Conectar

Ver Versão Completa : concentração de peso no cj-5 (cilindro gnv)

jeep4x4podre
09/08/2006, 18:05
Boa tarde pessoal. tenho instalado no jeep dois cilindros de GNV que estão no lugar onde seria o banco traseiro. Conversando com funcionários de uma convertedora, me passaram a informação que é possível instalar um cilindro de 15 m3 na parte traseira embaixo do veículo, como as muitas Zafiras que vemos por aí. Eu poderia tirar um cilindro de 7,5 m3, conforme foto anexa e colocar um de 15 m3 embaixo do carro, perdendo o escapamento (teria que refazê-lo) e duas travessas finas, que seriam também removidas. Em compensação, ganharia espaço no lugar onde seria o banco do passageiro e principalmente mais autonomia. O peso do carro pouco aumentaria, pois pretendo comprar um cilindro de qualidade e mais leve que os convencionais. O grande problema é que a distribuição do peso ficaria muito irregular, concentrando muito peso na parte de trás do veículo, judiando muito dos jumelos, feixe de molas, amortecedores e principalmente chassis. As dúvidas são as seguintes:
É possível reforçar ainda mais toda a estrutura da parte de trás para suportar todo esse peso concentrado em um único ponto ? (em um único espaço seriam mais ou menos 90 Kg a mais, correspondente a dois cilindros de gás - praticamente um em cima do outro, separados apenas pelo assoalho do veículo e não como estão hoje, um do lado do outro).´
Alguém já experimentou colocar um cilindro nessa posição, entre o eixo e o parachoque traseiros ? Sei que muitos colocam na lateral do jipe, embaixo dos estribos.
O carro já está alto, mas compensaria erguer mais um pouquinho para deixar o cilindro um pouco mais alto, evitando que o mesmo sofra impactos em uma trilha ?
Qual é o cilindro de 15 ou 16 m3 mais leve do mercado ?
Bom pessoal é isso. Obrigado pela ajuda. Seguem fotos dos cilindros instalados e da parte traseira do jeep, inclusive com um trabalho de reforço já realizado (necessitando de novos reparos).
Obrigado ! Valeu !

José Augusto
09/08/2006, 18:31
Com os feixes originais mais peso atras não tem problema, agora retirar as travessas em V de reforço para reboque não é legal.
Cilindros em baixo até pode mas a prudência manda colocar alguma proteção contra impactos.
Vc já pensou em cilindros menores, de diâmetro menor, no lugar onde já estão com um banco por cima e outros em baixo do jeep.

jeep4x4podre
09/08/2006, 19:33
Olá José, obrigado por responder. Concordo plenamente com você, tirar as travessas de reforço não é uma boa idéia, acho que vou ter que pensar com o máximo de cuidado se optar colocar o cilindro naquele espaço. Mais peso atrás talvez não seja problema, a dificuldade é concentrar muito peso atrás do eixo traseiro, ou seja, má distribuição, forçando demais o sistema naquele ponto. E é esse meu receio.Talvez mesmo a melhor solução seja substituir o de 7,5 m3 por um de 15 m3, colocando-o no mesmo lugar. Aí perderia de vez o compartimento traseiro. Eu ainda vou aumentar a autonomia do carro, a dúvida realmente é o melhor lugar para instalar o cilindro.
Eu já vi alguns protetores tipo "protetor de carter" em alguns CJ's, inclusive atrás. É outra coisa para pensar se for instalar o cilindro naquele cubículo. Eu penso apenas em limitar o número de cilindros em dois, pois são itens pesados. Uma capacidade de 30 ou 31 m3 já é o suficiente para longas distâncias com economia. Quem sabe consigo ir até Curitiba no GNV, abasteço por lá e chego em Floripa apenas no gás ? Só espero que o preço do combustível não suba muito, senão vou ter que comprar um jegue.
Um abraço !

Ronaldo Petri
10/08/2006, 00:21
Eu também não acho legal tirar as travessas, e nos carros que são colocados os cilindros embaixo, pelo que eu saiba, é necessário cortar o lugar onde fica o estepe, particularmente eu não teria coragem de cortar meu carro...rs. Acho que a melhor coisa ainda é sacrificar a caçamba colocando um de 15m3, no meu caso como não faço questão do espaço eu instalei o cilindro no meio, do jeep, ou seja, logo atras dos bancos, deixando a viatura bem equilibrada, mas sobrando apenas os paralamas para quem quiser se arriscar e sentar.

Thiago Pinto
10/08/2006, 07:43
Tenho na minha viatura dois cilindros de 7,5 e gostaria de saber com os amigos qual autonomia das suas viaturas com o GNV, lembrando que o meu CJ esta com o motor 4cc original e cambio 4 marchas.....e esta fazendo uma media de 8 KM na cidade.

