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Ver Versão Completa : Pressão do Turbo



freitasjr
10/08/2006, 04:02
Bom dia caros colegas, abri um pouco a bomba e aumentei a pressão do turbo de minha Pajero 2.8(versão NÃO Hpe) que era originalmente 0,6 p/ 1,0 kg/cm3. O Desempenho melhorou permitindo-me trabalhar em uma faixa de torque e rpm maiores.

No entanto, um colega meu que entende um pouco de mecânica me disse que 1,0 kg é muito p/ a turbina da Pajero Sport e que eu deveria baixar um pouco. O que vcs acham, devo diminuir um pouco a pressão ou 1kg estar em uma faixa suportável ?

Abs, cordialmente, Francisco de Freitas...

edubelem
10/08/2006, 08:31
Lenbre-se que vc esta quase duplicando, pressão, eu acho 0,8 é de bom tamanho.

abreu
10/08/2006, 11:40
Opa francisco.
Eu acho uma boa pressão. Para 99% das turbinas 1bar é uma pressão tranquila. O negoço começa a pegar mesmo acima de 1.5bar.

Seu motor é nacional ou importado?
Dê uma olhada no fabricante e modelo da turbina.
Se seu motor for nacinal é provavel que seja Garretti, se for importado, acredito que seja KKK. Com o modelo podemos ver as especificações dela.

Lembre-se que 1bar de pressão só é atingido com o pedal do acelerador a 100%, ou seja, você não vai estar o tempo todo usando seu carro a esta pressão.

A minha opnião é que está de bom tamanho.
Mas fala ai, como ficou o carro!?

Abraços.

Homero
10/08/2006, 11:58
Freitas jr,

Em termos absolutos 1kg não é muito se levarmos em conta que a Ranger 2.5 usava 1,1 , a 3.0 por volta de 1,5kg.
Ao aumentar a pressão resulta que a turbina vai trabalhar em rotação mais alta o que deve reduzir sua vida útil , o mesmo vale para o motor , mas em menor escala.Mas isso não é diferente de ter uma HPE pois não existe milagre ,para mais potencia , só com mais combustível e para que não fumaceie ,só com mais pressão.

Eu deixaria assim e procuraria usar racionalmente(não acelerar desnecessáriamente só porque tem) pois em regime por exemplo a 120 /h na estrada o esforço do motor é praticamente o mesmo com uma pressão ou outra, quando se acelera forte aí fica diferente.

No mais , DUVIDO que voce vai se conformar em baixar a pressão e reduzir a performance depois de ter experimentado os prazeres da maior potencia ...É parecido com sexo!!!


Homero

Homero
10/08/2006, 11:59
não tinha visto o que o Abreu falou , mas é isso aí..

edubelem
10/08/2006, 12:14
Será que esta turbina não é muito pequena e forsará muito um aumento de pressão nesta proporção? Mesmo p/ uso racional.

Tenho a impressção que ela ira duplicar a rotação!

Estamos falando em almenta em 67% a preção, talvesseja mais seguro coloca uma tubina da L200, bem eu não entendo muito. Me desculpem se estou falando besteira.

José Augusto
10/08/2006, 12:15
Se vc tiver consciência que está trabalhando com pressões maiores e que não deve manter a pressão máxima por longo período não vai ter problema.

A propósito a temperatura deverá subir um pouco quando a pressão estiver acima da máxima original, ela tem intercooler?

freitasjr
10/08/2006, 12:31
Opa francisco.
...Seu motor é nacional ou importado?
Dê uma olhada no fabricante e modelo da turbina.
Se seu motor for nacinal é provavel que seja Garretti, se for importado, acredito que seja KKK. Com o modelo podemos ver as especificações dela...

O motor de todas as Pajeros Sports são importados(excetuando-se essa nova que ta com o motor da L200); logo hoje vou na oficina de Jô p/ perguntar a ele se ele tem idéia do modelo da turbina.



A minha opnião é que está de bom tamanho.
Mas fala ai, como ficou o carro!?


A quem falou que 1kg tava no limite do suportável foi Lito(da oficina do Jô) e Klécio da Silenciosa disse que eu deveria baixar 1 ponto a menos.

Em relação ao carro, bem, antes da modificação a reduzida servia melhor quando não se tinha necessidade de ganhar velocidade pois o rpm geralmente não ultrapassava os 3200 giros(apesar do contagiros indicar até 5000), logo a reduzida ficava melhor usada qdo não tinha a necessidade de se ganhar velocidade, caso contrário, a 4x4HI era melhor qdo se tinha que pegar embalo pois me permitia atingir giros mais altos.

Após a modificação, ele tá permitindo chegar a 3700 a 4000 rpm fácil, mesmo passando a reduzida e se eu forçar(pisar + fundo) vai mais ainda. Ficou melhor agora :concordo:

Lembra-se daquele morro de areia fofa que vc subiu com a Ranger de Ré, e eu nem o Vitarinha conseguimos subir ? Pois é eu chegava mais perto do topo do morro com 4x4HI, pois com reduzida como acabei de dizer o giro não subia muito. Agora após a modificação como tá permitindo atingir giros maiores, quero ir lá p/ vê se ela(Pajero) sobe :-P

E pra trilha de sábado, tá animado, vc vai ? Viu o email que te passei ?

Abraços, Francisco de Freitas...

freitasjr
10/08/2006, 12:43
Freitas jr,
Em termos absolutos 1kg não é muito se levarmos em conta que a Ranger 2.5 usava 1,1 , a 3.0 por volta de 1,5kg.
Ao aumentar a pressão resulta que a turbina vai trabalhar em rotação mais alta o que deve reduzir sua vida útil , o mesmo vale para o motor , mas em menor escala.Mas isso não é diferente de ter uma HPE pois não existe milagre ,para mais potencia , só com mais combustível e para que não fumaceie ,só com mais pressão.


