar para sentar.

não é tão difícil adaptar um suporte para o estepe, embora não seja obrigatório num quad...

Ronaldo Andrade
24/01/2009, 12:25
Prezados,
Segue os comentários feitos durante a reunião do GT Quadriciclo no dia 11/11 aos comentários feitos pelo Sr. Cremonezi do documento anexo:
3.1 – O veiculo não poderá circular em vias públicas, portanto fica excluída a hipótese de instalar equipamentos de segurança, conforme previsto na Resolução 14;
Art. 1°/ Item II – Definição Quadriciclo – Em função dos critérios técnicos definidos para fixação do banco e dirigibilidade, este item fica excluído;
Art. 8°e 9° - Fica estabelecido o prazo de 12 meses á partir da publicação da Resolução;
Art. 10° / Item I – Atendido o sugerido pela CPRV, ou seja, categoria B ou superior e;

Item II – Manutenção do uso do capacete;

Parágrafo Único - Determinação do fabricante para caso do transporte de passageiro, “este veiculo não foi projeto para o transporte de passageiro”.

Participantes : AEA, Abraciclo (Honda e Yamaha) e Sim





MINISTÉRIO DAS CIDADES
CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO
Câmara Temática de Assuntos Veiculares

PARECER Nº xxxx/2008/CTAV/CONTRAN
Processo nº. 80001.007121/2008-77

Interessado: 28ª Promotoria de Justiça- Ministério Público do Maranhão /MA - procedente do Ministério Público do Estado do Maranhão /MA

Assunto: Regulamentação do uso e circulação de quadriciclos como veículos de lazer ou se concluir pela sua classificação como veículo agrícola

Processo nº. 80000.015062/2008-11

Interessado: Célio de Faria Santos – Prefeito Municipal de Camanducaia/MG

Assunto: Licenciamento de Quadriciclos


1) Ementa

Avaliação da possibilidade de se estabelecer procedimentos para a regulamentação do uso e circulação de quadriciclos, para efeitos de registro, emplacamento e licenciamento.

2) Relatório Sumário

A Promotoria de Justiça-Ministério Público/MA, conforme fundamentos constantes dos processos em epígrafe solicita ao CONTRAN, por intermédio do DENATRAN, que avalie a possibilidade da regulamentação do uso e circulação de quadriciclos como veículo de lazer ou se concluir pela sua classificação como veículo agrícola, proibir taxativamente sua utilização nas praias e vias asfaltadas.

Da exposição de motivos nº 01/08 que motivou o processo administrativo nº 8001.007121/2008-77, cumpre destacar:

Considerando que o trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo no âmbito das respectivas competências adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito (§ 2º do artigo 1º da Lei 9.503/97);

Considerando que os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem no âmbito das respectivas competências objetivamente por danos causados aos cidadãos em virtude da omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro (§ 3º do artigo 1º da Lei 9.503/97);

Considerando que os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio ambiente (§ 5º do artigo 1º da Lei 9.503/97);

Referida exposição de motivos, registra, ainda, que o CTB regulamentou o uso e a circulação de veículos, veículos de tração animal, motocicletas, motonetas, bicicletas, além de ter priorizado no capítulo IV os direitos do pedestre como usuário das vias urbanas e rurais; bem como classificou o quadriciclo ao mesmo tempo como veículo de passageiro e de carga, o fazendo também com a motoneta, motocicleta e triciclo (artigo 96, incisos I e II). Não obstante, somente em relação ao quadriciclo não disciplinou seu uso e circulação.

Destaca, ainda, que a utilização do quadriciclo nas praias de São Luis tem causado prejuízos à população maranhense, com a ocorrência de vários acidentes, como por exemplo, a noticia do Jornal Imparcial (que circula no Estado do Maranhão), do dia 1º de fevereiro de 2008 que informou o atropelamento de uma criança de 8 anos por um quadriciclo conduzido por um adolescente, apontando ser este um dos maiores problemas - a condução do quadriciclo por crianças e adolescentes-, os quais praticam direção perigosa, expondo a perigo suas vidas e as dos banhistas e transeuntes, causando dano irreparável ao meio ambiente. Ressalta-se que esse tipo de conduta não é exclusivo dos menores.

Nos autos do processo encontram-se anexos diversos recortes de matérias publicadas em jornais, bem como um CD que contém vários vídeos que ilustram como o uso dos quadriciclos, principalmente nas praias, e juntamente com os banhistas tem ocorrido, razão pela qual, se faz necessária a adoção de medidas para regularizar a circulação e fiscalização de referidos veículos.

Observa ainda que o CTB, nos artigos 120 e 130, impõem a obrigatoriedade de Registro e Licença para todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semi-reboque; no tocante ao quadriciclo – veículo automotor – estes não possuem regramento para seu registro ou licenciamento, assim como também não existe obrigatoriedade de habilitação para sua condução.

O processo da Prefeitura de Camanducaia / MG solicita que seja editada, com a devida urgência, regulamentação que ampare o tráfego de ciclomotores em vias urbanas. Justifica citando que os quadriciclos estão sendo utilizados como atrativos turísticos, mas que pela falta de legislação específica tem trazido sérios prejuízos aos trabalhadores, criando um impedimento a geração de emprego e rendas. No caso da Estância Climática de Monte Verde a pressão do Consep e do Ministério Público estão praticamente colocando um fim neste atrativo para mais de 150 famílias que vivem do trabalho resultante da exploração dos passeios de quadriciclos.

3) Análise

Vários itens apontados nos dois processos administrativos remetem a uma criteriosa análise da legislação atual, bem como das condições técnicas do veículo em questão, conforme segue:

3.1 O quadriciclo atualmente é um veículo destinado ao uso fora de estrada (off-road), em vias não pavimentadas, voltado à competições, práticas esportivas e trabalhos rurais (neste último caso depende do modelo), e, como tal, não foi idealizado para o uso em vias públicas, pavimentadas ou não.

Conforme informações dos fabricantes, esse veículo não foi concebido, projetado e fabricado para uso e tráfego em vias públicas em geral, daí porque, não se sujeita às normas regulamentadoras referentes ao registro e licenciamento de veículos, o que atualmente inviabiliza a emissão do certificado de segurança, indispensável ao cadastramento no RENAVAM, na forma do art. 103 do CBT. Ao contrário, esses veículos foram projetados e fabricados para uso na terra, em circuito fechado (entenda-se fora das vias públicas), sendo que sua estrutura não é compatível com a utilização tradicional a que se destinam os veículos automotores, exigindo manejo e habilidade do piloto, típicas para condução em terrenos acidentados, sendo que no caso de uso de um quadriciclo em qualquer outra situação diferente dessa, há risco de acidente com lesão grave para o condutor.

Os veículos desde facultado poderá circular e vias publicas e também devera ter equipamentos obrigatórios ( resolução 14)

V) para os quadriciclo:
1) espelhos retrovisores, de ambos os lados;
2) farol dianteiro, de cor branca ou amarela;
3) lanterna, de cor vermelha na parte traseira;
4) lanterna de freio, de cor vermelha;
5) indicadores luminosos de mudança de direção, dianteiros e traseiros;
6) iluminação da placa traseira;
7) velocímetro;
buzina;
9) pneus que ofereçam condições mínimas de segurança;
10) dispositivo destinado ao controle de ruído do motor;
11) protetor das rodas traseiras.

Alem de freios de serviço e estacionamento para segurança de terceiros e do próprio condutor.

3.2 A Resolução nº 700/88 do CONTRAN foi publicada visando à regulamentação de veículos com características de motocicletas, porém dotados de quatro rodas, cuja classificação não existia no artigo 77 do Regulamento do Código Nacional de Trânsito (Lei 5.108/1966).

Em que pese referida resolução encontrar-se derrogada, no que diz respeito ao art. 3º concernente à habilitação exigida para seus condutores - disciplinada atualmente de forma diversa pelo novo Código de Trânsito Brasileiro (art. 141) - é certo que no mais referida norma encontra-se totalmente desatualizada, fato que remete à sua revogação imediata.

3.3 Em virtude das informações dos fabricantes quanto à concepção e destinação dada aos quadriciclos (item 3.1 acima), das quais se conclui pela não utilização dos mesmos em vias públicas, observa-se conflito direto com a prática que vem sendo empregada pelos seus proprietários, não obstante a possibilidade de apreensão dos mesmos pela polícia de trânsito.

Agrava, substancialmente, as condições de segurança pública o fato de que os condutores destes veículos não possuem habilitação adequada, por ausência de previsão legal a respeito, o que merece estudo aprofundado pela Câmara de Habilitação para definição das competências e habilidades necessárias para condução de quadriciclos.

Ronaldo Andrade
24/01/2009, 12:25
4) Conclusão

Não obstante os esclarecimentos dos fabricantes quanto aos aspectos de segurança dos quadriciclos (item 3.1 acima), visando regulamentar o seu uso e circulação, ainda que de forma restrita, a fim de permitir seu uso em vias públicas delimitadas pelo Poder Público local, julga-se necessário estabelecer as normas constantes da minuta de resolução que segue abaixo, revogando-se a Revogar a Resolução Nº 700/88.




PROPOSTA DE RESOLUÇÃO N.º _____/2008.


Estabelece critérios para a regulamentação do uso dos veículos quadriciclos e dá outras providências.


O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO – CONTRAN, no uso das atribuições conferidas pelo art. 12, da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, e

CONSIDERANDO a necessidade de se estabelecer normas relativas ao uso e à circulação de quadriciclos,

CONSIDERANDO a necessidade de se estabelecer critérios e procedimento para o registro de quadriciclos,

CONSIDERANDO a competência dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição, planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, conforme artigos 2º, 21, inciso II, e 24, incisos II e VII, do Código de Trânsito Brasileiro;


CONSIDERANDO, por fim, o que consta dos Processos nº 80001.007121/2008-77 e nº 0000.015062/2008-11,


RESOLVE:

Art. 1º - Quadriciclo é definido como:


I - Veículo de uso específico para terreno não pavimentado, equipado com quatro rodas, dispondo de tração em ao menos duas rodas, munido de assento e estrutura similar ao de motocicletas, com um guidão para dirigi-lo.

