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Ver Versão Completa : Fazendo 2,05L/km!!! ASSIM NÃO DA!



Principiante
10/08/2006, 09:49
Gente boa, pelo amor de Deus, preciso de uma LUZ!!!!

Meu CJ5 ta fazendo 2,05L/km... isso mesmo... Assim vou ter q comprar um posto junto.
Faz 1 mes que eu comprei ele, e a primeira coisa que eu fiz, foi levar no mecanico para regular. Ele trocou velas e cabos, filtros, essas coisinhas... Mas o consumo continuou o mesmo e ainda por cima nao passa dos 60/70km.

Ele disse q era so trocar um tal de gicle (nem sei se eh assim que escreve) e colocar menor q melhoraria... mas nao acho q seja soh isso, pq ja troquei e nada aconteceu...

Por favor, o q voces sugerem????

Ahhh... eh um cj5 1963 / Cambio 3m / Motor Maverick 4cc

Valeu..
Marcos

Nilsinho
10/08/2006, 11:47
Marcos

Meu Cj3 (AP 1,8 mi com 260f), fazia isso mesmo 2km/l.....

Mas perai eu descobri duas coisas:

1) O cara do estacionamento da facul robava gasolina....(FDP)
2) O tanque tava furado.....


Depois que resolvi esses 2 probleminhas..... Só alegria !

Verifique esses itens depois veja a mecânica (pelo menos comigo deu certo)

Santoro
10/08/2006, 11:47
Olha teu ponto , no distribuidor , se vc ta falando q n passa de 70 tem coisa no ponto , pede pro mecanico olhar .

José Augusto
10/08/2006, 11:57
Esse mecânico que vc levou, não deu mais informações, ele falou que trocando o gicle resolveria, ele não da garantia pelo serviço ?

Leva para um outro mecânico, explique o problema, fale que o consumo desse motor costuma ser em torno 6 km/l e peça um orçamento para resolver o problema, mas exclareça que dependendo do valor vc não tem interesse no conserto. Se o motor estiver ruim ou fora de ponto, normalmente um bom mecânico vai saber só de ouvir.

Dependendo do estado do motor é mais barator trocar por outro.

Só uma dúvida, por acaso vc verificou se não está rodando com a reduzida engatada ?

marcosmoscz
10/08/2006, 12:02
Muita sacanagem esse cara roubar gasolina heim!!!!

Felipe
10/08/2006, 20:15
Se vc está medindo o consumo e a velocidade pelo painel do CJ pode ser esse o problema, é muito difícil ele marcar corretamente. Tente comparar com as medidas com um GPS, rodar em um circuito cuja distância percorrida seja conhecida, ou se vc fizer mesmo questão, levar para aferir. Mas nã se iluda, não vai além dosb 5-6km/L

Alexandre Vaz Ferreira
10/08/2006, 21:12
Por favor, o q voces sugerem????


Sugiro que tu leia este tópico:concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1113&highlight=economico

[]s pesquisados

Principiante
11/08/2006, 10:46
Galera, valeu pelos toque, agora vamos as respostas

Nilsinho : 1) ele soh fica na garagem da minha casa, e nem apto eh. ou seja, ninguem roubando gas.
2) tbem nao tem vasamento algum. Alem de nao ter manchas no piso, ja levei pra olhar e nao tem nada. Mesmo assim, obrigado pelo toque.

Santoro : Vou pedir para o mecanico olhar o ponto. boa dica

Jose Augusto: O mecanico disse q o meu motor esta otimo e nao precisa de nenhum reparo. Ele parece ser de confianca, pois soh trabalha com jeeps e rural. E todo mundo conhece na vizinhanca. To achando que ele esta querendo me empurrar um cambio de 4m. Pq ele vive dizendo q se eu trocar o cambio, tudo vai melhorar.

Felipe: Estou medindo sim pelos instrumentos do jeep que estao perfeitor, ja q passando na lombada eletronica, fica facil de aferir o velocimetro. E esta marcando perfeitamente. O marcador de gas, tbem estah perfeito, ja q deixei esvaziar total, enchi, medi, ou seja, tudo perfeito.

Alexandre: Valeu pela dica do topico. Ate ja imprimi o texto.

O problema eh q nao manjo nada de mecanica, e ai, fica dificil de contestar a opiniao do mecanico. Vou tentar levar em outro lugar pra dar uma olhada.

Enquanto isso, fiz uma aposta com o frentista do posto pra ver se ele consegue completar o tanque com o motor ligado... hahahahahah tenho q rir pra nao chorar...

[]´s

Principiante
11/08/2006, 11:09
Até me esqueci de perguntar.
Tenho motor de maverick 4cc e cambio de 3m. O meu mecanico me ofereceu o cambio de 4m original dos jeeps (segundo ele, deve ser do mesmo tipo de motor), por $1.000,00 mais $300,00 de mao-de-obra para instalar.

