PDA

Ver Versão Completa : Quais os requisitos para se iniciar nas trilha?



conder
09/08/2006, 12:57
Estou comprando um sportage para pegar trilhas medias.
quais os cuidados e procedimento para começas cair na terra???

Biel França
09/08/2006, 13:45
Conder,

Beleza?

Primera dica é NUNCA, absolutamente nunca vá para a trilha sózinho, chame sempre mais um ou dois carros.

Já que está comprando a viatura agora, seria ideal mandar ela pra uma boa revisão pra dar uma olhada no motor, freios, tração, etc.

Também é bom vc se informar sobre a região onde pretende fazer trilha, para saber do que precisa, ou seja, pneu, guincho, cintas, patescas, anilhas e por ai vai.

Trilha média é muito relativo, tem até um tópico de discução aqui no site mesmo falando em o que o pessoal classifica como leve, média e pesada, talvez fosse legal vc dar uma olhada lá....

Bem vindo ao mundo 4x4!!

Abraços

Gabriel França

Grassmann
09/08/2006, 14:03
1) Nunca vá sozinho
2) Revise adequadamente o carro. Não hesite em trocar todos os óleos do carro (câmbio, cárter, reduzida e diferenciais), filtros, velas, freios, amortecedores, ...
3) Entre em contato com um Jeep Clube da região. Normalmente eles organizam trilhas e passeios.
4) Comece leve, e vá aumentando o grau de dificuldade conforme for ficando mais experiente.

Paulo_CW
09/08/2006, 14:13
Ae "Conder"
Como vc optou por uma Sportage, acho q vc mesmo vai classificar as trilhas como leve, media ou pesada pois aquela q pode ser pesada pra vc... com certeza será considerada média ou leve por outro, tudo depende das limitações de seu carro e sua...
O importante é nunca estar sozinho na trilha, tbm conhecer seu carro e ter em mãos as ferramentas adequandas a uma precisão e sempre manter a manutenção em dia.
Tem muito assunto aqui, sobre tudo onde vc pode aprender muito...

José Augusto
09/08/2006, 15:56
Conder, pré requisito para fazer trilha média e já ter feito trilha leve.

Trilha é igual escada vc até pode subir 2 ou 3 degraus por vez, mas a probabilidade de "tombo" é maior.

O ideal é sempre ir acompanhado com alguem mais experiênte ou no mínimo alguem que já tenha feito a trilha.

Se vc vai fazer trilha média, procure ir em companhia de algum veículo bem preparado, porque merd@ as vezes acontece.

Trilha antes de mais nada é atitude, não tenha vergonha se achar que não dá para passar seja honesto e peça orientação sempre que achar necessidade.

Veículo tem que estar absolutamente em dia, leve bastante água.

Equipamentos, como cinta e anilha são impressindíveis, pá, enxada ou vanka são apreciáveis, toalha e capa de chuva pois as vezes São Pedro ajuda e a brincadeira fica melhor.

conder
09/08/2006, 18:19
Galera depois destas dicas iniciais já estou fazendo um check-list pra ir as compras. depois dos comentários fiquei foi ancioso, não vejo a hora de começar. mas estou aguardando mais sugestoes da galera. Sei que aqui ta cheio de feras.

vcs acham necessario o uso de GPS nessas trilhas???

RegisCandeia
09/08/2006, 20:59
Tem uma coisa que você NÃO DEVE LEVAR, em HIPÓTESE ALGUMA!!!

O stress do dia-a-dia... deixe todo o teu stress na garagem, esqueça as preocupações, e vá para a trilha, leve, média ou pesada, para se divertir. A gente SEMPRE se diverte.

Convide um amigo ou dois, não faça trilha sozinho. Às vezes a gente quebra e fica empenhado por qualquer besteira (eu já fiquei a pé por não ter um pedaço de arame...).

Uma sugestão simples, barata e divertida: compre aqueles radinhos da Motorola. Quebra o maior galho quando a gente está em duas viaturas, andando perto uma da outra. Não precisa ficar gritando na janela...

Também sempre levo, além das ferramentas, uma lanterna, carregador de bateria para o celular, e o meu "kit garoto enxaqueca": Neosaldina, Band-Aid, Dorflex e Engov...

Explico: Neosaldina quando a fumaça do jipe começa a me dar dor de cabeça... Band-Aid porque às vezes a cerveja pega pesado... se eu cair e bater a cabeça, um band-aid pode disfarçar o machucado... Dorflex se o tombo for muito feio, e Engov se a cerveja estiver quente, prá não vomitar nos pés.