II – Veículo de uso específico para terreno não pavimentado, equipado com quatro rodas, dispondo de tração em ao menos duas rodas, munido bancos similar ao de automóvel, e volante de direção para dirigi-lo.

Art. 2º Os veículos tratados nesta resolução terão seu uso restrito às áreas não abertas à circulação pública e às áreas e vias públicas regulamentadas pela autoridade de trânsito local.

Art. 3º - Atendendo ao interesse público local e a circunstâncias especiais, é facultado à autoridade de trânsito local estipular a circulação de quadriciclos em áreas e vias públicas, desde que em circuitos delimitados, previamente identificados e homologados, conforme delimitações definidas em Regulamentos do CONTRAN.

§1º Em qualquer caso é proibida a circulação em vias públicas pavimentadas.

§ 2º Além das delimitações de que trata o presente dispositivo, a autoridade de trânsito municipal deverá estabelecer horário para a circulação de quadriciclos.


Art. 4º Para os quadriciclos tratados nesta resolução deverá ser realizado o pré-cadastro pelo fabricante ou montadora, órgão alfandegário ou importador, utilizando o código de marca/modelo/versão fornecido pelo DENATRAN.

§1º No registro desses veículos será gerado código RENAVAM diferenciado, em que as duas primeiras posições, da esquerda para a direita deste código, deverão ser preenchidas com zeros e a terceira posição com uma letra, devendo as demais posições permanecer com dígitos.

§ 2º O lançamento dos dados desses veículos no campo “placa” do Sistema corresponderá às sete posições, da direita para a esquerda, do código RENAVAM gerado na forma do § 1º.

§ 3º O DENATRAN deverá adequar o Sistema RENAVAM para atender as especificações desta Resolução, no caso de cadastro específico conforme § 1º e 2° deste artigo.

Art. 5º Antes da comercialização, as informações sobre as características dos quadriciclos deverão ser prestadas ao DENATRAN pelo fabricante, montadora ou importador, por meio de requerimento cujo modelo consta do Anexo desta Resolução.

Art. 6º A identificação do quadriciclo se dará através da gravação do Número de Identificação do Veículo (VIN) no chassi, e deverá ser feita de acordo com as especificações vigentes e formatos estabelecidos pela NBR 6066 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, ou por outra norma que substituí-la.

§ único. Será obrigatória a identificação do ano de fabricação do quadriciclo através de gravação ou plaqueta quando não constante dos caracteres do número VIN, de forma a atender o estabelecido no § 1° do Art. 114 do Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 7º As regravações de chassi, quando necessárias, dependerão de prévia autorização da autoridade de trânsito competente, mediante comprovação da propriedade, e só serão processadas por empresas credenciadas pelo órgão executivo de trânsito dos Estados ou do Distrito Federal.

§ único. A substituição de chassis de quadriciclos nos casos de sinistro será autorizada pelo órgão executivo de trânsito, sendo que o fabricante deverá fornecer a peça devidamente marcada de fábrica com o número de identificação original.

Art. 8º Os quadriciclos fabricados, montados ou importados a partir de 1° de janeiro de 2010, serão registrados na forma desta Resolução.

Art. 9º Para fins de transferência e de regravação da identificação dos quadriciclos fabricados a partir de 1° de janeiro de 2010, a comprovação da propriedade se dará através do Certificado de Registro de Veículo (CRV) expedido junto ao órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal.
Porque não a partir da publicação da Resolução, não há alteração no projeto do veiculo.

Art. 10 - Para circulação em vias públicas não pavimentadas, conforme estabelecido no Art. 3º, o condutor de quadriciclos deve:

I- Possuir habilitação na categoria A, B ou superior;
No CTB a categoria A e somente para duas e três rodas.

II- Utilizar capacete de segurança, com viseira ou óculos protetores e vestuário de proteção, de acordo com as especificações do CONTRAN aplicáveis a motocicletas, exceto para carroçaria fechada.



§ único. Somente podem ser passageiros de quadriciclos os maiores de 12 anos, desde que o veículo seja projetado para este fim e permita o transporte de passageiro.
Sugestão: O mesmo para motocicleta.

Art. 12 O não cumprimento das disposições contidas nesta resolução sujeita o infrator às penalidades e medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Art. 13 - Revoga-se a Resolução 700, de 04 de outubro de 1.988

Art. 14. Esta Resolução entrará em vigor a partir da data de sua publicação.

skiter_r
26/01/2009, 11:32
nossa, li tudo, esses caras tão viajando! querem liberar a circulação de quadris em vias publicas NÃO PAVIMENTADAS E EM HORARIO PRÉ DETERMINADO! :lol::lol::lol::lol::lol::lol: é pra rir ou pra chorar... mas pelo menos a resolução é bem confusa, pois hora fala que poderá rodar em vias publica, hora não. pelo menos, eu recebi a seguinte resposta do DETRAN, ao questiona-los quanto o processo do quadri não ser o mesmo de carro:



Prezado senhor,
O procedimento é o mesmo. É necessário abertura de processo administrativo. Neste caso, pode ser apresentando qualquer documento do veículo.

Obrigada por entrar em contato conosco.

Tunisia Caetano
Ouvidoria - Detran/RJ







O álcool leva o motorista a cometer imprudências. Se beber, não dirija.








Olá Srta Tunisia,
O problema é que o veiculo é um QUADRICICLO, não vem com piscas, buzina e retrovisor de fabrica, portanto não possui CRV. Todos esses acessorios foram instalados na loja que vendeu o produto, tornando-o agora sim apto a transitar nas ruas. Qual procedimento devo tomar considerando isso?
Obrigado,
Renan Baptista

Em 22/01/2009 16:23, Veículos - Ouvidoria escreveu:

Prezado senhor,
Para abertura do processo administrativo é necessário apresentar os seguintes documentos:
Carteira de Identidade;
CPF;
Comprovante de residência;
CRV do veículo;
Notas fiscais dos serviços apresentados.
Obrigada por entrar em contato conosco.
Tunisia Caetano
Ouvidoria - Detran/RJ



O álcool leva o motorista a cometer imprudências. Se beber, não dirija.







Olá Srta Tunisia,
Quais seriam os documentos necessarios para o emplacamento deste quadriciclo?
obrigado,
Renan Baptista


Em 21/01/2009 12:54, Veículos - Ouvidoria escreveu:
Prezado senhor,
Informamos que o emplacamento deve ser solicitado ao Detran-RJ através de processo administrativo aberto em nossa sede. O endereço é Avenida Presidente Vargas, 817, Centro/RJ – Acesso 4. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.
Obrigada por entrar em contato conosco.
Tunisia Caetano
Ouvidoria - Detran/RJ


O álcool leva o motorista a cometer imprudências. Se beber, não dirija.







Olá,
Gostaria de saber como proceder para o emplacamento de um Quadriciclo, que segundo a declaração do inmetro para o site da globo http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL703692-9658,00.html pode ser emplacado,contanto que tenha todos os equipamentos obrigatórios instalados (piscas, buzina, retrovisor).No caso, o meu já possui todos esses itens. Como devo proceder?
obrigado,
Renan Baptista

skiter_r
28/01/2009, 09:19
estou colocando as rodas de rua do meu 800 no meu 400.... mas as da frente estão BEM arranhadas, devido a batida, porem, estão inteiras, sem comprometimento das rodas. somente da beleza. será que não tem problema? já estou me organizando para leva-lo ao detran-rj na presidente vargas, como a moça falou :-D

umberto xxxrrr
28/01/2009, 10:44
Levar ao Detran da Presidente Vargas? Lá (que eu saiba) não vão "olhar" o veículo não, apenas "dar entrada" no processo...

Pelo que me lembro não há nem espaço físico para tal por lá.

skiter_r
28/01/2009, 11:05
sei lá ne, se tratando de um quadriciclo.... será que eles iriam emplacar um veiculo que vem sem piscas buzina e retrovisor de fabrica, confiando só na minha palavra que tem? :lol::lol::lol: até que pode ser, coisa de brasil msm...

umberto xxxrrr
28/01/2009, 11:30
Não foi isto que eu quis dizer.

SE (espero que de fato consiga) eles abrirem o tal "processo", vais ser encaminhado para vistoria numa "credenciada do INMETRO" para a(s) vistoria(s).

Lá na Presidente Vargas é um prédio administrativo "apenas". Papéis, despachantes,"zangões", gente querendo recorrer de multas, vendedor de caneta, aluguel de calça comprida (rsrsrs é que não pode entrar de bermuda)...

É sério.

skiter_r
28/01/2009, 12:03
hmmm bom saber. é que eu nunca fui nesse detran de lá :-D. vou de sunga e sem camisa :lol:. Bem, desde que eu tenha meu quadriciclo emplacado, estou feliz, pois gosto de usa-lo para sair na rua tbm.

bem, então este será o procedimento? então acho que posso mandar um despachante msm, certo?

umberto xxxrrr
28/01/2009, 12:16
Desculpe-me (estou com um pouco de preguiça de re-ler o tópico todo), mas imagino que será algo mais ou menos assim:

1- Lá(Detran) vc vai explicar a alguém o que quer (acredito piamente que a troca de e-mails aí é um mal-entendido).

2- Se disserem "ser possível", vc vai ser orientado a ir a uma "vistoriadora"(estas empresas credenciadas pelo Detran e INMETRO).

3-Na "vistoriadora" vais levar o veículo, os papéis, e atender uma lista de exigências (incluindo assinatura de um engenheiro)...(e pagar 250 reais)

4- Se aprovado o veículo, vão dar um "laudo" para que vc leve ao Detran solicitando um "VIN/renavan" (número para o chassis e veículo como de "fabricação artesanal").

* Edit: Para efeito de padronização de identificação destes veículos foi fixado pela ABNT o WMI (IDENTIFICADOR INTERNACIONAL DO FABRICANTE), como sendo 9EZ, onde o primeiro dígito identifica o continente, o segundo caracteriza o país e o terceiro caracteriza \"Fabricação própria\".