Olá Homero tudo bem ? Bem a turbina da Pajero Sport HPE é maior que a que Não tem HPE(no caso a minha), por isso deve suportar uma pressão bem maior, e por conta desse detalhe, é que estou querendo calibrar a pressão da minha com cuidado.




Eu deixaria assim e procuraria usar racionalmente(não acelerar desnecessáriamente só porque tem) pois em regime por exemplo a 120 /h na estrada o esforço do motor é praticamente o mesmo com uma pressão ou outra, quando se acelera forte aí fica diferente.


Eu sou calmo no uso do carro na estrada 110-120 a 130(no máximo)Km/h, pois como viajo pouco e não conheço bem o estado das estradas, tenho medo de ir a 140-150 e arrebentar o carro em um buraco(cratera).

Minha maior preocupação é o esforço do carro no Off-Road subindo morros bem íngrimes de areia bem fofa... tenho medo de a pressão subir muito e a turbina pular p/ fora do capô Huahuahuaha :mrgreen: :roll: :oops:

Por isso estou estudando a hipótese de colocar um manômetro no carro caso eu permaneça com 1kg de pressão.



No mais , DUVIDO que voce vai se conformar em baixar a pressão e reduzir a performance depois de ter experimentado os prazeres da maior potencia ...É parecido com sexo!!!


Hahahhhaaaaaa, :-D muito boa essa Homero, gostei da comparação... realmente depois que se experimenta uma melhor performance p/ diminuir, mesmo que seja pouco, a pesssoa não vai gostar.

Abraços, Francisco de Freitas...

Homero
10/08/2006, 12:43
Se usar uma turbina maior , ela para uma mesma pressão trabalhará em rotação mais baixa porem demorará mais para entrar.
Não creio que a HPE use turbina diferente, talves consultar a Mit para saber ,mas duvido .Muitos compram por exemplo uma L200 Savana com 100 cv hoje , mas que na realidade é o mesmo 87 cv aumentado aqui no Brasil(segundo uma vendedora ) e colocam um kit HPE e aumentam a potencia , que não é muito diferente do que o Freitas fez.

Não acredito que o que le fez vá causar mais problemas do que se ele tivesse uma HPE , mas certamente teria pago mais caro.

Homero

freitasjr
10/08/2006, 12:46
Será que esta turbina não é muito pequena e forsará muito um aumento de pressão nesta proporção? Mesmo p/ uso racional.
Tenho a impressção que ela ira duplicar a rotação!...


Bem lembrado Eduard, por isso estou querendo um equilíbrio sensato; no mais a rotação aumentou(como eu queria na reduzida) como eu falei na Msg anterior ao "Abreu", pois antes tava um pouco baixa.

Um abraço, Francisco de Freitas...

freitasjr
10/08/2006, 12:49
Se vc tiver consciência que está trabalhando com pressões maiores e que não deve manter a pressão máxima por longo período não vai ter problema.


Geralmente sou bem racional(calmo) em dirigir em estradas, porém as Dunas daqui de Natal/RN Não são racionais(são muito grandes e areia bem fofa) :mrgreen: aí tem que se forçar o carro mesmo p/ subir as maiores :putz: :concordo:



A propósito a temperatura deverá subir um pouco quando a pressão estiver acima da máxima original, ela tem intercooler?


Sim, ela é interculada.

Um abraço, Francisco de Freitas...

Homero
10/08/2006, 14:17
Freitasjr,

Não sabia que a turbina da Hpe é maior.Agora sabendo acho que voce tem 3 possibilidade:

- baixar a pressão ( já discutido e pelo visto foi bem esclarecedor...)
- trocar a turbina por outra maior... ou
- deixar assim pois se a turbina estragar , só ai então voce gasta dinheiro , mesmo porque pode acontecer que muito antes de estragar voce já tenha trocado seu veiculo.Também não quer dizer que que a vida será tão menor assim (muito dificil de dizer) .Um cuidado que voce pode tomar que a meu ver é mais importante para a vida da turbina é esperar antes de acelerar logo apos ligar o motor para esperar que a lubrificação se estabeleça adequadamente .Só acelerar forte depois de a temperaura do motor estiver proxima a normal de trabalho (pois a lubrificação estaria normal) e ao desligar esperar da ordem de 1 minuto ligado em marcha lenta para que a temperatura baixe um pouco .Isso é bom para a turbina e o motor.Troque oleo e filtro acada 5000 km .Em outras palavras se acelerar com boas condições de lubrificação , a vida da turbina será muito pouco afetada pois o que estraga mais é girar sem a devida lubrificação.É provavel que sua turbina dure mais que a de outro com pressão normal que relaxe nos cuidados.

Por fim , se for para ficar preocupado com a pressão , não instale manometro .O manometro ao meu ver é muito útil para diagnostico , por exemplo se a pressão não chega aonde deveria , pode ser indicação de problemas , mas para limitar o que voce acelera ´só causa extresse desnecessário.

De fato no off road é aonde a rotação costuma ir mais alta do motor e consequentemente da turbina , porem com cambio automático , pelo menos para mim , parece mais seguro do que cambio manual pois voce só se preocupa com a trilha e o o automático costuma se preocupar com rotação etc.
Por outro lado , lendo o tópico "L200 esquentando" , o relato é de fazer trilha e parecia tudo normal , mas ao pegar a estrada a 110 km/h é que os problemas aparecem...