AMIGO DO JEEP POBRE COLOCA UM CILINDRO DE 21 NO SEU JEEP QUE VC VAI FICAR FELIZ....

extraterreno
10/08/2006, 07:55
Eu tenho um CJ-3A com dois cilindros de 7,5 instalados em baixo do banco traseiro da NAVE e mesmo assim tenho o banco para duas pessoas instalado. A diferença é que o banco ficou 5 cm mais alto que o normal.
Quanto a autonomia, minha NAVE tem motor de opala 4cc com câmbio 3 marchas original, faz 8,5km/m3 na cidade. Bom né? GNV é um sonho, utilizo no meu celta também a mais de uma ano e pasmem no celta faz 14,5km/m3 na cidade... O magavilha!

Santoro
10/08/2006, 11:58
tenho no meu cj tb , instalado no msm lugar q o companheiro ai de cima , tb fiz um banco encima . a minha autonomia e de uns 130 , 150 km , dependendo do pé e o trecho quando fui instalar , pensei tb em botar embaixo do carro , eu ia colocar da seguinte maneira , ia por 2 de 7.5 , um em cada lateral ali onde vai preso o estribo , eles cabem ali certinho , so teria q retirar o estribo e fazer um outro , pq n bota ai ? como tenho calços de 2 " no carro , ele ja e um pouco alto , os cilindros ficariam numa boa ali , depois eu iria fazer uma proteção pros tanques contra pedras etc . so n botei nesse ponto , pq estou com as travessas da carroceria meio podres , e como seria um dos pontos de apoio do cilindro resolvi n botar , tb penso em botar mais algum cilincro um dia pra aumentar um pouco mais a altonomia ,mas num futuro msm vou colocar um ap , deve ficar mais economico , um ap a alcool rodando no gnv , acho q o consumo seria mais interessante para um carro de uso diario . esse fds q passou , fz uma trilha aki no rj , serra da bocaina , e fui no gnv numa boa , so n usei gnv na trilha pq ela tava meio complicada , mas n tive problema s, inclusive atravessei um rio sem grandes complicaçoes .

jeep4x4podre
12/08/2006, 16:29
olá pessoal, fui atrás do cilindro em duas instaladoras de kit's gnv aqui em SP. A primeira foi a Anchieta Gás que cobrou um preço absurdo por um cilindro de 16m3 da cilbras (R$ 1.320,00), sem considerar o meu de 7,5m3 da Polipac. A outra convertedora estava fechada, acho que cheguei por lá meio tarde. O pior não é isso, pude constatar que o suporte do jumelo traseiro estourou na solda com o chassis, mesmo depois de ter feito um trabalho de reforço. Na foto 2 dá para perceber um pouco o tamanho do estrago. Como fazer para consertar ? Comprar uma chapa grossa, dobrar em "u" e soldar por cima da chapa original ?
PS.: acho que vou perder um pouco mais de espaço na parte traseira e colocar um Faber de 70l. Embaixo vai ser complicado, mesmo porque com reforço ainda arrebenta tudo... Com os dois cilindros o jeep irá carregar a mais 120 Kg aproximadamente.
Abraços e obrigado !

Caiogaucho
12/08/2006, 21:02
Essa foi a forma de colocar um de 25m³. Os feixes de molas foram alterados (Silverado)

Thiago Pinto
14/08/2006, 06:56
Jeep 4x4 pobre

Eu tenho um cilindro de 14 metros e troco com 2 cilindro de 7,5
Se tiver interesse, entre em contato.

Duende Jipeiro
16/08/2006, 11:36
Eu tenho um CJ-3A com dois cilindros de 7,5 instalados em baixo do banco traseiro da NAVE e mesmo assim tenho o banco para duas pessoas instalado. A diferença é que o banco ficou 5 cm mais alto que o normal.
Quanto a autonomia, minha NAVE tem motor de opala 4cc com câmbio 3 marchas original, faz 8,5km/m3 na cidade. Bom né? GNV é um sonho, utilizo no meu celta também a mais de uma ano e pasmem no celta faz 14,5km/m3 na cidade... O magavilha!
Vc disse que colocou dois tanques de 7,5 atrás e o banco traseiro subiu 5 cm. Será que se eu por um de 15 ele vai subir só isso mesmo?
Aliás, a relação custoxbenefício val e à pena nesse caso? Pois vc acaba perdendo um pouco de potência quando se usa GNV né...

