PDA

Ver Versão Completa : O que dá pra fazer com uma L200 Sport HPE?

memex
10/08/2006, 17:34
Fala! Não sou de colocar muitas msgs por aqui mas as leio faz um ano mais ou menos para aprender tal qual um pequeno gafanhoto. Hehe.
Fiz agora no mês passado uma viagem de 10000 kms pelo Brasil, icluindo trilhas de terra, lama, areia, duninhas... enfim: brinquei bastante com a minha L200, inclusive tirei do atoleiro uma Land e puxei a danada por uns 15kms na trilha até chegar em um mecanico (ela tinha atolado na travessia de um rio e morreu o motor). Nesta viagem, fiquei na pilha de dar uma equipada na L200, como por exemplo, colocar um snorkel, instalar um guincho elétrico e por aí vai. Lá vem as perguntas:
O que se pode instalar na L200 Sport HPE sem problemas? E aonde eu poderia fazer isso?
Quais são os limites, afinal, de uma L200? Atravessa rio na boa ou é muito perigoso para o carro, por exemplo? E a entrada de ar do intercooler? Caso eu coloque um snorkel, vai adiantar alguma coisa? Vcs já viram este modelo com snorkel?
É isso aí, obrigado desde já pela paciencia hehehe.

PS: Esta viagem comprovou o quanto valeu a pena ter comprado a L200. Espetacular! Não acredito que as outras picapes tenham a mesma vocação pra roubada que esta tem. Abraços.

davilsantos
10/08/2006, 18:04
tu pode tranquilamente colocar um snorkel. no intercooler não faz mal nenhum pegar agua. aqui no sul eu vi uma hpe sport com snorkel. muitos não colocam por causa da garantia, e outros porque não abusam demais do veiculo.
nos temos uma hpe, so que as antigas, 2002, e com snorkel ja passamos com agua pelo parabrisa durante um bom tempo. mandamos colocar parachoques de ferro, guincho eletrico e pneus mud.
pode colocar tudo que você falou e ela ficar muito bonita.

Homero
10/08/2006, 19:55
Gafanhooooto... como diria o Dalay Lama(lama de off road) se a L200 é tão boa assim que te leva a todos os lugares , que permite praticar boas ações como rebocar uma Land , para que colocar um guincho eletrico!!!, Cade sua fé Gafanhoto!!! Va com a cara e a coragem e acredite que vai passar sobre todos os obstáculos... Acredite também que ela nunca vai superaquecer...

desculpe a brincadeira mas não resisti a tentação quando li "pequeno gafanhoto"...

memex
10/08/2006, 20:42
Realmente, ela deu uma aquecida quando chegou em um areião e tive que dar um tempo. Mas é porque eu tava ajudando a pobre Land. Hehehe.
Um snorkelzinho cairia muito bem, não? Alguém tem foto de uma L200 sport com snorkel?

E mestres (e xara tbm, ja que meu nome tbm é Homero), que ferramentas vcs costumam ter que acham essenciais?

[]s e obrigado mais uma vez.

murilloaquino
10/08/2006, 21:25
Comece pelos sapatos d sua viatura...depois pense em outros itens...
:P

RegisCandeia
10/08/2006, 21:44
Se você faz trilha em areia, pá é fundamental. Também sempre levo cordas (várias, de vários tamanhos), e algumas cintas para ancoragem do guincho. Se você instalar guincho (tenho um Hi-Pull 8000), aproveite e negocie junto umas manilhas e uma patesca. Para trilha de mato, leve facão, pois você pode não gostar de amassar e arranhar a lataria com galhos. Pneus mud são caros, mas ficam muito bonitos na L-200.
O snorkel ajuda, é claro, tornando mais difícil a ocorrência de calço hidráulico. Mas lembre-se: motor diesel e snorkel não tornam nenhum carro à prova d'água. Pode entrar água na parte elétrica, motor de partida, embreagem, qualquer coisa. Se for água com barro, areia, pior ainda. Eu já fiquei sem embreagem apenas por usar a embreagem enquanto estava submerso. Ao atravessar um local alagado, escolha uma marcha compatível com o esforço (lembre-se da resistência da água, não apenas do terreno), primeira ou segunda reduzida, para sobrar um pouco de motor. Entre no alagado e vá até o outro lado evitando usar a embreagem.
Sempre recomendo, porque gosto muito, que você faça trilha com duas ou mais viaturas, e leve aqueles radinhos da Motorola, práticos, baratos, e muito úteis.

Homero
10/08/2006, 22:00
Gafanhoooto,... belo nome o seu...