José Augusto
10/08/2006, 15:31
Freitas pelo que percebi, o uso dessa potência "extra" é por curto intervalo de tempo, alem do que, o intercooler já protege um pouco o motor do efeito da temperatura.
O problema na turbina está relacionada ao acréscimo de rotação como o Homero já comentou e a capacidade do mancal (que flutua sobre uma pelicula de óleo) de se manter lubrificado, por um curto intervalo de tempo e intermitente acho pouco provável este mancal "secar" e condenar a turbina.
Não é porque o veículo está correndo que a turbina está em "pico", as turbinas são realmente exigidas quando o veículo tem alguma resistência ao avanço, em areia fofa, lama e em subidas, no seu caso subidas em dunas deve ser o pior deles e é onde estou considerando que a turbina será mais exigida.
Tenho alguns pontos de vista diferentes do Homero:
Quanto a turbinas maiores, lembre-se quanto maior a inércia mais tempo o turbo demora para entrar, o veículo deve ficar pouco pior para iniciar movimento.
O manometro acho bom se habituar, nada muito grande, um de boa marca pequeno e preciso com escala de até 1.5 kgf/cm2 para a pressão máxima de 1 kgf/cm2 está de bom tamanho.

Homero
10/08/2006, 19:36
Alguem teria a especificação de taxa de compressão desse motor 2.8 da pagero sport?
Freitasjr, se tem no manual poderia postar?

Se ela for 21:1 como o motor 2.5 , pode de fato superaquecer facilmente mas creio que seja mais baixa pois parece ser raro problemas de aquecimento nesse motor.Se de fato for mais baixo(algo como 18:1) , 1kg de pressão é bastante toleravel pelo motor .

Antes de colocar um manometro para turbo(a pressão não vai passar de 1kg) eu colocaria um termometro de óleo que no caso de falta de água pode te salvar o motor se ficar de olho nele , ou mesmo avaliar o nivel de exigencia sobre o conjunto pois quanto maior o esforço , maior vai ser a temperatura do oleo e quanto maior a temperatura do óleo acima da normal de trabalho, pior é a lubrificação :ruim para a turbima e ruim para o motor.


Homero

freitasjr
10/08/2006, 20:12
Freitas pelo que percebi, o uso dessa potência "extra" é por curto intervalo de tempo, alem do que, o intercooler já protege um pouco o motor do efeito da temperatura.


Exatamente, o uso extra da potência vai ser mais p/ uso no off-road em subidas íngrimes e atoleiros. De preferência em curtos intervalos de tempo(espero).



Não é porque o veículo está correndo que a turbina está em "pico", as turbinas são realmente exigidas quando o veículo tem alguma resistência ao avanço, em areia fofa, lama e em subidas, no seu caso subidas em dunas deve ser o pior deles e é onde estou considerando que a turbina será mais exigida.


Exatamente, vai ser aí mesmo, nessa situação.



...O manometro acho bom se habituar, nada muito grande, um de boa marca pequeno e preciso com escala de até 1.5 kgf/cm2 para a pressão máxima de 1 kgf/cm2 está de bom tamanho.


Vc sabe me informar um de boa marca ? E o custo de um manômetro desse é baratim ? Tem uma vaga idéia do preço ? :roll:

Obrigado pelos esclarecimentos e um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

freitasjr
10/08/2006, 20:33
Alguem teria a especificação de taxa de compressão desse motor 2.8 da pagero sport?
Freitasjr, se tem no manual poderia postar?


Olá Homero, a taxa de compresão das Pajeros Sport a Diesel é mesmo 21,0:1.



Se ela for 21:1 como o motor 2.5 , pode de fato superaquecer facilmente mas creio que seja mais baixa pois parece ser raro problemas de aquecimento nesse motor.Se de fato for mais baixo(algo como 18:1) , 1kg de pressão é bastante toleravel pelo motor .


As Pajeros Sport não aquecem com facilidade, pois possuem um radiador bem grande e a ventuinha funciona bem... na minha no pouco tempo de uso(4 meses) não tive problemas, apesar de força-la bem em Dunas.

Final de semana passado(já com a pressão do turbo aumentada), fui a uma lagoa aqui em Natal, e na ida é beleza pois é descida... já na volta que é subida(um pouco íngreme, porém longa) consegui de reduzida a 3800 rpm com 24 libras nos pneus fazer a subida tranquilo e a temperatura não se alterou(ficou um pouco abaixo da metade). A 2 meses atrás(antes de aumentar a pressão do turbo), só conseguir efetuar essa "subidinha" de 4x4HI com bastante embalo com pé lá no fundo(detalhe, estava com 4 libras a menos "20 lbs" nesta época), pois na 4x4 reduzida a rotação não subia muito(ficava em 3200 rpm no max) e começava a cavar.



Antes de colocar um manometro para turbo(a pressão não vai passar de 1kg) eu colocaria um termometro de óleo que no caso de falta de água pode te salvar o motor se ficar de olho nele , ou mesmo avaliar o nivel de exigencia sobre o conjunto pois quanto maior o esforço , maior vai ser a temperatura do oleo e quanto maior a temperatura do óleo acima da normal de trabalho, pior é a lubrificação :ruim para a turbima e ruim para o motor.


Huummm, boa idéia, vou estuda essa opção; isso é fácil p/ qualquer mecânico fazer ?
Neste sábado vou participar de uma trilha(a "IV Trilha da Lama" aqui em Natal), vamos vê como ela se comporta na trilha e após ela na estrada de volta p/ casa.

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos, um abraço, Francisco de Freitas...

Homero
10/08/2006, 22:17
Apesar dos 21:1 , creio que não aquece pois o motor 2.8 comparado com o 2.5 parece ser bem maior e robusto e deve ter o desenho interno para circulação de água melhor que o 2.5 (deve caber um volume de agua maior).

