Ver Versão Completa : Barras anti Axle Wrap
Para que anti-torção na dianteira? E nos dois lados?
Ojaneri,
Por que não colocar na dianteira :?: :roll: :roll:
[s]
Oi Marcelo,
Pq a dianteira não sofre o efeito Axle wrap que ocorre com a traseira.
Pense na arrancada do veiculo, o eixo traseiro tende a ir pra baixo pelo giro do diferencial, com isso poderia descer demais e cair o cardan, e se isso não acontecer, você perde parte da energia que usaria na arrancada nesse movimento. Eu sei disso, pq ja aconteceu comigo, perdi meu cardan traseiro por causa disso (acontece principalmente em sistemas SPOA e com molas arriadas ou macias demais) e so fui descobrir isso quando atolei na areia e notei que so tinha tracao dianteira.
Na frente isso nao ocorre, pois o cardan é invertido em relação ao traseiro, ou seja, pode até ocorrer, mas não causa problemas de soltar o cardan.
Ojaneri,
Sim, conheço esse efeito :lol: e como o jeep também tem tração dianteira, imaginei que seria necessário. :roll: Só não pensei nessa posição do diferencial que impede isso. :P
Mas se der ré, pode escapar o dianteiro da mesma forma que escaparia o traseiro quanto à frente, não? :roll:
[s] querendo entender mais,
Se você andar de ré mais do que anda pra frente, claro, isso pode acontecer sim! :-)
O Axle wrap tambem ocorre pq devido a esforços sucessivos (durante muito tempo) a mola tende a virar um S facilitando o efeito.
[]s
Oi Marcelo,
Pense na arrancada do veiculo, o eixo traseiro tende a ir pra baixo pelo giro do diferencial, com isso poderia descer demais e cair o cardan, e se isso não acontecer, você perde parte da energia que usaria na arrancada nesse movimento. Eu sei disso, pq ja aconteceu comigo, perdi meu cardan traseiro por causa disso (acontece principalmente em sistemas SPOA e com molas arriadas ou macias demais) e so fui descobrir isso quando atolei na areia e notei que so tinha tracao dianteira.
Na frente isso nao ocorre, pois o cardan é invertido em relação ao traseiro, ou seja, pode até ocorrer, mas não causa problemas de soltar o cardan.
Osvaldo... axle wrap tambem ocorre na dianteira sim... a nao ser que vc nao tenha freios :shock:
Luis Assis
19/02/2004, 00:40
Continuando sobre o assunto, encontrei um Link na Internet que fala tudo sobre isso, inclusive quais as soluções ( com ilustrações bem simples ), e qual as vantagens e desvantagens de cada uma das soluções...
O endereço é: http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/
PS:O site é em Ingles, se alguem quiser me ajudar a trazduzir o texto, e transforma-lo num documento para Download, acredito que seria de grande valia para o Fórum, pois nem todo mundo domina Ingles o suficiente para compreender 100% do texto.
[]'s entendendo um pouco mais de Axle Wrap
Gustavo