O preço é esse mesmo, ou o cara ta me roubando??? Alkguém tem alguma ideia de preco...???

VAleu!!!

Santoro
11/08/2006, 11:57
Olha , so n eh pelo fato de ser 3 marchas q estaria fazendo 2km/l n , msm com cambio 3 marchar vc estaria fazendo mais , mas a respeito da velocidade final , pode ter algo , pelo fato da caixa de 3 marchas ser mais curta , verifique o ponto do carro , o ponto do ohc e de 6 graus , mas pode deixar mais avançado um pouco , 10 graus por ai , eu uso 14 ou 12 n lembro agora pois uso gnv tb .

José Augusto
11/08/2006, 13:06
Principiante, na minha opnião com um pouquinho mais vc coloca um cambio melhor. Este cambio de 4 m está caro.

Trocar o cambio de 3 m por um de 4 m só se o cambio de 3m foi para o vinagre, simplesmente trocar o 3 m por um de 4 m não vale a pena a não ser que o de 4 m seja um Clark, mas mesmo nessa situação o ideal é já pegar um 5 m se não der para pegar um de A/C/20 ou F1000, pega um Clarck de chevette.

Paulo_CW
11/08/2006, 13:52
Ae... é isso mesmo, a troca do câmbio não vai alterar no consumo... já uma boa regulada no carburador SIM faz uma grande diferença, faça uma limpeza, troca de boia, agulha, vedação e veja se o gicleur esta muito aberto. Outra coisa é a bomba de gasolina, se não for a lacrada ela pode vazar com a viatura em funcionamento quando se afrouxam os parafusos,
tbm verifique filtro de gasolina, e outros possiveis vazamentos nas mangueiras no mais tbm não espere q faça milagres, mas se tiver na faixa dos 5 ou 6 já é alegria....

Santoro
11/08/2006, 14:46
Procure aki no forum , tem uns manuais , olhe a giglagem correta para o seu carburador , na seção de downloads possui o manual mecanico , de uma olhada ,desconfio q seja o ponto , seu motor esta pesado pra virar ou algo assim ou pega de 1 ?

Felipe
13/08/2006, 12:17
O cambio 3m é na verdade mais longo (1a e 2a quando comparadas às do 4m), a terceira é igual à quarta do 4m (1:1). Realmente acho que não vale a pena trocar por um 4m por causa do consumo, o meu é 3m e não tenho esse problema (um tanque dura um dia inteiro de trilha:mrgreen:)
Eu começaria pelo carburador, procuraria uma oficina especializada. A revisão completa do meu carburador há dois meses (com troca de reparos, etc) custou 160, incluindo a MO.
Verifique também a temperatura de funcionamento do motor, temperatura mais baixa do que o recomendado = maior consumo.

lucasoffroader
13/08/2006, 19:33
Gente, não desespere!!

O meu CJ5 com motor BF-161 tá fazendo 1,5 km/l!!!!
Se ele tivesse fazendo pelo menos uns 3,5 ainda tava bom!!:razz:

Principiante
14/08/2006, 09:20
Ai pessoal... valeu mesmo pela dica!!!

Ja acertei com o mecanico a verificacao de cada ponto colocado aqui, para que ao menos ele rode na media de consumo de todos por aqui, 5 a 6km.

Agora, só estou na duvida da traca do cambio. O meu de 3 marchas, realmente esta arranhando bastante, nao sei se isso eh normal.
Mas eu vi muito gente aqui dizendo q nao faria diferente a troca do 3 pelo 4 marchas. Por que?
Qual a diferenca basica entre todos os cambios citados... o 3m, 4m, Clark, e C20???
So pra deixar claro, o so uso para trilhas bem leves, e uso bastante no dia a dia.

Mais uma vez, soh tenho a agradecer a atencao de todos...

Marcos

José Augusto
14/08/2006, 13:59
Principiante, todos os cambios 3 e 4 marchas e alguns 5 marchas tem a relação da última marcha igual ou seja 1:1, isto quer dizer tanto faz a escolha que fizer quando estiver em estrada ou avenida a marcha mais econômica resultará no mesmo resultado.

As caixas de 3 marchas originais do jeep, tem modelos com e sem sincronismo, traduza-se em facilidade de engatar a marcha mesmo em movimento tanto acendente (1a para 2a) como descendente (2a para 1a).

As caixas de 4 marchas originais, são sincronizadas e diferem das de 3 marchas por possuirem um melhor escalonamento.

Existem caixas clarck de 3 marchas das C10 e F100 que são mais robustas que as originais dos jeep's, assim como caixas de 4 marchas das F1000, D10 e C10, tb muito mais resistêntes que as originais.