:-)

Sergio Rocha
09/08/2006, 21:03
Galera depois destas dicas iniciais já estou fazendo um check-list pra ir as compras. depois dos comentários fiquei foi ancioso, não vejo a hora de começar. mas estou aguardando mais sugestoes da galera. Sei que aqui ta cheio de feras.

vcs acham necessario o uso de GPS nessas trilhas???

Conder

Eu no seu lugar não comprava nenhum equipamento por agora.Primeiro fazia algumas trilhas como zequinha, pra aprender um pouco, e depois ia comprando a medida em que fosse sentindo necessidade.
E nunca vá pra trilha sem pelo menos mais uma viatura.Não de um passo maior que a sua perna que é tombo na certa.

[ ] '

Walter Carlos Brossel
10/08/2006, 13:26
Referendo todas as opniões acima e bem vindo ao mundo $$$ off road!!!
Um acessório básico é a caixa térmica com, no mínimo 12 latinhas de skol...ehehehehehe...
O GPS deixe para depois, quando vc já tiver definido o tipo de trilha que vai fazer, aonde vc vai andar, já tiver preparado totalmente a sua viatura(proteções,pneus,calços de suspensão,snorkel,etc,etc).
Um rádio PX é bem melhor que o talk about (não tem pilha e fala em distâncias maiores), mas aí vc decide.
Um grande abraço.

Biel França
10/08/2006, 14:38
Boa galera..

Primeiro seria interessante ir de zequinha mesmo...

Quanto ao rádio, tenho um talk about e me ajuda muito, além de ser muiiiiito mais barato que um PX ou PY.

O GPS, deixaria pra depois, bem depois, pois o ideal é vc ir para lugares conhecidos no princípio e só depois de uma boa experiência se aventurar em logalidades onde possa precisar de um GPS.

De qualquer forma, como disse o Grassmann procure um jipe clube de sua região, eles geralmente tem algum passeio mais light pra vc participar, aqui no Torque4, jipe clube de Sorocaba-SP, sempre rola um passeio família, ou uma "Trilha no Domingão" em um trecho leve e com todo apoio que os iniciantes podem precisar.

Um abraço!

Gabriel França

Grassmann
10/08/2006, 15:18
Quanto ao rádio, tenho um talk about e me ajuda muito, além de ser muiiiiito mais barato que um PX ou PY.
Gabriel França

Gabriel,

O Talkabout é muito útil, principalmente se precisar sair da viatura. Mas nem é tããão mais barato assim que um PX.
Um talkabout varia de uns R$200 a R$600. Um PX sai por R$130 e mais uns R$140 de antena, cabos e mão de obra pra instalar. Mesmo se comprar o Talkabout mais barato, dá empate técnico. Daí, é questão de preferência... (Eu prefiro o PX - dá pra conversar com várias viaturas e não precisa de baterias).

Biel França
10/08/2006, 15:52
Gabriel,

O Talkabout é muito útil, principalmente se precisar sair da viatura. Mas nem é tããão mais barato assim que um PX.
Um talkabout varia de uns R$200 a R$600. Um PX sai por R$130 e mais uns R$140 de antena, cabos e mão de obra pra instalar. Mesmo se comprar o Talkabout mais barato, dá empate técnico. Daí, é questão de preferência... (Eu prefiro o PX - dá pra conversar com várias viaturas e não precisa de baterias).
Sério???

Eu paguei R$ 90,00 no Mercado Livre.

E na verdade nunca procurei PX, estou procurando um PY que sai bem mais caro!! por volta de uns R$ 500,00.

Sabe me dizer qual a grande diferença do PX para o PY?

(acho que não é esse o local correto para discutir isso né?)

marcosmoscz
10/08/2006, 16:33
Também tenho essa duvida, alguem pode esplicar??

Grassmann
10/08/2006, 16:48
Dá uma olhada aí...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16413

Espero que ajude...

JOSE CANDIDO
11/08/2006, 13:53
Requisito essencial para uma boa trilha é a caixa térmica .... cervejinhas, sucos, agua e sandubas .... pq trilha, SEMRPE DEMORA !!! HEHEHEH

E uma toalha ou algo do tipo, pq mulher detesta sentar(ou deitar) no chao de terra ... heheheh

boas trilhas colega !! as dicas estao otimas ... comece devagar, e va radicalizando aos poucos ...

pro começo, compre so uma cinta e faça uma boa caixa de ferramentas . o resto é pra depois ...

abs

conder
13/08/2006, 20:08
galera meu plano era o contrario de tudo que ouvi até agora. e comtrar uns acessorios pro jipinho e cair no mato.

ia dá uma merd@

fui salvo pela galera

Felypenoob
13/08/2006, 21:41
Conder, pré requisito para fazer trilha média e já ter feito trilha leve.

