Conectar

Ver Versão Completa : Episódio de hoje: motor de partida

cmte_carvalho
10/08/2006, 19:35
Olá pessoal!

Aí vai mais uma estória para a coleção: hoje pela manhã (9:00) tive que resolver algumas coisas em nome da minha mãe e como ela havia levado o nosso "default vehicle" (Fiat Siena), fiquei satisfeito em poder cumprir a missão no glorioso Thunderbolt! :cool:

Tudo resolvido (11:30), compromissos cumpridos e, quando começo a estacionar o Jeep em casa, recebo uma ligação da minha mãe informando que surgira mais um problema "de última hora" a ser contornado. Mal sabia eu que o verdadeiro problema viria logo a seguir quando o Jeep estancou por um descuido durante a ligação telefônica... :putz:

Giro a ignição algumas vezes e nada do motor pegar. Acreditando ser devido ao pequeno aclive em frente de casa (que talvez pudesse impedir a chegada de combustível), empurrei o veículo até um lugar mais ou menos plano. Tentei a ignição mais umas três vezes (sempre pedalando no acelerador) e nada... Puxei o afogador e tentei a ignição mais duas vezes quando, enfim, obtive sucesso. :dance:

Desativei o afogador e mantive a rotação elevada até dar início ao movimento. Ok, ao meu ainda leigo modo de ver parecia que estava tudo resolvido e que o Jeep havia simplesmente, digamos, "engasgado". Ainda com a suspeita de falta de combustível dei uma passada no posto para colocar alguns Reais (vocês sabem, o 6 cil. bebe com canudo, gelo, limão, batido e não mexido)...

Rodei 3 km a caminho do compromisso quando - próximo a um giradouro em frente à rodoviária da minha cidade, o motor morreu novamente (desta vez não por descuido). :parede:

Tentei a ignição uma vez e nada. Segunda vez, mesmo resultado... Na terceira, virei a chave e não ouvi mais nada como se o carro nem mais tivesse o motor de arranque. Por sorte e ajuda divina naquele momento estava praticamente ao lado da casa de um grande amigo (Marden Power) que prontamente se dispôs a me ajudar, tirando o veículo do meio da via e empurrando-o comigo até em frente da sua residência.

Ao abrirmos o capô a surpresa: fumaça e forte cheiro de queimado vindo de uma peça até então desconhecida posicionada na parte inferior direita (do ponto de vista do motorista) do GM250. Ao ver que não havia nem sinal do som do arranque, logicamente concluí que o problema estivesse relacionado a alguma peça do sistema de ignição.

Marden então se dispôs a levar-me no seu Corsa (batizado de Tomcat) até uma oficina próxima de sua casa onde encontramos um mecânico de saída para o almoço (12:00). Informamos a localização do veículo para ele e seguimos em frente aguardando-o para ao menos conseguirmos uma avaliação melhor do defeito.

Ao chegar e realizar as devidas verificações ele confirmou a nossa suspeita quanto ao motor de arranque. Desmontou a peça e levou-a até sua oficina para uma avaliação melhor.

Às 14 horas, depois de já haver pego o Siena, passo na oficina para obter um veredicto. O mecânico então me avisa que devo comprar um motor de partida novo ou então levar o atual numa oficina que possa realizar o recondicionamento. Ao perguntar-lhe sobre os valores aproximados sinto as "facadas": R$220,00 por uma peça nova e em média R$100,00 por recondicionamento. :shock:

Obviamente escolho a segunda opção e sigo até a oficina recomendada com a peça em mãos. No final das contas tive que desembolsar R$140,00 mais R$4,00 de "gorjeta" pelo mecânico que colocou a peça devolta no seu respectivo lugar.

Após a instalação pude perceber que o som do arranque mudou e que o motor tem pegado mais rapidamente. Antes também era possível sentir uma certa "preguiça" do motor de arranque - suas rotações costumavam iniciar de maneira lenta, como se o problema estivesse na bateria. Após a troca isso não mais ocorreu (ao menos até então). :concordo:

Por agora é isso amigos. Espero que tenham apreciado o relato (principalmente no quesito da experiência) e que, se possível, também possam realizar suas adições quanto a casos semelhantes que por ventura tenham ocorrido.

Grande abraço a todos, até!

SmootH_
11/08/2006, 09:31
mas tem uma coisa...
se o problema era o motor de arranque, o que fez o motor apagar?
:pensativo:
[]´s

cmte_carvalho
11/08/2006, 11:02
Boa pergunta Smooth... Realmente não sei. Comprei este veículo em Abril e desde então já fiz duas limpezas e regulagens do carburador em diferentes mecânicos (em busca do melhor serviço), portanto não acredito que o problema esteja em tal peça.