Santoro
16/08/2006, 13:11
duende , cilindro de 15 nunca vi , de 16 q vc esta falando ne ? com o de 16 n da pra vc botar um banco n , pq ele vai ficar muito acima da caixa de rodas , há n ser q vc faça um banco so pra crianças rsrs , bom , pro meu uso compensa o gnv , so tenho o cj como carro , moro em vargem grande e trabalho no jacare no rj , sao quase 100 km , ida e volta , vora q tenho faculdade no centro tb etc, ta certo q praticamente todo dia eu abasteço no gnv , mas na gasolina estaria fazendo isso tb . a diferença e q agora gasto no maximo 17 reais contra os 70 reais q gastava abastecendo no posto , eu completava o tanque de 2 em 2 dias quase . perder potencia , bem , perde sim , mas como meu cj n e carro de corrida e ando so a 70 , 80 , ta bom , quando preciso de umapotencia extra jogo pra gasolina , tem q acostumar com carro a gnv , vc n pode pisar e esperar q ele responda na hora , tem q ir dosando a aceleração , apanhei um pouco assim q instalei , pois estava uma merda o carro , sem força e gastando muito , eu mal rodava 80 km com 2 cilindros de 7,5 , hj em dia eu rodo quase 150 km sao quase 10 km por m³.

a melhor configuração se vc quer usar banco e botar gnv , e botar 2 cilindros de 7.5 na caçamba e fazer o banco por cima , fica muito bom , uso e recomendo .

Duende Jipeiro
16/08/2006, 13:50
duende , cilindro de 15 nunca vi , de 16 q vc esta falando ne ? com o de 16 n da pra vc botar um banco n , pq ele vai ficar muito acima da caixa de rodas , há n ser q vc faça um banco so pra crianças rsrs , bom , pro meu uso compensa o gnv , so tenho o cj como carro , moro em vargem grande e trabalho no jacare no rj , sao quase 100 km , ida e volta , vora q tenho faculdade no centro tb etc, ta certo q praticamente todo dia eu abasteço no gnv , mas na gasolina estaria fazendo isso tb . a diferença e q agora gasto no maximo 17 reais contra os 70 reais q gastava abastecendo no posto , eu completava o tanque de 2 em 2 dias quase . perder potencia , bem , perde sim , mas como meu cj n e carro de corrida e ando so a 70 , 80 , ta bom , quando preciso de umapotencia extra jogo pra gasolina , tem q acostumar com carro a gnv , vc n pode pisar e esperar q ele responda na hora , tem q ir dosando a aceleração , apanhei um pouco assim q instalei , pois estava uma merda o carro , sem força e gastando muito , eu mal rodava 80 km com 2 cilindros de 7,5 , hj em dia eu rodo quase 150 km sao quase 10 km por m³.

a melhor configuração se vc quer usar banco e botar gnv , e botar 2 cilindros de 7.5 na caçamba e fazer o banco por cima , fica muito bom , uso e recomendo .
Vc costuma abastecer quanto de gás e quanto fica?

Desculpa a pergunta débil, mas é pq não tenho nenhuma experiência com GNV...

Santoro
16/08/2006, 13:55
po cara , depende do preço ne rsrs , aki o gas ta na faixa de 1,13 por ai , alguns lugares mais baratos , d auma media de 15 reais , um pouko mais , n passa de 18 reais isso e fato .

jeep4x4podre
23/08/2006, 09:08
Olá Thiago, você ainda tem interesse em trocar um cilindro de 14 por 2 de 7,5 m3 ? Estou estudando diversas possibilidades de aumentar a autonomia do jipe, por favor, me manda as especificações técnicas do cilindro (marca, peso, dimensões), dependendo, podemos fazer um rolo (tenho um de 7,5m3 que podemos negociar).
Obrigado.
Rodrigo
CJ-5 1965 - jeep4x4podre - desmontando mas andando

Duende Jipeiro
23/08/2006, 09:59
Alguém aí saberia me dizer quanto pesa um cilindro de 7,5m³ e outro de 16m³ ambos cheios e vazios??:pensativo:

Desde já agradecido...:razz:

Thiago Pinto
23/08/2006, 14:45
Jeep 4x4 pobre

O peso do cilindro é da MAT de 57 kg comprimento de 90 cm se quiser posso fazer um rolo com vc.......

Thiago Pinto
23/08/2006, 14:47
Duende Jipeiro

cilindro de 7,5 - +- 40 kg
cilindro de 16 - 68 kg

Duende Jipeiro
23/08/2006, 18:42
Jeep 4x4 pobre

O peso do cilindro é da MAT de 57 kg comprimento de 90 cm se quiser posso fazer um rolo com vc.......

Ah não, " jeep 4x4 pobre" foi sacanagem, hhehehehehehehe...:lol:
Brincadeira!!

Duende Jipeiro
23/08/2006, 18:45
Cara, valeu hein!!

Mas putz, que merda!! Um tem menos capacidade mas é mais fácil de acomodar no jeep e fica pesado pra usar dois, o outro tem mais capacidade só que é dfícil de acomodar porém, fica mais leve...:| Que sinuca de bico!!

Bem, vou ter que pensar no que vou fazer, já que quero economizar gasosa.:roll:

Valeu cara!!:concordo:

Zepi
23/08/2006, 20:46
Olá amigos!