5- No Detran vão incluir o veículo na "base de dados"(abrir o processo?), e orientar que procure uma empresa para fazer a marcação do chassis (com o tal número).


6- Nova ida a "vistoriadora" para checar a numeração, CSV na mão, de novo para o Detran... Daí, documentos, confecção de placa(s?)...


Se não tiver nenhum "entretanto" no meio do caminho.

Mantenha-nos informados. Abração.


P.S.: Alguma coisa do site do detran-RJ: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=864

umberto xxxrrr
28/01/2009, 12:36
Se de alguma forma for útil, tenho por aqui também as normas da marcação do chassis (números) e de antemão digo que seu nome vai ficar no campo como "fabricante" do veículo.

P.S.: Sempre supondo que vá de fato ser aceito.

skiter_r
28/01/2009, 13:00
se for isso, vai ser meio cansativo. mas valerá a pena :concordo: apesar que pelo site que vc postou, não precisa de marcação de chassis, so para veiculo artesanais. o quadriciclo será tratado com veiculo importado, pois a propria nota de fabrica dele diz isso :) e fora que está d3escrito no site "caducidade do registro existente ou qualquer outra situação que exija a emissão de um CRV, com ou sem marcação de chassi." Se ele já tem chassis, acredito que não poderá haver dois chassis marcados no quadro :parede:senao seria coisa de doido! apesar de que, como sempre estamos no brasil....e brasil é brasil!

umberto xxxrrr
28/01/2009, 14:05
Se for deste jeito será melhor ainda.


Mas, ainda acho que a única "brecha" (vide várias negativas em outros locias) é o registro como de fabricação artesanal (ainda que surreal se levado ao pé-da-letra).

E aí... Tem que colocar o 9EZ...

Ficamos no aguardo, não deixe de compartilhar.

Abração.

skiter_r
28/01/2009, 14:16
não não! segundo esse site que vc postou, ele seria tratado como o que realmente é: primeiro registro de veiculo não emplacado ou veiculo importado. acho que só vai depender o modo é de que se vc tiver a nota de fabrica em mãos ou não. no caso os hondas são fabricados no brasil, estou certo? seriam emplacados então na segunda opção. é, se eu cunsiguir, meus parabens para esse forum, conseguimos arranjar uma brecha para nosso beneficio!

Edu-MA
28/01/2009, 15:14
Grande skiter,

se conseguir emplacar o seu avisa to interessado em fazer o mesmo

agora uma dúvida caso emplaque qual CNH serve p/ esse tipo de veiculo A ou B?

abs

skiter_r
28/01/2009, 15:21
Grande skiter,

se conseguir emplacar o seu avisa to interessado em fazer o mesmo

agora uma dúvida caso emplaque qual CNH serve p/ esse tipo de veiculo A ou B?

abs

bem, a mecanica é extremamente parecida com a de moto, mas os eixos são dotados de 2 rodas. ou seja, tem tudo de moto, mas a caracteristica principa de carro.... deve ser de moto msm, pq de carro, acho q eu deveria rodar com cinto de segurança e sem capacete :lol: tomaria multa por não ligar os limpadores de vidro na chuva, etc...

deve ser moto. mas como eu já disse varias vezes.... brasil é brasil, pode aparecer de tudo!

grupoxara
05/02/2009, 11:30
Gostaria de saber se alguém tem informação real ou a legislação a respeito de Emplacamento de Quadriciclo ATV no Paraná (PR). Obrigado.

_Ferdinando_
10/02/2009, 23:51
Ae galera, procurei sobre isso na internet e achei um site que permitia voce enviar perguntas a uma pessoa sobre legislação de trânsito. Havia perguntas sobre quadri, e a resposta era que o emplacamento era possível e a categoria da carteira era B (carro). Sobre o procedimento do emplacamento tinha que ir no detran...bem é isso. Pelo menos se vc for pego andando com o quadriciclo na rua só vai ter ele aprrendido, agora vc já sabe que não pode receber multa por não ter carteira de moto! =)

Falou.

*Caio
26/02/2009, 22:14
Boa noite a todos do forum! Meu nome é Caio e sou novo no por aqui. Eu estava procurando sobre emplacamento de quad no google e achei esse forum e então vou dar uma contribuição, espero que seja útil. Troquei meu quad antigo e peguei um novo, um Raptor, e então decidi ir até alguns despachantes aqui de minha cidade para saber sobre o emplacamento. A noticia foi surpreendente, todos disseram que emplacavam, e como o veículo é novo não necessita de vistoria, portanto não precisa equipa-lo todo e deixa-lo como a "penteadeira" do colega ai, pode receber a placa e botar os equipamentos depois. E melhor eles vem até em casa emplacar. A brincadeira nao sai por menos de 600 reais, sem falar no IPVA +ou- 250 mangos.

Falou!

Edu-MA
26/02/2009, 22:30
Boa noite a todos do forum! Meu nome é Caio e sou novo no por aqui. Eu estava procurando sobre emplacamento de quad no google e achei esse forum e então vou dar uma contribuição, espero que seja útil. Troquei meu quad antigo e peguei um novo, um Raptor, e então decidi ir até alguns despachantes aqui de minha cidade para saber sobre o emplacamento. A noticia foi surpreendente, todos disseram que emplacavam, e como o veículo é novo não necessita de vistoria, portanto não precisa equipa-lo todo e deixa-lo como a "penteadeira" do colega ai, pode receber a placa e botar os equipamentos depois. E melhor eles vem até em casa emplacar. A brincadeira nao sai por menos de 600 reais, sem falar no IPVA +ou- 250 mangos.

Falou!
grande Caio

To achando muito fácil como você falou, cara é legislação do CONTRAN o equipamente tem que ter os itens é obrigatório, pisca, retrovisor, etc... isso sem falar no RENAVAN sem ele o sistema não aceita, veja bem se os caras estão É querendo te enrolar pegar essa grana fácil o famoso cabrito te dar uma placa que já foi de outra moto por exemplo essa historia de vir em casa emplAcar é brincadeira né só pode, nunca vi isso, CUIDADO!!

Seja bem vindo

*Caio
26/02/2009, 22:44
É verdade Edu, mas quanto ao negócio de emplacar em casa, ele cobram uma taxa a mais (todos os despachantes que consultei fazem isso) ou paga-se menos e leva no detran o quad, e corre o risco de lá nao ser emplacado, mas pelo menos garante que não vai ter problemas depois. Quanto a placa, a mulher me mostrou uma tabela e falou pra eu escolher a placa. Vou pesquisar melhor e quem sabe conseguir uma solução aqui pra esse tópico.

Falou, abraços!

cRiPpLe_rOoStEr
02/03/2009, 18:10
voltei de manaus essa semana, e lá a concessionária tecway está vendendo um modelo chinês que vem pronto para emplacamento... só chegar no detran e emplacar... tem renavam...

cromwell
11/03/2009, 17:17
voltei de manaus essa semana, e lá a concessionária tecway está vendendo um modelo chinês que vem pronto para emplacamento... só chegar no detran e emplacar... tem renavam...

Quando será que essa novela vai acabar? ehehehe

A gente se preocupa muito em saber se da pra emplacar o quadriciclo.. mas uma outra questão que vale a pena ser discutida eh, será que vale a pena emplacar?

É logico que com a placa poderíamos por exemplo andar na rua tranquilos (e acredito que essa seja a maior vantagem), mas e quantos as desvantagens? Teremos que pagar $eguro obrigatorio e ipva´$ todos os anos e sem falar nas possiveis multa$ decorrentes da legislação (ainda a ser criada). Não sou contra emplacar, mas mesmo se pudesse acho que não o faria. Até por que nao tenho nenhuma intenção de andar com o meu quad nas ruas (e acabar rapidinho com as chuteiras dele).

Afinal, acho q a primeira finalidade do ATV é andar no fora de estrada mesmo..

Atenciosamente

cRiPpLe_rOoStEr
11/03/2009, 20:10
A gente se preocupa muito em saber se da pra emplacar o quadriciclo.. mas uma outra questão que vale a pena ser discutida eh, será que vale a pena emplacar?

É logico que com a placa poderíamos por exemplo andar na rua tranquilos (e acredito que essa seja a maior vantagem), mas e quantos as desvantagens? Teremos que pagar $eguro obrigatorio e ipva´$ todos os anos e sem falar nas possiveis multa$ decorrentes da legislação (ainda a ser criada). Não sou contra emplacar, mas mesmo se pudesse acho que não o faria. Até por que nao tenho nenhuma intenção de andar com o meu quad nas ruas (e acabar rapidinho com as chuteiras dele).

Afinal, acho q a primeira finalidade do ATV é andar no fora de estrada mesmo..

no caso de cidades como são paulo, com o rodízio, não que seja o ideal, mas o dono de um quad poderia deixar o carro em casa sem ter que depender de transporte público, e ainda gastaria menos... mas no caso de alguem que tenha um quad e um carro pequeno e necessite de um reboque, que deve ser emplacado, para deslocamentos, talvez valha mais a pena ja ir no quad... quanto aos pneus, para evitar desgaste excessivo por uso no asfalto, uma alternativa seria ter um jogo de pneus da towner para usar quando fosse necessário...

AKPG
11/03/2009, 21:46
no caso de cidades como são paulo, com o rodízio, não que seja o ideal, mas o dono de um quad poderia deixar o carro em casa sem ter que depender de transporte público, e ainda gastaria menos... mas no caso de alguem que tenha um quad e um carro pequeno e necessite de um reboque, que deve ser emplacado, para deslocamentos, talvez valha mais a pena ja ir no quad... quanto aos pneus, para evitar desgaste excessivo por uso no asfalto, uma alternativa seria ter um jogo de pneus da towner para usar quando fosse necessário...

Um quadriciclo rodando no trânsito de SP??? Vc só pode estar de brincadeira.....

cromwell
12/03/2009, 00:05
Um quadriciclo rodando no trânsito de SP??? Vc só pode estar de brincadeira.....