:palmas:



Trilha é igual escada vc até pode subir 2 ou 3 degraus por vez, mas a probabilidade de "tombo" é maior.


E sem contar que seu joelho desgasta mais. Sacou? Sacou? :mrgreen:

Matiusso
29/01/2009, 15:40
CONDER

Qdo for começar a equipar a Sportage na minha opnião pela região que mora eu investiria num snorkel, para atravessar os alagados sem me preucupar com calço hidraulico.

rafaelfernandez
01/02/2009, 02:01
Fala Ricardo!!

Dando uma de coveiro!? :mrgreen:
A ultima postagem do topico é de 2006!!! :shock:

[]´s
Rafael

TurnOff
01/02/2009, 02:57
Requisito essencial para uma boa trilha é a caixa térmica .... cervejinhas, sucos, agua e sandubas .... pq trilha, SEMRPE DEMORA !!! HEHEHEH

E uma toalha ou algo do tipo, pq mulher detesta sentar(ou deitar) no chao de terra ... heheheh

boas trilhas colega !! as dicas estao otimas ... comece devagar, e va radicalizando aos poucos ...

pro começo, compre so uma cinta e faça uma boa caixa de ferramentas . o resto é pra depois ...

abs
Estou aproveitando o tópico pois também estou iniciando. Estou montando o equipamento básico e gostaria de uma sugestão sobre o material que não pode faltar em uma caixa de ferramentas, o essencial para não ficar na mão e não ter que carregar uma "oficina" na viatura. Obrigado pela ajuda!

Matiusso
02/02/2009, 08:35
Fala Ricardo!!

Dando uma de coveiro!? :mrgreen:
A ultima postagem do topico é de 2006!!! :shock:

[]´s
Rafael
Fala Rafael !!!

Coveiro é boa ! pior que nem vi a data mesmo.

Valeu

TurnOff
02/02/2009, 19:55
Pô eu nem me liguei na data. Poderiam dar umas dicas sobre ferramentas?

Alexandre Banana
11/02/2009, 00:05
Pô eu nem me liguei na data. Poderiam dar umas dicas sobre ferramentas?
TurnOff seja bem vindo ao mundo 4x4 .... A questão das ferramentas é uma coisa bem particular de carro para carro. As vezes a ferramenta que mais preciso no meu Niva seja desnecessária para o seu. Seria interessante você ver com a galera das TR4. Mas sempre tem aquelas coisas que servem para todos ... chave 9, 13, 16, alicate, arame, transferidor de ar, lanterna, cabo de chupeta, caneta de ver calibragem de pneu, cinta 4 ton, corda ... e por aí vai...

TurnOff
11/02/2009, 18:14
TurnOff seja bem vindo ao mundo 4x4 .... A questão das ferramentas é uma coisa bem particular de carro para carro. As vezes a ferramenta que mais preciso no meu Niva seja desnecessária para o seu. Seria interessante você ver com a galera das TR4. Mas sempre tem aquelas coisas que servem para todos ... chave 9, 13, 16, alicate, arame, transferidor de ar, lanterna, cabo de chupeta, caneta de ver calibragem de pneu, cinta 4 ton, corda ... e por aí vai...
Obrigado pelas dicas!

Ricardo Passoni
13/02/2009, 10:37
Alem das dicas citadas acima não se esqueça tbem de saber como se usa a redução e quando usa-lá , e revisar a viatura bem antes de ir

TurnOff
13/02/2009, 11:02
Alem das dicas citadas acima não se esqueça tbem de saber como se usa a redução e quando usa-lá , e revisar a viatura bem antes de ir
Poderia comentar um pouco sobre a tração? Obrigado.

Allan
14/02/2009, 09:47
Poderia comentar um pouco sobre a tração? Obrigado.

Meu Amigo,

Fica frio que essas coisas você pega mole mole. Vou te dar um briefng aqui, amanhã te explico tudo o que quiser em mais detalhes, ok? :concordo:

Ferramentas: Eu ando com um jogo de chaves de boca, fenda, philips. Não entendo muito de mecânica, mas é bom ter esse básico. Imprescindível é você ter fitilhos, um bom rolo de fita (pode ser silver tape), lanterna (com pilhas:mrgreen:) e cabo de chupeta. No meu carro ainda moram: uma cinta para 10 toneladas de 10 metros (ou 8, não lembro!), anilha para 3ton e 12ton, luvas de raspa... amanhã te mostro isso tudo....

