Ver Versão Completa : Qual caixa usar? Maverick X Santana X Opala
Paulo Martins
09/08/2006, 18:37
Vou encostar meu Jeep segunda-feira para instalar o kit de molas da Band e aproveitar a parada para trocar a caixa de direção q já tá com férias. Estou em duvida entre:
Maverick - me disseram ser muito macia mas da muitas voltas
Opala - se não for hidraulica fica muito pesada
Santana - Muito boa, precisa, leve mas fragil para uso em trilhas
Os pneus do meu Jeep são 265/70 -16. Qual seria a melhor opção?
Sergio Rocha
09/08/2006, 18:41
Paulo
Voto na de Santana.
[]'
Paulo,
Santana, se for utiliza-la com pneus até 33".
Abraços,
Dirceu
José Augusto
09/08/2006, 20:28
Paulo, a de Maverick nem que te pagassem (é muita volta, bom para quem gosta daquela "manete") se vc ficar com os pneus atuais, a de Santana ,desde que, bem instalada vai bem.
A de Opala só se for hidráulica, mas aí boa.
Mas a melhor caixa, a que fica muito boa, show de bola é a da S10, é a caixa que eu vou por (e olha que eu tenho a caixa hidráulica de Landau).
GustavoRisso
10/08/2006, 11:05
Com o pneu que tem vai de santana ... se quiser mais conforto ... hidráulica ...
[]'s
Vinicius_4x4
10/08/2006, 11:29
Aproveitando o tópico vou perguntar uma coisa que me deixa encucado.
Já vi a caixa de Passat antigo e ela é bem parecida com a do Santana, ambas mecânicas, será que é a mesma? Tem um pessoal daqui que tah usando a do Passat antigo e tah funfando beleza, os pneus utilizados são tudo 31" ou 750 - 16".
Valeu!!
Paulo, a de Maverick nem que te pagassem (é muita volta, bom para quem gosta daquela "manete") se vc ficar com os pneus atuais, a de Santana ,desde que, bem instalada vai bem.
A de Opala só se for hidráulica, mas aí boa.
Mas a melhor caixa, a que fica muito boa, show de bola é a da S10, é a caixa que eu vou por (e olha que eu tenho a caixa hidráulica de Landau).
José Augusto, essa caixa da S-10 que tu fala, qualquer ano serve?
Porque que ela fica tão boa assim?
Abraços
Paulo Martins
10/08/2006, 13:18
Acho q vou ficar com a do Meverick, pois pretendo em breve colocar pneus 35". :pensativo:
José Augusto
10/08/2006, 15:00
jeisonk, a caixa da S10 é robusta, vira muito rápido (pouco menos 1 volta para cada lado, vc sempre sabe para onde a roda está apontando, não tem aquele problema na trilha de ficar sem orientação) é macia sem ser muito leve mesmo em velocidade, e o melhor, apesar de ter uma Blazer e perceber as qualidades, já andei num CJ com pneus 35" com essa caixa adaptada.
Paulo se vc pretende por os 35", põem uma caixa hidráulica, a diferença de preço de uma caixa hidráulica de opala para uma mecânica é minima.
William_NATAL
11/08/2006, 14:22
Eu prefiro a de OPALA hidraulica , é muito mais robusta , e pode ser regulada para dar menos voltas.
a mecanica de opala, tb é muito boa, e pode ser regulada tb.
a de santana tambem é boa, menos robusta , e n tem esta regulagem.
abçs.
renatosapulha
11/08/2006, 16:28
Galera, sou novo nesse negocio de jeep mas toh maior afim de colocar uma cx hidraulica no Anastacio, que eu cj-5 74 mecanica toda original, o q vcs surgerem?
Escutei falar da cx da s10, achei uma boa opcao mas um pouco cara nao eh nao?
E a cx do santana hidraulica? Qual seria os contras de se instalar uma cx dessas?
Agradeco a atencao!
abraco,
R
Paulo_CW
11/08/2006, 17:36
Gosto da Cx do Santana, fica leve e tbm tem bom custo...