Estou espantado com o relato dos colegas quanto ao consumo,pois tenho uma rural,que é bem mais pesada que um cj,com um motor willys 6cc e mesmo com o velocimetro marcando menos a média é 8~8,5km/m3 na cidade!
Como que vcs fazem a mesma coisa com um 4cc no jipe?
E quanto a perda de potência é como o Santoro falou demora um pouco mais a resposta,mas no 3000 é pouquíssima diferença.Vai muito da regulagem também,da elétrica(ignição)...eu apanhei muito...

jeep4x4podre
23/08/2006, 20:56
Aí Duende,

Estou numa pesquisa nervosa atrás de cilindros e acho que você poderia instalar no seu jipe dois cilindros de 10m3 da Cilbrás (White Martins). Os figuras lançaram uma linha mais leve, se não me engano chama "light". O diâmetro deles são um pouco maiores do que os de 7,5m3, ou seja, talvez você consiga adaptar um banco traseiro, sem judiar demais dos zequinhas que vão atrás. Um companheiro jipeiro instalou dois de 7,5 m3 atrás e não perdeu o banco. Pra vc ter uma idéia, um cilindro desse nova linha de 10 m3 pesa aproximadamente 34 kg ou 38 kg, ou seja, maior capacidade com menos peso pro seu jipe arrastar. Muitos também colocam os cilindros embaixo dos estribos, mas não tenho idéia se isso pode causar algum problema em trilhas pesadas. Vai aí a pergunta para quem fez isso e costuma "esmerilhar" o jipe nos atoleiros por aí. Um abraço !
Rodrigo

Jeep 4x4 podre ou pobre, vai de cada um...

PS.: só tem um problema: por serem mais leves, são mais caros...

Thiago Pinto
24/08/2006, 07:32
Pessoal,

Tenho facilidade de arrumar cilindro de qualquer capacidade, pois tenho um amigo que tem uma convertedora e o mesmo trabalha com cilindro novos e usados....ambos com certificado e sem rolo.( Se alguem quiser fazer um rolo, eu falo com ele).

Thiago Pinto
24/08/2006, 07:38
Olá amigos!

Estou espantado com o relato dos colegas quanto ao consumo,pois tenho uma rural,que é bem mais pesada que um cj,com um motor willys 6cc e mesmo com o velocimetro marcando menos a média é 8~8,5km/m3 na cidade!
Como que vcs fazem a mesma coisa com um 4cc no jipe?
E quanto a perda de potência é como o Santoro falou demora um pouco mais a resposta,mas no 3000 é pouquíssima diferença.Vai muito da regulagem também,da elétrica(ignição)...eu apanhei muito...
Zepi

Realmente eu gostaria que o meu Jeep fizesse um pouco mas no GNV na cidade,........ não consigo porque ele esta com o alternador de 35 amperes e no ponto original.......como todos devem saber o carro a GNV tem que trabalhar um pouco adiantado.....como o meu esta com esse alternandor a bateria fica muito fraca e se eu adiantar uns 5 graus ele não pega na partida..........mas depois de um tranco ele faz em media 10 km/m3

Duende Jipeiro
24/08/2006, 07:53
Desculpe thiago mas agora vou fazer uma pergunta de leigo...

O que vem a ser "rolo"?

Duende Jipeiro
24/08/2006, 08:15
Aí Duende,

Estou numa pesquisa nervosa atrás de cilindros e acho que você poderia instalar no seu jipe dois cilindros de 10m3 da Cilbrás (White Martins). Os figuras lançaram uma linha mais leve, se não me engano chama "light". O diâmetro deles são um pouco maiores do que os de 7,5m3, ou seja, talvez você consiga adaptar um banco traseiro, sem judiar demais dos zequinhas que vão atrás. Um companheiro jipeiro instalou dois de 7,5 m3 atrás e não perdeu o banco. Pra vc ter uma idéia, um cilindro desse nova linha de 10 m3 pesa aproximadamente 34 kg ou 38 kg, ou seja, maior capacidade com menos peso pro seu jipe arrastar. Muitos também colocam os cilindros embaixo dos estribos, mas não tenho idéia se isso pode causar algum problema em trilhas pesadas. Vai aí a pergunta para quem fez isso e costuma "esmerilhar" o jipe nos atoleiros por aí. Um abraço !
Rodrigo

Jeep 4x4 podre ou pobre, vai de cada um...

PS.: só tem um problema: por serem mais leves, são mais caros...

Puxa, muito obrigado jeep4x4podre!!:dance:

Eu já tinha ouvido falar desses cilindros da White Martins, mas pensei que eram protótipos ainda.:???:
É, eu vi um cara aí que instalou dois de 7,5m³ e colocou banco por cima deles, o que elevou só 5cm.
Mas minha nossa:shock: , do que esses cilindros são feitos para serem tão leves? Plástico? Hehehehe...:lol:
É, já li sobre alguns jeepeiros que colocam os cilindros embaixo dos estribos, mas será que isso tem algum problema com fiscalização, polícia ou sei lá o que?:pensativo: Em relação a danificar nas trilhas, não será meu problema já que eu não vou fazer trilhas, apesar de eu ainda não ter descartado a idéia 8-) , meu jeep provavelmente será de passeio no final de semana.