Cara acho q rodar no transito com o quadriciclo nao é nem de longe uma boa idéia, a menos que vc esteja indo diretamente pra uma trilha, e outra, a menos que a trilha seja muito proxima de onde vc está e vc nao tenha como transportar seu ATV tambem nao acho que seja um bom negocio.

Ninguem vai sair de casa com o quad com os pneus pra asfalto levando mais um kit de pneus pra trilha. Se for direto com os de trilha vai desgastar da mesma forma.

E mais alguns motivos... O quadriciclo nao tem a agilidade de uma moto por exemplo, então nao acredito que seja muita vantagem no transito ( a menos que todos usassem atvs hehehe). Tem a questão da segurança tambem, os quads pra fazer curvas no asfalto.... nao são essas brastemps nao. E nao venham me dizer que sao os chineses, pq todos os quads tem essa desvantagem. Na trilha tudo bem, é contra-peso pra um lado e a traseira correndo pro outro, mas no asfato, com tanto atrito eu nao aconselho nao. No atv você tambem fica muito exposto, nao tendo a agilidade de uma moto nem a "segurança" de um carro.

Faltam piscas, retrovisores.. definitivamente os quadriciclos nao foram feitos para andar na rua, e por maior que seja aquela empolgação do brinquedo recem comprado, é melhor guarda-lo e usa-lo de forma apropriada (botando quente na trilha!!).

Saudações!

cRiPpLe_rOoStEr
12/03/2009, 00:09
o quadriciclo que eu vi em manaus e que poderia ser emplacado tinha diferencial, melhorando a estabilidade em curvas... quanto ao uso urbano, teve um carioca, usuário desse fórum, que demonstrou interesse em fazer isso aqui em porto...

cromwell
12/03/2009, 00:16
o quadriciclo que eu vi em manaus e que poderia ser emplacado tinha diferencial, melhorando a estabilidade em curvas... quanto ao uso urbano, teve um carioca, usuário desse fórum, que demonstrou interesse em fazer isso aqui em porto...

Ah.. eu mesmo dei umas voltinhas aqui por natal (de noite) quando comprei.. você nao se segura de vontade. É bem mais agil que um carro mas mesmo assim acho q nao vale a pena nao.

Vai de cada um né.. nao acredito que ninguem tambem vah fazer uma curva num quad a 80 km/h no asfalto. É pedir pra dar de cabeça no chao.

Se pudesse eu iria toda noite pra faculdade no meu.. é pertinho aqui de casa, fica bem mais pratico e a gente ainda aproveita pra tirar onda! aeuhaehuaehuae

Mas tenho dó do meu bolso e fico pensando nos biscoitos do pneu.. um kit reserva seria bom pra rodar na estrada. Mas nem tudo é perfeito neh? Se pudesse rodar na estrada eu acho que banalizaria demais tambem o uso dos ATV´s.

Edu-MA
12/03/2009, 16:18
Galera não sei na cidade de vocês, mais aqui na minha se pudesse emplacar seria ótimo:dance:.... até o momento tudo que foi conversado aqui não adianta de nada sem o RENAVAN claro que se conseguisse não seria para andar no transito mais por exemplo nas praias seria muito bom, pois aqui é prioibidíssimo, em algumas praias é liberado o acesso de veiculos, mais graças a uns boyzinhos pirando na areia com a praia cheia e devido a acidentes a promotoria do trânsito proibio em difinitivo qualquer veiculo que não esteja devidamente regularizado juntos aos órgãos de trânsito a transitar em via publica, resumindo depois disso quem for pego de ATV em via pública terá o veiculo apreendido sem possibilidade de reavê-lo a não ser q regularize ou seja por enquanto nunca, então se tivesse como emplacar podia circular tranquilo pelas praias sem precisar ficar me encondendo da policia como um marginal.

Quem conseguir POR FAVOR me avisa como....rsrsrs:concordo:

abraços

cromwell
12/03/2009, 18:29
Galera não sei na cidade de vocês, mais aqui na minha se pudesse emplacar seria ótimo:dance:.... até o momento tudo que foi conversado aqui não adianta de nada sem o RENAVAN claro que se conseguisse não seria para andar no transito mais por exemplo nas praias seria muito bom, pois aqui é prioibidíssimo, em algumas praias é liberado o acesso de veiculos, mais graças a uns boyzinhos pirando na areia com a praia cheia e devido a acidentes a promotoria do trânsito proibio em difinitivo qualquer veiculo que não esteja devidamente regularizado juntos aos órgãos de trânsito a transitar em via publica, resumindo depois disso quem for pego de ATV em via pública terá o veiculo apreendido sem possibilidade de reavê-lo a não ser q regularize ou seja por enquanto nunca, então se tivesse como emplacar podia circular tranquilo pelas praias sem precisar ficar me encondendo da policia como um marginal.

Quem conseguir POR FAVOR me avisa como....rsrsrs:concordo:

abraços

Rapaz, se eu morasse ai por sao luis eu ia ficar mto puto bixo.. Aqui em natal é lógico que nao se pode andar de quadriciclo nas praias urbanas, mas basta vc descer uns 20 km q ja ta tranquilissimo pra andar. As praias sao lindas e vc pode ir praticamente de uma ponta a outra do estado por elas, sem grandes dificuldades.

Agora, se o cara nao pode andar na praia, nao pode andar na estrada.. Vai andar aonde? Só falta dizer que ta proibido o uso na trilha tambem! É mta estupidez nesse nosso Brasil. Deve-se punir quem faz merda, e nao generalizar tudo, achando que qualquer um que possui um ATV vai sair por ai atropelando todo mundo.

Espero que essa situação melhore!

aBraços

Ronaldo Andrade
12/03/2009, 20:22
Um quadriciclo rodando no trânsito de SP??? Vc só pode estar de brincadeira.....


Qual o problema, Alê?

Meu filho, que vc conhece e sabe que é muito ajuizado, :mrgreen: , não acha problema nenhum.
Um dia pegou o dele aqui na firma e foi até a casa de um amigo, uns 5km daqui e sumiu por um tempo. Imagina como fiquei p... da vida. :twisted:

Mas que seria legal, para andar curtas distancias, seria. Eu mesmo poderia vir trabalhar de quadri, pois são somente 3 km de casa.
Em Portugal, vi na Ilha da Madeira, usarem normalmente no meio do transito .Tinha placas e era um Raptor, bem mais rápido que os carros no transito.

Qto a fazer curvas no alfalto, depois de acostumado, vc sabe que fazemos em duas rodas, qdo preciso. :mrgreen:

Abs

Ronaldo

cRiPpLe_rOoStEr
12/03/2009, 21:29
Galera não sei na cidade de vocês, mais aqui na minha se pudesse emplacar seria ótimo:dance:.... até o momento tudo que foi conversado aqui não adianta de nada sem o RENAVAN claro que se conseguisse não seria para andar no transito mais por exemplo nas praias seria muito bom, pois aqui é prioibidíssimo, em algumas praias é liberado o acesso de veiculos, mais graças a uns boyzinhos pirando na areia com a praia cheia e devido a acidentes a promotoria do trânsito proibio em difinitivo qualquer veiculo que não esteja devidamente regularizado juntos aos órgãos de trânsito a transitar em via publica, resumindo depois disso quem for pego de ATV em via pública terá o veiculo apreendido sem possibilidade de reavê-lo a não ser q regularize ou seja por enquanto nunca, então se tivesse como emplacar podia circular tranquilo pelas praias sem precisar ficar me encondendo da policia como um marginal.

Quem conseguir POR FAVOR me avisa como....rsrsrs:concordo:

abraços

tenta cadastrar o quad no renavam por conta própria, leva no detran com um laudo do inmetro atestando que o veículo tem condições de rodar e mete bronca... se criarem caso chama um advogado...

Edu-MA
13/03/2009, 11:08
Rapaz, se eu morasse ai por sao luis eu ia ficar mto puto bixo.. Aqui em natal é lógico que nao se pode andar de quadriciclo nas praias urbanas, mas basta vc descer uns 20 km q ja ta tranquilissimo pra andar. As praias sao lindas e vc pode ir praticamente de uma ponta a outra do estado por elas, sem grandes dificuldades.

Agora, se o cara nao pode andar na praia, nao pode andar na estrada.. Vai andar aonde? Só falta dizer que ta proibido o uso na trilha tambem! É mta estupidez nesse nosso Brasil. Deve-se punir quem faz merda, e nao generalizar tudo, achando que qualquer um que possui um ATV vai sair por ai atropelando todo mundo.

Espero que essa situação melhore!

aBraços

Grande Cromwell

Aqui da p/ andar em praias mais afastada tranquilo, o problema é que é um veiculo proibido de transitar em via publica o proprio fabricante informa isso em lugar, vantagem de emplacado era q dava p/ andar em qualquer lugar

abs

Edu-MA
13/03/2009, 11:22
tenta cadastrar o quad no renavam por conta própria, leva no detran com um laudo do inmetro atestando que o veículo tem condições de rodar e mete bronca... se criarem caso chama um advogado...

Cripple

aqui é complicado existe uma perseguição contra ATV´s se alguem conseguir pelos meios legais emplacar em qualquer lugar do brasil eu emplaco dando essa trabalheira toda de inmetro e tudo mais deixa como esta....sabe como é orgão publico nesse nosso pais parece q eles estão fazendo favor p/ gente

abs

cRiPpLe_rOoStEr
02/04/2009, 18:39
sabe como é orgão publico nesse nosso pais parece q eles estão fazendo favor p/ gente

ja reparou que em todo órgão público tem um cartaz sobre a lei que trata do desacato a funcionário público em exercício ou em função do cargo? o que eles não falam é que se receberem uma solicitação de qualquer natureza por escrito têm prazo de 15 dias para responder ao cidadão...

nettower
08/04/2009, 13:53
boa tarde, gente. sou novo no forum e meu problema e justamente esse: emplacar o quadri. se voces olharem na tabela do ipva de minas de 2008, vao ver kawasaki klf 220, ou seja, ja emplacaram esse danado. a curiosidade e saber como. se eu descobrir, ou conseguir, posto aqui. ps.: alguem sabe localizar o vin number do kawasaki klf400, montado em manaus?