Algumas 5 marchas tb tem a ultima marcha com relação 1:1, são caixas extremamente robustas usadas em caminonetes pesadas ou caminhões leves.

As mais desejadas para adaptação são as caixas desmultiplicadas das A/C20 e F1000 que são mais resistêntes que as de chevette, todas clarck, com a 5a "louca" ou melhor com overdrive, onde a relação da 4a marcha é 1:1 e a 5a marcha é 1: xx, onde xx é sempre menor que um, variando entre 0.94 a 0.72, quanto menor este número mais longo é o cambio e mais "solto" fica o jeep, e aí sim uma troca pode resultar em alguma econômia de combustível.

tavio_g
14/08/2006, 16:21
tenho um motor desse no jeep..
faz na estrada 8/9km/l andando na boa a 80km/h...
na cidade entre 5 e 6.
meu cambio é 4 m original e pneus 265/16
seu carburador.. é de 1 ou dois estágios?
as vezes o segundo estágio tá aberto direto.. ou o giclê está grande demais. veja como está isso.
o ponto, como disseram deixe uns 2 a 4 graus adiantados.
veja se o freio nao tá segurando. "as veis..."

Pode ser tb o pé pesado.. isso nao tem jeito...
as vezes dá vontade de dirigir mais rápido...
muitas vezes dá pra pular de 1 pra 3 marcha... dá pra sair em segunda...
coisas que diminuem os gastos com gas...

e outra.. jeep nao precisa esticar as marchas.. nao como um carro 1.0 que tem por aí.

abraços

Fábio Alexandre
14/08/2006, 16:50
Principiante, qual o mecânico que vc levou a viatura ? Pode passar o endereço ou telefone?

Se alguem souber de um bom mecânico, apenas para regulagenes e check-up, em sp ou ABC, por favor me avisem.

Obrigado!!!!!!!!!!!

otavio_gomes
14/08/2006, 17:11
Principiante,

Esse seu apelido vai acabar colando.

1. A substituição de caixa de marchas não irá melhorar o consumo.
Meu jeep é muito mais antigo que o seu, tem caixa de 3 marchas, apenas a primeira é sem sincronizador. Ela só engrana com o Jeep parado. Depois de um tempo a gente aprende a fazer dupla embreagem e engrana primeira com o carro em movimento. A segunda e a terceira marchas engrenam normalmente seja para cima ou para baixo. Não estique as marchas. Se estiver arranhando em todas, pode ser embreagem gasta ou desregulada ou sincronixadores gastos.

2. Ninguém comentou ainda mas o problema de consumo pode ser filtro de ar ou snorkel (cajo exista em seu Jeep) - as suas velas são novas, o carro está bebendo muito! Faça o seguinte:
Em casa, com o motor completamente frio retire uma vela e veja se ela está com fuligem preta isso é indicador de mistura muito rica.
Ou o carburador joga muita gasolina ou o filtro de ar, as mangueiras antes do carburador e o snorkel atuam como afogador. Neste caso, seu carro beberá muito e andará pouco.

Nota, meu Jeep faz entre 6,5 e 7 km/l na cidade.

Um abraço,

Principiante
21/08/2006, 09:49
Bom pessoal,

Quero agradecer por todos que colocaram suas experiencias e me ajudaram bastante.
Escontei o garotao pra um exame, e ja mandei trocar o cambio, instalar ignicao eletronica, desborbulhador (acho q eh isso), trocar velas e cabos de velas, da checagem da bomba de gasolina, e a troca de todos os filtros. E por ultimo, a regulagem completa do motor.

Outra coisa, num exame inicial, foi constatado que a bomba de gasolina estava com um pequeno vasamento. Sera trocado o reparo, e o mecanico garantiu que ficaria perfeita.
Nao seria melhor a troca da bomba por uma blindada?

Creio q devo retira-lo amanha, e ai, postarei a melhora.

Abs

Vinicius Hauagge
21/08/2006, 10:15
Ao que parece, seu motor é um georgia 2.3 ne (ohc)...
Esse motor, salvo engano meu, somente possui bomba de gasolina blindada, portanto, nao há como se trocar apenas o reparo...
De uma conferida nisso...
Abraco,
Vinicius!

XUBIRAKA
21/08/2006, 11:52
bixo ! suas informações !! condizem com a situação, do motor estar fora do ponto e com velas enxarcadas de oleo, o q causa a parada de alguns pistoes responsaveis pela 2º fase.
solução limpe e queime as velas checa a saida de faiscas aproximando o cabo da vela .

Trabalando com menos pistões, o jeep anda menos e gasta mais ........... e olha q ele funciona com pistão a menos poucas pessoas percebem .

espero te - lo ajudado