Sobre eles serem mais caros, eu já imaginava isso, afinal de contas tecnologia de ponta não é barata...:discordo:
Mas mesmo assim, muito obrigado!!

jeep4x4podre
24/08/2006, 08:22
Olá Thiago,

Será que seu amigo tem um cilindro faber-papaiz 390 75L ou 83L para vender ? Ou se tiver um cilbrás desse modelo novo de 10m3, tá valendo. Procuro os cilindros mais leves do mercado. Se você puder entrar em contato com ele, eu agradeço.
Valeu !
Rodrigo

Duende Jipeiro
24/08/2006, 08:51
Olá Thiago,

Será que seu amigo tem um cilindro faber-papaiz 390 75L ou 83L para vender ? Ou se tiver um cilbrás desse modelo novo de 10m3, tá valendo. Procuro os cilindros mais leves do mercado. Se você puder entrar em contato com ele, eu agradeço.
Valeu !
Rodrigo

Faço minhas as palavras do Rodrigo!!
Hehehehe...

Thiago Pinto
24/08/2006, 09:17
Desculpe thiago mas agora vou fazer uma pergunta de leigo...

O que vem a ser "rolo"?
Rolo que eu quis dizer é trocar o cilindro que vc tem com outro e voltar uma diferença............coisa desse tipo.

Thiago Pinto
24/08/2006, 09:20
Olá Thiago,

Valeu !
Rodrigo
Amanha eu vou la loja dele.......aproveito e pergunto se ele tem esses cilindros........pelo pouco q entendo de GNV o cilindro que vcs estão querendo acho que é de 21 metros.

Duende Jipeiro
24/08/2006, 10:02
Rolo que eu quis dizer é trocar o cilindro que vc tem com outro e voltar uma diferença............coisa desse tipo.

Ahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahu!! :parede:

Eu pensei que fosse algum termo técnico...

Zepi
25/08/2006, 01:46
Sei já está um pouco fora do assunto,mas alguém já ouviu falar de um sistema gnv multiponto?Com os bicos diretamente no coletor bem próximo da câmara de combustão?Tenho vontade de pegar um coletor pra fazer um teste,já que o meu coletor é idividual para cada cilindro.Colocar em cada tubulação de admissão uma válvula reguladora de fluxo de gnv,conseguindo assim uma mistura mais homogenêa entre os cilindros.

Abra a todos!

Rafa
25/08/2006, 08:41
Eu não entendi foi esse esquema de colocar embaixo da carroceria.
Eu tenho dois cilindros de 7,5 embaixo do banco traseiro, e como tô gostando pacas da economia, tô pensando em aumentar a autonomia.
O esquema que citaram foi de colocar embaixo da carroceria na parte traseira? Tem umas travessas em 'v' no chassi, tiraria esta travessa? E pelo que medi a olho, ao menos no meu creio que não cabe um cilindro de 7,5.

Ps:Quanto a colocar debaixo dos estribos laterais, quando fui homologar o meu, o homologador me disse que não era aprovada tal instalação.

Thiago Pinto
25/08/2006, 11:22
Pessoal,

Todos que tiverem GNV na viatura, favor informar o motor, relação ....e principalmente quanto faz por KM/M3 só assim vamos saber se todas as viaturas estão bem reguladas.

Duende Jipeiro
25/08/2006, 11:26
Pessoal,

Todos que tiverem GNV na viatura, favor informar o motor, relação ....e principalmente quanto faz por KM/M3 só assim vamos saber se todas as viaturas estão bem reguladas.

X2

Vamos lá galera coloquem as informações citadas pelo Thiago

Santoro
25/08/2006, 16:24
Entoces , vamo la :
Motor : ohc 4cc
caixa :4 marchas
ponto: 12º
cilindros 2 de 7,5
autonomia: +- 140 km