Dieselboy
08/04/2009, 14:22
Qual a vantagem em se rodar de quad numa cidade? ainda mais num gde centro como SP? :confused:

Alegar que é mais ágil não "cola" :discordo: pois, além de não poder utilizar o "corredor" entre os autos, acabará por ocupar o mesmo espaço físico de um carro, com a desvantagem de se estar mais vulnerável :shock:

A maioria que acha que será diferente, é porque nunca transitou sobre 2 rodas, para sentir na pele que o "bicho pega" para o teu lado SEMPRE que se está num veículo menor! :putz:

Ao meu ver, essa epopéia de emplacamento só encontra justificativa em um fato, puro exibicionismo :putz:

Ivan Natal
08/04/2009, 15:22
Qual a vantagem em se rodar de quad numa cidade? ainda mais num gde centro como SP? :confused:

Alegar que é mais ágil não "cola" :discordo: pois, além de não poder utilizar o "corredor" entre os autos, acabará por ocupar o mesmo espaço físico de um carro, com a desvantagem de se estar mais vulnerável :shock:

A maioria que acha que será diferente, é porque nunca transitou sobre 2 rodas, para sentir na pele que o "bicho pega" para o teu lado SEMPRE que se está num veículo menor! :putz:

Ao meu ver, essa epopéia de emplacamento só encontra justificativa em um fato, puro exibicionismo :putz:


Caro colega ::stop::stop::stop:
Imagino que vc ao tirar estas conclusões nunca andou de quadri ou parou para pensar nas situações que vou esplanar agora:

1- Vc vai fazer trilha no quadri e a saida da trilha esta a poucos Km da sua residencia, porem vc vai ter que colocar em cima de uma camionete e tirar já fora da via publica.
2- Vc está em uma trilha e tem que cruzar uma via por 500m para continuar do outro lado da estrada e neste momento aparece um guarda ou municipal ou estadual ou federal.
3- Vc só pode entrar e sair da trilha no mesmo ponto. se vc sair em local proximo vai ter que ir a pé ate o local aonde deixou o reboque e trazer para aonde está o quadriciclo.
4- Vc precisa abastecer e normalmente dentro do mato não tem posto de gasolina, então vc precisa ir abastecer em um centro urbano ou deixar o quadri no mato seguir a pé comprar gasolina e voltar.

Se eu continuar a mostrar situações passarei o dia, e não pense que estas situações não acontecem. Aqui em nossa região no veraneio quando a fiscalização e muito intensa não tem nem como abastecer.


Não é exibicionismo e sim nescessidade.

Abs Ivan

negreira
08/04/2009, 17:37
IVAN......falou tudo..........tá certinho......penso igual.......
sei que no sul.....tem um pessoal que fabrica quadris...e já vem tudo
preparado para ser emplacado.....até renavam....sai....!!!

sobre quadris emplacados......duas quintas feiras atraz...um
amigo viu aqui na quinta feira do pacaembu.....um quadri a venda
emplacado......

pena que não pegou a direção do dono do quadri.....para sabermos
como e pq o dele tá emplacado.........

Ivan Natal
08/04/2009, 18:13
IVAN......falou tudo..........tá certinho......penso igual.......
sei que no sul.....tem um pessoal que fabrica quadris...e já vem tudo
preparado para ser emplacado.....até renavam....sai....!!!

sobre quadris emplacados......duas quintas feiras atraz...um
amigo viu aqui na quinta feira do pacaembu.....um quadri a venda
emplacado......

pena que não pegou a direção do dono do quadri.....para sabermos
como e pq o dele tá emplacado.........

tenho um restaurante dentro do detran aqui em natal e no veraneio toda segunda feira tinha alguns retido, porem parece que como não tinham como multar o que não tem registro estes quadri eram liberados após a apresentação da NF.
abs Ivan

Dieselboy
08/04/2009, 18:23
... Caro colega ::stop::stop::stop:
Imagino que vc ao tirar estas conclusões nunca andou de quadri ou parou para pensar nas situações que vou esplanar agora ...
Mas não foram à essas situações que me referi :discordo: me referi ao pessoal que quer emplacar para rodar na cidade, ir para o trampo, padaria, buteco, faculdade, casa da namorada (o), etc ... tudo de quad!


... Aqui em nossa região no veraneio quando a fiscalização e muito intensa não tem nem como abastecer ...
Ó país da eterna contradição! Qdo não há fiscalização/policiamento, a reclamação é generalizada! qdo há, reclamam do mesmo jeito! :putz:



Não é exibicionismo e sim necessidade
Bom, aí já é uma questão de ponto de vista.

Edu-MA
08/04/2009, 18:25
Caro colega ::stop::stop::stop:
Imagino que vc ao tirar estas conclusões nunca andou de quadri ou parou para pensar nas situações que vou esplanar agora:

1- Vc vai fazer trilha no quadri e a saida da trilha esta a poucos Km da sua residencia, porem vc vai ter que colocar em cima de uma camionete e tirar já fora da via publica.
2- Vc está em uma trilha e tem que cruzar uma via por 500m para continuar do outro lado da estrada e neste momento aparece um guarda ou municipal ou estadual ou federal.
3- Vc só pode entrar e sair da trilha no mesmo ponto. se vc sair em local proximo vai ter que ir a pé ate o local aonde deixou o reboque e trazer para aonde está o quadriciclo.
4- Vc precisa abastecer e normalmente dentro do mato não tem posto de gasolina, então vc precisa ir abastecer em um centro urbano ou deixar o quadri no mato seguir a pé comprar gasolina e voltar.

Se eu continuar a mostrar situações passarei o dia, e não pense que estas situações não acontecem. Aqui em nossa região no veraneio quando a fiscalização e muito intensa não tem nem como abastecer.


Não é exibicionismo e sim nescessidade.

Abs Ivan
1000x.... to louco p/ emplacar o meu justamente p/ estas questões.... quem conseguir avisa, por exemplo aqui em São Luis o bicho emplacado dava p/ ir na boa de quadri p/ praia nos fds

Walter L. L. Casitta
08/04/2009, 22:43
Não sei se isso já foi comentado aqui, mas aqui em Belo Horizonte é permitido que as motos sem licença preparadas pra trilha usar as vias públicas em direção as trilhas e postos de combustível desde que o piloto esteja paramentado, de pé e durante o dia. Essa exceção deve valer para os quads também.

Aqui onde moro é preciso percorrer no mínimo 3Km até a trilha mais próxima e é comum ver a rapaziada em pé nas motos nas manhãs de sábado e domingo a caminho...

Pesquisem, se existir alguma regulamentação pra isso, levando uma cópia poderia ser uma boa argumentação com a fiscalização de trânsito...

abreu
09/04/2009, 03:12
Aqui tambem estão aliviando Walter...
Estas prisões foram só durante o verão, epoca em que as praias ficam lotadas de gente.
Eu mesmo tive o meu apreendido. É só ir buscar no detran que eles liberam.

Passado o verão eu ja fui parado por 2 vezes por guardas rodando em vias públicas...
Ambos apenas perguntaram para onde eu estava indo, e as 2 vezes estava em deslocamento para outra trilha. Eles liberaram numa boa e ainda elogiaram pelo equipamento de segurança.
Tambem já passei diversas vezes por carros e postos de policia sem problemas.

Estando com todos os equipamentos de segurança, eles liberam numa boa...

Abraços.

negreira
09/04/2009, 03:42
Não sei se isso já foi comentado aqui, mas aqui em Belo Horizonte é permitido que as motos sem licença preparadas pra trilha usar as vias públicas em direção as trilhas e postos de combustível desde que o piloto esteja paramentado, de pé e durante o dia. Essa exceção deve valer para os quads também.

Aqui onde moro é preciso percorrer no mínimo 3Km até a trilha mais próxima e é comum ver a rapaziada em pé nas motos nas manhãs de sábado e domingo a caminho...

Pesquisem, se existir alguma regulamentação pra isso, levando uma cópia poderia ser uma boa argumentação com a fiscalização de trânsito...


WALTER.....nós daqui de SP-SP.....quando iamos p/ cantareira...
também tinhamos esse procedimento....só que era puramente para
economizar os pneus garra cross......que detonavam no asfalto.......
(mas ainda assim todo ano tinhamos q troca-los)
até entendo nas capitais...mas nas cidades do interior......deveria ser objeto de estudo
pois além de tudo gera turismo....

Edu-MA
09/04/2009, 11:02
WALTER.....nós daqui de SP-SP.....quando iamos p/ cantareira...
também tinhamos esse procedimento....só que era puramente para
economizar os pneus garra cross......que detonavam no asfalto.......
(mas ainda assim todo ano tinhamos q troca-los)
até entendo nas capitais...mas nas cidades do interior......deveria ser objeto de estudo
pois além de tudo gera turismo....
Aqui com a fiscalização mais rigorosa a grande maioria foi para Barreirinhas cidade turistica portal de entrada do Parque Nacional do Lençóis Maranhense, lugar show de bola para andar de quadri a cidade ta cheia de quadriciclo ninguem mais anda de carro na cidade por ser pequena e de paralelepipedo só da quadri nas ruas a policia lá libera tranquilo o trafego, eu mesmo quando vou levo o meu e o carro fica parado na pousada e saio de quadri p/ todo lado, quase todas as empresas de turismo de lá tem passeios pelas dunas e lagoas do parque de quadriciclo com esse equipamento gerou mais opções de passeios que a meses atras não existiam.

cRiPpLe_rOoStEr
14/04/2009, 17:57
Passado o verão eu ja fui parado por 2 vezes por guardas rodando em vias públicas...
Ambos apenas perguntaram para onde eu estava indo, e as 2 vezes estava em deslocamento para outra trilha. Eles liberaram numa boa e ainda elogiaram pelo equipamento de segurança.
Tambem já passei diversas vezes por carros e postos de policia sem problemas.