Falando sério, um snorkel , se voce costuma atravessar lugares alagados é sem duvida muito útil e necessário pois se uma vez entrar agua no motor e ocorrer calço hidraulico o prejuizo é muito grande.Eu não tenho muito como ajudar nesse caso , mas recomendo que se for fazer alguma adptação cuide para não fazer um esnorkel que acabe prejudicando a admissão de ar do motor como muitos que vejo cujo diametro do tubo é pequeno.Quanto maior o diamentro do tubo , mais livre será a alimentação e portanto melhor .Um exemplo que me parece bem dimensionado são os que saem com alguns trollers.

Quanto ao guincho, levando em conta que a L200 é muito boa para trilhas , é de fato de se esperar que vai usar pouco o guincho.Um bom guincho costuma ser caro e de adptação um pouco complicada.
Tem gente que coloca guincho em parte por questões estéticas , se esse é o seu caso então coloque.
Tenho um sobrinho que tem uma Ranger 4x2 97 mas com bloqueio de diferencial e colocou uns pneus recauchutados com tacos no flanco e ele se mete em lugares onde muitos com veiculos 4x4 ficam e ele passa .(ele é meio louco).As vezes porem ele encalha e aí ele usa um "guincho manual".
Não sei exatamente o nome desse negocio , mas é um cabo de aço com um gancho na ponta e um mecanismo com uma catraca e alavanca para enrolar esse cabo .Possui nesse mecanismo outro gancho. Quando encalha, ele desenrola o cabo e prende em uma arvore por exemplo , o outro gancho ele prende na Ranger e com a alavanca vai manualmente recolhendo o cabo .Pode ser menos confortável e um pouco mais demorado mas resolve o problema e é muito mais barato .Não precisa instalar e está sempre na caçamba.
Ele me disse que ja viu gente usando o mesmo mecanismo porem com uma cinta ao inves de cabo de aço.

É só uma sugestão...

Saudações

Mestre

memex
11/08/2006, 00:47
Muito obrigado pelas dicas. Vou procurar este guincho manual. Parece interessante. E vou ver se troco os sapatos dela também. Inclusive, com relação à sapataria (confesso que não havia pensado nisso), vale a pena, sob o ponto de vista de consumo, mestres (e xará, hehehe)?

Coloquei uma foto do momento histórico, já que meus amigos Landeiros vivem zoando, hehehe.
PS: Vi hoje aqui que o que fiz completamente errado, por não ter colocado nada sobre o cabo para evitar o ricochete em cima do carro.

abreu
11/08/2006, 02:26
Pá, cordas e cintas, pranchas de desencalhe, lanterna 12v, um bom kit de ferramentas, água para o radiador, silver-tape, cabo para chupeta, compressor 12v, calibrador, pedaço de madeira para apoiar o macaco em areias, macaco auxiliar tipo jacarezinho...
Junte tudo isso dentro de uma "mochila" e bote no seu carro.

Acredite, esses são os superfluós mais necessários do mundo no off-road.

Quanto ao carro, pneus maiores, snorkel e guincho elétrico com ancora de desencalhe vão muito bem.

Abraços.

rodrigocockpit
11/08/2006, 08:27
Gafanhooooto... como diria o Dalay Lama(lama de off road) se a L200 é tão boa assim que te leva a todos os lugares , que permite praticar boas ações como rebocar uma Land , para que colocar um guincho eletrico!!!, Cade sua fé Gafanhoto!!! Va com a cara e a coragem e acredite que vai passar sobre todos os obstáculos... Acredite também que ela nunca vai superaquecer...

desculpe a brincadeira mas não resisti a tentação quando li "pequeno gafanhoto"...
Pequeno gafanhoto, tenha fé que dá certo, assim, como os donos de ranger, rezam muito, pra tração poder engatar, pro módulo funcionar bem, para que o motorzinho elé:oops: trico que fica na cx de redução não esteja molhado e em curto, e principalmente, para que a homocinética da tração dianteira, resista!:oops:
Anexo foto de uma l200, do jeito que vc imagina!

jeisonk
11/08/2006, 11:21
Rodrigo, tu sabe dizer que quebra-mato/base de guincho é esse da foto que tu colocou?

Abraços

memex
11/08/2006, 12:12
Bonita a danada! Eu estava com um certo medo estético com relação ao snorkel, mas a danada ficou porreta! Agora mais uma pergunta: e o motor? Prejudica de alguma forma o rendimento do carro, ou tem algum outro tipo de problema que aparece quando se coloca o snorkel? Barulho excessivo... não sei: tem algum tipo de porém?