Marcos ET
11/08/2006, 17:46
Paulo, eu uso "largos" pneus 235x85x16 no jeep e com caixa MECANICA do OPALA, tenho um CJ3A com o pesado motor GM 151 e ando muito bem com ele... a questao é que tbem tenho um amigo com outro CJ3A com caixa mecânica do Maveco, com os "finos" pneus 750x16 e com o leve motor AP 1.8.... a caixa de direção mecanica do Opala é muito mais leve do que a do maveco! o prolema é que ela dá muitas voltas (como as do maveco) e nao é tao resistente.
Quanto a caixa VW.... nao sei falar nada... comprei uma mas nao instalei.
GALERA, QUE COISA É ESTA QUE A CAIXA DO OPALA PODE SER REGULADA PARA MENOS VOLTAS???????????? NUCA VI ISSO..... ALGUEM PODE ME EXPLICAR?????
rafaelsouza
11/08/2006, 17:48
Vai de opala hidraulica, sem dúvida o melhor custo beneficio para 35"
[],s:concordo:
Marcos ET
11/08/2006, 17:49
Eu prefiro a de OPALA hidraulica , é muito mais robusta , e pode ser regulada para dar menos voltas.
a mecanica de opala, tb é muito boa, e pode ser regulada tb.
a de santana tambem é boa, menos robusta , e n tem esta regulagem.
abçs.
COMO ASSIM???
COMO ASSIM???
COMO ASSIM???
Marcos ET
11/08/2006, 17:50
ah, sem contar que as DH do opala sao usadas nos ENGESA nao eh?
coloquei a do santana/ gol.... a 3 anos sem problemas, sem folga e muito macia nem precisa ser hidraulica
Paulo Martins
11/08/2006, 18:28
É, acho q vou colocar a DH do Opala msm. Alguém ai sabe informar por volta de quanto fica as peças (bomba, caixa, etc...). Ou sabe informar em média quanto as oficinas cobram por esse serviço (entenda-se: já incluso peças e mão de obra). Grato pela atenção dos colegas q me responderam.
Instalei recentemente a DH opala: não conheço as outras mas a do opala ficou 10 !!!!! Sem folga e MUITO leve .... "carro de madame " como diz meu mecanico. Da a até gosto manobrar agora .:dance:
Paguei 350,00 a caixa mais a bomba c/ reservatorio num desmanche da ZN de S.Paulo. Não foi necessario nenhum reparo nelas , somente uma boa limpeza . As mangueiras e acoplamentos mandei fazer NOVOS !!!!:concordo:
A unica desvantagem : A caixa fica do lado de fora e necessita rasgar a grade dianteira ... :neutral:
Thiago Rodeghel
12/08/2006, 00:01
Comprei uma caixa da S10 2003:concordo: , com mangueiras e pitman por 330,00lt$. Achei um preço relativamente justo:pensativo: , pelo ano da caixa:roll: .
Normalmente a caixa do Opala hidraulica pagaria uns 120 a 150 conto. Já com a bomba, mangueiras, reservatorio, mais uns 100conto. Então depende da escolha da caixa... Mas entre a do Opala e da S10, iria de S10, pq pelo menos acha coisa muuuito nova:concordo:
[s]
José Augusto
12/08/2006, 00:11
Ae Thiago, bela aquisição ,vai por a caixa antes ou depois dos eixos.
Thiago Rodeghel
12/08/2006, 00:20
Ae Thiago, bela aquisição ,vai por a caixa antes ou depois dos eixos.
Fala José:-D
Finalmente os eixos estão no meca, depois de 3 meses:parede: :parede: :parede:
Acho q vou colocar depois, pq aí já vou ter definido a posição e comprimento das barras, assim q colocar os eixos no lugar já monto a caixa. O pior q ainda não sei o q fazer com o conico q vem no pitman da S10:pensativo: . Pelo jeito vou ter de ver um bracinho da direção original da S10, pra ver o q daria pra fazer:putz:
Parece q quem instalou uma dessas em uma F75 foi o pessoal do Garra4x4, vou perguntar o q fizeram, naquele conico.