Estando com todos os equipamentos de segurança, eles liberam numa boa...

aqui no sul os coxinhas não facilitam... eles pensam que são deuses mas só fazem merda...:parede::parede::parede: não têm coragem para enfrentar os traficantes nas vilas mas adoram prender inocentes por "desacato"...

Walter L. L. Casitta
15/04/2009, 22:47
Agora apouco mexendo no quadri la na garagem que percebi que tem suporte pra placa. Já tinhas visto os suporte rosqueado para retrovisores, mas o da placa não tinha reparado...

negreira
26/04/2009, 18:50
numa quinta feira qq.....alguns amigos viram um quadri....
lá no PACA.......a venda e emplacado.......

wflolaria
27/04/2009, 08:05
Agora apouco mexendo no quadri la na garagem que percebi que tem suporte pra placa. Já tinhas visto os suporte rosqueado para retrovisores, mas o da placa não tinha reparado...

Em vários países o quadri é emplacado, mas no Brasil - onde tudo é atrasado e conspira contra o consumidor - a legislação de trânsito não permite o emplacamento. Perde o Estado (não recolhe impostos), perde o consumidor (não pode usar o veículo no dia-a-dia) e perde o trânsito (o veículo é ágil e mais seguro que uma moto), mas os policiais corruptos ganham a caixinha quando pegam algum incauto.
É mais ou menos o que acontece com os bingos: proibiram e agora está tudo aberto nas mãos dos mafiosos do jogo do bicho. A polícia corrupta agradece...........................rsrsrsrsrs.

solidez
28/04/2009, 10:00
Não sei como cara conseguiu emplacar, mas de uma olhada nesse anuncio no mercado livre

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93365132-quadriciclo-agrale-200-cc-emplacado-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93365132-quadriciclo-agrale-200-cc-emplacado-_JM)

tente perguntar a ele os caminhos

abraços

negreira
28/04/2009, 16:13
os quadris....dessa marca........''lá'' são emplacados direto da fabrica....
eu conheço o produto......deles....

legal seria.....se desse para levar os nossos lá.....(nessa fábrica) e emplacar....mas não é possivel........!!!

Ivan Natal
29/04/2009, 15:17
os quadris....dessa marca........''lá'' são emplacados direto da fabrica....
eu conheço o produto......deles....

legal seria.....se desse para levar os nossos lá.....(nessa fábrica) e emplacar....mas não é possivel........!!!

Estre quadri eh um agrale e na epoca em torno de 1988 que ainda era placas amarelas vc comprava uma moto e mais um Kit para montagem do quadri. nesta epoca não tinha nem renavam ou bim e quando passou para placas cinza com renavan a M já estava feita e tinhão que regularizar. acredito que a a agrale não fabrica no Brasil nem motos nem quadri.
Abs Ivan

Yan Teixeira
04/08/2010, 21:05
Boa noite !
eu tenho um quadriciclo honda fourtrax 2003/2004. E ele possui o número do renavan , será que se eu colocar as setas , buzina e todo o resto da parafernalha , eu irei consegui emplacar meu quadri ?

negreira
04/08/2010, 21:49
Boa noite !
eu tenho um quadriciclo honda fourtrax 2003/2004. E ele possui o número do renavan , será que se eu colocar as setas , buzina e todo o resto da parafernalha , eu irei consegui emplacar meu quadri ?

YAN....

Caro amigo se voce tem um quadriciclo com RENAVAM.......
voce já esta documentado, porque deve ter uma sigla e um numero com uma placa no seu renavam......
basta pedir a um despachante pedir uma placa e a colocação do lacre,
se tiver que passar na vistoria do Detran coloque........
um jogo de setas de moto, espelho e buzina, não é necessário mais nada


:concordo:

[]s paz saúde e harmonia
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=2657608490577625572
http://picasaweb.google.com.br/okanguru
http://www.youtube.com/user/okanguru

gherdt
04/08/2010, 22:43
Nao confudiu Numero RENAVAM com NUMERO DE CHASSIS?

Numero de CHASSIS todos tem... Mas emplacar que eu saiba no Brasil não é permitido emplacar Quads..


YAN....

Caro amigo se voce tem um quadriciclo com RENAVAM.......
voce já esta documentado, porque deve ter uma sigla e um numero com uma placa no seu renavam......
basta pedir a um despachante pedir uma placa e a colocação do lacre,
se tiver que passar na vistoria do Detran coloque........
um jogo de setas de moto, espelho e buzina, não é necessário mais nada


:concordo:

[]s paz saúde e harmonia
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=2657608490577625572
http://picasaweb.google.com.br/okanguru
http://www.youtube.com/user/okanguru

negreira
05/08/2010, 13:03
Nao confudiu Numero RENAVAM com NUMERO DE CHASSIS?

Numero de CHASSIS todos tem... Mas emplacar que eu saiba no Brasil não é permitido emplacar Quads..



GHERDT antigamente.....lembro que
no "RIO".... tinha um esquema
qq sobre o assunto....em CABO FRIO....
alguns chegaram a ter placa......
mas se o amigo em questão diz que tem renavam....
já é algo............................................
se não....... ai já é outra estória....
pois até aonde eu sei....
a HONDA.... nunca emitiu documento
além da NF.....
mas já vi 1 ou 2 a 3 quadris
emplacados....um deles até vinha/vem rodando
até o "paca" aqui em sampa.......( mas antigos... inferior ao
ano 1998......) com a mudança da cor da chapa....
os que já tinham chapa... conseguiram
emitir nova chapa ....mas isso é excessão.....depois
a coisa ficou mais rígida....
eu particularmente torço para podermos emplacar
nosso brinquedos algum dia.....nas cidade pequenas seria muito
útil para deslocamentos pequenos e é claro para irmos
as trilhas.......
--
______
:concordo:
[]s paz saúde e harmonia
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=2657608490577625572
http://picasaweb.google.com.br/okanguru
http://www.youtube.com/user/okanguru
e-mail: okanguru@gmail.com

Gui_Franzoi
05/08/2010, 15:10
GHERDT antigamente.....lembro que
(...)

eu particularmente torço para podermos emplacar
nosso brinquedos algum dia.....nas cidade pequenas seria muito
útil para deslocamentos pequenos e é claro para irmos
as trilhas.......
--
______
:concordo:
[]s paz saúde e harmonia
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=2657608490577625572
http://picasaweb.google.com.br/okanguru
http://www.youtube.com/user/okanguru
e-mail: okanguru@gmail.com

Nas cidades realmente pequenas "é" permitido...:twisted:


Me respondam qual tem maior chance de causar um acidente:
uma carroça se arrastando ou um quadri pilotado por alguém que faça trilha?

E qual a diferença caso sejam autuados sem placa?
(desconsiderando que "todo veiculo automotor...")

Abrss

negreira
05/08/2010, 16:22
Nas cidades realmente pequenas "é" permitido...:twisted:


Me respondam qual tem maior chance de causar um acidente:
uma carroça se arrastando ou um quadri pilotado por alguém que faça trilha?

E qual a diferença caso sejam autuados sem placa?
(desconsiderando que "todo veiculo automotor...")

Abrss



GUI.............
aqui... sinceramente.........o quadri.....pois
tenho conhecidos que adoram andar de lado só nas duas......
outros gostam de empinar nas saídas.... e ai vai.....
e se tiver alguma gatinha olhando...... ai sai de baixo........heeheheh
perdem todo senso de responsa.......
a diferença é que o quadri será apreendido, multado.....
e terá que levar a NF.... para retira-lo...........
do resto é tudo igual.......

--
:concordo:

[]s paz saúde e harmonia
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=2657608490577625572
http://picasaweb.google.com.br/okanguru
http://www.youtube.com/user/okanguru
e-mail: okanguru@gmail.com

Eliseu
07/08/2010, 16:38
Pois morram de inveja: aqui na Alemanha você emplaca seu QUAD e roda com ele normalmente na rua... Claro, desde que tenha os ítens obrigatórios, os mesmos do BR.
Espero que isso mude, pois pretendo comprar um quando retornar, e gostaria de emplacá-lo.

Gui_Franzoi
08/08/2010, 14:08
GUI.............
aqui... sinceramente.........o quadri.....pois
tenho conhecidos que adoram andar de lado só nas duas......
outros gostam de empinar nas saídas.... e ai vai.....
e se tiver alguma gatinha olhando...... ai sai de baixo........heeheheh
perdem todo senso de responsa.......
a diferença é que o quadri será apreendido, multado.....
e terá que levar a NF.... para retira-lo...........
do resto é tudo igual.......

--
:concordo:

[]s paz saúde e harmonia
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=2657608490577625572
http://picasaweb.google.com.br/okanguru
http://www.youtube.com/user/okanguru
e-mail: okanguru@gmail.com
é isso... imagina se emplacam, menos engraçadinhos e mais tranquilidade, fora os impostos anuais que hoje não existem (só o do reboque)
a carroça anda muito devagar, assim a tendência a uma freada brusca de quem anda atrás é muito maior, podendo a vir ocorrer um acidente

não é só culpa dos engraçadinhos... os órgãos (in)competentes não vêm as utilidades de um quadriciclo legalizado...

o quadri será apreendido e a carroça "não da nada"

Yan Teixeira
09/08/2010, 14:59
Boa tarde a todos !
Gostaria de saber se dá pra requerer renavam para qualquer quadriciclo , ou se o quadriciclo tem que vim de fábrica com ele !

Glailton
30/11/2010, 12:11
Estive em uma revenda da Shineray em Fortaleza e o vendedor me informou que o Quad. 250cc pode ser emplacado. O mesmo vem com luz do pisca retrovisores, enfim todos os quesitos que a legislaçao exige. Nao sei se isso procede. Pode ser conversa de vendedor.

brtracker
30/11/2010, 15:10
Se fosse assim, a maioria dos xing ling poderiam ser emplacados e não apenas o Shineray pois a maioria vem com setas buzinas etc.



Estive em uma revenda da Shineray em Fortaleza e o vendedor me informou que o Quad. 250cc pode ser emplacado. O mesmo vem com luz do pisca retrovisores, enfim todos os quesitos que a legislaçao exige. Nao sei se isso procede. Pode ser conversa de vendedor.