Tração: Na TR4 temos as seguintes opções de tração:

--- 4x2: posição normal, alavanca toda para tras. Uso no dia-a-dia.

--- 4x4 HI: alavanca uma posição a frente. Usa-se esse tipo de tração quando você tem um piso escorregadio e esteja andando em velocidade cruzeiro. Eu, na maioria das vezes, desço serra ou ando em chuva com tração 4x4. O carro fica beeem mais firme e dentro de controle. Prezo muito pela segurança. Esse tipo de tração você pode acionar com o carro andando, até 100km/h, de preferência em linha reta. Também pode voltar dessa posição para 4x2 até 100km/h, de preferência com o carro em linha reta.

--- 4x4 HI com Diferencial Central Bloqueado: Alavanca de tração duas posições a frente. Só pode acionar essa tração com o carro PARADO e em ponto morto, ou neutro. Nossos carros, como as Lands, têm diferencial central. Isso é excelente, porque quando você bloqueia esse bicho, o conjunto mecânico de tração envia obrigatoriamente força para os dois eixos (dianteiro e traseiro). É muito usado em pisos muito escorregadios, como lama, areia, neve. Usa-se também para transpor um obstáculo quando você ficar com uma roda no ar, ou duas, porque o diferencial central bloqueado envia força para os dois eixos.

--- 4x4 LOW com Diferencial Central Bloqueado: Alavanca de tração três posições a frente. Só pode acionar essa tração com o carro PARADO e em ponto morto, ou neutro. Usa-se nos mesmos cenários acima, porém quando se precisa de mais força. A reduzida é usada para andar em areia, lama, subir e descer grandes inclinações escorregadias... descer, porque ela te faz um freio motor incrível o que dispensa o uso do pedal de freio que pode ser fatal com um piso enlameado, por exemplo.

Basicamente é isso!

Não são todos os carros que tem diferencial central. É um ponto muito forte para os nossos carros, porque ele atua também, quando desbloqueado, compensando a diferença de giro das rodas, caso estejamos andando de 4x4HI no asfalto, como eu disse, eu desço serra com o 4x4HI engatado. Em outros carros não é bom fazer isso, porque você detona o conjunto de tração, por não existir meios de compensar a diferença de giro das rodas nas curvas, forçado muito o conjunto e dependendo moendo até o diferencial dianteiro e traseiro.

Cara, é isso. Amanhã eu te explico tudo nos menores detalhes. Não fica acanhado de perguntar não. Eu também não tenho muito conhecimento e experiência, mas no que eu puder te ajudar é só perguntar.

Fica tranquilo que vai dar tudo certo. :concordo:

Um Abraçoo.

TurnOff
14/02/2009, 12:30
Valeu pelas dicas.
Um abraço.

Marcelo-HPE
14/02/2009, 21:35
E aí meu camarada , parabéns pela TR4.

Isso aí é o básico para se adentrar numa trilha .

( 02 cintas de 2000 kg x 6m com ganchos , 01 cinta de 3000kg x 6 m, 02 manilhas para 3000kg, 25M de corda de 5/8" , um guincho manual para 4000kg. uma bombinha para pneus, um facãozinho de 20" e uma lanterna de leds ) junte tb ferramentas como chaves combinadas alicate etc.

Verifique se a sua viatura possui pontos de ancoragem na traseira e na dianteira. no caso da l200 são 02 pontos de 2200kg ,um na traseira e outro na dianteira que é removível .
Fique atento as sugestões da galera aí
abs. :mrgreen::mrgreen:

TurnOff
14/02/2009, 23:03
E aí meu camarada , parabéns pela TR4.

Isso aí é o básico para se adentrar numa trilha .

( 02 cintas de 2000 kg x 6m com ganchos , 01 cinta de 3000kg x 6 m, 02 manilhas para 3000kg, 25M de corda de 5/8" , um guincho manual para 4000kg. uma bombinha para pneus, um facãozinho de 20" e uma lanterna de leds ) junte tb ferramentas como chaves combinadas alicate etc.

Verifique se a sua viatura possui pontos de ancoragem na traseira e na dianteira. no caso da l200 são 02 pontos de 2200kg ,um na traseira e outro na dianteira que é removível .
Fique atento as sugestões da galera aí
abs. :mrgreen::mrgreen:
Valeu pela ajuda, com a foto ficou muito mais claro para conhecer cada equipamento.
Abraço.