jeep4x4podre
25/08/2006, 21:41
Aí pessoal,

To vendo que esse tópico ta ficando nervoso ! Rafa, é o seguinte: imaginei colocar um cilindro de 15m3 (ou 16, sei lá) de uma maneira que ficasse parecido com muitas Zafiras que vemos por aí. O problema é que a grande maioria das convertedoras não instalam cilindros nessa região, talvez porque ninguém ainda fez isso, talvez porque o investimento seja caro e a fixação não deve ser tão legal quanto em um outro lugar do carro, como embaixo do estribo, por exemplo. Eu ainda acredito que dê para colocar alguma coisa lá atrás, mas precisamos pensar em muitas coisas: será que vale a pena mandar para o espaço aquelas travessas que fazem parte do conjunto do engate ? No meu caso, além de abrir mão dessas travessas, ainda teria que mudar o escapamento, cujo silencioso está bem no lugar onde deveria ser o cilindro (a foto 4 na página inicial dá uma idéia do que estou falando). Pelo que disse o cara de uma das convertedoras, seria possível instalar um cilindro, prendendo o suporte naquelas travessas em “V” (não sei se posso chamar aquilo também de longarina... que fazem parte do chassi), mas acredito que a fixação não ficaria legal, fora que em trilhas pesadas, o risco do cilindro se desprender seria maior. Todos afirmaram (e visualmente falando eu acredito) que não cabe um cilindro de 7,5m3 naquele lugar por causa do comprimento, teria que ser um cilindro “gordinho” mesmo, tipo o 63L da Faber, que além de tudo tem a vantagem de ser mais leve. Não sei até que ponto também o peso concentrado naquele lugar seria prejudicial ao jipe, afinal os jumelos que eu tenho instalados no carro + o peso proporcionado pelos cilindros fizeram com que as longarinas do chassi estourassem no lugar onde são fixados os suportes dos jumelos, o que dá uma dor no coração tremenda (no bolso também). Se for possível colocar ali, vai ter que fazer um p... estudo, pra não se prejudicar depois.
Aí Zepi, eu nunca ouvi falar nisso não. Falando com uma convertedora aqui em SP, o cara me disse que eu poderia colocar um variador de avanço (não coloquei na época pois os instaladores do kit afirmavam que não adiantava muito esse elemento para carros carburados) de última geração e ainda se quisesse, um gerenciamento eletrônico de gás, DESDE que tivesse instalado uma sonda lâmbda no escapamento (o que curiosamente eu tenho, embora o jipe seja carburado). Vou colocar esse tal de variador, mas vou deixar a eletrônica pois acho que ela de pouco adiantaria para otimizar o consumo.
Pessoal, é isso. Depois tenho novidades com relação aos cilindros, pra quem quiser economizar. Um abraço a todos !

Thiago Pinto
28/08/2006, 07:21
Santoro,

Só faltou vc dizer se ele faz isso na cidade ou na estrada.

Minha viatura esta com a configuração identica com a sua e não consigo fazer a 70 km com um cilindro de 7,5....tenho q verificar.

Motor : ohc 4cc
caixa :4 marchas
ponto: ????????????
cilindros 1 de 7,5
autonomia: +- 55 km

Rafa
28/08/2006, 08:18
Eu dei uma olhada esse final de semana, e me parece que ali no lugar do silencioso cabe cilindro de 7,5. Vou medir direito e confirmar.

Motor: OHC 4cc
Câmbio: 4 marchas
Ponto: Não faço idéia
Cilindros: 2 de 7,5
Autonomia: 110/120 km(Mas isso porque tinha platinado eu coloquei ignição e ainda falta dar uma regulada nele)

Santoro
29/08/2006, 11:07
Thiago , faço isso na cidade andando com o pe embaixo , 80 , 90 , n estrada por incrivel q parece n consegui saber ao certo ainda hehehe , sempre e viajo encho e esqueço de anotar ou estou atrasado noi comboio igual a ultima vez , ai n da pra medir , pois ando acima da velocidade de cruzeiro (80, 90 )ali embaixo da travessa em V , acho q n cabe n , quando fui instalar , eu olhei , deitei embaixo do carro e medi , n cabe n . o melhor lugar pra por embaixo e na lateral , onde ficam os erstribos , vc tira eles poem o cilindro e faz o estribo ali , aproveita q vai fazer o estribo faz tipo uma gaiola pro gnv , pra n bater em nada em trilhas , mas conversando com o pessoal da convertedora , eles dizem q o clindro aguenta tiro de ar15, mas n custa proteger ne . outra coisa , quero saber sobre esse variador de avanço tb , quando fui instalar no meu , falaram q n tinha ,porem tenho um conhecido q tem uma parati q tem essze regulador , e me disse a msm coisa , q preciso por uma sonda lambda pra poder fazer funcionar . Outra dica pra vcs . verifiquem se o regulador de vcs esta ligado a agua quente ou possui alguma resistencia pra manter o gnv aquecido em baixas temperaturas . outra dica q eu fiz no meu . o meu carro no gnv , fica mais bobo se eu deixo a entrada de ar aberta (afogador) por issoeu fiz um esquema com um capo de acelerador de mão pra quando eu usar gnv eu fechar um pouco a entrada de ar , com isso ele n perde retomada nem força , experimentem fazer isso .

Quanto ao esquema q o amigo falou ai , sobre multiponto em gnv , ja andei vendo isso tb , a magneti marelli desenvolveu um sistema assim , so q eh muito caro ainda , funciona exatamente como o amigo acima descreveu , e um ponto de gnv pra cada camara de combustão .

para completar a lista , vamos ver as velas q estamos usando e quanto de abertura estamos usando tb .

Eu to usando velas da bosch 1 grau mais fria q a original , e usando GAP de 1" .