[s]
marcelo nunes
20/08/2006, 21:04
A caixa de direção da S10 é o item mecânico que dá mais problema neste carro.
Ela funciona num sistema muito parecido com o dos automóveis mercedes da década de 70. à medida que vc esterça, os braços "rosqueiam" e "desrosqueiam" ( vendo a caixa no carro é mais fácil entender)
Logo começam as folgas, os estalos e ela começa a enroscar. Uma verdadeira porcaria.
Na S10, com índice de quebras pior que a caixa de direção, só o limpador de parabrisa, que quebra as soldas do circuito integrado.
Thiago Rodeghel
20/08/2006, 21:51
Tenho de discordar com isso
Meu pai tem uma Blazer 95, já deu problema de todo jeito, menos nisso, a caixa de direção é excelente.
[s]
José Augusto
20/08/2006, 23:57
Temos Blazer desde 97, está ultima está conosco desde 2001, e desde essa época rodamos com pneus BF AT 31", ou seja maiores e mais largos que os pneus originais, nesse meio tempo trocamos uma série de itens por desgaste ou quebra, o carro passa por revisões constantemente e alinhamento e balanceamento são conferidos a cada 6 meses, já fizemos muitos passeios e trilhas, atravessamos rios acima da altura da roda e lamaçais, além de ser o carro da minha mulher que adora subir na guia e não desvia de buracos. Com tudo isso e apesar dos seus mais de 2000 kg e quase 500 kg mais pesada que as S10 a caixa de direção continua como no dia que compramos nunca nem "rangio" como outras caixas que já tive, para mim é uma das melhores que já ví.
Comprei uma caixa da S10 2003:concordo: , com mangueiras e pitman por 330,00lt$. Achei um preço relativamente justo:pensativo: , pelo ano da caixa:roll: .
Normalmente a caixa do Opala hidraulica pagaria uns 120 a 150 conto. Já com a bomba, mangueiras, reservatorio, mais uns 100conto. Então depende da escolha da caixa... Mas entre a do Opala e da S10, iria de S10, pq pelo menos acha coisa muuuito nova:concordo:
[s]
Thiago, vc consegue arrumar uma dessas pra mim!???
to procurando mas não acho...
abraços
Thiago Rodeghel
22/08/2006, 15:21
Thiago, vc consegue arrumar uma dessas pra mim!???
to procurando mas não acho...
abraços
Dá sim, vou te passar o tel. do lugar onde comprei, aí vc fala que está procurando uma caixa de S10, qdo peguei a minha lá ele me disse q tinha umas 20 caixas dessa lá.
Veja o preço, aí a gente ve um esquema, e posso buscar pra vc.:concordo:
O lugar é Roma Imports
(11)69694222/69461709
Pareceq eles tem MSN: roma_imports@hotmail.com
email: romaimports@terra.com.br
[s]
Esta caixa da S10 sua!! vc tem fotos??? quando gira sentido horário o pitimam se desloca para direita???
Obrigado
O suporte do setor da S10 é o mesmo do opala, em "L"?
philipecoutinho
24/08/2006, 13:48
Após ler esse tópico, surgiu uma pergunta.
Estou planejando montar um jeep para indoor, qual a melhor caixa de marcha ? Quero que gire menos o possível e seja resistente.
LuizCabral
24/08/2006, 14:04
Após ler esse tópico, surgiu uma pergunta.
Estou planejando montar um jeep para indoor, qual a melhor caixa de marcha ? Quero que gire menos o possível e seja resistente.
Fala philipe!
Rapaz, a melhor caixa é a da C-10 (3 marchas).
LuizCabral
24/08/2006, 14:37
Vou encostar meu Jeep segunda-feira para instalar o kit de molas da Band e aproveitar a parada para trocar a caixa de direção q já tá com férias. Estou em duvida entre:
Para usar pneus 265 ou os 15" que vc citou, eu aconselho a DH do opala.
Para usar os pneus 35" nem sonhe em botar direção mecânica, pq vc nao aguenta.
Vai de DH de opala mesmo. É forte, robusta, facil de achar e relativamente barata.