AlexPacheco
04/03/2009, 15:40
Meu Amigo,

Fica frio que essas coisas você pega mole mole. Vou te dar um briefng aqui, amanhã te explico tudo o que quiser em mais detalhes, ok? :concordo:

Ferramentas: Eu ando com um jogo de chaves de boca, fenda, philips. Não entendo muito de mecânica, mas é bom ter esse básico. Imprescindível é você ter fitilhos, um bom rolo de fita (pode ser silver tape), lanterna (com pilhas:mrgreen:) e cabo de chupeta. No meu carro ainda moram: uma cinta para 10 toneladas de 10 metros (ou 8, não lembro!), anilha para 3ton e 12ton, luvas de raspa... amanhã te mostro isso tudo....

Tração: Na TR4 temos as seguintes opções de tração:

--- 4x2: posição normal, alavanca toda para tras. Uso no dia-a-dia.

--- 4x4 HI: alavanca uma posição a frente. Usa-se esse tipo de tração quando você tem um piso escorregadio e esteja andando em velocidade cruzeiro. Eu, na maioria das vezes, desço serra ou ando em chuva com tração 4x4. O carro fica beeem mais firme e dentro de controle. Prezo muito pela segurança. Esse tipo de tração você pode acionar com o carro andando, até 100km/h, de preferência em linha reta. Também pode voltar dessa posição para 4x2 até 100km/h, de preferência com o carro em linha reta.

--- 4x4 HI com Diferencial Central Bloqueado: Alavanca de tração duas posições a frente. Só pode acionar essa tração com o carro PARADO e em ponto morto, ou neutro. Nossos carros, como as Lands, têm diferencial central. Isso é excelente, porque quando você bloqueia esse bicho, o conjunto mecânico de tração envia obrigatoriamente força para os dois eixos (dianteiro e traseiro). É muito usado em pisos muito escorregadios, como lama, areia, neve. Usa-se também para transpor um obstáculo quando você ficar com uma roda no ar, ou duas, porque o diferencial central bloqueado envia força para os dois eixos.

--- 4x4 LOW com Diferencial Central Bloqueado: Alavanca de tração três posições a frente. Só pode acionar essa tração com o carro PARADO e em ponto morto, ou neutro. Usa-se nos mesmos cenários acima, porém quando se precisa de mais força. A reduzida é usada para andar em areia, lama, subir e descer grandes inclinações escorregadias... descer, porque ela te faz um freio motor incrível o que dispensa o uso do pedal de freio que pode ser fatal com um piso enlameado, por exemplo.

Basicamente é isso!

Não são todos os carros que tem diferencial central. É um ponto muito forte para os nossos carros, porque ele atua também, quando desbloqueado, compensando a diferença de giro das rodas, caso estejamos andando de 4x4HI no asfalto, como eu disse, eu desço serra com o 4x4HI engatado. Em outros carros não é bom fazer isso, porque você detona o conjunto de tração, por não existir meios de compensar a diferença de giro das rodas nas curvas, forçado muito o conjunto e dependendo moendo até o diferencial dianteiro e traseiro.

Cara, é isso. Amanhã eu te explico tudo nos menores detalhes. Não fica acanhado de perguntar não. Eu também não tenho muito conhecimento e experiência, mas no que eu puder te ajudar é só perguntar.

Fica tranquilo que vai dar tudo certo. :concordo:

Um Abraçoo.

Desculpe a ignorancia, mas estou começando neste mundo de 4x4...

Para que servem as anilhas???

mauarj
04/03/2009, 16:56
Desculpe a ignorancia, mas estou começando neste mundo de 4x4...

Para que servem as anilhas???
Pow Alex num esquenta não, perguntar aki pode: as anilhas ou tb chamadas de manilhas são peças em formato de "U", e são feitas geralmente de uma serie de combinações de materias resistentes, c/ um parafuso q atravessa ela, tendo o objetivo de se prender no ponto de ancoragem do veiculo e prender uma cinta ou cabo de aço, para ser rebocado, movido, desatolado, muito comuns no mundo maritimo e 4x4.Veja alguns exemplos de anilhas/manilhas nas fotos abaixo:

http://www.cmdobrasil.com/cm_0205_01.html (http://www.cmdobrasil.com/cm_0205_01.html) (site explicativo c/ medidas, pesos, e capacidades das manilhas)