Outra dica , bobida , estou usando a bobina do santana 2000 , akela quadradinha , essa danada da 40.000v nem se compara com a orginal , mas so da pra ser usada por quem tem ignição eletronica , pois pela força e o tamanho da centelha q ela gera , acho q derrete o platinado .

Outra pergunta, como vcs regulam seus carros ? vcs msm ou levam pra regular ? aki eu msm mexo .como faço aki :
travo a aceleração em 3mil giros ( tenho acelerador de mão )e vou mexendo na valvula , fecho ela toda , a medida q vc vai abrindo vc vai ver o motor ganhando força , vc consegue sentir nitidamente isso , chega um momento q n va adiantar mais abrir , vc vai sentir o motor meio embolado com a mistura saca , ai vc volta um pouco .To gostando do topico , vamo ve se mais gente contribui com ele pra melhorarmos nossas viaturas no gnv .
n tenho nada do q reclamar , ater penso em quando fizer uma lanternagem no cj ate o fim do ano , botar mais 2 cilindros na lateral pra aumentar a autonomia dele .

Thiago Pinto
29/08/2006, 16:13
Santoro,

Sua viatura fazendo 10km/metro esta nota 10........a unica coisa que o meu não tem é aquecimento no redutor..........
Esse negocio não chama regulador, e sim motor de passo para regulagem automatica da saida do redutor para o motor....só não sei se só colocar a sonda lambda vai funcionar....sera que o modulo da injeção não manda nenhum sinal para ela????????????

Zepi
30/08/2006, 20:07
Amigo Santoro;

Se dois confirmam uma historia ela começa a virar verdadeira...hahaha!
A questão agora é:quais são as vantagens desse sistema.Podem até parecer óbvias,mas não dá pra se baser só no comportamento da gasolina....
Imagino eu que nos caros injetados deve dar muita diferença,pois a injeção de gás é quase lá no filtro...

Beleza...

Santoro
31/08/2006, 09:36
POis eh , hehehe quando mais de 2 contam deixa de ser boato hehehe , tb nunca vi , foi o q me falaram . acredito q em carros injetados deve haver melhora e uma melhora significativa , ja q vc msm disse , nos injetados o mesclador fica laaaa longe do coletor ,

ja pensei em fazer o seguinte aki , como eu tive q furar meu carburador pra por o gnv , pq senaum ficava uma merda , tava pensando em fazer algo tipo com 4 bicos injetores menores na base do carburador saca , pro gas ficar mais homogeneo dentro do coletor , n sei se isso funcionaria ou n . apenas uma viagem hehehe .
Uma pergunta q eh importante , vcs q instalaram o gnv , furaram o carburador ou colocaram mesclador ? pergunto pq o meu quando estava com o mesclador , ficava uma merda , mais o gas ela liberado laaa encima do carburador , ate chegar onde devia perdia gas , causando cheio de gas dentro do carro e perdendo potencia , ja q todo gas n era queimado . depois q eu furei , melhorou muito .

Queria saber mais sobre esse variador de avanço pra carros carburados , uns dizem q tem , outros dizem q n tem . tenho um conhyecido com uma parati q tem , pedi o endereço do mecanico q mexeu no carro dele pra poder levar o meu pra dar uma olhada ...
isso ae gente o topico ta interessante hehehe vamo contribuir mais .

Thiago Pinto
31/08/2006, 14:49
Santoro

Variador de avanço todos os carros carburados tem....é aquela mangueira que liga no distribuidor....agora um variados especifico para GNV/Carburado...acho impossivel de existir....pois não teria na onde ligar.
Já que vc quer furar a base do carburador, porque não fura o pé do coletor de admissão.....se der certo, vai funcionar como a injeção 4 bicos. ( Lembrendo que os carros carburados os furos são no carburador porque é o melhor local que tem queda de pressão com a velocidade do ar que passa.

Zepi
31/08/2006, 19:33
Desde o início mencionei em furar direto no coletor...só que com uma daquelas pequenas vávulas pra cada cilindro.Pelo menos no 6cc há uma diferença na mistura dos cilindros em função da diferença de distância do carburador até cada cilindro,de forma que o terceiro e quarto cilindro por terem uma tubulação mais curta até o carburador recebem uma mistura mais rica.(acho que é isso).Nesse caso vc poderia controlar e deixar mais homogênia a mistura entre eles.Acredito que essa é uma das intenções do mpfi....

Abraços.

Duende Jipeiro
01/09/2006, 09:09
Ah? Ah?

Tô viajando...:parede:

Thiago Pinto
01/09/2006, 09:57
Zepi,

Se for realmente tentar fazer esse esquema de furar o coletor, não se esqueça de fazer um chanfro na ponta do injetor....senão a viatura não vai pegar...

Zepi
03/09/2006, 09:25
Beleza Thiago!Concordo....
Com certeza deve se fazer o chanfro,como o que já tem no sistema comum.
Agora mesmo estou assistindo aquele programa autoesporte e mostrou o Pálio "tetrafuel" que no sistema de gás tem quatro injetores com reguladores só não consegui ver se iam direto para o pé do coletor...