[]'s
Thiago Rodeghel
24/08/2006, 15:35
Esta caixa da S10 sua!! vc tem fotos??? quando gira sentido horário o pitimam se desloca para direita???
Obrigado
Fotos da caixa da S10 2.8Td 2003
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=56778&d=1151757089
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=56779&d=1151757109
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=56780&d=1151757140
[s]
Fotos da caixa da S10 2.8Td 2003
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=56778&d=1151757089
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=56779&d=1151757109
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=56780&d=1151757140
[s]
Thiago,
tem como postar as fotos do suporte da cixa (parte onde se parafusa no chassis)?
Valeu!
marcelo nunes
26/08/2006, 00:54
Eu já tive sete Blazers e S10. Em cinco delas a caixa de direção estragou.
Em duas ainda na garantia e sempre o mesmíssimo defeito.
A campeã foi uma Blazer 96, quatro caixas de direção em quatro anos.
marcelo nunes
26/08/2006, 00:56
Detalhe, todos os carros eram de uso urbano e em estradas.
O que causa as quebras é a buraqueira das cidades, o projeto nitidamente deficiente e o peso do carro.
caramba!
estou com uma caixa de S10 em vista pra comprar para meu engesão.
E agora? Comprar ou não comprar?
Thiago Rodeghel
27/08/2006, 20:24
caramba!
estou com uma caixa de S10 em vista pra comprar para meu engesão.
E agora? Comprar ou não comprar?
Vou ver se consigo tirar uma foto, da fixação, é parecida com a do Opala, eu já vi em F75 e ficou show a adaptação:palmas:
[s]
philipecoutinho
28/08/2006, 13:47
Falando em caixa de direção,
eu tenho notado algumas pessoas que correm indoor elas estão adaptando a caixa para dar apenas meia volta e o pneu fazer todo o "jogo". Me falaram que é apenas alongar uma peça da caixa que isso dá certo. Porém o carro que eu vi, um troller de um jipeiro amigo nosso aqui, ele estava correndo em um indoor e simplesmente a barra da direção quebrou e ele passou direto na curva. Resultado, bateu o carro e ele se machucou muito.
A minha pergunta é, este tipo de adaptação é aconselhável mesmo ou é muito risco para pouco benefício?
Minha dúvida persiste: a caixa da S10 aguenta um engesa fase II com pneus 33"?
Thiago Rodeghel
28/08/2006, 17:15
Minha dúvida persiste: a caixa da S10 aguenta um engesa fase II com pneus 33"?
Já vi uma F75 com 33 e um CJ com suspenção estilo Engesa com 33 ou 35, agora naum lembro:pensativo: . Aguenta sim...
Se conseguir, liga no Garra 4x4, fala com o Fonseca eles instalaram em uma F75, e pode até lhe dar uma info mais precisa ainda:concordo:
No meu estou trocando, tô usando 35:concordo: .
[s]
José Augusto
28/08/2006, 18:38
Falando em caixa de direção,
eu tenho notado algumas pessoas que correm indoor elas estão adaptando a caixa para dar apenas meia volta e o pneu fazer todo o "jogo". Me falaram que é apenas alongar uma peça da caixa que isso dá certo. Porém o carro que eu vi, um troller de um jipeiro amigo nosso aqui, ele estava correndo em um indoor e simplesmente a barra da direção quebrou e ele passou direto na curva. Resultado, bateu o carro e ele se machucou muito.
A minha pergunta é, este tipo de adaptação é aconselhável mesmo ou é muito risco para pouco benefício?
Philipe, a tal peça deve ser o pitman, que por ser de ferro fundido tem sua solda problemática, apesar de ser executado por pessoa experiênte com eletrodo certo e seguindo todas as recomendações e mesmo fazendo inspeção por ultra som ou raio X este tipo de peça não é aconselhável fazer isso, acredite já aconteceu comigo, mesmo eu sabendo de tudo isso e tendo a disposição tudo o que era necessário, quiz fazer algo provisório para poder levar o carro de um lado para outro enquanto reformava, mas devido a baixa velocidade não teve maiores consequências foi só o susto mesmo.