De qualquer maneira pela sua narração de subida em areia a 3800 rpm reduzida e ela se comportou bem , já é uma indicação de que sua mexida não deve dar dor de cabeça


Homero

José Augusto
10/08/2006, 23:24
Francisco, o cronomac é uma boa marca, existem vários modelos com diversas cores e padrões, um reloginho desses deve custar por volta de R$ 80,00.

abreu
11/08/2006, 02:55
Olá Homero tudo bem ? Bem a turbina da Pajero Sport HPE é maior que a que Não tem HPE(no caso a minha), por isso deve suportar uma pressão bem maior, e por conta desse detalhe, é que estou querendo calibrar a pressão da minha com cuidado.


Na verdade freitas, o tamanho da turbina nada tem haver com a pressão suportada. O tamanho tem haver com a quantidade de ar que será "movimentada".
Só que, quanto maior a turbina, mais tempo ela leva para "encher", e turbina muito grande geralmente vem acompanhada do famoso turbo-lag, que é a demora da turbina para "pegar pressão".

Um bom exemplo é a turbina do VW Gol 1.0 Turbo, que trabalha com pressão máxima de 1.2bar (original), e nossa, é MUITO pequena.

Voltando aos nossos "caminhões a diesel", um manometro é bem vindo. Com ele vc pode primeiramente checar se a pressão está realmente em 1bar e ai acompanhar para ver a partir de qual rotação ele atinge esta pressão máxima e até que rotação ela é mantida. Isso é legal na hora de subir morros, onde vc precisa estar com a turbina sempre a 100%. No mais, é legal ver o ponteirinho subindo e descendo quando vc acelera.
Tambem por ele vc pode chegar para não estar levando a turbina a 1bar o tempo todo.

A Ranger 3.0 tem este medidor no painel, é até bonitinho ver as barrinhas do turbo subindo e descendo!

Em falar nos morros de Candelária, hoje fui lá com a Sorento.
14lbs. nos pneus, andou muito bem. Subiu todos aqueles morros.
O carro tem um ótimo motor, mas o cambio tip-tronic no off-road mais atrapalha do que ajuda.
O problema é que nele não tem como travar o carro em uma marcha. Por exemplo, para subir um morro de 3ª reduzida não tem como, pois ela passa a 4ª as vezes até a 5ª, dependendo da velocidade (ela tem 5 marchas). A melhor opção é usar mesmo em D, pois ai ela passa a 4ª "ve a besteira que fez" e volta rápidamente para a 3ª. Kkkkk.
O angulo de entrada dela é sofrivel para um "off-road". Nossa, eu trouxe uns 50Kg de areia no parachoques dela, que bateu na subida de quase todos os morros. Só me restou subir aquele morro de ré (o mesmo que subi com a Ranger) e para minha surpresa, ela subiu com muita facilidade. De ré ela não tem como trocar de marcha, então ai quem manda é o motor, que é muito bom.

Desculpa a biblia, me empolguei aqui :)
Abraços.

abreu
11/08/2006, 03:13
Apesar dos 21:1 , creio que não aquece pois o motor 2.8 comparado com o 2.5 parece ser bem maior e robusto e deve ter o desenho interno para circulação de água melhor que o 2.5 (deve caber um volume de agua maior).

De qualquer maneira pela sua narração de subida em areia a 3800 rpm reduzida e ela se comportou bem , já é uma indicação de que sua mexida não deve dar dor de cabeça


Homero
Nossa senhora... 21:1? Certeza disso freitas? Vc viu no manual?
É uma taxa muito alta mesmo...

Abraços.

freitasjr
14/08/2006, 14:16
José Augusto:

Obrigado pela indicação da marca "Cronomac", vou falar com o meu mecânico p/ instalar um desse no meu carro aproveitando que vou leva-lo p/ revisão daqui a uma semana.

Vitor Abreu:

A taxa de compressão do motor da Pajero Sport a Diesel é essa mesmo 21,0:1, tem especificado tanto no manual, como no folder da Mitsubishi.

Homero:


De qualquer maneira pela sua narração de subida em areia a 3800 rpm reduzida e ela se comportou bem , já é uma indicação de que sua mexida não deve dar dor de cabeça



Considerações após trilha de sábado:

Bem Homero acho que sua dedução estar correta, pois a minhas impressões após a trilha de sábado dia 12(o Abreu tb foi), que foi um misto de mata fechada, lama, alagado, praia e areia fofa, sobre o carro são boas.

Com e sem reduzida se comportou muito bem Não necessitando forçar o motor p/ superar os obstáculos. Fiquei atolado uma vez, pois não queria ir com tudo p/ não arrebentar o meu para-choque, mas não dependia de motor e sim de ângulo de entrada(descida curta, porém bem íngrime, riachinho em baixo e subida enlameada).

Os momentos de uso da reduzida não foram muito, mas qdo precisou a rotação e resposta do carro se manteram estáveis e responderam bem.

Não preciso dizer que como tinha muita lama mole o "Radiador" ficou bastante melado(hoje vou dar uma boa chiringada de água nele p/ limpar), mas a temperatura se manteve todo o tempo um pouco abaixo da metade, permannecendo inalterada tb na volta na estrada entre 100 e 120 Km/h com o ar ligado.
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Por fim, acho que a prova dos 9 vou tirar quando voltar com o Abreu naqueles Morros e Dunas GRANDES de areia fofa onde se exige o máximo do motor p/ conseguir supera-los. Quando eu voltar a esses caminhos, já pretendo ir com o reloginho instalado :concordo: p/ vê até onde a pressão da turbina chega :wink: . Caso eu veja que não vai ficar durante muito tempo chegando a 1kg, deixarei como estar.

Deixo aqui o meu obrigado pelas sugestões, informações e dicas dos colegas do forúm... Um abraço a todos, Francisco de Freitas.

abreu
14/08/2006, 20:15
E ae Freitas...
Rapaz, passeiozinho meio fraco aquele eim...
Só fui mesmo para perder meu filtro de ar, me melar, desatolar o povo, e ainda, quase me acabar na trazeira de um Samurai...