Minhas suspeitas agora recaem sobre o filtro de gasolina conforme informei no último tópico que postei, dê uma olhada: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19850

Até!

cmte_carvalho
13/08/2006, 17:06
Olá pessoal!

Dei uma volta com o Thunderbolt hoje e, para minha surpresa, escutei por duas vezes aquele velho som de "engrenagens desengatadas" enquanto dava a partida no motor.

Por uma vez também veio à tona aquela sensação de "preguiça" do motor de arranque, como se a bateria estivesse com pouca carga...

Lembro-me que o mecânico havia indicado que eu colocasse um botão de ignição ao invés de usar a chave (como está atualmente).

Ah, hoje também passei alguns apuros quando dei uma paradinha para comprar o almoço: mesmo com o motor quente, só vim a ter sucesso na partida após umas 6 tentativas...

Por favor me ajudem, realmente sou leigo em mecânica. Até!

Marcelo
13/08/2006, 19:20
André,

Pelo visto você está com outros problemas e não só o arranque. Aliás, pelo seu relato, o serviço parece não ter sido bem feito, e pelo preço que te cobraram... :pensativo: :pensativo:

Pelo barulho de engrenagem raspando, pode ser alguma coisa problema no bendix do arranque que não está voltando ou ainda nas engrenagem do volante do motor que podem estar gastas, mas isso é um pouco difícil. Ah... a bateria também, pode estar sem carga. Antes de trocá-la encosta num auto-elétrico e pede para ele medir a carga dela e se o alternador está carregando corretamente. :concordo:

Quanto ao outro problema, parece ser ignição fora do ponto ou seus componentes - bobina, velas, cabos, platinado - ou ainda excesso de combustível que causa afogamento do motor. Experimente um desborbulhador, é sempre util. Tem bastante coisa sobre ele no Fórum.

[s]

cmte_carvalho
13/08/2006, 19:29
Olá Marcelo!

Muito obrigado pela sua ajuda! Olha, eu já possuo desborbulhador... Um colega me indicou que o problema também poderia ser no filtro de gasolina (que visualmente já está bem amarelado por sinal), o que você acha?

Ah, o Bendix do arranque também foi revisado...

Fico no aguardo, obrigado novamente e até!

Marcelo
13/08/2006, 19:43
André,

Se o filtro está com essa aparência, troca logo. E ainda, já compra dois e deixa um de reserva. Custa baratinho.

[s] filtrados,

Treme Terra
13/08/2006, 19:57
Verifique:

No arranque:

- Escovas ( se estiverem gastas a mola que aciona as escovas fica com a pressão baixa)
- Buchas (se estiverem gastas desalinham o induzido e o mesmo raspa no enrolamento)
- Induzido (mande verificar a continuidade te todas as laminas do enrolamento, esta laminas são onde as escovas assentam; estando uma rompida, principalmente com o motor quente, não há continuidade e o arranque falha quando a escova esta posicionada nesta lamina).
- Automatico de partida ( se estiver com os contatos ou o eletro imã danificado a corrente que passa para o arranque é prejudicada).
- Bendix (se estiver com a embregem gasta o mesmo patina e nâo gira a cremalheira).

Na instalação eletrica:

- Cabo que liga o positivo da bateria no arranque ( este cabo pode estar oxidado internamente dificultando a passagem da corrente: ou ainda com bitola sub dimensionada, recomendo cabo com diametro de 95 mm², lembre-se que a corrente de partida pode chegar até 400 amperes).
- Cabo que liga o negativo da bateria a massa ( se seu veiculo possuir chave geral o defeito pode estar nela. O ideal é que este cabo seja ligado diretamente em algum parafuso do motor e um link do motor para o chassis e outro para a carroceria. A mesma consideração quanto a bitola e estado descrito para o cabo do positivo).
- Terminais dos cabos da bateria ( verifique a conexão, eu prefiro os terminais onde o cabo pode ser soldado com uma liga de estanho e chumbo).

Wart
14/08/2006, 11:42
Além dos ítens acima, o motor pode morrer se o positivo da bobina (um dos fiozinhos fininhos que saem das laterais da bobina) encosta no terra. Pode acontecer se o fio passa em algum buraco na lataria e acaba perdendo o isolamento por fricção. No que encosta no terra, o motor morre. Enquanto estiver fazendo contato, não pega de jeito nenhum.
[]s

fugger
15/08/2006, 12:34
Uma lição que aprendi na marra...