Pequeno Gafanhoto (acho que vou mudar meu apelido... hehe)

E mais uma pergunta! Aonde se pode instalar um PX numa L200? Entre os bancos? Debaixo? Dentro do porta-luvas? Qual o melhor lugar? Idéias?

rodrigocockpit
14/08/2006, 15:43
Rodrigo, tu sabe dizer que quebra-mato/base de guincho é esse da foto que tu colocou?

Abraços
Jeisonk, não sei a marca, esta l200 estava participando da mmc motorsports, etapa Ribeirão Preto 2005, apenas tirei uma foto dela, mas creio que estes equipamentos sejam da ogs, na 4x4&cia voce consegue telefone e endereço deles, ok?:-D

rodrigocockpit
14/08/2006, 15:51
Bonita a danada! Eu estava com um certo medo estético com relação ao snorkel, mas a danada ficou porreta! Agora mais uma pergunta: e o motor? Prejudica de alguma forma o rendimento do carro, ou tem algum outro tipo de problema que aparece quando se coloca o snorkel? Barulho excessivo... não sei: tem algum tipo de porém?

E mais uma pergunta! Aonde se pode instalar um PX numa L200? Entre os bancos? Debaixo? Dentro do porta-luvas? Qual o melhor lugar? Idéias?
Pequeno, usando o snorkel, a sua L vai ter um melhoer desempenho, porque?
porque ela vai retirar o ar diretamente da atmosfera, ar mais fresco, pois standart, o ar é captado dentro do motor, bem mais quente, barulho não aumenta nem diminui, por que o filtro usado é o mesmo, agora, px fixo é dificil, tenta comprar um HT com eliminador de baterias, é mais barato, mais pratico, e não dará trabalho para instalar,e não danificará nada na viatura, aqui em MG, usamos talk-about, pra conversar no comboio, não existe melhor, e temos ht py, pra alcance maior, ok?
FUI!!!!!!!!!!!

Biel França
14/08/2006, 17:00
Com certeza começar pelos sapatos da viatura que no caro merece uns BFs 33"

Vi em um tópico aqui no forum (se não me engano sobre uma viagem a amazônia) de um cara que adaptou o guincho no suporte para o engate na traseira e fez o mesmo suporte na dianteira, ficando assim com um guincho que pode ser utilizado na frente e atras....

Quanto ao snorkel e suas utilizades acho que o pessoal já falou bastante, só lembra que se por algum motivo vc parar no meio da água, os prejuizos no interior da sua viatura podem ser bem consideraveis, tais como bancos, carpete, etc....ou seja, mesmo preparado, só entre em locais alagados que tenha certeza de que pode e deve passar.....

Já vi gente se enfiando em rio porque tinha snorkel e acabou ficando no meio do caminho por outro problema.....os prejus no interior da viatura foram bem grandes....

Abraços

Gabriel França

ftr_santos
14/08/2006, 18:23

Tenho uma Savana, com snorkel original, e já tive Troller, tb com snorkel original. Ambos fazem bastante barulho sim, o da Savana mais que o do Troller. Isso porque o ar entra pelo snorkel por fora do capô (óbvio...), na altura dos vidros, então o barulho que passa para dentro do carro é bem alto, mesmo com vidro fechado. Na Savana 2006 (a minha é 2005), parece que há um botão para desativar o Snorkel, que eu imagino tenha sido instalado exatamente para diminuir o ruído, para conseguir enquadrar o carro nos limites de emissão que entraram em vigor esse ano.
Se for instalar, procure a OGZ, eles fazem um bom trabalho na adaptação.
Ah, já ía esquecendo, atrapalha um pouco a visibilidade pela direita, pois a coluna fica "mais larga". Quanto ao rendimento, na prática não melhora nem piora, a não ser que seja mal projetado, "estrangulando" a entrada de ar. Melhora teórica até existe, por captar ar mais alto, portanto em tese mais fresco e limpo, mas na prática... não se percebe nada.
[]s,
Fábio.
Santos-SP.

memex
14/08/2006, 20:53
Vou colocar um snorkel. Decidido. E acho que vou protejer melhor a parte de baixo do veículo, com uns protetores de aço. Quanto ao guincho, acho que vou esperar um pouco. Muito salgado. Hehehe. Valeu!
Achei esta foto no site da Andaluz Acessórios... parece bom. Prefiro o suporte da outra que o Rodrigo postou, mas o trabalho parece bacana.