Meu carro bebeu água... Erramos a trilha (eu, a Hilux e uma Pajerinho verde).
Resultado:
Atravessei uma faixa de água enorme, quando achei um banco de areia parei para avisar ao cara da Hilux e da Pajero que não viessem pois o caminho estava MUITO ruim, mas os teimoso vieram.
Atolaram os 2 me impedindo de voltar.
Tive então que atravessar uma faixa de água BEM MAIOR, e nisso a Ranger bebeu bastante água. Ficou fumaçando branco, falhando muito, mas abri o filtro, derramei toda a água que tinha dentro (metade da caixa do filtro era só água) e tudo voltou ao normal. O filtro de ar é que não prestou mais e um novo custa R$120, mas isso é besteira!

No final da trilha (aquela parte de lama antes de pegar o asfalto) eu tinha que passar rápido, pois a Ranger é um carro pesado e ficava sempre querendo se "enterrar" na lama. Eu era o penultimo carro da trilha, na frente apenas da F-75 de Zé Junior, e após uma curva, um Samurai atolado na trilha. Nossa, quase que acerto a trazeira dele. Ai já viu neh, parou naquela lama não sai mais, tive que ser desatolado pelo Zé...

Mas deu tudo certo. Tirando os 45.936 arranhões que meu carro está.

Estou cogitanto trocar a Ranger por uma Defender 90. Está para sair uma Defender em 2007, com novo painel, mais confortável. Exteriormente o carro é o mesmo (gosto muito). O motor é do grupo Ford, com 4 cilindros. Sem mais informações.

Já pensou uma Defender com motor 3.0 da Ranger? E com novo interior mais confortável!? Nossa, seria o Off-Road perfeito!
Mas não vou sonhar tanto, o anunciado é que terá potencia maior que atual (122Cv), mas não se sabe quanto.

Abraços.

Pequeno jr
14/08/2006, 21:38
Meu carro bebeu água... Erramos a trilha (eu, a Hilux e uma Pajerinho verde).
Resultado:
Atravessei uma faixa de água enorme, quando achei um banco de areia parei para avisar ao cara da Hilux e da Pajero que não viessem pois o caminho estava MUITO ruim, mas os teimoso vieram.

Atolaram os 2 me impedindo de voltar.
Tive então que atravessar uma faixa de água BEM MAIOR, e nisso a Ranger bebeu bastante água. Ficou fumaçando branco, falhando muito, mas abri o filtro, derramei toda a água que tinha dentro (metade da caixa do filtro era só água) e tudo voltou ao normal. O filtro de ar é que não prestou mais e um novo custa R$120, mas isso é besteira!


AbreU,

Ja que vc coloca a viatura literalmente na "Jaca", pq vc não instala logo um snorkel nela ? Esse caso que vc menciona acima com certeza não iria acontecer.

Olha esse tópico aonde discutimos sobre o snorkel na ranger e veja as fotos de algumas RAnger parecidas com a sua com ele instalado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1010&highlight=snorkel+ranger




Estou cogitanto trocar a Ranger por uma Defender 90. Está para sair uma Defender em 2007, com novo painel, mais confortável. Exteriormente o carro é o mesmo (gosto muito). O motor é do grupo Ford, com 4 cilindros. Sem mais informações.

Já pensou uma Defender com motor 3.0 da Ranger? E com novo interior mais confortável!? Nossa, seria o Off-Road perfeito!
Mas não vou sonhar tanto, o anunciado é que terá potencia maior que atual (122Cv), mas não se sabe quanto.


Li um tempo atrás que vinha com motor e tdo mais importado. O preço dela era esperado para la dos R$ 110.000 e com certeza a manutenção deve vir bem cara.

Acho q é um bom carro para expedições, mas para o dia-a-dia tenho minhas dúvidas.

freitasjr
15/08/2006, 12:02
E ae Freitas...
Rapaz, passeiozinho meio fraco aquele eim...
Só fui mesmo para perder meu filtro de ar, me melar, desatolar o povo, e ainda, quase me acabar na trazeira de um Samurai...


Achei que o Zé Maria(organizador do evento), demorou muito tempo naquele Indoor enlameado, podendo encurtar esse trecho e ter avançado mais na trilha.



Meu carro bebeu água... Erramos a trilha (eu, a Hilux e uma Pajerinho verde).
Resultado:
Atravessei uma faixa de água enorme, quando achei um banco de areia parei para avisar ao cara da Hilux e da Pajero que não viessem pois o caminho estava MUITO ruim, mas os teimoso vieram.
Atolaram os 2 me impedindo de voltar.
Tive então que atravessar uma faixa de água BEM MAIOR, e nisso a Ranger bebeu bastante água....


Cara, vcs erraram a trilha como ? Não estavam acompanhando o comboio não ? Inventaram de ir por outro caminho foi ?
Ainda bem que só danificou o filtro.



No final da trilha (aquela parte de lama antes de pegar o asfalto) eu tinha que passar rápido, pois a Ranger é um carro pesado e ficava sempre querendo se "enterrar" na lama. Eu era o penultimo carro da trilha, na frente apenas da F-75 de Zé Junior, e após uma curva, um Samurai atolado na trilha. Nossa, quase que acerto a trazeira dele. Ai já viu neh, parou naquela lama não sai mais, tive que ser desatolado pelo Zé...


Vc estar se referindo a parte em que o Zé ficava avisando que a trilha acabava alí e era só pegar a esquerda p/ chegar a estrada ? Se sim, vc deve ter ido pelo lado mais enlameado(o da direita) pois não estava tão ruim assim não :pensativo: :roll: ...

Nessa parte teve um Troller que iventou de subir o barranco de areia(na lateral) p/ pegar logo a pista e quase que virava... depois em vez de ir pela esquerda com reduzida, foi pela direita(c/ + lama) na 4x4HI e quase que atolava :parede:



Mas deu tudo certo. Tirando os 45.936 arranhões que meu carro está.