Abraços

Thiago Pinto
06/09/2006, 10:28
Outra dica pra vcs . verifiquem se o regulador de vcs esta ligado a agua quente ou possui alguma resistencia pra manter o gnv aquecido em baixas temperaturas .

Santoro,

A configuração da sua viatura é igual a da minha, só preciso saber como foi ligado o aquecimento.......a mangueira que sai da bomba é vai para o coletor é muito grossa para ligar no redutor.......se possivel coloque uma foto para eu ver como foi feito no seu.
Esse esquema de puxa o afogador para ele ficar melhor, o meu tinha esse probleminha....e foi resolvido colocando o bico injetor de 12.

Santoro
06/09/2006, 11:39
thiago , realmente a mangueira e muito maior , eu fiz uma redução pra medida do regulador . existe dessas junçoes prontas , mas sao grandes , normalmente sao T´s a minha eu pedi pro meu torneiro fazer pq n estava achando nenhuma na medida exata . eu estou usando o bico de 14 , usei o de 12 por um tempo , mas estava achando o carro preso , alem do q estava consumindo mais . talvez possa ser isso tb , ja experimentou comparar as duas ? como esta a regulagem do carro no gnv , digo a quantidade de gas q vc leva ao motor . aki minha regulagem e a seguinte . quando vc abre o regulador , existe 2 pontos onde o motor ganha mais força , tipo 2 estagios , eu deixo ele 2/4 abaixo do ultimo estagio . n sei se deu pra entender hehehe eu n entendi kkk qlq coisa e so perguntar . minha makina esta em casa , mas posso tirar umas fotos depois

Thiago Pinto
06/09/2006, 13:59
thiago , realmente a mangueira e muito maior , eu fiz uma redução pra medida do regulador .

Essa tal T de redução eu tenho varios, o negocio e a agua querer passar por um caminho mais complicado.....por sair e voltar para a mesma mangueira

1 - Como esta no meu Jeep hj e não atrapalha a circulação de agua no coletor e tbm não esquenta o redutor rsrsrrss

2 - Imagino que é como o seu esta, acho que diminui e muito a circulação de agua.

Tentei colocar um arquivo de como esta...mas acho q não muito certo não.

Santoro
06/09/2006, 15:28
thiago aki ta ligado assim . da mangueira q sai do radiador (encima) cortei ali e botei um T dai ligo na entrada do regulador ( ja q a agua q sai do motor sai mais quente ) liguei a saida do regulador na outra mangueira mais fina q vai pro coletor . n da pra ligar na msm mangueira pq senaum n vai haver circulação de agua . vou ver se tiro umas fotos esses dias e te mostro como esta .

JeepDennis
10/09/2006, 16:08
Alguém poderia mandar uma foto dos cilindros debaixo do banco traseiro para eu vêr como fica...
Abraço

Thiago Pinto
11/09/2006, 07:29
thiago aki ta ligado assim . da mangueira q sai do radiador (encima) cortei ali e botei um T dai ligo na entrada do regulador ( ja q a agua q sai do motor sai mais quente ) liguei a saida do regulador na outra mangueira mais fina q vai pro coletor . n da pra ligar na msm mangueira pq senaum n vai haver circulação de agua . vou ver se tiro umas fotos esses dias e te mostro como esta .

Santoro

Coloquei no feriado as mangueiras.

Santoro
11/09/2006, 11:28
Isso ai perfeito igual ta aki . ve se melhora alguma coisa . vc deve precisar regular o carro de novo ... putz agora estou com meu carro parado , sexta feira arrbentou o semi eixo traseiro , tava indo viajar , ainda bem q ele n saiu passeando sozinho por ae , deu tempo de parar .... devo ficar alguns dias sem carro ..

Thiago Pinto
11/09/2006, 11:39
Isso ai perfeito igual ta aki . ve se melhora alguma coisa . vc deve precisar regular o carro de novo ... putz agora estou com meu carro parado , sexta feira arrbentou o semi eixo traseiro , tava indo viajar , ainda bem q ele n saiu passeando sozinho por ae , deu tempo de parar .... devo ficar alguns dias sem carro ..

Vamos ver se melhora alguma coisa.........arrebentou o semi eixo porque não deve ser flutuante certo.........o meu tbm não é....mas acho q não é facil quebrar assim como o pessoal fala......sei lá

Santoro
11/09/2006, 12:33
Pois eh , n e flutuante n e nem pretendo botar , n sei se arrebentou o semi-eixo todo ou so o retentor ou rolamentos mas estou levando pra uma ofina aki perto pois n estou com tempo pra mexer vou trocar logo dos 2 lados , rolamentos retentores e o q mais tiver q trocar , vou aproveitar e instalar uma direção nova no carro tb . vamo ve como fica . depois nos matenha informados se melhorou algo no carro ou n .