Carlos, concordo com o Thiago e não vejo por que não aguentar.
Ricardo recuperg
30/08/2006, 14:36
A caixa do gm ômega hidraulico é usada nos jeep de indoor, você trabalha o braço da saída da caixa e ela fica c/ menos volta, o ruim é que tem que recortar um pouco da grade pois ela fica na ponta do chassis.A do gol é mais frágil mais é bem confiaável e de baixo custo de manutenção.
RogérioNunes
05/10/2006, 19:04
[QUOTE=José Augusto;282428]Philipe, a tal peça deve ser o pitman, que por ser de ferro fundido tem sua solda problemática, apesar de ser executado por pessoa experiênte com eletrodo certo e seguindo todas as recomendações e mesmo fazendo inspeção por ultra som ou raio X este tipo de peça não é aconselhável fazer isso, acredite já aconteceu comigo, mesmo eu sabendo de tudo isso e tendo a disposição tudo o que era necessário, quiz fazer algo provisório para poder levar o carro de um lado para outro enquanto reformava, mas devido a baixa velocidade não teve maiores consequências foi só o susto mesmo.
"Tenho uma F75 com DH do opala por mim instalada a 3 anos,uso motor Q20,pneus 275/80/16 e no pitmam foi soldado o cone para usar pivô da D20 traçada pq os originais não aguentavam.Uso o carro diariamente para trabalho fazendo manutenção de máquinas pesadas em todo tipo de terreno e muita, muita areia nos fins de semana nas pescarias.Já adaptei várias DH e nunca tive problema com quebra de pitmam...Alguma coisa tá errada na sua solda.
José Augusto
06/10/2006, 13:13
Roger, solda em peça de ferro fundido é complicado, existem até métodos de costura mecânica para recuperação de equipamentos em ferro fundido (pois a solda não é aplicável), mas a verdade é que do ponto de vista dos esforços e dependendo do que se pretende, não há como estabelecer um coeficiente de segurança para uma solda desse tipo.
Me corrija se estiver errado, no seu caso vc pegou o pitman, refurou, transpassou o cônico e soldou, certo?
Bem se for isso, a solda está apenas travando o cônico, Ok!.
Dependendo do esforços e como vai funcionar,blz.
Agora imagine, vc cortar a ponta do pitman que vc vai usar porque este tem um cônico invertido ou diferente, aí vc pega outro pitman com o cônico que vc deseja e corta a ponta, depois vc pega e solda o braço que vc vai usar com a ponta que vc acabou de cortar, bem é isso que eu digo, por mais que se faça é apenas questão de tempo a peça quebra e quebra não na solda mas na seção imediatamente fora da solda.
Ronaldo Rolim
06/10/2006, 13:32
Tambem ando a 9 anos com meu bandeirante com o pitman (maverik) soldado, vivo de instalar setor nos jeeps dos outros e até agora nada de problema... Só que prá mim, no meu pouco conhecimento, o pitman é "forjado" e não "fundido"... E aí é outra história para soldar...
Este é um dos primeiros comentários meu por aqui, mas estou adorando poder participar e aprender com vcs. Trabalho na área como disse, vivo disso, me divirto no meu trabalho... A ultima que estou fazendo foi ter visto por aí no site uma caixa de C-10 com a tampa de jeep 3 marchas (coisa antiga) e resolvi fazer uma. Comecei ontem, 5 de outubro e hoje, meio dia agora, a parte da tampa(encima, não na lateral) já está pronta... Agora estou no flange trazeiro, mas uma coisa está me encucando: haveria um acordo (secreto talvez) de cooperação entre willys e GM? Vejamos: O garfo de tráz W deu certo na engrenagem GM. O entalhado GM é do mesmo diametro do rolamento W... Assim não tem graça... Saudações a todos e gostaria que alguem me ensinasse a abrir um tópico sobre o assunto das caixas e a postar as fotos, tirei fotos passo a passo, inclusive do que ia dando errado, ficou bem interessante e divertido. Um abraço.