Heheheee :lol: , Vitor tou aqui rindo dos seus relatos... Acho que metade desses arranhões da sua Ranger, foram naquele contorno que tu fizeste pelos matos(quebrando galho e tudo) p/ não passar naquela travessia funda(íngrime) e subida enlameada que cito acima. Quando eu fui o lado direito tava já com uma valeta(de tanto os carros esburacarem), porém, depois o Zé Maria ficou aplainando a subida com uma enxada. Vc tava com receio de ficar engalhado era ? Uma Hilux e L200 passaram(mas sem dó dos para-choques), eu preferir a cautela $$; quando vi que só passava se desse muita ré(subindo o morro ao contrário) e p/ pegar embalo e conseguir subir a ladeira enlameada e com isso correr o risco de levar meu para-choque, preferi esperar a puxadinha do Zé Júnior com a F-75.

Mas depois(da 2º tentativa) com o terreno aplainado e com a prancha que coloquei, talvez nem necessitasse de ajuda. Mas como a cinta ja tava engatada e p/ não atrasar o resto do comboio foi com a puxadinha. Acho que a Ranger passava bem por ali.



Estou cogitanto trocar a Ranger por uma Defender 90. Está para sair uma Defender em 2007, com novo painel, mais confortável. Exteriormente o carro é o mesmo (gosto muito). O motor é do grupo Ford, com 4 cilindros. Sem mais informações.


Como vc gosta mais de passear em Dunas e escalar morros do que de trilhas, uma Defender não vai ter a força da Ranger p/ isso; e talvez vc se decepcione com ela.



Já pensou uma Defender com motor 3.0 da Ranger? E com novo interior mais confortável!? Nossa, seria o Off-Road perfeito!
Mas não vou sonhar tanto, o anunciado é que terá potencia maior que atual (122Cv), mas não se sabe quanto.


Pelo que li a respeito a um tempo atrás, o motor viria com 125cvs(se não me engano) e o torque tb não subiria muito. Não sei se essa informação procede; mas vir com o motor 3.0 Turbo da Ranger não vem não.
A Land é um carro bom p/ expedições e trilhas(com erosões), mas p/ Dunas quem manda é Motor(torque), e pneu não muito agressivo, não importa o peso da viatura...Isso vc já pôde comprovar na prática melhor do que eu.

Abraços, Francisco de Freitas...

freitasjr
15/08/2006, 12:16
AbreU,
Ja que vc coloca a viatura literalmente na "Jaca", pq vc não instala logo um snorkel nela ? Esse caso que vc menciona acima com certeza não iria acontecer.


Olá Peq. JR, na minha TR4 pus um Snorkel da OGZ ficou ótimo, mas depois p/ vender, é uma M@%$# pois quem vê diz: "Iiihhh, é carro da bagaceira, bebeu muita água"... e querem dar o preço lá p/ baixo(até hoje não consegui vender).
Mesmo que vc mande tirar o Snorkel e troque o para-lama(que foi furado) e não é caro; caso o cara que vá comprar abra o capô e preste atenção, vai ver que os "Selos" de fábrica de um lado do carro(o q foi trocado o para-lama) foram violados e vai pensar que o carro foi batido alí :putz:

Logo se o Vitor quizer botar Snorkel vai ter que ta ciente do problema que vai ter qdo for vender a Ranger dele.
Esse foi o motivo pelo qual não botei Snorkel na minha Pajero Sport(troquei apenas os pneus pelos BF's AT 31"), pensando na revenda... Já caso ele não se importe com isso, bota o Snorkel Abreu e seja feliz :dance:



...Acho q é um bom carro para expedições, mas para o dia-a-dia tenho minhas dúvidas.


Tb concordo contigo... e adicionaria Dunas/Morros tb aí nesta lista.

Abs, atenciosamente, Francisco de Freitas...

abreu
16/08/2006, 12:52
Achei que o Zé Maria(organizador do evento), demorou muito tempo naquele Indoor enlameado, podendo encurtar esse trecho e ter avançado mais na trilha.
Pois eh... Ficou cansativo aquela parada. Sem contar nas outras...


Cara, vcs erraram a trilha como ? Não estavam acompanhando o comboio não ? Inventaram de ir por outro caminho foi ?
Ainda bem que só danificou o filtro.

Nós vinhamos bem no final, ai atolou uma Land-Rover. Ficou uns 6 carros ajudando e eu, a hilux e a pajerinho seguimos. Ai erramos a trilha. Isso foi naquela parte onde tinha a lagoa, antes do trecho de lama.


Vc estar se referindo a parte em que o Zé ficava avisando que a trilha acabava alí e era só pegar a esquerda p/ chegar a estrada ? Se sim, vc deve ter ido pelo lado mais enlameado(o da direita) pois não estava tão ruim assim não :pensativo: :roll: ...

Não, estou falando de um pouco antes daquilo. Logo depois daquela lagoa em que passamos. Para os primeiros carros devia estar bom, mas para os ultimos, nossa, estava só a pasta!



Heheheee :lol: , Vitor tou aqui rindo dos seus relatos... Acho que metade desses arranhões da sua Ranger, foram naquele contorno que tu fizeste pelos matos(quebrando galho e tudo) p/ não passar naquela travessia funda(íngrime) e subida enlameada que cito acima. Quando eu fui o lado direito tava já com uma valeta(de tanto os carros esburacarem), porém, depois o Zé Maria ficou aplainando a subida com uma enxada. Vc tava com receio de ficar engalhado era ? Uma Hilux e L200 passaram(mas sem dó dos para-choques), eu preferir a cautela $$; quando vi que só passava se desse muita ré(subindo o morro ao contrário) e p/ pegar embalo e conseguir subir a ladeira enlameada e com isso correr o risco de levar meu para-choque, preferi esperar a puxadinha do Zé Júnior com a F-75.