MARCELOLUCHESI
30/11/2010, 15:21
Na Verdade o vendedor não terminou a frase "alem de ter piscas, retrovisores, buzinas e etc ele PodeRIA ser emplacado se......A LEI PERMITISSE que esse tipo de veiculo possa ser emplacado."

MARCELOLUCHESI
30/11/2010, 15:34
Apesar de possuir um quadri, eu sou contra a emplacar quadriciclo.
Quadriciclo não foi feito mesmo para andar na cidade e muito menos em estradas (auto estradas).

Acho que ia virar mais uma tralha encomodando o transito, principalmente os ching lings.

Acho que deveria haver uma regulamentação de Motos ou similares de trilha (off road incluindo jeeps modificados inclusive gaiolas) visto que isso vem crescendo muito no Pais.

Uma regulamentação que pelo menos em estradas de chão, com o piloto devidamente "fardado" de equipamentos de segurança, pudessem fazer os deslocamentos sem problema algum.

Agora rodar com quadri ou moto de trilha na cidade para trabalhar, passear não acho legal....

AKPG
30/11/2010, 17:40
Apesar de possuir um quadri, eu sou contra a emplacar quadriciclo.
Quadriciclo não foi feito mesmo para andar na cidade e muito menos em estradas (auto estradas).

Acho que ia virar mais uma tralha encomodando o transito, principalmente os ching lings.

Acho que deveria haver uma regulamentação de Motos ou similares de trilha (off road incluindo jeeps modificados inclusive gaiolas) visto que isso vem crescendo muito no Pais.

Uma regulamentação que pelo menos em estradas de chão, com o piloto devidamente "fardado" de equipamentos de segurança, pudessem fazer os deslocamentos sem problema algum.

Agora rodar com quadri ou moto de trilha na cidade para trabalhar, passear não acho legal....
x2.
Deveria existir uma regulamentação para casos de deslocamento e etc. Agora emplacar e permitir que um quadri divida espaço com os demais carros é um absurdo. Mas o fato é que eu já vi uns 3 ou 4 quadris emplacados. Um como carro (placas grandes, dianteira e traseira) e outros como moto (somente a placa pequena atrás)...

MARCELOLUCHESI
30/11/2010, 17:42
VocÊ deve lembrar Alexandre mais do que eu, pois vc mais velho, em 1988-90 saiu os Quattor da Agrale.
Esses a Agrale conseguiu com o detran "acho" uma liberação para emplacar. tanto o quattor, quanto o Triciclo.

Eu me lembro que ela vendia tambem os kits para transformar as 27,5 Explorer ou as 30.0 Elefantré, em Triciclo ou quadiciclo. VocÊ lembra disso?

Agora como ela con$eguiu essa liberação na época não sei.

AKPG
30/11/2010, 17:45
VocÊ deve lembrar Alexandre mais do que eu, pois vc mais velho, em 1988-90 saiu os Quattor da Agrale.
Esses a Agrale conseguiu com o detran "acho" uma liberação para emplacar. tanto o quattor, quanto o Triciclo.

Eu me lembro que ela vendia tambem os kits para transformar as 27,5 Explorer ou as 30.0 Elefantré, em Triciclo ou quadiciclo. VocÊ lembra disso?

Agora como ela con$eguiu essa liberação na época não sei.
Ooooooooooooo se lembro....

Eu tive uma 27,5... Putz!!! Como eu gostava desta moto...

Glailton
30/11/2010, 22:06
x2.
Deveria existir uma regulamentação para casos de deslocamento e etc. Agora emplacar e permitir que um quadri divida espaço com os demais carros é um absurdo. Mas o fato é que eu já vi uns 3 ou 4 quadris emplacados. Um como carro (placas grandes, dianteira e traseira) e outros como moto (somente a placa pequena atrás)...

Entao o vendendor nao mentiu, ja é possivel emplacar quad. Diferentemente da moto, o quad tem um custo bem elevado, manutençao cara tornando-se nao muito acessivel.

caio fonseca
01/12/2010, 09:14
o dono da divena tem um quadri emplacado como TRICICLO isso mesmo triciclo não sei oque ele fez mais q ta com placa ta pra quem quiser ir ver ele tá la na divena na ricardo jafet é um kawasaki laranja e prata com uns adesivos da AMG

Salese
01/12/2010, 18:10
Triciclo temos os da BRp possivel ser emplacado, ja vi alguns rodando pela rua, é interessante, mais pagar 70k em um triciclo é palhaçada...rs

Q vantagem ele oferece comparando-o a um veiculo normal?

O vento na cara..rs

caio fonseca
02/12/2010, 08:48
estou falando que o cara tem um QUADRICICLO emplacado como TRICICLO
não do can-am spyder

Walker
02/01/2011, 13:04
VocÊ deve lembrar Alexandre mais do que eu, pois vc mais velho, em 1988-90 saiu os Quattor da Agrale.
Esses a Agrale conseguiu com o detran "acho" uma liberação para emplacar. tanto o quattor, quanto o Triciclo.

Eu me lembro que ela vendia tambem os kits para transformar as 27,5 Explorer ou as 30.0 Elefantré, em Triciclo ou quadiciclo. VocÊ lembra disso?

Agora como ela con$eguiu essa liberação na época não sei.

Olá, galera sou novo por aqui em primeiro lugar feliz ano novo para todos.
Bem vamos lá eu tenho um quadri agrale quator ano 1988 30.0 todo original, achei essa reliquia em uma garagem abandonado em São Paulo um belo dia estava sem minha viatura e fui para casa de busão e passando perto de meu trampo vi o bichinho abandonado pedindo um dono, só que o seu antigo dono não queria vender pois era de seus filho já bem grandinhos e não usavam mais, bom depois de 2 anos enchendo o saco o cara resolveu vender :palmas: a documentação impecavel toda certinha o quadri todo original mas o motor:putz:já era travado mas vamos lá mandei fazer tudo com peças originais que custão uma bela $$$$$ mas valeu cada centavo o bichinho é valente sobe até parede agora vc devem esta perguntando quanto vc pagou por ele :lol: o cara vendeu por 2.000 e gastei mais 2.000 no motor acho que fiz um otimo negocio já vi um deste para vender por 10.000 mil e o cara vendeu rapidinho mas uma coisa eu falo tem placa é liberado para andar no transito mas eu tó :stop: fora não tem nada de segurança é extremamente perigoso uso somente na praia na chacara e só........
Bem amigos desculpe do trecho longo mas queria compartilhar este achado com vcs já fazem dois anos que tenho ele.
Abraços a todos.

wdoc
05/01/2011, 22:41
Walker

Como aparece a especie dele no documento?

Maurício Fernandes
03/04/2011, 21:54
walker, é 4x4?

Ragemcz
03/04/2011, 23:41
Meu pai tinha um Quattor da Agrale a uns 12 anos atras, e era emplacado, ele tinha buzina, setas, alerta e tals... Esses de hoje me dia não vem com isso então acho não podem ser emplacados.
Abraços!
EDIT: Era 4x2!

Eliseu
06/05/2011, 22:34
Pois morram de inveja: aqui na Alemanha você emplaca seu QUAD e roda com ele normalmente na rua... Claro, desde que tenha os ítens obrigatórios, os mesmos do BR.
Espero que isso mude, pois pretendo comprar um quando retornar, e gostaria de emplacá-lo.

Comprei. Fourtrax 4x4, em janeiro.

Dia 15 tem trilhão aqui, com percurso específico para quad. Sorteio de 2 CRF 230 zero KM, e muito mais.
Vai valer a pena......

Mais em : Trail Club (http://agenciasinapse.tempsite.ws/trail/)

Roberto420
07/05/2011, 22:14
Comprei. Fourtrax 4x4, em janeiro.

Dia 15 tem trilhão aqui, com percurso específico para quad. Sorteio de 2 CRF 230 zero KM, e muito mais.
Vai valer a pena......

Mais em : Trail Club (http://agenciasinapse.tempsite.ws/trail/)

Olá, você é de SM mesmo? Vai participar do evento? Sabe qual a idade mínima para participar? Valeu :)

nilaraujo
15/05/2011, 16:24
Nao é permitido licenciar triciclo. O denatran o reconhece como veiculo agricola, mesmo que le podesse ser licenciado, teria que vir com numero de chassi cadastrado na bin/denatran e renavan. Esses wue existem ai licenciado são ilegais. Com certeza nunca foram ao detran pra vistoria. Um guarda bem informado deveria recolhe-los numa blitz.

valmirjunior
27/05/2011, 10:51
Bom pessoal.

Sobre o emplacamento de ATVs, assino as palavras do Arlindo (ecoaventuras.net).

"a)O Codigo de Transito Brasileiro no seu capitulo IX, seção I, art.96º, item II, linha 6 tipifica quadriciclo como: veículo automotor de PASSAGEIRO.

b)A resolução 168/04 do contran estabelece no anexo I que a habilitação para veículos automotores com 4 rodas, de passageiros e com PBT (peso bruto total) inferior a 3500 quilos deverá ser "B"

c) A resolução 20/98 estabelece no seu Art.1º que os condutores e passageiros de QUADRICICLOS só poderam circular utilizando capacetes de segurança.

d) A resolução 203/06 estabelece em seu Art. 1º que: "É OBRIGATÓRIO, para circular nas VIAS PUBLICAS, o uso do capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo e QUADRICICLO.

Sendo assim não há o que se discutir, quadriciclo PODE SIM trafegar em vias publicas, desde que evidentemente atenda a TODAS as exigencias legais de segurança, emissão de poluentes quimicos e sonoros, licenciamento, impostos, taxas e seguro obrigatório. Sendo assim a pergunta que não quer calar:

Por que então não se consegue emplacar um quadri moderno e circular livremente?

A resposta que muitos querem esconder:

Para "fugir" dos impostos incidentes sobre os "veículos automotores de passageiros", os fabricantes e importadores optam por registrá-los como "off road" e não registrá-los na BIM (base de dados central) do DENATRAN e SOMENTE por esta razão não se emplacam mais quadriciclos.