Usei motor gm 6cil por 6 anos e perdi as contas de quantas vezes mexi no motor de arranque.
Primeiro era o bosch, marca consagrada, mas que produz uma m.. de motor de arranque para este motor, troquei pelo Delco.
Beleza!!!
Uns meses depois voltou a dar problema, essa sensação de preguiça com o motor começando a girar devavar e acelerando mais a cada volta do motor.
Toquei tudo o que me indicaram, bedix, induzido, bobina, cabos, enfim tudo!
Bem, pensava que era tudo... Até que um dia um amigo meu pegou o arranque e desmontou pra trocar tudo de novo... Ele olhou na parte onde que fica perto da cremalheira e me disse: " esse fucinho (mancal dianteiro) está fora de centro!"
Na hora respondi: "não pode as buchas são novas!"
Ele trocou só o "fucinho", montou e disse "Bate na partida!"
Na hora o motor girou como nunca!!!

Não sei se vale como contribuição para o tópico, mas fica aí o meu relato.
Mas se puder pôe logo uma capa seca de C20 com o volante e motor de arranque dela e caba pra sempre com esse sofrimento.

[]´s

cmte_carvalho
15/08/2006, 21:37
Uma lição que aprendi na marra...

Usei motor gm 6cil por 6 anos e perdi as contas de quantas vezes mexi no motor de arranque.
Primeiro era o bosch, marca consagrada, mas que produz uma m.. de motor de arranque para este motor, troquei pelo Delco.
Beleza!!!
Uns meses depois voltou a dar problema, essa sensação de preguiça com o motor começando a girar devavar e acelerando mais a cada volta do motor.
Toquei tudo o que me indicaram, bedix, induzido, bobina, cabos, enfim tudo!
Bem, pensava que era tudo... Até que um dia um amigo meu pegou o arranque e desmontou pra trocar tudo de novo... Ele olhou na parte onde que fica perto da cremalheira e me disse: " esse fucinho (mancal dianteiro) está fora de centro!"
Na hora respondi: "não pode as buchas são novas!"
Ele trocou só o "fucinho", montou e disse "Bate na partida!"
Na hora o motor girou como nunca!!!

Não sei se vale como contribuição para o tópico, mas fica aí o meu relato.
Mas se puder pôe logo uma capa seca de C20 com o volante e motor de arranque dela e caba pra sempre com esse sofrimento.

[]´s

Olá Fugger!

Muito interessante o seu relato! Amanhã irei pela manhã com o Thunderbolt até o mecânico que fez a manutenção do motor de arranque uma vez que o mesmo me forneceu garantia de 90 dias.

Diga-me, o que exatamente seria esse tal "fucinho" ao qual você se refere? Ou melhor, esse "mancal direito" é muito caro? É fácil de conseguir?

Tudo o que quero é ter um melhor desempenho no arranque sem necessariamente tirar a originalidade do GM250...

Ah, não sei se já mencionei antes mas de uns dias para cá de vez enquando o motor de partida faz (durante a partida) um som semelhante ao do "raspar de marcha" quando não se pressiona corretamente a embreagem num momento de troca...

É isso. Obrigado novamente e até!

fugger
16/08/2006, 13:06
Esse "fucinho" é a parte do motor de arranque que vai dentro da capa seca, onde é fixado o automático, e onde vai 2 dos 3 parafusos fixadores deste arranque.

vc não tem foto dele aí?

[]´s

Santoro
16/08/2006, 13:13
o q vc tb pode ver alem do focinho e se os mancais estao em ordem se n estao folgados etc ,

cmte_carvalho
23/08/2006, 16:43
Fugger, DEUS O ABENÇOE!!!

Levei o Thunderbolt hoje devolta lá no mecânico que recondicionou o arranque e ele confirmou tudo o que você falou (eu até levei o teu texto impresso). :) O melhor de tudo é que ele tinha experiência própria uma vez que já possuiu um Opala com motor 4 cilindros...

Ele retirou o motor de arranque do lugar novamente e fez uma inspeção no "focinho" até que encontrou um local onde deveria ser colocado um parafuso que estava simplesmente quebrado! Os fabricantes deveriam usar um metal mais resistente para fabricar essa peça...

No fim das contas terei de pagar R$60,00 num "focinho" novo, caso contrário continuarei com as eventuais "raspadas" e, pior, com maior desgaste do sistema. Espero conseguir a grana o tão logo quanto possível para dar um jeito nisso de uma vez por todas!

É isso amigo! Fico muito feliz pela sua contribuição e tenho certeza de que ela poderá vir a ajudar muitos outros proprietários de Opala ou Jeep com motor de Opala.

Grande abraço, até!

fugger
23/08/2006, 19:22
[QUOTE=cmte_carvalho]Fugger, DEUS O ABENÇOE!!!QUOTE]

Amém!!

Mas se o cara não sabia dessa, ou não é mecanico ou nunca teve opala!!

[]´s

Duende Jipeiro
23/08/2006, 20:22
Hehehehe, mais um caso solucionado!! :palmas:

Muito bom isso, vou até subescrever esse tópico porque futuramente eu possa ter um problema como este, já que meu jeep vai ter motor de 4cc ou 6cc de Opala.

Valeu aí fugger e cmte_carvalho