Onde eu passei era bem pior freitas! Eu pensei que era melhor, mas de melhor não tinha nada! A descida era horrivel e tinha que andar um trecho por dentro do corrego. A subida era até boa, mas não tinha onde pegar velocidade. A L200 é do meu concunhado. Subiu muito fácil. Ele desceu em ponto morto, esqueceu de engatar uma marcha, ai quando já estava no pé da subida foi que jogou a primeira (são os 87Cv mais brabos que eu já vi na vida!). Anda bem direitinho a L200 dele.
Seu erro ali foi excesso de zelo. Sua viatura é pesada e automática, era para vc já ter enfiado o pé no meio da descida! Parachoques foi feito para sofrer mesmo! :P Mas seu carro tem um bom angulo de entrada, não pegaria a frente não. Horrivel é o do meu!


Mas depois(da 2º tentativa) com o terreno aplainado e com a prancha que coloquei, talvez nem necessitasse de ajuda. Mas como a cinta ja tava engatada e p/ não atrasar o resto do comboio foi com a puxadinha. Acho que a Ranger passava bem por ali.

Eu estava observando de fora e te digo que se não fosse a F-75 você não teria saido não... A não ser que vc desse uma ré boa, voltasse para o meio da descida e enfiasse o pé sem pena. Começar a subida ali do pé é complicado.
Minha primeira impressão dali foi que a Ranger (e as outras pick-ups) iam ficar pois elas são muito grandes e poderiam ficar presas no meio. Mas foi só impressão mesmo, as pick-ups passaram ali com muita facilidade.



Pelo que li a respeito a um tempo atrás, o motor viria com 125cvs(se não me engano) e o torque tb não subiria muito. Não sei se essa informação procede; mas vir com o motor 3.0 Turbo da Ranger não vem não.
A Land é um carro bom p/ expedições e trilhas(com erosões), mas p/ Dunas quem manda é Motor(torque), e pneu não muito agressivo, não importa o peso da viatura...Isso vc já pôde comprovar na prática melhor do que eu.

Abraços, Francisco de Freitas...

Eu vou esperar para ver. Fui na Land-Norte hoje. A previsão para a achegada da 90 é para fevereiro de 2007. Se realmente vier com novo painel, mais confortável e com um bom motor, não tenho duvidas de que será meu proximo carro.
Mas até lá, já estou encomendando meu snorkel, pneus BF AT (vou tentar os 265/75 R16 msm).

Abraços.

freitasjr
16/08/2006, 14:04
Onde eu passei era bem pior freitas! Eu pensei que era melhor, mas de melhor não tinha nada! A descida era horrivel e tinha que andar um trecho por dentro do corrego. A subida era até boa, mas não tinha onde pegar velocidade. A L200 é do meu concunhado. Subiu muito fácil. Ele desceu em ponto morto, esqueceu de engatar uma marcha, ai quando já estava no pé da subida foi que jogou a primeira (são os 87Cv mais brabos que eu já vi na vida!). Anda bem direitinho a L200 dele.


Eu vi, e quando ele subiu(fazendo uma careta danada dirigindo), o pessoal gritou, rapaz quem faz força é o carro não é vc não... desse jeito vc vai morder a língua, heheheee :-D :mrgreen: muito engraçado...



Seu erro ali foi excesso de zelo. Sua viatura é pesada e automática, era para vc já ter enfiado o pé no meio da descida! Parachoques foi feito para sofrer mesmo! :P Mas seu carro tem um bom angulo de entrada, não pegaria a frente não. Horrivel é o do meu!


Além do excesso de zelo(tou maneirando com ela p/ evitar que algo caro se quebre na trilha pois estou sem liquidez $$ pois ainda não conseguir vender a minha TR4), errei ao passar a 1ª reduzida, deveria ter engatado a 2ª reduzida, pois a 1ª dela é muito forte e faz ela patinar na lama em uma subida.



Eu estava observando de fora e te digo que se não fosse a F-75 você não teria saido não... A não ser que vc desse uma ré boa, voltasse para o meio da descida e enfiasse o pé sem pena. Começar a subida ali do pé é complicado.


Acho que ela subiria sim... esqueceu das pranhas de desemcalhe que botei ? O pneu pegaria tração ali.
Agora com certeza caso eu fizesse como vc disse(desse uma boa ré e voltasse para o meio da descida e enfiasse o pé) ela subiria sem nem mesmo necessitar das pranchas; mas como vc mesmo disse tive excesso de zelo....:( :parede: Foi assim que o Jimmy fez na 3ª tentativa, deu uma ré subindo o morro e enviou o pé p/ pegar a subida enlameada.



Minha primeira impressão dali foi que a Ranger (e as outras pick-ups) iam ficar pois elas são muito grandes e poderiam ficar presas no meio. Mas foi só impressão mesmo, as pick-ups passaram ali com muita facilidade.


De 1ª eu percebi que sua picape não ficaria presa alí... o Máximo que poderia ter acontecido é ter difilcudade de subir caso praticasse o meu erro de tentar a partir do pé da ladeira enlameada... mas caso acontecesse isso(acho difícil pois conhecendo vc sei que ia acelerando desde o inicio hehehee:dance: ), não seria nada que uma puxadinha não resolvesse o caso.



Eu vou esperar para ver. Fui na Land-Norte hoje. A previsão para a achegada da 90 é para fevereiro de 2007. Se realmente vier com novo painel, mais confortável e com um bom motor, não tenho duvidas de que será meu proximo carro.


Eles não sabem informar que motor deve vim não ?



Mas até lá, já estou encomendando meu snorkel, pneus BF AT (vou tentar os 265/75 R16 msm).