Em tempo, ando de quadris há mais de 20 anos, possuo 3, todos devidamente emplacados e licenciados 2009."

Pessoal, voce pode emplacar um ATV desde que tire o CAT -Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito; se mesmo assim e munido de todas a legislação e requisitos cumpridos, ainda estiverem tendo problemas "criados" pelos orgãos de transito por total IGNORANCIA de seus funcionarios (para não dizer má fé :twisted:), insistam e se for o casou, usem o serviço de um advogado. :karate:

Abraço a todos

malcher
04/07/2011, 16:56
Conversei com um despachante de São Paulo (capital) e ele me informou que pode-se emplacar tranquilamente um quadriciclo desde que o chassi esteja cadastrado na base e cumpra todos os requisitos da legislação de trânsito, estou pensando seriamente em plaquear um, já que sou aficionado por quads e ter um de asfalto seria um sonho.

skiter_r
17/07/2011, 23:33
bem, e como posso tirar esse CAT? no detran do meu estado? como seria isso, em relação de onde ir e custo?

makakito
10/08/2011, 11:49
o grande desafio é: como cadastrar o chassi na BIN (base de indicie nacional) tendo apenas a nota fiscal de um logista? Será que é possível? Como, onde e quem procurar pra efetuar esse cadastro?

Valmirjunior,

Voce poderia dar um pouco mais de explicações sobre esse CAT ?
Pra tirar esse cat o chassi tem que tá cadastrado na BIN?
Que orgão procurar pra tirar o CAT ?

MATURI
10/09/2011, 21:10
Eu tenho um quadri emplacado legalmente.
Emplaquei na cidade de Indaiatuba-SP.
Foi através de uma modificação de uma Saara 350 Hunda para um quadriciclo.
FIZ A VISTORIA E EMPLAQUEI NORMALMENTE.
Para pilotar nas estradas é um sarro.
Polícia para a toda hora.
No final eu lhes pergunto:
Tem que usar extintor? rsrs.
E pneu sobresalente??
Paulo

ademirjse
11/09/2011, 12:21
Nao é permitido licenciar triciclo. O denatran o reconhece como veiculo agricola, mesmo que le podesse ser licenciado, teria que vir com numero de chassi cadastrado na bin/denatran e renavan. Esses wue existem ai licenciado são ilegais. Com certeza nunca foram ao detran pra vistoria. Um guarda bem informado deveria recolhe-los numa blitz.

Se agora é obrigatório emplacar máquina agrícola que circule em vias públicas, e quadriciclo é considerado máquina agrícola, por quê não seria permitido emplacar? Se bem que estamos no Brasil, aqui tudo é possível...

Gabriel_Bertinatto
11/09/2011, 16:07
aqui na minha cidade tem um quadri emplacado , quando eu vir o cara que tem vo pedir como ele fez.

Luis-SP
19/09/2011, 17:32
......Emplaquei na cidade de Indaiatuba-SP.....
Vc tem o contato do despachante de lá?
Obrigado
abs
luis

marcos eller
04/10/2011, 15:11
sou de nova friburgo- RJ e ao entrar em contato com o despachante para emplacamento do quadri ele informou ele informou que era possivel e me pediu a nota fiscal para fazer o procedimento junto ao detran, porém ao checar no detran me retornou o seguinte e-mail:

Olá,

Este veículo não está no cadastro da BIN.

Para que seja feito o cadastro voce terá que fazer uma vistoria no INMETRO e obter um documento chamado CSV.

O INMETRO é que vai cadastrar na BIN.

Vou lhe passar o telefone do INMETRO em Itaboraí para que voce consiga outros detalhes: (021) 26355542 - 26355641.

Ao ligar voce explica que comprou este veículo novo e deseja legalizar junto ao DETRAN e quer saber qual o procedimento.

Att,

Eduardo


acredito que se correr atrás emplaca, mas como moro em cidade de 3 mil habitantes vou rodando tranquilamente nas estradas de chão, quando apreenderem o quadri eu tento emplacar, se não conseguir emplacar, o dinheiro que eu ia gastar com o ipva e seguro eu gasto retirando o quadri apreendido no pátio do detran. rsrsrsrsr


abraço a todos.

dalmo123
12/10/2011, 07:30
Bom dia pessoal sou novo por aqui comprei quadri essa semana e vi sobre o emplacamento, aqui na minha cidade vou andar so em estrada de chão mais a policia aqui e meio complicada, dai queria ver com voces como nao pode emplacar se me pegarem como consigo retirar ele do patio da policia, alguem ja passou por isso ainda nen andei no bixinho e ja to querendo passar pra frente pra nao ter dor de cabeça pq se nao tiver como tirar nao compensa..

negreira
13/10/2011, 14:45
Bom dia pessoal sou novo por aqui comprei quadri essa semana e vi sobre o emplacamento, aqui na minha cidade vou andar so em estrada de chão mais a policia aqui e meio complicada, dai queria ver com voces como nao pode emplacar se me pegarem como consigo retirar ele do patio da policia, alguem ja passou por isso ainda nen andei no bixinho e ja to querendo passar pra frente pra nao ter dor de cabeça pq se nao tiver como tirar nao compensa..


.....amigo.....

é só levar a nota fiscal que já é liberado....
lógico que vai ter que sair em uma carretinha.....
dependendo de cidade para cidade... também tem que
se pagar algumas taxas...... algumas cobrarm outras não.....

mas
antigamente em ITAJUBA... nas estradinhas de terra
com capacete.... eles não pertubavam os quadriciclos


:concordo:
http://www.orkut.com/Home.aspx?xid=2657608490577625572
Picasa Web Albums - NEGREIRA . (http://picasaweb.google.com.br/okanguru)
Canal de okanguru - YouTube (http://www.youtube.com/user/okanguru)
Bem-vindo ao Facebook - acesse, cadastre-se ou saiba mais. (http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100002263369474)
::Gurgel - Kanguru/SP:: (http://planetabuggy.com.br/classicos/gurgel/kanguru.htm)

dalmo123
13/10/2011, 19:01
Fiquei bem mais tranquilo agora muito obrigado pela resposta.. andei um pouco ontem adorei apesar de ter apanhado um pouco e ja ter furado um pneu....rsrs to ate pensando adaptar um estepe...



mais se for assim e tranquilo vai andando quando pegar vou la e retiro na carretinha.

Gui-do-Fourtrax
13/10/2011, 20:51
Rapaz, a dor de cabeça que vc vai criar só pra emplacar o quadri será enorme ...

Só com a nota já prova que vc é o dono !!

nilaraujo
14/01/2012, 22:48
é impossivel licenciar quadriciclo. As estorias que falam aqui são da carochinha.....

valmirjunior
14/01/2012, 23:55
Só porque é dificil não quer dizer que é impossivel, quadriciclo é considerado equipamento agricola, como um trator.
Na empresa que trabalho emplacamos todos os equipamentos pesados (tratores e retroescavadeiras) para deslocar os equipamentos sem a necessidade do uso de prancha.
Não tem segredo nenhum, é só ter instalado os itens obrigatorios, realizar a vistoria e pronto.
Impossivel seria se existisse uma proibição expressa no CTB ou uma resolução do CONTRAN.

ivoldenio
16/01/2012, 01:26
Quadriciclo é esportivo, por tanto não precisa de emplacamento, basta somente vc ter a nota fiscal.

valmirjunior
16/01/2012, 07:07
Basta voce ter a nota fiscal até a policia te parar e apreender o seu quadri, veiculos esportivos (como voce diz) não podem rodar nas vias publicas, isto é claro no CTB.
A intenção de emplacar tal veiculo é exatamente poder rodar nas cidades, sem a necessidade de carreta ou ficar torcendo para policia não nos parar.
Esta discussão ja ta mais do que morta, para emplacar o quadri é só seguir o que manda o CTB quanto a equipamentos obrigatorios e vistoria.
O pessoal que não consegue, muitas vezes, é por má vontade ou desconhecimento total da lei dos funcionarios dos Ciretrans municipais.

Perambulante
10/02/2012, 00:42
Companheiro, quais são os itens obrigatórios para licenciamento?


Só porque é dificil não quer dizer que é impossivel, quadriciclo é considerado equipamento agricola, como um trator.
Na empresa que trabalho emplacamos todos os equipamentos pesados (tratores e retroescavadeiras) para deslocar os equipamentos sem a necessidade do uso de prancha.
Não tem segredo nenhum, é só ter instalado os itens obrigatorios, realizar a vistoria e pronto.
Impossivel seria se existisse uma proibição expressa no CTB ou uma resolução do CONTRAN.

valmirjunior
10/02/2012, 08:34
Nos tratores que emplacamos: piscas, buzina, farois, pala de sol (mesmo não tendo parabrisa em algumas maquinas), suporte para placa (não é necessario mas achamos melhor não arriscar).
No caso do quad não será necessario a pala de sol, para ter uma ideia do que precisa verifique o CTB.
Para comparar, o quad terá que ter os mesmos acessorios de uma moto.

Perambulante
10/02/2012, 23:44
Obrigado pelas informações.

Carlão Off Road
11/02/2012, 12:11
como eu não acredito em papai noel, gostaria de ver um quadri emplacado e o respectivo documento.

Luis-SP
16/02/2012, 16:50
....... quadri emplacado e o respectivo documento.

com uma cópia dessas, até podiamos forçar a barra nas delegacias das mini-towns.....

Armindo Neto
17/02/2012, 09:06
Quadriciclo nao pode andar na rua!
nem ser emplacado!
quadriciclo so pode no off road ou enfim no meio do mato e etc...!

o sonho da maioria das pessoas que tem quadriciclo e poder andar na rua !

valmirjunior
17/02/2012, 11:04
Pesquisem:

:: Pernambuco.com - Diario :: (http://www.pernambuco.com/diario/2004/02/05/carro3_0.html)
QUADRICICLO EMPLACADO 125cc - Tremembé - Moto / Scooter (http://www.quebarato.com.br/quadriciclo-emplacado-125cc__121236.html)