E esses pneus cabem na Ranger ? Não vão ficar raspando não ? E o Snorkel, tá pronto p/ perder o valor de revenda da sua Ranger ?

Já que a questão da pressão do turbo foi esclarecida e o tópico tomou um pouco de rumo(falando de trilhas) - pessoal, quando eu vi esse vídeo( http://www.youtube.com/watch?v=vAOXFvDLdbM&NR ) me acabei de rí heheeee e resolvi compartilhar com vcs.

Quando vi, rí pra caramba :-D :-P :mrgreen: , mas pensando no lado do velho que teve seu carro virado...:putz: cara deve ser ruim p/ caramba passar por isso; além do prejuízo, tem a vergonha :oops: que o cara fica na hora na frente dos outros.

Um abraço a todos, Francisco de Freitas...

edubelem
16/08/2006, 15:37
... nisso a Ranger bebeu bastante água. Ficou fumaçando branco, falhando muito, mas abri o filtro, derramei toda a água que tinha dentro (metade da caixa do filtro era só água) e tudo voltou ao normal...


.


Abreu vc desencaixou o filtro como eu te ensinei?

Se não vou explicar a caixa do filtro é presa c/ uma sinta, pois solte a cinta e desencaixe o tubo da entrada de ar ( que vem lá debaixo do farol), com isto ganha uns 15 cm de altura.

Estou ate mesmo pensando em comprar 1 m de mangueira (garganta de boi ) p/ encaixar na entrada do filtro e a outra extremidade fixar próximo a central ou outro lugar mais protegido, é um snorkel meia-sola, mais deve melhorar.

Enquanto aos 45.936 arranhões, sinto muito mais carro preto é isso mesmo, só vi uma vez, na internet, um cara preparando uma ranger igual a minha e ele enrolou a lateral e traseira c/ filme de pvc (aqueles que embalam carne em super mercado) só deixou a grade do lado de fora. Aja vontade!!

Pequeno jr
16/08/2006, 15:55
Enquanto aos 45.936 arranhões, sinto muito mais carro preto é isso mesmo, só vi uma vez, na internet, um cara preparando uma ranger igual a minha e ele enrolou a lateral e traseira c/ filme de pvc (aqueles que embalam carne em super mercado) só deixou a grade do lado de fora. Aja vontade!!

Essa ranger q vc esta falando é de um companheiro aqui do Forum. É so procurar q vcs acham aqui as fotos deles nas trilhas com suas RAnger modelo novo, 2.8 e com Snorkel. São eles Fabricio Soares e ArthurC.

[]'s

Dobal
21/02/2016, 12:48
Desenterrando o topico....
FREITASJRMe ajuda por favor, no inicio desse topico vc disse ter aumentado a pressão da sua turbina para 1k, tenho uma 2000 "não HPE" tbm, como a WG não tem regulagem, me disseram q não tem como regular, como vc fez na sua ?

freitasjr
26/02/2016, 01:00
Desenterrando o topico....
FREITASJR

Me ajuda por favor, no inicio desse topico vc disse ter aumentado a pressão da sua turbina para 1k, tenho uma 2000 "não HPE" tbm, como a WG não tem regulagem, me disseram q não tem como regular, como vc fez na sua ?

Olá Dobal, quem fez o trabalho do aumento da pressão do turbo(aferido com um manômetro que instalei no carro) da minha Pajero, foi um mecânico chamado Lito da oficina "Mecanauto" daqui de Natal/RN que fica na rua Antônio Basílio. So vc for daqui de Natal, sugiro procurá-lo, caso não seja, mude o seu mecânico pois parece que o mesmo não entende muito do riscado.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

rodrigorcs
16/10/2016, 16:38
Galera,
Se pegar pistão e biela forjados (motor AP) vocês acham que o motor aguenta quanto de pressão?
Sobe pra quantos cavalos com esta pressão?
OBS: Motor A.P tem cerca de 120 cavalos (2.0)

Mergulhãot
31/07/2017, 09:38
Bom dia, alguem sabe se dá pra fazer a turbina do 4M40 entrar em uma rotação menor, minha viatura é automática e tive problemas pra arrancar em subidas, até o motor chegar nos 2000rpm ela se arrasta, daí entra a turbina e chega a patinar. Se alguem já passou por isso, por favor, como solucionar, se tiver solução....

JaquesRNJ
20/03/2023, 17:14
Caros amigos, tenho uma Pajero full 2009, ela está sem pressão no turbo, fica em torno de 140KPa, escuto um assobio após 1500 rpm, mas não encontro vazamento. O coletor de admissão já foi descarbonizado, a EGR tampada e colocado o resistor para não fechar a borboleta. A turbina é nova, a wastegate nem se movimenta. Parada o motor chega aos 5000rpm tranquilo, mas andando até 120km/hora vai bem, depois é uma luta para passar disso. Alguém tem uma dica de onde procurar o problema?

AlonsoFausto
21/03/2023, 18:51
Caros amigos, tenho uma Pajero full 2009, ela está sem pressão no turbo, fica em torno de 140KPa, escuto um assobio após 1500 rpm, mas não encontro vazamento. O coletor de admissão já foi descarbonizado, a EGR tampada e colocado o resistor para não fechar a borboleta. A turbina é nova, a wastegate nem se movimenta. Parada o motor chega aos 5000rpm tranquilo, mas andando até 120km/hora vai bem, depois é uma luta para passar disso. Alguém tem uma dica de onde procurar o problema?Boa noite,Faça uma analise minuciosa nas duas mangueirinhas do sensor MAP. Tem uma maior, que vai direto no sensor, e outra menor, após o caninho de metal. Qualquer microfissura deixa escapar pressão....Verifique também se não há obstrução no caninho de metal que liga as duas.OBS: para verificar a mnagueu